A balsa de Medusa

a-balsa.jpg

Fabiano Pinheiro

O quadro acima, pintado pelo francês Theodore Gericault, retrata bem como vejo o Santinha no momento atual.

Nele, podem-se observar as diferentes atitudes humanas que se manifestam nos momentos cruciais da vida. Naqueles momentos difíceis, uns se deixam abater, em desânimo, mas outros não desanimam e agitam panos na esperança de serem vistos por algum navio. E esse quadro leva a uma reflexão: e se você estivesse naquela situação do naufrágio, em que lugar você estaria nessa pintura?

Onde cada um de nós estaria eu não sei, mas Edinho com certeza seria o sujeito à esquerda com a mão no queixo assistindo impassível a balsa naufragar.

Eu até arrisco dizer que me enquadraria no sujeito no alto ao centro da pintura que tenta encorajar os mais desesperados sugerindo uma esperança. Foi isso que fiz quando alguns amigos tricolores me ligaram após o jogo contra o Remo já se sentindo rebaixados. Afinal, me orgulho de ser otimista, adjetivo que considero ser uma grande virtude. Mas é bom não confundir as coisas.

Otimismo e Pessimismo são realidades subjetivas, pois não dizem respeito aos fatos, e sim às nossas atitudes. São formas de acreditar em nós mesmos e no mundo, que, ou nos limitam ou nos libertam.

O otimismo é definido como uma doutrina ou crença de que o mundo é o melhor possível. Que o bem sempre triunfa sobre o mal e que a tendência é ver as coisas sob uma ótica esperançosa e alegre, esperando os melhores resultados possíveis.

O otimista não é aquele que apenas põe açúcar no café, sem mexer. O otimista adoça o café e mexe, quer dizer, mexe-se com fervor e fé inabalável até conseguir o resultado pretendido.

Por isso, não deve se confundir o otimista com aquele que não quer ver a realidade e tem uma atitude alienada e conformista. Muito pelo contrário.

Sob esse ponto de vista, nesse momento crítico em que se encontra o nosso Santa Cruz, exorto todos os tricolores a se unirem numa corrente de protesto contra a forma como o futebol ta sendo gerido hoje no Arruda.

Precisamos de uma gestão onde as decisões não sejam tomadas por uma única pessoa, onde o responsável pelo futebol tenha que consultar outras pessoas para referendar suas decisões mais importantes, sem deixar de levar em conta também a opinião do torcedor. É claro que isso não significa seguir os exageros emotivos instantâneos da torcida. Mas não se pode ser tão contra ela como se foi com a contratação, manutenção e renovação de um treinador como Mauro Fernandes (assim como não se devia ter mantido Charles por tanto tempo, nem Hugo tanto tempo no banco etc.).

E precisamos também de uma gestão profissional, onde um diretor de futebol remunerado seja contratado. Existem gastos que verdadeiramente não se enquadram como despesa, mas como investimento.

E como o futebol só se faz com dinheiro, existe outro investimento que certamente se pagaria com sobra, que seria a contratação de um diretor de marketing remunerado para viabilizar a venda dessa marca tão mal aproveitada que é o nosso clube querido.

Precisamos pressionar, lutar mesmo por mudanças na forma como o Santa Cruz vem sendo gerido. Precisamos fazer isso de maneira pacífica, organizada e sem arroubos golpistas. Há que se respeitar uma diretoria legal e legitimamente eleita. Afinal, com o novo estatuto, nosso desejo de mudança deverá sempre ser respeitado. E isso não é um motivo de otimismo?

Na história do quadro, a balsa afundou. Mas como sou otimista, acredito num 2008 melhor, que o Santa Cruz aprenda com os erros, mas esse aprendizado só virá com a participação de todos os tricolores conscientes. Nada de se afastar do clube, nada de desistir, afinal “o que seria da bravura se desistíssemos da luta por haver pouca esperança”.

Por fim, apesar de toda a preocupação com um 2008 melhor, é bom não esquecer que 2007 ainda não acabou e que precisamos de 7 pontos em 6 jogos para não ver a balsa ir ao fundo da série C.

36 Comentários

  1. Coronel Peçonha
    1

    Fabiano,

    Seu otimismo nem de longe pode ser confundido com o da Velhinha de Taubaté; mais que nunca todos os torcedores viram que era possível – eu diria até fácil ou não difícil – voltar para a 1ª Divisão.

    O que ninguém imaginava, nem os pessimistas, era empate com gama, remo, ceará e derrota para santandré; mesmo a derrota para o vitória foi inadmissível. Frouxidão total.

    Hoje a balsa está correndo um sério risco; tomara que os que já vislumbram a Terceirinha (nem de Terceirona pode ser chamada), em que me incluo, estejam errados.

    Uma pena que uma reestruturação administrativa como a que está sendo feita no Arruda, com avanços espetaculares, esteja sendo ofuscada e muito prejudicada pelo PÉSSIMO ano no futebol, nossa estrela maior.

    A culpa? Do homem com a mão no queixo. Centralizar pode funcionar, mas quando dá errado a fúria de quem não foi escutado é maior.

    Relembro uma frase que repeti várias vezes no Blog do Santinha: É MELHOR ERRAR COM TODO MUNDO DO QUE TENTAR ACERTAR SOZINHO.

    Sozinho rima com Edinho.

    Errar rima com rebaixar.

    Tomara que Segunda Divisão continue rimando com Santa Cruz este ano.

    O Santa Cruz é minha pátria.

  2. André Tricolor Virtual
    2

    Meu querido AMIGO “Fabiano Pinheiro”

    Você já “destroçou” meu coração com aquele texto com sua VÓ querida, linda, com tanta história marcante do nosso Santinha para nos contar! Agora VC me vem com esse “quadro” e mais um BELO TEXTO que impressiona pelo fato de ‘parecer” não haver ESPERANÇA nesse cenário tão caótico retratado por “Theodore Gericault” que TB retrata nosso descaminho !!! no “barco” Se olha para o lado e nada, pro outro, pior ainda, tenta se enxergar além do horizonte, uma ajuda sequer, ânimo entre os desesperados e nada, PORÉM SEMPRE ESQUECEMOS DE OLHAR PRA CIMA, PRO CÉU … E é lá que MORA a ESPERANÇA … Nessas horas não basta estar presente para ajudar, temos que ter a ALMA preparada para aceitar o INEVITÁVEL e TB o que pode SER A SALVAÇÃO, e só no ALTO é que se DESLUMBRA O AMIGO INFALÍVEL … Mas até na desgraça, temos que saber PEDIR e aceitar o que nos for DADO, já que TODOS OS ERROS FORAM COMETIDOS !!!!! Mais “Deus sempre escreve certo em linhas tortas” …

    *OPS: Eu não estaria no “quadro” Fabiano, não esperaria o ‘barco” AFUNDAR, estaria no FUNDO DO MAR à procura de uma SEREIA BEM GOSTOSA !!!!!!

    * Outra coisa, vc é uma PESSOA MARAVILHOSA, e não é pelo seu OTIMISMO CONTAGIANTE apenas, mais sim pelo seu caráter, pela sua dignidade como ser humano !!!!!

    >>> Parabéns mais uma VEZ MEU AMIGO !!!!!

    >>> VIVA SANTINHA♥

  3. Fabiano Pinheiro
    3

    Pois só nos resta isso, caro André, olhar pro céu, rezar, que a situação é a pior possível. Aliás, ainda pode ser pior, pois temos que vencer o jogo contra o Avaí de todo geito. Acho que esse será o nosso último divisor de águas esse ano. Se a gente perder, bençoe!
    Sobre essa derrota de hoje, esse Jorge Guerra é um jogadorzinho sem alma. O time só tinha Nildo tentando jogar, mais não conseguindo e Paraíba que, como disseram os comentaristas da TV, uma andorinha só não faz verão. Do resto, só fica Hugo, que hoje esteve numa tarde infeliz (embora no primeiro penalty ele tenha atingido a bola).

  4. Fabiano Pinheiro
    4

    Sinceramente, não sei como agir nesse momento: Apoiar, pra evitar o pior, ou botar pra lascar, pra ver se tomam vergonha na cara (Edinho e Mauro, principalmente).
    Na verdade acho que devemos botar pra lascar na chegada do time, no treino, e apoiar no jogo, torcendo para que nossos protestos tirem esse treinador. Indicaria Adriano como interino e só contrataria um treinador se fosse alguém de qualidade, visando o ano que vem.

  5. Geraldo Tricolor da Iputinga
    5

    Infelizmente o grande movimento que culminou com a enorme festa da eleição pariu um alien, e êle está nos destruindo.

  6. Carlos Henrique
    6

    ok, meu caro fabiano pinheiro. você foi capaz de mobilizar a torcida contra romerito, fazendo o abração. você conseguiu mobilizar muita gente para o apitaço. você foi o maiores dos otimistas. alguns acham você um grande sonhador, outros acham fosse um eterno delirante.
    eu defendo que Edinho deveria renunciar e na minha opinião você deveria ser o grande mobilizador deste ato.

  7. Fabiano Pinheiro
    7

    Obrigado, caro Carlos Henrique, pela lembrança. Mas Precisamos ter muita calma nessa hora. É ponto pacífico que precisamos tirar esse treinador, pois o time já não está mais com ele. Acho que quem segurava a onda do treinador era Marcelo Ramos, que é um sujeito de um caráter poucas vezes visto no meio futebolístico.
    Quanto à Edinho, também me sinto decepcionado com sua postura frente ao futebol, mas a grande pergunta seria: Quem assumiria?
    O Santa vive um momento de crise. E crise às vezes é bom, quando significa mudança, transição. Não podemos perder de vista esse objetivo de renovar as lideranças do clube com pessoas honestas e interessadas no melhor para o tricolor.
    Edinho ainda não é o moderno que sonhamos, mas ao menos tem nos possibilitado o caminho para isso. Temos avanços – menos em fatos, mais em atitudes, diga-se de passagem – em outras áreas, e isso não pode ser desprezado. Assim como estamos na iminência de aprovar um estatuto moderno e que dá segurança quanto a lisura das eleições no arruda. Só isso já é grande motivo de esperança.
    Por isso precisamos de calma, para buscar avançar o mais possível, mas sem correr o risco de retrocesso.

  8. Carlos Henrique
    8

    fabiano pinheiro, o clube não tem muito avanço. se possível, pontue o que você considera como sucesso nesse primeiro ano de gestão.
    a questão não passa mais, apenas pelo treinador.
    a minha decepção com edinho, não passa apenas pelo futebol. ele foi eleito para presidir o CLUBE.
    para a renúncia de edinho, vou dar minha opinião: assume um colegiado com mandato de um ano.
    encerro aqui nossa conversa.

  9. Geraldo Tricolor da Iputinga
    9

    Mesmo que o Santa Cruz não caia,
    mesmo que mandem Mauro pro raio que o parta,
    mesmo que dispensem Didão e companhia,
    mesmo que em 2008 ganhemos tudo,
    ainda assim, não acredito mais em Edinho.
    Mas quem me mandou acreditar em quem não é tricolor?
    Se não tem alma tricolor, não tem sentimento tricolor, e conseqüentemente só abre a boca para depreciar o clube.
    A cadeira de presidente do Santa Cruz é sagrada e não pode nunca mais ser ocupada por uma pessoa que não tenha nas veias o sangue das 3 cores.
    Me deixei levar pela euforia inicial, pelas promessas, pela esperança de todos.
    Acabou totalmente o encanto.
    Vou continuar sendo tricolor e tentando aumentar o rebanho,
    vou continuar pagando minhas mensalidades (nunca deixei de fazer), vou continuar indo aos jogos, afinal sou Santa Cruz Futebol Clube e não desisto nunca.

  10. Belo texto, Fabiano. Serve-nos para reflexão. E aqui farei algumas:

    O otimista é aquela pessoa que vê as coisas pelo seu aspecto mais favorável, enquanto o pessimista é aquela que espera da vida pouco de bom. De fato, são atitudes.

    Sob a ótica apresentada no texto, o otimista mexe adoça e mexe a colher com fervor, mostrando que seu otimismo não é desprovido de ação. Sob o mesmo ponto de vista, diria que o pessimista pode não ser fervoroso, mas também adoça e mexe o café.

    Este ano, parece que nos segregamos entre otimistas e pessimistas. Não bastando as divisões que existem no clube, criamos mais uma. Ser otimista é bom, ser pessimista é ruim ou ser otimista é alienação e ser pessimista é pensar na realidade.

    Não gosto muito dessa segregação, como também não gosto daquela que trata o torcedor de arquibancada como um torcedor diferenciado, melhor do que o das sociais, cadeiras ou camarotes. Tricolor é tricolor onde quer que ele esteja.

    Por isso, caro amigo Fabiano, você merece minha consideração, não por ser otimista, pessimista, atuante ou não-atuante, mas por ser tricolor. Assim como todos nós. Você tem o direito de acreditar, mesmo diante de um cenário ruim. Esse direito é seu e inalienável. Podemos divergir no campo das opiniões, mas isso, ao contrário do que parece, é algo positivo. Democracia é isso.

    Quanto aos pessimistas, que provavelmente seria a categoria em que eu me enquadraria dentro dessa divisão estranha, parece que não foram tão pessimistas assim. Ao contrário, estavam com o pé bastante fincado na realidade, pois a temporada não tem demonstrado outra coisa, senão um ano difícil.

    Como Fabiano, também sou contra esse negócio de querer tirar Edinho. Ele foi eleito, inclusive, com nosso voto. Por isso, ele tem o direito de concluir o seu mandato, a não ser que tenha cometido alguma coisa que fira o estatuto e seja passível de cassação.

    E já que falei em estatuto, não considero a reforma atual moderna. Na verdade, a única coisa que mudou consideravelmente foi a questão eleitoral. Pelo novo estatuto, continuamos tendo dois clubes dentro de um só: o executivo e o patrimonial. Além dessa coisa esquisita da eleição do conselho que, ao meu ver, deveria ser separada do executivo.

    No mais, não me reconheci na foto. Se estivesse aí, possivelmente, estaria chamando de filho da puta o miserável que colocou a gente nessa situação, pois, como bem dito no texto, a balsa afundou.

    Saudações corais,

    Dimas Lins

  11. Fabiano Pinheiro, em outros tempos minha sugestão seria que você proferisse uma palestra aos jogadores do Mais Querido usando a excelente analogia entre o quadro de Theodore Gericault e a situação do time. Porém, hoje estou convencido que nosso problema passa pela questão financeira. Tem dinheiro atrasado nessa história. Prometeram alguma coisa aos jogadores e não cumpriram. Não os chamo de mercenários, isso é hipocrisia, profissional nenhum quer trabalhar de graça. Portanto, em vez de sua palestra, que seria ótima em circunstâncias normais, sugiro que, em caso de vitória contra o Havaí 5.0, a renda, em sua totalidade seja destinada aos atletas. Quanto a reforma do Estatuto, sei não, a auditoria também era promessa de campanha, e aí?

  12. Fabiano Pinheiro
    12

    A reforma do Estatuto não foi a ideal, mas é fato e de uma importancia fundamental, pois corrgi – pra mim – o principal: a lisura nas eleições. Além disso, moderniza no sentido de adaptar o Santa Cruz às legislações espotivas atuais. Por fim, vincula parte da receita do conselho para as divisões de base. Ainda é pouco, mas é um começo. Isso garantido, temos condições de continuar a evoluir um pouco mais adiante.
    Grande Dimas, é nesse processo dialético que a gente cresce, independente de sermos otimistas ou pessimistas.

  13. insatisfeito
    13

    Robson, quanto ao Estatuto, a reforma saiu. Só falta dar o quórum mínimo para que ele seja registrado. Vai demorar uns 15 dias, contados do dia 23.
    Saudações Santacruzenses.
    Tricolor até a cachorra de peruca é. (O Grande feito da torcida da ilha da fantasia nesta semana é estar com uma bandeira vermelha branca e preta no meio da ilhudida e tricolor torcida jovem, hehe_

  14. insatisfeito
    14

    Dimas, censurasse meu ESPAÇO RESERVADO PARA A BARBIE no post anterior?

  15. Daniel Tabosa
    15

    Foda é saber que não há tempo para mais nada. Eu lembro que Edinho falou, no início do returno, que não dava pra queimar gordura trocando MALro (vou escrever sempre com “L” de MALdição , porque com “U” todos já sabem que ele é ruim de serviço) por outro técnico. Não lembro exatamente em qual rodada ele falou isso, mas de uma coisa eu tenho certeza: o Santa tinha sim gordura para queimar; dava tempo para tentar, senão o acesso à série A, ao menos evitar esse desespero de ser um náufrago da Balsa de Medusa. Agora é chegada a hora de lotar o Arruda nestes três últimos jogos e fazer aquele bando de trepeças pernas-de-pau acertar o gol nem que seja no grito da torcida. E de preferência que MALro fique sentado no banco, sem ficar dando pitaco na beira do gramado. Pelo que consta nos autos da História, houve sobreviventes da Balsa, o que nos traz um fio de esperança.

  16. Insatisfeito,

    Instalei um anti-spam que às vezes, indevidamente, pega um comentário normal. Infelizmente, sem o anti-spam não estava dando para continuar, pois o Torcedor Coral tem recebido em torno de 200 mensagens indevidas por dia. Um número realmente expressivo.

    Peço desculpas pelo inconveniente, mas nem sempre é possível ver o que é spam e o que não é.

    Saudações corais,

    Dimas

  17. Fabiano Pinheiro
    17

    Analisando o Santa Cruz nessa série B, lembro que entre os jogos com Ponte e Barueri o Santa fez 9 pontos em 6 jogos, vencendo os 3 jogos em casa, apesar das goleadas sofridas. Depois fez 14 pontos nos 6 jogos seguintes, vencendo os 3 em casa e fazendo 5 pontos nos 3 jogos fora. Nesse momento, onde o último roundo tinha sido a vitória fora contra o Ituano, o ambiente era de otimismo total, até entre os mais otimistas. Ninguém pensava mais em rebaixamento. O time tinha 38 pontos e precisava de 3 vitórias nos 11 jogos restantes.
    Aí veio o jogo contra o Santo André. O time entrou sem Aldo, Kuki, Paraíba e Nildo. Com 15 minutos de jogo Marcos Paraná errou uma bola e a torcida começou a vaiá-lo. Perdemos vários gols, perdemos o jogo, e o time nunca mais foi o mesmo. Contando esse jogo, nos 6 jogos seguintes fizemos apenas 2 pontos.
    Aí vem um bocado de gente dizer que já sabia disso. Mentira! Há 6 jogos atrás ninguém falava em rebaixamento. A discursão era se o time subiria ou não. Eu, mesmo sendo considerado otimista, sempre me referi à subir com sonho, possibilidade, mas nesse sentido sempre fui realista. E realmente era possível subir. A gente tivesse ganho os últimos jogos em casa e a baba do Remo estaria com 53 pontos na vice liderança (pois o vitória perdendo pra nós estaria com 51) e vindo pra 2 jogos em casa. Ou seja, com a mão no acesso.
    Mas isso não aconteceu, essa é nossa triste realidade.
    Por isso sempre lembro como é pequena a diferença entre o céu e o inferno no futebol atual em face do grande equilíbrio existente.
    Por isso tentei viabilizar o Apitaço, mas só conseguimos levar apitos no jogo contra o Paulista, pois tínhamos também de levar os fogos na entrada do time, já que a diretoria se omitiu até em relação a isso.
    Agora, a situação desandou, saiu do controle. O melhor que podemos fazer é rezar, mas sem desistir, sem deixar de ir a campo e acreditando sempre, posto que não há outra alternativa.
    Sábado é decisão; o Avaí é o novo Volta Redonda.

  18. Fabiano Pinheiro
    18

    Quem puder, vá ao treino hoje no arruda protestar. A pressão tá grande e acredito que ese treinador não chega até sábado.
    A hora é de pressionar. Sábado, é apoiar!

  19. insatisfeito
    19

    Blz, faça isso no 24º comentário a este post – e no outro também. A não ser que alguém se habilite, hehe

  20. Allan Robert
    20

    Fabiano, concordo com você e ontem mesmo após já estar perdendo por 3×0 e levando um vareio de bola, com bolas na trave e gols incríveis perdidos pela bosta do time do Ceará…

    Disse: “Sabe quando eu vou para algum jogo do Santa Cruz agora?”

    Todos me olharam e então respondi: “No próximo sábado”

    Só abandono o time se eu ver que realmente estão de safadez e fazendo corpo mole, que pode até estar acontecendo isso, mas ainda não ficou tão evidenciado assim como no anao passado, que os caras perdiam de propósito e quando se aumentava a cobrança e entrava algum dinheiro, os caras correspondiam ao máximo…

    por isso que eu disse que sábado estarei lá no Arrudão, a torcida tem chegar junto é agora e não ficar chorando o leite derramado depois. Temos que unir forças e salvar nosso time de cair para o inferno que é a 3ª divisão.

    Temos que ganhar de todo jeito essas 02 partidas em casa e ir em busca da vitória contra o Brasiliense fora.

  21. Rômulo Marques
    21

    DE UM TORCEDOR DO VITÓRIA DA BAHIA:
    José Neto [gerenciar]
    “ñ me levem a mal ñ…
    mas a TORCIDA é culpada nisso tmb!

    Santa é igualzinho ao Bahia… quando vive uma má fase, reclamam pra kcete mas vão lá e lotam o estadio, com time despencando!

    td bem, pode ser demonstração de grandeza de torcida… mas ao mesmo tempo é BURRRICE!

    me lembro no nordestão de 2001, Vitória numa pessima campanha eliminado com3 rodadas de antecedencia, no Barradão ultima rodada: Vitória x CSA, com 63 PAGANTES com 4 faixas de PROTESTO a diretoria!

    isso ai… é “combustivel” pra incopetentes, continuem dando GRANA q vcs estão alimentando eles!

    aqui quando o Bahia estava horrivel no Campeonato Baiano, ñ passava de 5 mil na Fonte, era acampanha PUBLICO ZERO… hj depois de muito sufoco pr air ao octogonal eles estão lotando e voltando, equanto isso a DIRETORIA está lá, do jeito q começou…”

    MESMO LENDO ISSO..
    o pior é que sábado contra o avaí eu vou.. mai né de arrombar uma porra dessas??????

  22. Rômulo Marques
    22

    em tempo:

    eu ando lendo muitos textos e conversado com muitos tricolores corais em busca de respostas que demoro a encontrar..
    agora..
    uma das coisas mais certas que vi nos últimos meses:

    “TEM TORCEDOR DO SANTA CRUZ TORCENDO PRA CAIR PRA TERCEIRONA.. QUE É PRA CASTIGAR OS DIRIGENTES”

    e o caminho é por aí?

  23. Não adianta mais dizer nada, a balsa do Santinha afundando, e o nosso comandante, Edson Nogueira, nem ai para ela.

    Sem palavras, agora é torcer que a tragédia não ocorra, a nossa balsa afundar.

    SAUDAÇÕES TRICOLORES!!! E VIVA O SANTINHA!!!

  24. Fabiano Pinheiro
    24

    Votem no estádio do arruda como uma das maravilhas de Pernambuco.
    http://www.as7maravilhasdepernambuco.com.br/

  25. estou confiante que nao vamos a terceira divisao,porque perdemos muito tempo sem contratar, sem inovar, sem nada.más como dizia meu velho Pai,que era um torcedor doente pelo santa e me induziu quando criança a continuar este lema, só porque eu nasci aí na rua das moças, a coisa vai virar boné……….

  26. Rômulo Marques
    26

    Novidade na CORALNET:

    http://www.coralnet.com.br/

    Torcedor tricolor, é público e notório o momento complicado que o Santa Cruz passa no Campeonato Brasileiro de 2007. O time não tem conseguido mostrar no campo o futebol desejado e esperado por todos.

    O fantasma de um possível rebaixamento para a Série C é real, mas só dependemos de nossas próprias forças para afastar de vez este pesadelo. Sabemos que a missão será árdua e difícil. Serão mais cinco jogos, dentre estes três no estádio do Arruda, e é confiando no apoio da imensa torcida coral que mantemos viva a esperança de resultados positivos.

    Não abandone o seu time neste momento de dificuldade. Vá ao estádio, cante, grite e empurre o Mais Querido para cima dos seus adversários durante os 90 minutos. Seja o décimo segundo jogador em campo e faça a diferença.

    O primeiro desafio já é neste sábado (03/11), diante do Avaí, às 15 horas, no Mundão.

    SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE: O MAIS QUERIDO CLUBE DAS MULTIDÕES!

  27. Rômulo Marques
    27

    AVANTE SANTA CRUZ!!
    TRICOLOOOOOORR
    TRICOLOOOOOORR
    TRICOLOR
    TRICOLOR
    TRICOLOR
    OOOOO OOOO
    OOOOOOOOOOOOOO
    SANTAAAAAAAA
    SANTAAAAAAAA
    SANTA
    SANTA
    SANTA
    LALAIAAAAAA LALAIA LA
    LALAIIAAA LAIAA LAIAA

  28. FLAVIO ARANHA
    28

    CARO FABIO,

    PARABENS PELO BLOG, SEUS COMENTARIOS ESTÃO BEM CENTRADOS, SEM O RADICALISMO E O UFANISMO QUE ALGUNS TRICOLORES TOMAM, PRINCIPALMENTE EM EPÓCA DE ELEIÇÃO.JÁ PARTICIPEI DE VARIAS ELEIÇÕES NO SANTINHA…DE ALGUMA FORMA , SEMPRE ME POSICIONEI A FAVOR DO SANTA, E CONTRA DIRETORES QUE QUISERAM FAZER DO CLUBE , UMA EXTENSÃO DE SUAS EMPRESAS, DISTRIBUINDO ARBITRARIEDADES, COMPLEXOS E VAIDADES.ACHO QUE NO MOMENTO, O OTIMISMO TEM QUE TOMAR CONTA DE TODOS, O GRITO DA TORCIDA PASSOU A SER O PRINCIPAL JOGADOR EM CAMPO.NÃO PODERIA ESPERAR NADA MELHOR DE EDINHO, PELA FORMA QUE AGE, COMO FOI ELEITO ( POR 700 SÓCIOS) QUANDO FORMAMOS UMA NAÇÃO ATIVA DE MAIS 500.000 TRICOLORES, SEM COMPROMISSO ALGUM COM O CLUBE.ESTAREI NA ARQUIBANCADA SABADO, GRITANDO MAIS DO QUE NUNCA, E LEVAREI UMA FAIXA DE INCENTIVO.ISSO É O QUE NOS RESTA, POIS FAZER GOLS, É TAREFA DE QUEM RECEBE PARA ISSO.NÃO ADIANTA PERDER TEMPO COM NADA DIFERENTE DISSO.PRECISAMOS, CUSTE O QUE CUSTAR, TIRAR O SANTA DESTA SITUAÇÃO.7º LUGAR NO ESTADUAL, E TERCEIRA DIVISÃO, É DEMAIS PARA 93 ANOS DE GLÓRIAS…

    ABRAÇOS

    ARANHA

  29. Arnildo Ananias de Oliveira
    29

    Sr(s). e sra(s)
    Boa reunião hj no nosso bar, à beira da piscina, e q Deus nos ilumune. Dificilmente poderei ir pois possa ser q, à qq momento, minhas netinhas SANTACRUZENSES (univitelinas) venham ao mundo.

    Todavia, sábado próx. estarei lá. Alguém sabe alguma coisa do treino q deve estar acontecendo hj à tarde? EXIGIRAM a presença de um goleiro (Gottardi) no nosso gol ?

    FABIANO PINHEIRO,
    Acabei de creditar + uma merreca (20) na tua cta, pra ajudar na compra dos apitos.

    QUE DEUS NOS AJUDE

  30. Fabiano Pinheiro
    30

    Valeu, Arnildo,pela contribuição. Mesmo nessa situação, sábado vai ser um dia de festa. Só o Santinha pra nos proporcionar isso.

  31. Milton Santos Jr.
    31

    Muito boa a reflexão de Fabiano. Vamos fazer de tudo para a nossa nau safar-se dessa, porque vejo muitos tubarões rondando ao redor. Acho, no entanto, que o presidente não é, no quadro, o sujeito com a mão no queixo. A vaidade nos homens normalmente é maior do que o tamanho dos crânios. Com ele não é diferente. E pelo tamanho do crânio do cidadão, ele certamente está preocupado em passar para a história como o homem(com, no mínimo, 47 anos de futebol nas costas) que afundou o Santa Cruz. Alerta deve estar à estranha indolência dos jogadores nos útlimos jogos fora. Algo que aconteceu, também, no Pernambucano, um time sem vibração, uma malemolência na disputa da bola, um jogo que não busca o gol. Nem era preciso jogar Futebol para ganhar de Remo e mesmo do Ceará, bastava um pouco de vontade. Se isso se repetir sábado, vai ser difícil atravessar esse mar revolto. Espero que jogadores como Aldo (muito empenhado nos jogos aqui no Arruda, buscando o ataque até mais do que Paraíba, que se burocratizou), Amaral ( que até onde conheço, não é de safadeza nem de moleza), Carlinhos Paulista (que virou opção ofensiva pela lateral e tem suado dentro de campo) e mais 34 mil vozes neutralizem esse espírito de entreguismo que se abateu no resto do time, atitude já merecedora de uma urgente investigação.

  32. milton pereira
    32

    Com Anderson apavorado, não acredito. Com certeza, mesmo se perdermos, com Anderson levando frangos, ele continuará no gol no próximo jogo, pois teria cumprido o que Mauro e Edinho desejam : A falência do Snta Cruz !

  33. milton pereira
    33

    A balsa afundou !

  34. fabio oliveira
    34

    Ola torcida coral
    Eu como fiel e fanatico torcedor tricolor, fico envergonhado com a situaçao que meu time se encontra, tudo isso se deve a ma administraçao e incompetencia do dito nosso presidente Edinho, que de futebol nao entende nada e do fraquissimo treinador Mauro Fernandes. Sao pessoas que estao no clube para tirar profeito financeiro do mesmo, e presidente que divide dinheiro com jogador, e treinador e presidente que como dinheiro de jogador, tudo por interesse. Por isso que isso se encontra assim, so que eles estao de bolso cheio enquanto o clube se encontra num caus profundo. Segundo fontes de dentro do santa, o presidente pegava dinheiro do treinador anterior e deste tambem. So estao contratanto jogadores que poden tirar algum proveito em cima disso. TRISTE!
    Asaida e a torcida de reunir e tirar,limpar de vez estes aproveitadores,como foi feito no Corinthians. Antes que seja tarde

  35. Vcs apequenaram meu Vitória. Olhem onde estão agora.

  36. Acreditar que as coisas podem ser diferentes é fundamental para a manutenção da própria existência
    Se está muito enfermo, não se desespere.
    Confie seus temores e aflições ao Poder Supremo.
    Tenha fé inabalável e sem limites de que tudo vai dar certo.
    Faça um exame profundo de sua própria pessoa, e encontrará no âmago de sua personalidade, a resistência que o Criador ali colocou, quando lhe deu vida.
    Ronaldo Lírio.

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *