Se conselho fosse bom…

Santana Mouraespecialista em Psicologia do Esporte

…Não se dava, se vendia. É o que diz um ditado popular. Pensando nisto escrevi estas considerações, que não são conselhos, pois as dicas que tenho postado nos espaços tricolores parecem que estão sendo seguidas pelos nossos contendores. No calor de uma reta final de decisões, onde nos deparamos com o mesmo filme (situação de pressão) queremos pelo menos mudar o final da fita. Neste caso, a palavra de ordem é frieza e não paciência como temos ouvido.

Para ilustrar a inoperância de certos conceitos em determinados eventos, lembro-me de uma olimpíada na qual um treinador de boxe dizia para seu atleta – exímio nocauteador – que esperasse o tempo certo para aplicar um golpe que colocaria na lona o adversário; o tempo foi passando, o oponente se defendendo e o coitado do atleta esperando com paciência que o outro abrisse a guarda para ele aplicar-lhe um direto no queixo, talvez. Enquanto isto o concorrente ia batendo no seu corpo e marcando pontos, marcando pontos. Passaram-se os rounds, o nocauteador abdicando de boxear não encontrou espaço para o nocaute e, assim, perdeu a luta e a medalha de ouro por pontos.

Historia como essa nos ensina que às vezes não é tão salutar ter tanta paciência, melhor mesmo é ter prontidão decisória e frieza para definir a partida no menor espaço de tempo. No elenco do Santa Cruz tem jogadores com esta capacidade (por motivos óbvios não vou citar nomes). A melhor defesa é o ataque efetivo, não vale a inépcia. Já vimos muitos adversários do Santinha chegarem num momento de pressão e catimbar o jogo, com a conivência da arbitragem, tanto da casa como de fora. Afinal dentro do vestiário todos os gatos são pardos.  Então, melhor aniquilar logo o adversário sem piedade.

O que faz a diferença, nessas horas, é realmente o aspecto psicológico, pois já se sabe que cor de camisa não assusta mais ninguém nos dias de hoje. Que cada jogador faça sua meditação particular encontre seus pontos fortes e os aproveite durante a partida. Nunca se deixem intimidar por palavras que os coloquem para baixo, corram em busca dos sonhos junto com os companheiros. Sonho que se sonha junto torna-se realidade. Ficar agoniado como Náutico esteve na partida contra o Sport não resolve nada, pois começa a faltar oxigênio no cérebro comprometendo a cognição, o pensamento, o raciocínio e, por conseguinte, o rendimento. Por isto a nossa torcida em momento algum, durante o jogo, deve pressionar nosso time, só apoiar, aplaudir, empurrar.  A exceção pode ser no intervalo como diz Óia a cobra; aí os torcedores podem até soltar o verbo; na volta ao campo mais aplausos para o Santa e vaias para o concorrente, vaias, apupos sem trégua, em todos os momentos. Vamos ajudar a zaga a marcar; isto vai funcionar, mesmo que eles leiam estas palavras.

Quanto à arbitragem não se pode esperar muito diante da confusão em que se encontram os árbitros pernambucanos, não obstante saber de todo esforço que Chico Domingos, ao longo dos anos, tem desenvolvido em busca de consolidar um trabalho de apoio psicológico para aqueles profissionais, sem encontrar ressonância nos que dirigem o futebol do estado (justiça seja feita a ele que muitas vezes é responsabilizado pelos erros de seus pares). Neste caso, convoco as palavras de outro tricolor opinante – Gomes – ao alegar que não tem arbitragem que consiga conter um bom ataque, nem uma avalanche de gols, mesmo que o juiz inverta ou omita faltas, economize cartões, anule gols e não marque pênaltis, enfim, rasgue as regras do futebol como temos visto, corriqueiramente, em Pernambuco.

Devemos dar uma trégua às diferenças de opiniões em relação à direção do clube, à atuação do técnico, à inexperiência de alguns de nossos atletas, pois eles podem até ser se tornar a nossa alegria. Comparecer aos jogos não para atender a exigência do treinador, mas para fazer aquilo que já é nossa marca registrada: demonstrar amor, encher o campo e bater o nosso próprio recorde. Vamos à luta.

135 Comentários

  1. Arnildo Ananias de Oliveira
    1

    NÃO CUTUQUEM ONÇA COM VARA CURTA!

    Apesar DE TUDO (leia-se ZT & Cia ltda) é bom lembrar que o último time que vinha se metendo a besta diante de nós e tinha nos vencido lá, foi o Petrolina (acho que pelo mesmo placar de 2 X 1). Só que, no jogo de volta, aqui no Arruda, tomou uma “balaiada” e FEZ A SENA, sem ter direito a marcar UM ÚNICO GOL.

    Tá certo que o Zé tava febril neste dia e “escalou o time errado”. Quem sabe se nos seus devaneios, ele não repete a dose agora? Afinal, já batemos esse Salgueiro aqui por 2 X 0. Aliás, fomos o único do chamado “Trio de Ferro”.

    Portanto, essa conversa do Presidente do Salgayro que não jogará na 3ª porque precisa de mais tempo pras finais, PODE SAIR MUITO CARO PRA ELES. Afinal, como diria o Mané Garrincha (e ultimamente, a nossa querida SANTANA MOURA, autora desse belo texto), o Salgayro já combinou tudo com o DM9, Dedada, Memo, Renatinho, etc, pra vencerem a partida?

    É isto aí. Rumo ao BI! É pau, cipó e pêia!

    SAUDASANTA

  2. Arnildo Ananias de Oliveira
    2

    Pô, fui o primeiro a comentar! LIBEREM O MEU TEXTO.

    SAUDASANTA

  3. Falando em arbitragem no jogo de ontem do Barcelona o penalti marcado a favor do Barcelona quem marcou o penalti foi o arbitro auxiliar que estava atras do gol adversario pela comunicação que eles tem o arbitro esperou a opinião do auxiliar que estava com uma visao melhor e marcou o penalti, lance parecido aconteceu no jogo da barbie e o auxiliar nada fez, ai é que esta a diferença praque tantos arbitros em um jogo se eles nao se comunicam.

    • Geraldo Mesquita
      3.1

      Aqui se comunicam sim, mas só quando querem, ou quando interessa a alguem.

  4. Flávio Tricolor de Gravatá
    4

    Sábias palavras Santana Moura, os sentimentos de muitos tricolores que comentam aqui estão incluídos nas suas palavras, afinal temos consciência de que nossa equipe pode RENDER MAIS, não temos uma super- equipe, más um grupo que com certeza poderia fazer um pouco mais em campo do que temos visto.

    Atendendo sua solicitação, não criticarei nem a comissão técnica nem direção até o jogo contra o Salgueiro, minhas mensagens serão de incentivo, afinal é um jogo importante que, se Deus me permitir, estarei presente pra incentivar, apoiar e torcer.

  5. Sandro Coralense
    5

    A coisa tentou mais uma vez, nos bastidores, desestabilizar o santa cruz. trabalhou para que o jogo entre santa x salgueiro não fosse realizado na terça, pois eles tem medo de ver o arruda com 60 mil e isso contagiar o time.
    tem nada não, VAMOS LOTAR NA SEGUNDA, PRA HUMILHAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. Santana Moura, que belo texto. Peço permissão para aditar, com a mensagem abaixo.

    A batalha dos Lobos.
    Uma noite, um velho indio falou ao seu neto sobre o combate que acontece dentro das pessoas.

    Ele disse: A batalha é entre dois lobos que vivem dentro de nós.

    Um é mau – É a raiva, inveja, ciúme, tristeza, desgosto, cobiça, arrogância, pena de si mesmo, culpa, ressentimento, inferioridade, orgulho falso, superioridade e ego.

    O outro é bom – É alegria, fraternidade, paz, esperança, serenidade, humildade, bondade, benevolência, empatia, generosidade, verdade, compaixão e fé.
    O neto pensou e perguntou ao avô: Qual lobo vence?

    O velho indío respondeu: Aquele que você alimenta.

    Segunda feira estarei no Arruda com toda a famíiia, apoiando, aplaudindo e comemorando um grande resultado.
    E andar com fé que a fé não costuma faiá.
    Sds Corais e Tosenses.

  7. Ita Tricolor
    7

    Sra. Santana Moura PARABÉNS pelo excelente texto ( falou tudo e mais um pouco).

    Faço minhas as suas palvras que retirei do seu belo texto :

    “Devemos dar uma trégua às diferenças de opiniões em relação à direção do clube, à atuação do técnico, à inexperiência de alguns de nossos atletas, pois eles podem até ser se tornar a nossa alegria. Comparecer aos jogos não para atender a exigência do treinador, mas para fazer aquilo que já é nossa marca registrada: demonstrar amor, encher o campo e bater o nosso próprio recorde. Vamos à luta.”

  8. Ita Tricolor
    8

    Outrossim, se o nosso senhor permitir, COM CERTEZA ESTAREI NO ARRUDA na proxima segunda….

  9. Roberto Santos
    9

    Vão querer empurrar Rufininho em algum dos quatro jogos decisivos! Santa Cruz abre o olho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  10. Eu acho que a Diretoria pensa que gol de falta não vale neh?? ou então ninguem treina falta no arruda,qdo for contratar os reforços pro Brasileiro garimpem pelo menos um batedor de falta,01 ano sem fazer gol de falta é dose!!!no mais acredito nesta classificação, mesmo com o retranqueiro no comando!

    Saudações Corais

  11. óia a cobra
    11

    Óia Ela!
    Óia Ela!
    Óia Ela!!!!!!!!!!!

    Essa é minha tia Santana Mooooouuuuuuuuouraaaaaaaaa!!!

    Bença Tiaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Sábias palavras Tia.

    Esse exemplo do boxeador tem perfeita adequação ao que zé vem fazendo com o Santa Cruz.
    Ficamos sempre nas cordas em posição defensiva, vamos levando jeb’s a todo momento e quando menos esperamos tomamos um direto no queixo e consecutivamente vamos à lona.

    Zé não aprende que a melhor defesa é, foi, e sempre será o ataque.

  12. Santacruzense em Sampa
    12

    pessoal, recebi um email com uma foto de paul maccartney no Arruda com a bandeira da coisa!!!

    Isso é verdade ou é montagem????

    • Gleibson
      12.1

      Com certesa isso é montagem, a bandeira que ele estava era a de Pernambuco.

    • ducaldo
      12.2

      Montagem.
      Qualquer um com o mínimo de habilidade no photoshop faz aquilo.

  13. óia a cobra
    13

    Isso me faz lembrar o Mike Tison

    As 1ªs lutas dele duravam segundos.
    1º round o oponente ia à lona.

    Super ofensivo, o adversário não tinnha tempo pra pensar. Não tinha nada a fazer senão ir à LONA

    Dava gosto.

    mas aí… Apareceu alguém e disse que ele tinha de ser mais técnico…
    … A bolsa de apostas precisava de mais rounds etc. etc. etc.

    Resultado, o cara começou a ser “técnico”, defensivo, deixou de atacar, comçou a perder, perdeu a fama, várias lutas e terminou virando Mouse Tison e mordendo a orelha de Rolifield.

    Teodoro abre mão de atacar e esquece que todos os olhares, anseios e toda nossa alegria consiste numa palavrinha de 3 letras, que faz o ARRUDA estremecer e faz uma nação feliz.

    GOL!
    Gooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Santaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Cruzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz!!!!!

    Nesse momento mágico todos nós, de todas as idades, viramos meninos… Meninos de tanta alegria e felicidade.

    Eu gostaria muito de sentir esse prazer essa alegria 2ª feira.

    Com muita emoção e esperança:

    Eu sou da Terra de Santa Cruz

  14. óia a cobra
    14

    Ontem Dr. Evandro deu uma travada de vez nesses pitaqueiros da coisa e notem que ja surtiu efeito.

    Ele determinou que será árbitro da casa para todas as partidas finais e os “boca de hipopótamo” da coisa estão de boquinha fechada e pararam de ladrar.

    Tem que ser assim ou ele inibe essas práticas velhas, viciadas e tendenciosas ou ficará dificil ter a rédea da FPF.

    Já era tempo dele ter dado um basta nesses agitadores.

    • André Lins
      14.1

      Óia a cobra, é isso que eles querem, pois é bem mais barato comprar um de casa do que um de fora, e segundo ALN, em entrevistas ontem nas rádios, informou que em reuniões fechadas eles dizem que querem os árbitros de casa e nas rádios ficam falando de árbitros de fora para tirar o foco das roubalheiras.

      Abraços,

  15. Lourenço Sobral
    15

    Santacruzense em Sampa.

    Te respondi no artigo anterior ao de Santana Moura!

  16. Lourenço Sobral
    16

    Oia a Cobra,

    Ele ta dando uma de “macho” ou fazendo o jogo deles?

    • óia a cobra
      16.1

      Sinceramente?
      Eu acredito no trabalho dele. Ele tem melhorado muita coisa.

      Ele torce sim pelo isiporte, mas não me parece doentio. Ele me passa a idéia de ser um homem de caráter. Não acho que ele seja um: pelo sport TUDO. Isso é coisa de maluco, chega ser amoral e anti-ético.
      Acredito na lisura do trabalho dele.
      O que vem me chateando é que ele toma uma decisão e pouco mais a frente muda de opinião.
      Já disse e vou repetir não é fácil você pegar uma federação viciada e pendente e tendenciosa feito a nossa e derrubar esse cartel do dia pra noite. Mais aos poucos ele está botando a casa em ordem.
      Fico satisfeito em ver nossa diretoria centrada e ajudando no que é possível a federação. É assim que deve ser.
      Agora o Dr. Evandro não é bobo e deve ficar de olho nos cupins da federação. Nos que querem fazer da federação uma sala da ilha do mangue.
      A federação tem que trabalhar para todos afiliados de forma justa e igualitária.
      Não deixar que seus funcionários defendam apenas interesses do time do mangue.
      Um bom administrador dá ou tira força de seus comandados dependendo do merecimento e resultado do trabalho.
      HOJE EU ACREDITO MAIS NA FEDERAÇÃO. ANTIGAMENTE NÃO.

    • Tribomjardim
      16.2

      Acho que é migué….

    • Fábio Belmino
      16.3

      Òia a Cobra,

      Tu és um cara arretado e sou fã das tuas resenhas, mas nesse ponto eu discordo, eu acho o evandro carvalho um dissimulado, enquanto o bode rôuco era na cara o atual dissimula o que é pior.

    • óia a cobra
      16.4

      Homi já retirei todo elogio que fiz a ele ontem. Foi só pra ver se ele engolia a corda. Fica tronquilo. Meus movimentos são friamente calculados.

  17. Junior RJ
    17

    Pq a fé não acaba tão fácil assim !!! saudações e força a quem poder ir !!!

  18. óia a cobra
    18

    O outro presidente da federação era tão tendencioso que com o gramado do Arruda novo ele ainda quiz tirar onda e dizer que ia reprovar na vistoria. Se lembram?

  19. óia a cobra
    19

    Agora Dr. Evando tem que se ligar quando é que esses caras estão defendendo os direitos do futebol pernambucano e que estão defendendo os interesses do time do mangue porque eles sempre procuram colocar uma saciça a mais no cachorro-quente.

    • esse dr. Evandro em comparação ao anterior, pelo menos pro enquanto, parece ser melhor em vários quiesitos.

      O problema dele ée ssa coisa de tudo questionar os clubes inclusve os que não tem nada a ver co determinado assunto como do caso da coisa opinar sobre o jogo entre Santa Cruz eSalgueiro e ou otro caso lá que não lembro direito mas perguntou ao presidente do clube que foi beneficiado por (mais um) erro de arbitragem se o juiz tinha errado.

      E tambem nessa insitencia besta e perigosa de “bater o´pé” que teremos juies locais até o final do estadual…o que é bastante perigoso!!

      No mais eu pelo menos o vejo com folego de querer ir modrnizando aos poucos as coisas que envolvem o nosso futebol!

    • Luis, a coisa tá metendo o focinho no jogo SANTA CRUZ x salgueiro porque estão se cagando de medo de nos enfrentar numa final. Com o salgueiro é mais facil. O time do sertão não é tão ruim de se vencer, com a ajuda da arbitragem e Neco sendo adepto da seita do mangue, o título tava no papo.

  20. Marcelo Mello
    20

    Rapaz, e o CQC hein? kkkkkkkkkkkk, botou os pilantras da Câmara pra correr, literalmente! O pessoal do programa humorístico bem que podia fazer um visitinha na FPF também. E, se desse tempo, no Palácio dos Campos das Princesas.

    Pense numa correria, hehehe…

    • ducaldo
      20.1

      Marcelo, você é um verme (hehehe).

      Que história de “Mello” é essa? É por causa do dirigente da coisa?
      Quem tem que mudar é ele. Beltrão de moral é você.

  21. óia a cobra
    21

    Agora esse quadro atual de arbitros daqui é uma negação. Está saturada, desgastada. É muito erro. Homens velhos no apito e na bandeira errando todo jogo. Que é isso? Se o presidende quiser moralizar tem que injtar sangue novo e ir tirando esses velhos viciados.

  22. Geraldo Mesquita
    22

    Mais uma vez tenho que dizer: não consigo ler apenas uma vez os comentários de Santana Moura.

    A melhor defesa é aquela que consegue também fazer gol, e o melhor ataque é aquele que também consegue impedir que o adversário faça. Futebol de hoje é participação, determinação e vontade e, com os jogadores que temos, basta isso para vencermos.
    Não devemos esquecer também, que em decisão um pequeno detalhe pode proporcionar uma vitória ou uma derrota. O tão decantado Messi, por apenas um erro na cobrança de um penalty, motivou ainda mais uma grande reação do adversário. E são esses detalhes que podem decidir, que os juizes sabem que existem e podem interferir no resultado final. É só lembrarmos dos jogos contra o Time da Rosa e Silva e o do Ypiranga.
    O Santa Cruz porém possui um detalhe que é fundamental em uma decisão: a sua torcida. Nós faremos a diferença, portanto 2ª todos ao Arruda, afinal O ARRUDA É NOSSO.

  23. Não importa o dia, ou Domingo, ou segunda, Terça… deixa o time do mangue junto com o presidente do salgueiro tentar fazer suas manobras para tentar tirar o SANTA da final.

    Apesar de Zé trombose com suas caganças e da arbitragem, vamos encher o MUNDÃO DO ARRUDA e seguir fir rumo ao BI. A coisinha tá morrendo de medo de nos enfrentar, mas vão ter que engolir o TÍTULO DO SANTA CRUZ F.C.

  24. Kd o preço dos ingressos??? deveria ser R$ 20,00 preço único

    • ducaldo
      24.1

      Aqui:

      Arquibancada inferior: R$ 40,00 (sócio, estudante e conselheiro pagam R$20,00)

      Arquibancada superior: R$ 20,00

      Cadeiras: R$ 70,00 (sócio paga R$ 60,00)

  25. Acho que depois dessa noticia metade da torcida da coisa vai dar na mãe, pai , tia , mulher e filhos kkkkkkk

    http://jc3.uol.com.br/blogs/blogdotorcedor/canais/noticias/2012/04/25/torcida_do_santa_cruz_e_noticia_na_italia_129862.php#formulario

  26. óia a cobra
    26

    Todos nós sabemos que tem uma panela da coisa influenciando as decisões na federação e isso é antigo Eu espero que Dr. como ja falei acima moralize a FPF.

    com relação ao migué de árbitro de fora, eles são nocivos e fazem como o sapo nas garras do urubu sabendo que ele ia soltá-lo lá de cima disse:

    Na agua não!
    não me jogue na agua senão morro afogado!
    .
    Sabendo ele que o Santa Cruz será sempre contrário à sua opinião.

  27. óia a cobra
    27

    e esse salmo valentim que arrumou essa confusão de graça com o nautico?

    é preciso haver uma varredura muito grande nesse quadro para que ele melhore.

    • Tribomjardim
      27.1

      Tem que mudar TUDO na fpf…se pudesse na impren$a também….varrer todo o lixo desses lugares.

  28. Bem colocado, Santana; pra que esperar os rigores de uma tática, de uma estratégia?
    Aliás, o próprio Zé Teodoro já falava(pelo menos na imprensa), que tentaria tira dos jogadores o PLUS que eles têm no seu interior; a garra, o espírito de luta. Isso, associado às suas específicas qualidades, e um pouco de disciplina tática, fariam a diferença.
    mas 2011, infelizmente, não está se repetindo.
    E com isso eu temo que a taça fique com o mais novo time de pernambuco: o “Marcelinho Sport Club da Paraíba”.

  29. TRICOLAÇO
    29

    Deu na vista o escandalo da arbtragem em pernambuco nesse final de semana, quem sabe os rubronegros que comandam a FPF teem certeza que o mundo vai acabar esse ano. Por isso estão numa corrida inescrupulosa para dar o quadragéssimo e último título a coisa. Se é pra avacalhar, não podemos assistir passivos a esse absurdo.

    • Roberto Gomes
      29.1

      “Coincidentemente” a Taça dada pela Federação ao campeão do estado esse ano será em Homenagem aos 40 anos da Rede Globo Nordeste, saliente-se que essa Taça seria antes em homenagem a Carlos Alberto, mas a FPF mudou. Lembrando ainda que A coisa caso ganhe esse ano tambem será o quadragésimo titulo. È muitaa coincidencia ou não ?

    • Tribomjardim
      29.2

      Se nossa diretoria não fosse ‘assim’ tão ‘inocente’……….

  30. Marcelo Beltrão
    30

    Valeu, Ducaldo! Um abraço, meu irmão. A garrafa de Vodka que vc me presenteou ainda tá aqui, visse? Vamo tomar essa bagaça por esses dias, hehehehehehhe. Tu lembras dela?

    Rapaz, o Mello, eu uso lá no Blog do Juca e do JC, pra diferenciar de um xará que tem por aí! Agora, como veio parar aqui, eu não sei… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • ducaldo
      30.1

      Lembro sim. Essa é especial por que foi do aniversário de 80 anos da minha mãe, que agora tem 87 e continua firme e forte.

      Por que não um encontro da velha turma da Quinta Santa lá na sede?

  31. Tribomjardim
    31

    Está tudo pronto para a coisa levar o bodinho…até aln e cia vão para a festa…depois dão uns dois gritos reclamando com a torcida….mas para a coisa são cachorros de rabo fino…só fazem ladrar de medo…fazem um migué de brabo e enganam uns bestas…e só.

  32. rubemjunior
    32

    Palavras de zé retranca. Alguém duvida que ele vai entrar com mesmo time que começou em Salgueiro?

    Faço de tudo para não criticar, mas depois de ler isso…

    ” Ainda espero o retorno do Memo, Natan e o Dênis. Uma certeza é que só jogará quem estiver bem. Vamos ver também se vamos no 4-4-2 ou com a formação que entramos contra o Salgueiro. Preciso de todos nas mãos para começar a treinar. Sem falar que ainda tem a desmontagem do palco aí. Só a partir de sexta entraremos no clima na decisão”.

  33. Eu concordo com a mensagem, nós tricolores deveremos sim irmos ao Arruda na próxima segunda para apoiarmos o mais querido. O Santa Cruz precisa do nosso apoio e quem sabe nesse jogo poderá nos dá alegria. Espero que o treinador aprenda de uma vez por todas que time defensivo não tem futuro. Espero que nós tenhamos um time forte no meio de campo, na defesa e no ataque e assim quem sabe sairemos vitoriosos do Arruda. A melhor defesa é o ataque. Vamos ao Arruda família tricolor porque será um jogo tranquilo, em paz porque é um jogo de uma torcida só.

  34. Rafael Sebá
    34

    Para quem é sócio e não pagou a mensalidade do mês de abril, na pagina principal do guerreiro fiel (área exclusiva) onde tem “minhas assinaturas” cliquem em “+ detalhes”… pronto, lá estão os boletos das mensalidades de abril (vencimento 30/04/12), maio e junho.

    SANTA CRUZ F.C O TERROR DO NORDESTE

  35. Gente, proponho uma trégua nas críticas e ironias:

    Faltam 3 jogos para um Bicampeonato que não acontece há 25 anos. Isso é muito importante.

    Vamos nos unir em prol do clube.

    Precisamos fazer uma corrente de pensamentos positivos!

    Aos críticos:

    Pensem, 5 dias a mais ou menos de críticas não vão fazer diferença nenhuma se formos eliminados, MAS se em vez disso apoiarmos e o clube chegar à final ENTÃO TODOS NÓS GANHAREMOS.

    Peço que parem com vaidades pessoais. O que vocês preferem? Que o Santa seja eliminado só para virem aqui e dizer com o peito cheio “eu não disse?” e cobrar a cabeça de Zé ou que o clube seja campeão e “correr o risco” de começar o brasileiro com um técnico que joga do modo que você (e eu também) não gosta mas terá um acesso e dois estaduais de serviço prestado?

    Eu prefiro a segunda opção.

    Por favor, vamos apoiar o nosso time. Afinal, TORCEMOS PELO SANTA CRUZ E NÃO CONTRA ZÉ.

    • Tricolor
      35.1

      Eu tambem prefiro a segunda opção a do Bi, é obvio!

      O que ferra é justamente que se formos bi zé tem tudo pra continuar ai é bronca no principal torneio da temporada, a série C!

      Mas copncordo que nesse momento até a última partida nossa desse estadual temos que pensar só em vitórias apesar de zé colaborar pelo inverso!

  36. Vladimir Biro Biro TOSA Arcoverde/Maceió
    36

    Estou vendo muitos aqui pedindo para apoiarmos,irmos ao estádio,fazermos nossa parte,sendo que o problema é que ninguém avisa ao zé para ele fazer a parte dele,que é colocar o time pra ganhar dentro de casa algo que eu acho muito dificil mas vamos torcer pra que na 25°partida oficial ele coloque o time pra frente já que faltou tempo pra ele encontrar o time ideal.

    • Vladimir, vc é um cara inteligente e sabe que isso são coisas que não dá para comparar. Somos torcedores internautas e temos acesso uns aos outros. Não temos acesso ao técnico nem diretoria nem nada.

      Pedimos uma trégua em função de uma situação para um bem maior que desejamos. Não estamos pedindo para vc gostar de Zé, apenas para dar um tempo e voltar a criticar depois do campeonato, seja qual for o resultado.

      Sinceramente, já deu essa de ironia e esculhambação e até crítica construtiva. Não é hora, agora.

      Os torcedores da cachorra de peruca entram aqui nesse fórum só pra se divertir com suas ironias, de Marcelo Beltrão, Rubem Jr, Óia a Cobra etc… e achicalhar nosso time.

      Quem tá torcendo PELO SANTA CRUZ quer o seu bem JÁ e depois também, mas depois é depois e a agente corre atrás depois(cobrando a saíde de Zé se for o caso).

      Vamos lutar pelas vitórias.

      Saudações tricolores

    • óia a cobra
      36.2

      Coral, vou lhe responder apenas valendo-me do meu direito de resposta, já que fui citado no seu argumento.

      É uma pena que você ache que nossa critica sirva para dar motivo aos outros de achincalhe.
      Acho uma pena você não enxergar quantas melhorias foram feitas no clube a partir desses criticas aqui.

  37. Geraldo Mesquita
    37

    A Federação Pecuarista de Futebol, e que com o passar dos dias vai mais e mais trabalhando para o gado protegido dela, resolveu determinar o encerramento da venda dos ingressos do Santa Cruz para as 17 horas da segunda. Um total absurdo para um jogo de práticamente uma torcida só. É mais uma vez uma clara demonstração de má vontade com o mais querido e que provocará um enorme prejuízo ao clube. É preciso que a diretoria do Santa Cruz presione para que êsse absurdo seja mudado.
    SANTA CRUZ, RUMO AO BI.

  38. óia a cobra
    38

    Tem muita gente que acha que amar o clube é:
    Empurrar lixo pra debaixo do tapete;
    É ver coisas erradas e fazer que não vê;
    É sofrer calado;
    Agüentar sacanagem de técnico, jogador, dirigente, presidente;
    Achar tudo lindo e maravilhoso quando não está;
    Quando um torcedor se comporta desta maneira na verdade ele está colaborando para que o clube se afunde cada vez e que os incompetentes e aproveitadores continuem minando a instituição.
    É como um cara ter um relacionamento com uma mulher e fazer vista grossa a tudo que ela faz de errado. O cara aceita tudo em nome desse amor cego e doentio.
    Ame o Santa Cruz ardentemente, mas tenha um amor RACIONAL. No futebol há muitos lobos e cordeirinhos inocentes ou desavisados são presas fáceis.
    Foi contando com esse “amor”, “proteção” ,“blindagem” e indiferença dos inocentes que fomos parar na série D.
    E foi nessa serie D que o torcedor vivia triste chorando e os facínoras de bolsos cheios e dando gargalhas.
    Por isso, eu critico faço saber o que está errado. Só não falo se eu não souber.

    Doa em quem doer.

    • Carlos Alberto
      38.1

      Simples, assim.

    • Perfeito!!

      O nosso Santa Cruz estaria num outro patamar se tivese pessoas que agem e pensam assim.

      E não ficando igual a mulher de malandro que apanha apanha e ainda goz..

      Eu ainda acho que só chegamos nessa situação de serie D em muito por causa de nossa torcida em grande parte humilde, omissa, submissa e que “qualquer agradinho” já esquece todas as mazelas que fazem no SANTA CRUZ F.C!!

      Quero um Santa Cruz constantemente competitivo e não um clube de torcida de massa que tem uma história linda, e que se contentou a gnaahr “um estadual a cada 10 anos”!!!

    • Roberto Gomes
      38.3

      Santana Moura, não adianta !

    • Germana
      38.4

      Óia, já disse que não conheço bastidores, mas algo é de fácil percepção: foi com esses que aí estão (e seus defeitos) que fomos campeão pernambucano e saímos da série que nem existia.
      Batemos recordes em anos anteriores com retrospectos e diretorias piores e agora devemos só criticar?
      Eu só consigo achar que, ao sair do fundo poço e finalmente voltar a enxergar a luz, a ansiedade tomou conta de muitos.
      Acho sensatos muitos de seus comentários, mas acho radicais uns tantos outros (não me refiro a este).

      Nesta reta final, o momento é de incentivo mesmo. Concordo com cada palavra de Santana.

    • Germana
      38.5

      Óia,
      Lhe devolvo o que disse: tudo que falou poderia ser exposto com MAIS RACIONALIDADE E MENOS EMOÇÃO (no caso, raiva) você despertaria um número maior de pessoas.

  39. óia a cobra
    39

    apoiar não é sinônimo de ACOITAR.
    Nunca foi e nem será.

  40. Anderson Seabra
    40

    Lamentável a decisão da FPF em mudar o dia do jogo do Santa Cruz para segunda (30) às 20h, era do conhecimento dessa instituição que para valorização do evento e a consequente valorização do campeonato o melhor dia para a realização desse jogo seria na terça, dia primeiro de maio. Foi salutar a resignação do nosso presidente, Antônio Luis Neto, com a situação, as críticas foram muito pertinentes, no entanto, ainda resta para muitos tricolores o sentimento de que o clube não está sendo prestigiado como deveria. O Santa Cruz é o atual campeão pernambucano, é o clube que gera mais receita para federação, mas os horários e dias dos seus jogos estão sendo os piores possíveis, lembro-me que na primeira fase o Santa teve que jogar, por 3 vezes, no horário das 19:30h, reconhecidamente inapropriado. Contra o Sport Recife, clássico que deveria ter sido realizado apenas na última rodada no estádio do Arruda, foi obrigado a jogar 2 dias antes do Carnaval. Agora, mais uma vez, a FPF, a contra gosto do clube da 3 cores, impõem um horário inconviniente ao Santa Cruz, consultanto o Salgueiro – adversário direto da semi-final, e o Sport – que nada tem haver com esse evento. Foi um péssima decisão da FPF, pois um dos seus filiados mais importantes sairá prejudicado financeiramente e não terá o apoio por completo da sua fanática e fiel torcida, talvez tenha sido por isso que a instituição máxima do futebol pernambucano tenha tomado essa decisão. Uma pena!

    O Santa Cruz deveria ir além da reclamação do seu presidente, está se tornando contumaz os horários de jogos do Santa serem modificados para atender outros interesses, mas os interesses do Santa estão sempre colocados de lado, no segundo semestre tenho certeza de que isso continuará acontecendo, acho que a diretoria deveria mobilizar sua torcida para um protesto pacífico, de maneira que convocasse todos os seus torcedores para levarem uma camisa preta como forma de protesto ao tratamento dado ao Santa Cruz, jogadores também jogariam com uma faixa preta no braço como luto pela decisão da FPF.

    • santana moura
      40.1

      Caro Anderson diz um ditado popular: “se não fossem os bestas os sabidos não viviam”.

  41. Marcelo Beltrão
    41

    Oia a cobra, tu é fake, mas botasse pra arrombar, hehehehehehheee. É isso mesmo!

    ducaldo, você que é um cara com credibilidade, organize esse encontro aí! Agora, tem que ser durante o dia, já que fica mais fácil se livrar das blitz do bafômetro. À noite, para quem mora longe do Mundão como eu, fica arriscado. Pode ter certeza que foi por isso que acabaram nossas farras, tanto no Santa quanto nos bares da vida.

    Mas era bom demais, né? hehehehehhe. Lembro muito bem! Insatisfeito cantando e tocando violão, bebida e comida dando na canela, à beira da piscina, Eduardo Ramos querendo tirar a roupa, Arnildo contando belas histórias do Santa, a inesquecível noite em que Edinho mandou apagar as luzes do parque aquático, só para que a turma do blog do santinha não fizesse seu encontro semanal e nós compramos velas e fizemos assim mesmo! O protesto que nós organizamos para o impeachment de Edson Nogueira, antes de um jogo do Santa, em plena avenida Beberibe, com carro de som, faixas e cobertura da Sportv…

    Bons tempos!

    • rubemjunior
      41.1

      Bem lembrado Marcelo, afora a malhação do Judas em pleno pátio da igreja do Santa Cruz.

      Somos vigilantes.

    • Eduardo Ramos
      41.2

      Grande Marcelo Bebão!!! Deixa de tua sacanagem! KKK Sempre participei com o meu laptop levando mensagens culturais e esportivas paraa todos vocês. Pergunte a Insatisfeito!

  42. óia a cobra
    42

    Tu sabe que não sou fake. Deixa de teu caô

    *******
    ♫ ôuuuuuuuuuuu
    beibidontiuletimidauntchumorouuuuuuuuu
    rold rend ui bot eibendinsorouuuuuuu
    ui chense tchu guerauei tchumorouuu ♫

  43. óia a cobra
    43

    Não é mais tempo de acreditar em tudo quanto é historinha sem comprovação, sem ver resultado. É tempo de cobrar, pedir comprovação ONDE, COMO, QUANDO E QUANTO, está sendo usando o dinheiro do clube.
    é tempo de apoiar, colaborar, mas também COBRAR, ACOMPANHAR, VER.
    Queremos obras visíveis, palpáveis.
    Queremos olhar pra dentro do estádio e ver nosso dinheiro empregado em melhorias, num placar eletrônico, na comodidade do sócio, no CT etc.

  44. óia a cobra
    44

    Não estou duvidando da honestidade de ninguém mas acho que como colaborar tenho direito a VER, a usufruir, e por parte dos que gerem merecemos transparencia e satisfação.

  45. Tribomjardim
    45

    Descontente com aln e zé….sem confiança com o bodinho…mas lugar de tricolor é no Arruda…minha opinião…mas essa de encerrar a venda às 17:00 de segunda é mais uma humilhação…a torcida vem do interior e só pode comprar ao cambista….será que a torcida do salgueiro é tão gigante assim????sem noção mesmo…..

  46. Não há mais o que ser dito!

    Simplesmente PERFEITO! PERFEITO! PERFEITO!

    PARABÉNS SANTANA!

    Que sua mensagem se propague ao máximo e seja bem acolhida.

    • Roberto Gomes
      46.1

      E os chatos Germana ? Combinou com eles a trégua ?
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Germana
      46.2

      Alguns deles são chatos, mas apaixonados! Tenho esperança que se contagiem com o texto de Santana.
      Aos sem solução: que fiquem em casa vaiando e xingando de longe para não abalar nossos jogadores, como disse Santana de forma tão sensata e tão verdadeira.

    • Germana
      46.3

      Alguém aqui (ou no blog do santinha) já falou em sermos inteligentes e profissionais enquanto torcida.
      É isso aí!

    • Roberto Gomes
      46.4

      O pior chato é o torcedor apaixonado burro !

    • Leonardo Brandão
      46.5

      Pois eu sou chato!!

  47. Marcelo Beltrão
    47

    Fora, Zé!

  48. Fábio Belmino
    48

    SE CONSELHO FOSSE BOM…

    Eu diria para Zé ruela:
    Pega teu dedo indicador, coloca na tua testa e vai correndo ele para trás, no primeiro buraco que tu achar tu enfia e rasga.

  49. rubemjunior
    49

    ô povo teimoso.

    Eles sabem das lambanças do zé mutreta, das incoerências , das escalações erradas, do planejamento da série C que até agora não vi.

    E ainda chamam Óia a cobra e Marcelo Bebão de chatos….é mole ou quer molho?

  50. rubemjunior
    50

    Até a Federação Pernambucana de Falcatruas quer mandar no Santa Cruz.

    Não é possível, eles mudam a data do jogo, o horário e agora querem forçar a barra para a torcida não comprar ingressos.

    É muita sacanagem.

    Resta agora os cordeirinhos do Arruda aceitar passivamente.

  51. rubemjunior
    51

    Foi por lotar o estádio que o cabeção em 2007 e 2008 colocou o SAnta Cruz onde está.

    Vamos apoiar as incoerências do nosso treinador.

    Vou torcer pelo Santa Cruz, pelas cores, e não por esse entregador de camisas.

  52. Geraldo Mesquita
    52

    O que essa federação é uma grande sacanagem

  53. Geraldo Mesquita
    53

    Repito porque a postagem saiu cortada:

    O que essa federação está fazendo com o Santa Cruz é uma grande sacanagem

  54. Marcelo Beltrão
    54

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  55. óia a cobra
    55

    Depois dessa, retiro todos os elogios que fiz a FPF e ao seu gestor.

    Isso penaliza o nosso torcedor do interior que viaja e chega na hora do jogo.

    Lamentável.

    Mudaram de terça pra segunda e ainda proíbem a venda minutos antes do jogo.

    Além de cotovelada, coice.

    • Tribomjardim
      55.1

      E aln e cia???Depois dizem que falta $$….nem ingresso se pode comprar……….

  56. santana moura
    56

    Pessoalmente, quero que o Santa Cruz seja campeão e quero que a presidência, diretoria, treinador e jogadores defendam esta ideia, não aceitem imposições da Federação, não aceitem tendenciosidade de ninguém, porque a torcida já faz a parte dela há muito tempo e quanto a isto não há absolutamente nada a contestar.

    O que queremos é respeito, queremos ser ouvidos,queremos um time com dignidade e não acabrunhado, medroso; queremos jogar impondo nosso jogo e não estudando o jogo dos outros para nos adapartamos a ele; Isto não se admite;

    Não espero da nossa equipe que jogue com paciência, deixei isto claro, espero que jogue com atitude, determinação, confiança. Espero que vença o Salgueiro porque isto os jogadores podem fazer em campo, dentro de campo são eles quem resolvem, se por um acaso estiverem sendo impedidos de fazê-lo é outro departamento… que não tenho acesso. Isto, por certo, seria outro tipo de jogo que não nos foi dado a conhecer.

    • Germana
      56.1

      Santana,
      lhe admiro pelo conhecimento que demonstra ter, pela forma como expõe seu inconformismo com tudo que há de errado e pela sensatez que demonstra ao ponderar as atitudes de acordo com cada momento.

      Seus comentários sempre abrilhantam esse espaço!

  57. Vladimir Biro Biro TOSA Arcoverde/Maceió
    57

    Agora vou apoiar!!!Apoiar o quê mesmo???Pessoal vai ai mais uma verdade verdadeira!!!O aln não está preocupado com horário e dia do jogo nem com a renda do mesmo!!!pois já tem o dindin de duas folhas em mãos ou vocês acham que o aluguel do arruda para o show vai para o ct???Ele mesmo falou que esta grana iria ser usada nas contas pois a torcida não estava lotando o arruda,quer dizer de novo novamente a culpa vai ser da torcida!!!

    • Tribomjardim
      57.1

      Essa de botar a culpa na torcida é mais uma covardia….e perder do Penarol???aln…que vergonha!!!!!

  58. André Triclor Virtual
    58

    Marcelo Tripé/Ducaldo,

    Vamos iniciar o movimento “Volta Quinta SANTA que eu Te Amo”!

    Momento ruins no Futebol e Administração do Clube, porém, de uma imensa capacidade de criação de novas amizades entre todos que fazem parte dos Blogs ou daqueles que apenas frequentam o clube de Santo Nome.

    Tive uma imensa felicidade de conhecer grandes amigos, pessoas de caráter, trabalhadoras e acolhedoras, e aí a lista é imensa, conforme o coração de cada um.

    Aí tem os Enciclopedistas Corais, Sr. Arnildo (Famoso cabelo FITA AZUL), Dudu PornotebookRamos, Ducaldo (não conheço ninguém que não admira esse cara, um amigo grandioso), os Hilários e Fenomenais Marcelo Beltrão, Gerrá (O Zabumbeiro) e Francis (Zé Colméia), os Filósofos Artur e Dimas (o Homem dos 10 irmãos), Anézio, Sama, Chiló, Galdino, Chaves, Edgar, Cobrão, Coronel Peçonha, Claudemir Mameluca, Bia, Dani Leal, Vanessa, Danilo Cawboy, Ricardo Cavalcanti, Tadeu Patriota, Rubem Cabeção, os Irmaõs Azevedo, AlexMicruros, Clébio Jr. de Brasília (Salsicha), Portão 10, Flávio Lins, Naná, Tio Oswaldo, Dayvison Santos, Fabiano do Apito Otimista Pinheiro, Geó, Milton Santos Jr, Inácio, Bosquiano, Lulinha, Marcelo Araújo, Viviane, Wilton Monteiro (Caritó), Tibério de Fortaleza, Insatisfeito, Roberta Gomes, Kiliano, Professor Vila Nova, Edward Oliveira (Tabacudo) …

    Abraços a Todos,

    >>> VIVA SANTINHA !!!

  59. Fábio Lucas
    59

    Isso dos ingressos foi mudado agora a pouco. Serão vendidos até a hora do jogo:

    https://twitter.com/#!/GoleadaPE/status/195540316714053632

    Muita gente encheu o saco da FPF e ela mudou.

    • Tribomjardim
      59.1

      Parabéns para nós…..como digo só a torcida pode mudar algo no SANTA…vai ficar calado………….

    • rubemjunior
      59.2

      Mais uma vitória da torcida, só falta agora….

    • Roberto Gomes
      59.3

      Espero que o juiz faça a parte dele agora, apitando honestamente, sem ouvir os conselhos do pai que é rubro-negro.

  60. Fábio Lucas
    60

    Hoje é o dia do Goleiro.

    Especialmente para min, hoje é o dia de Birigui, que foi o maior jogador que já vi vestir a camisa do Santa Cruz. O maior jogador com talento específico que já vestiu a camisa do nosso clube.

    Pena que hoje em dia não temos um bom goleiro…

  61. Marcelo Beltrão
    61

    Andrezinho! Porra bicho, fiquei todo molhadinho com seu comentário. Turma boa mesmo. Uma boa parte já deve ter morrido ou, o que é pior: Casado!

    Como lembraram aí em cima, hoje é dia do goleiro e eu queria deixar meu fraternal abraço ao arqueiro André Zuba…

  62. Tribomjardim
    62

    LEMBRO DE GILBERTO NA FINAL DE 1976…PEGOU MUITO…

  63. Fábio Belmino
    63

    Essa torcida é F… a FPF peita tranquilo nossos dirigentes, mas não encara nossa torcida.
    Eu digo e como queria ter a oportunidade de poder dizer olhando na cara do bodinho: Você é um fanfarrão, frouxo e dissimulado !
    Isso também serve para ALN.

  64. André Tricolor Virtual
    64

    Eita Macelo, Rubem,

    Faltou a homenagem a ‘Marcelo’ e seus “golpe de vista” que era fatal, era gol certo, dos adversários …

    Não podia esquecer de parabenizar o texto de Dona Santana … Devemos dar uma trégua sim, mas não podemos esquecer que a Série C é daqui a 2 semanas e não podemos mais vacilar.

    Ducaldo, marca aí a Quinta Santa !!!!

  65. rubemjunior
    65

    Aqui para nós, esse zé é corajoso.

    Chamar a torcida para ver as lambanças dele, depois fica reclamando porque a torcida chama ele de burro.

    • Roberto Santos
      66.1

      Eu já havia cantado a pedra (comentário 09), inventaram a contusão do Ricci e colocaram no primeiro jogo do clássico aquela figura, para justificar o erro pela idade e no segundo jogo Ricci amarra tudo e o sport está na final. Nos jogos do Santa colocaram justamente os que SEMPRE nos prejudicam Nielson e Rufininho! simplesmente lamentável!

    • Roberto Santos
      66.2

      Ainda mais, não colocaram o jogo na terça para evitar que o Santa pedisse que Ricci apitasse também o jogo.

    • Rufininho burronego vai apitar o jogo??

      Comecemos a rezar…

  66. Júnior Santelona
    67

    Em meio a elogios de Zé Teodoro, volante Léo segue entre titulares em treino, Volante trabalhou pelo segundo dia consecutivo no time principal;

    http://www.pe.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/santa-cruz/2012/04/26/noticia_santa_cruz,17094/em-meio-a-elogios-de-ze-teodoro-volante-leo-segue-entre-titulares-em-treino.shtml

    • rubemjunior
      67.1

      No dia do jogo ele vai colocar Xi-cão, quem viver verá.
      Motivo: VAmos fazer uma marcação individual em cima do Elvis.

  67. Vladimir Biro Biro TOSA Arcoverde/Maceió
    68

    Reporter da rádio jornal ao entrevistar jogador do salgueiro:Alguns jogadores do santa cruz estão dizendo que só basta fazer um gol que o salgueiro já era,e quem manda no arruda é a cobra coral.Eita imprensazinha nojenta,já tão dando armas pro adversário,mentiroso safado este reporter!É claro que os jogadores não falaram isso!!!

  68. Eduardo Ramos
    69

    Santana, os seus textos sempre lúcidos merecem nossos aplausos.

    Fraternal abraço.

  69. Eduardo Ramos
    70

    Inspirado no amigo Marcelo Bebão, transmito um pensamento erótico-infame. Peço a Santana Moura que não leia porque merece todo o nosso respeito, enquanto Marcelo Bebão tá no outro lado da respeitabilidade (risos).

    Dizia o pai de um amigo que:
    “Conselho e priquito só se dá a quem pede!”.

    Sobre ZT, eu prometi não fazer qualquer comentário sobre esse gênio idolatrado por muitos aqui.

    Saudações Tricolores!!!

  70. Emanuel Morais
    71

    Se conselho fosse bom…

    se reuniria ao menos de 15 e 15 dias e cobraria satisfação da diretoria a respeito de resultados no futebol e sobre as finanças do clube, cobraria da patrimonial uma melhor conservação do estádio, do seu entorno, da sede e exigiria um placar eletrônico; entre outras atitudes.

  71. Emanuel Morais
    72

    Sobre Zé… treinador vive de resultados, então, se formos campeões teremos que engoli-lo, pois o mesmo estará mostrando que quem estava errado éramos nós que queríamos outro time jogando. Se perder, aí sim, ‘tchau pro louro’, pois perder contrariando tudo e todos mostra que era teimosia e erro.
    Bom, eu acredito que passaremos para a final. Pelo menos até às 22:30h do dia 30/04/2012.

    Santa série B 2013.

  72. Ricardo Cavalcanti
    73

    Duas coisas(vtnc),

    1- EU QUERO MEU PLACAR ELETRÔNICO!
    2- FORA ZÉ!!!

  73. rubemjunior
    74

    Meu time para vencer o Salgayro.

    Thiago
    Maizena
    Willians
    Valter
    Renatinho
    Memo
    Sandro Manoel
    Natan
    L.Henrique
    Denis
    Carlinhos Bala

    Simples assim.

  74. rubemjunior
    75

    Meu time para vencer o visitante do interior

    Thiago
    Maizena
    Willians
    Valter
    Renatinho
    Memo
    Sandro Manoel
    Natan
    L.Henrique
    Denis
    Carlinhos Bala

    Simples assim.

    • rubemjunior
      75.1

      Se zé retranca colocar esse time eu vou para o campo e paro de criticá-lo.

      Tenho dito.

  75. Fábio Lucas
    76

    Eu já enchi o saco com esse Salgueiro. Já deu!!

    Segunda vai tomar uma sacola de gols para aprender com quem ele ta mexendo. No primeiro tempo esse rubro-negro safado do Neco vai ter se arrependido de COGITAR a possibilidade de passar à final.

    Esse papinho de “É o time mais regular!”, “É o time mais consistente”, “jogo vai ser muito difícil pro Santa”. Enchi o saco com esse time pequeno que apanhou de Deus e o Diabo na série B. Segunda vão ver oque é bom para consistência e regularidade!!!!

  76. Fábio Lucas
    77

    A Máquina tricolor vai mostrar sua cara na Segunda…

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *