Comente com moderação

Os mais antigos freqüentadores do blog conhecem bem as nossas raízes. Surgimos para publicar apenas um texto sobre a primeira vitória da oposição na história do clube, mas gostamos tanto da brincadeira que acabamos ficando por aqui. O Torcedor Coral surgiu assim: sem pretensões e para dar vazão ao orgulho de ser tricolor num momento marcante da nossa história. Pena que a história do clube é cheia de percalços e a vitória da oposição deu no que deu.

Passei algum tempo escrevendo sozinho, porém, logo alguns tricolores se juntaram a mim. No início, havia mais cronistas do que leitores. Era mais ou menos assim: a gente cruzava a bola e depois corria para cabecear. Em resumo, escrevíamos o texto e comentávamos ao mesmo tempo. Mesmo depois que o blog cresceu, continuamos a participar da seção de comentários, pois é assim que nos sentimos à vontade, como alguém que se joga no sofá e coloca os pés no centro da sala de estar de sua casa para ver televisão.

O TC, para mim, é como um filho que você ama, mas sabe que o cria para o mundo. Assim, o tempo nos trouxe outros leitores – ainda bem! – que nos deram orgulho pela serenidade de seus comentários. Aqui, sempre houve divergências, mas prevalecia, em quaisquer circunstâncias, o direito ao contraditório e o respeito mútuo. Alguns leitores não se encaixaram em nosso perfil e se afastaram. Outros também não se encaixarão. Não se pode agradar a todos.

Com o fim do Blog do Santinha, a equipe do TC tornou a se preocupar com um problema bem resolvido entre nós: a moderação – indesejada pelos editores e odiada pelos leitores, porém necessária à sobrevida de qualquer blog na internet que tenha um grande número de acessos. O Blog do Santinha, pelo seu tamanho, servia-nos de anteparo, como uma malha de proteção, pois a maioria dos internautas buscava sempre o blog coral mais popular da internet para comentar. Protegidos pelo imã do BDS, nosso blog tornou-se palatável, inclusive, para os leitores mais exigentes. Sem essa proteção, o TC corre agora o risco de cair na mesma armadilha do Blog do Santinha, que se tornou muito grande e incontrolável. Eram comentários com cara de bate-papo (o mesmo leitor publicava, às vezes, dez ou mais comentários no mesmo artigo), um tal de abraço para um e vai tomar no cu para outro que não agregava absolutamente nada ao tema proposto no texto ou ao debate como um todo.

Ainda que não seja o único motivo, e muitos de seus leitores não aceitem a ponderação, o fim do Blog do Santinha esteve também relacionado ao tipo de debate que se travava na seção de comentários. Digo isso de camarote, porque participei, na qualidade de colaborador, de inúmeras discussões sobre o assunto com os seus editores. Cheguei mesmo a publicar por lá um artigo onde criava um espelho dos comentários (vale à pena ler de novo). Como a crônica retratava o pensamento da maioria dos editores, decidimos que ela sairia em nome da equipe do blog. Muitos leitores não compreenderam, apesar da última linha cunhada de uma frase de Samarone Lima, e acreditaram que se tratava de mais uma brincadeira. No fundo, era um pedido de socorro aos leitores.

O Torcedor Coral, desde a sua fundação, primou pelo nível da discussão e sempre foi bastante rígido no cumprimento das regras de moderação. Considero esta a razão de ainda estarmos aqui. Incompreendidos, já fomos chamados de elitistas e intelectualóides, quando buscávamos apenas manter um lugar agradável para escrever e comentar, porque o prazer é a essência para se manter vivo um blog de futebol. Para nós, mais importante que a quantidade de acessos e o número de comentários é o nível da discussão, pois queremos que o blog continue sendo uma boa opção para um debate qualificado, sereno e descontraído. Temos capacidade para isso, pois nossos leitores são inteligentes e bem informados.

Por isso, pedimos a compreensão de todos e esperamos que vocês enxerguem as regras de moderação como elas são: uma forma de organizar um pouco as coisas. Nossa intenção é deixar fluir o debate da melhor forma possível.

O gerenciador de conteúdo do blog está programado para reter automaticamente os comentários que transgridam as regras de moderação. Serão liberados, com a maior brevidade possível, os comentários cuja retenção for indevida.  Outros que tenham escapado do pente fino poderão ser excluídos sem aviso prévio (não há como enviar um e-mail para cada leitor que tenha seu comentário excluído), mesmo depois de publicados.

Aos antigos leitores, obrigado pela companhia de sempre. Aos novos, bem-vindo ao TC e um bom debate!

Regras de moderação do Torcedor Coral

O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:

1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Fujam sistematicamente do assunto proposto no artigo;
7. Tenham características de chat ou bate-papo;
8. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
9. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários;
10. Publiquem comentários em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

99 Comentários

  1. Roberto Gomes
    1

    Parabéns companheiro Dimas, já era necessário um freio de arrumação por aqui, espero que suas palavras sejam compreendidas. O recado foi dado !
    Saudações Corais

  2. é isso. manda quem pode e obedece quem tem juízo.
    eu só sei que se o time do santa perder domngo, a possibilidade do blog do santinha voltar é grande.

    • samuel maceio
      2.1

      como assim gerrá, estão tendo uma recaída????

    • não… fica provado que não era o blog que dava azar. simples.

    • Gerra quer dizer que vamos ter que torcer para o Santa Cruz perder para os time do Mangue para o nosso blog predileto voltar a funcionar, essa do blog parar porque dava AZAR ao Santinha nao existe vcs devem voltar em grande estilo, se DEUS quiser vamos vencer domingo e na segunda feira o blog do SANTINHA volta com todo gas.

  3. samuel maceio
    3

    Caro dimas,

    Muito salutar esta decisão, pois do contrário o TC iria trilhar o mesmo caminho do BDS, e NÃO é o que querem os verdadeiros tricolores!!

    Agora cabe a cada um tentar contribuir da melhor maneira possível e que o blog continue prazeiroso para para todos que fazem parte do TC!!! (pelo amor de deus outro blog tricolor fechar não!! este espaço é muito importante, principalmente para nós exilados).

    obrigado,

  4. Eduardo Ramos
    4

    Dimas, compreendo a sua preocupação mas fica difícil exigir comportamento moderado (ainda que virtualmente) de quem já foi Fita Azul, foi Penta-Campeão, foi o único time campeão sem um único empate ou derrota, o primeiro time do Brasil a vencer a sleção brasileira, enfim, um orgulho para essa Massa sofrida. O Blog do Santinha era uma válvula de escape, um Muro das Lamentações, um Bar Virtual, um psicanalista 24horas/dia, e que foi toirado do ar de repente. Aguenta, compañero! Pelo Santa Cruz! Pela Massa Sofrida! Por todos nós, amém.

  5. Caro Dimas

    Boa noite.

    Oportuno lembrete, mas infelizmente tenho pouca esperança que vá funcionar . Há pessoas que simplesmente transferem sua estupidez, leviandade, inconveniência e o desrespeito ao tempo e à inteligência alheia do mundo real para o virtual. Nada justifica isso, seja na vitória ou na derrota. Os mesmos personagens que tornaram o BDS uma aporrinhação, até para os seus fundadores, reproduzem por aqui o mesmo drama, ou seria uma tragicomédia? Transformaram o BDS em divã psicanalítico individual, programa eleitoral partidário, mural de recados, SMS, classificados , entre outros usos “criativos”.
    Desejo-lhe paciência oriental, chá de erva doce e algum rigor para que mantenha este agradável espaço da mesma forma.

    sds santacruzenses

  6. “Censurar ninguém se atreve”
    (Banho de Lua – Composição: P. de Filippi/F. Migliacci/versão Fred Jorge)

    “Está em trâmite no Congresso Nacional um projeto de lei que prevê regular a atividade nos blogs brasileiros. Segundo o texto (da lei), os usuários devem ser obrigados a moderar os comentários publicados em suas páginas e todos os conteúdos comentados por anônimos serão de responsabilidade do blogueiro.”
    http://www.blogarte.com.br/a-moderacao-da-internet/
    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010/07/projeto-de-lei-quer-controlar-e.html

    • “Líderes vão e vem, mas o povo permanece. Apenas o povo é imortal.”
      (Josef Stalin)

      “Blogs vão e vem, mas o Santinha permanece. Apenas o Santa Cruz é imortal”
      (Anizio Silva, após 2 doses de Smirnoff Caipiroska)

    • Anizio temos que voltar aos velhos tempos de glorias da torcida do Santa Cruz quando tinhamos a SANTAMANTE, FORCA JOVEM depois apareceu a SANFONA CORAL com a saida de vcs ficou aberto o espaco para a torcida inferno coral, creio que com a volta de vcs ocupando cada um o seu espaco dentro do Arruda a forca da inferno coral tende a cair, vamos dizer que a FORCA JOVEM fique com a sua charanga nas socias , a SANTAMANTE na arquibancada localizado na frente do escudo e a SANFONA CORAL ocupando o lado direito da SANTAMANTE com certesa a inferno coral iria perder forca dentro do clube.

    • gleibson, eu como fundador da sanfona coral, te digo: a gente nunca foi torcida organizada, nem nunca quis ser.
      a sanfona coral era uma brincadeira de amigos, num curto período de alegria que o santa cruz nos deu.
      daí, não dá para nos comparar a santamante, força jovem, etc.

  7. A diretoria está “lutando” para trazer Geílson e dando a este tratamento de grande jogador. Pelo amor de deus, vi vários jogos desse cara, ele não joga nada, perde gols incríveis, não tem recurso técnico. Acho que nossos comandantes estão tomando o caminho oposto, ao invés de começar a botar os pernas-de-pau pra fora, estão contratando mais um. Espero que o craque Geílson arrume um contrato com o Milan e não venha pra cá.

  8. Felipe Camarão
    8

    Esse blog é elitista, preconceituoso e de inclinações autoritárias… continuem assim.

  9. Tribomjardim
    9

    Achei pertinente…quando às contratações, não me entusiasmo mais pois nada do que foi prometido foi cumprido…então é torcer para que acertemos como um tiro no escuro…e amanhã vamos ganhar da coisa, mas não vamos esquecer das nossas necessidades, essa armadilha de se iludir com uma vitória é fatal.

  10. André Tricolor Virtual
    10

    Dimas,

    Fico feliz por essa preocupação, acho que o TC consegue manter um nível um tanto satisfatório em relação aos textos e comentários.

    Cabe aos ilustres Torcedores Corais manter um mínimo de educação!

    Esse espaço é virtual e não “putal”

    >>> VIVA SANTÃO !!!

  11. Ricardo Cavalcanti
    11

    Saudades do Blog do Santinha!!!

    Alí era um local popular igual ao meu Santa Cruz (do povo)!!!

    BDS,Eternas saudades!!!

  12. Dimas está certo

    Vamos comentar com moderação, mas também vamos ficar de olho em quem vai assoprar o apito no jogo contra a coisa maldita do mangue.

    SAUDAÇÕES TRICOLORES!!!!!!!!!!!!

  13. rapaz não sei pra que tanta regra de moderação. o blog é particular e entra o comentário que o dono quer. e pronto.
    quando o meu blog estiver no ar, as regras de comentários se resumirão a: “aqui só entra o comentário que eu quero. um abraço e quem não gostou vá pra pqp.”

  14. Ricardo Cavalcanti
    14

    Espero postar neste Blog na segunda feira, uma mensagem de alegria, comemorando ainda a nossa vitória em cima da Leoa mimada.
    Independente de moderação ou não, precisamos ficar ligados no mundo da bola.
    Mesmo que algumas postagens outros não gostem. O importante é mantermos o respeito e externar do fundo do peito o sentimento ao Mais Querido Clube das Multidões.
    E quem não gostou vá pra PQP.

    Saudações Corais!!!

    Ricardo Cavalcanti

  15. óia a cobra
    15

    É incrível como esse blog é aguado, sem graça, sem alma, sem estÍmulo e sem calor humano. E OS EDITORES MUITO EXIGENTES.
    SEMPRE ACHEI E PENSEI ASSIM E SÓ POSTO AQUI POR NÃO TER OUTRA OPÇÃO.
    O blog do Santinha era um coração, coração de mãe. Aliás, era minha casa, era meu quarto, as vezes eu me sentia nu. As vezes um palavrãozinho aqui ou ali, mas nunca foi obsceno, sempre mantive a linha do respeito da boa convivência com os colegas.
    Eu sei que muitas vezes escrevo bobagens e sou coloquial, mas respeitando-se as regras do blog,respeitem também a liberdade de expressão, o jeito de se comunicar e peculiaridade de cada indivíduo.
    Às vezes se cobra “o bom nível” “a linha do blog”, acho isso uma grande besteira. Quando o assunto é Santa Cruz você abre um leque muito grande, onde a diversidade de idéias, pensamentos , formação e personalidade incontáveis.
    E geralmente esses que exigem o bom nível as vezes escrevem cada besteira… palavras insípidas…
    Quem faz a tendência e o nível do blog são os postantes e não os editores. O editor entra com o comentário principal e os freqüentadores que postam delineiam as opiniões de acordo com sua formação e maneira de pensar.
    DEIXEM O POVO SE EXPRESSAR.
    Não tenham esse desabafo por desaforo. É só o que penso, e posso estar completamente enganado.
    Um Abraço (vocês não gostam muito desse abraço) mas vai assim mesmo.

    • Rosa Lucia
      15.1

      óia a cobra:

      Sou sua fã, morro de rir com o que postas mas… existe o expressar e o EXPRESSAR… entendes!

      Saudações em preto, branco e encarnado seeeempre.

      Com carinho

      Rosa Lucia

    • Tribomjardim
      15.2

      Amigo Óia…acho que o SANTA desistiu do bodão…..senão vejamos, como dispensar jogadores conhecidos para trazer jogadores mais fracos…..a arbitragem faz o que quer, quebraram a perna do jogador do central e não houve nada…..a propósito ALN se derrama em elogios ao bode, diz que o problema da´arbibandidagem’ está resolvido….inocência,omissão, covardia,incompetência…ou tudo junto???Estamos ‘treinando’ para a série D….ganhar obode é uma caso, certo que temos menos dinheiro….mas não podemos deixar de sermos homens!E só.

  16. Muito bem Dimas!
    Parabéns, é isso aí.

    Aos que não sabem fazer uso da liberdade, ultrapassando seus limites, as regras da moderação.
    É a mesma coisa da lei, que existe para que se respeite o direito dos semelhantes e das coisas.

    Rosa Lucia

  17. óia a cobra
    17

    Amiga Rosa Lucia

    Talvez não você tenha me entendido.
    Quando peço para deixar o povo se expressar não é para o cara baixar o nível. De maneira nenhuma, é deixar o pessoal mais à vontade (eu muitas vezes não me sinto à vontade) Sou amante do colóquio, do trivial e do besteirol, e essa me parece, não é a praia desse blog. Talvez as minhas palavras foram contundentes, mas respeito a posição dos editores, e embora sendo muito sincero, espero não ter sido mal educado. Só acho que por se tratar de Santa Cruz que é povão, não elitizem tanto o blog, não sejam exclusivistas.
    E A NORMA DO BLOG NÃO SE DISCUTE. TEM QUE SER CUMPRIDA MESMO, POR QUEM QUER QUE SEJA. E MODERAR É PRECISO.
    EU ENTENDO MUITO BEM O PAPEL DA MODERAÇÃO.
    Escrevi uns posts e a moderação deu sumiço, tudo bem, nem questionei, nem questiono. Respeito o trabalho da moderação.
    QUE DIGA-SE DE PASSAGEM, TEM SIDO IMPARCIAL. E isso é muito bom.

    E é importante os editores trazerem o assunto à tona para que desavisados COMO EU, tenha mais cuidado.

    Um bom final de Semana a todos.

    • Rosa Lucia
      17.1

      Amigo óia a cobra:

      Entendido e repito, sou sua fã por sua irreverência porém, quando falo em comentários e COMENTÁRIOS é justamente com os que baixam o nível.
      No mais, ESTOU MUUUUUUUIIIIIITO FELIZ, afinal cheguei ainda agora do nosso MUNDÃO e nada como uma vitória confirmada, quando do segundo gool de nosso SANTÃO.

      Rosa Lucia

  18. Dimas, foi oportuno e tempestivo seu texto.

    Sabemos que o Blog do Santinha sofreu um bombardeio de injúrias, difamações e calúnicas sem precedentes nos comentários, culminando com ataques pessoais até aos seus editores. Muito provavelmente foi o grande motivo da sua despedida.

    Portanto, com a chegada de muitos participantes do BDS, e aí me incluo, se faz necessário o alerta, para não incorrermos em erros passados.

    Quanto ao clássico, esperamos uma boa vitória, é claro.

    Avante Mais Querido.

  19. joseildo rodrigues de lucena
    19

    A melhor forma de moderação é a exigencia da identificação pessoal, facil demais moderem-se os não identificados pelo nome.

  20. Infelizmente, hoje teremos mais uma goleada do Sport.

    • Independente do resultado, o verdadeiro torcedor do Santa Cruz vai a campo se solidarizar com seu time, ao contrario de torcedores de outros clubes que vaiam e os abandonam quando estão em má fase.

      A meta principal é classificar para a série D, montar um elenco forte e comprometido, re-estruturar o clube.

      Resultados ruins acontecerão, o importante é tirar lições de cada um deles e não deixar que o aborrecimento estrague o que de proveitoso tiver sido feito.

      Resultados bons também acontecerão e para esses é necessário não se iludir e ter em meta sempre a melhoria.

      Quem é Santa Cruz “ama” o clube, não “torce” por ele. Quem não é tricolor coral não compreende isso.

      Desejo sorte ao Santa Cruz hoje e que a arbitragem não estrague o jogo. Vamos mirar a corrente positiva e ignorar quem só nos quer botar pra baixo e não contribui nem que seja com uma crítica construtiva bem argumentada.

      Pra não fugir do tema, Dimas, você está certíssimo, mas é preciso também coibir comenários que *sem fundamento*, apenas buscam tumultuar, desestimular, desrespeitar ou desvalorizar o clube Santa Cruz, os valores da sua torcida e suas tradições.

  21. Não acredito em bom resultado para o Santa. O time é fraco e a arbitragem é sempre a favor do time da federação.
    Tenho uma tese para o Santa. Na sequencia explico.

  22. óia a cobra
    22

    Um fato muito curioso e que passou desapercebido por alguns aconteceu na partida coisa X central. O time de Caruaru estava ganhando de 1X0 e o jogador beto era o melhor em campo e fazendo jogadas de muito perigo ao time da coisa. Pois bem, o tiaguinho jogador da ilha do xié arrumou um jeito de resolver a partida; deu uma porrada no rapaz que o tirou do jogo causando uma fratura na tíbia e a fíbula e o juiz nota 10 da imprensa NEM MARCOU FALTA. Pasmem. Logo apos a jogada a coisa empatou e virou o jogo.
    O coitado do rapaz ficou estendido no chão suplicando atendimento e quando aconteceu ele foi direto para o hospital. Essa lesão deixará o jogador por muitos dias fora do gramado.
    ESSE É O BOM NIVEL DA NOSSA ARBITRAGEM.
    Não se admirem se hoje eles baterem e usarem a mesma tática contra os nossos.

    • Não acompanhei os detalhes do jogo da coisa contra a coisinha do agreste, e só depois desse comentário de Óia a Cobra pude ter noção do que significou esse incidente com o jogador Beto.

      – – – –

      Os comentários acrescentam conteúdo aos blogs. Os comentários acrescentam bobagens aos blogs. Os comentários causam problemas judiciais aos blogs.

      Os comentários devem ser apenas sobre o assunto abordado no post do autor. Os comentários podem fugir do assunto abordado no post do autor, desde que sobre o tema principal do blog. Os comentários não têm nada a ver com o blog.

      Tudo é verdadeiro, tudo é contraditório, tudo é ilusório.

      Agora dá licença, vou jogar Call of Duty. É um jogo de tiro em primeira pessoa ambientado na segunda guerra mundial. Isso tem tudo a ver com o Santa Cruz e com a moderação de comentários, já que cada nazista eliminado por mim pode simbolizar uma suzy, um babão do LEF, um comentário tolo…

  23. óia a cobra
    23

    Deus queira que não, mas a nossa única alegria hoje será o público e consecutivamente a renda.

    Não estou fazendo muita fé no time.

  24. Luiz Ernane
    24

    Vejo razão em Dimas e também vejo razão em “Óia a Cobra”, senão vejamos:

    Dimas quer o diferente, não quer o mais do mesmo que permeia tantos outros blogs, e para ser diferente temos que delimitar as opiniões para que o conteúdo dos comentários seja atrativo e coerente.

    “Óia a cobra” é irreverente, nota-se logo pelo apelido que substitui o olha pelo popular “óia”, e isso eu acho genial, a cara da simplicidade do povo nordestino. Pelos comentários de “Óia a cobra” sabemos logo que se trata de uma pessoa instruída, mas que ama o popular, característica natural pra quem se diz torcedor do Santa Cruz.

    Sem querer correr o risco da incongruência, fico com os dois lados, pois pluralidade de opiniões não se confunde com desordem, entendo perfeitamente os dois lados, pois são harmônicos. Já fui moderado e reclamei, mas vejo que não tinha razão quando da exclusão do comentário, pois realmente tinha baixado o nível.

    Palpite para hoje: Santa Cruz 2 x 1 Coisa maldita dos infernos do mangue.

  25. Aos leitores,

    A título de esclarecimento, em nenhuma das regras de moderação está escrito que:

    1. Há limitação das opiniões (as provas são os comentários 8 e 15;
    2. Que o leitor tenha de escrever de forma erudita ou mecanizada;
    3. Que não se possa chamar palavrões (uma coisa é dizer filho da puta outra é chamar alguém de filho da puta, para ser mais preciso), pois os próprios textos, vez por outra, saem com palavrões.

    O texto, tenho a impressão, que é claro, assim como as regras de moderação que, como está posto, é uma forma de organizar um pouco as coisas.

    Além do mais, as regras de moderação sempre existiram neste blog, apenas os novos leitores, pelo que pude notar, não as liam antes de publicar um comentário.

    Saudações corais,

    Dimas Lins

  26. Luiz Ernane
    26

    Cadê os palpites dos editores? Estamos esperando.

    • Luiz Ernane,

      Alguns cronistas estão viajando e acabou ficando muito em cima para os palpites. Se for possível, ainda publicaremos, caso contrário, eles retornam no próximo jogo.

      Saudações corais,

      Dimas Lins

  27. Arnildo Ananias de Oliveira
    27

    Algo me diz q ñ perderemos hj, em hipótese alguma, pra essa coisa maldita dos quintos dos infernos.

    SAUDASANTA.

  28. Esse amor incondicional que me move ao estadio do ARRUDA é incomensurável, fico a pensar se eu estivesse no meu sofá ou na minha cama seria uma péssima opção, pois a emoção de gritar o gol ou de xingar “alquem” , essa senssação ninguem tira do futebol, ele é mágico e o melhor piscológo (para as pessoas saudáveis). Viva o meu primeiro MOR o Santa Cruz Futebol Clube.

  29. ALEXMICRURUS
    29

    Se existe um culpado pela derrota de hoje, se chama ANTONIO LUIZ NETO, está se isolando. Apesar das carências do time não tem coragem de contratar é lento e burocrátrico, há muito tempo precisamnos de um meia e um atacante e ele espera três derrotas para contratar, e ainda engole perua de Marcio Barros que mais parece um engôdo. Tem gente comendo pelas beradas. acorda LUIZ !
    Tô fora!

  30. Celso Henrique
    30

    Começou. E eu nervoso. Mas vamos vencer.

  31. Celso Henrique
    31

    GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLL!

  32. samuel maceio
    32

    goooooooooooooooooooooooooooooooooolllllllllll

  33. samuel maceio
    33

    Caro Dimas o comentário 20, é o mesmo burro negro (ou torce contra, nunca vi tanto pessimismo)!!!

    Creio tratar-se da mesma pessoa com sobrenome de 2 ex-presidentes da coisa maldita dos quintos dos infernos!!!!!!!!

  34. samuel maceio
    34

    GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLL.

    Pega coisa maldita dos quintos dos infernos!!!!!!!!!!!

    kdê o burro negro que falou que iríamos levar goleada!!!!!!!!!

  35. samuel maceio
    35

    novamente somos líderes!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  36. samuel maceio
    36

    Que esta liderança , não tire a responsabilidade da diretoria de contratar dois meias e mais um ou dois atacantes!!!!!!

    Kdê cirete que a emprensa marron tanta exaltava que marca gol todo jogo contra o santa cruz!!!!!!!!!!!?????

    kdê cirete a fera, ferosíssima?????

  37. Celso Henrique
    37

    SANTA 2 X 0 COISA. QUE ALEGRIA.

  38. samuel maceio
    38

    Ei coisa vai tomar no uh!!!

    Ei coisa vai tomar no uh!!!!

  39. samuel maceio
    39

    Celso Henrique este é nosso presente de aniversário!!!!

  40. samuel maceio
    40

    Como é gostoso ganhar da coisa maldita da ilha do chié!!!

    Como é gostoso, mesmo nosso time não estando uma maraavilha, mas uma vitória contra a coisa é bom demais!!!!!!!!!!!!!!!!

  41. Tribomjardim
    41

    Só não vou comemorar com moderação……agora traz mais opções para o Zé, assim lá na frente o time não desanda.Festa!!!!!!

  42. Só uma coisa a comentar: Santão Líder!!!!!!!!!!!!!!!!

  43. Tribomjardim
    43

    Eita que a impren$a tá de luto…..a grobo estava uma tristeza só…ALN, atende os pedidos de Zé….temos que ficar em alta, não podemos vacilar.

  44. samuel maceio
    44

    A bola passou entre as pernas de mão de lodo!!!!

    isto é para compensar a sorte dele ontra nós em 2006.

    Além disto derrubamos o técnico deles!!!!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  45. samuel maceio
    45

    tribomjardim, vc escutou algo sobre negociação com Luciano Henrique!!!!!!!

    • Tribomjardim
      45.1

      Ele e Bismarck maracaram os gols do fortaleza contra o guarany….assim fica difícil…mas temos que qualificar o plantel.

  46. A coisa(vtnc) demitiu geninho …. que alegriaaaaaaaaaa .

  47. samuel maceio
    47

    A emprensa marron de pernambuco está de luto !!!

    Leonardo boris e o manco falam com um pesar na voz, até parece que faleceu um parente deles!!!!!!

    ou é encenação devido ao jabá do pessoal da ilha da fantasia, ou então é tristeza mesmo!!!!

  48. Arnildo Ananias de Oliveira
    48

    Ao q me consta somos líderes ISOLADOS. 5ª f próx coloco n4 pts na frente do 2º colocado e ficarei olhando pelo retrovisor SEM VER NINGUÉM.

    SAUDASANTA

  49. Hoje eu vou dormir tranquilo … graças a Deus .

  50. Alguém por favor pode postar o linque com o teipe do jogo de hoje .

  51. samuel maceio
    51

    Dimas faça um taxto do jogo ainda hoje!!!!!

    como forma de comemoração!!!!!

    • ei samuel, tu pensa que a turma que escreve não bebe, é???
      eu, pelo menos, estou aqui cheio da cerva, sem a minima condição. e sei que dimas está tomando uma num bar lá pela encruzilhada.

    • blza gerrá, é a empolgação – ainda mais derrubando o técnico daquela desgraça, o orgulho e arrogância deles vai lá pra baixo!!

  52. Público superior a 45000 mil pessoas , é o maior da rodada e o maior do Brasil em 2011 , o segundo foi o da estreia de ronaldinho gaúcho 42000 mil pessoas . Graças a Deus ganhamos o jogo e entrou dinheiro no cofre SANTACRUZENSE mais querido de todo norte-nordeste .

  53. Noticia extraordinária , segundo o caro tricolor Neco …..NOTÍCIA DÉ ÚLTIMA MÃO; Descoberta a causa do apagão que ocorreu no nordeste; foi a torcida do glorioso festejando o aniversário do MAIS QUERIDO; E APAGOU O NORDESTE TODO É PRA QUEM TEM A MAIOR E MAS FIEL TORCIDA DO MUNDO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  54. Pedro fernando
    54

    Para comemorar os 97 anos do mais querido eu plagiei um famoso frevo do imortal tricolor Cabiba, feito no auge do penta, em 1972.

    Chama-se Chapéu de sol aberto. É quase um hino pra quem gosta de frevo, pois resume o sentimento do folião pernambucano em simplesmente ir às ruas brincar o carnaval mais popular e democrático do mundo.

    Ai vai a versão:

    Versão para comemorações dos 97 anos do Santa Cruz
    03/02/2011

    “De manto coral sagrado
    Para o Arruda
    Eu vou !
    A multidão me acompanha, eu vou !
    Se a fase é ruim, ou boa não sei
    Eu vou é apoiar meu Santinha
    Cantar e torcer !”

  55. Roberto Gomes
    55

    Companheiro Arnildo, o jogo é 4-feira as 21:30 hrs. Beba com Moderação !

  56. Que sorte!
    Estou feliz!!

  57. Fabiano Pinheiro
    57

    O jogo Sta x coisa do agreste é quarta realmente, mas às 20 horas, segundo site da FPF.

  58. Eu já sabia! KKKKKKKKKKKKKK!

    Dá-lhe Santa, respeito é bom e eu gosto!

    Más atenção diretoria, favor não esquecer dos reforços, afinal precisamos de um elenco não só de um time!

    • Tribomjardim
      58.1

      Temos que trazer peças….não podemos esmorecer…nem dormir no ponto.

  59. Hélio Mattos
    59

    É isso aí!!!!!!!!!

    É muita alegria gente, de nos ver ganhando dessa coisa sebosa novamente!

    Hoje eu vou dormir feito um bebê.

  60. ATENÇÃO DIRETORIA …Vamos nos organizar pra receber 50.000 mil pessoas quarta feira no mundão do arruda , estamos brigando pela liderança e diretamente pela vaga na séria D . Todos no arruda quarta , pois o jogo vai ser difícil e o time precisa de nosso apoio .

  61. Desde o fim do BDS, ficou muito óbvio que os causadores do seu fim correriam para cá. Muito bom, Dimas!

  62. André Barreto
    62

    Vai te lascar coisa dos infernos. É o terror do Nordeste de novo…Santa!!!!!

  63. É impressionante como a Rede Globo debocha do Santa. No fantástico falaram de todos os estaduais, exceto o pernambucano. Será que o nosso campeonato que teve no clássico de hoje o maior público do Brasil este ano, fazendo jus ao nome “clássico das multidões” o ressurgimento de um dos clubes mais tradicionais do país, é menos importante que o campeonato cearense que teve o clássico, como foi divulgado, CearáXferroviário e FortalezaXGuarani de Sobral? Ou Será que o resultado não agradou a Rede Bobo?

    • Silva pode assistir os canais fechado da SKY que com certesa amanha eles vao falar do nosso Santa Cruz o dia todo, hoje as 00:00 vai pasar o vt do classico no canal 21.vamos esquecer a imprensa daqui porque a imprensa do SUL com certesa amanha vao idolatrar o nosso Santinha.

  64. No blog de Milton Neves ele apostou que o nosso SANTAO vencia por 4 a 1 vamos opinar no blog dele agradecendo o seu apoio a SANTAO.

    • Obrigada Gleibson, realmente a imprensa daqui não tem jeito… Vou agradecer ao Milton Neves, pelo menos ele bota a boca no trombone, quem quiser que ache ruim.

    • E Parceiro temos que apoiar que nos apoia e ele esta falando do SANTAO para o MUNDO, vamos agradecer a Milton Neves.

  65. Vencemos o classico maravilha agora oque aconteceu hoje no Arruda foi brincadeira os cambista cheio de ingresso de socio e vendendo por 25 reais e o pior eles estavam vendendo dentro da sede do clube e nenhum cambista foi presso tinha cambista com mais de 50 ingresso de socio e ontem eu fui comprar 3 ingressos de socio e so tive direito a comprar 1 ingresso, enquanto cambista comprando 20 – 30 – 50 ingressos, acho melhor a diretoria corrigir esse erro.

  66. Vai comecar o vt do classico no canal 121, vamos ver se a coisa empata kkkkk

  67. Sandro Coralense
    67

    Perdoe-me moderação, mas hoje é excessão:
    boi, boi, boi
    boi da cara preta
    pega o rubro-gay
    que tem medo de buceta.

  68. Geraldo Mesquita
    68

    Cansei de ir a jogos do Santa nos dois últimos anos e ver o time jogar mal e perder, jogar mais ou menos e perder e jogar bem e perder. Até o azar parecia que tinha feito morada no Arruda. Chegamos ao cúmulo de ver um zagueiro fazer dois gols contra em um único e dcisivo jogo.
    Quando ví aquela bola bater na trave, voltar, passear pela frante da meta e sair, tive o presentimento e comentei com o amigo Roberto que estava ao meu lado no estádio: isto é um aviso e não vamos perder.
    Os bons tempos voltaram, e Pernambuco voltou a sorrir.

  69. Marcos Almeida
    69

    Saudações tricolores! Sempre faz bem vencer, ainda mais em cima da coisa. Ontem eu vi ingressos de sócios na mão de cambista e isso precisa acabar. Quanto ao jogo o Santa foi bem melhor no segundo tempo, corrigindo a marcação e práticamente nosso bom goleiro não foi exigido. Os destaques foram o paredão Thiago Cardoso, Jiovânio no desarme, Memo e Weasley. Thiago Cunha é artilheiro e Renatinho entrou bem. Acho que o laterl esquerdo não foi bem, assim como Laécio e Mário Lúcio foi o mais apagado. Necessitamos de peças de reposição. Zé Teodoro montou um time simples que joga com eficiência. Arrecadação mfoi muito boa. Vamos comparecer na quarta para pelo menos conseguir cerca de trinta mil expectadores e conseguir fazer uma boa bilheteria para manter esse elenco com salários e premiações em dia. Santa Cruz para sempre.

  70. Caro Dimas, sempre fui um viciado pelo BDS e lamento o seu fim, mas a bem da verdade há muito que o BDS perdeu sua característica e, em certos dias, parecia insuportável, principalmente pelas discussões sem fundamentos e comemtários tolos, na maioria das vezes feitos pro “fakes”. Continuo lamentando o fim do BDS, até sugeri que o mesmo continuasse ativo e só liberassem comentários de usuários cadastrados. Dia desses alertei que um outro blog (site) estava ficando igual ao BDS com aqueles chatos que migraram de lá. Contudo, espero que possamos aqui expressar o nosso sentimento, mesmo que de vez quando extraplolemos nossos limites, principalmente nós, os exilados que, para piorar a situação vivemos a dor da ausência da terrinha, do Arruda, do Santão.

    Ah, mesmo contra gosto: ABRAÇOS PARA VOCÊ.

  71. óia a cobra
    71

    Ontem todos os ventos sopraram a nosso favor. Todos os placares foram ótimos para nós. A rodada foi perfeita.

    *********
    Silvia, notei também que a rede grobu não exibiu os gols do Santinha no fanfarrãotástico. Como que uma partida de tamanha importância e com um público daquele não seria mostrado para o Brasil? Será que foi pra não mostrar ao Brasil a humilhação da burra preta apanhando de um time série D?

    ***********
    E o nosso Davizinho (Renatinho) hein? Mostrou que Golias continua a perder e o Davi na sua simplicidade e audácia continua humilhando o gigante.

    *********
    Acunha!
    Acunha!
    Acunha!
    THIAGO CUNHAAAAAAAAA!!!! É gol da cobraaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  72. Quanto ao jogo de ontem, resolvi não escutar e fui ao estádio daqui ver um jogo da baianão. Pura ilusão achar que me desligaria da batalha em Recife. Liguei algumas vezes para Nelson Azevedo e Kiliano para saber como estavam as coisas no Arruda. Quase não conseguia falar com eles devido a festa no Mundão. As pessoas ao meu redor achavam que eu estava doido, pulando, gritando e procurando Luciano (amigo Tricolor que mora aqui e tbm vai aos jogos do bainao com a camisa do Santa). Encontrei-o, nos abraçamos, pulamos, comemoramos, parecia que estavamos no Arrudão.
    Há tempos que não vivemos tanta alegria, o orgulho de ser Tricolor estapamdo em nosso rosto. Se ontem o fantastico nao mostrou os nossos gols, hoje no bom dia brasil mostrou, como tbm mostrou o bolo de aniversario e o reporter falou:
    O Santa Cruz venveu o exporti, assumiu a liderança e ainda demitiu o tecnico geninho. Isso é bom de demais de se ouvir.

  73. Ganhamos o jogo. Ótimo! Mas, é bom a diretoria falar: fomos garfados de novo!!!! O bandeira marcou um impedimento inexistente, com o lance ocorrendo na cara dele, do lado dele. Seria aquele golaço de Thiago Cunha, no peito e de primeira pra rede. Falar quando se ganha da arbitragem é ainda mais legítimo! Os erros são, sempre, contra o Santa… Que incrível coincidência!
    Tomara que a vitória, como muitos já falaram aqui, não seja motivo para não se reforçar o time.
    Hoje é greia!

    • Fabiano Pinheiro
      73.1

      O mesmo erick bandeira também deixou de marcar impedimento de Alessandro.
      Além disso, o juiz cansou de marcar falta que não existia na frente da área pra coisa. Os dois melhores lances de gol a favor da coisa no primeiro tempo saíram de jogadas irregulares.
      Quem disse que o time da coisa não tem criatividade? O senhor Emerson Sobral cansou de criar situações de gol para a coisa.

    • Marcos Almeida
      73.2

      É verdade, o golaço de Thiago Cunha, foi legítimo!. Acho que muitas faltas foram marcadas em favor do adversário não existiram.

  74. Roberto Gomes
    74

    Companheiros Geo e Fabiano, muito boas as suas observações, e realmente não ouvi nenhum diretor falar sobre aqueles lances, o que deveria ter sido feito, mesmo na vitória, era uma prova de que estávamos atento a qualquer tentativa de ajuda pelos árbitros aos nossos adversários.
    Saudações Corais

  75. weskley alves
    75

    pessoal vc´s ja perceberam que quando o santa joga com zuba no gol o santa cruz perde ja esta na hora de colocar o terceiro goleiro esse zuba é negação.
    aguardo uma resposta de vossa parte!!!!

  76. The amu santinha*

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *