blogdosperrusi
DimasLins
Logo

Espaço para opiniões, artigos, crônicas e resenhas sobre o Santa Cruz Futebol Clube

  • Home
  • blog
    • Humor
  • Destaques
    • Cobra Venenosa
    • Drops
    • Enquetes
    • Linha direta
    • Pitaco da Rodada
    • Sobe e Desce
    • TC News
    • Tricolor da Porra!
    • Tricolores pela aí
    • Vídeos
  • Fale conosco
  • Regras de moderação
  • Sobre o Santa Cruz
    • Hinos
  • Sobre os autores
Home » Textos da blogosfera » Por que não?

Por que não?

Autor: Outros autores | 13 de abril de 2009 | 0:00h | Textos da blogosfera | 45 comentários

arena-coral

Augusto Coutinho[i]

Pernambuco é candidato e deve sediar partidas da Copa do Mundo de Futebol de 2014. A decisão da FIFA sobre as cidades escolhidas vai ser divulgada até o fim de maio.

Como todos sabem, para sediar jogos do mundial, as cidades precisam construir uma infra-estrutura que segue padrões rígidos definidos pela entidade máxima do futebol. Estádios, segurança, rede hoteleira, saúde, transporte. Sediar jogos de Copa do Mundo significa investir, e muito, em tudo isso.

O governo de Pernambuco apresentou à FIFA um projeto para a construção da Arena Multiuso, em São Lourenço da Mata. O custo total dele ficou em torno de R$ 1,6 bilhão, através de PPPs, parcerias público-privadas. Além da construção do estádio (R$ 500 milhões), a proposta prevê a estruturação de um novo bairro com a construção de 9.000 casas (R$ 750 milhões) e também a implantação de hotéis, centro comercial e um hospital (R$ 220 milhões).

O problema é que, em um momento de crise como o atual, em que a marolinha de Lula arrebentou com força nas praias daqui, é muito dinheiro para um projeto que pode se tornar inviável. A proposta, a meu ver, é megalomaníaca e, para ficar no futebol, pode ser um pênalti desperdiçado aos 45 minutos do segundo tempo.

A situação para o governo piora quando se acrescenta que o estado dispõe de um outro projeto que custa oito vezes menos. E o pior, ou melhor, não custaria nenhum centavo do poder público. É a adequação da infra-estrutura do maior estádio do Nordeste, o Arruda.

O projeto, conhecido como Arena Coral, é autofinanciável, pago 100% pela iniciativa privada (já existem as empresas que se dispõem a bancar o projeto), prevê a reestruturação do estádio do Arruda e de seu entorno, qualificando-o rigorosamente dentro dos padrões da FIFA. O custo nominal dele gira em torno de R$ 250 milhões.

Para se ter idéia do projeto, alguns números: 68.500 expectadores (quase 50% maior que a Arena Multiuso), 90.000 expectadores em shows, tribuna de honra com 350 lugares, 160 camarotes, 2 telões panorâmicos, 15 acessos para o público, 3 restaurantes panorâmicos, 4 vestiários, 2.000 vagas de veículos, 1 heliporto.

O governo descartou a Arena Coral alegando não querer investir em campo privado. Mas não iria investir nenhum centavo. Ao contrário do que vai fazer, não se sabe como, com a Arena Multiuso, já que ela, mesmo financiada através de PPP, vai precisar do aporte de muito dinheiro público.

Isso sem contar que a cidade da copa pode virar uma cidade fantasma criada pela megalomania e pela falta de visão a longo prazo do governo. Só serão três jogos em Pernambuco. Para quê gastar tanto se existe uma outra proposta plenamente viável, muito mais barata, que pode ser reavaliada? Por que não a reforma do Arruda, governador?

Que os governistas não venham com o discurso pequeno de que estamos torcendo contra Pernambuco.

Muito pelo contrário. Estamos preocupados que o estado deixe de receber a Copa porque pode não ter condições de viabilizar um projeto tão arriscado.

Se a copa for nossa, precisamos ter mais que intenções. A Arena Coral já tem até empresas que a viabilizarão. É muito mais real que o sonho de grandeza do Executivo pernambucano.

Esse é um jogo que deve jogado desde já.


[i] Augusto Coutinho (DEM) é deputado líder da oposição e escreve para o Blog do Jamildo (http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo), de onde este texto foi retirado.

InscritosEmPedra

45 comentários

  1. Fabiano Pinheiro
    13/04/2009 | 3:48h
    1

    Ótima notícia! Vamos acreditar que a hora do tricolor chegou pra ficar. É o início de um belo recomeço, e os tropeços e percalços são existem apenas para nos lembrar as agruras sofridas no passado recente e para nos fazer levantar mais fortes e com mais impulso rumo à Glória.

    Responder
  2. josias geó de paula jr
    13/04/2009 | 8:25h
    2

    Acho que já passou da hora dos homens públicos do Estado, independente de questão partidária, ou clubística, por os interesses da população acima de todos os outros. E o melhor para os pernambucanos é, antes de tudo, conseguir que nosso estado seja sede da Copa; e conseguir ser sede com o menor custo aos cofres públicos possível. O projeto da Arena Coral é, de longe, o mais razoável e racional, sobretudo em tempos de crise sistêmica tão séria.
    Com a palavra as autoridades.

    Responder
  3. ducaldo
    13/04/2009 | 9:40h
    3

    Santa inocência Batman!

    Desde quando os governantes procuram o menor custo aos cofres públicos, o mais razoável e racional? Se há exceções, eu desconheço.

    O que conta é o IMEM* – não confundir com hímem, que é outra história. Vide o caso da reforma do estádio em Brasília para aquele amistoso contra Portugal. Não só as reformas, mas, até o próprio evento foi superfaturado.

    Salvo algum fato novo, a crise será solenemente ignorada e, caso alguma medida seja necessária, corta-se o cafezinho e o salário do servidor – esse grande vilão. Educação e cultura, essas “inutilidades”, também serão devidamente tesouradas.

    Mais do que não querer investir em campo privado, o governo quer investir dinheiro em um projeto próprio, dispendioso, com muitas “licitações”, grandioso, visível e com a marca do “fui eu que fiz” para a posteridade – ou o eleitorado.

    Sem contar que haverá muita “gente boa” (rárárárá) disposta a tranvancar o projeto Arena Coral, por razões mais do que óbvias. O fantasma do metrô, do filme Ghost, certamente botará suas manguinhas de fora.

    Caso Pernambuco esteja entre as sedes, duvido muito que o governo do estado abra mão da tal “arena multiuso”.

    Bora ver.

    * índice de megalomania e mamatas.

    Responder
  4. ducaldo
    13/04/2009 | 9:41h
    4

    “disposta a atravancar”

    Responder
  5. André Tricolor Virtual
    13/04/2009 | 9:54h
    5

    Perfeito “Ducaldo”

    Agora lembrei da construção do viaduto alí em Olinda, no giradouro, que foi paralisada pela 2ª vez, por causa de alguns centímetros que alteraram o custo da obra … E de pensar da 1ª vez foi alegado que a altura do viaduto iria atrapalhar a visão da cidade alta! Pode?!

    Confio no Projeto da Arena Coral, agora confiar no governo …

    Parabéns Sr. “Augusto Coutinho” pelo texto !!!!

    >>> VIVA SANTINHA !!!!!

    Responder
  6. ducaldo
    13/04/2009 | 9:57h
    6

    Para dar uma idéia de como funciona:

    “A festa na ‘ilha da fantasia do mestre Tatoo’ foi patrocinada pelo governador do Distrito Federal, o benemérito José Roberto Arruda (DEM), despojada de qualquer ambição política. Por absoluto amor ao esporte, ele investiu a bagatela de R$ 56 milhões (a previsão inicial era de R$ 30 milhões) na reforma do Bezerrão, além de R$ 10 milhões para colocar Brasil e Portugal em campo – cada seleção papou limitados R$ 3 milhões. Por ser um amistoso extremamente de risco, Arruda montou um pequeno esquema de segurança com 2.450 homens.

    Em troca de tanto apreço, o governador deseja apenas um afago do rei da bola, Ricardo Teixeira: receber o jogo de abertura do Mundial de 2014 no estádio Mané Garrincha – o Bezerrão ficaria apenas como CT de luxo, pois já mamou demais. Que o digam os músicos da Sinfônica de São Paulo. Eles sentiram na pele: tocaram no Teatro Nacional de Brasília sem casaca porque o ar-condicionado estava pifado. Não havia dinheiro para consertá-lo. Viva o Bezerrão!”

    Retirado da coluna de josé Roberto Malia no site da ESPN Brasil

    Responder
  7. André Tricolor Virtual
    13/04/2009 | 9:57h
    7

    Correção:

    E de pensar que a 1ª vez que houve a paralisação foi alegado que a altura do viaduto iria atrapalhar a visão da cidade alta! Pode?!

    Responder
  8. reci da silva santos
    13/04/2009 | 13:20h
    8

    O problema é que ao meter a mão na panela todo político azeda a comida. Desculpem a sinceridade, mas tenho um maior medo das marolinhas provocadas pelas mãos de políticos, como a do autor do texto, que a da crise internacional. Antes que achem que meu temor é puramente ideológico, devo dizer que também tenho medo das mãos do FBC, embora não negue que o apoio nesta cruzada de soerguimento tricolor, desde que caminhe de modo honesto. Esperamos que este caminho seja trilhado sob tais referências, mesmo que após ele conquiste apoio político entre a massa, até mesmo por agir assim. Deputado, vai trabalhar de verdade, e honrar os jetons e gratificações!

    Responder
  9. Robson/Pi
    13/04/2009 | 16:39h
    9

    Pessoal, tecnicamente, ainda existe tempo para Pernambuco enviar o projeto Arena Coral?

    Responder
  10. Fabiano Pinheiro
    13/04/2009 | 19:59h
    10

    É bom lembrar que esse problema não é só de Pernambuco. A CBF já demonstrou preocupação com a dificulade de viabilização dos projetos apresentados.

    Responder
  11. Artur
    13/04/2009 | 20:50h
    11

    Não falo nada. Ducaldo disse tudo. A sensatez de Ducaldo me dá nos nervos. Tenho até medo. Um dia, um serial killer dos ponderados acaba com a vida do dito-cujo numa lanchonete da McDonald’s (azar dele, pois foi pego num momento de fraqueza).

    Responder
  12. ducaldo
    13/04/2009 | 21:34h
    12

    Só se o McDonald’s passar a servir caldinho (eheheheh).

    Responder
  13. José Edson-Coral do ABC,SP
    13/04/2009 | 21:46h
    13

    Realmente Artur, Ducaldo resumiu tudo em poucas palavras e
    parabenizo a ele por isso, além do mais este deputado deve
    ter levado a sério o artigo do Paulo Aguiar do dia 1º de
    abril, que pelo jeito foi a sua fonte de inspiração, para
    escrever este.

    Responder
  14. henrique andre
    13/04/2009 | 22:41h
    14

    Contra fatos não há argumentos,se fosse na europa ou Japão o governo emcampava o projeto da arena coral, mas, no Brasil com essa corja de políticos, sem chance.
    O que nos resta é ter esperança que Deus e o bom senso iluminem as cabeças dos politicos pernambucanos.

    Responder
  15. henrique andre
    13/04/2009 | 22:52h
    15

    Tentei encontrar o texto no blog de jamildo: http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo e não está + lá??? teria sido censurado???
    vamos repassar este texto a todos os nossos amigos conhecidos Pernambucanos ou não Tricolores ou não e o quanto é vantagem p/ o estado.

    Responder
  16. Sérgio Botelho
    14/04/2009 | 0:02h
    16

    É na política que as coisas acontecem…

    O Maurício Rands(PT) estava hoje no Programa do Aderval Barros no canal 14… se não estou enganado é ele e o André de Paula(DEM) que estão mexendo com isso (divisão da grana no futebol brasileiro), temos que apoiá-los enviando cartas e e-mails, incentivando-os para comprarem pra valer essa briga… tudo isso aliado a pressão popular do tipo BASTA DE CLUBE DOS 13, etc.

    JÁ PESSARAM NA REPERCUSSÃO NA MÍDIA E NO CONGRESSO NACIONAL SE MARCARMOS UM ATO PÚBLICO EM DEFESA DA MORALIZAÇÃO DO FUTEBOL NO BRASIL (TIPO FORA RICARDO TEIXEIRA E FORA BODE ROUCO), PELA PAZ NO FUTEBOL E PELA JUSTA DIVISÃO DA GRANA NO BRASILEIRÃO, COPA DO BRASIL E ESTADUAIS???? TUDO ISSO DE FORMA CONJUNTA DIA/HORÁRIO NO N/NE e CENTRO-OESTE???? JÁ PENSARAM SE AS ORGANIZADAS (TODAS DESSAS REGIÕES) LEVASSEM FAIXAS PARA OS ESTÁDIOS EM PROL DESSA LUTA???? SE DETONASSEMOS AS CAIXAS DE E-MAILS DOS PARLAMENTARES E OS COMENTÁRIOS NA BLOGOSFERA EM PROL DESSA LUTA???? SEM PRESSÃO POPULAR NADA MUDA E TODO ESSE MOVIMENTO NÃO PODE TER AS CORES DOS CLUBES E SIM DE TODOS… AS CORES SERIAM NOSSO VERDE E AMARELO, PARA TODO O MATERIAL UTILIZADO…

    O nosso governador apresentou o Projeto Cidade da Copa… em princípio é um belo projeto…

    Mas a sua execução será difícil, mesmo com a crise do capitalismo diminuindo (o capitalismo sempre consegue pular as fogueiras), a esquerda é que não sai da crise nunca, porque os seus atores se unem apenas na cadeia (frase antiga pra karai… mas apesar do processo de redemocratização esta frase continua atual…), observo companheiros tratando outros como inimigos apenas por pensar um pouco diferente e a tão sonhada unidade na ação fica mergulhada no abismo existente entre a teoria e a prática de alguns… mas como estava falando… penso que a execução do Projeto Cidade da Copa terá sérias dificuldades para sair do papel, aliás! O Projeto Copa 2014 do Brasil só sairá do papel se o Estado, assim como está fazendo na crise do capitalismo, colocar nossa grana para bancar a maior parte disso tudo… empresário ta mais afim de ganhar com isso e não gastar… foi assim no PAN do Rio e será assim na Copa 2014… quem viver verá…

    Sendo assim é que valerá nossa pressão, o Projeto Arena Coral poderá sair do papel sim e o deputado Augusto Coutinho tem razão e já deu o pontapé para bancarmos essa briga… tou com ele e você? Ficarás na disputa ideológica e/ou pragmática se for governista ou terá capacidade de perceber o óbvio… que a Arena Coral é o projeto mais viável para nosso Estado? Vocês podem falar que as susys e barbies irão chiar… e aí? Pense num bom momento para cobrar coerência das bonecas e da impren$a do nosso Estado em relação a tão PROPAGADA PERNAMBUCANIDADE!!!!! Qual o melhor para Pernambuco… um projeto que nossa grana vai jorrar a custa do nossos impostos ou a Arena Coral que tem financiamento 100% privado? Esse debate temos que provocar e dou meus parabéns ao deputado que fez esse pronunciamento na Assembleia Legislativa e publicou esse texto no Blog de Jamildo do JCoisa…

    É NA POLÍTICA QUE AS COISAS ACONTECEM!!!!!!!

    Responder
  17. Lúcio Wanderley
    14/04/2009 | 1:05h
    17

    Expansão do metrô, chegando (finalmente à Zona Norte do Recife), Construção de Radiais e Perimetrais, facilitando o tráfego da região, urbanização da área, há muito esquecida, oportunidade para as famílias que vivem na favela pro trás do estádio (indenizações e construção de casas como ocorreu com as palafitas da Brasília teimosa). Tudo isto com a aprovação da Arena Coral. Temos que pensar nos benefícios que resultarão para a cidade após a Copa.

    Responder
  18. josias geó de paula jr
    14/04/2009 | 7:49h
    18

    Caro Ducaldo, Artur, André e José Edson, modestamente acho que há um erro em suas análises. Primeiro: é claro que sabemos, todos, como as coisas se dão no Brasil. Penso que ninguém mais é inocente. Aliás, no mundo de hoje a inocência foi banida. Mas a política não se resume ao supostamente factível. Política é marcar posição e pressionar; articular e aumentar sua correlação de forças. O argumento de que as coisas são injustas e ações contra a injustiça são ilusão ou inocência é de um conservadorismo arrepiante. Acaso fosse assim o mundo nunca mudaria e mataríamos uns aos outros ainda com tacapes. Nosso argumento, no caso da Arena Coral é imbatível. Os políticos e as autoridades do estado devem ser pressionados, sim. Se vai surtir efeito? Não sei! Só o processo político responde a essa questão. Mas a mobilização política e popular pode expor o governador a uma situação bastante embaraçosa: por que não optar pelo projeto mais barato e com financiamento privado? Por que arriscar perder a condição de sede da Copa por um capricho (que todos sabemos as reais motivações) de um megaprojeto? Por que não aproveitar a oportunidade de desenvolver a zona Norte do Recife, tão esquecida? Por que não conjugar o esforço estadual pela Copa com os investimentos do PAC – já que o entorno do Arruda é uma das regiões mais contempladas em recusrsos com os melhoramentos da bacia do Beberibe? Façamos as questões e que o governador as responda. Para mim, o que não se pode é ficar calado, justificando a apatia com a maldade do mundo…

    Responder
  19. Eduardo Ramos
    14/04/2009 | 7:53h
    19

    Ainda que, o nobre deputado neoliberal Augusto Coutinho procure desmerecer o presidente Lula ao referir-se à crise como se a mesma fosse responsabilidade do presidente da República, e não do fracassado modelo político que o partido dele tanto defende, não há como não animar-se com a possibilidade, ainda que remota, de se reverter o local escolhido para os jogos da Copa de 2014, em Pernambuco.

    A análise financeira, e permitam-me a isenção neste minha modesta avaliação, deve levar em consideração todos os custos para implantação de linha de metrô, urbanismo, redes viárias e demais inserções (saneamento básico, reforço na rede de energia elétrica, etc.) de infraestrutura, na comparação com o projetado para São Lourenço da Mata.

    Entendo ser improvável a mudança pois o próprio governador encontra-se empenhado na consolidação do investimento próximo ao TIP, que, de um lado, tem seu aspecto positivo, ao descentralizar os investimentos urbanos na Região Metropolitana do Recife.

    Enquanto cidadão das Repúblicas Independentes do Arruda, quero que o Arruda se transforme para receber a Copa do Mundo, mas, sou cético quanto a essa que seria uma maravilhosa realidade para o nosso Santa Cruz e para a zona norte do Recife.

    Mas, sou a favor de se lutar até o último minuto da partida. Que a Copa de 2014 tenha o privilégio de ter o Arruda como a sua casa em Pernambuco.

    ORGULHO DE SER TRICOLOR!
    Em tempo: Dimas, cadê a campanha do Torcedor Coral pela manutenção de Marcelo e Tiago! Importante a participação deste Blog!

    Responder
  20. josias geó de paula jr
    14/04/2009 | 7:57h
    20

    Apenas para fechar. O trabalho livre e a eleição por voto direto dos governantes já foi uma utopia. Aliás, quando Thomas Mourus escreveu seu famoso “Utopia”, de fato sua obra devria ser qualificada assim. Hoje, de certa forma, muitas de suas idéias são uma banalidade corriqueira em nossas sociedades. Trazendo a discussão mais para perto, foi a mobilização de pessoas com Abdias Moura, na década de 1970, que fez possível a escolha do Arruda como estádio a ser ampliado pelo governo federal. Devemos lembrar que em 1970, fazia 20 anos que a Ilha do Retiro havia sido sede de Copa do mundo; e àquela época o Sport já era hegemênico em títulos. Um grupo de torcedores, políticos jornalistas, cidadãos comuns encaparam a idéia do Arrudão. O resultado da briga não era certo. Podiam perder ou ganhar. Mas encaparam a disputa e lutaram, se mobilizando e articulando. Sim, claro, e venceram.

    Responder
  21. Fábio Belmino
    14/04/2009 | 9:22h
    21

    Independente das questões políticas existiram muitos a tentar barrar o projeto da Arena Coral uns por questão financeira (já que a cidade da copa certamente renderá mais a alguns cofres que não o público) e outros por questões clubísticas, essa cidade da copa certamente atende a muitos interesses, quiça também os dos Brenand’s que são donos de quase toda aquela área além do investimento no condominio de luxo Alphavile.
    Porém acredito que em Recife sendo eleita como sub-sede o palco será a Arena Coral.

    Responder
  22. Sérgio Lima
    14/04/2009 | 11:11h
    22

    Essa cidade da Copa vai custar o dobro do que foi anunciado. Tá aí o PAN do Rio que não me deixa mentir…e até agora o TCU não liberou o relatório dele. E ainda querem fazer uma Olimpíada aqui…é piada mesmo.

    Responder
  23. ducaldo
    14/04/2009 | 13:23h
    23

    “O argumento de que as coisas são injustas e ações contra a injustiça são ilusão ou inocência é de um conservadorismo arrepiante.”

    Não há nada disso no meu comentário, que foi bastante específico e não fez referência nenhuma ao caráter ilusório das ações contra seja lá o que for.
    Eu disse que os governantes não procuram o menor custo aos cofres públicos, o mais razoável e racional. Descrevi o “modus operandi” dos políticos, e você concordou comigo ao escrever “é claro que sabemos, todos, como as coisas se dão no Brasil.”

    Mas, já que a bola foi levantada…..

    “Política é marcar posição e pressionar” – Concordo. Mas, uma sociedade que padece com problemas gravíssimos de segurança, saúde e educação, e não se mobiliza contra isso, vai se mobilizar para que Pernambuco seja sede de jogos da Copa do Mundo e pressionar o governo? E mais ainda, para que o Arruda seja o local de realização das partidas?

    No caso específico da torcida tricolor, nós tivemos uma demonstração cabal da sua capacidade de mobilização em 2008. Deu-se quando tivemos a oportunidade, antes do início da série C, de tentar retirar o diminutivo do cargo e impedir que completasse sua obra. Convocada a assembléia, compareceram uns cento e tantos sócios, incluindo o locutor que vos fala, e o resultado foi….nenhum. Ele continuou no cargo e fomos rebaixados para a série D.

    Para pressionar e impressionar o poder público é necessário um movimento de dimensões consideráveis, fato que não acontece há muito tempo não apenas em Pernambuco, mas, no Brasil inteiro, mesmo nas categorias mais organizadas.

    E se a causa é copa do mundo no Arruda, teremos muita gente contra. No âmbito popular, as torcidas adversárias; afinal, quantos torcedores do Santa e da Barbie se mobilizariam pela realização dos jogos da copa na “ilha do chié”?

    No meio político, além dessa mesma divisão clubística, teremos o velho jogo de interesses de “quem está no poder” X “quem quer o poder”.

    Político só se une por causas que digam respeito a seus próprios interesses e, no caso de Pernambuco, dado o provincianismo vigente, até o lado pessoal conta.

    Lembra da privatização da CELPE? Arraes iniciou o processo, mas a grana ficou presa até o fim do seu mandato, mesmo com o estado ficando à míngua e numa situação pra lá de crítica. Algum dos políticos envolvidos pensou no bem-estar do povo e nas sérias conseqüências dos seus atos? Não, por que o objetivo era retomar o poder e destruir politicamente o adversário a qualquer custo.

    Provavelmente, haverá mobilização da oposição contra o projeto do governo do estado, não por que ele é dispendioso e desnecessário, mas, apenas por que não é deles. As vozes que se levantarem contra o projeto, com uma ou outra exceção, o farão apenas por estratégia e não pela preocupação como o erário. Sem contar que as tais vozes costumam se calar muito facilmente, dependendo da oferenda.

    Não sou conservador, mas, cético por natureza. Sempre participei, e muito, de tudo que é movimento, greves, etc. etc. Só não consigo ver um campo fértil para mobilização popular nenhuma em torno do projeto Arena Coral até mesmo entre os torcedores do Santa. Quando muito sairemos eu e outros cento e tantos meus velhos conhecidos, sócios tricolores, em passeata (os outros seis mil e tantos sócios só se mobilizam para gritar impropérios contra o time e o treinador durante as partidas), como já aconteceu em outras ocasiões. Isso se conseguirmos sair da rede para as ruas.

    Estou disposto a participar de qualquer mobilização, mas tenho sérias dúvidas sobre se vai mesmo ocorrer alguma e, ainda mais, sobre os resultados dela decorrentes, pois continuo achando que o projeto Arena Coral só será encampado em último caso, até que me provem o contrário.

    Responder
  24. ducaldo
    14/04/2009 | 13:29h
    24

    Essa copa de 2014 não será a melhor ou a maior de todos os tempos, mas, sem dúvida, será a mais cara. Com diferença de moeda e tudo.

    Responder
  25. Zezinho dos santos
    14/04/2009 | 14:21h
    25

    ola galera vms ajudar o santa cruz, um grupo de empresários montou um site http://www.mtdf.com.br, com base com o que aconteceu na inglaterra onde os torcedores compraram o time e organizaram eles precisam de 50.000 torcedores e ja tem 13.294. a questão é o seguinte os times foram escolhidos do pais todo e foi decidido na votação, mata-mata e restaram 16 e o santa esta entre eles vms provar que não percisamos de p… nenhuma do governo e vms levanta ele pois times que tem o nossa torcida são poucos no brasil.

    valeu gente

    abraço a todos

    Responder
  26. Erick Ramo
    14/04/2009 | 15:14h
    26

    “Essa copa de 2014 não será a melhor ou a maior de todos os tempos, mas, sem dúvida, será a mais cara. Com diferença de moeda e tudo.” Ducaldo.

    Pela imensidão do país e pelo amor do brasileiro pelo futebol, essa copa tem, sim, tudo para ser a maior e melhor de todos os tempos. A mais cara, talvez… pois com a crise, soluções mais baratas irão surgir para muitos problemas, uma delas é a ARENA CORAL.

    []‘s
    Erick Ramo

    Responder
  27. José Edson-Coral do ABC,SP
    14/04/2009 | 15:16h
    27

    Geó, respeito sua opinião sobre estarmos errados em nossas
    análises, mas ainda continuo apoiando Ducaldo, que para mim
    está certíssimo em suas colocações. Só mais um detalhe, se
    hipoteticamente mudarem o projeto cidade da copa para o
    projeto arena coral, será que a Fifa aceita esta mudança?
    afinal começou com a arena Recife-Olinda mudou para cidade
    da copa e mudar novamente, o que vão pensar de Pernambuco.

    Responder
  28. josias geó de paula jr
    14/04/2009 | 15:53h
    28

    Um bom debate! Espero que seja entendido assim. José Edson, sua pergunta é pertinente e é a mesma feita por Róbson/PI no post 9. Acho que politicamente se resolve tudo. Afinal, as escolhas pelas sedes são puras decisões políticas. Quanto à imagem de Pernambuco, pior que trocar o projeto várias vezes é ficar sem projeto viável. A “cidade da Copa” corre esse risco.
    Meu bom Ducaldo, minha ponderação sobre suas palavras giram em torno do conformismo, e as mantenho. Jorge Luis Borges, o gênio argentino, no prefácio a seu “Informe de Brodie”, escreveu: “Filei-me ao partido conservador, o que é uma prova de ceticismo”. Broges nem sequer desenvolve o tema. A frase é auto-explicativa! Toda forma de ceticismo, mesmo que fundamentanda “na experiência acumulada pelos anos” é conservadora. E aqui é bom lembrar que ceticismo é diferente de pessimismo…
    Gosto dessas suas palavras: “Estou disposto a participar de qualquer mobilização, mas tenho sérias dúvidas sobre se vai mesmo ocorrer alguma e, ainda mais, sobre os resultados dela decorrentes, pois continuo achando que o projeto Arena Coral só será encampado em último caso, até que me provem o contrário.” Podemos até ser pessimistas quanto à eficácia de nossas ações, mas é preciso agir. E quando se age, tem-se no fundo que, para além de toda a dificuldade existe a probabilidade. Antes de ir às ruas, como você lembra (e antes de mais nada digo que isso é uma boa idéia), poderíamos nos mobilizar via rede. Desde o começo do ano venho dizendo que deveríamos nos mobilizar por, ao menos, duas causas: tornar a Arena Coral a sede da Copa e lutar de todas as formas para não jogar a série D. O tempo agora é bem pequeno para as duas lutas. Mas ainda há tempo. Nessa luta muitas vezes formamos alianças por motivações bem diversas. Se um político de oposição, como Coutinho, age por interesse político; se outro se incorpora apenas para “aparecer”; outros lutarão por causa do Santa e outros ainda por razões cidadãs. Repito, o teor das articulações e o resultado da mobilização só se mostra no decorrer do processo político. Façamos dos blogs um canal de mobilização. Urgente. A divulgação desse artigo já tinha esse propósito.
    Por fim, concordo com você quando diz que a Arena Coral seria a última opção do governo. E, para mim, uma boa forma de fazê-lo lançar mão dessa última opção é tornar o projeto de São Lourenço da Mata muito impopular. Execrado pela maioria – inclusive por aqueles que não gostam de futebol. Aí, por interesse próprio, ele teria de ceder…

    Responder
  29. josias geó de paula jr
    14/04/2009 | 15:54h
    29

    Zezinho dos Santos, podes explicar melhor a tua proposta?

    Responder
  30. Artur Perrusi
    14/04/2009 | 16:14h
    30

    Não sou conservador, pois sou muito pior do que isso: sou niilista! Acredito piamente que o único que salvará o Santinha… sou eu! Mas, para isso, o mundo deve primeiro acabar: todo mundo queimando nas brasas da Revolução do Nada — incluindo Géo, é claro, o espetinho bolchevique. Só sobreviverá eu e Luana Piovani (pretendo repovoar o planeta).

    Ah, sim, preservarei o crânio de Ducaldo para perguntar, de vez em quando, o que fazer…

    Responder
  31. André Tricolor Virtual
    14/04/2009 | 17:21h
    31

    Caros amigos,

    Esse debate referente ao Projeto da Arena Coral é válida e não custa torcermos para que de fato, nosso estádio, seja o local das partidas em 2014! Claro, que primeiro vem a escolha de Recife como sede, o que, acredito que seja …

    Como falou nosso amigo “Ducaldo”, de fato, a Copa no Brasil, pode ser a mais cara de todos os tempos! Porém, não sei se teremos capacidade financeira de construir a “Cidade da Copa”, é um custo altíssimo, e não temos tanto tempo assim … A África é exemplo disso, não construiu nenhuma ‘cidade’ para a Copa do ano que vem, e ainda tem Estádio que corre o risco de não ficar pronto até o mundial!

    Vamos discutir mais sobre isso e aguardar !!!!

    Abraços a Todos !!!!

    >>> VIVA SANTINHA !!!!

    Responder
  32. André Tricolor Virtual
    14/04/2009 | 17:25h
    32

    … ia esquecendo,

    Vi um dia desses na TV, que no terreno onde será construída a “Cidade da Copa”, já existem ‘seguranças’, e até patrulhamento da polícia, que inclusive, já estão conversando com alguns moradores sobre a possível desapropiação e indenizações para que deixem suas casas!

    Responder
  33. André Tricolor Virtual
    14/04/2009 | 17:27h
    33

    Correção:

    *desapropriação

    Responder
  34. Fabiano Pinheiro
    14/04/2009 | 17:33h
    34

    Entre ficar vendo Artur pegando Piovani e ir à luta com Geó, prefiro a segunda opção. Coitado do crânio de ducaldo!

    Responder
  35. ducaldo
    14/04/2009 | 19:03h
    35

    Geó, essa sua interpretação da frase de Borges é ortodoxa, ortopé, ortofon e ortocrin.

    Borges não desenvolveu a “idéia” por que a frase é aplicável apenas a ele, que sempre foi conservador.

    Seguindo a lógica “Borgiana”, se ela fosse aplicável a mais alguém que não ele, todo crente juramentado seria um revolucionário ou um democrata empedernido. Bento XVI e Le Pen que o digam.

    Responder
  36. ducaldo
    14/04/2009 | 19:04h
    36

    O bode (que não é o oliváceo) está justamente aí – Sair do mero discurso para a prática.

    Tomando como universo a torcida do Santa, a grande massa Coral, a disposição para entrar em qualquer movimento é decepcionante.

    Cansei (nenhuma referência àquele movimento fresco que tinha umas chamadas na televisão) de participar de campanhas lá no blog do santinha, carregar faixas, participar de assembléias e quetais; todas em prol de causas ligadas diretamente ao nosso clube, todas urgentes e com resultados pra lá de pífios.

    Na matrix a nossa comunidade é uma beleza, mas, quando é hora de tomar a pílula da verdade, a maioria sai pela tangente. Não é uma questão de acreditar ou não; é constatação.

    Quanto ao resto da sociedade pernambucana…..

    Eu sei, você sabe, nós sabemos, todos sabem….Mas quem vai colocar o sino no pescoço do gato? Alguma sugestão?

    Responder
  37. Dimas Lins
    14/04/2009 | 19:18h
    37

    Tal qual Ducaldo, participei de trocentos movimentos em prol do Santa. Árdua é a mobilização da nossa torcida. Como ele bem disse, na Matrix tudo funciona direitinho, na rua o negócio é diferente.

    Cansei (também sem a referência aquela pantomima em forma de movimento) de ouvir um monte de tricolor com bocão, dizendo que faz e acontece, mas na hora H há sempre uma boa desculpa para cair fora.

    Mas não nego: a causa é boa. Difícil mesmo é convencer os políticos da necessidade da boa aplicação dos recursos públicos.

    Ainda assim, me agarro à esperança – sem muita convicção, é verdade, mas me agarro. Mas rapidamente lembro que o presidente do Santa é peça importante do governo e, sendo assim, não irá contrariar o governador.

    A única esperança, neste caso, não vem do movimento político, mas do econômico. A crise está aí. Gasta uma tuia de dinheiro quem pode. E eu não acho que Pernambuco possa.

    Saudações corais,

    Dimas Lins

    Responder
  38. Fabiano Pinheiro
    14/04/2009 | 19:18h
    38

    eita, ducaldo, que aqui se faz um cavalo de batalha… Acho que ninguém está esperando uma passeata com 10 mil pessoas fechando a conde da boa vista. Apenas que se reacenda o debate sobre a Arena Coral. Essa proposta é válida! O ártigo do deputado Augusto Coutinho é ótimo! Tudo que chega às pessoas e à opinião pública é importante e pressiona o governo de alguma forma. Nem tudo é deidido por questões políticas. Se não existirem o mínimo de justificativas técnicas, não tem política que faça nada. O político precisa prestar contas à sociedade, precisa pelo menos enrolar com qualidade. Chega a um ponto em que fica tão evidente que o negócio é ruim que se acaba cedendo.
    Acho que o governo vai fazer de tudo pelo seu projeto, isso é claro. Mas que a dificuldade de conseguir recursos também tem aumentado as chances de se aceitar a Arena Coral, isso é fato. Até que ponto o governo vai fincar o pé na sua teimosia, depende da pressão que fazemos e do próprio medo do governo de perder de ser sede da copa, o que seria muito pior pra ele.

    Responder
  39. ducaldo
    14/04/2009 | 19:25h
    39

    Erick, o problema não é com o povo ou com o Brasil, é com a gerência.

    A mesma que criou o clube dos 13, acabou com o nordestão, que vende o futebol brasileiro para a globo por 30 dinheiros e está afundando os clubes enquanto fica cada vez mais rica; que afastou a seleção do povo e faz dela um mero caça-níqueis…..

    Estou trocendo para ser surpreendido por nossos brilhantes dirigentes.

    Responder
  40. André Tricolor Virtual
    14/04/2009 | 19:48h
    40

    … Está CONFIRMADO o jogo da seleção pela Eliminatória contra o Paraguai aqui no ARRUDA em junho! Será importante para o clube, que vai receber algum dinheiro, já que estaremos parados por mais de 60 dias, e quem sabe também será uma VITRINE, para se ‘PENSAR MELHOR’ no Projeto da Arena Coral, que sem dúvida, é mais VIÁVEL que a “Cidade da Copa”!

    Também não acredito muito que PE vá conseguir tanto dinheiro para a construção lá em ‘São Lourenço da Mata’, mas também admito, assim como disse “Ducaldo”, que a Arena Coral, possa ficar como última opção! Agora qual seria a outra, já que a Arena Olinda/Recife esbarra em questões relevantes, como: *indenizações, *preservação de ambiental* e * terreno, pois nunca se definiu, com certeza, onde, de fato seria contruído essa Arena! Aí, acho mais provável, que na ‘inviabilidade’ da construção da “Cidade da Copa”, a “Arena Coral” tem tudo para ser o Estádio da Copa!

    Responder
  41. André Tricolor Virtual
    14/04/2009 | 20:06h
    41

    “Artur Perrusi” ,

    A “Luana” só não tolera uma ‘coronhada’, mesmo que seja de leve!

    Abraços amigo!!!!

    Responder
  42. André Tricolor Virtual
    14/04/2009 | 20:10h
    42

    “geó”

    Eu confesso, que estamos 99% na Série D, já prestes a saber quais os adversários na 1ª Fase (Regionalizada)! É um ‘carma’, mas, temos que enfrentar, e talvez, com muito mais dignidade e organização, do que foi, ano passado, na Série C. Naquele ano, o melhor momento para mim, foi a “Invasão a Campina Grande”, inesquecível mesmo !!!!!

    Responder
  43. ducaldo
    14/04/2009 | 20:27h
    43

    André, essa história do jogo me parece furada.

    Entrei na página da CBF e não há nenhuma notícia sobre a realização do jogo da seleção em REcife.

    Responder
  44. ducaldo
    14/04/2009 | 21:24h
    44

    André, entrei no pe360 e, realmente, a notícia está lá.

    Responder
  45. André Tricolor Virtual
    19/04/2009 | 19:07h
    45

    “Gordo”,

    Certamente não será o clube das ‘susies’, conhecida também como ‘cachorra de peruca’, conhecida também como ‘hellow kitty’, conhecida também por ser beneficiada a um bom tempo pela Federação e Árbitros e atualmente joga em um lugar que lamentavelmente é chamado de estádio, onde o gramado não existe, é apenas ‘pasto’ para dá de comer aos burros que alí torcem, alucinados por uma alegria que vai acabar a qualquer momento!

    Cai fora, e vai pular no ‘mastro’ !!!!

    Responder

Leia as regras de moderação antes de enviar seu comentário

Regras de moderação do Torcedor Coral:

O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:

1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Fujam sistematicamente do assunto proposto no artigo;
7. Tenham características de chat ou bate-papo;
8. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
9. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários;
10. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.
Clique aqui para cancelar a resposta.

Downloads

    Visualize bem o TC

    O Torcedor Coral usa um layout moderno, feito com programação PHP de última geração. Assim, alguns navegadores em desuso ou desatualizados, como o Internet Explorer 6 ou 7, que já foram descontinuados pela Microsoft, podem não abrir corretamente nossa página.

    Por isso, para facilitar o seu acesso ao nosso site, recomendamos a utilização dos seguintes navegadores de internet:

Twitter

Artigos recentes

  • Caso de polícia
  • O jogo e a humilhação
  • Santa Cruz Futebol Clube, 98 anos de Paixão Eterna
  • Cobra venenosa
  • Entre a ágora e o agora
  • Vamos trabalhar
  • Pitaco da rodada
  • Transformação
  • Pitaco da rodada
  • Mirem-se no exemplo de Virgulino

Comentários Recentes

  • Tribomjardim em Caso de polícia
  • Tribomjardim em Caso de polícia
  • Aline Moura em Caso de polícia
  • Tribomjardim em Caso de polícia
  • Tribomjardim em Caso de polícia

Categorias

Calendário

fevereiro 2012
D S T Q Q S S
« jan    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829  

Arquivos

Bate-bola

  • Acerto de Contas
  • Arquivo Coral
  • Blog do Torcedor – Elias Jr.
  • Blog dos Perrusi
  • Coral Jampa
  • Coral News
  • Coralnet
  • Dimas Lins
  • Estuário
  • Goleada PE
  • Inscritos em Pedra
  • Loucos pelo Santa
  • Música, guitarras, futebol e afins
  • Mega liga da fuleiragem tricolor
  • Memórias do Santa Cruz
  • Ninho da Cobra
  • Nordestebol
  • Santa Cruz – Site Oficial

Nuvem de tags

administração arquibancada Arruda bola Brasil brasileiro brasileirão Brazil campeonato clube conselho deliberativo coral Cruz eleição Eleições estádio FBC Fernando Bezerra Coelho futebol gestão investimento jogador jogo palpite partida patrocinador patrocínio PE pernambucano Pernambuco pitaco política presidente Recife recifense Santa Santa Cruz Série C série D sócio time Torcedor torcida tricolor técnico

Usuários online

9 tricolores Online
Tricolores:

7 geraldinos
2 olheiros

Copyright © 2011 - Torcedor Coral é orgulhosamente produzido e redesenhado por Dimas Lins | Gerenciador de Conteúdo WordPress | Entrar