Árbitro de futebol julga como quer

Efeito Cartoon: Dimas Lins

Santana Moura

Desde o surgimento do futebol o árbitro tem figurado como personagem central da cena deste esporte, na maioria das vezes, como aquele que causa grande comoção aos torcedores, por suas decisões diante de lances polêmicos e, na historia recente, frente a jogadas comuns que jamais poderiam ser consideradas de difícil julgamento.

Em minhas incursões na área da Psicologia do Esporte verifiquei que o juiz se constituía fator de ansiedade para os jogadores, diante da incerteza de como seria a arbitragem, de que forma o árbitro iria persegui-los, de que maneira prejudicariam seu time. Na preparação psicológica havia sempre um capítulo destinado a este tema. A literatura científica, até então, não lançava luzes sobre o assunto. Não havia estudo que demonstrasse o que se passava na mente de um juiz de futebol, quando julgava um lance futebolístico.

Na década passada, todavia, este mistério foi desvelado. Um conjunto de estudos inéditos desenvolvido no programa de Pós-graduação em Psicologia Cognitiva da Universidade Federal de Pernambuco encontraria explicações para as dúvidas de atletas e torcedores. A pesquisa inicial, denominada de “Piloto”, tinha o objetivo de averiguar que critérios estariam envolvidos no ato de julgar, no âmbito do futebol. Foram quatro os indicadores encontrados: critérios perceptivos (percepção visual, auditiva, sinestésica), sociais, deontológicos e morais.

A pesquisa principal aprofundou a investigação e verificou que os aspectos perceptivos não se constituíam em critérios de julgamento, ou seja, falhas na percepção poderiam ser consideradas como incompetência técnica. Assim, o árbitro e seus assistentes, deveriam estar sempre bem posicionados para enxergar todas as jogadas e, desta forma, evitar erros grosseiros.

Observou-se, portanto, que juízes de futebol se inclinavam a basear seus julgamentos em três categorias de critérios: sociais, deontológicos e morais, com predominância destes últimos. Critérios sociais dizem respeito à influência do meio (amigos, torcida, dirigentes, mídia, entre outros); critérios deontológicos são aqueles relativos às normas da atividade, no caso, a arbitragem; já os morais são os que utilizam a cognição social para discernir entre o certo e o errado, o bem e o mal e entre a responsabilidade objetiva (danos físicos ou materiais) e a subjetiva (intenção), culminando com a aplicação de algum tipo de justiça.

Outros dados obtidos demonstraram que metade dos julgamentos de lances futebolísticos estaria fundada na justiça do tipo igualitária, o que não é considerado justo por jogadores e torcedores, que muitas vezes protestam reclamando equidade. Ficou evidenciado, também, que em algumas situações de jogo o árbitro utilizava o raciocínio moral pós-convencional em seu julgamento. De acordo com Kohlberg (1987), esse estágio de raciocínio leva em conta a autoridade pessoal e nele os julgamentos são feitos com base em princípios auto-escolhidos. Tais princípios levam em conta o contrato social (no caso as regras do futebol), mas consideram que, em certos momentos ou em algumas decisões, regras são ignoradas ou mudadas, com os agentes assumindo, desta forma, responsabilidade pessoal por suas ações.

Provavelmente, essa é a explicação científica que nos possibilita analisar certas decisões que parecem fugir da lógica das regras do futebol, em que o mediador deixa passar, impunemente, infrações e antijogo para uma equipe e não para a outra, muitas vezes, invertendo faltas ao seu livre arbítrio, negando evidências e criando, inclusive, excrescências.

Entende-se agora, porque em alguns jogos do campeonato pernambucano, por exemplo, um jogador como Hamilton (Sport) comete cerca de seis infrações bruscas graves para só então tomar um cartão amarelo, enquanto que um jogador como Everton Sena (Santa), caso entre em contato corporal com o adversário (futebol é jogo de contato, não é voleibol), é advertido verbalmente no primeiro contato e no segundo recebe o cartão amarelo. Dois pesos e duas medidas que não tem nada a ver com as regras do futebol que, nestes casos, tem sido desrespeitadas por aqueles que deveriam ser seus guardiões.

Em síntese, isso implica dizer que falhas de arbitragem, comumente observadas nos campos de futebol, podem não significar “erros humanos” ou “incompetência técnica” como se costuma avaliar e, sim, decisões pessoais sobre aplicar ou não as regras deste esporte, frente às infrações perpetradas por futebolistas. Consequentemente, jogadores e times ficam expostos a julgamentos pessoais de juízes que propiciam maior risco de deslize, de toda forma injusto.

A pesquisa verificou, ainda, que geralmente diante do sentimento de injustiça a equipe supostamente injustiçada reage, em seguida, com faltas bruscas passíveis de serem punidas com cartões e eu tenho observado isto acontecer, com muita frequência em Pernambuco, de certa forma, infelizmente, com manipulação por parte de alguns árbitros, deliberadamente, parciais.

Cabe, portanto, vigilância constante diante de tais fatos porque equipes e torcedores não compactuam com claudicações desta natureza e não as perdoam. Há certas profissões em que o erro é inadmissível: médicos, engenheiros civis, goleiros e árbitros de futebol estão entre elas.

Santana Moura é Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco e especialista em Psicologia do Esporte.

201 Comentários

  1. O nosso guerreiro Geovanio esta defendendo as cores do guaratingueta e pense numa bomba o nosso guerreiro esta pegando hoje ele esta tentando marcar neymar.

  2. Emanuel Morais
    2

    Parabéns Santana pelo estudo. Muito bom.
    Mas faltou um critério utilizado pelos árbitros daqui de PE : – Não poder fazer nada de duvidoso contra a Coisa.

    Santa série B 2013.

  3. rubemjunior
    3

    Simples assim: Contra o Santa Cruz pode marcar tudo e mais um pouco.

  4. Isso é culpa da diretoria do Santa Cruz e demais clubes do futebol PE, que aceitam tais absurdos de forma passiva!

    – A diretoria do SCFC não permite nem que sua própria torcida manifeste-se contra essa nojeira chamada FPF, ora bolas!

    Quem permite que a formação desta “cúpula” sebosa são os próprios clubes, menos a seita maldita, claro.

    Segue:

    Meus queridos, apresento a vocês o novo integrante da comissão de arbitragem da FPF-PE: Se acha que é print fake, confira em https://www.facebook.com/salmovalentim/favorites

    Fonte: facebook Gigantes do Arruda

    E aí? Até quando?

    Já não basta esses FDP’s terem mais ativos, recebíveis, ou qualquer outra po**a não. Querem ajuda da mão ladra desses cafajestes que vestem preto e amarelo.

  5. Rufininho é um perigo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! A diretoria vai aceitar?

  6. Fábio Lucas
    6

    Que falha no primeiro gol do nosso guerreiro Jeovânio: http://globotv.globo.com/globocom/tempo-real/v/gol-do-santos-neymar-aproveita-falha-da-defesa-e-marca-aos-3-do-1o-tempo/1880903/

    Aliás, neste jogo oque o Ganso jogou foi brincadeira meu amigo. Mas os méritos só vão para quem faz os gols… Para min o Ganso é mais jogador do que o Neymar!

    Belo texto desta psicóloga.

    Thiago Matias foi dispensado pelo Ceará e acertou com o Itumbiara-GO. Hoje esteve na reserva.

  7. Fábio Lucas
    7

    Acho que o Denis Marques vai decidir o jogo no domingo. De novo.

    O Denis Marques tem aquele estilo de centroavante moderno. Velocidade, dribles apurados, sabe armar bem a jogada, vai atrás buscar. O estilo dele é mais parecido com o do Ronaldo Fenômeno do que com o Romário. Romário era um finalizador nato, referência na área. Nos últimos vinte metros de campo era praticamente perfeito.

    O estilo do Denis Marque é parecido com o do Ronaldo, que driblava muito (para min o melhor driblador da história), armava jogada, arrancava de trás, deixava companheiro na cara do gol.

    Por isso nunca gostei da comparação Ronaldo x Romário. Eram estilos diferentes.

    Ronaldo mudou o jeito de ser olhar pro camisa. Antes dele camisa nove era o jogador que tava ali só para dar o último toque. Dadá Maravilha, Roberto Dinamite, entre outros são exemplos. Depois do Ronaldo temos visto jogadores extremamente técnicos vestirem a camisa nove, exemplos do futebol Brasileiro são Vágner Love e Kleber. No mundo eu diria: Zlatan Ibrahimovic, Didier Drogba, Samuel Eto’o, David Villa, Fernando Torres.

    Nosso Denis Marques é um grande centroavante moderno podendo fazer muito bem a função de segundo atacante.

    É bom “amarrar” bem seu contrato pelo menos até o final do ano. Jogador como ele desperta interesse muito facilmente nesse Futebol Brasileiro de poucos camisas 9.

    • Fábio Lucas
      7.1

      No âmbito regional, esqueci de citar o Marcelo Ramos que tinha “Romariano” de se portar com a camisa nove.

      Denis Marques tem tudo para virar ídolo.

      E estou muito confiante pro Domingo.

    • Fábio

      Talves voce fale isso do Romário, de vê-lo apenas na área esperando a bola pra finalizar, porque só tenha pego os últimos anos de carreira dele em que realmente até pela condição físicaele ficava mas resguardado.

      Mas quando mais jovem principalmente na época de romário do Barcelona ele fazia tão ou até melhor que Ronaldo fenômeno buscando a bola de trás, driblando, com arrancadas…

    • Fábio Lucas
      7.3

      Vi boa parte da carreira do Romário. Realmente não vi ele na época do Barcelona, mas me lembro muito bem da Copa de 94 e ele era um homem de referência na área. Raramente vi Romário arrancar de trás como era costumeiro o Ronaldo fazer. Raramente vi ele perder um gol de frente pro gol. É aquele negócio, o cara era um gênio absoluto e era extraordinário nos últimos 20 metros de campo. Por isso é conhecido como “Rei da grande área”.

      O Ronaldo talvez não fosse tão perfeito na finalização quanto Romário, mas driblava e era mais veloz que o Baixinho. O dois poderiam jogar juntos. Fizeram isso em vários jogos!

  8. santana moura
    8

    O conjunto de arbitragem que mediou o jogo Santa Cruz e Porto deu uma demonstração inequívoca que percepção não é critério de julgamento, conforme aferido pela pesquisa. Foram quatro pênaltis que deixaram de ser marcados e não apenas três como estão apregoando. O feito histórico passou em brancas nuvens porque o Santa venceu o jogo.

    E a gente só olha os erros se eles conseguirem nos atingir é?

    Foi muito pouca a repercussão sobre o trabalho daqueles profissionais, naquela partida; teve radialista, inclusive, defendendo-os. E quem nos defenderia se por acaso o Santa não tivesse conseguido reagir.

    Vamos ficar muito atentos às arbitragens que, como disse um de nossos comentaristas (Emanuel Morais, post 2), tem uma regra que os impede de aplicar as regras do futebol, corretamente, quando se trata do clube da Ilha, time do coração do Presidente da FPF. Há um peso na cabeça deles que não conseguem administrar, nem se impor como profissonais competentes que deveriam ser.

    O que se tem visto,também, é o benefício que às vezes se concede ao Náutico, porque naquele clube o técnico e os dirigentes gritaram diante dos erros que os prejudicaram.

    • Fábio Lucas
      8.1

      Oque precisa mudar é a regra. O juiz não pode ter sua decisão soberana dessa forma. Você não pode arriscar um trabalho inteiro por um erro ou má intenção do árbitro. É só o juiz quem decide oque bem entende e fica por isso mesmo. É aquele ditado: “O que acontece em Vegas, fica em Vegas”. Não poder ser assim. Não no futebol!

    • Geraldo Mesquita
      8.2

      O nível das nossas abritagens é tão baixo, e com atuações por demais tendenciosas e favoráveis na inexplicavel maioria das vezes favorecendo o timeco da ilha, que a nossa imprensa resolveu minimizar tudo, e com isso defender com unhas e dentes a atual administração da Federação.

  9. Arnildo Ananias de Oliveira
    9

    COM OU SEM RUFINHO, ZÉ E A BEXIGA LIXA DO PARENGA, ANOTEM AÍ:

    vou bater aquelas barbies domingo e essas bonecas q se cuidem pra ñ tomarem uma “enfiada”. Se DM9 continuar com essa “coceira no pé” e às vezes na cabeça, q qq bola na sua frente ele inventa de mandar pra estopa, SAIAM DE BAIXO. Desconfio tb q o Dedada vai escrever domingo: O RETORNO.

    Ave Memo, Natan, Renatinho e todo nosso “sustentáculo” oriundo da base! Ave nosso “paredão”!

    SAUDASANTA

    P S – ñ bati na minha mãe nem andei “rasgando dinheiro”. Portanto, acho q ainda ñ endoidei.

    SAUDASANTA NOVAMENTE

    SAUDASANTA

  10. Arnildo Ananias de Oliveira
    10

    AH, ÌA ESQUECENDO:

    Ave Éwerton Sena e Léo!

    SAUDASANTA

  11. óia a cobra
    11

    Bença Tiaa!!!

    Agora Tia árbitro também tem umas mugangas de momento viu?

    Quando ele briga com o vizinho que é tricolor – Chega em campo querendo prejudicar, ao menor gesto de insatisfação dos jogadores ele dana cartão pra cima;

    Se ele rebola no bairro com a camisa da coisa e não é notado – ele chega em campo e diz agora eles vão me conhecer, e haja a fazer merda.

    Tem uns que toma cachaça com uns amigos(dele) e diz: Tu vai ver que eu vou fazer visse? E cinicamente no jogo, levanta a bandeira num gol legal, falta ele faz que não vê, penalte então, pra ele nem existe.

    Vai comprar fiado no comércio de um tricolor, quando o cara cobra 03 meses dos pindura que ele não paga – Chega no campo com raiva e anota na súmula que tá caindo arroz, feijão, gelo, farinha, radio, pipoca;

    Tem uns que só é brabo em campo em casa apanha da mulé. Chega em campo com cara de brabo, poucos amigos, Jogador olhar duas vezes pra ele, ele quer peitar;

    E tem uns que quando não consegue vaga no salão antes do jogo chegam revoltadissimos, jogador bonito(aos olhos dele) não leva cartão mas, se for feio tá lascado.

    Tem outros que é mei noiado, confunde jogador com barra, acha que o sol é uma bola de fogo que tá vindo pra cima dele.

    óia só! E quando o caba leva uma gaia? E a mulé num quer nada com ele? – chega revoltado no campo bota defeito em tudo, diz logo que a rede tá furada, bola tá murcha, expulsa técnico,distribui cartão verméi até pro cavalo da puliça, amarelo nem se fala.

    e o pior de TUDO:
    Tem salvo conduto pra toda e qualquer bhosta que eles fizerem, ninguém pode voltar atrás. Aí mô véi vale até gol de mão de maradona.

  12. óia a cobra
    12

    Peço desculpas e a compreensão da moderação, errei o email, se possível liberem grato. Óia

  13. óia a cobra
    13

    E o salvo conduto pra eles fazerem o que querem é a tal da “INTERPRETAÇÃO”

    Essa tal de “interpretação” é de um discaramento descomunal.

    Foi a forma mais discarada de legalizar o erro.

    A aberração pode ser a coisa mais normal do mundo, depende da interpretação do arbitro. óia?

  14. Fábio Lucas
    14

    Tá rolando uma “perua” do interesse do Sport no Denis Marques. Acho que é mentira e acho que ele não sai sem multa. Segundo o twitter do blogdotorcedor, o Denis recebe 40 mil e é o maior salário.

    • Leonardo Brandão
      14.1

      Esqueçam isso, essas notícias são de quem não tem o que fazer.

      Vejam os exempplos de Gilberto, Leandro Souza, a Diretoria do Santa felizmente aprendeu como se deve tratar com jogadores de futebol.

      Se o Sportiminho quiser pode até levar, mas pelo que me consta tem que pagar uma multa boa para o Santa.

  15. Júnior Santelona
    15

    Acho que ele não cometeria essa ingratidão pois o mesmo poderá fazer história no Santa Cruz com a redenção do clube e o jogador dando a volta por cima em um grande clube do futebol brasileiro e que ele permaneça até 2014 ou mais…

    A diretoria tem que agir logo !!

  16. Samuel maceió - TOSA
    16

    caros Fábio Lucas e Leonardo Brandão, qualquer jogador que se destaca no santa , interessa a coisa. Dentre as características daqueles doentes está a inveja!

    Porém eu soube de fonte fidedigna, de uma pessoa que conhece dois integrantes da comissão técnica, que a coisa estaa interessada em Léo (logo após o mesmo ter feito aqueles dois golaços!
    Inclusive chegaram a ter um contato inicial, por isto que pardal, ops, zé teodoro falou que o léo não estaa comprometido!

    A coisa andou sondando léo para jogar a série A, é um jogador que cairia como uma luva naquele timeco sem qualidade, e desfalcaria o santa cruz!!!

    abraços,

  17. Samuel maceió - TOSA
    17

    Foi por léo ter se mostrado interessado na proposta da coisa e ter tido contato, que além de levar a “pecha” de não estar comprometido, ele perdeu a vez para chicão!!

    Como podemos perceber, existe muita coisa que nós não temos conhecimento, e ficamos reclamando por aqui, mas o que mais me irrita é quando um jogador do santa ai jogar naquela desgraça dos infernos!!!

  18. Samuel maceió - TOSA
    18

    Desculpem a letra “v” não está pegando bem, então onde lê-se estaa . pode substituir por estaVa.

    abraços,

  19. óia a cobra
    19

    Diretoria do analtico blefa sobre saída de waldemar (se perder), para que os jogadores se empenhem.

  20. Tribomjardim
    20

    Se todo mundo que a coisa quiser zé for queimar…..e aln vai representar contra a arbibandidagem….só que o bodinho nem lê o que ele escreve…então usa a mídia….as redes sociais e detona essa turma….como resposta xiquinho escalou rufininho…..e aln?NADA!!!por isso chamam ele de frouxo e que só reclama de migué….ultimamente quem toma atitude é a torcida…as poucas mudanças ocorreram por pressão NOSSA….e ainda tomam a faixa para não magoar o bodinho e seus ‘funcionários’…além de bater em quem reclama.

  21. Pessoal, não podemos esquecer que a barbie não vai jogar com aquele memso time que jogou quarta contra o salgueiro.

    Vão voltar jogadores muito imprtantes do time delas, até memso E. ramos que memso não fazendo nada faz tempo adora aparecer quando joga contra nós.

    Com a barbie que jogou quarta passada eu não teria um mínimo de preocupação realmente…mas com a boneca hjogando com os principais jogadores que não estão contundidos não vai ser um jogo tão fácil assim como muitos tricolres estão achando.

    E essa arbitragem me preocupou ainda mais!!

    • Tribomjardim
      21.1

      O pior é pagar aos sopradores para nou rou ba rem…essas figuras recebem da nossa renda para ajudar a coisa e cia…também tem o por fora..aí são outos quinhentos…

  22. óia a cobra
    22

    Zé tu já salvou o emprego de tres técnicos. Mazela, Alemaão e o do penarola.

    Agora dessa vez é mintira ví Zé. Nun acredita não danado. Isso é blefe.
    Zé! Bota de cum força e remexe dentro, vamo afolozar esse timbu vi?

    vou ficar muito invocado se tu perder e o tecnico da voz noiada disser:

    o…b…r…i…g…a…d…o…

    Zé… vo…cê… salv…vou… minha…pele…

  23. Júnior Santelona
    23

    Ganhando do Analtico e do América poderemos ganhar da coisa e empurrá-los para 3º lugar caso o Salgueiro vença todas e termine em 1º e o Santa em 2º, mas se o Salgueiro tropeçar em uma das partidas poderemos chegar em 1º, o Santa ganhando esses 2 clássicos vai mudar o rumo do campeonato.

  24. Tribomjardim
    24

    Os sopradores não erram…eles nos prejudicam de propósito…..para isso é que eles são escalados….

  25. Vamos ver se agora a Coca-Cola vai dar uma patrocínio um tanto maior pelo “naming rights” do nosso campeonato:

    http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20120330144832&assunto=25&onde=Economia

    Dinheiro é quenão falta pra essa grande corporação!

  26. Leandro Rodrigues
    26

    Além do bodinho, sempre estou pensando na série C que é muito mais importante esse ano. O bi será ótimo, mas só vale se vier o acesso. Então, às vezes procuro saber informações dos nosso adversários. O fortaleza, até então, foi sempre o que mais preocupou, pois estava voando no campeonato e jogando, até certo ponto, um futebol vistoso. Mas ao ver os últimos desempenhos, verifico que não é lá essas coisas. Já faz três jogos que não ganha, sendo que dois jogou muito mal. Enfim, só para tecer notícias futuras. Acho que o Santa se ajustar essa zaga e Zé continuar sem inventar, com mais uns três bons jogadores contratados para a Série C, subiremos sem muitos sustos. A verdadeira questão realmente está no mata-mata que garante acesso. Não podemos estar num dia ruim. Temos que entrar com tudo, pois todo o ano estará depositado nesse jogo.

    Avante Nação tricolor para um futuro de renascimento em glórias.

    Santa Cruz ETERNAMENTE.

    Domingo todos os caminhos levam ao Arruda.

  27. Júnior Santelona
    27

    No blog do torcedor fala que seu zé esta realizando um coletivo com 3(três) volantes no time titular;

    Eis o time do Santa Cruz no treinamento de hoje de Arruda: Tiago Cardoso; Leandro Souza, Éverton Sena e Memo; Diogo, Anderson Pedra, Chicão, Luciano Henrique e Renatinho; Dênis Marques e Geílson.

    http://jc3.uol.com.br/blogs/blogdotorcedor/canais/noticias/2012/03/30/ze_teodoro_testa_tres_volantes_em_treino_do_santa_cruz_128515.php

  28. É de lascar essa fixação de ZT em Chicão. Não entendo. Jogaremos com três volantes — vá lá que o terceiro fosse um armador, mas Chicão…

    Bem, fico calado, respiro fundo e vou ao jogo. Por enquanto, quero esquecer essa escalação.

  29. Depois daquele gol Chicão não sai mais nunca.
    Para aqueles que não entendem de futebol o gol compensou a atuação pífia desse rapaz. É triste.

  30. Júnior Santelona
    30

    Zé Teodoro agora Esporte 10(blog do torcedor).

  31. Eduardo Ramos
    31

    A culpa é de Natan! Deu aquele passe para Chicão.

  32. Eduardo Ramos
    32

    Lamentável mas Léo caiu em desgraça junto ao protetor de Chicão.

    Quem perde é o Santa Cruz.

  33. Icaro Coral
    33

    Se DM9, trocar o time que ajudou o mesmo a dar a volta por cima, voltar a ter o nome na mídia, ter vontade de jogar futebol, pela coisa desgraçada, vai ser o jogador mais injusto que passou por aki.

  34. Vamos mandar perguntas para Zé no http://www.blogdotorcedor.com.br

  35. rapaz se aquele cacete que o menino levou fosse com um de nós o bambum ia gemer!! e no minimo iamos parar na delegacia para prestar queixa de agressão!!

    se o boy não falou nada das duas é uma!! ou é covarde ou então é um moleque e tava só agitando o coreto, porque não justifica não ter dado nada pra o chefe de segurança do arruda.

    JÁ ESTOU PENSANDO MAU, PARA MIM ERA UM AGITADOR INFILTRADO NO MEIO DOS SÓCIOS!!

    • Ricardo Gueri-Gueri
      35.1

      Carlinhos, se não me engano foi no blogdotorcedor, em uma entrevista com o rapaz, ele diz que iria na delegacia para fazer Boletim de Ocorrência. Mas não sei se o mesmo fez.

    • Eduardo Ramos
      35.2

      CARLINHOS “JÓIA” DE BEZERROS, a vítima da covarde agressão pode ser, e é, um apaixonado Tricolor. Ainda que fosse um “agitador”, adjetivo muito usado no passado contra quem lutava pelo fim do regime de exceção (sei que não há qualquer correlação comsuas palavras), não se justifica o ato covarde, e muito menos, a omissão, a conivência e o silêncio do presidente ALN.

  36. Não gosto de chicão!! mais de uma certa forma e aceitavel sim ele ficar no lugar de léo!

    como zé da feira falou léo não tem comprometimento com o time!! e eu já vi que a coisa no arruda é sério a respeito de léo, mesmo que algum time queira levar léo não vão liberar, no caso ele se lascou, rebolou,rebolou e vai ter minar o contrato no banco.

    kkkkkkkkkkkkkkkkk vai léo, aproveita e curte o restinho de boa viagem!! tú joga demais meu irmão, aqui pra nós soube que o barça tá querendo de levar!! mais o barça do jordão visse tem uma turma que depois dos jogos se reune em um lugar que é só de grade e pagode.

  37. se cachinhos dourados sair do SANTA CRUZ não vou me preocupar!! ele pode jogar no inferno que não estou nem ai.

    sabe porque!! OXIIIIIIIIIIIII tem léo ai! ese cara joga muito ele resolve pode colocar ele na frente que é dois gols por partida.

    xau léo, vai pra o botafogonorabo!! lá vc arrebentou, foi não?? kkkkkkkkkkkkkk

    Esse cara abandona o SANTA CRUZ por causa de impresário, não se firma,volta, joga uma partida boa a resto nada e vcs se acabando!! o impresário dele já começa a jogar perua no ar pra agitar e o jogador se valorizar kkkkkkkkkkkkkkkk disso não sai. nuncaaaaaaaaaaaaaaaaaa vai ser titular de um grande time!! não é bom marcador, não é bom armador!!

    SANDRO MANOEL É MUITO MAIS UTIL AO TIME QUE ELE.

    ORA CACETEEE

  38. Gostei muito da mensagem do Santana. E no caso de Pernambuco as arbitragens tem prejudicado muito o Santa Cruz. Seria bom nesses casos ir rejeitando a arbitragem desses larápios. Quanto ao clássico das emoções no próximo domingo seria interessante toda torcida do Santa no Arruda apoiando o mais querido. Vamos ao Mundão do Arruda galera tricolor.

  39. Vladimir Biro Biro TOSA Arcoverde/Maceió
    39

    Os salários já estão atrasando,se zé pardal não tivesse peitado a torcida com aval de aln que também pensou que podiam cagar na nossa cabeça que não ligariamos,demos a resposta na arquibancada com fracas presensas de público para nossos padrões torcedoristicos,voltaremos a apoiar em massa mas já sabem que se vacilarem conosco denovonovamente viramos as costas(no bom sentido claro,se existir bom sentido nesse tróço kkkkkk)novamente!!!Apesar de achar muito dificil tirarmos o 2° lugar do salgueiro pelos confrontos que terá e o santa 2 clássicos,más quem sabe,como diria o nosso companheiro e grande tricolor DOUGLAS PASSO,andar com fé que a fé não costuma faiá!!!Sdçs corais e tosenses!!!

  40. TRICOLAÇO
    40

    Um pouquiho de ética cabe em qualquer lugar, até no futebool. A alguns anos atrás acoisa da ilha do chié tirou um jogador do Naútico, apenas para desfalca-lo. O jogador tão mau carater quanto a direção, não fêz cerimônia.O resultado todos nós conhecemos. O jogador não rendeu, e a coisa ficou sem o esperado hexa. Pelé não se tornou o Rei do Futebool atoa não! Neymar não é respeitado no Brasil e no mundo atoa não! Dinheiro é bom, mas se não vier acompanhado de Ética e Moral, pode não valer nada. DM9, tém todo apoio e carinho da torcida, e poderar entrar para a história do Club. É muito ruím para um atletar, passar pelo futebool, e não ter lugar no coração de nehuma torcida, caindo no ostracismo. Os valores Morais vai lhe fazer falta. A coisa da ilha do chié esta acustumada a usar desses expedientes. E se deu bém, quando o nosso Club andava abondonado. Agora o negócio é diferente, e isso já é sinais de decadência, não que desejamos, mais esse é o prêmio para quem esquece que lá em cima existe um DEUS, até mesmo do FUTEBOOL.

  41. Caramba, Valença tá jogando no CSE de Alagoas. Não escrevi errado, não (alguém pode ter achado que troquei o “A” pelo “E”), é CSE mesmo, time de Túlio Mararruda (kkkkkkkkk!) também.
    Será que ele tá tão mal assim? Sempre gostei daquele cara como zagueiro. Lembro de um jogo da série A contra o Corinthians de Tévez em que ele não deixou o cara respirar, e sem fazer tantas faltas.
    Esse mundo do futebol é uma onda…

    • Gleibson
      41.1

      Gutto, valença esta parecendo com um islamista kkkkkkk, agora um jogador que esta no album do CRB é jadilson lateral esquerdo acho que seria uma boa contratação para o Santa Cruz disputar a Serie C, por sinal é um excelente cobrador de falta.

  42. ALN e Zé ja estao pedindo o apoio da torcida novamente, porque eles nao perguntaram a torcida se a torcida queria ser eliminada pelo PNAROL e oque a diretoria deveria fazer com aquele segurança de meia tijela que agrediu covardemente o nosso irmao tricolor, agora para pedir dimdim como fala o meu sobrinho eles sabem ir as radios pedir ajuda esta parecendo Edir Macedo so sabe pedir DIMDIM, queremos sim punição para o segurança.

    • toy o tricolor coral
      42.1

      Boa pergunta, chama a torcida de patrocinadora e dá as costas, pensa que o povo é besta, o povo não é besta não. Tanto é assim que o outro vereador (sem citar nome)não foi reeleito e até agora está no limbo.

    • JOÃO BATISTA
      42.2

      Também concordo.

  43. Tricolor Kalejado
    43

    Como dito aqui anteriormente, o agressor das sociais não é filho do Major Bione. O mesmo é filho de um outro segurança do clube chamado Dudu, um ex-PM expulso da corporação por atos violentos, mas que segundo informações, usa sua violência com “inteligência”, se é que isso é possível, e jamais teria uma atitude daquela.

    • Tribomjardim
      43.1

      Eles agrediram a TORCIDA…e depois pedem $ dela…vamos apoiar o SANTA…para zé e aln não tô nem aí…e a inferno é uma instituição particular,não fala por mim…..se aln não pune o agressor é porquê é igual a ele…ou pior…

  44. TRICOLAÇO
    44

    Atraso de salários é gol contra, com certeza. Espero que isso nunca ocorra com níguem. Mas se olharmos para o produto do SCF, que são as vitórias, e se esse produto faltar, os clientes vão desaparecer e o caixa vai minguar. Pricipalmente se for por causa de alguem que queira aparecer como o mais “inteligente”, contráriando a todos. É simples, estamos aqui para apoiar em qualquer circustâncias, desde que não nos contrariem.

  45. Tribomjardim
    45

    Como atrasaram os salários???Se só com os patrocínios pagamos mais 50%…com as rendas passamos folgado…isso é uma tempestade em copo d’água…como diria zé um besteira como perder para o PENAROL….na verdade é mais uma perua do Arruda…e só….quem falar apanha..

  46. Tribomjardim
    46

    Pagamos o salário de fevereiro?Deve estar errado isso………continuamos em atraso?

  47. óia a cobra
    47

    Tem muitos assuntos que não toco para não ser repetitivo.
    A indiferença da diretoria chega a me desestimular.

  48. Ta certo DUDUZINHO RAMOS!

    Ei perai!! como é que é?? os salários estão atrasados?? porrrrra então meu amigo dá pra confiar mais em ninguem não!! me arretei agora se isso é verdadeiro daqui pra frente ATOIN como fala nosso amigo OIA A COBRA, vai levar lapada aqui direto e todo dia!!

    KD O DINHEIRO DAS RENDAS SEU ONTONIO?? não me lasque não!! não me lasque não febe do rato!!

  49. Vladimir Biro Biro TOSA Arcoverde/Maceió
    49

    Falta transparência,se temos + ou -09 mil sócios em dia que deve dar uns R$=200 mil,mais uns R$=100 mil do TCN de crédito mensal e com as rendas dos 7 jogos no arruda em fev/março que deu = ou – 172 mil corais que dá por baixo 1,7 milhões com ingresso a 10,00 que sabemos que bem mais que isso então minhas contas falhas daria
    R$ 1,7 milhão renda
    R$ 200 mil TCN
    R$ 400 mil sócios
    R$ 160 mil votarantim(1 milhão anual dividido por 12 meses)
    total R$=2,460 milhões dividido por 2 fev/março
    R$=1,230 milhões,posso estar errado na minha conta mas quanto custa para manter o santa pois com certeza nossa folha não é maior que este valor citado acima,para onde vai o nosso dinheiro aln,quando o joaquim bezerra era o homem das contas tinha dinheiro é era bem empregado/investido agora estamos até atrasando salários de novo têm algo errado no nosso arruda!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • óia a cobra
      49.1

      E o resto do dinheiro da negociação de Gilberto que dizem ainda que não receberam?

    • Tribomjardim
      49.2

      Por i$$o aln tem tanta gente defendendo ele…aqui tem muito$$$….e tome pau na TORCIDA….ECA!!!

  50. Tribomjardim
    50

    Óia ninguém acrdeita ni$$o… Paulo Renê de graça….é muita mentira…….

  51. Tribomjardim
    51

    Tiraram Joaquim por que$$$$$$$

  52. óia a cobra
    52

    Besta quem pensa que futebol é feito só dentro da 4 linhas.

    a 4 linha linha é apenas um detalhe.

  53. Eduardo Ramos
    53

    34 minutos do primeiro tempo: o Serra Talhada meteu 2 bolas no travessão e perdeu 1 gol feito.

    Cássio, que fugiu do Santa Cruz para a Coisa, tá dominando o meio de campo.

    A Coisa fez 1 gol de falta e teve um únivo ataque perigoso.

    • Aquela coisa nojenta só pode ter memso um pacto com o capeta..

      Vejam a quantoidade de bolas que batem na trave ou travessão nos jogos da coisa??

      É impressionante!!

  54. Eduardo Ramos
    54

    Quanto a Comissão Patrimonial está cobrando para que um patrocinador instale um placar eletrônico no Estádio José do Rego Maciel?

    Se alguém souber, que divulgue.

  55. Rosa Lucia
    55

    Santana, muito boa a tua análise.
    Por conta desses “errinhos” é que não estamos na liderança, os quatro pontos tirados (Náutico e Ypiranga), estaríamos com quarenta e dois pontos.
    Lamentável!

  56. Gleibson
    56

    Hoje todos os caminhos leva ao Arruda com Zé e antoin ou sem eles vamos levar o Santa Cruz a mais uma vitoria.

  57. eduardo macedo
    57

    Hj o timbu não dá nem pra saída. Tô com fé. Apostei um whisky e ainda dei um gol de lambuja. Dá-lhe Santa!!!

  58. Tô meio desconfiado dessa formação de Zé. Não duvido nada se houver alguma surpresa aí…Com ou sem surpresa, espero que o time jogue bem e vença a barbie hoje.

    • ducaldo
      58.1

      Ele mencionou que na final de 2004 tinha três formações diferentes e optou por uma delas momentos antes do jogo.

      São as duas coisas que temo para o jogo de hoje – “surpresas” mal treinadas e a zaga queijo suíço.

      Não sei bem o que ele considera surpresa. As variações tem sido armar a equipe nos tradicionais 4-4-2 ou 3-5-2.

      Qual será a surpresa? Bala de Volante de novo?
      Três atacantes, com Bala voltando para compor o meio campo, formação que já nos ferrou uma vez?

      Sei não, sei não…

  59. Precisamos mais do que nunca lotar o arrudão:

    “No ano passado, a presença da torcida foi um fator fundamental para o pagamento das folhas. Essa relação estreita que ajudou o clube a conquistar os seus objetivos. Cerca de 60% do faturamento do clube foi com a bilheteria dos jogos”, explicou o presidente coral, que foi ao Arruda, também, para avisar pessoalmente aos envolvidos com o futebol sobre o pagamento da folha salarial do mês de fevereiro dos jogadores e da comissão técnica. “O clássico vai ajudar diretamente para que, em oito dias, esteja paga também a folha de março. Além disso, vale ressaltar ao torcedor, que essa presença marcante vai ajudar também ao pagamento dos funcionários. As pessoas que deixam tudo limpo no clube, organizam tudo para os torcedores. Eles são muito importantes para o Santa Cruz”.

    Com a dívida trabalhista batendo na casa dos R$ 37 milhões – esse montante aumenta cerca de R$ 360 mil mensais -, o Santa Cruz tem que superar também a presença da Justiça, que retém grande parte dos dividendos relacionados aos patrocinadores. Por isso, o show de Paul Mccartney, que será realizado no Arruda, foi recebido com muita alegria pelos tricolores. Uma renda extra que vai ajudar bastante o clube nesse momento.

    http://www.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/edicaoimpressa/arquivos/2012/Marco/31_03_2012/0053.html

    __________________________

    Complicado ver que nossa dívida cresce 360 mil por mês…

  60. rubemjunior
    60

    Zé burro falou que em 2004 ele treinou o naufrago com um time e colocou outro.

    Ele disse que vamos ter surpresas.

    Pode uma coisa(vtnc) dessas?

  61. Emanuel Morais
    61

    Zé Burro;
    Fora Zé;
    Fora ALN;
    Vou deixar de ser sócio;
    Hoje não vou ao jogo…

    1• de Abril… Kkkkkkkkkk

    Santa série B 2013.

  62. Tribomjardim
    62

    Torcer sempre….com ou sem ‘surpresas’.

  63. Fábio Lucas
    63

    O único caminho que consigo ir neste momento é o do Arruda. Fuiii!!!

  64. Fábio Lucas
    64

    Chicão titular. Natan banco. Não, Zé! Você não vai estragar meu domingo.

  65. Eduardo Ramos
    65

    13 minutos e o Santa Cruz todo atrás. Que tática é essa?

  66. Eduardo Ramos
    66

    Se perder o medo, o Santa Cruz vence!

  67. Eduardo Ramos
    67

    Gooooooooollll!! Renatinhooooooo!

  68. Eduardo Ramos
    68

    Alguém viu Chicão?

    • Tribomjardim
      68.1

      Ele não tem má vontade…mas é fraco mesmo….se apertar fazemos mais dois…

  69. Tribomjardim
    69

    Eduardo…nossa zaga dá medo…bola alta então….

    • Eduardo Ramos
      69.1

      É verdade. Espero que o Santa Cruz contrate Luís Eduardo, do Salgueiro.

      Nossa zaga faz muita falta desnecessária.

  70. Leonardo Brandão
    70

    Fim de primeiro tempo!!

    E o Santa vence de forma medíocre. Até quando vamos ter que aturar um treinador que gosta de ser medíocre. Três volantes que não conseguem dar três passes. Acho que o Náutico deve ter tido 90% de posse de bola. A nossa sorte é que o Náutico na parte ofensiva é uma m………..

    O absurdo é que temos Carlinhos Bala, Leo, Natan e mesmo assim jogamos com Chicão. É simplesmente inacreditável.

    Vamos ver se esse vulgo treinador faz alguma coisa que preste nesse interalo.

    Estou muito arretado, apesar da vitória parcial.

    • Eduardo Ramos
      70.1

      Concordo com você.

    • Tribomjardim
      70.2

      Amigo Leonardo se cascata estivesse no jogo a nossa situação era difícil…..a barbie não fez mal quase nenhum….mas ganha todas de cabeça na nossa área….faz medo para o futuro………….

  71. Gustavo Santos
    71

    Quanto está o jogo do Salgueiro??

  72. Eduardo Ramos
    72

    Anota aí, Rubem Pepeu: contei 28.133 torcedores. E você? Kkkkkk

  73. Eduardo Ramos
    73

    Pense num treinador covarde!

    Bota Natan!!!!

  74. Tribomjardim
    74

    Esse cartão para Pedra tem o dedo burronegro do soprador……..e a barbie não tem souza…e noso time tá ‘cadenciando’ demais…

  75. Eduardo Ramos
    75

    Tira Anderson Pedra e bota Natan. Recua Chicão.

    Levandosufoco de

  76. Eduardo Ramos
    76

    Levando sufoco de um time medíocre! Injustificável.

  77. Eduardo Ramos
    77

    Prefere jogar com 10 do que colocar Léo.

    Treinador covarde e medíocre. Quem quiser, que elogie. Eu, não.

  78. Tribomjardim
    78

    Cantei a pedra …expulsão de Pedra…é para alnada saber que os rufinos vão sempre nos rou bar….e vem mais ….esperem bananas da direção……VERGONHA!!!!!!!!!!!!!!!

  79. Eduardo Ramos
    79

    Complicou um jogo fácil.

  80. Tribomjardim
    80

    Outro amarelo…para Memo….tudo igual…para lá ….NADA!!!!!Se esse critério fose contra a coisa….acaba va sem jogador…o time coisento….

  81. Tribomjardim
    81

    Esse time não tem jogada de contra ataque…é só chutão…….

  82. Eduardo Ramos
    82

    Chicão tá por aí? Incapaz de dar um passe certo.

  83. Eduardo Ramos
    83

    Ufa! Sufoco! Mas a vitória sorriu pra gente!

    Dá-le, Santa!!!

  84. Tribomjardim
    84

    Ganhamos de todos(soprador,barbie,zé e cia)…mas teve muito erro hoje……numa decisão………….

  85. Leonardo Brandão
    85

    Até quando vamos ter que suportar esse Zé hein??

    Se a vitória tivesse sido sofrida por circunstâncias do jogo ou por limitação do nosso elenco ficaria calado, mas se tem alguém limitado aí, esse alguém se chama Zé Teodoro.

    Nosso futebol foi medíocre, nem marcar direito soubemos, até pq Pedra foi expulso, o que mostra quanto a marcação foi ineficiente. Nossa sorte é que a Barbie consegue ser ainda pior, mas com um detalhe, não é covarde como nosso treindor é.

    Estou muito arretado com o estilo de futebol que Zé Teodoro vem implantando no Santa desde a Série D, é inadimissível que a torcida do Santa seja obrigada a ser testemunha sempre de tamanha mediocridade.

    Temos Leo, Natan, Carlinhos Bala, enfim jogadores que seriam titulares até mesmo no Sportiminho e Barbie, e no Santa não são.

    É inexplicável essa teimosia. É chamar o torcedor de besta.

    Sei que alguns aqui irão dizer que o que vale é a vitória, até concordo que no final das contas é o que vale mesmo, no entanto se olharmos para o nosso futuro com esse estilo de jogo estaremos seriamente ameaçados de subir.

    Minha paciência com esse treinador já acabou faz tempo, mas tinha prometido a mim mesmo que iria dar uma trégua nas críticas, mas é impossível, não consigo ver o Santa ganhando um jogo como se fosse um time intermediário.

    Vencemos e vencer sempre é bom, mas fiquei bastante preocupado com a mentalidade desse treinador que prefere estar jogando sempre com os piores em campo.

    Lamentável!!

  86. Emanuel Morais
    86

    Valeu pela vitória e pelo comportamento da torcida.
    Não gostei da atitude do time, a não ser pela garra, e do treinador.

    Apoiar SEMPRE!!!

  87. Fábio Lucas
    87

    Vitória da raça, da camisa, da vontade!!!

    Só acontece isso com o Santa!

    Segurou o time do Náutico o jogo inteiro!!

    Na raça, na vontade! Com cara de Santa!!!

    Inacreditável a torcida do Santa. Empurrou o time o jogo inteiro sem parar!

    O time sendo encurralado pelo Náutico e a torcida não parava de cantar. Cada chute para cima era uma festa!!!

    E ainda assumimos a vice liderança. Praticamente consolidando o segundo jogo em casa contra o adversário mais fraco. É mole ou quer mais?

    Tudo muito bom, mas o desempenho…

  88. Fábio Lucas
    88

    “Só entendem nossa loucura, quem é louco como a gente!”

    Escutei nas arquibancadas do Mundão.

  89. Fábio lucas!!

    rapaz essa é muito boa gostei! espero que caia na graça da torcida!! sinceramente?? DO BARALHOOOOOOOOOOO

    • Fábio Lucas
      89.1

      Essa foi massa. Essa eu não esqueço e vou “usar” sempre agora!

  90. Fábio Lucas
    90

    Rapaz, se fala muito em torcida organizada, mas dentro do estádio é espetáculo. Eles não pararam de cantar 1 segundo, mesmo com o time encurralado. Incrível!

    Parabéns Inferno Coral!

  91. Kiliano -Tricolor de Coração
    91

    Valeu pela vitória,mas não me agradou a postura covarde do time.

  92. O TRAINADOR É MUITO COVARDE MESMO!!

    DUDUZINHO RAMOS!!

    Não precisava passar por esse sufoco, tava na cara que Anderson pedra ia ser espulso!! esse chicão não marca ninguem e tava tudo sobre a pedra!! era pra ter realmente tirando chicú e colocado natan.

    Amigo DUDUZINHO!! esquece léo amigo, vc pode acreditar esse cara é uma iluzão de vcs, já foi minha tambem mais não é mais. o grande problema é que ZÉ DA FEIRA,CARETA.A FEBE DO RATO inventa demais!! o time já está cantado pra todos a tempo, a grande dulvida e no miolo de zaga o resto ta na cara.

    thiago,diogo,zagueiro,zagueiro,renatinho,pedra,memo,luciano henrique,natan,geilson,cachinhos dourados e pronto.

    • Fabiano Pinheiro
      92.1

      William e Valter, a zaga.

    • Eduardo Ramos
      92.2

      Considero Sandro Manoel o melhor volante do Santa Cruz. Ontem, ele não podia jogar por estar suspenso.

      O pior do time: Chicão. Inexpressivo.

  93. Kiliano -Tricolor de Coração
    93

    Não culpo os jogadores,mas sim,Zé Teodoro.

  94. DUDUZINHO RAMOS!!

    Ainda sobre léo, acho que no momento o Sandro manoel é muito mais jogador!!

    FORTE ABRAÇO e é só uma opinião do seu amigo aqui!!

    • Eduardo Ramos
      94.1

      Concordo. Sandro Manoel é o melhor olante do Santa Cruz.

  95. ILUSÃO COM (S) confusão dos sentidos que provoca distorção!!

    LÉO É COM (Z) KKKKKKKKKKKKKKKK em mim não provca nada apenas raiva de tanto bolado pra pouco futebol!!

  96. Tribomjardim
    96

    Pense numa vitória…pense numa desgraça de futebol….mas vencemos……sempre apoiaremos o SANTA….mas a torcida deu seu recado hoje….30 e tantos mil…menos o por fora….é pouco….mas o futebol foi pior…agora nas finais,que o espírto da torcida nos proteja….estamos por nossa conta…e só.

  97. Tribomjardim
    97

    Pergunta….como a renda foi R$ 382.720,00????????????

    • Fabiano Pinheiro
      97.1

      Acho que não tá contando o TCN (R$ 150.000,00).

    • Marcos Almeida
      97.2

      Os ingressos foram de 20 e 40 e isso ajudou tirar público, assim como a tv.

  98. Arnildo Ananias de Oliveira
    98

    SINCERAMENTE, ACHEI UMA GRANDE BOSTA ESSE TIME HJ.

    Mais por culpa de seu Zé pois só na cabeça dele Bala, Natan e Léo ficam no banco de reservas. Qdo ficam. Tou frustrado. Pra mim – desde q o time entrasse certo DESDE O COMEÇO – seria uns 5 X 0 pra nós em cima desse time mequetrefe da catita.

    Não tenho dúvidas q seremos BI-CAMPEÕES SE O TIME FOR CORRETAMENTE ESCALADO.

    Se ñ for, possa ser até q ainda sejamos mas, com certeza, À CUSTA DE UM TREMENDO SOFRIMENTO INTEIRAMENTE DESNECESSÁRIO. É isso aí.

    SAUDASANTA

  99. Eita Zé Pardal, tirando teu Chicão, a tua sorte é o esforço e a determinação em campo dos jogadores. Mas um dia tu e Chicão desaparecem do ARRUDA.

  100. Edilson Monteiro
    100

    Será que estou no Blog da torcida tricolor ou éstou na torcida da barby ou da coisa?
    Se não estou enganado, esta é a sétima vitória consecutiva do Santinha e só lêio críticas, principalmente ao treinador.
    É bom frisar que as críticas partem das mesmas pessoas e com uma constância incomum.
    Será que já estão fazendo campanha para a próxima eleição? É o que está me parecendo.
    Gente. O nosso time ganhou o primeiro clássico do ano. Vamos comemorar, tirar sarro dos adversários, elogiar o time, comissão etc. Vamos deixar de ranso.

    • Tribomjardim
      100.1

      Rapaz…festejamos a vitória…mas sem ilusões….parabéns, mas…..que sufoco…..e quanto à eleição eu não tenho candidato nenhum….e aln não é oposição…nem situação….sempre foi assim…por mim…eu sou SANTA…e só.
      Saudações Corais.

    • Seu lunga
      100.2

      Tu tá doido ou cego? Assistisse ao jogo? Se contentas com muito pouco.

    • Eduardo Ramos
      100.3

      Não é ranso. É enxergar a realidade com a razão. O Santa Cruz jogou com medo, aliás, o treinador adota a tática do medo. Sem necessidade porque o Santa Cruz tem time, elenco e torcida, para jogar com coragem e se impor em campo.

  101. Arnildo Ananias de Oliveira
    101

    LEONARDO BRANDÃO (84) DISSE TUDO.

    Que sofrimento desnecessário! PQP!

    SAUDASANTA

  102. O SANTA CRUZ tá jogando e ganhando sem treinador. Por puro esforço dos jogadores.

  103. mais um tricolor
    103

    Estamos sobrando no campeonato. Contra juiz, adversários e nosso proprio treinador. Vamos ser bi, mas na série B, será que vai dar para jogar tendo o treinador como adversário?

  104. Eduardo Guerra
    104

    Estou com um dilema danado. Não sei se fico alegre com a vitória ou triste pelo futebol apresentado. Na verdade estou pouco ligando para este campeonato. Minha preocupação é com a série C. Com esse futebol, tenho até medo de voltar para a série D. Que Deus esteja conosco.
    Saudações tricolores

  105. Gleibson
    105

    Eu fiquei olhando durante toda partida o posicionamento de CHICAO e resumindo é um peladeiro perdido em campo andando para os lados e sem função em campo, por isso levamos presao o Santa Cruz ficou chogando com dois a menos Pedra e Chicao, o cara ter Bala , Natan , Léo sem vontade e colocar em campo Caça Rato pqp.

  106. Gleibson
    106

    Zé hoje conseguiu inibir o futebol de Renatinho e Luciano Henrique deixando Chicao em campo, por favor alguem da direcao tem que falar com Zé CHICAO nao tem a minima condições de jogar pelo Santa Cruz.

  107. Marcelo Costa
    107

    Embora o Santa tenha ganhado, Zé não inspira confiança em sua tática.

    O Santa jogou feito time pequeno (retranca) e seu estádio com a presença massiva de sua torcida.

    Siceramente, ter Sandro Manoel, Leo, Carlinhos Bala e Natan no banco é de matar o coração quando prefere Chicão e Geilson.

    Abro o olho Zé! Faz o obvio que nós ganharemos esse campeonanto.

    • Gleibson
      107.1

      Marcelo oque me deixa mais irritado é ver esse pessoal da imprensa ir para um coletiva e nao fazer nenhuma pergunta produtiva do tipo , Zé porque colocar caça rato e nao bala ?, Zé porque Chicao que nao acerta um pase e deixar Natam e Léo no banco ?, Zé porque vc não escuta a torcida? pqp bando de incopetente esse pesoal da imprensa pernambucana, se nao foce a torcida hoje o Santa Cruz teria cedido o empate para o time pessimo da Barbie.

  108. Edilson Monteiro
    108

    Acho que todas rádios trasmitiram um outro jogo. Sem excessão, todas elogiagam a postura tática do Santa, inclusive afirmando que o adversário teve um falso domínio.
    Quantas defesas o nosso goleiro fez?

    • Edilson, entenda, é porque a barbie é muito ruim.

    • Gleibson
      108.2

      Edilson nao fez nemhuma defesa porque o ataque do nautico nao existe opções eles tiveram o problema é que o ataque da barbie nao acerta o gol, sorte nossa.

    • Fabiano Pinheiro
      108.3

      A barbie é série A, tem folha salarial acima de 1 milhão.
      Ano passado diziam que o nível do PE era ruim, mas coisa e barbie subiram… Sei não!

    • Tribomjardim
      108.4

      a barbie pode ser A …mas quem defende isso no SANTA é M de m e r d a….rapaz defender esse nojo de futebol $ó quem leva por fora.

  109. Rapaz, alguém sabe dizer qual foi a instrução que Zé pardal deu a caça-rato? eu acho que ele disse assim: caça, pega a bola, vê se tu segura ela, e seja o que Deus quiser.

  110. Alguém ai sabe se Sandro Manoel está lesionado??? jogou tão bem contra o Porto e hoje nem no banco ficou.

  111. Eduardo Cabral de Melo
    111

    É evidente que quem gosta de futebol, do jogo bem jogado, não aprecia o modo como o Santa Cruz se porta em campo. Uma coisa é jogar recuado explorando os contra-ataques com inteligência. Outra coisa, bem diferente, é propor-se a jogar unicamente na defesa, atacando sem a mínima organização, porque os jogadores do meio-campo não tem inteligência e qualidade no passe para ameaçar o adversário. Mas enfim, pode-se argumentar que é uma estratégia do treinador. O que me deixou bem preocupado hoje, contudo, foi a falta da correta percepçāo do jogo por ZT. Não substituir Anderson Pedra após ele ter recebido o primeiro cartão amarelo ou, no mínimo, alterar a sua função na partida, que era a de marcar individualmente Eduardo Ramos, jogador que participava da organização de grande parte das jogadas do Náutico, beirou a burrice. A expulsão de Anderson Pedra foi cantada por vários torcedores que viram o jogo comigo. Somente ZT não enxergou isso!? Hoje tivemos sorte e também contamos com uma apatia gritante do Náutico, que parecia jogar sem vontade. Amanhã, todavia, a história poderá ser diferente.

    • Kiliano -Tricolor de Coração
      111.1

      Concordo Eduardo,só o seu Zé que não enxerga isso,ou finge que não…

  112. Leandro Rodrigues
    112

    Após a ótima vitória, mesmo sem um bom futebol, farei alguns comentários. Bem, na minha opinião, Zé não fez nenhuma substituição errada, todavia, entrou com o time errado. Xicão até é esforçado, até vi ele ajudar algumas vezes na defesa,isso não pode ser negado, mas acho que ele fica perdido em campo taticamente, então, perdemos mais com ele em campo. Como Renatinho é muito agressivo e, em tese, Diogo (sim, digo isto porque este rapaz foi uma lástima contra o porto e hoje), acho que o esquema ideal é com três volantes, pois Memo faz a função de terceiro zagueiro. Agora o que acontece é que o segundo volante tem que ter qualidade para chegar na frente e tabelar com LH e os laterais, ou seja, o Wesley do ano passado tá fazendo muita falta. Quem pode ocupar essa vaga também, se Teodoro deixar de putaria,é Leo. Na pior das hipóteses Sandro Manoel. Também gostaria de jogar com Natan de início, mas se Zé deixar só um volante, pois Memo faz o terceiro zagueiro, iremos perder o meio de campo com certeza e aí não há zaga que aguente. Para mim, desse time faço apenas três alterações: Bala no lugar de Geíson; Wesley ou Leo no lugar de Chicão e Um zagueiro firme no lugar de Everton S., que ainda acho imaturo. Agora, temos que parabenizar o grupo. Houve uma expulsão e o time correu o jogo todo. A barbie não chegou a levar perigo. E digo mais,tomamos mais perigo em vinte minutos contra o porto do que o segundo tempo de hoje com um a menos. Então temos que parabenizar e elogiar o grupo, inclusive Zé nesse aspecto que parece ter recuperado o espírito de guerreiros de novo e isso muitas vezes se sobrepõe a técnica.

    Saudações Corais.

  113. Icaro Coral
    113

    Willian e mais 1 na zaga.

  114. Marcos Almeida
    114

    Saudações tricolores! Valeu pela vitória. O esquema de marcação do Zé deu certo o ano passado devido a elaboração do contra-ataque rápido puxado por Landú e o bom posicionamento de Gilberto. Neste esquema o contra-ataque levava muito perigo. Quando sairam os dois atacantes sofremos na série D. Este ano não temos quem puxe os contra-ataques, exceto algumas participações de Renatinho. Temos que trabalhar bem a bola no meio de campo e pelas laterais, só que Diogo está devendo e hoje Luciano Henrique foi mal. Toda vez que a bola chega redonda para DM9 os zagueiros adversários ficam apreensivos. O jogo de hoje era pra Natan e Sandro Manoel (suspenso) ou Léo. Era trabalhar a bola com qualidade. A zaga foi bem, Chicão e Luciano Henrique foram ruins, assim como Diogo. Do meio pra frente só Renatinho e DM9 tentaram se sobressair. Aprende e muda Zé. Grande festa da torcida. Santa Cruz para sempre.

  115. Leandro Rodrigues
    115

    Sei que ainda há necessidade de mudanças, como já destaquei. Agora dos últimos seis jogos , apenas jogamos dessa forma hoje, em virtude principalmente do mau posicionamento de chicão que não ajudava nos contra ataques e da expulsão do Anderson Pedra que acabou como nosso segundo temo. Não acredito em apenas sorte para termos conseguido as outras seis vitórias, inclusive, contra times como porto e coisa filial de caruaru fora. Então critiquemos os erros que aconteceram e que precisam ser observados, agora vamos perceber que houve melhorias e que merecem elogios. Hoje o time não jogou bem, mas venceu, às vezes isso é importante. Ninguém jogo todo um campeonato dando show (exceto talvez o barcelona, claro). Os três pontos são mais que bem-vindos e farão diferença no moral dos jogadores o no quadrangular final. Que nossa torcida critique e peça determinadas mudanças, mas que em primeiro lugar faça como fez hoje: compareça, ajude o clube financeiramente e empurre o tempo todo, principalmente na adversidade como hoje no segundo tempo. Foi simplesmente lindo. Ás vezes teremos que carregar o time para poder vencer como foi hoje. Vcs já pensaram se as vaias correm soltas e perturbamos os jogadores durante um jogo em que não se estava bem e com um a menos? O resultado seria tão somente um empate ou mesmo a derreto, simplesmente para falarmos depois: eu não disse? não cantei essa pedra? e o SANTA se f…

    Prefiro a primeira observação.

    Saudações Corais.

  116. rubemjunior
    116

    Até quando vamos vencer sem convencer?

    Até quando vamos ver Zé burro escalar mau e substituir pior ainda?

    Até quando vamos ver zé burro não conseguir enxergar e ler o jogo?

    Até quando vemos ver xi-cão no time?

    Até quando vamos ver os defensores de zé burro se contentar com uma vitória com a bunda na parede?

    Até quando vamos ser enganados por isso tudo?

  117. rubemjunior
    117

    Amanhã vão dizer que sou pitaqueiro.

  118. A mim Zé Teodoro não engana, não.

    • Gustavo
      118.1

      A mim também não. Infelizmente é ele quem ta mandando em nosso clube e não nossa diretoria.

  119. Tribomjardim
    119

    Nossa zaga…eita gota…………….

  120. A melhor partida de Chicão é o mesmo que a pior partida de Léo.
    Em planeta algum Natan pega banco pra Weslley.

  121. Rufininho foi preparado para expulsar um jogador importante do Santa e outro do náutico e se possível empatar o jogo. Quase que consegue tudo.

  122. toy o tricolor coral
    122

    Quando se ganha a partida, não se percebe os erros do juiz, este teve dois pesos e duas medidas, para o Náutico faltas sem cartões, para o Santa na primeira já dava cartão, veja o exemplo do Flávio, aquilo era falta pra cartão, é pra desfalcar no jogo contra a coisa!
    Seu eu fosse o treinador não colocava Denis Marques contra o América, eles vão tirar ele, vejam que não amarelou para ele nem quando merecia.
    No jogo tem peças que são mexidas pelos juízes.

  123. Vi em outro post aqui do Torcedor Coral perguntarem se após a fase classificatória os cartoõez ZERAM para as semi-finais e a responsta que deram foi que NÃO ZERAVA.

    Mas tá errado segundo o regulamento do campeonato após a fase classificatória zeram os cartões normais, vejam:

    Art. 30. Contagem de Cartões – A soma das punições com cartão amarelo será zeradas ao final da Fase Classificatória.(NR).
    § 1º-A. Punido o atleta com o terceiro cartão amarelo ou cartão vermelho na última partida
    da fase classificatória, deverá o mesmo cumprir a suspensão automática no jogo
    subseqüente, independentemente do disposto neste artigo.
    § 1º-B. Em qualquer caso, as punições com cartões amarelos não serão zeradas após
    a Fase Semi-Final, mas somadas às punições da Fase-Final. (NR).
    ___________________

    Quanto ao jogo ganhamos mais uma APESAR da covarida e irresponsabilidade de Zé e mediocridade de Chicão e alguns outros!

  124. Ricardo Cavalcanti
    124

    Faz tempo que ganhamos um clássico, onde a cidade ficou triste, sem vida e sem comemoração nas ruas. O Santa Cruz é a maior e mais eufórica torcida do estado, todas vítórias em clássico é motivo de grande festa na cidade.

    Acho que o povão tá exausto de tanta merda que esse treinador está fazendo.
    Jogamos como time de terceira divisão, onde somos um GRANDE tina NA terceira divisão.
    Alguém da diretoria tem que avisar ao ZÉ que a entidade de quase 100 anos, o Santa Cruz, merece respeito!

    NÃO DEVEMOS CONFUNDIR HUMILDADE COM TIMIDEZ OU COVARDIA!!!

  125. Fábio Lucas
    125

    Acho que vocês exageram um pouco nas críticas. Tudo bem, não gostei também do desempenho da equipe, mas pô! Isso é um clássico. Do outro lado também tem um time de camisa e que não quer perder por nada. Jogamos mal e vencemos o Náutico que está na série A e tem tradição, não foi o América ou Serra Talhada.

    Em clássicos agente tem que exigir a vitória e não um excelente desempenho. Clássico é sempre disputado, nunca vamos ganhar dando espetáculo.

    O Náutico dominou o jogo porque precisava da vitória muito mais do que agente. Eles estavam (estão) extremamente pressionados lá, não tinham outra alternativa a não ser ir cima. Juntou isso com a já conhecida opção defensiva do nosso treinador e deu nisso, mas oque fica para história é a vitória.

    Só lembrando que em 1999 subimos para série A com um futebol muito parecido com o apresentado ontem. Até me lembrei de 1999 vendo o jogo de ontem. Era só raça e vontade, nada de qualidade técnica.

    • santana moura
      125.1

      Não caro Fábio, em 1999, tínhamos um time pegador que não se intimidava ia pra cima, marcava em bloco, atacava em bloco. Em cada partida um jogador decidia a parada com os gols. Era uma constelação, não havia estrelas isoladas, os talentos e não talentos eram diluídos e absorvidos na equipe. Muito, mas muito diferente, embora a qualidade técnica dos atuais jogadores seja um pouco melhor, olhando as partes. No todo o time de 1999 era muito melhor, tanto que superou obstáculos incríveis e passou para a primeira divisão, convenhamos, não é uma tarefa fácil.

    • Fábio Lucas
      125.2

      Assisti vários jogo no Arruda naquele ano e o Santa era tão ou mais medíocre tecnicamente como oque jogou ontem.

      Tinha raça e vontade de vencer, exatamente como ontem. Não tínhamos sequer um Renatinho naquele time. O melhor do time era Valdomiro e não tinha nenhum diferenciado.

      Entramos na fase final pela janela e com uma combinação quase impossível de resultados. Todas as partidas que assisti no Arruda a receita era essa: Gol por sorte + chutão para cima!

    • rubemjunior
      125.3

      Com uma diferença.

      Tinhamos um técnico que não tinha medo de mandar seus comandados para cima do adversário.

      Vide São Caetano/SP, fomos para cima e vencemos jogos quase perdidos.

      E olhe que o São Caetano era quase imbatível.

    • Fábio Lucas
      125.4

      Contra o São Caetano foram 3 jogos. O primeiro no Arruda, eu estava lá e vi o gol solitário de Valdomiro aos 40 minutos do segundo tempo depois de tomar sufoco do São Caetano o jogo inteiro…

      No segundo jogo chegamos a estar perdendo por 4×1(estaríamos eliminados assim), mas por um milagre divino fizemos 2 gols nos últimos 10 minutos e forçamos o terceiro jogo. No terceiro o jogo foi muito parecido com o jogo de ontem, o Santa fez o gol e passou o jogo inteiro atrás;

      Há muita semelhança no futebol de ontem e o de 1999. Há semelhança no futebol e na raça!

  126. Cobrão
    126

    Vencer é sempre bom. Contudo, algumas coisas precisam ser revistas no Arruda. Me impressionou a quantidade de bolas áereas que perdemos pra barbie. Só Silóe cabeçou três bolas vindo de escanteio. É preciso também entender que “humildade” não siginifica dizer renúncia ao bom futebol e agressividade ao adversário.

    Pior que temos, como há bastante tempo não tínhamos, um banco de reservas de qualidade. E não se consegue colocar as peças de qualidade no time.

    O jogo foi ruim. De bom mesmo só a vitória.

  127. santana moura
    127

    Pessoalmente eu gosto da vitória mesmo que ela venha com um futebol fraco, mas é bom não abusar da sorte.
    Porém, é uma grande temeridade colocar um profissional que está machucadao (ombro caindo)para atuar numa zaga, num clássico, embora, tenha repórter que até achou que o futebol do nosso querido Leandro foi o melhor em campo; observei bem que ele não conseguiu sair do chão em quase nenhuma bola, porque o impulso força a musculatura das costas, peitoral e consequentemente, do ombro. Não é culpa dele ser escalado, ao invés de ser preservado.
    Manter um jogador de contenção dentro do campo também é uma temeridade, porque ele não é HAMILTON (do Sport), portanto, na primeira falta vai pra rua.

    Alás, se eu fosse o técnico resguardava Dênis Marques no jogo contra o América, porque, existem dois interesses de tirá-lo com o terceiro cartão amarelo. Primeiro porque ele é uma ameaça para Marcelinho (artilharia) no jogo seguinte e segundo porque é o melhor atacante do pernambucano, assim, uma ameaça ao Sport. Quem quiser que confie na arbitragem, ele vai levar cartão até se soprar a bola.

    • santana moura
      127.1

      Me referi a Anderson Pedra que ficou no segundo tempo dentro de campo, com cartão amarelo e foi logo pra rua, enquanto Derley bateu até enquanto pode e não foi expulso.

  128. óia a cobra
    128

    Fiquei muito feliz pela vitória, quando Renatinho fez aqule gol eu já estáva irrado pela postura do time em campo.Fico triste pela forma pequena e mesquinha que zé põe a equipe em campo e essa preferencia descabida por um cara que não joga nada é apenas um zero à esquerda travestido de jogador(chicão)

  129. óia a cobra
    129

    Esse time do analtico é fraco, ruim sem ataque, sem defesa, se zé não fosse tão pobre mesquinho e mediocre era caso pra ganharmos de uns 5×0, mas zé é avaro demais. O Santa Cruz joga melhor quando há uma dsobediencia tática ao que zé recomenda, mas há reprimendas. Se os atletas obedecerem zé vamos sempre ver isso que vimos.

  130. óia a cobra
    130

    não venho postando por que não tenho ânimo pra isso. Zé conseguiu me esfriar.
    Sempre fui um dos mais assiduos, chegando a ser reclamado pela frequencia dos posts. Mas zé tirou minha tesão.

    Até pra ir ao campo já me falta coragem, nós já sabemos o que zé vai fazer, já sabemos de sua pobreza e forma medíocre de pensar e agir, o negocio é tão sério que mesmo vencendo voltando poucos tristes e com sentimento de perda ou que está faltando alguma coisa.
    Essa vitória foi como uma charque muito bonita mas quase sem sal, zé escaldou demais.

  131. Fábio Belmino
    131

    Resultado bom, pois foram 3 pontos, mas a postura do time me dói nos nervos, sabemos que o elenco tem potencial de produzir muito mais, porém devido a covardia, burrice e arrogância do treinador somos obrigados a abdicar de atacarmso com qualidade.
    O problema é que os resultados estão mascarando o problema e quando pegarmos times mais qualificados no ataque , nossa defesa não aguentará.

  132. óia a cobra
    132

    Como posso estar feliz se tenho um presidente que em vez de ser arrojado empreendedor vive a mendigar (esse show de paul só fechou de pois de um ano de negociação e só vai ser no Arruda por falta de opção dos organizadores)

    como posso estar feliz se tenho um técnico pobre, mediocre e que usa o que tem de pior.

    Como posso estar feliz se meu time tem um tecnico avaro que zela apenas pelo nome pessoal dele, o nome do clube que se exploda.

    Como posso Estar feliz se ZÉ TEM MEDO DE SER FELIZ?

    Santa Cruz é um carrão com tanque cheio, mas que só anda na banquela, e embora tenha pneu novo, ele usa um remendado (chicão) o novo tá na mala como step. Esse ´o ZÉ.

  133. óia a cobra
    133

    O que ZÉ tá fazendo é o mesmo que convidar alguém para um restaurante fino, bem chique, no cardápio há as mais variadas e deliciosas iguarias, mas pede para ele seu convidade apenas PÃO COM OVO.

  134. Arnildo Ananias de Oliveira
    134

    UMA PUNIÇÃO ATRÁS DA OUTRA.

    COITADO DO DEDADA…

    caiu na besteira de fazer um golaço no morto, após receber aquela bola açucarada do Natan: ñ jogará mais nunca COMO TITULAR.

    Coitado do NATAN que, além de ter sofrido o pênalti (nesse mesmo jg), ainda foi o “garçon” no gol de Dedada: ñ jogará mais nunca COMO TITULAR.

    Coitado do LÉO q fez o seu retorno ao Santa Cruz em grande estilo. jamais voltará a jogar na sua posição correta (2º volante) e ñ jogará mais nunca COMO TITULAR.

    Coitado do SANDRO MANUEL, do WILLIAMS, do VAGNER e de todos q mostrarem serviço no SC pois serão preteridos pelos Chicãos e Caça-ratos da vida. Com todo respeito a este último q ainda poderá vir a ser um bom jogador, NO FUTURO, SE BEM TRABALHADO.

    E dos q nunca terão uma chance a exemplo do MAIZENA.

    Apesar de TUDO E DE TODOS, principalmente da mania de seu ZÉ de se achar q entende de futebol mais do q todo mundo, acho q seremos o BI-CAMPEÃO PERNAMBUCANO, este ano. Na base do forceps, quando poderíamos sê-lo, sem tanto sofrimento.

    SAUDASANTA

  135. TRICOLAÇO
    135

    O futebool as vezes assusta, com sua feiúra!

  136. TRICOLAÇO
    136

    Mesmo assim parabéns.

  137. óia a cobra
    137

    Coitado de nós torcedores que patrocinamos o clube mas a cada jogo somos maltrados e contrariados,e temos quE nos conformar com os CAPRICHOS DE ZÉ.

  138. óia a cobra
    138

    Esse jogo era pra público de 55 a 60.000 mais com zé…

    • Fabiano Pinheiro
      138.1

      Conversa fiada, meu caro. Disseram que não daria 10 mil contra o Araripina e deu quase 20 mil.
      Ontem deu o público normal para um jogo contra a barbie e com tv aberta.
      Sempre foi assim. Exceto em decisões, não lembro de um clássico com tv aberta anunciada dar mais de 30 mil.
      Muitos aqui falam em nome da torcida coral, mas na verdade sao hoje minoria. A torcida do Santa é do povão que tava no Arruda dando apoio ao time até o fim.
      Salve, salve, torcida do Santa Cruz!

  139. guilardo pedrosa
    139

    Aos ilustrados do futebol que tudo sabem. Perguntem à comissão técnica do Santa porque NENHUM zagueiro sobe nas bolas cruzadas ? O problema é físico, falta de impulsão ou fome ? Quem sabe ” tifo ” aquela doença que deixa as pernas enormes e pesadas. Tem que haver uma solução ou vamos cair para a Quarta, de novo. Todo cruzamento é uma cabeçada… Será quem ninguém arruma um emprego pro CHICÃO, que pague mais do que ele ganha. Será matar dois coelhos com uma só cajadada. Te cuida Renatinho, vais pra reserva de novo, porque estão atrás de uma lateral esquerdo ( parece que é um primo do Chicão ). Não tenho costume de reclamar do time, mas tudo tem limite. ETA TIME RUIM DA PESTE …

  140. óia a cobra
    140

    Guilardo foi por isso que um cara ontem ligou pra Edson peixoto e pediu o gol de Renatinho seguido da música de Nando Cordel “Eita Time Ruim”

  141. Arnildo Ananias de Oliveira
    141

    PORRA, NO BOM DIA BR NA “GROBO”,

    passa gol até do sergipano. Do Pernambucano q é bom…NADA. Isto porque o SC venceu e porque a “Grobo” NE, cheia (e capitaneada) de burro-negros continua a nos BOICOTAR.

    Por isso q, mais do q nunca, precisamos, e muito, desse BI-CAMPEONATO.

    SAUDASANTA

  142. óia a cobra
    142

    Lamento não ver empenho da diretoria em agradar a torcida. Além de títulos QUE É UMA OBRIGAÇÃO, um grande e bom presente seria a aquisição de um placar eletrônico.

    Lamento não ver empenho do técnico em agradar a torcida. Ele faz o que quer, na hora que quer,escala quem quer. Para ele e ALN torcida não tem vez e não tem o que querer.
    É isso aí. Estávamos passando fome o ano passado, comemos FEIJÃO COM ARROZ o ano todo, alegres e felizes.

    Esse ano, quando pensamos que ia melhorar temos que nos conformar apenas com PÃO COM OVO.
    Eu não sei até onde o povo vai agüentar isso, mas já é notória a abstenção da massa aos jogos.

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *