Só interessa a amizade

Dimas me explicando que tripa de javali ao mel só faz bem

Dimas me explicando que tripa de javali ao mel só faz bem

Começarei logo com a conclusão: vou aos jogos por causa da amizade. Por causa do futebol? Nem pensar. Cá entre nós, acho muito esquisito alguém ir ao Arruda para ver jogar o Santinha. E dizer isso, batendo no peito, meu Deus! Nosso time joga algo que não consigo identificá-lo como ludopédio. Fico perplexo com um zerumano olhar aquilo e afirmar categoricamente que está diante de futebol. Tenho pena, até. Deve ser doido, sofrer de alucinações, algo do gênero.

Fui ao jogo para beber no Caldinho do Bonitão e encontrar os amigos, em particular a família Lins e o prestimoso Maneca. Sempre acharei um mistério o nome do boteco, pois o dono é a demonstração cabal de que a beleza é relativa, muito relativa. Embora os Lins discutam os meandros genéticos do Belo, gostam mesmo dos quitutes do Bonitão. Como sabemos, os Lins prezam pela alimentação saudável. E defendem, com ardor, a saúde e a bem-aventurança. Comprovam cientificamente seus gostos culinários e mostram pesquisas americanas sobre o valor nutricional de uma… tripinha! Como acredito na ciência, ainda mais iuesseei, devoro as tripinhas em homenagem ao meu bem-estar.

Imaginem, caros amigos, alguém chegar e se sentar, justamente na hora da catarse das tripinhas de boi, para se delongar a respeito do futebol do Santinha! Não dá, né?! Estraga tudo. Acaba com o delicado gosto da gordura trans-hiper-saturada. Tolera-se falar da Copa do Mundo, etc e tal, até do cômico 7×1, mas de Memo? Não, Memo, não. Aí é demais. Por isso, muda-se de assunto, rapidamente. Vamos falar de política! E todo mundo gargalha. É um assunto muito engraçado. Discute-se sobre os 300 aeroportos de Aécio nas Minas Gerais, esse imenso Maranhão de pão de queijo. Não tem pão de queijo no Bonitão, alguém afirma. Anoto essa observação instigante. Porra, é aeroporto pra carai, diz Dimas, com a boca cheia de farofa, que cai, na mesa, em forma de pequenas carreiras brancas. Curioso desenho, penso. Vai ter farofa! Digo e faço a piadinha, ainda que ninguém tenha entendido, muito menos eu; afinal, piada de boteco é para rir e não para se entender. Qualquer piada vale a pena no Bonitão. E tudo é piada perto do Arruda.

No Caldinho do Bonitão, a verdadeira amizade é servida como tira-gosto. Olho meus amigos e aproveito o momento varonil para falar de todos os seus defeitos e de todas as minhas qualidades. Faz parte da terapia de boteco. As falhas de cada um podem ser ditas sem muita maciota. É um instante de silêncio, pois nossas deformidades morais precisam apenas da aceitação geral — jamais da reprovação contumaz. Enquanto comemos uma dobradinha e pedimos mais uma cerveja, descubro que meus amigos sabem tudo a meu respeito e, ainda assim, gostam de mim. Acho isso bonito. Faz-nos acreditar no gênero humano e no aquecimento global. Meus olhos lacrimejam, embora não saiba se pela emoção ou pela pimenta do molho.

Perto do Arruda, sôfrego de gordura, penso na solidão triste de tricolores sem amizades. O mundo dos coitados deve parecer um deserto. Aposto que discutem sobre Memo e Sérgio Guedes. É um caso de psicopatologia cotidiana. Acho Memo uma neurose de repetição do Santinha. Sempre reaparece para nos assombrar. Vai embora, mas volta sempre. E repete, e repete o mesmo futebol. E é escalado, escalado pelos nossos técnicos.

_Alguém precisa cortar o cabelo de Sérgio Guedes, diz um cara na mesa ao lado.

Taí uma solução. Talvez Guedes seja um Sansão às avessas. Ao cortar os cabelos, deixaria de ser um doido nas substituições. Seu fanatismo por Memo, quem sabe, desapareceria. O que Guedes não vê, seu masoquismo inventa. Quando era goleiro, Guedes descobriu que tinha tendências masoquistas. Passou a levar gol todo dia, para ver se parava com aquilo. Agora, com Memo, não precisa fazer mais nada, somente escalá-lo como nosso volante. E torna, com isso, seu masoquismo universal, porque todo mundo sofre nas arquibancadas do Arruda. São 10 gols em três partidas consecutivas na série B.

_Mudem o mundo! Cortem o cabelo de Sérgio Guedes! — diz uma mulher, em pé, com um grupo de torcedores. Parece com Sininho, vexação da extrema-direita e musa da extrema-esquerda. É uma gatinha, essa pseudo-sininho. Se tivesse um ônibus para queimar, chamá-la-ia para sentar e comer uma tripinha. Mas falta coragem e piromania na minha alma velha e enfadada.

_A garagem da São Paulo é logo ali na frente — diz Dimas, só para provocar. Mas fico na minha.

Guedes tem um cabelo muito doido, realmente. Penso em Josy, cabeleira da Visconde de Albuquerque, lá na Madalena. Será que daria conta daquele cabelo psicodélico? Imagino os jogadores, na preleção, olhando hipnotizados o balanço daquelas mechas. Eu não entenderia nada, sinceramente. Olharia as carecas dos atacantes do Ceará e pensaria que estava diante de um paradoxo. Como marcá-los? Impossível…

Enquanto alimentava meu raciocínio com tais pensamentos, Murilo avisa que está na hora do jogo. Pede a fatura. É o momento mais sensível de uma saída com a família Lins — a hora da conta. Como os Lins são especialistas em métodos de cálculo e registro de movimentação financeira de uma firma ou empresa, estão capazes de decifrar uma conta do Caldinho do Bonitão. Fazem pantomimas, urros incompreensíveis e rituais pataxós. Acredito que utilizam a mecânica quântica para computar o preço das tripinhas, das dobradinhas, das linguiças, dos arrumadinhos, dos charques, do diabo a quatro. É operação complexa e de difícil entendimento para neófitos como eu. Sei que brigam muito, mas sempre sai algum número da discussão. É um número cabalístico que termina invariavelmente em 7 (sete). Não discuto, pois não sou doido, e pago o que mandam os números.

Pagamos e fomos ao jogo.

E o jogo?

O jogo foi uma bosta.

79 Comentários

  1. Eduardo Ramos
    1

    Artur, bendito aquele que convive no pré-jogo com os grandes Irmãos Lins. Qualquer conta sai em conta. Tenho preferido sofrer no sofá de casa pela tv.

    Se Sérgio Chapelin fosse anunciar o “Grobu” Repóter sobre o Santa Cruz, faria a seguinte chamada:
    “O que leva uma diretoria contratar um treinador que já rebaixou 3 times? Será que Sérgio Guedes, demitido nos últimos 2 anos, do Sport Recife (14 jogos e 4 derrotas), Ceará Sporting (12 jogos e 7 derrotas), São Caetano (6 jogos e 5 derrotas) e Oeste (1 jogo e 1 empate), tendo conquistado o seu último titulo em 94, ainda como jogador, atende às expectativas da Torcida Mais Apaixonada do Brasil?”.

    Artur, fico imaginando como e o porquê, de contratar Adilson, Betinho e Keno.

    Uma diretoria omissa e subserviente a Sandro Barbosa, sem atitude e sem determinação, colabora de forma direta pelo desânimo e pela frustração de todos nós, exatamente no ano do Centenário do nosso Santa Cruz.

    A reflexão e a transparência de competência aliadas à imaturidade(?) da nossa defesa indefesa, me afastam cada vez mais do Templo Sagrado (e maltratado) Coral.

    • toycoral
      1.1

      Tem jeito não, já estou ciente disto, somos milhares e não fazemos nada pra mudar, mas que a torcida está deixando de ir pra campo está!

    • joseildo
      1.2

      É bronca, quem merece um DEZ COM LOUVOR a cronica do Artur ou este comentário do Eduardo! Como não sou de ficar em cima do muro, dou Dez aos dois…QUE BELA CRONICA e que BELO COMENTÁRIO. Pena que já perdi a ilusão e deixei de ir a campo faz tempo.

  2. Jomar vai a publico dizer que não acha o trabalho de sabugosa está sendo mal feito.

    O qua será um trabalho mal feito então para essa diretoria? se 7 empates, 3 derrotas e 3 vitorias em 13 jogos é um trabalho bem feito, se for bom eu nao entendo mais nada de futebol.

    13o lugar a 5 pontos do Z4, com um time sem padrao tático algum, teve 40 dias pra trreinar mas o que mais falha é em posicionamento. Isso lá é trabalho bem feito?

    O quanto mais vamos ter que aguentar até essa diretoria de conchavos trocar de treinador?

  3. Gostaria muito de estar comendo umas tripinhas com vocês para falarmos do santinha, de Memo , de Sabugosa e de política também. Prá que o papo ficasse um pouco mais agradável, eu gostaria da opinião dos senhores porque tanto estardalhaço por um aeroporto que valeu R$14.000.000 a mando de Aécio em comparação ao prejuízo de Pasadena pelo PT que foi da ordem de R$792.0000.000, o que daria para constriuir 125 aeroportos igualzinhos. Ufa!
    E a Sininho, é o que mesmo àquilo? Quebrar lojas dos outros é bom demais. Pimenta nos olhos dos outros é o que mesmo?

    • Eduardo Ramos
      3.1

      Eu respondo (gosto de ver a turma da direita criticando o PT e não conseguem ter uma única proposta):
      – A compra de Pasadena foi um mau negócio conforme declarado por Graça Foster, e aqueles que levaram à Petrobras investir em um negócio duvidoso, estão com os seus bens bloqueados, e o processo não foi engavetado;
      – o Aecioporto, ou aeroNeves, como queira, foi construido com dinheiro público nas terras de um tio de Aécio Neves, em um municipio de 7.900 habitantes, com fins específicos de atender a uma empresa de agronegócio do qual Aécio Neves é um dos sócios.
      Mais uma vez, entendo que este Blog tem como cenário, o nosso Santa Cruz. Discussões político-partidárias deviam ser evitadas para não desviarmos da razão de ser deste blog, qual seja, o nosso Santa Cruz.
      Democraticamente, você pode apoiar qualquer Partido Político, e defender/lutar pra que as diretrizes do mesmo sejam vencedoras nas urnas.
      Saudações Democráticas, e principalmente, Tricolores!

    • Artur Perrusi
      3.2

      Velho Mac, não se avexe. Falei dos aeroportos por causa das tripinhas. Num boteco, qualquer besteira vira estardalhaço. Se falássemos de Pasadena, todo mundo ficaria muito sério, né?! Embora falar da Petrobrás não evitasse uma discussão sobre Monteiro Lobato, Narizinho, Dona Benta e, claro, Visconde de Sabugosa — não, não!

  4. TRICOLAÇO
    4

    Fora, os Vampiros que à quase quatro décadas sugam o sangue do meu Santinha.

  5. Arnildo Ananias de Oliveira
    5

    ANTES DE JOGARMOS COM O AMÉRICA/RN JÁ ESTAREMOS FORÇOSAMENTE EM 14º LUGAR

    face ao nosso nº de vitórias e aos jogos de 3ª feira e, talvez, em 15º lugar. E, após esse jogo, enfrentaremos o Náutico, num clássico no Arruda. É mole ou querem mais?

    SAUDASANTA

  6. Arnildo Ananias de Oliveira
    6

    ÔPS, PERDÃO. FIZ AS CONTAS ERRADA. A SITUAÇÃO PODE SER PIOR.

    Se Houver empate entre Náutico e Icasa, AMBOS nos ultrapassa e ficaremos já no 15º lugar. Se o Oeste vencer a Portuguesa jogaremos contra o América/RN JÁ NA 16ª posição!

    Q OS DEUSES SE APIEDEM DE NÓS.

    SAUDASANTA

    • Arnildo Ananias de Oliveira
      6.1

      ATÉ NISSO O SANTA CRUZ É DO CONTRA:

      estávamos jogando (e ganhando) com o padrão branco. Optamos por este e já estamos na 3ª lapada! O Leandro Souza depois de ter jogado bem o último jogo, NUNCA MAIS FOI ESCALADO. O Bileu, idem.

      Sinceramente…

      SAUDASANTA

      P S – Olhando direitinho nos vídeos, o “passe” q a anta do MEMO deu (coisa ñ ficou muito clara NA HORA pra quem foi ao jogo feito eu) pro adversário, no 1º gol do Ceará, foi algo magistral: ajeitou com a cabeça e, com ela mesmo, deixou o atacante cearense NA CARA DO GOL.

  7. marcelo almeida
    7

    Perrusi,não é só você que está mais interessado nos seus amigos do que no futebol do Santinha, não!…A diferença é que seus amigos (do Perrusi) não fazem mal algum ao Santinha…Quanto as amizades dos outros…

  8. Que linda declaração de amizade, ainda está no mês da amizade. Com o santa só intriga e o Memo tem é empresário forte tentando mostrar o produto que passou da validade!

  9. EdilsonSilva
    9

    Nosso elenco não é ruim para a serie B, é igual a maioria do times da série B, o problema é sim o técnico, o time não tem recomposição após a perda de bola, sem contar com os passe errados de Memo na saida de jogo, mais isso pode ser resolvido é so trocar por Danilo ou Bileu, ficamos mais fracos na marcação ai é que vem o técnico obrigar os jogadores de frente e meio recompor rapidamente após a perda da bola, na recomposição não precisa os jogadores de frente não precisam combater o adversário, basta fechar os espaços, que os médio fatalmente tomaram a bola do adversário, pois o mesmo vai fazer o passe forçado com mais chance de erros por parte do adversário, vivo aqui na europa e é isso que quase todos os times da Europa fazem, se o atacante corre como louco a combater o adversário, vai se cansar e não vai sabve desarmar e vai cometer a falta, basta frecompor fechando os espaços, mas parece que os técnico brasileiros não observam e nem aprendem, com exerção do Cruzeiro e do Sport. Nota.

    Eu estava muito feliz pois achava que Caçaato jamis entraria novamente no time, mais enganei-me.Adoro o caça ele deve ser uma pessoa excelente, pois todos gostam dele, quando for ao brasil vou convidar ele para tomar umas cervejas deve ser muito prazeiroso, agora jogando bola me desculpem acompanho futebol a quae 50 anos, não é 50 dias, e nunca vi jogar mais ruim que o caça, eu com 62 anos ainda jogo mais bola que o caça, pois tenho ainda os fundamento sei dominar a bola e passar corretamente, cois que o caça nunca aprendeu. adoro o caça para tomar cerveja, mas paciencia jogar bola não é com ele.Se o Santa dispensar o caça certamente ele ira jogar no America, Belo Jardim,Cha-Grande, pois Central,Porto,algueiro ele nao é nem banco. Portanto fica convidado desde já o caça para tomar umas cervejas tudo pago estarei no brasil em novembro.
    obrigado

  10. Artur Perrusi
    10

    Com a catástrofe política nas Barbies e a tragédia administrativa no Santinha, meu medo é a volta de uma super-hegemonia da Coisa, como na década de 90. Há indícios de que isso já esteja acontecendo.

    • André Tricolor Virtual
      10.1

      Grande Artur,

      Seu senso de humor é comovente.

      Concordo, a coisa mais uma vez está no caminho de uma new-hegemonia. Clube viável, na divisão de elite e realizando boa campanha.

      O Santa não aprende com ele nem com os outros. Frustou 100 anos em apenas um! Gaza se destrói em guerra e lá existe esperança. Quando vemos o Arruda vazio é sinal que a nação Coral está vencida, entregue a um sentimento particular nosso, que é a extrema desilusão.

      Pena que nem senti o cheirinho da tripinha assando. Nem a Frevo me anima mais.

      Abraços a todos!

      VIVA SANTINHA !!!!

      Ops: hoje é meu aniversário mandem abraços pra mim pessoal!!!!

    • Artur Perrusi
      10.2

      Grande Andrezinho,

      vão meus parabéns ao senhor!

    • Arnildo Ananias de Oliveira
      10.3

      PENSO, EXATAMENTE, O MESMO.

      Lembre-se q, se já ñ bastasse todas as mazelas do Mundo, eles estão com um adicionalzinho de R$ 6 milhões/ano da CEF.

      SAUDASANTA

  11. KKKKK!
    Perrusi, teus artigos na grande maioria tem 40% falando do tricolor, e 60% de política, de amigos, de histórias do mundo, de culinária e etc e tal. Bom de mais!
    Só não entendo é o Eduardo Ramos. Toda vez ele vem com essa de dizer que o espaço é só prá falar do santinha quando eu discordo de algo que ele não concorda.
    Tá vendo Perrusi. Escreve agora, só a respeito do Santa. Se fugir do assunto, o Eduardo critica. Toma cuidado! KKKKK!!!!!

    • Eduardo Ramos
      11.1

      Discuto política em ambiente político. Aqui, discuto o Santa Cruz. Fui pras ruas pelas Diretas, fui militante sindicalista, gosto de política, mas, aqui, prefiro discutir o nosso Santinha. Não trato política com base em denuncismo. Sua opção é ser contra o PT porque deve ler a Veja, e acreditar que o pecado nasceu com o PT. Vejo o Brasil mudado, vejo Pernambuco transformado, e, mesmo que você, Diogo Mainardi, Veja, Claudio Humberto, e outros, discordem, é inquestionável que Lula e o PT foram os agentes transformadores, e hoje, a inclusão social não é sonho ou mote pra discursos demagógicos, e sim, uma realidade, ainda não plena, mas visível.

      Quanto ao Santa Cruz, ou ALN não entenda nada de futebol, ou entende, e quer mostrar que a Torcida tem que aceitar calada, as decisões da “Côrte”. Se perder, o que é bem provável, no próximo sábado, mais uma justificativa desse enganador derrotista. E ALN ainda vai choramingar que o caixa tá vazio.

  12. marcelo almeida
    12

    E nessa nova hegemonia da Coisa que está chegando, há a seguinte tática: Tirar os que se destacam na Barbie e empurrar para o Santa Cruz o que não deu certo na Coisa no seu processo de restruturação…Quantos erros da Coisa que vieram pro Santa Cruz e deram certo???? Quantos??? E toda vez chegando mais…

  13. Estou muito preocupado com o Santa Cruz, porque tem uma defesa muito ruim, principalmente uma zaga fraquíssima. Se continuar assim nós iremos voltar para a série C. Por isso mesmo, sabendo que a situação financeira do Mais Querido deixa a desejar, seria interessante que o Tricolor do Arruda contratasse dois jogadores de qualidade para a defesa do Santinha. Precisamos melhorar o nosso time enquanto é tempo.

    • marcelo almeida
      13.1

      É… e pelo andar da carruagem virão dois zagueiros que já tiveram passagens pagadas pela Coisa, ou foram dispensados pela Coisa, ou não estão sendo utilizados pela Coisa…Nesse último caso pro Santinha pagar metade do salário…

    • marcelo almeida
      13.2

      passagem “apagada”

    • Eduardo Ramos
      13.3

      Não duvide se contratar Igor (ex-coisa, cansado, fora do prazo do prazo de validade).

    • Josivan, falou bonito e perfeito.

  14. Presidente do Sta. Cruz descarta saída do treinador, PREFERE A SAÍDA DOS SÓCIOS E TORCEDORES, desde que seja de imediato. Esta é realmente a senha para que nosso clube feche as portas.

  15. Eduardo Ramos disse: “Discuto política em ambiente político. Aqui (entende-se, blog TC), discuto o Santa Cruz”.
    É Dudu, deveria ter parado aí mesmo, e só continuar apartir de…”Quanto ao Santa Cruz”, e finalizado em,” E ALN ainda vai choramingar que o caixa tá vazio”.
    Correto seu Eduardo. Você é o cara falando a respeito do Santa Cruz.
    Siga seu próprio conselho: Falar só do Santa Cruz. OK!!!

    • Eduardo Ramos
      15.1

      Meu caro Mac, quem escreve o quer, lê o que não quer. Não provoquei. Tenho argumentos e tenho conteúdo, e acredito que você também tem. Ocorre que, as discussões políticas, no meu entendimento, devem se ater às divergências em termos de propostas programáticas, e não, em denuncismos ou em campanhas de golpismos. Não estou dizendo que você usa desses procedimentos, e acredito até que não. Evito discussões políticas porque muitas vezes, entram no campo pessoal, e política não deve ser motivo para atritos ou distanciamentos entre pessoas que têm bom relacionamento por outros motivos, que não, políticos.

      Aceite meu abraço, e um dia, quando o nosso Santinha me motivar em retornar ao Templo Sagrado Coral, a gente toma uma com os Irmãos Lins e Artur, personagens da Mitologia Coral. Certamente, votaremos candidatos diferentes mas que vençam àqueles que a maioria escolher. E tomara que sejam os meus!

  16. André Tricolor Virtual
    16

    Silva,

    O problema é dispensar Caça Rato e trazer Valdir Papel. Do jeito que nossa diretoria é …

  17. Artur Perrusi
    17

    Sabugosa tira Sandro, mas deixa Memo.

    Memopatia? Memalgia? Que fixação é essa?

    • Tirar Sandro Manoel e deixar Memo é de lascar o cano. O cano não, é de lascar o canal do arruda.
      É cada qualidade de treinador. Se o da seleção é aquela água, imagina o do time de ALN!
      Fora Guedes e leva Memo junto!

  18. Coronel Peçonha
    18

    Voltei ao TC só para ver se desisto de desistir do Santa Cruz, aliás, de futebol de arena, copa do mundo e outras m*.

    PRIMEIRO, o problema não é elenco. Temos um que pode e deveria lutar pelo acesso.

    DEPOIS, o Sabuguedes é ruim que dói. Pensei que teríamos um padrão pelos jogos pré-copa e mesmo o começo do jogo contra o vascu, mas a FORMA como perdemos é inaceitável.

    O QUE TENHO DE VISTO DE PIOR, e aí é desde o começo do ano, ainda com Vica, é nosso COMPLEXO DE SUPERIORIDADE (acreditem!). Parece que somos o melhor time do mundo e que ganharemos a hora que bem entendermos.

    Veja o primeiro gol do Ceará: se fosse o TIME DE GUERREIRO que foi tricampeão, Memo teria dado um chute na bola que ela iria para fora do Arruda. Mas não, um volante clássico sabe sair jogando e ele cabeceou a bola…

    E não vou citar nomes, porque o grande erro para mim é do TÉCNICO e não dos jogadores. Ou será que ainda tem gente que acredita que trocar os zagueiros vai evitar outra derrota?

    NO jogo contra o botafogo/PB, fui dormir no intervalo – não me lembro se já deixei de ver um jogo do Santinha na vida antes disso, tanto que minha esposa quase chama o SAMU, pensando que eu estava doente. Fui porque vi um time METROSSEXUAL, LIMPINHO, MODERNINHO querendo jogar, quando precisamos é de um bando de macho com chulé, chutando até a própria mãe para ganhar, guerreiros como éramos e não esse estilo MAURICINHO DE JOGAR BOLA.

    Estou p*** com isso. Isso não é Santa Cruz e nem nas fases mais negras a gente jogava assim. Perdíamos por inúmeros problemas, não este, que se instalou sei lá por quê no Arruda.

    O Santa Cruz é minha pátria.

    obs. 1: para não dizer que não falei do meu ídolo: jogou mal quando entrou, mas NATAN E BETINHO, o que fizeram?

    obs.2: o problema é de treinador ou de treino, não de elenco.

    • Caro Coronel, esse jeito de ser foi instalado elo gestor de RH do Santa Cruz, isso mesmo, Sandro Barbosa.

      Senão vejamos, o que deve pensar quem tá jogando? olha pro banco de reservas (ou nem nele) e pecebe Éverton Coisa, Merllon, Adílson, Leando Souza, Zeca e tantos outros coçando o pé e ganhando sem fazer força?

      Aí o sujeito olha pra diretoria de futebol e vê Ataíde, Adriano, Lima e mais uma porção de escorados na aba de Sandrão?

      Aí o cara olha mais pra cima um pouco e lá na tribuna de honra vê Jomar, Tinhinho e ALN assistindo placidamente o jogo e achando tudo normal, considerando ótimo estar a 3 pontos do Z4 e o trabalho de Sabuguedes maravilhoso.

      Ahhh o sujeito pensa…eu que vou botar meu pé nessa dividida?

    • Coronel, Coronel!
      Vai ver que Sérgio Guedes pensa igual ao Coronel. Coronel gosta de Caça-Rato, então escala Caça.
      Sérgio gosta de Memo, então escala Memo.
      Ô Coronel, faz isso não com nóis!

    • Coronel Peçonha
      18.3

      Por isso que admiro muito o trabalho de Martellote no Santa Cruz.

      Por exemplo, soube aproveitar muito CAÇA-RATO e EVERTON SENA (que virou lateral direito importante), dois jogadores “rebaixados” pelo roqueiro cabeludo.

      Soube impor um sistema tático que fazia gols mas se defendia bem.

      Sobre esses dois jogadores na era Martelotte:

      – Caça era o homem que iria matar o jogo na final contra a coisa, segurar a bola em caso de vantagem, não tivesse sido erradamente expulso. Foi, aliás, um jogador que preocupou demais o próprio roqueiro na coisa.

      – Everton Sena na lateral: os boleiros comentavam no futvoley da praia que ninguém mais queria jogar na lateral esquerda, pois não conseguiam passar. Mas vem Sandro Barbosa e diz que Everton é zagueiro… (para mim, é primeiro volante).

      MESMO NO ANO PASSADO, QUANDO OS DOIS SE DESTACAVAM, a torcida não gostava deles, via com PRECONCEITO e até hoje, quando entraram Caça, Natan (craque) e Betinho no último jogo, só vi críticas a Caça.

      Não, amigo, não escalaria meu ídolo só por conta disso. Mas também não tenho prevenção contra ele e contra vários jogadores, como muitos aqui fazem.

      O Santa Cruz é minha pátria.

      p.s.: pelo que vi e soube da atuação do técnico Sidney Moraes, como se relaciona com o time, é melhor que ele fique eternamente na barbie. Sou mais o roqueiro sem títulos.

  19. Agora são apenas 3 pontos para o Z4.

    Tenho imensa curiosidade em saber o que seria um trabalho ruim, já que a diretoria de futebol acha o trabalho de Sérgio Guedes bom.

  20. André Tricolor Virtual
    20

    Artur meu rei,

    Obrigado pelos parabéns. Sou um ser carente em demasia …

    Por acaso o Santa sofre de “TPL”?

  21. Será que as pessoas quando discutem política insistem em “partido A” e “partido B”?

    Eu voto em PESSOAS, não em partidos.

    Se eu achasse que mereceriam meu voto para presidente Dudu (PSB), para governo estadual Armando Monteiro (PTB), para senador Albanise Pires (PSOL) e Deputado Federal Raul Jungman (PPS), votaria numa boa.

    Escolhi aleatoriamente pessoas de partidos e apoios políticos diferentes.

    Se eu achar que Fernando Bezerra Coelho (PSB) seria um bom nome pro senado não votaria porque ele está “contra” o PT?

    Que por… nenhuma.

    SaudaSanta.

    PS: não falei em Santa Cruz, pq esse tema no momento está me dando mais náuseas que política.
    Fora Sérgio Guedes e toda a diretoria de mer…!!!

  22. Arnildo Ananias de Oliveira
    22

    QUEM É SESSENTÃO (OU +), PRA MATAR AS SAUDADES:

    O Bom Torcedor
    Jackson do Pandeiro
    O povo brasileiro vibra
    Com a fibra do nosso jogador
    De Norte a Sul do meu país
    Todo mundo é feliz
    E é bom torcedor
    (coro repete)

    Em São Paulo sou corintiano
    Um bom pernambucano torce pelo Santa Cruz
    Sou Atlético em Minas Gerais
    O time que mais tem cartaz,
    O time que mais me seduz.

    O povo brasileiro vibra
    Com a fibra do nosso jogador
    De Norte a Sul do meu país
    Todo mundo é feliz
    E é bom torcedor

    Sou Flamengo na Guanabara
    É meu time, tá na cara
    Mengo da minha paixão
    Sua torcida é uma força
    Não há torcedor que não torça
    Com todo o seu coração

    1×1
    JACKSON DO PANDEIRO

    Esse jogo não é um a um
    Se meu clube perder é zum, zum, zum (coro-repete)
    O meu clube tem time de primeira
    Sua linha atacante é artilheira.
    A linha média é tal qual uma barreira
    O center-forward corre bem na dianteira
    A defesa é segura e tem rojão
    E o goleiro é igual a um paredão
    Esse jogo não é um a um….(coro-repete)
    É encarnado branco e preto (Aluzão ao SANTA CRUZ)
    É encarnado e branco (Aluzão às barbies)
    É encarnado preto e branco
    É encarnado e preto. (Bis) (Aluzão às suzies)
    O meu clube jogando, eu aposto
    Quer jogar, o empate é pra você
    Dou um “zura” a quem aparecer
    O empate pra mim já é derrota
    Mas confio nos craques da pelota
    O meu clube só joga é pra vencer
    Esse jogo não é um a um….(coro-repete)

    NUMA ÉPOCA Q TODO NEGRO TORCIA PELO NOSSO SCFC

    SAUDASANTA

  23. As dívidas tributárias dos clubes brasileiros estão na casa dos R$ 2,7 bilhões. A bola de neve vem rolando há três décadas, ainda sem destino final. Com cada vez mais credores batendo na porta – o desfecho de inúmeras gestões sem qualquer comprometimento organizacional -, os clubes passaram a apelar junto ao governo federal para um refinanciamento. Ao menos das dívidas fiscais, que tomam boa parte dos passivos circulante e não circulante.

    Em julho, dois encontros discutiram isso. No dia 25, no Palácio do Planalto, em Brasília, 12 presidentes de clubes (entre eles Antônio Luiz Neto, do Santa Cruz) se reuniram com a presidente da república, Dilma Roussef. No dia 28, na sede da Confederação Brasileira de Futebol, no Rio de Janeiro, os mandatários dos 40 times das Séries A e B debateram sobre o mesmo tema com o presidente da CBF, José Maria Marin.

    O projeto de lei tem até nome: Proforte. O sistema de refinanciamento das dívidas tributárias dos clubes do país teria como contrapartida para aqueles que não cumprirem com a suas obrigações até a perda de pontos e punição aos dirigentes.

    Reunião no Palácio do Planalto com 12 clubes das Séries A e B, em 28 de julho de 2014, para discutir um refinanciamento para as dívidas fiscais dos clubes. Foto: Stuckert Filho/PR/governo federal

    De fato, a situação é crítica, sobretudo para os quatro principais times cariocas, que lideram a lista ao lado do Atlético Mineiro. Só neste quesito, Fla, Botafogo, Vasco e Flu devem juntos R$ 1,24 bilhão! A consultoria BDO elencou 24 clubes, considerando os dados de 2013, numa lista divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo.

    Somadas, as dívidas fiscais dos grandes do Recife chegam a R$ 105,1 milhões.

    No ranking não aparece o Santa Cruz, mas o blog traz o tamanho do rombo coral na parte fiscal: R$ 34,4 milhões. Enorme, mas bem abaixo da dívida do Náutico, de 54,2 milhões de reais, a 16ª maior do Brasil. No estado, o Sport é o único que vem reduzindo o passivo. Apenas três equipes tradicionais do país devem menos.

    Abaixo, as dívidas tributárias do trio pernambucano e o peso no passivo geral, incluindo dívidas trabalhistas, financiamentos, acordos etc.

    Náutico – R$ 54,2 milhões (61,6% do total, R$ 87,9 mi)
    Santa Cruz – R$ 34,4 milhões (48,2% do total, R$ 71,3 mi)
    Sport – R$ 16,5 milhões (72,6% do total, R$ 22,7 mi)

    http://blogs.diariodepernambuco.com.br/esportes/

    • Eduardo Ramos
      23.1

      Qualquer negociação tem que passar por alguns requisitos:
      1. que todos os clubes aceitem uma redistribuição das receitas de TV e patrocinadores, contemplando as 4 divisões do futebol brasileiro;
      2. que o calendário permita a todos os clubes das séries C e D, campeonatos com as mesmas condições das séries A e B, no tocante à quantidade de jogos;
      3. que o início de qualquer jogo de futebol não seja após às 21h;

      Inaceitável que um jogador como Fred (Fluminense) ganhe mensalmente mais de R$ 700.000,00, ou seja, mais do que a folha salarial de todos os times da Série B (exceto o Vasco).

  24. Arnildo Ananias de Oliveira
    24

    PRA QUEM QUISER CONHECER:

    Êta paraibano veio macho da porra (ñ é só o Suassuna ñ):

    http://www.youtube.com/watch?v=Y5v7j7A49z8

    SAUDASANTA

  25. Eduardo Ramos
    25

    Andrezinho, ainda que mais atrasado que pagamento de salário no Arruda, aceite meu abraço e os parabéns pelo aniversário!

    Qualquer discussão sobre elenco, prescinde da saida imediata do derrotista Sérgio Guedes. E de brinde, pode levar Leandro Souza, Memo, Adilson e Keno. E se o Coronel Peçonha não ficar com raiva, leva também Caça-Rato. Leva também Sandro Barbosa.

    Três boas contratações, além de um técnico que se identifique com o Santa Cruz (Martelotte ou Dado Cavalcanti), e o SantaCruz sai dessa situação complicada imposta por ALN & Turma.

    • Será que uma iminente derrota para o bem treinado América-RN faz Sabuguedes voar?

      Vi o jogo entre os Americas de Mg e RN, o de MG dominou o jogo todo mas simplesmente não “ofendia” o esquema de contrataques do RN. Resultado RN ganhou o jogo e ainda teve mais uns 3 lances de contrataque perigosos.

    • André Tricolor Virtual
      25.2

      Dudu Ramos,

      Meu querido obrigado. Aceito sem reclamar de atraso pois sei que é de coração.

      Adoro o senhor e tenho imensa felicidade em dizer que sou seu amigo.

      Abraços.

  26. Sobre a copa do Nordeste ficou acertado as 2 VAGAS PRA MA e PI.

    Sendo que a cbf mais uma vez confirmou que não pagará as despesas dos vices desses dois estados NA PRIMEIRA FASE. SÓ A PARTIR da seguunda fase se eles passarem, claro!

    A questão é que esses 2 times terão, cada um, que pagar a hospedagem e transporte dos adversários em 6 jogos( 3 times por grupo) em casa e fora!

    Será que o Piauí e o Motoclube vão ter condições de bancar esse custo da primeira fase, ou as federações de lá vão bancar??

    Por falar em cbf Felipão e Parreira foram “premiados”, cada um, com R$4 milhoes pela rescisão do comando da seleção.

    E na Argentina, assim como aqui no Brasil pra se ter uma mudança no comando do futebol só a pessoa morrendo o que aconteceu agora com o Grondona na Argentina após comandar a cbf deles desde 1979!

  27. A cobra coral
    28

    O que esperar de um time que perde no treino para o terceiro time reserva ? Ainda vem diretor falar que o time tem qualidade. Querem enganar quem ?

  28. A cobra coral
    29

    Doí muito afirmar, mas vai ser outra derrota fora de casa, a quarta consecutiva.

  29. Pedro zimmerle
    30

    SOBRE AS COTAS DO C13, LEIAM ISSO:
    Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

    Três anos depois do fim do Clube dos 13, os principais times de futebol do Brasil podem voltar a dividir uma mesa para discutir a divisão de direitos de mídia. O assunto foi levantado na última segunda-feira (28), em reunião na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) que contou com Marcelo Campos Pinto, diretor da Globo Esportes. A pauta principal do encontro era a Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte, mas times aproveitaram a presença do executivo para cobrá-lo sobre as cotas. Ouviram respostas desanimadoras e a promessa de um novo fórum para debater exclusivamente esse assunto.

    Criado em 1987 com o propósito de ser embrião de uma liga de times, o Clube dos 13 centralizou nos anos seguintes a discussão sobre direitos de mídia. Essa seara passou a ser a principal razão de ser da entidade, que era responsável pela negociação com os parceiros e pela divisão das cotas. Desde 2011, quando a instituição foi implodida, as equipes passaram a fazer isso individualmente.

    Na segunda-feira, alguns clubes abordaram Marcelo Campos Pinto sobre um efeito desse modelo. Negociações individuais aumentaram a concentração de receita nas mãos das equipes que geram mais resultados para os parceiros de mídia. Times que têm mais audiência, como Corinthians e Flamengo, aumentaram de forma contundente a distância de faturamento para os restantes.

    “Nós conversamos, mas ele explicou que quem dá mais audiência recebe mais dinheiro. É uma coisa que não tem lógica. Os clubes da Série B também precisam pagar as contas, e nem todo mundo sobrevive com a cota atual”, disse Ilídio Lico, presidente da Portuguesa. Os times que disputam a segunda divisão nacional recebem R$ 2,7 milhões anuais.

    A reunião de segunda-feira contou com representantes de 40 clubes (20 da Série A e 20 da Série B). Todos tiveram espaço para pronunciamentos, assim como o próprio Campos Pinto, o presidente em exercício da CBF, José Maria Marin, e Marco Polo del Nero, que assumirá no início do próximo ano o comando da entidade nacional.

    Durante o evento, com os apelos a Campos Pinto, o assunto “direitos de mídia” ganhou muita relevância. Foi isso que suscitou a ideia de uma reunião exclusivamente sobre o tema – a agenda proposta para segunda-feira era apenas sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte. Marco Polo del Nero chegou a sugerir a criação de uma comissão entre os clubes descontentes para apresentação de uma proposta concreta.

    “Acho que seria importante criarmos um fórum para discutir. Seria inteligente e permitiria um crescimento maior. Isso ajudaria a restaurar a condição do futebol brasileiro que o mundo aprendeu a respeitar”, disse Antônio Luiz Neto, presidente do Santa Cruz.

    A Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte ainda não tem data para ser votada. Como a prioridade dos clubes é essa, porém, qualquer discussão sobre direitos de mídia será feita apenas depois de uma decisão sobre o dispositivo.

  30. Espero que o Santa Cruz jogue bem neste sábado e vença o clássico nordestino em Natal. O mais interessante é a Globo Nordeste transmitir essa partida. Com certeza vai ser um grande jogo. Vamos apoiar o Mais Querido Família Tricolor.

  31. A cobra coral
    32

    Se serve de parâmetro para alguma coisa, mas o Luverdense atual segundo colocado, só fez uma contratação do time do ano passado. Ou seja, será que isso indica que perdemos peças e não repomos ? Além do técnico atual ser de baixa qualidade ? Só o político nádegas flácidas e sua diretoria come e dorme não vê isso.

  32. A cobra coral
    33

    O título do texto cai direitinho para as amizades de Sandro RH.

    ” Só interessa a amizade “

  33. André Tricolor Virtual
    34

    Santa x América RN

    Obs 1 – muitos passes errados, imagine com Memo em campo.

    Obs 2 – Pingo é o quê?

    Obs 3 – Renatinho tá jogando? Lateral que nem marca, nem apoia …

  34. André Tricolor Virtual
    35

    Obs 4 – golaço do Samurai do Arruda … Muitos torcedores lá nas Dunas de Genipabu

  35. André Tricolor Virtual
    36

    Obs 5 – Pires tá mal no meio …

  36. Artur Perrusi
    37

    Marcação, bem melhor. Sem Memo e Renan Fonseca, a explicação mais provável.

    Renatinho não é lateral. Não é de ver pra crer, pois tá na cara. Pode ser ala, meia, ponta-esquerda, jamais lateral.

    Não escalaria Pingo. Colocaria mais um meia.

    Wescley tá sendo uma decepção. Das contratações, esperava muito dele, até pelo que jogou no Betim.

    Essa vitória alivia um bocado.

    • André Tricolor Virtual
      37.1

      Isso Artur,

      A marcação melhorou. E Natan tem entrado bem. Dá para perceber a vontade de jogar desse garoto, compromisso em ajudar o Santa.

      VIVA SANTINHA !!!

  37. Artur Perrusi
    38

    E Pires é volante, ao contrário do que pensa o Sabugosa.

  38. marcelo almeida
    39

    Pois é…Se não fosse aquela derrota injustificável contra O Vila, estaríamos a um ponto do G4…Enfim, bola pra frente e ajustes na marcação, sem mais transposições…

  39. Eduardo Ramos
    40

    Só temi aos 37 min do segundo tempo: entrada de Memo.

    Concordo com Artur: Renatinho não é e nem deve mais jogar na lateral esquerda.

    Pingo é nulo, ineficiente e egoista.

    Ainda falta melhorar, e muito, a saída da defesa para o ataque.

    Everton Hora jogou bem, e Danilo Pires jogou muito mas levou o terceiro cartão; prefiro Bileu em vez de Memo. Prefiro Coronel Peçonha no lugar de Memo! Qualquer um, menos Memo.

    Se Carlos Alberto prender menos a bola, vamos ter bons resultados.

    Gostei do time. Vamos ver se mantém a pegada.

    • André Tricolor Virtual
      40.1

      Dudu Ramos,

      No início do jogo achava que o Danilo não estava bem, errando muitos passes. No decorrer da partida, ele se recuperou e foi bem efetivo no jogo.

      Com a sequência de Everton, acredito que Memo deva dá uma mofada na reserva.

  40. A cobra coral
    41

    O que a faixa da torcida desorganizada toic estava fazendo no estádio ? Será que os vândalos estão de volta ?

    • Arnildo Ananias de Oliveira
      41.1

      ESTAVA NA ARENA E TINHA NEGO PACAS DA TOIC

      SAUDASANTA

  41. A cobra coral
    42

    Agora só falta aparecer os chupas egges de aln e dizer que ele é o melhor presidente até hoje, só porque foi tri campeão em cima da cadela de peruca.

  42. o time não é de todo ruim. desafio a me apontarem cinco elencos muito melhores do que o do Santa Cruz nesta série B.
    o que complica é a demora do treinador em enxergar os defeitos. depois de ter levado os 3 gols do Vila Nova, era para ter modificado a defesa e tirado Memo. Um bom treinador faria esse time jogar com Natan ou Wescley no lugar de Pingo.

    • André Tricolor Virtual
      43.1

      Almir,

      É isso mesmo. Testaria Natan ou Wescley no lugar de Pingo. O craque Natan vem sendo preservado para não sofrer mais com as contusões (toc toc toc).
      Sabugosa poderia também dá sequência a Betinho no lugar de Pingo.

  43. Éverton jogou bem, discreto, marcando e tocando fácil como deve fazer o cabeça de área. Memo tava inventando, não dá carrinho, não dá chutão, tem jogado como se fora craque. Demorou a sair do time junto com Renan e isso nos custou 9 pontos. Perderemos pontos preciosos pela lateral esquerda e pela inoperância de Pingo, mas Guedes só vai mudar depois de levar mais pisas. O time continua soberbo, muito chapéu, calcanhar, toquinho e pouca objetividade. Um time macho teria goleado o américa. Estamos nós, simples torcedores, passionais, profissionais de outras áreas, enxergando na frente o que o estudioso, bem remunerado e profissional guedes só vai enxergar daqui a cinco jogos.

    • André Tricolor Virtual
      44.1

      Grande Jr.

      Sua opinião acima foi muito sensata.

      Não entendo o receio de Guedes em trocar algumas peças do time titular, podemos então admitir o seguinte:

      1. O treinador está aos poucos modificando o time para não tirar de um todo o entrosamento;

      2. Por conhecer o elenco, talvez ele esteja escalando quem realmente “quer jogar”, que não quer dizer que sejam os mais competentes para serem titulares.

      Nosso elenco é competitivo, agora em agosto Tiago Costa retorna, e tomara que no lugar do Renatinho que deve jogar no meio de campo.

      Agora, como faz bem o pagamento de um salário. De uma hora para outra os jogadores assimilaram os dizeres e orientações de Sabugosa.

      Abraço a todos …

      VIVA SANTINHA !!!!

  44. Artur Perrusi
    45

    Final de semana agradável, vencemos e a Coisa tomou na jaca.

    • Eduardo Ramos
      45.1

      E a torcida do time que é vizinho de Arnildo Ananias, brigou entre eles, lá em Santa Cararina.

  45. O pior foi os repórteres da rádio jornal dizendo que eram torcedores do figueirense que invadiram a área da torcida da coisa. KKKKKK!! Brigaram entre eles e levaram uma surra do lanterna. Acordei hoje feliz, feliz.

    • André Tricolor Virtual
      46.1

      Mac,

      Essa imprensa é ridícula mesmo!

      Um outro detalhe que chamou atenção no jogo do Santa foi o excelente número de torcedores Corais que pouco foi falado pela TV. Tive informação que várias caravanas saíram de Recife com destino ao RN.

  46. Sabugosa precisa parar com essas frescuras quando fala na importância de mudar uma peça do time.

    É cheio de dedo pra dizer que o outro que saiu é muito bom, etc.. oras são todos profissionais e no futebol eles tem que entender que mudança de peças é importante quando as coisas não tavam indo no caminho certo. Ninguém é contratado com a certeza da titularidade plena, tem que mostrar serviço pra continuar sendo!

    Sabugosa parece que tá lidando com jogadores do sub-15!

  47. Essa vitória do Santa Cruz contra o América de Natal, chegou em boa hora, foi excelente, principalmente porque o time jogou melhor. Agora algumas lições ficaram como por exemplo: evitar cartão amarelo por infantilidade como foi aquele de Léo Gamalho, etc. No entanto, espero que o Mais Querido jogue bem quarta-feira e obtenha mais uma vitória. Boa Sorte Família Tricolor.

  48. Arnildo Ananias de Oliveira
    49

    BONS PRESSÁGIOS

    Apesar dos maiores absurdos praticados neste ano de nosso Centenário, algo me diz (na realidade, minha intuição) q iremos ingressar, dentre em breve, numa fase de MUITAS GLÓRIAS. Questão de palpite. Cheiro de coisas muito boas no ar. Será q estou endoidando?

    SAUDASANTA

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *