Tabus existem para ser quebrados

Santana Moura, especialista em psicologia do Esporte

Outro dia lá íamos nós, eu e minha amiga Valéria (Assistente Social), por uma comunidade da periferia, ladeira abaixo acompanhando o curso de um córrego à procura do difícil endereço de uma família, que deveria ser atendida por nós (equipe Psicossocial). Enquanto nos equilibrávamos por entre as pedras eu ia dizendo: “estás vendo Valéria, qual é a pesquisa ou pesquisador que passa por uma área assim pra saber qual o time que a pessoa torce? Também não vai aos morros, nem alagados onde repousa, com muita força, grande parte da torcida coral.”.

Pois bem, até algum tempo atrás se presumia que a imensa torcida tricolor seria formada apenas pelos menos favorecidos. Esta crença se espalhou em nosso meio, tendo se acentuado quando meu conterrâneo o também tricolor, José Nivaldo Junior, ao microfone de uma grande emissora de TV, defendeu a tese de que Pernambucano não comportava três forças clubísticas a competirem entre si no mercado futebolístico. No dia seguinte, começaram as piadas e pragas, alegando que o Santa Cruz iria desaparecer e sua torcida se reuniria com a do Náutico para formar a “Triconáutico”.

Na época, era tempo de fusões em meio às reengenharias de empresas nacionais e internacionais, instigadas pelo capitalismo. Tudo indicava que seria este o nosso destino. Pouco a pouco sem apoios, sem patrocínios, alijado de participar do bolo de benesses do Clube dos 13 e, diferentemente dos pseudo-irmãos, O Mais Querido acelerou a queda de série em série, até chegar ao fundo do poço. Nosso estádio foi encolhido e interditado, começava, então, a tentativa de exclusão mais cruel do nosso futebol. Para deixar bem claro, aqui, o conceito de exclusão de que falamos nos reportamos a Pablo Gentilli, ferrenho crítico do mercantilismo na educação.

Esse autor argumenta que há três modalidades mais comuns de exclusão: 1) Supressão completa de uma comunidade por expulsão ou extermínio (Colonização – holocausto). 2) Exclusão por mecanismo de confinamento e reclusão (Leprosos, loucos, anciãos, deficientes, até algum tempo atrás), uma crueldade sem precedente. 3) Segregar, incluindo (sem-teto, inimpregáveis, crianças de rua, etc.). Esses podem conviver com os incluídos, só que em condições inferiorizadas, sendo esta uma forma invisível de excluir. Nesses termos, não tenhamos dúvidas de que sofremos uma tentativa de extermínio. Não se via notícia nas manchetes de jornais ou destaques nos programas de rádio ou TV sobre o nosso clube, mas a torcida resiliente e fiel não arredava pé de apoiar o Santinha. Veio Fernando Bezerra Coelho e reformou o panelão de concreto, pudemos retornar em maior número à nossa casa e sustentar a reconstrução da nossa historia, tal como Fênix que ressurge das cinzas.

Torcemos na Copa Pernambuco, nas séries C e D, longe ou perto estivemos presentes, desafiamos chuva e sol, impressionamos as cidades e estados por onde passamos; ameaçamos nos filiar à Federação Paraibana de Futebol, provamos que poderíamos fazer isto. Compramos camisas, mimos e amuletos, movimentamos a economia do Nordeste. Demonstramos que a parcela dos apaixonados corais, mais favorecida economicamente, é maior do que a torcida do Náutico inteirinha; a parte composta por pessoas que se insere na classe média é maior do que os que se imaginam torcedores do Sport e a imensa massa coral, base de nossa pirâmide, parece maior do que o próprio Santa.

Juntos nos entrelaçamos na paixão pelo clube das três cores, batemos recordes em presença de público nos estádios, ano após ano, como de praxe. Viramos as páginas mais sofridas de nossas vidas; continuamos arriscando nossa saúde ao viver fortes emoções dentro de campo; ensejamos muito trabalho ao corpo de bombeiros e nos fizemos notícia na imprensa estrangeira. Nossa fama se espalhou pelo mundo, porque nada seria tão grandioso, quanto o nosso amor e, especialmente, a nossa fé. Contrariando todas as pesquisas, todos os gurus, que se mobilizaram contra nós, chegamos mais uma vez à final do Pernambucano, qualquer que tenha sido a motivação subjacente.

Com vibração nos vestimos, agora, com o manto sagrado para mais uma batalha, a derradeira; esperamos contagiar os jogadores que se sentem felizes no Santa Cruz; guerreiros que encarnam o papel que lhes foi atribuído, permitindo que o sangue coral lhes corra pelas veias, preparados para arrancarem, no território adversário, a mais gloriosa de todas as vitórias, aquela que vai inscrevê-los definitivamente na história do Santa Cruz, como a equipe que venceu o Sport no dia de seu aniversário. Serão lembrados como os legionários que bateram o arqui-inimigo dentro de sua casa, impedindo que completasse, ali, o seu quadragésimo título, sob a proteção dos poderosos. É o time do povo buscando, novamente, provar que tabus existem para serem quebrados… e serão.

Nota da redação1:

O Correio Brasiliense entrou em contato com o Torcedor Coral para informar que pretende fazer uma reportagem sobre um filho tricolor com uma mãe rubro-negra ou vice-versa, que more em Brasília. Assim, se algum dos nossos leitores preencherem os requisitos, por gentileza, entre em contato conosco, através do nosso formulário.

Nota da redação2:

Em um equívoco imperdoável, o TC esqueceu de dar o devido crédito a Santana Moura por este artigo. Antes tarde do que nunca, corrigimos a falha e pedimos desculpas a nossa querida colaborada.

167 Comentários

  1. Fábio Lucas
    1

    Tenho observado um lateral-direito que jogou pelo Vila Nova em 2011, desde o fatídico jogo contra o time da Ilha. Chama-se Victor Ferraz e naquele jogo foi muito bem. Acabou sendo contratado pelo Bragantino para temporada 2012. Vi alguns jogos do Bragantino no Paulistão e tenho observado a regularidade dele. Um lateral que dribla, marca e tem sua principal característica o ataque.

    Ele pode ser uma boa aposta e não deve custar mais que os salários de Diogo, Maisena e Arroz juntos…

    Vejam um vídeo:

    • Gleibson
      1.1

      Fabio esse jogador atualmente esta no bragantino, ele foi revelado nas divisoes de base da barbie.

    • Eduardo Ramos
      1.2

      Ele chamou a minha atenção no jogo do vila nova contra o segundo maior clube da Av. Abdias de Carvalho ( o maior é o Clube da Chesf e, esta tese é de autoria conjunta de Júlio Vilanova e eu).
      Seria uma boa contratação.

  2. Carlos Alberto
    2

    Um outro dia ouvi um desabafo, muito sincero por sinal, de um grande colaborador da time das bonecas da Rosa e Silva: “porra, essa torcida do Santa Cruz parece mais barata – quanto mais a gente pensa que foi eliminada, mais ela cresce e aparece em todo canto”. Como isto incomoda! E tem ainda a total desmoralização de todos os institutos de pesquisas de elite, que insistem em dizer que a coisa(vtnc) tem uma torcida maior, argumento que não aguenta poucos segundos de análise do público que invade os estádios nos jogos do Santinha ao longos dos últimos anos.

  3. Arnildo Ananias de Oliveira
    3

    ÊSTE É UM ÓTIMO TEXTO MOTIVACIONAL

    q deve ser lido não por mim (nem para mim) mas por todos os guerreiros que entrarão na Arena domingo pra matar aquela leoa promíscua.

    SAUDASANTA

  4. Fábio Lucas
    4

    O texto é muito bom. O último parágrafo é exatamente oque penso. Temos a chance única de ajudar a construir e presenciar a história sendo feita. Quando conseguirmos esse bi-campeonato lembraremos dele daqui da a 25 anos como nos lembrados de 86/87, hoje. E com contextos mais épicos ainda…

    É a história sendo feita a nosso olhos e sentimentos.

    Me imagino desde o começo do campeonato comemorando este título na Ilha do Retiro com um placar de 1×0 com gol do nosso camisa 9.

  5. Gênesis Nogueira
    5

    Sou masis tricolor do que nunca agora, pois é em momento difícil que vemos quem é torcedor de coração, e tambem vemos quem é jogador com sangue tricolor “os pratas da casa merece mais do que qualquer um ESTRELA que chegue no arruda”

  6. óia a cobra
    6

    Permitam-me o sentimento da descrença.
    Da incredulidade.

    Permitam-me ser medíocre, pensar pequeno, ser mesquinho como ZÉ sempre foi, e que vocês tanto apóiam. Estou tal qual Zé. A diferença é que ele é um Zé e entrega as camisas, e eu sou um Zé ninguém, mas estou me comportando feito ele. Acho meu time limitado, pequeno, afinal, já apanhei dos Tupis, Guaranis e Penarois.
    Que esperança tenho nesse técnico ou mesmo nesse grupo?
    Não espero nada.
    Parabéns aos que acreditam.
    Assim como respeito os que ainda acreditam, peço o direito sem contestação de ser um descrente nessa atual configuração.
    Se o contrário acontecer com certeza serei bem mais feliz dos que ora acreditam. Mas me deixem taciturno, meio dow…incrédulo, descrente.
    Esse meu sentimento não é pela bravura, ou porque temos um inimigo forte e imbatível. Aliás eles são fracos e vencíveis.
    Repito sou um homem de fé, mas não acredito em Zé
    Não acredito no homem que me ensinou a desacreditar.

    • santana moura
      6.1

      ÓIA, apesar de tudo, se os jogadores colocarem a faca nos dentes e decidirem que vão ganhar este campeonato eles podem, porque são melhores do que os jogadores do Sport, disto eu não tnho dúvidas, a minha dúvida repousa sempre nos “acordos” de bastidores, que nos fazem de bobos.

  7. TRICOLAÇO
    7

    Como a Phenix renascemos das cinzas para o grande vôo. Do penhasco mais alto, retornaremos ao nosso destino de maior força futebolística do Norte-Nordeste. Visando o futuro promissor de nossa terra, seremos um dos grandes do mundo. Pois mostramos nossa forÇa ao ressugismos do nada. Estou confiante nesse fenômeno chamado SANTA CRUZ F.C. RUMO AO BÍ!

  8. Depois desse texto ate o mais PESSIMISTA dos tricolores volta a ser OTIMISTA!!! Mal posso esperar para invadir aquele chiqueiro e cantar durante todo o jogo:

    GUERREIROS! GUERREIROS! GUERREIROS! TIME DE GUERREIROS!!!

    SAUDAÇÕES TRICOLORES

    • Dimas Silva
      8.1

      Marcos, tu vai pra o jogo?!

      Eu já estou com o ingresso na mão!

      Sds Corais.

      Dimas Silva

    • quem puder poste esse video em sites nacionais pra rede grobo (não NE) saber com que se alia por aí…

    • Gleibson
      9.2

      Acho que temos que divulgar esse video por todas as redes socias, tenho certesa que a Globo como mandataria do Brasileirão vai apartir desse video olhar o time do mangue com outros olhos, pode ter certesa que o troco vai vim.

    • óia a cobra
      9.3

      e rambrant lucio suruba e o resto da corja vive bajulando o time do mangue. achei ótimo.

    • A Globoxta Nordeste, adoradora FIEL do mastro, querendo dar o presente de 40 anos ao time do mangue e eles protestando, hehehehe… vai entender essa mundiça.

  9. Paulo Bacelar
    10

    Realmente, a miopia talvez seja a maior das cegueiras Oia Cobra. Vamos recapitular de novo, novamente, outra vez. Zé Fergunson chegou aqui em dezembro de 2010, quando existiam no elenco 5 jogadores oriundos dos juniores, trouxe um grupo de jogadores desconhecidos e montou um time, alias eu estava em Cha Grande com meu pai e filhos para receber a delegação do Santinha, apenas para demonstrar apoio a um time que iria tentar conseguir uma vaga para a serie D. Conquistamos a vaga, vencemos o todo poderoso São Paulo e ganhamos um ec cê cê.:.:..ol histórico com uma folha de R$ 250 mil contra imprensa, FPF e o time megalomaníaco com uma folha de R$ 1,5 MM. Disputamos a serie D com um futebol sofrível e fomos a final com a vaga garantida para a serie C. Este ano novamente com o time mais fraco dos 4 que chegaram a semifinal( o salgueiro venceu os três grandes e só perdeu para o Santa e tem o time mais organizado taticamente do campeonato), conseguimos chegar a final com uma folha de R$ 400 mil novamente contra o time do mastro com uma folha de R$ 2 MM. Nao sei se vc nao tem filhos, mas os meus dois vestem hoje com orgulho o manto sagrado nas suas atividades esportivas e ate mesmos nos fins de semana. E isso eu agradeço a Zé Fergunson, ao grupo de jogadores que vc nao acredita e a atual administração do Mais Querido, pois eles me devolveram a mim e a meus filho o orgulho de ser tricolor. Realmente, perdemos do Tupi e do Penarol, mas qual o time que passando por um momento de reconstrução nao enfrenta percalços. Acho que vc esqueceu de Cocada, Biliu, Ramos, Eliseu e outras murrinhas que tive o desprazer de ver vestindo o manto sagrado, numa epoca em que o nosso atual rival pagava bicho por diferenca de gol contra o nosso time. Assim como vc, que tem todo o direito de nao acreditar, muitos amigos tricolores nao estavam comigo na Ilha em 1987 e jamais poderão dizer a seus filhos como eh ganhar um título na casa do adversário, enfrentando todas as dificuldades tão grandes como a de agora. Obrigado Zé Fergunson por fazer com que eu e meus filhos acreditemos novamente no Santinha e por me trazer a esperanca de que um dia meus filhos possam ver o que vi no passado: o Terror do Nordeste de volta.

    • óia a cobra
      10.1

      Só uma pergunta Paulo:

      O técnico em 87 desse jogo que você na ilha do mangue se chamava ZÉ TEODORO?

    • Germana
      10.2

      Essa é fácil de responder.

      Não óia,

      Zé foi o técnico campeão 2011, que nos tirou da série D e nos proporciona agora a chance de sermos BI.

    • Ricardo Cavalcanti
      10.3

      Vais começar de novo Paulo?

      Você se preocupa tanto com os críticos e esquece que também provoca com essa onda de ZÉ FERGUNSON.

      Acho que tá na hora de darmos um tempo nisso. Eu sou totalmente contrário a penmanência desse cidadão como treinador do Santa Cruz, mesmo assim, estou na minha aguardando as finais pra depois retornar as críticas. Por outro lado, você tem que ver que não é só quem faz as críticas que estão errados, mais também que defende Zé. principalmente quando se vem com IRONIA!

      Vamos dar um tempo, os dois lados, e focar na grande final!

      Saudações Corais.

  10. Vladimir Biro Biro TOSA Arcoverde/Maceió
    11

    Domingo é no MANO¨S BAR aqui em maceió,feitoza av governador lamenha filho prox.ao posto val paraiso e conj.artemizia!!!

  11. Santa Bi-Campeão Pernambucano 2012.vai ser um dos dias mais felizes da minha vida!

  12. Erick Ramo
    13

    Eu sei que meu comentário não tem relação alguma com o texto, mas gostaria de descrever minha excelenten experiência com o sistema guerreiro fiel da Traffic/Santa Cruz.
    Nos últimos dias, tive dificuldades de gerar meu boleto online para pagamento da mensalidade de maio/12. Hoje resolvi enviar um email para o administrador do site, informando sobre meu problema. Em menos de 5 minutos após o envio do email, recebi a resposta com a solução do meu problema.
    Sei que o sistema ainda está longe de ser perfeito, mas esses fatos positivos também precisam ser divulgados.

    Abraço e #SantaCruzBicampeão!
    Erick Ramo

  13. Vladimir Biro Biro TOSA Arcoverde/Maceió
    14

    Texto arretado da gota serena,este texto retrata nosso amor/sentimento e nossa torcida fielmente,estou um pouco temeroso e concordo com óia a cobra(post 06)por causa de nosso comandante que após todos os jogos até o domingo jogou retrancado e se viu obrigado a jogar 2 jogos pra frente,se vencer ótimo mas não o endeusemos pois por ele e seu estilo de jogo não seriamos campeões,mas prometi dar uma trégua e o centésimo voto de confiança a ele,por fim um ultimo pedido aos diretores e comandantes de nosso amado clube,não apequenem mais o santa cruz.SANTA CRUZ que venha mais essa vitória para juntarmos ao teu FUTURO de glórias!!!

  14. Paulo Bacelar
    15

    Só corrigindo o texto anterior:

    1- ganhamos um campeonato histórico…
    2- Nao sei se vc tem filhos…
    3- pois eles devolveram a mim e a meus filhos…
    4- enfrentando dificulades tão grandes…

  15. Tribomjardim
    16

    Apoiar qualquer escalação…zé vc deve depois se ajoelhar e beijar o manto sagrado que fez vc conhecido internacionalmente…..vc pode ficar 3,5,10 anos…tudo bem…mas respeitando o SANTA e sua TORCIDA a quem VC DEVE por ser conhecido como “treinador”…a gente diz,de nada…e só.

  16. rubemjunior
    17

    O pessoal já estão falando em Everton Sena.

    Eu pergunto: Para que Everton Sena se precisamos vencer a partida, ainda tem o problema do rapaz está a quase um mês sem ritmo de jogo.

    • óia a cobra
      17.1

      rubi e ele num é o goleador do time?
      *********
      é por isso que não acredito. Não com Zé.

      Um comandante ardiloso, otimista estratégico, atacando o inimigo e pra cima pode vencer uma batalha mesmo que tenha entre os seus comandados soldados feridos ou medrosos

      Já um comandante medroso e mediocre… já perdeu a batalha mesmo antes de entrar no campo da peleja.

    • óia a cobra
      17.2

      é pra sena fazer láaaaaaaaaaa da defesa rubiiii.

    • óia a cobra
      17.3

      é pra Sena fazer gol láaaaaaaaaaa da defesa rubiiii.

    • santana moura
      17.4

      Jamais deve-se arriscar a integridade física de um rapaz jovem, com um futuro pela frente, querendo que ele entre em campo com tão pouco tempo de cirurgia; gente não é Ciborg (é assim que se escreve?). Deixa ele quieto, precisamos dele na série C.

  17. Germana
    18

    Esse texto é fabuloso!

    Mostra o sentimento verdadeiro de um tricolor do arruda.

    Torcer pelo Santa é isso! Identidade com sua história, com sua torcida, com sua paixão!

    Torcer pelo Santa Cruz é ter orgulho do que somos, dos verdadeiros valores agregados a um cube!
    Não nos orgulhamos de conquistas beneficiadas financeiramente. Nos orgulhamos da paixão, da raça, do amor incondicional. Nos orgulhamos de nossa capacidade de apoiar, do não abandono.

    NOS ORGULHAMOS DE SER O SANTA CRUZ!

    • óia a cobra
      18.1

      Germana
      Me orgulho de ser Santa Cruz e lamento ter um técnico como Zé.

    • Germana
      18.2

      Óia,

      Tem minha admiração pelo seu amor ao santa!

      Tem o meu respeito onde discordamos!

  18. Gostei do post e espero que o nosso Santa Cruz domingo faça uma grande partida e vença o jogo. Com certeza a família tricolor vai a Ilha do Retiro apoiar o mais querido. Vamos a Ilha e vamos a vitória galera tricolor.

  19. óia a cobra
    20

    rubi e ele num é o goleador do time?
    *********
    é por isso que não acredito. Não com Zé.

    Um comandante ardiloso, otimista estratégico, atacando o inimigo e pra cima pode vencer uma batalha mesmo que tenha entre os seus comandados soldados feridos ou medrosos

    Já um comandante medroso e mediocre… já perdeu a batalha mesmo antes de entrar no campo da peleja.

    Obs: Errei mu e-mail. Desculpem

  20. Mesmo com nossas limitações, se o ataque acertar a pontaria, conseguirmos um golzinho, o time do mangue vai se desesperar atrás do empate e vai se abrir todo, o SANTA iria recuar na marcação, seria bom para o contra-ataque. É difícil, porque a coisa (VTNC) vai entrar se defendendo mais que no jogo do ARRUDA, mas é única saída para vencermos e conquistarmos o BI.

    Se acontecer do SANTA fazer um gol, Zé muela tem que ser inteligente nessa hora e não inventar de colocar o time com a bunda na parede. Recuar na marcação sim, mas sempre atacar e usar a arma do contra-ataque.

  21. Germana
    22

    A verdade é que em momentos de decisão o estômago dói, falta ar, a mão sua. E cada um aqui vai se defendendo da ansiedade como pode.
    Alguns com otimismo, outros sem querer nem pensar nas possibilidades. Futebol é imprevisível.

    Mas há de haver justiça. Um treinador arrogante como o óleo, que dá a declaração de menosprezo que deu ao final do jogo, não merece o título.

    Os nossos guerreiros merecem!

    • óia a cobra
      22.1

      Eu não acredito num comandante frouxo, medíocre, retrancado e medroso, que desde o começo pensou pequeno, escalou pequeno,agiu pequeno e criou um anão.

      Não acredito em Zé
      Não acredito no homem que me ensinou a desacreditar no sucesso do trabalho dele.

    • Germana
      22.2

      Eita óia, tás muito na defensiva, igual a zé!

      Sei que vc não gosta de zé e não discordo de suas razões.

      Mas no futebol tudo é possível, não posso deixar de achar que o não se permitir nem pensar na possibilidade de ganhar seja uma forma de se defender de uma decepção, que por não confiar no técnico vc deve temer ainda mais.

      Sei que não gosta do técnico, mas dá uma chance à sorte!
      Pode dar certo!

    • óia a cobra
      22.3

      Não é questão de GOSTAR DELE. ´
      Meu sentimento é baseado no trabalho, na postura, no comportamento dele.

      Perdemos no perfil do líder.

      E tem mais viu? O técnico pode ser vitorioso como for (o que não é o caso de Zé) mas quando o discurso dele fica saturado com o grupo ja viu.

      Por isso sou contra contrato longo de técnico.
      Sobre esse assunto Tia Santana pode dar um show de aula para nós.

      Gernama a conquista do campeonato pernambucano 2011 e a saída da série D nos cegou completamente de enxergar quem é o verdadeiro zé.

      Você é nova aqui. Quando o Santa Cruz perdeu para o Tupi praticamente todos do blog calaram. Eu esculhambei: chamei de time safado, é claro que me desculpei depois e tando o Torcedor Coral quanto o Blogue do Santinha não me moderaram, entenderam meu momento de desabafo e revolta.
      Brinco muito mas ao mesmo tempo sou muito sincero e mesmo minhas tem muito de verdade.

      Gostaria muito de estar errado.
      Mas não acredito.

      Precisamos ser mais racionais. (fazer o uso da razão)

    • Germana
      22.4

      Já disse que não discuto suas razões!

      Não entendo de esquema tático.
      Sou grata pelo ano de 2011 e admiro a união e raça que ele impõe ao grupo. No mais, apenas me calo e sempre lhe digo que respeito, porque respeito mesmo.

      Não vamos debater isso. Todos queremos o melhor para o santa!

      Acreditando mais, menos ou ainda nada, todos queremos ser bicampeões.
      A não ser que acredite que seja melhor perder para tentar trocar de técnico, aí discordaremos, mas ainda nos respeitaremos.

  22. óia a cobra
    23

    Adimiro a fé dos que acreditam.

    A minha sinceridade não deve ser confundida com pessimismo.

    • Germana
      23.1

      Não acho que seja pessimismo, acho que seja excesso de prudência e mais racionalidade do que o futebol merece.
      Afinal é difícil mesmo, mas nem chega a ser improvável, pois é futebol!

    • óia a cobra
      23.2

      Você é uma mulher inteligente Germana.

      Sempre acreditei

      Acreditei com DADO
      acreditei com Bittenncourt
      Mas está dificil acreditar com ZÉ.

  23. óia a cobra
    24

    Muito boa, músicas de muito bom gosto.
    http://www.cabobranco.fm.br/

  24. Tribomjardim
    25

    Até aceito falar que zé tem mérito…mas transformar esse treinador que manda a torcida se calar….em um Carlos Alberto Silva?Ridículo…ele não tão ruim…mas foi a TORCIDA que nos levou até aqui…zé,o elenco,aln e cia têm a sua parte…mas sem o apoio de quem realmente tira leite de pedra,a TORCIDA…. não ia ter renda…nem mídia internacional….nem patrocinador….nem quem quisesse assumir o SANTA…zé é um técnico,que até pode ficar…mas não devemos à ele não mais queo fato de fazer dele conhecido…valeu zé, mas idolatria não cola…só o SANTA é grande aqui…junto com sua torcida…e só.

    • Entendo seu ponto de vista.

      Mas tambem sou meio radical ocm a torcida. Pois a torcida(como um todo entre os quais me incluo) tambem tem sua parcela de culpa aonde nosso Santa Cruz foi parar…

      Seja pela sua omissão, aceitando(em sua grande parte) os desmandos que são feitos ao longo desses anos todos de quedas, derrotas…. seja até mesmo pela sua falta de chegar mais forte no quesito nr. de sócios.

      Claro que a toricda tricolor tem que sempreser enaltecida, mas dai a considerá-la insenta de tudo e qualquer fato ruim do Santa Cruz acho um tanto equivocado!

    • Tribomjardim
      25.2

      Certo seu pensamento…só quis dizer que parece que somos uns coitadinhos e zé um grande herói,que por dó de nós fica fazendo o favor de treinar o SANTA….antes do SANTA ele não era tão conhecido…e só.

  25. Celso Henrique
    26

    O texto motiva. Excelente. Melhor texto dos que antecedem um jogo. E dos mais importantes. Sou parte dessa maravilha de torcida e acho que ela sim é parte principal de todo esse processo de reerguer o Santa Cruz. Respeito a opinião de todos daqui mas acredito se é para que nos sintamos incentivados e incentivadores, alguns comentários não deveriam ter sido postados. O texto fala da fé da torcida e alguns deveriam respeitar, pelo menos nesta semana. Mas, tudo bem, O SANTA CRUZ vence domingo, se sagra campeão e estaremos todos aqui na maior alegria. Eu confio.

  26. Gleibson
    27

    Engraçado essa imprensa de Pernambuco, no programa da radio jornal marciel jr falou que era para Zé entrar com 3 atacantes, ja outro reporter falou que caça rato é melhor que bala e geilson juntos acho que eles querem que zé der o titulo ao time do mangue.

  27. Paulo Bacelar
    28

    Oia a cobra, infelizmente to em SP a trabalho. Se eu nao me engano o treinador era Abel Braga, o mesmo que anos depois perdeu um título pernambucano por deixar ailton queixada, que saiu daqui para se tornar um dos maiores goleadores da historia do campeonato alemão, no banco nas finais contra o time da seita. Só para mostrar que todos cometem equívocos. Discordo em gênero, número e grau quanto a treinadores nao passarem muito tempo nos clubes. Isto eh uma invenção de cartola brasileiro para se eximir das bobagens que faz, jogando a culpa mos treinadores. Eh só ver o caso de Alex Fergunson, atual treinador do Manchester United, sempre disputando títulos e montando grandes equipes. Por isso, parabenizo a diretoria tricolor por renovar com. Zé Fergunson por mais três anos independente do resultado da final de domingo.

    Tribojardim, Carlos Alberto Silva foi um grande treinador, mas recebeu em 83 quatro campeoes brasileiros de 78, que treinou no Guarani(Edson Paulista, Gomes, Almeida e Ângelo), alem de ter contado com Ricardo Rocha, Zé do Carmo e Henagio. Lembrando que ganhamos o campeonato nos penaltis. E depois o mesmo retornou ao
    futebol pernambucano para treinar a coisa e perdeu a final para o Santinha, tendo ele um time muito melhor. Nao somos coitadinhos, nem Zé Fergunson eh um gênio, apenas acredito que para o momento atual do clube ele seja a melhor opção.

    Celso Henrique, concordo com vc, alguns comentarios feitos aqui estão totalmente fora de sintonia com o atual momento do Santinha, pois acredito que nao eh hora para questionamentos jah que nao há tempo para mudanças, mas como vivemos numa democracia cada um age do jeito que quiser. Contra tudo e todos, Santa Cruz bicampeão!

    • óia a cobra
      28.1

      Ahhhhhhh!! foi com Abel Braga…

    • Mas o véi do Alex Fergunsson só tá no Man. United porque vem trazendo ao longo de 25 anos bons resultados, títulos aliado a um padrão de jogo sempre pra frente que engrandese aind amais seu clube.

      E não jogr com bunda na parede seja lá jogando ocntra Araripinas, Belo Jardins da vida!

      Sou TOTALMENTE a favor de continuidade de um trabalho ianda mais de uma função de treinador…mas se for um treinador que tá treinando bem tentando pelo menos fazer do time que tá comandando( há mais de 1 ano)um time com padrão de jogo definido e agressivo que procura por pra jogar os que realmente estão num momento melhor…

      Algo que não vemos no treinador atual.

      Mas agora vamos TODOS focar no jogo de domingo e na difícil busca do BI depois retomamos o debate!

  28. santana moura
    29

    Compreendo que ÓIA A COBRA exerce aqui um papel muito importante, o de advogado do diabo, pois existem pessoas que funcionam e muito bem com incentivo, estímulo, elogio, outras só funcionam à base de críticas, que é exatamente para mostrar ao crítico que ele estava errado, são pessoas que vivem enfrentando desafios pra lá de difíceis. Pois bem, espero que o Técnico e os jogadores funcionem das duas maneiras, pois a nossa torcida é capaz de oferecer todos os ingredientes para instigar a motivação dos envolvidos, mas ela precisa existir dentro deles, pois do contrário, de nada valerá estarmos aqui tentanto…

  29. Tribomjardim
    30

    Não brigo por zé…ele faça o dele e só…em 87 estive lá….com jogadores em fim de carreira…Zé do Carmo improvisado….Ricardo Rocha no banco de Marco Antonio…..e jogadores desconhecidos…acabei no gramado,depois na sede……Carlos Alberto Silva um grande treinador que viu seu time vaiado em alguns jogos, NUNCA teve faniquitos….NUNCA disse que devíamos nada a ele….nem Enio Andrade…Evaristo também…..agora vem esse quase histeria entronizando zé….não dou corda para certas coisas pois no fim é igual a mulher feia….vc bajula demais e ela se acha linda,quando vê ninguém quer….fica zé…mas faz o teu bem certinho….e só.

    • Enildo
      30.1

      Tribomjardim,

      Só uma pequena correção:Ricardo Rocha foi vendido ao Guarani em 1985, logo, não poderia ser banco de Marco Antônio em 1987.

      Saudações Tricolores!

    • Enildo
      30.2

      Ah, ia me esquecendo: e Marco Antonio tb já estava no guarani desde 1986. (inclusive perdeu um pênalti na decisão do brasileiro/86 contra o o São Paulo).

    • Tribomjardim
      30.3

      Foi 83…já consertei…ele era reserva da lateral direita….

    • Elvimário Araujo Júnior
      30.4

      Não lembro de Ricardo Rocha no banco de Marco Antõnio, só se foi no início de carreira. na final, Ricardo Rocha jogou como titular.

    • Tribomjardim
      30.5

      foi banco depois….inclusive mudou de posição….foi ser zagueiro.

  30. Tribomjardim
    31

    Foi 1983………

    • Enildo
      31.1

      O time da final de 83:
      Santa Cruz: Luís Neto, Ricardo, Gomes, Edson Furquim e Almeida; Zé do Carmo (Marco Antônio), Henágio e Peu; Gabriel, Ivan (Django) e Ângelo. Tecnico: Carlos Alberto Silva

      Saudações Tricolores!

  31. Gleibson
    32

    O Pessoal do CQC tirou maior onda com o torcedor da coisa.

  32. Vi essas perguntas nesse blog e fiquei curioso em saber, principalemnte a primeira que pergunta qual o jogador do santa que deu um baile em um jogador da coisa que fez a diretoria da coisa dispensar esse jogador ainda nos vestiários?

    http://www.folhape.com.br/blogdeprimeira/?p=32737

    • Tribomjardim
      33.1

      Marlon,no lateral esquerdo que a coisa trouxe de Goiás….Loti era reserva dele antes de vir para o SANTA.

    • Valeu tribojardim por ter esclarecido essa curisidade!

  33. Roberto Santos
    34

    Em um site da torcida sport fala-se que Ricci já está comprado por R$ 70.000,00 segundo Carlos Eduardo da Transamérica.
    http://www.meusport.com/forum/showthread.php?t=174686

    • Roberto Santos
      34.1

      Ele já não deu esse pênalti. Olhem como o zagueiro do sport entra na maldade com os joelhos dobrados!

    • Roberto Santos
      34.2

      Semi-final apitada por Ricci, gol anulado erradamente, pênalti mostrado acima e olhem com 20 segundos Tobi usa o braço para derrubar o jogador do náutico. A expulsão do jogador do náutico também foi forçada visto as faltas que Rivaldo, Tobi e Hamilton fazem em todo jogo! O juiz do clássico final deixou de dar um gol legal e dois pênaltis para o adversário do sport!

    • Roberto Santos
      34.3

      Olhem a entrevista de Perrela sobre Ricci.

  34. André Tricolor Virtual
    35

    Excelente texto (Quem foi o autor Dimas? Zé?) …

    Caramba, estou um tanto otimista, mas, sempre algo nos preocupa devido a irregularidade do nosso time durante toda a competição.

    Penso que para um time que precisa fazer gols, deve-se colocar no elenco quem tenha melhor finalização. E aí, acho eu, que nossso querido Zé se equivocou em colocar no 2ª tempo o ‘Branquinho’ (até fez boas jogadas), mas, não é um bom finalizador (apenas um gol até aqui).

    Em uma partida onde sobra bola dentro da área (caso do lance do zagueiro Wagner, que perdeu o gol), rebotes na entrada da área, deve ter próximo, jogadores que possam decidir a partida. E aí, só me vem a cabeça o modelo ‘Léo’, que já demonstrou em vários jogos a sua qualidade nas finalizações.

    Grande abraços a todos e Domingo vamos enfiar vela na cachorra de peruca!

    >>> VIVA SANTINHA !!!!

  35. rubemjunior
    36

    Meu time para Domingo:

    Thiago
    Maizena
    Valter
    Willians
    REnatinho
    Pedra
    Memo
    Sandro Manoel
    Natan
    Geilson
    Denis

    • óia a cobra
      36.1

      Rubi até tu barrasse Léo. Pegasse a doença de Zé foi?

    • Elvimário Araujo Júnior
      36.2

      Rubem, o zaqueiro é Vágner e não Válter.

  36. Gustavo Henrique
    37

    Prezados irmãos tricolores,

    Aí vai a minha escalação para domingo: Thiago Cardoso, Memo, Vagner, William e Renatinho; Anderson Pedra, Sandro Manoel, Leo e Natan; Geilson e Denis Marques.
    Se Deus quiser vai dar tudo certo e seremos campeões no domingo em cima daquele lixo chamado de coisa club do recife.
    Agora mudandop de assunto, eu vi que o Treze não vai jogar nem a série D. Na minha opinião, o Santa Cruz devia dar uma olhada em dois jogadores que estão lá, e que foram bem contra o Botafogo na Copa do Brasil: o zagueiro Anderson e o volante Carlos Alberto. Os dois são bons de bola.
    Saudações corais.

    • óia a cobra
      37.1

      Essa escalação tá melhor

    • Leonardo Brandão
      37.2

      Memo como lateral direito eu discordo.

    • Gustavo Henrique
      37.3

      Prezados,
      Eu sugeri a escalação de Memo na lateral por conta da deficiência de Diogo, e pq eu não conheço o futebol de Maizena. Mas também acho que nós precisamos de um lateral-direito de ofício para a série C.
      Eu sei que Weslley não está bem, mas dependendo da sua condição física, eu o colocaria para jogar no segundo tempo para o Santa explorar a bola área. Até porque os cruzamentos de LH e de Renatinho só vão para fora ou na mão do goleiro.
      Saudações corais.

    • Leonardo Brandão
      37.4

      Realmente o Welley do ano passado está fazendo muita falta nas bolas paradas, pois desde que ele saiu do time o Santa não tem um batedor de falta que preste, escanteio não existe.

  37. TRICOLAÇO
    38

    Já que o assunto rola em torno de compra de juízes, volto a postar que: se nosso time for prejudicado durante a partida, que o mesmo se retire de campo e deixe a coisa comemorar mais um título de vergonha. Depois junte-se aos outros prejudicados e faça uma faxina na federação pernambucana de futebool.

    • Leonardo Brandão
      38.1

      Só acho que qualquer erro de arbitragem, a Diretoria do Santa terá sido conivente e não poderá reclamar de nada. Vale lembrar que fomos muito prejudicados por juízes do quadro da FPF e enquanto isso a Diretoria sempre apoiou incondicionalmente.

    • Gustavo Henrique
      38.2

      Concordo com o amigo. Se o Santa Cruz for operado em algum momento do jogo, o time tem que se retirar de campo, e a Diretoria tem que esculhambar a FPF.
      O pior é que esse tipo de situação só acontece porque o Santa Cruz e a Barbie são coniventes com os demandos da coisa na Federação.
      Não gosto nem um pouco da barbie, mas nesse caso nós deveríamos atuar de maneira conjunta. Até porque sem o Santa Cruz e a barbie, o campeonato pernambucano não é nada.

  38. Ricardo Cavalcanti
    39

    Êita que o pessoal do mangue do xié tá organizando um festão óia!
    Vários barris de chopp, trio, banda…se brincar, até a Jovem vão deixar entrar no chiqueiro.

    Eles só estão esquecendo de uma coisa (vtnc), quem tá no outro lado é o Mais Querido, a Cobra Coral, o Terror do Nordeste!

    Acredito muito no BI!!!

  39. óia a cobra
    40

    Rapaz… o clima do mangue é de festa.
    Já estão organizando tudo.
    E vão fazer junto com essa imprensa mais zuada que galinha quando bota ovo.

    Meu Deus! Como eu gostaria de estar completamente errado.

  40. óia a cobra
    41

    Mas independente de armação e escalação de Zé se os jogadores quiserem ganhar se doarem creio SER POSSÍVEL.

  41. Leonardo Brandão
    42

    Em relação ao jogo passado, acho que Zé Teodoro colocou o time certo e fez boas substituições, até Chicão por incrível que pareça entrou bem, no meu humilde ponto de vista. O problema é que Zé Teodoro insistiu tanto em esquemas medíocres que agora o time não tem o entrosamento suficiente para jogar com dois meias ofensivos. Acho que esse esquema tem que ser o utilizado na Série C, por isso é importante que ele mantenha esse estilo independente do resultado de domingo.

    Meu sentimento para a final é de desconfiança, apesar da postura do Santa ter melhorado no último clássico, não conseguimos mostrar força para ganhar nenhum clássico esse ano, até mesmo o que ganhamos contra o Náutico fomos medíocres.

    No mais acho as críticas de Óia a Cobra e outras aqui justas e eu compactuo com a maioria delas. Entretanto darei uma pausa nas críticas, pois acho que final é um momento que o que menos conta é sistema defensivo, técnica, tática, o que conta mesmo é a tranquilidade dos jogadores, garra e determinação.

    Rumo ao BI, se Deus assim permitir.

    Abraços!!

  42. Santana Moura
    43

    Não há dúvida que a arbitragem é uma preocupação a mais para qualquer time que espera vencer suas partidas na bola. Porém, quando se trata de jogar com o Sport esta preocupação aumenta, tal o favorecimento que este clube recebe ora de alguns árbitros, ora de alguns bandeirinhas, e não precisa ser nas próprias partidas. As partidas dos adversários são como peças de xadrez a serem mudadas ao sabor da necessidade. Quando dentro de campo, muitas vezes os jogadores do Sport assumem o papel de Rainha. No xadrez a Rainha é a mais poderosa, faz o que quer, vai para onde quer e derruba que ela quer. O rei (representado por quem?, neste caso, é peça nula pronto para levar xeque mate.

  43. Confesso que posso me dar ao luxo de pôr a racionalidade e o futebol em pontos bem distintos de meu corpo, tento mesmo é fazer com que se comuniquem o menos possível.

    A me exigir racionalidade já me basta a vida. Nesta, preciso delas até mesmo para compreender, conviver, driblar emoções.

    Do futebol quero o contrário, emoções que me desviem da razão, pois esta é sua magia!

    Meu filho tenta me explicar questões táticas e eu respondo, precisa não, me bastam as regras para que eu saiba o que está acontecendo.

    Minha filha fala que eu soubesse o que se passa nos bastidores…

    Quero saber não, quero me dar este prazer de entender pouco e conhecer menos ainda, pois do futebol quero apenas sua magia.

    Daí o meu grande respeito e até admiração aos que participam mais efetivamente deste clube, pois estes precisam manter sua razão em alerta!

    Estou deslocada então?

    Perdoem-me, mais sou apenas uma apaixonada pelo santa cruz!

  44. Ricardo Cavalcanti
    45

    Engraçado é você ligar às 13h no programa esportivo “O ASSUNTO É FUTEBOL” Na hora do comentário do M. Junior.
    Parece mais que o Sportiminho é o time da impren$a local e o Santa Cruz é um time de outro estado do país.
    Eles só falam de como o Sportiminho pode ser campeão, onde não comenta em nada sobre o Santa cruz.

    É muita cara de pau desses “profissionais” de nossa impren$a local.

    Fico triste com essas coisa (vtnc).

    Acredito muito no BI!!!

    • Gleibson
      45.1

      Ricardo os radialistas ja tinham medo da coisa e depois daquele acontecimento de domingo quando eles esculhambaram a reporter da rede globo a imprensa local esta com mais medo ainda, mais pode deixar que domingo seremos bi contra tudo e todas com a graça do senhor.

  45. óia a cobra
    46

    Aliás tudo já estava preparado desde o início do campeonato.

    Durante todo campeonato não houve erro de arbitragem contra a coisa.

    Santa Cruz e nautico pelo contrário, perderam pontos, foram anulados gols licitos, cartões nem se fala…

    e por fim escolhem, sem sorteio, o árbitro da partida final.

    Só um milagre nos salva.

    Por esses motivos e muitos outros me levam a descrença.

    Eu sempre disse que engana-se qum peensa que o jogo

    • óia a cobra
      46.1

      é jogado apenas 90 minutos.

    • óia a Cobra, me permita a franqueza. Se você não acretida no Santa, pelo menos não desacredite com tanta veemência. O momento não é de de tristeza e incredulidade. Às vezes penso até que alguém do outro lado está se passando por você. Por favor, esqueça o pessimismo e mude de assunto.
      E olha, é melhor andar com fé, que a fé não costama faiá.
      Sds Corais e Tosenses.

  46. E olha, é melhor andar com fé, que a fé não costuma faiá.

  47. Tribomjardim
    48

    Quero ser bi…seja como for……

  48. Ricardo Cavalcanti
    49

    Ao companheiro óia a cobra:

    No meio de tanta ansiedade, da angustia que é esperar alguns dias para travar a última batalha em campo inimigo. Mesmo sabendo de nossas limitações, onde somos os menos pagos, os menos aceitos pela burguesia pernambucana, os menos aceitos pela impren$a local, mesmo sabendo que o lado de lá tem mais recursos financeiros para utilizar de “qualquer” forma.
    Mesmo assim, tenho que ACREDITAR, pois sou do povo e com o povo irei de estar sempre. Sou contra alguns fatores e ao mesmo tempo, a lógica tenta me sucumbir, porém algo me diz lá no meu interior “ÉS DO POVO” e esse não desiste nunca!

    Estenda sua mão companheiro, para que possa somar com as nossas, e mesmo sabendo de nossas limitações…não custa nada tentar, sonhar, não importa, deixe acontecer no que existe de mais bonito no torcedor Coral, O SER GUERREIRO!

    “A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitoria propriamente dita”. Mahatma Gandhi

    VAMOS LÁ óia, A HORA É ESSA, ESTENDA AS MÃOS!!!

    • Emanuel Morais
      49.1

      Parabens Ricardo,

      belo comentário.

    • Santana Moura
      49.2

      Lindas palavras!

    • óia a cobra
      49.3

      Tudo bem.
      Para satisfação de muitos, não mais postarei até o final da partida.

      Melhor assim.

      Eu não sei fingir.
      ***
      Os bastidores estão muitos estão muito fortes e atuantes.

  49. TRICOLAÇO
    50

    Eu estou confiante na vitoria! A coisa não tém time pra bater na raça e na determição Tricolor. Eu só perco esse título se um juíz ladrão me tomar. Ai agente tem que brigar de outra forma. RUMO NAO BÍ

  50. Se Zé Teodoro fosse mais inteligente, já que Luciano Henrique todo jogo vem botando a lingua pra fora, e não foi bem no ARRUDA, deixava ele como opção no banco e entrava com Léo ao lado de Natan. Mesmo sendo um volante, Léo tem característica de meia e chuta muito bem de fora da área. Meu time seria esse:

    Tiago Cardoso
    Diogo
    Williams Alves
    Leandro Souza
    Renatinho
    Memo
    Sandro Manoel
    Léo
    Natan
    Geilson
    Dênis Marques

  51. atenção meus amigos da tosa peço a todos que deixe o pessimismo de fora e vamos faser aquela corrente de energia positiva vamos festejar o bi na casa de festejo o papai com certeza vai virar mãmae domingo a partir das des horas ja estarei tomando aquela geladinha na concentração no mano’s bar no feitosa com uma tv 42″ só para o jogo não e sim para a festa tricolor quaquer duvida ligue vava da tosa maceio (82)93070230

  52. é bom demis botar agua no chopp e deixar a gatinha com o rabo entre as patas no canil do satã

  53. Elvimário Araujo Júnior
    54

    Ingresso comprado, acredito no bicampeonato.

    Saudações Corais!

  54. Emanuel Morais
    55

    Ano passsado as mamães tricolores tiveram um ótimo presente: Santa 2×0 na primeira final. Embora minha mãe seja torcedora da barbie espero que possa dar novamente esse presente a ela. Claro, como barbiana ela odeia a coisa.

    Vamos que vamos Santa!!!

  55. rubemjunior
    56

    Depois do jogo na casa das cadelas de peruca.
    Gol de carlinhos dedada.

    http://www.torcedorcoral.com/destaques/tabus-existem-para-ser-quebrados/

  56. rubemjunior
    57

    Depois do jogo na casa das cadelas de peruca.
    Gol de carlinhos dedada.

  57. rubemjunior
    58

    Alguns se foram, outros chegaram, independente de qualquer coisa(vtnc) somos o clube mais amado do Nordeste, somos o Santa Cruz.

  58. rubemjunior
    59

    Os cavaleiros Corais correndo atrás dos Bois.

  59. Fábio Belmino
    60

    O pessoal ligado na história do futebol pode me informar qual foi a maior goleada que o Santa Cruz aplicou no time do mangue ?
    pesquisei no google e não encontrei.

    • Fábio Lucas
      60.1

      7×0 em 1934. A maior goleada da história do clássico.

  60. Fábio Lucas
    61

    Pelo amor de deus… Já encheu o saco essa história que o Santa vai ser roubado, a globo quer isso, o rival comprou o juiz… ahh para com isso!!!

    Antes da primeira final era a mesma ladainha: Vão roubar. O Neílson é ladrão. Se vendeu. Vão querer roubar a gente dentro de casa. A Globo “quer” o rival campeão.

    Pera aí vocês!! Tenham senso de avaliação pelo menos!!

    Para min é bastante ÓBVIO que não vai haver interferência nenhuma da arbitragem no resultado do jogo.

    Imaginem se acontecerem erros grotescos e isso decide o título, a Comissão de Arbitragem de PE iria ser FECHADA, porque ninguém vai aceitar os árbitros daqui NUNCA MAIS. Mas vocês acham que a FPF, Globo e os os próprios árbitros querem que o Rival seja ajudado de forma descarada (na frente das dezenas de câmeras e de milhões de telespectadores) à conquistar o título.

    E o pior de tudo é ver tricolor não acreditar no título por causa da “ação dos bastidores”. Não é pela qualidade do nosso time ou pelas dificuldades que o adversário pode apresentar, que eles não acreditam. É PURAMENTE PELA AÇÃO DE BASTIDORES QUE COM CERTEZA DARÁ O TÍTULO AO RIVAL DA ILHA, PORQUE A GLOBO ESTÁ COMPLETANDO 40 ANOS E QUER QUE SEJA DADO O TÍTULO DE NÚMERO 40 AO RIVAL !!!! Ahhh tenha Santa paciência!!!!

    Aí o árbitro tem uma excelente atuação, como no último domingo, ganhamos o título e oque vocês dirão? Ele “esqueceu” de nos roubar…? ahh que saco!!

    Parece que todo jogo com o rival da Abdias é a mesma coisa durante a semana: Vamos ser roubados, o juiz é rubro-negro! O juiz foi comprado! A globo quer que o rival ganhe!

    Essas pessoas já vão à campo esperando serem roubadas para continuar e continuar com essas conspirações absurdas.

    Vamos ganhar o título no domingo e vocês que torcem para que a arbitragem erre contra o Santa, em vez de comemorar, fiquem em casa choramingando pelos erros que não aconteceram.

    • José Carlos Tabosa
      61.1

      Uma pessoa lúcida!!!

      É por ai Fábio lucas!

      SDS TRICOLORES!!!

    • rubemjunior
      61.2

      Fiquei sabendo que o juiz Meira Riccy vai fazer um gol de mão em favor do Santa Cruz no Domingo para acabar com toda essa seleuma.

      Acordem bando de chorões. Hoje quem ganha jogo é futebol bem jogado.

    • Acho Fabio, que voce tá tendo uma visão muito reducionista!

      Pois tá parecendo que voce acredita que futebol não envolve bastidores, extra-campo e tudo se resume ao que os 22 jogadores vão fzer dentro de campo!

      Isso é esquecer e fechar os olhos ao que vem aocntecendo não só em Pernambuco mas em muitoas partes do Brasil ao longo de vários anos!

      Queira Deus que o jogo seja decidido sem interferencia alguma da arbitragem e preferencialmente que seja o resultado ao nosso favor pra semos Bi.

      Tambem concordo que as vezes se exagera demais nas supostas acusações, mas daí a achar que é tudo limpo ai já é ser no mínimo muito inocente.

      E outra coisa, se um juiz quiser segurar o resultado pra uma equipe a coisa mais facil do mundo é fazer isso sem chamar muito a artenção…

      O povo só presta atenção no juiz quando ele anula um gol legítimo, não marca um penalti clarissimo…

      Mas um juiz pode, perfeitamente, sem chamar a atenção inverter faltas que ninguem dá tanta importancia, marcar a falta ao inves de deixar a “lei da vantagem” num ataque perigoso. Dar cartão amarelo pra um jogador que cometeu a falta na mesma força e proporção que um jogador do outro time “supostamente beneficiado pelo juiz” enfim são coisas que vão levando o jogo todo na mão dele(juiz) sem chamar tanto a atenção como um gol mal anulado ou um penlti clamoroso que não foi marcado!

      E só pra ilustrar se num país mais rico e bem menor e fácil de controlar como a Itália existe essas bagunças imaginem num país de proporções continentais como o nosso onde as instituições públicas ainda não estão tão sólidas como o exemplo do país europeu:

      http://www.superesportes.com.br/app/1,200/2012/05/08/noticia_futebol_internacional,216545/federacao-italiana-ira-notificar-61-pessoas-por-esquema-de-corrupcao.shtml

    • Fábio Lucas
      61.4

      Bruno,

      Não disse que tudo é limpo ou que os árbitros são seres incorruptíveis. É claro que existem uns bandidos com apito na boca, mas daí para achar que TODOS OS ÁRBITROS DO MUNDO VÃO NOS ROUBAR EM TODO JOGO CONTRA O RIVAL DA ILHA É DEMAIS!

      Não se resume TUDO aos 22 jogadores dentro de campo, mas QUASE tudo ou você acha que um árbitro comprado impediria a vitória do Santos ontem, por exemplo?

      Lembro do último campeonato, antes da primeira final foi o maior furdunço do mundo porque colocaram o Cláudio Mercante que tinha errado à favor do rival da Ilha na rodada de estreia do PE 2011. A mesma conversa de agora: Vão nos roubar, esse juiz é ladrão, vão querer dar o hexa a eles, os bastidores vão ganhar o jogo, nossa diretoria é frouxa em aceitar isso… E acabou tudo isso quando ele deixou de expulsar o Thiago Matias aos 15 segundos de jogo.

      A mesma coisa é dizer que o Sandro Meira Ricci vai beneficiar o rival da Ilha porque já o fez contra o Náutico. E usam o impedimento que foi, além de um lance dificílimo, de total responsabilidade do árbitro assistente. Ou queria que o Ricci validasse o gol que o auxiliar assinalou impedimento? E o pênalti é outro lance muito complicado, estavam em cima da linha e quando os jogadores caem estão todos fora da área. Não vi intenção nenhuma em prejudicar o time da Rosa e Silva.

      “O povo só presta atenção no juiz quando ele anula um gol legítimo, não marca um penalti clarissimo…”

      Mas é claro que sim, oque muda o resultado do jogo é o pênalti não marcado, o gol mal anulado e etc… Faltas de intermediárias e laterais não mudam a história do jogo.

      Usar o exemplo do futebol Italiano não é legal. Oque há na Itália é um esquema de APOSTAS, que não favorece intencionalmente determinados times, mas COMPRAM os resultados dos jogos e não em beneficiamento a um ou mais times específicos(como vocês dizem ser exatamente o contrário aqui).

    • pois é Fabio,

      Concordo com voce em termos…mas é seu poto de vista e tenho que respeitar.

      Com relação ao exemplo do jogo do Santos claro que pela disparidade tecnica o santos tinha tudo pra vencer e bem o jogo de ontem….mesmo que com um juiz que “quisesse” tumultuar no máximo o juiz poderia fazer o jogo não ser a pisa(8×0) que foi, mas com certeza o santos venceria e bem.

      Mas é diferente de um classico parelho como tá sendo o desse ano entre Santa Cruz x coisa onde dois times jogando MAL tecnicamente e taticamente se equivalem. Onde o resultado vai surgir de detalhes e aí sim a interferencia de um suposto juiz tendencioso pode estragar tudo.

      e a partir do momento que um juoz deliberadamente “segura o jogo” a favor dele, invertendo faltas, dando cartões amarelos pra um time e pra outro q age da mesma forma não dando fazendo o time pendurado e cosequentemente mais receoso de continuar uma marcação firme e até mesmo uma marcação de falta onde o atacante iria sozinho em direção do gol desconsiderando a “lei da vantagem” contribui e muito para um time que tem a vantagem do 0x0 como vai ser o caso da coisa!

      E quanto a vc falar que a bronca do futebol italiano se RESUME apenas a problemas de apsotas sugiro a voce se inteirar um pouco mais.

      Mas concordo com voce que o meira ricco pelo menos até agora é o mais indicado entre os arbitros da federação pra apitar ese jogo. É o que menos vem errando….que tem mais moral perante jogadores e dirigente, até memso pelo escudo FIFA, e que não o vi como principal responsável pela desclassificação da barbie contra a coisa.

      Muito mais comprometedor foi a atuação do arbitro do primero jogo, o rubro-negro de carteirinha reconehcido nos 4 cantos do estado o ricardo Tavares.

      No mais é deixar que chegue domingo que seja um jogo muito melhor que o do último domingo que vencemos o jogo e comemoremos o bi, sem interferencia de arbitragem alguma e se por acaso acontecer erro de arbitragem que seja pro nosso lado, já que tá sendo tão difícil de aocntecer pra nós.

    • rubemjunior
      61.6

      Tenho certeza que se o juiz do jogo Santos 8 x 0 Bolivar tivesse mau intensionado contra o Santos, o Santos faria mais oito gols.

      Se jogar bola, não tem juiz que interfira.

      Penso assim.

  61. Mardônio
    62

    Ingresso na mão, meu e de meus filhos Danilo e Marcela, vamos lá gente jogar junto com o time como no ano passado que fizemos uma bela festa lá.

  62. TRICOLAÇO
    63

    A coisa joga mesmo é no campo da sacanagem: subornando e sabotando. Mas estamos preparados. RUMO AO TRÍ! Porque esse BÍ já é nosso!

  63. Ingresso na mão. Em 1986 eu mesmo dei a bandeira da Força Jovem ao então presidente Zé Neves fincar no campinho da Ilha. Ao contrário do que muita gente pensa, sobretudo os guris de vinte anos, Zé Neves POR VÁRIAS VEZES FINCOU A BANDEIRA NA ILHA. Homero Larceda ganhou as eleições em 1987, prometendo proibir Zé Neves de fazer isso. Homero se elegeu, o Santa foi Bicampeão naquele ano e Zé meteu a bandeira Tricolor na “casa de festejos”….

    Tudo isso começou em outubro de 1985. Campeonato pernambucano, segundo turno. O Santa venceu o jogo no Arruda, com um gol de André (galego vindo do futebol do Paraná, aos 45minutos do segundo tempo na barra das Rua das Moças)

    Uma semana depois as duas equipes voltaram a campo para decidir o segundo turno, na Ilha. Jogo nervoso. Naquela época era comum se dividir o estádio meio a meio (pelo menos nas arquuibancadas e gerais). E a torcida do Santa dividiu mesmo. A coisa logo fez 1×0. Levamos muito sufoco. A coisa tinha Henágio, Zé Guimarães e era dirigido por Carlso Alberto Silva. No entanto, já no segundo tempo, o Santa começou a dominar o jogo. Aos 37 minutos, uma falta cobrada por Neto, a bola sobra para Marlon que faz o gol de empate. Delírio da torcida tricolor. Nunca me esqueço de um senhor me dzendo pra tremular a bandeira, pois o Santa iria empatar a partida. Dito e feito. O Jogo foi para prorrogação. Lá pras tantas, numa bola chutada da nossa defesa, Gabriel tocou de cabeça no meio de campo para Marlon. Este, tinha todo o campo da coisa para correr e estava sozinho, preferiu porque estava machucado cobrir o goleiro Paulo Cesar e fez um golaço, na barra do placar. O Santa virava. Ainda no finalzinho da prorrogação, o zagueiro Jorge infantilmente toca com a mão dentro da área e Cantalice, salvo engano,marcou o penalti. Um tal de Adílson chutou no canto direito de magistral Birigui e este defendeu a penalidade. Vencemos por 2×1…Festa naquela pocilga inesquecível. A torcida invadiu o campo pra festejar. Foi alí que começou a trajetória de seguidas vitórias do Santa na ilha de festejo.

    Creio que esse filme pode perfeitamente voltar domingo. O Santa será Bicampeão. E eu mais uma vez não vou perder essa festa!

    Saudações Tricolores!!

    • Pow vai ser show de bola se conseguirmos o BI em cima do BOI lá no curral deles e principalmente se alguma alma bosa e corajosa entre no campo pra novamente colcoar a bandeira tricolor no meio do campo daquele manguezal!!

  64. Tribomjardim
    65

    Rapaz…zé vai acertar….o bi vem aí…..com André ,Chicão e cia….os coisentos estão doidos…até falando sozinhos e babando foram vistos os adeptos do time do pinicão…..pressão no soprador que não é confiável…segunda vai ser difícil trabalhar….eita gota.

  65. TRICOLAÇO
    66

    Eu acho que ninguem aqui acredita em papai noel! Não é… Ou acredita? RUMO AO TRÍ, porque se deixarei a bola rola live e honestamente, eu já sou BÍ!!!

  66. Ita Tricolor
    67

    Nobre Ricardo ( Post 49) que texto da porra meu irmão PARABÉNS.
    É desta forma que temos que pensar e vamos para o jogo .
    Nosso time é grande e eles estão se “borrando” de medo.
    Chegou a hora de voltarmos a comemorar no mangue..
    Já comprei até uma bandeira para dar a renatinho para o mesmo fincar no meio do mangue e depois sair correndo…..rsrsrsrsrrs
    Meu Placar C.de peruca 1 X 3 Santa.

  67. Ricardo Cavalcanti
    68

    Homenagem aos 70 anos de meu Pai!!!

    Papai,

    Hoje comemoramos seus 70 anos de vida conosco, onde como filhos, apredemos a ser homens de verdade. Respeitando as diferenças e as culturas, agradeço ao senhor pela educação que me foi dada junto a minha mãe.
    Dentre várias coisas(vtnc) que o senhor me ensinou, agradeço em especial no dia de hoje, o sangue CORAL que herdei de suas veias.

    Papai, nosso sobrinho chegou, onde sei que também herdará nosso sangue de guerreiros que se espalhou por toda nossa família.
    Esse título é em homenagem a vocês dois. Independente de vitória ou não, somos eternos campões!

    Papai, dentre vários orgulhos que tenho do senhor, posso escolher as lembranças que o senhor relata dos tijolos que o senhor carregou na cabeça para levar até ao Arruda para a construção e reforma de nosso estádio.

    Parabéns Papai pelos seus 70 anos de GLÓRIAS!!!

    Vamos ao BI!!!

    http://tricolordoarruda1914.blogspot.com.br/2012/02/arruda-linha-do-tempo.html

  68. Icaro Coral
    69

    Tudo indica que Carlinhos Bala vai ser dispensado após o estadual. Peguei de um Twitter de futebol Nordestino muito confiável. E ainda especula-se que Vanderlei do Araripina está chegando.

    • Ricardo Cavalcanti
      69.1

      Nobre Ícaro,

      Sugiro evitarmos falar em dispenças e contratações faltando 03 dias para as finais.
      principalmente vindo de site’s e Twitter’s. Muitas verdadaes, como também muitas mentiras saõ postadas para causar desordem e falta de harmonia no grupo. Sem falar que o pessoal da ceita dos infernos, utilizam que qualquer coisa (vtnc), para tumultuar nosso ambiente.
      Vamos aguardar segunda-feira para começarmos as especulações.

      Abraços ao amigo que tanto prezo!

    • Ricardo Cavalcanti
      69.2

      Desculpe-me: (dispensas)

    • Tricolor
      69.3

      Pode até ter sido postada num momento inoportuno. Mas que foi uma boa notícia isso foi!

  69. Icaro Coral
    70

    Vlw, desculpa aê, vamos manter o foco e caminha rumo ao BI.

  70. TRICOLAÇO
    71

    Os nossos atletas devem entrar preparados, não apenas física e tecnicamente, mas emocionalmente. Preparados para se emocionarem com a pequela parcela de tricolor que estarão representando os Milhões de apaixonados, Mundo afora. Devem lembrar que esse é o Club povo, genuíno e sofredor. Que ensiste em crecer a despeito das injustiça. Esses sim merecem sair daquele estádio felizes, poque essa felicidade não é para trípudiarem em cima dos adversários, mas para se afirmarem diante de tantas adversidades. Como outras torcidas apaixonadas, somos a mais embremática, por tudo que passamos. Estamos firme e de pé. Contando centavos, mas com dignidade, como o nosso povo. Jogamos o futebol simples, mas limpo como deve ser jogado. Não abondonamos nossos pricípios como também nosso ninho. Por isso estamos ai dissiminados em tudo quanto é canto. Imprecionando a todos pelo nosso Amor, Fé, e Garra. domingo nossos atletas têem que estar preparados para defenderem essa SAGA.

  71. Ricardo Cavalcanti
    72

    Existe uma imensa diferença entre o Leão da Savana, o verdadeiro Rei da Selva, do leão da ilha, conhecida como a cachorra de peruca.

    vejam o gritinho do leãosinho da ilhota do mangue do xié:

  72. rudinele
    73

    estou muito confiante em ser bi-campeão este ano. perdemos 96-99-2000-2003-2006. esse ano não tem boquinha não, quebraremos esse tabu domingo para tirar todo esse atraso no dia do ” papai” que faz aniversário no dia da mamãe, esse papai é mais papai de santo é uma cachorra de peruca

  73. Para quem não obsevou, Neilson Santos estava dando uma ajudinha ao time do mangue. A coisa passou todo o jogo fazendo cera e Neilson contribuindo para isso. Estava vendo os melhores momentos do jogo e vi quando ele passou quase cinco minutos para dar um cartão a Tobi, que até o esnobou virando-se de costas fazendo os passos de Michael Jackson. Era pra ter sido expulso depois daquilo.

    O que vai assoprar domingo, Meira Ricci, ainda é pior, prejudicou duas vezes a barbie e deixa os caceteiros da coisa (VTNC) baixar a lenha. Foi por isso que ficou para apitar o último jogo. Muito cuidado nele.

    • Santacruzense em Sampa
      74.1

      Maurício, saudações santacruzensenses.

      Observei isso durante todo o primeiro tempo. Gravei o jogo e depois vou ver de novo, mas ainda não tive tempo. Não diria que ele tava roubando, mas é uma estratégia comum aos árbitros ficar parando o jogo por tudo. Qualquer encostada do zagueiro nas costas do atacante, o juiz para. Cruzamento na área, se tiver confusão, dá falta no goleiro. Etc.

      Ele foi honesto. Achei a arbitragem até boa. Mas nao gosto disso que ele fez. Não gosto de quem para o jogo. Neste caso, o único prejudicado é o Santa. Não acho que isso seja direcionado contra nós. Acho que é uma forma de evitar problemas maiores. Travando o jogo, o juiz se livra das confusões que podem comprometer a sua arbitragem. Inclusive, lembro que ricardo taveres fez o mesmo no arruda no 1º clássico contra a coisa em 2012.

      Bem, vamos que vamos. To confiante. To em SP. Mas domingo, estaremos minha esposa, meus dois filhos e eu, todos vestidos a caráter para acompanhar, nervosos, essa peleja. Creio tanto no título que até temo a decepção. Por isso, venho controlando a euforia.

      ps: se eu fosse presidente do Santa, faria um convite pra BIRIGUI. Chamava ele pra acompanhar o jogo, falar com os atletas sobre o bi de 87 na preleção. Aproveitava e homenageava o cara. Isso seria duplamente válido: a uma, porque seria uma forma de reconhecimento a um de nossos heróis/ídolos; e, a duas, porque serviria de combustível/motivação pra nossos novos heróis.

      Eu queria que o gol fosse de MEMO. Sou fã do cara!

  74. Celso Henrique
    75

    Muitos da imprensa acharam exagerado o cartão que tobi levou. A falta cometida foi exatamente igual a do jogo do Nautico dentro da área e o juiz deu fora. Cartão justo.
    A revista Clássico.com de jan/fev vem com uma bela reportagem sobre nosso SANTA.

  75. Estou confiante no título no próximo domingo. Mais, muito mais do que estava antes da primeira partida das finais. Isso considerando apenas o futebol jogado pelos dois finalistas. Explico:
    No final de 2011, temi por um PE bastante difícil para nós. Com os rivais na série A e nós na C, o fosso financeiro aumentou bastante.
    Não foi o que se viu.
    Se é verdade que não estamos jogando um bom futebol, somos o melhor time de PE no momento. Ou, para quem preferir, o menos ruim.
    Na primeira derrota para a coisa (vtnc) no Arruda, jogamos errado. Mazela, nos copiando 2011, jogou nos nossos erros e venceu.
    Na segunda derrota, jogamos com alguns desfalques e a derrota não nos trouxe prejuízos. Claro, perdermos e não foi bom.
    Na terceira partida (a última), jogamos melhor. Poderíamos ter ganho. Merecíamos ter ganho. Mas, mostramos que podemos vencê-los na finalíssima.
    Vejo que nosso time cresceu no final e a coisa (vtnc) chega à final em declínio. Basta ver que o clima por lá não é dos melhores.

    EU ACREDITO. EU CONFIO.

    Dá-lhe Santa !

  76. eduardo macedo
    77

    Acho que seremos campeões. Vejo o Sport um time medíocre com apenas uma jogada, a originada de bola parada, mas que a executa muito bem devido aos treinos, acho. Nosso time é mais criativo, temos mais opções de desafogo, não centramos em apenas um jogador, até mesmo peças de reposição melhores nós temos. Podemos ser campeões, mas é preciso que os jogadores estejam cientes disso. Já pedi uma folga pra segunda, das duas uma : ou não teria condições de trabalhar ou seria zoado pelas Suzies. Desejo a todos os que forem ao jogo, sorte, paz e tranquilidade no trajeto de ida e volta à pocilga.

  77. Flávio Tricolor de Gravatá
    78

    Eu não tenho dúvidas que seremos BICAMPEÕES, podem acreditar e não é bravata de torcedor, nada pro Santa é, foi ou será fácil, e todas as adversidades presentes nesse jogo são os ingredientes pra nossa conquista!

  78. Robson-PI
    79

    Para os pessimistas de plantão

    “Se não existe possibilidade de fracasso, então a vitória é insignificante.”

    (Robert H. Schuller)

  79. Aplicando o método cabalístico/matemático/tamarineiro do guru de Zagalo, Dr. Hemorroidasdoem Aftasardem, vemos que o Santa será bi-campeão:

    Data da final de 1987 – 16.08.1987:

    16+8+1987 = 2011* => noves fora 4 (2+1+1)

    Data da final de 2012 – 12.05.2012:

    12+05+2012 = 2029 => noves fora 4 (2+2+9 = 13 =>1+3 = 4)

    * Resultado da soma da final de 1987 igual a 2011, ano do primeiro título do novo bi-campeonato.

    Zagalo já estaria com a faixa e fazendo aviãozinho, mas, como não sou Zagalo e acho o “método” uma tremenda picaretagem, deixarei tudo para amanhã depois do jogo.

    • Kiliano -Tricolor de Coração
      80.1

      Ducaldo,

      O dia da final é 13/05/2012 ,faz de novo!

    • ducaldo
      80.2

      Eu disse que o método era picaretagem. No meu calendário é dia 12.

    • Ricardo Cavalcanti
      80.3

      Kiliano,

      Deixa Ducaldo somar a conta rapaz, ele tá parecendo Rolando-lero da escolinha do proº Raymundo…kkkkkkkkkkkkkk!!!

    • Germana
      80.4

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Eu já estava me dizendo que era melhor parar de ler sobre o santa, pois o nervoso tava aumentando.

      Agora relaxei! Valeu Ducaldo!

      A previsão tá valendo!

  80. Vladimir Biro Biro TOSA Arcoverde/Maceió
    81

    As fotos da musa do campeonato já estão no PE360°,tricolor arretada. Vamos prestigiar a minina pessuá!!!http://globoesporte.globo.com/pe/fotos/2012/05/fotos-confira-o-primeiro-ensaio-com-musa-do-campeonato-pernambucano.html

  81. Vladimir Biro Biro TOSA Arcoverde/Maceió
    82

    Amanhã em maceió todos os caminhos levam ao MANO¨S BAR(Av.governador lamenha filho feitoza prox.ao conj.artemizia e do posto val paraiso)Para vibrarmos juntos com mais uma vitória do nosso amado santinha,em plena casa de satã!!!Sdçs corais e tosenses!!!

  82. Tricolor
    83

    Pra quem não viu ainda, um belo texto sobre o sentimento do torcedor de modo geral:

    http://ne10.uol.com.br/coluna/o-papo-e-pop/noticia/2012/05/11/titulo-se-perde-torcedor-nunca-342187.php

  83. Atenção família tricolor é hora de união, e hora de oração, é hora de vestir a camisa do mais querido, é hora de termos pensamento positivo, é hora de irmos ao jogo ou então ao telão, é hora de assistirmos o clássico, é hora de confiarmos. Temos um grande treinador, temos jogadores de boa qualidade, então espero uma vitória no dia 13/05/2012 na Ilha do Retiro. Basta 1X0 para o Santa ou então 2X1 que a festa será nossa. Boa sorte galera tricolor.

  84. Fábio Lucas
    86

    Vamos lá!

    Andando com fé, que ele não costuma falhar!

  85. Roberto Santos
    87

    Dia das mães de 2010, Santa 3×2 sport.

  86. Ainda dá tempo.
    Na decisão do ano passado, os mentores do blog do santinha retiraram-no do ar, por se considerarem tremendo pé frio,o que poderia levar o Santa ao fracasso.Santa campeão, o blog voltou e, na série D, chegamos às finais aos trancos e barrancos,perdendo o título para o Tupí,dentro de casa.Subimos para á série C,mas não fomos campeões da D (pé frio do blog?).Agora, em 2012, chegamos às finais, novamento aos trancos e barrancos.Pior, empatamos a primeira, de 0x0, dentro de casa (pé frio do blog?)Não é hora de os mentores do blog do santinha repetirem a corajosa e bemfazeja atitude de 2011,saindo do ar, de hoje até depois do jogo de amanhã, para não AZARAR o Santa?Fica a sugestão que, espero, será bem recebida e aceita.
    Ainda dá tempo.
    Edgar

  87. Geraldo Mesquita
    89

    É hoje,
    e sempre,
    SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE.

  88. Geraldo Mesquita
    90
Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *