Tricolores pela aí!

No fim do primeiro ano da fundação do Torcedor Coral, tinha planos de criar uma seção chamada Tricolores pela aí!. A ideia era mostrar fotos de tricolores espalhadas pelo mundo com pequenos textos escritos de seus próprios punhos. A ideia foi ganhando forma com a promessa de Cláudio Machado, o Cacau, tricolor que há tempos mora em Brasília e foi o responsável pela primeira hospedagem do TC e Blog do Santinha num endereço ponto com, mostrar a localização desses torcedores no Google Maps.

Ainda na fase de pesquisa dos recursos do WordPress para viabilizar a ideia, veio o Blog do Torcedor e saiu na frente. Por isso, arquivamos o projeto.

Hoje, recebemos, através da página de contato do nosso site, uma foto e uma mensagem emocionada de um tricolor exilado em Aracaju, ao menos por uns dias, que nos fez voltar atrás e divulgar as imagens de nossos leitores. Tornarei a pesquisar novos recursos do WordPress, que viabilizem a divulgação da localização de nossos leitores exilados no Google Maps. Porém, enquanto isso não vem, resolvi publicar a foto e o texto desse nosso leitor, tricolor e integrante da torcida mais apaixonada do Brasil.

Talvez, quem sabe, esse seja o primeiro de uma série.

Marcílio Freitas, em Aracaju/SE

No período de 12 a 17 de outubro, estava realizando um trabalho na cidade de Aracaju, para minha infelicidade, não pude assistir ao vivo a consagração do Santa rumo à Série C. Ao embarcar à noite, eu, com a camisa do Santa Cruz em pleno Aeroporto de Aracaju/SE, fui motivo de várias olhadas. Eis que naquele momento estava passando o Jornal Nacional e passou a ser exibida a reportagem sobre o mais dos guerreiros dos times do pais, o nosso Santa Cruz. Daí, todos que estavam na sala de embarque começaram a me chamar para assistir mais de perto a reportagem e começaram a tecer comentários espetaculosos sobre o nosso time. Confesso que fiquei emocionado. Por fim, chegou um rapaz, morador da cidade de Belém/PA, que me disse o seguinte: “Amigo, eu torço apenas por um time no país, chama-se Santa Cruz! Há 10 anos fui ao Recife com meu filho, que hoje tem 19 anos, conhecer o estádio (do Arruda) e acompanho toda a trajetória de seu time…”. Meus olhos se encheram de lágrimas por ter ouvido aquela fiel declaração de amor de alguém que não tinha motivos algum de fazê-la, pois estávamos apenas aguardando na sala de embarque ser chamados para voos e destinos diferentes. Isso nos faz acreditar que realmente somos uma nação de torcedores.

Marcílio Freitas

28 Comentários

  1. Marcelo Costa
    1

    Senhores, recordar é viver!

    2011 lembra alguns momentos épicos do nosso time, time de guerreiros como 1993 e 1999.

    • Marcelo, valeu pela lembrança deste épico jogo,
      estava presente nos dois jogos em São Caetano e
      guardo como lembrança uma capa de chuva, no sábado
      dia do 1º jogo caiu um toró de lascar!
      Saudações corais.

  2. Arnildo Ananias de Oliveira
    2

    E esse rapaz de Belém do Pará, hein!

    Lavou um filho de 9 anos ao Arruda – se encantou com aquele Colosso – e hj é um Santacruzense de carteirinha. Não conheço um garoto q antes de se definir por seu time de coração, vá ao Arruda (principalmente lotado) e ñ venha se incorporar à essa MASSA DE APAIXONADOS. Acho q foi o menino q puxou o pai pra junto de nós.

    É isso aí. Dá-lhe SANTA!

    SAUDASANTA

    • santana moura
      2.1

      Ananias meu marido já ajudou a virar a casaca de vários adolescentes, antes rubro-negros, que se embasbacaram com a torcida do Santa Cruz, quando ele, por inépcia do pai ou mãe daqueles permitiu que ele os levasse ao nosso campo, nossa segunda casa!

  3. santana moura
    3

    Com a licença de Dimas,parabenizando-o pela iniciativa em acima, li hoje este texto primoroso de Paulo Aguiar (anterior)e recomendo imprimi-lo, colocar no envelope, postar nos correios, como antigamente, e enviar para o Arruda ao destinatário destas palavras.
    Ninguém na terra está habilitado a pedir paciência a esta torcida, porque isto já é um sinônimo da própria.
    Ninguém pode pedir nada a nós em troca de alguma coisa, porque nosso amor nunca foi e nunca será objeto de barganha. Nem de ameaças!!!
    No Santa Cruz tem que ser assim: AME-O OU DEIXE-O.

    • Eduardo Ramos
      3.1

      Santana Moura, mais uma vez, peço licença pra ser chato. Esse slogan Ame-o ou Deixe-o, foi copiado delo ditador de péssimas lembranças Emílio Garrastazzu Medici, de um slogan americano à epoca: USA: Love it or Leave it.

      Nossa “Repúblicas Independentes do Arruda” teve o seu período negro em um passado recente mas o seu povo jamais se curvou e que é página virada da nossa história! Esse Ame-o ou Deixe-o não fica bem pra nós.

      Fraternal Abraço.

  4. vladimir BiroBiro TOSA Arcoverde/Maceió
    4

    Eita que até os caras de pau falaram no santinha,com fuléragi már faláru(aos 6:50 minutos do video) tai o link:http://www.youtube.com/watch?v=cBfPmxlfkAs&feature=related

  5. óia a cobra
    5

    Qualquer um que chega no Arruda se ele estiver ainda vazio se impressiona pela sua grandeza, quando ele está lotado o que impressiona é a torcida. Isto torna o estádio inesquecível. A única queixa que ouço dos de fora que visitam o Arruda é a falta de um telão e um placar descente e proporcional ao seu tamanho.

    O colosso encanta.

  6. Arnildo Ananias de Oliveira
    6

    O FUTEBOL BRASILEIRO TÁ Q TÁ!

    Flu, SP e FLA já despachados da Sul-Americana;

    Brasil tb despachado do Pan pela Costa Rica; Eu disse: COSTA RICA!

    Mas, o cerco está se fechando sobre este FDP boçal, esnobe e “extremamente honesto” q comanda a CBF desde mil novecentos e antigamente;

    Não tenho dúvidas q o SCFC chegou nesse inferno q tá procurando sair por causas INTERNAS e EXTERNAS: ou seja, respectivamente, pelos assaltos sofridos da LEF dentro do próprio Clube e por essa pulha do RT (e dos seus irmãos siameses C13 + rede PLIM-PLIM).

    NADA COMO UM DIA ATRÁS DO OUTRO.

    SAUDASANTA

  7. Arnildo Ananias de Oliveira
    7

    E O VASCACHAU TÁ Q TÁ!

    Demorou um pouco mas começou a ser recompensado: bastou extirpar do Clube os Eurico Miranda da vida e começou a dar a volta por cima. Parecido com um Clube q conhecemos bem.

    SAUDASANTA

    • óia a cobra
      7.1

      Que raça do vasco! Foi impressionante. É bom vê jogadores se doando em campo.

    • Eduardo Ramos
      7.2

      O que não compreendo é o porquê da Eletrobrás doar grana para o Vasco. Um absurdo, ou melhor, uma imoralidade.

  8. Arnildo Ananias de Oliveira
    8

    MAS MENINO!

    É danado, ñ é q o Professor continua insinuando q a torcida do SCFC atrapalha mais q ajuda! Q o time joga mais solto, menos afobado, sem a presença dela.

    É danado, 3ª f tava vendo Americana X Criciúma, com “gente saindo pelo ladrão” qdo o cara falou q a torcida do Americana precisava começar a incentivar ou algo parecido. E eu me perguntei: q torcida q só tinha meia dúzia de gatos pingado no estádio?

    SAUDASANTA

  9. Eduardo Ramos
    9

    E Fernando Gaúcho será o titular no próximo domingo.Deve ter sido pelo futebol que ele jogou, ou melhor, pelos gols que ele fez contra o Treze, pois o cara é fraco.

    A gente é chato mas onde que Fernando Gaúcho é melhor, ou menos ruim, como queiram, do que Kiros? Sei não…

    • óia a cobra
      9.1

      Paulo Renê e Maranhão estão fazendo gols na Copa PE e já deram provam do que podem no profissional, creio que eles vão arrebentar no PE 2012. Se Deus Quiser.

  10. Arnildo Ananias de Oliveira
    10

    EDUARDO RAMOS,

    E por quantos anos a PETROBRÁS ñ patrocinou o FLAMENGO ?!

    SAUDASANTA

    • Eduardo Ramos
      10.1

      Outra imoralidade, e pior, ilegalidade, porque a coisa carioca era, e é, inadimplente junto à Receita Federal.

  11. óia a cobra
    11

    Está na hora de ALN correr atrás de patrocínio com valores mais significativos afinal somos C.
    Óia? Sericê já tô arrotando sericê.
    Foi muito bom ter saído da seridê.

  12. Arnildo Ananias de Oliveira
    12

    NATAN RECUPERADO mas,

    por PRECAUÇÃO será POUPADO, num jogo desse?
    Acho q sou uma ANTA mesmo: só eu q ñ enxergo nossa classificação como “favas contadas”. Ainda bem q estou mais “leve” do q nunca com o acesso e ñ será uma eventual eliminação (cruzem os dedos) q irá me TIRAR do SÉRIO e vir a esculhambar com tudo e com todos (LEIA-SE: Diretoria e Comissão Técnica q, no meu entender, já ultrapassam, com sobras, os objetivos deste ano).

    Mas, se almejam realmente o título, entendo q é hora de TODOS PARTIREM PRO SACRIFÍCIO. Taí as barbies q ñ abdicaram da presença do Kieza no próx. sábado mesmo ele tendo tomado uma puta pancada no ombro, no último treino.

    Só queria entender.

    SAUDASANTA

  13. Arnildo Ananias de Oliveira
    13

    PQP! ME COLOCAM NO GOL UMA AZARENTA, EX-JOGADORA DA COISA DOS INFERNOS

    e vamos ter q ir pra prorrogação de uma medalha “mais ganha do mundo”, porque tomamos um gol no fim do jogo por culpa da saída maluca dessa doida. E por pouco ñ perdemos de virada, no finzinho do jg!

    Ainda assim, vou torcer por elas NA PRORROGAÇÃO porque essas meninas ñ recebem 5% q os machos recebem, já despachados na 1ª fase.

    É isso aí.

    SAUDASANTA

  14. Arnildo Ananias de Oliveira
    14

    PRONTO: PRORROGAÇÃO

    Fiquem tranquilo q todo goleiro “mão de lodo” FECHA O GOL nos pênaltis. Vide Gustavo, Banana, Laranja & cia.

    SAUDASANTA

  15. Arnildo Ananias de Oliveira
    15

    É, NEM PRA ISSO SERVE.

    SAUDASANTA

    • Eduardo Ramos
      15.1

      Tás vendo?! Você só se sai bem quando torce pelo nosso Santinha! KKKKKKKKKKK

      Vi Brasil x Canadá. Perdemos o jogo no último ataque quando haviam 2 jogadoras livres e a gelequinha bonita chutou à la Tiago Cunha.

  16. Eduardo Ramos
    16

    Karai! Galequinha, ou melhor, uma bela loira!

  17. Maria Clara Nascimento
    17

    Como apaixonada pelo “MAIS QUERIDO”, não poderia deixar de colocar em minha mala de viagem a bandeira de meu time do coração e poder registrar que em pleno local sagrado, habitado pelos Incas, na cidade de MACHU PICCHU – PERU, há séculos, deixaria de registrar o momento e expor a NOSSA BANDEIRA e pedir as bençãos das divindades para que trouxesse novamente esse titulo de 2012 para nós.

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *