Espólio

[singlepic id=172 w=350 h=270 float=center]

Clique na imagem para ampliar

Editorial

Esta semana, surgiu a inesperada notícia do falecimento de Carlos Alberto Oliveira, então presidente da Federação Pernambucana de Futebol. No Twitter, o TC soltou uma nota sobre a sua morte, mas, nem aqui nem lá, tomamos a iniciativa de repercutir este assunto, já que o que nos interessa mesmo é, e sempre será, o Santa Cruz.

Como espaço de debates sobre o nosso clube e sua torcida, a morte de Carlos Alberto não nos interessava na mesma medida que não nos interessam diretamente os jogos de Náutico e Sport pela Série B do brasileirão, exceto pela sua repercussão, caso um dos dois – ou os dois – se classifiquem para a Série A, o que certamente nos afetará, já que o tamanho do abismo entre nós e os nossos adversários ficará maior. Porém, o espólio da FPF é de interesse do Torcedor Coral, também na mesma e exata medida que é do interesse do Santa Cruz, pois se trata de uma oportunidade, ainda que seja por força da lei natural da vida, de renovação. Neste aspecto, impossível não falar de Carlos Alberto, pois não se pode olhar para o futuro sem compreender o passado.

Carlos Alberto Oliveira dirigiu por dezesseis anos a FPF com mãos de ferro. Seu estilo autoritário, arbitrário em muitas ocasiões – para dar um exemplo, recentemente por conta de um espetáculo musical intitulado O maior show do mundo (sic), ele, por muito pouco, não atropelou o direito do clube de Rosa e Silva, invertendo o mando de campo, para facilitar a vida de seu clube do coração – sempre foi contestado e duramente criticado por quem nunca teve o rabo preso à Federação. A verdade é que não há distinção – e aqui fica a referência à forma de poder – entre Ricardo Teixeira (CBF) e Carlos Alberto (FPF). Ambos trabalharam pela longevidade no poder, numa forma disfarçada de democracia.

O blog Bola de Primeira, vinculado à Folha de Pernambuco, publicou o Edital de Convocação da Assembleia Geral Extraordinária da FPF (esse aí na imagem do texto), cujo objetivo é a eleição do vice-presidente da Entidade, já que, pelo seu estatuto, o atual ocupante do cargo é o sucessor natural à presidência, assumindo assim a vaga deixada pelo antecessor.

A questão é que, segundo jornais e redes sociais, a eleição está dirigida ao inexperiente Davi Oliveira, um jovem de 22 anos, sobrinho de Carlos Alberto e filho de Fred Oliveira, estudante de direito. O processo eleitoral, ao que tudo indica, aponta para a manutenção da família Oliveira à frente da Federação Pernambucana de Futebol com vistas em 2016.

Outro dia, saiu nalgum lugar – infelizmente não lembramos exatamente onde – que caso realmente se aposentasse em 2015, Carlos Alberto planejava fazer do sobrinho o seu sucessor. Com a sua morte, fica evidente que o plano de sucessão ainda segue o seu curso.

Não tenho esperanças que a morte de Carlos Alberto Oliveira represente uma possibilidade real de oxigenação da FPF, já que as forças políticas que orbitam em torno da instituição tentarão, naturalmente, manter o status quo. Entretanto, o silêncio, num momento onde se discute a sucessão na Federação, equivale à omissão.

O Torcedor Coral não é, nem se considera, representante da torcida tricolor. Tampouco fala em seu nome. Porém, sabe o quanto os tricolores, ao longo dos anos, sentimos o peso do autoritarismo da FPF.

Por isso, com todas as letras, dizemos não à essa eleição e um não ainda maior – caso tenha o apoio – a uma eventual conivência dos dirigentes do Santa Cruz a esse processo eleitoral. Os interesses do nosso clube vêm em primeiro lugar e bem acima dos interesses pessoais de quem quer que seja.

Alguns tricolores consideram inoportuno tratar de um assunto que envolve a morte de um ser humano, principalmente, tão em cima do seu fatídico acontecimento. Nós também. Entretanto, se as forças que orbitam a FPF não esperaram que o morto descansasse em paz para tratar de sucessão, em tais condições, também não nos cabe o silêncio.

O Torcedor Coral, embora não veja exequibilidade na democratização do futebol pernambucano, tem o direito de desejá-la. Para nós, a FPF é um bom lugar para que a democracia cumpra o seu papel.

Nota da redação:

Corroboram com o texto os seguintes editores e cronistas:

Artur Perrusi

Paulo Aguiar

Gerrá da Zabumba

Professor Farias

75 Comentários

  1. Amigos, ótimo texto.

    A continuidade da monarquia hereditária dos Oliveira na FPF é uma aberração.

    Só não concordo com a ênfase dada pelo TC (e por alguns jornalistas) ao fato de Davi Oliveira ser jovem e ter 22 anos. Conheço muitas pessoas dessa faixa etária com capacidade de trabalho, iniciativa e cabeça INOVADORA, que é o que precisamos na FPF.

    Não sei se é o caso do jovem citado; nem sei se ele ao menos tem participação na vida política do exporti crube…

    • Santana Moura
      1.1

      Até porque um garoto de 22 anos terá muito mais tempo para permanecer à frente da Federação. Não é mesmo??? Ah não acredito em Papai Noel!

  2. Emanuel Morais
    2

    Nao a Ditadura,

    Nao a Khadaffi,

    Nao a Hosni Mubarak

    Nao a Bashar al Assad

    Nao a Kim Jong il

    Nao a Pinochet

    Nao a Fidel

    Nao a Teixeira

    Nao a Oliveira

    Eu Acredito

  3. Roberto Santos
    3

    Rubem Moreira – América
    Fred Oliveira – Náutico
    Carlos Alberto Oliveira – sport
    O próximo presidente da FPF-PE TEM que ser do Santa Cruz!

  4. Murilo Lins
    4

    Este é o retrato do futebol no Brasil. A gente fala muito do câncer que Ricardo Teixeira espalhou no nosso futebol. Mas é bom lembrar que a doença começou a tomar o corpo a partir das federações estaduais.

    Aqui não vem ao caso a capacidade de empreendedorismo de um garoto de 22 anos, até porque sabemos bem que gênios não dão em copas de árvores, mas a forma antidemocrática de escolha dos dirigentes de federações, confederações e porque não dizer clubes de futebol. Afinal para o futebol pernambucano quem é Davi Oliveira e qual a sua contribuição?

    A maior paixão nacional é gerida com todos os vícios das capitanias hereditárias do Brasil colônia e dos feudos europeus, sem transparência e sem participação popular, cujos eleitos se legitimam através dos votos de ligas interioranas e figuras que mais se parecem com eminências pardas.

    Isto é o futebol! Isto é o Brasil!

    Saudações Corais

  5. óia a cobra
    5

    ói minha gente repare bem…
    o minino tem 22 aninhos ele precisa de emprego num sabe,
    o titio dele só ficou 16 aninhos no poder
    ai ele com essa idadizinha, minino novo, vai bater o record do titio e de rubi moreira
    Se o tio passou 16 ano e nunca aprendeu a dirigir a federação e fez as besteiras que imagine esse minino? bosta vai ser boné.
    esse minino só vai ficar uns 47 ou 50 anos no poder, num instante passa
    o cabide taí. e tem um bocado de presidente esmoléu, que ainda tá chorando pensando nos dinheiros emprestadose querendo mais.

    eu num sei não, isso vai dar em merda vou consultar o Astro.

    Minha pedra ametista…
    -ô sô astro me diga alguma coisa: o qui o sinhô acha ?
    misifi deixa eu dá uma olhadinha aqui na bola de cristal…

    hoooooooooooooooo !!!!!!!!!!!!

    – que foi? foi?

    CÊS TÃO TUDO FUDIDO

  6. Luiz Ernane
    6

    Caro Dimas e tricolores,

    Esse texto denominado ESPÓLIO para mim segnifica um manifesto, que resume o retrato da realidade das entidades que dirigem o futebol no mundo.

    Mas o problema real não se restringe a uma vontade de permanecer no poder de algum dirigente de federeção futebolística, sabem por quê? TODOS QUEREM PERMANECER NO PODER E IMPOR SUAS VONTADES. O que tem de errado em alguém querer ser presidente da FPF com 22 anos?

    Dimas pode escrever, Guerrá pode fazer barulho com sua Zabumba na frente da sede da federação, todos nós podemos ficar revoltados, mas nada adiantará, sabem por quê? NÃO EXISTE AMPARO LEGAL PARA COBRAR NADA.

    Podemos até conseguir colocar um de nós na cadeira de presidente da FPF, mas nada adiantará, sabem por quê? PORQUE A HISTÓRIA JÁ ENSINOU QUE O PODER ABSOLUTO CORROMPE ABSOLUTAMENTE (Lord Acton).

    O grande segredo de moralizar essa bagunça mundial é através de Lei, pois é ela quem obriga as pessoas a agir de determinada forma em um Estado de Direito.

    Qual a obrigação de uma Federeção de futebol com os torcedores? A que órgão de controle a Federação está obrigada a apresentar prestação de contas? De nada adianta ser fulano da coisa, cigrano da barbie ou beltrano do mais querido se essas entidades possuem poder sem responsabilidade?

    Deveríamos convecer os nossos Deputados Estaduais a iniciar um projeto de lei que determine a participação dos torcedores no processo de sucessão, inclusive com mecanismo de tirar quem nos representa. Por que os sócios dos times federados não teriam direito a voto?

    Concluindo, se querem brigar procurem os nossos representantes políticos, pois futebol faz parte de nossas vidas e nada mais justo cobrar que as atividades profissionais de futebol sejam reguladas por força de instrumento que possa permitir a cobrança, tal como a Lei. Que tal começarmos com nosso presidente (ALN) que é vereador do município?

    Abraços.

  7. Paulo Fonseca
    7

    Comentário: 22 anos e Gênio, não combinam com FPF…

  8. Eduardo Ramos
    8

    26 anos no poder. Uma caixa-preta que poucos têm acesso.

    A indicação de um sobrinho é um exemplo claro do coronelismo que ainda teima em se perpetuar em alguns guetos, entre eles, a FPF.

  9. O náutico e o américa estão apoiando Mirinda para este lugar. Está mais do que na hora do Santa ter alguma voz na FPF-PE.

  10. E Nielsen Nogueira? Vejam trecho de um comentário de um torcedor do sport sobre a arbitragem desse juiz no clássico Santa e Náutico em 30.01.11:
    “vi com bastante frieza o clássico, pois para mim tanto fazia o resultado, uma vez que o mais importante é estar entre os quatro no final. Mas a impressão que nos passou, é que o juíz além de perdido, deveria ter recomendações de não prejudicar o Náutico. Relato alguns fatos: (1) Everton: Merecia ser expulso com agressão gratuita e não cartão amarelo; 2) Penalty: Claríssimo em cima de Thiago Matias;; 3) Penalty: Caso vejam o replay, vão ver que o André Zuba nem tocou no Ricardo Xavier, portanto não foi Penalty e ainda merecia cartão amarelo por jogar a torcida contra o arbitro; 4) A expulsão de Thiago Cunha, ele sofreu a falta clarissima e de fato tentou revidar e sequer bateu no jogador do Náutico e o Juiz ainda reverteu o lance; 5) Expulsão de Wesley, mais uma vez falta no jogador do Sta, que reclamou de forma brusca, mas poderá, após tantos erros em favor do Náutico…e mais uma vez expulso. “

  11. Esse juiz era o que o sport queria para apitar o jogo com o salgueiro e por coincidência apitou. O jogo estava 0 x 0 até acontecer um pênalti “duvidoso”.

  12. Geraldo Mesquita
    12

    12 de Setembro já está aí, e não dará tempo sequer para se pensar em articulação, em se organizar uma candidatura em condições de pelo menos competir. As cartas sempre estiveram marcadas e certamente continuarão assim, até que alguma lei determine uma mudança. Tudo continuará como sempre foi. Quem chega ao poder, não sai mais.

  13. Eduardo Ramos
    13

    Eu contrataria, dependendendo das negociações, Vitor Hugo.

    Na zaga, o Santa Cruz tem um júnior chamado Renato Camilo que deixou boa impressão contra o América de Natal. Considero Everton Sena muito limitado.

  14. Eduardo Ramos
    14

    Guarani-CE x Santa Cruz será em João Pessoa.

  15. 22 anos e presidente da FPE? Não tem cabeça inovadora certa, seria um boneco. Tem que namorar muito ainda. Foda é ouvir a imprensa ventilar nomes da família do ex-presidente como se essa merda fosse de fato hereditária. Forão tão bem adestrados que julgam-se coerentes e até mesmo sagazes ao fazer tal comentário.

  16. Marco André
    16

    A coisa disse que apóia o nome do candidato a vice presidente da FPF. O moleque tem 22 anos e era conselheiro da coisa até ano passado. Pra os dirigentes bonzinhos da coisa Fred Domingos e Wanderson Lacerda não há problema, pois o presidente, Evandro, tem 16 anos de FPF e conduzirá tudo da melhor forma possível.

    Outro diretor, também burro-negro, Pedro LACERDA, tb apóia o garoto.

    A barbie lançou junto com o América o nome de Mirinda. O Santa Cruz, commo sempre, vai comendo mosca.

    EU NAO ACREDITO QUE A DIRETORIA DO SANTA VÁ DEIAR UM MOLEQUE DE 22 ANOS, TORCEDOR DOENTE DA COISA, SER VICE PRESIDENTE DA FPF, sem EXIGIR que o vice seja TRICOLOR pra controlar as maracutaias.

    Só nessa semana descobri que o presidente, Evandro, era conselheiro da coisa. O que já é um absuro. O candidato a vice era conselheiro da coisa. E dois diretores da FPF são também da coisa: Felipe Gomes, 15 anos de bastidores na coisa e Pedro LACERDA (sobre nome já diz tudo)

    Isto é, a FPF, de CAO e Zé Joaquim (ambos da coisa), CONTINUARÁ, após 16 anos, SENDO comandada pela COISA.

    A PORRA DA DIRETORIA DO SANTA CRUZ NAO VAI FAZER NADA????????????????????????????????????

    O problema não é ter 22 anos, e sim todo mundo lá dentro ser torcedor fanático da coisa imunda do mangue.

    Isso é inadmissível

  17. Jota Camargo
    17

    Pois bem…

    É verdade que genialidade não combina com idade, nem com FPF, mas não precisa ser um gênio pra assumir um cargo na entidade, acho que deve sim haver jovens no processo de renovação, mas não ocupando o cargo principal, se ele é capaz ou não, ainda não se sabe, sou favor da democracia e acho que ele tem o direito de se candidatar, compete aos clubes elege-lo ou não.

    Se não renovarmos com um presidente diferente, de preferência tricolor, estaremos perdendo uma oportunidade única, tem-se ventilado, que foi feito uma proposta ao ex-presidente do Santa Cruz(bom, por sinal), Alexandre Mirinda, ele se pôs à disposição da candidatura, segundo consta, ele seria apoiado por dois dos grandes, Santa Cruz e Náutico estariam se organizando para promover a candidatura do mesmo à vice-presidência.

    Sou a favor de um presidente tricolor, desde já, os dois Oliveiras que ficaram lá, nenhum tinha o Mais Querido como time do coração, isso é até pra evitar qualquer tipo polêmica.

    Espero sinceramente que com essa morte do Carlos Alberto, renovemos, democratizemos e “tricoloremos” a FPF.

  18. Se o nome desse rapaz for aprovado, o Santa Cruz deve retirar o time dos próximos campeonatos pernambucano.

    • Concordo. O Náutico e o Santa Cruz deveriam se retirar do campeonato por no mínimo cinco anos. Sem a rivalidade dos dois a coisa não se manteria financeiramente. Acredito que já esteja a beira do precipício, basta um empurãozinho. A arena da copa não seria viável. O governo do estado interviria. E se é para ser assassinado melhor levar o assassino conosco.

  19. Jota Camargo
    19

    http://www.youtube.com/watch?v=iS6_9mbTBsY

    http://www.youtube.com/watch?v=BA4_CDunUAg

    Relembrando o milagre da campanha de 1999, realmente emocionante, nunca mais teremos um time com aquela raça.

  20. m.junio tricolor
    20

    escalação do time

  21. Eduardo Ramos
    21

    3-5-2 ou 4-4-2? Tomara que Teodoro não invente.

    No treino de ontem: 0 a 0.

    Estou desconfiado mas já comprei o meu ingresso.

    • Fabiano Pinheiro
      21.1

      O treino antes do jogo passado foi 4×2 pros titulares. Quem sabe a gente não inverte dessa vez.

    • Eduardo Ramos

      A rádio JC disse ontem à noite que foi 0 a 0.
      Prefiro acreditar no Filho de Guri, no caso, o Fabiano Tubarão Pinheiro.

  22. Anderson Seabra
    22

    SOBRE O JOGO DO GUARANI-CE X SANTA CRUZ EM JOÃO PESSOA

    Na minha opinião, para o Santa Cruz aceitar a modificação do local do jogo seria necessário que o clube coral tivesse alguma vantagem financeira. Depois de analisar os jogos do Guarani do Juazeiro pudemos identificar que esse clube no primeiro e no segundo jogo teve públicos de 609 e 519 torcedores respectivamente, nas duas partidas o Guaraju teve rendas inferiores a R$ 10 mil reais, por isso o Santa Cruz deveria entrar em acordo com o Guarani para autorizar a modificação do local da partida. A ideia seria dá uma cota de R$ 30 mil reais ao clube cearense e o Santa Cruz passar a ser o mandante da renda, em caso de negativa do Guarani, o Santa Cruz solicitaria a não modificação do local de jogo por falta de condições do gramado e desetimularia a torcida a ir ao estádio.

    A torcida tem a consciência que pode estar financiando a equipe adversária e a tendência é que o público seja ainda menor que os 4500 torcedores do jogo passado por ser o Guarani adversário direto pela vaga na segunda fase, mas a história seria bem diferente se o mandante da renda fosse o próprio Santa Cruz.

    • Luiz Ernane
      22.1

      Que isso companheiro, se vc fosse o presidente do guarany aceitaria R$ 30 mil?

      Vamos ser realistas…

      Uma proposta boa seria a divisão da renda.

    • Anderson Seabra

      Ernane, vc sabe quanto foi a renda dos 2 primeiros jogos do Guarani-CE na série D 2011? R$ 12.588,00! isso responde sua pergunta?

    • Coloca os gastos com Hotel, deslocamento, Situação de jogar fora de seus domínios, possibilidade de vitória em casa (o que levaria a uma possibilidade de subir de série e ganhar mais dinheiro)…

      Oferecer R$ 30 mil é esmola…

      Melhor ficar com R$ 12 mil (que no caso de jogo contra o Santa seria bem mais) que aceitar esmola de um clube de Recife…

      Convenhamos, vamos ser realistas.

    • Seabra,

      Você acha sinceramente que o Santa Cruz não tem tirado proveito financeiro desses jogos no Almeidão?

  23. Anderson Seabra
    23

    SOBRE O EDITORIAL

    Desde de 2001, aguardo por esse acontecimento: a morte de Carlos Alberto Oliveira, pois era sabedor de que essa seria a única maneira dele sair da FPF, confesso até que as vezes gostaria que isso tivesse acontecido de forma não natural para abreviar ainda mais a sua nefasta passagem na FPF.

    Pois bem, CAO “deixou” a FPF, então surge a oportunidade da Federação ser oxigenada, uma oportunidade de termos finalmente um dirigente tricolor no comando da FPF depois de mais de 50 anos, mas para a minha decepção a diretoria do SANTA CRUZ prefere não opinar sobre a situação.

    COMO ASSIM? Como é que a diretoria do clube não quer dá opinião sobre um assunto que é de interesse direto do SANTA CRUZ F. C? Reconheço que o trabalho de ALN está sendo bem feito, mas não emitir opinião sobre essa lide é uma omissão imperdoável. Espero por uma oxigenação na FPF há mais de 10 anos e a diretoria do SANTA não deseja emitir opiniaão sobre o assunto? A modernização da FPF vai contribuir para que todos os clubes de PE sejam fortalecidos, inclusive o Santa!

    Como sócio e torcedor coral exijo que a diretoria do clube tome partido na escolha do vice da FPF e indique um tricolor para o cargo, caso contrário minha continuidade no pagamento das mensalidades e contribuição com o clube estarão comprometidas.

    Quem sabe já não esteja na hora de surgir um representante coral que tenha origem das redes sociais, que seja democrático, que sedimente no estatuto da FPF no máximo uma reeleição, alguém com a alma tricolor, mais acima de tudo um representante não apenas de uma equipe, mas de todos os afiliados da FPF.

    Que tal hein Dimas?

    Domingo será mais um episódio de emoções fortes, será que o Santa vai matar o ex-vice agora?

    Saudações Corais a todos!

  24. Anizio, esse Sobrinho do Ex-Presidente tem sim vida politica dentro da coisa, ele é Conselheiro e ja participou de outras diretorias, quem me confirmou isso foi um colega que é doido(ou seja torce para as coisetes). E alem do mais esse garoto de 22 anos tinha um cargo de ouvidor num sei de quem…num sei pra quem isso é ja estavam preparando a cama para a continuidade do coito. Entao espero que isso nao acontece…

    • Valeu pelas informações, Júnior.

      Volto a afirmar que o cerne da discussão não deveria ser o fato dele ser jovem; o problema principal é essa hereditariedade medieval e ridícula. Além de, logicamente, não ter sentido o presidente e o vice da federação serem do mesmo time, no caso a cachorra de peruca.

    • Concordo Anizio, ser jovem é apenas um agravante.

  25. óia a cobra
    25

    É uma verdadeira panela. E todos nós sabemos como foi gerido esses anos de presidência.
    Favorecimento ao time do boi em campo e no extra-campo;
    Perseguições, a cabense sentiu na pele.
    entre outras atitudes questionáveis.
    Não tem dinheiro que compre esse voto. O prejuízo será bem maior e muito mais caro.
    Esses presidentes de clube precisam se comportar legitimamente e não como esmoleis e pedintes.
    Se o clube precisa que peça, mas que isso fique claro que todos os outros tomem conhecimento e que não fique caracterizado como favor, como se o dinheiro fosse do presidente bonzinho.
    E eu me pergunto que mais esse clube chamado sport quer?
    Além de todos os favorecimentos que temos conhecimentos ainda teve um presidente de federação 16 a ajudá-lo e ainda quer mais?
    Meu Senso de cidadão e de justiça pede um presidente que haja verdadeiramente em prol do futebol pernambucano que ajude e trabalhe por todos.
    Não é isso que pensa o clube da ilha do caranguejo. Eles querem que a FPF continue sendo o seu bureau de serviços como era na gestão passada.
    A federação, os clubes e o futebol pernambucano precisam evoluir e se não houver mudança não haverá evolução.
    Mirinda é um excelente nome.

  26. Leonardo Brandão
    26

    Sei que já passou, mas fiquei muito contrariado com o desfecho da saída do Mercenário. Os valores não chegaram a R$ 150.000,00, ABSURDO!!.

    No início do ano fiquei muito desconfiado com a Diretoria, principalmente pela forma que ganharam as eleições. Depois veio o bom início do Pernambucano, o time apesar da folha modesta começou a se arrumar e jogar dentro dos seus limites, logo ganhou o status de Time de Guerreiros. Veio as finais, fomos campeões do jeito que nós tricolores estamos acostumados, na Raça e Sofrimento, houve renovação da maior parte do elenco, compra do CT, se é que foi comprado mesmo, até hoje tenho essa dúvida, e logo o sentimento de desconfiança deu lugar a confiança total.

    Estava muito confiante com essa Série D, achava realmente que esse seria o último ano nesse Série, no início depois do empate contra o Guarani de Juazeiro, chovia criticas aqui e eu sempre confiante, empatamos contra o Porto, chovia críticas e eu sempre comentando que as críticas estavam exageradas, até por que estava ainda no início. Veio o jogo do Santa Cruz do RN no Arruda e nada de futebol e para completar esse último jogo ridículo em João Pessoa. O time não tem mais garra, espírito de luta, comando.

    Bem isso tudo é para escrever que toda minha confiança, e olha que pelos comentários que vi aqui durante essa competição sempre fui um dos mais cofiantes, deram lugar a desconfiança e decepção.

    Realmante não consigo mais questionar àqueles que não acreditam.

    Por fim a Diretoria toma um decisão totalmente imbecil na saída desse mercenário. Para mim foi o mesmo de dizer para os jogadores que ficaram que quem quiser sair não encontrará dificuldades nenhuma. Tomara que eu esteja errado e nunca desejei tanto isso, mas caso aconteça algum resultado adverso domingo, veremos uma série de jogadores com propostas para sair, tendo em vista o iminente insucesso.

    Bem, desculpem o pessimismo, mas esse é o sentimento que eu tenho.

    Nesses últimos dias a Diretoria do Santa voltou a ser o que sempre foi, um pouco melhorada é verdade, mas totalmente passiva aos mal caráteres que vivem no futebol.

    Abraço a Todos!!

  27. Falaram aí em cima que o novo presidente da `FPF é torcedor da oisa?!

    Eu vi já em várias reportagens que ele era alvi-rosa( coincidentemente seu sobrenome é igual ao que dá nome aos Aflitos( Eládio barros Carvalho).

    Quanto ao time, se o everton Senna fosse canhoto( me parece que não é) poderia ser começado a testar la lateral, pois acho que ele temu m biotipo melhor pra lateral do que pra zagueiro. Ele tem vigor físico, magrinho bom marcador, só acho que precisa ser mais desenvolvido os cruzamentos.

  28. Emanuel Morais
    28

    Evandro eh delegado especial da policia civil, e eh sim burro negro.

    Seabra, existe uma coisa chamada “relação custo – beneficio”. Tirar um jogo da sua casa pra ganhar em torno de 3 x mais, pode nao valer a pena. Outra coisa (VTNC), quer beneficio maior pra um time jogar com o apoio da sua torcida? Se o time nao tem tirado proveito disso, aí eh outra estória, mas que eh vantagem eh.

    Eu Acredito.

    • Anderson Seabra
      28.1

      Emanuel, acho que a maior vantagem desse futebol de hoje em dia é dinheiro, jogar contra eles com 500 pessoas o estádio é jogar em campo neutro, além disso, não dúvido nada mesmo o jogo sendo no Juazeiro a torcida coral ser maior que a deles.

      Mudar mando de campo (não ganhar nada) e financiar o adversário to forinha!

  29. óia a cobra
    29

    ó desejo de titio era que eu assumisse!!!
    se eu num conseguir ele vem puxar o pé de vocês de madrugada.

  30. rubemjunior
    30

    Igor jogador da Cadela de Peruca deixou a Ilha do Xié.

    Não seria uma boa contratação para recompor a saída do CEntavos Mahias ?

    • Tricolor
      30.1

      Igor faz 2 anos que não faz mais nada!

      Até quando vamos continuar olhando por nosso quintal??

      Tem tanto bons zagueiros por ai…e nãoprecisa ira pra muito longe não.

    • Hélio Mattos
      30.2

      Não.

  31. sobre o presidente da federação!! ele é alvi rosa sim!! acabei de confirmar com um colega meu ex superintendente do santa cruz e alvi rosa!!

  32. sobre o neto do ex presidente!!

    mais vcs são bestas né?? ficam ai discutindo isso, aquilo pergunta??

    vcs tem poder de voto pra tirar ou colocar alguem na federação?? oxiiiii vamos parar com isso minha gente aquilo é e sempre será troca de favores, e sabe quem que tem mais força nisso tudo?? os presidentes de liga desportiva das cidades de pernambuco e eu já estou sabendo que o netinho tem prestígio com os presidentes!!

  33. óia a cobra
    33

    Ô rubi ????? que idéia é essa ??? admiro vóis.

  34. DESAFIO!!

    Quantos de vcs tem coragem pra marcar um protesto na frente da federação pernambucana??

    todo mundo blog, bora?? eu topo é só marcar o dia que eu troco plantão e agente vai!!

    será que vai mesmo?? ou vai ser do mesmo jeito do protesto contra aquele presidente que tirou onda com a cara da gente!!

    EU PROTESTO!! carlinhos de bezerros

    BORAAAAA QUERO VER AGORA QUE SE GARANTE MESMO!!

  35. SOBRE O TIME!!

    Como de costume sempre espero o cara jogar 3 jogos pra falar algo do atleta, no caso de Ludemar ele vai ter 2 jogos, mais mesmo assim eu vou esperar pra falar!!

    VAI QUE ESSE CARA DA CERTO!!é claro que poderia ser outro, mais como eu acredito que esse ano vai ser na base de 1999, pra mim está tudo no esperado!!

    santa cruz ganha domingo do porto!! o placar vai ser 2 X 0 PARA O SANTA CRUZ! não quero saber de quem vai ser o gol, pode ser de kiros,caça rato,fred joia,dudu ramos,pêpêu, rubem junior, oia a cobra arnildo etc… quero saber que vamos ganhar e tá falado!!

    É SANTA CRUZ ATÉ MORRERRRRRR

    • rubemjunior
      35.1

      Pepeu e Fred Joia daria certo neste ataque?

      Com a resposta Dudu”Eletricista de auto”Ramos.

    • Eduardo Ramos

      Pergunta a Carlinhos! Depois que o STF legitiomou, ele tá todo animado! KKKKKKKKKKKKKK

  36. ALN tá se demo9sntrando político em excesso…

    Tem que manter presença, ficar alerta a tudo que envolve os bastidores do futebol pernambucano!

  37. Eduardo Ramos
    37

    Tá no jornal: a verba de representação da presidência da FPF é de R$ 50.000,00. Repito e por extenso: cinquenta mil reais.

    É mole ou quer mais?

  38. Fábio Belmino
    38

    Estou na espectativa em ver o desenrolar nessa FPF tão suja nos ultimos anos, porém confesso que não tenho esperança que a bagunça e a forma ditatorial de condução mudará.
    Primeiro passo seria uma reformulação profunda no estatuto,entre elas permitir apenas uma reeleição.
    Oliveira, Bivar, Lacerda, Jatobá, Nogueira e tantos outros dessa estirpe não merecem sequer pisar na FPF.

  39. rubemjunior
    39

    Com relação ao time.
    Não colocaria Everton Sena na zaga, ele é muito limitado, é só bombão.

  40. estão falando em mirinda pra a vice da fpf!!

  41. Não vou ao jogo, graças a Deus hoje sou um sócio em dia porque optei pelo cartão de crédito.

    na verdade estou cansado por vários plantões de 24 horas vou ficar em casa com a familia, mais de qualquer forma vou me lascar pelo rádio, se tiver sorte a a tv nova passar vou ver pela tv.

    ALGUEM SABE DIZER SE A TV NOVA VAI TRANSMITIR O JOGO AQUI PRA CARUARU??

  42. Emanuel Morais
    42

    Eh como Finha(?) ta dizendo. Ele eh burronego. Já trabalhei com ele na minha época de agente de policia (o mesmo eh delegado especial, acho que agora já eh aposentado).

  43. gleibson e almir!!

    tá vendo vcs?? só vcs dois falaram que vão pra o protesto até agora!! é por causa disso que tem assunto que se fala aqui que nem ligo!!

    agente só vê neguinho dizer fulando é isso… beltrano é aquilo… mais na hora de chegar junto mesmo fica tudo se torando!! e olhe que ninguem ta falando em protestar com violência não!! me refiro a justamente o que gleibson falou.

    eu comparo a atitude de muito torcedor coral com cachorro vira lata da pior especie que existe!! os outros cães metendo o cacete nele e ele latindo feito a porra como se fosse brabo tendeu??

    se depender da maioria da torcida coral, se depender de atitude pra protesto o santa cruz é roubado todo dia que ninguem faz nada, é por isso que que as vezes apoio a inferno coral( sem violência claro) nas suas atitudes. ai aqui ficam isso é errado, é feio, papai do ceu castiga etc… porraaaaaaaaa vamos fazer algoooooo mais não e só criticar criticar criticar!!

    tem que ter cunhãooooooo e é por isso que sou chato mesmo!! estamos prestes a ter um novo oliveira lá de dentro e não se faz nada!! mirinda ta sendo apoiado pelo time de rosa e silva, oos lavagens cerebral estão dando todo apoio pra oliveirinha e ninguem do santa cruz se manifesta pra nada.

    É REVOLTANTE!! kd os blogueiros mais moral, chama ai samarone,o proprio dimas,gerrá a febe do rato e vamos protestar!!

    MARQUE ESSA PORRA QUE ME GARANTO!!

  44. Marco André
    44

    R$50 mil reais de salário pra ser presidente da FPF?????????

    PUTA QUE O PARIU. Isso não existe. Por isso ninguém quer sair de lá. O cara ganha quase o dobro de um ministro do STF.

    Quando deve ganhar o vice?????// Esse moleque torcedor da coisa, que nem formado é ainda vai tirar a burra da lama pelo resto da vida.

    E quem vai sustentar os burro-negros da FPF, Evandro, o garado de 22 anos, Felipe Gomes (diretor), Pedro Lacerda (diretor), entre outros burro-negros?????????

    Quem sustenta essa mamata, em sua maioria, é o Santa Cruz F. C., pois somos o clube que mais põe diheiro naquele feudo, pois de 5 a 10% das rendas dos jogos, ingressos, vão pra FPF.

    Assim, pagamos pra sustentar ex-conselheiros e familiares de diretores famosos da coisa pra….

    ACORDA SANTA CRUZ, PQP!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

  45. rubemjunior
    45

    Alguém sabe informar o preço médio de ingresso da série A ?Me disseram que é R$ 30,00 conto.

    Eu pergunto, é justo o torcedor Coral pagar para ver o time jogar essa bolinha por R$ 30,00 conto?

    O pessoal está gastando muito com viagens a João Pessoa, gastam R$ 30,00 + R$ 50,00 da passagem, afora a cervejinha.

    Acredito que o ingresso a R$ 20,00 e R$ 10,00 estaria de bom tamanho, R$ 30,00 deveria ser no mata-mata.

  46. Pedro Zimmerle
    46

    Só temos 02 jogos por mês no Arruda, acho que o preço dos ingressos estão de bom tamanho.
    João Pessoa é um caso a parte, vai quem pode. Acho que o mais importante é encher o Arruda e ajudarmos nosso clube, independente de resultados; embora ele seja muito importante.
    Essa é minha opinião!!!!

  47. No meu entender a questão da FPF vai muito mais além do que um interesse clubístico. Pra mim, não é tão importante se o atual presidente da FPF é rubro negro ou alvirrubro. O que realmente importa é que estamos em processo de mudança diretiva nos quatro cantos do mundo. Ditadores estão saindo do poder. Não há mais espaço para dinastia nem “capitania hereditária”.

    O rapaz, sobrinho de CAO, pode ser torcedor do sport, náutico, porto ou até Santa Cruz mesmo. A questão passa pela mudança completa que deve pairar os ventos que assolam a FPF há 26 anos. E a oportunidade é essa. Diria até única. Porque se o menino for o 1º vice presidente se estará dando fortes indícios que será, em breve, presidente e aí tome mais 20, 30, 40 anos no poder e sob o poder de uma só família, algo visto hoje em dia somente em alguns clãs e em livros de história!

    Saudações Tricolores!!

  48. 30 reais tá de bom tamanho. quem não pode pagar os 30, tem a opção do todos com a nota. e ainda tem o rádio e a televisão, de grátis.
    e não dá para ficar fazendo comparação com série A. lá, os clubes ganham a maior grana.

  49. Domingo, tô lá no Colosso. Quero nem saber. Cravei 4 a 0 no Bolão. Tô nem aí. R$30 tá bom, a geral custa R$15, menos que isso só se for pebolim.

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *