Uma análise apurada do que vi

Nota da Redação:

Ano passado foi difícil. A segunda desclassificação prematura do Santa Cruz na Série D precipitou o afastamento de alguns cronistas. Dos nossos oito colaboradores, apenas três permaneceram escrevendo para o blog. Era preciso renovação, mas estava difícil conseguir mão-de-obra qualificada disponível e com disposição para falar do Santa Cruz.

Nosso primeiro reforço, neste sentido, é o Professor Farias. Com dupla formação, Artes Cênicas e Educação Física, Farias é figura constante no Torcedor Coral, embora nunca fosse afeito a comentários. No ano passado, ele enviou nos enviou um artigo para publicação e foi, a partir daí, que surgiu nosso interesse em trazê-lo para o blog.

Professor Farias, ao longo do tempo, especializou-se em esquema tático, após diversos cursos que fez na área de futebol. Ele, sem dúvidas, será uma grande aquisição para o TC.

Caro Professor, bem-vindo ao nosso blog.

Futebol é uma caixinha de surpresas. Boas e ruins, vale esclarecer.

Para muitos o resultado de ontem e a liderança do querido Santa Cruz não estavam previstos nesse início de campeonato. Para mim, nada de anormal.

Eu já sabia que o time de Vitória de Santo Antão era um pato morto. O Ypiranga é freguês antigo aqui no Arruda e o efeito orloff do América abalaria os nossos nervos, mas não impediria a vitória do Santa.

O que eu não conhecia era a ruindade de alguns contratados.

Com estas três partidas oficiais, já deu para perceber que os laterais, assim como alguns cartolas, servem mesmo é para jogar no lixo; o goleiro é fraco e já caiu na desconfiança da torcida. Não se surpreendam ao vê-lo levar um frangaço.

O time joga num 4-4-2 tradicional. O problema é que o primeiro volante já tem uma certa idade e isto compromete em muito a cobertura dos laterais. Ele fica ali, distribui uma bola para o lado, dá um combate e vai enganando a torcida. Até que segundo volante pode fazer a vez de cobrir os laterais, mas se isto ocorre, sobrecarrega a criação no meio-campo. No 4-4-2 o segundo volante é muito mais um meia-armador de contenção do que um cão de guarda.

O miolo de zaga está lento e ineficiente nas bolas cruzadas por cima.

Um detalhe que não pode passar despercebido, o zagueiro Leandro Bambu. Este cidadão não tem o menor cacoete para jogar futebol profissional.

Então, percebam a vulnerabilidade do nosso sistema defensivo? No futebol moderno isto é um tiro no pé.

Do meio para frente, até que dá para o gasto. Apesar de Mário Lúcio prender por demais a bola, o rapaz tem talento. Com uma boa orientação, esse defeito é fácil de ser corrigido. Por sua vez, Weslley é bom jogador. Falta apenas ter mais confiança e ser um pouco mais afoito. O bom meia, seja canhoto ou destro, precisa ser uma pessoa ousada.

No ataque, o treinador Zé Teodoro precisa encontrar uma formação que encaixe. Na minha ótica, o atacante Laércio não tem o menor espírito para encarar uma série D. A quarta divisão do nacional pede atacante trombador e veloz. Laércio não é nem uma coisa, nem outra.

Se Teodoro quer um ataque veloz, é jogar com Landu e Thiago Cunha (Capixaba) na frente. O problema é que o time ficará sem referência aérea e muitas vezes a partida pede um jogador com boa estatura para cabecear as bolas alçadas na área.

Por fim, dois detalhes: o jogador Renatinho e o pênalti perdido por Thiago Matias. O zagueiro precisa aprimorar aquele pulinho antes de bater a penalidade máxima. Já Renatinho, eu faria o que sugeriu o Artur Perrusi. Colocaria o rapaz aos poucos para ele ir pegando cancha, altura e um pouco mais de peso.

É isso aí. Vamos ter calma! A preparação está apenas no início.

Mesmo sabendo que se o mundo acabasse hoje, o Santa Cruz seria o campeão pernambucano, devemos controlar a euforia. Ainda enfrentaremos as pedreiras do sertão pernambucano, os times da terra de Vitalino (dos quais somos fregueses) e os dois grandes da capital.

Está provado que o Blog do Santinha dava mesmo azar. Na sua opinião, qual era a razão de tanto pé frio no blog?

  • O povo que frequentava o blog, só tinha pé frio comentando por lá. (49%, 54 Votos)
  • O cabelo e a barba de Samarone, se o cabra tivesse raspado a cabeça e feito limpeza de pele, tudo seria diferente. (30%, 33 Votos)
  • A zabumba de Gerrá, pois a Sanfona Coral ultimamente só tocava em velório de tricolor. (12%, 13 Votos)
  • O cabelo rastafari de Anizio, que levou máquina zero, sem ao menos consultar os búzios. (11%, 12 Votos)

Total de votos: 110

Carregando ... Carregando ...

Votação encerrada

Você gostou da contratação de Zé Teodoro?

  • Sei não, vou esperar pra ver (65%, 40 Votos)
  • E apois! Pense num técnico sob medida! (21%, 13 Votos)
  • Vixe! Não tinha coisa melhor, não? (15%, 9 Votos)

Total de votos: 62

Carregando ... Carregando ...

23 Comentários

  1. Rafael Moraes
    1

    Boa análise. Foi um equívoco grande ter dispensado Osmar.

    Para a lateral esquerda, Paulo César (jogou apenas um jogo no ano passado) e Oziel do Porto são bons nomes.

    Thiago Mathias tem que baixar a bola dele e acabar com frescura de sair jogando com três dedos e bater penalti igual a uma Barbie.

    Gostei do zagueiro Leandro.

  2. Não posso deixar passar em branco algumas considerações sobre a noite de ontem, antigamente eu via 2 ou 3 cambistas vendendo ingressos de sócio, ontem eu contei 23 entre o Brasão e a entrada da sede, das duas uma, ou existe uma máfia muito grande ali dentro ou então a diretoria tá colocando os cambistas pra vender ingressos, eu já precisei comprar um ingresso a mais pois tinha uma pessoa do RJ comigo e me foi negado esse ingresso, se a gente tudo aquilo mesmo de sócio que tava ontem, já chegamos a 10 mil em dia, pra não doizer que não falei das flores, a entrada das sociais fluiu normalmente, sem confusão, entrei faltando 10 minutos pra começar o jogo sem filas.

    Sobre o time:

    Thiago Cardoso – Duas excelentes defesas, começa a mostrar pra que veio, estava meio desconfiado dele, mas depois de ontem, dá pra confiar.
    Jackson – Acredito que vai ser titular, mas ainda tem que ter maisapoio ao ataque, meteu uma bola pra Gilberto de primeira no 2º tempo que é coisa de quem sabe.
    Thiago Mathias – A mão que afaga é a mão que apedreja, o que é isso xerife? Precisa se concentrar mais no jogo, displicente na hora do penalti, lento demais em alguns lances, não existe cadeira cativa nesse elenco, te cuida xerife.
    Leandro Souza – Né que o cara presta, eu nunca imaginei que um cara com o apelido “Bambu” pudesse jogar bola.
    Alexandre Silva – Em evolução, já se mostrou mais voluntarioso, pode ser uma grata surpresa.
    Jeovânio – É o leão(VTNC) de chácara, quando estiver 100% não tenho dúvidas que será o melhor volante do PE2011.
    Memo – Acho que Zé Teodoro disse pra ele só fazer passe lateral, não está errando nada, grata surpresa, vai ser um bom banco.
    Weslley – Sem comentários, o que falar desse cara? Contrato de 3 anos pra ele urgente, quanto tempo não via um gol daquele de falta para o Santa, corre o campo todo, sabe os atalhos e tem um passe primoroso, favorítissimo a ser o novo ídolo coral.
    Mário Lúcio – Nitidamente sem ritmo, mas vc vê que tem inteligência, porém as pernas estão travadas, vai crescer durante a competição.
    Thiago Cunha – A volta do matador, faz gol de todo jeito, em 8 jogos com a camisa do Santa fez 11 gols,raça e velocidade enquanto teve pernas.
    Laércio – Faz um bom pivô, não sei se é falta de ritmo, mas achei o ponto fraco na noite de ontem do meio para a frente.
    Landu – Entrou quando o time já tava com freio de mão puxado, mas tem velocidade e inverteu uma bola pra Jackson impressionante, se Gilberto ajudasse seria um golaço.
    Gilberto – Me engana que eu gosto, na minha pelada tem uns cinco melhores que tú murrinha. O cara não sabe nem chutar com a bola redondinha e só faz correr, empresta para um time do Amazonas ou Roraima.
    Diego Biro – Não tem como avaliar, participou pouco do jogo.

    O time nitidamente puxou o freio de mão , se poupou, caso mantivesse o ritmo, teríamos presenciado uma goleada daquelas.Estou animado, acho que esse ano teremos alegrias.

  3. Leonardo Arcanjo
    3

    Concordo com quase tudo, o ponto que discordo é com relação ao zagueiro Bambu, ele é bom sim, as vezes é displicente, mas é seguro. As falhas que a zaga teve tem como consertar, o goleiro é fraco mesmo, axo que o 3º goleiro é o nosso melhor goleiro, vamos dar tempo ao tempo… Jeovanio eh lento e parece uma cobra cega, só dá o bote errado, é banco de Helton, Léo ou Marcus Vinicios. Memo está surpreendendo, isos é bom! Ah, eu era um defensor do futebol de Gilberto, mas confesso que a paciencia acabou. Precisamos de um centro avante bom.

  4. Aquele lateral direito que jogou contra o Ypiranga, é muito ruim, nunca vi alguém tão ruim do que aquele cara, ele jogava com a camisa 2, esqueci o nome dele… quem viu a partida, percebeu que ele quando tocava na bola, ou perdia, ou tropeçava em si mesmo ou então não fazia nada, cruzava ruim…

    enfim ainda bem que Teodoro tirou ele … o time ntá longe da perfeição, mas é assim que começa mesmo, espero que Teodoro tenha inteligência pra sacar as falhas e corrigi-las …

  5. Ricardo Cavalcanti
    5

    Acho que o amigo Farias se empolgou um pouco além da conta.

    Menos amigo Farias, menos viu!!!

  6. André Tricolor Virtual
    6

    Vamos aguardar a volta de Léo, que acredito, possa ser titular no meio de campo … Já era previsto que alguns jogadores dariam certo e outros não. Porém, falta ritmo e um melhor condicionamento físico. Espero que alguns jogadores rendam mais! Estamos no caminho certo e o mais importante não está faltando que é garra e vontade de VENCER!

    OBS: Não acho justo a crítica ao goleiro. Até o momento não comprometeu e tem feito boas defesas.

    Um grande abraços aos amigos que revi ontem a noite:

    * Artur * Ducaldo * Dimas * Gerrá * Dudu Ramos * Nelsão * Valter * Tibério

    >>> VIVA SANTÃO !!!!

  7. Anderson Seabra
    7

    ainda bem que o blog do Santinha acabou, o problema era ele mesmo!

  8. Carlos Santana
    8

    Já vi que esse professorzinho farinhas aí é capaz de botar gosto ruim em bwceta de modelo. Vai ser pessimista assim na china carvalho.

  9. O texto tá refletindo a realidade, um texto prudente e com os pés no chão!

    Esses pontos agora vão fazer a diferença lá na frente, importantes demais, agora ficou claro que o time do Santa precisa de mais um zagueiro, um meia e um centroavante.

    Gostei da entrevista de Zé Teodoro depois da partida, muito consciente da nossa atual situação e do que precisaremos pro final do campeonato! Até agora nossa melhor contratação.

  10. Nosso time esta evoluindo, esse professor esperava o Barcelona com o dienheiro que temos. Temos que perceber nos somos lider e tem gente reclamando imagina se estivessemos na 5 posição. concondo que nossa melhor contratação foi o treinador que pelo visto acertou na maoria das contratações.

  11. Ricardo Cavalcanti
    11

    Vamos reforçar nos textos e comentários a responsabilidade que cada um temos de nos associar e ajudar ainda mais nosso clube, fazendo com isso, um clube mais forte e moldar as peças que aí estão e até substituir alguns que não derem certo.
    Agora pra meter o dedo e escrever baboseira todo mundo gosta e é muito fácil.
    E ainda vem alguns e dizem: ” O texto tá refletindo a realidade, um texto prudente e com os pés no chão!” AHHHHH!!! Faça-me o favor!!!!!

  12. roberto gomes
    12

    Será que esse professor pessimista veio do BDS ?

  13. Marcos Almeida
    13

    Saudações tricolores! Achei a análise do texto um pouco rigorosa. Sempre é importante vencer. Mais uma vez o destaque foi Wesley, o meio de campo é o ponto alto do time e o técnico é muito bom. Precisamos de peças de reposição. Santa Cruz para sempre.

  14. Elvimário Araujo Júnior
    14

    O time do Santa Cruz faz um início de campeonato bem melhor que qualquer torcedor pensava, nosso colega Farias comentou sobre a fragilidade dos adversários que o Santa jogou até agora, mas em anos anteriores enfrentamos times desse mesmo nível e não ganhamos três jogos seguidos.
    Acho que Gilberto merece ter mais oportunidades, ter uma sequência de jogos, ontem mesmo, só jogou uns trinta minutos e quando o time praticamente não procurava mais o ataque. Gilberto é um jogador de bom porte físico, cabeceia bem, prata da casa, e que pode crescer junto com a equipe.
    O objetivo maior do Santa Cruz neste ano, é novamente tentar sair da série D no próximo semestre. Torço para que jogadores como: Léo, Natan, Renatinho, Ewerton Sena, Gilberto e outros da casa, se firmem na equipe principal, para formarmos um time forte, de bom nível técnico, e que nos tirem da situação em que nosso clube se encontra no momento.

    Boa noite a todos.

  15. Tribomjardim
    15

    A realidade é que faz muito tempo que não havia um começo de temporada assim,temos que evoluir no quesito físico…e complementar as posições claudicantes. com certeza nossos inimigos vão se reforçar…a coisa contratou um bom extra campo(apito amigo)…e vai contratar mais…se liga ALN.

  16. Concordo com o nosso presidente temos que manter os pes no chao porque o time esta evoluindo a cada jogo em relacao a coisa, o treinador (comentarista) deles ja barrou BALA agora eque o Pau vai cantar, wilson voltou e eles tem agora 4 atacantes para duas vagas isso ja aconteceu demais no nosso santa cruz ter jogadres demais dentro do elenco so comendo e dormindo, os que ganhava mais no banco para os prata da casa.

  17. Não é possível ser categórico quanto à qualidade do elenco, pois estamos no início do trabalho.

    Alguns jogadores já mostraram do que são capazes, outros aparentam ter qualidade, mas não estão em boas condições físicas. E há aqueles que, muito provavelmente, vão arretar a nossa paciência ou levar bilhete azul mais cedo.

    O técnico está ciente dos problemas, tanto que pediu a contratação de outro lateral direito, mais um zagueiro e um atacante.

    Com a entrada de Léo e Helton (ou Elton?), somados aos que já estão jogando, poderemos formar um excelente meio de campo.

    O ataque é Thiago Cunha e mais um.

    Dos laterais não espero grandes coisas e, pelo menos um deles – Bruno Leite – pode pegar o beco.

    Thiago Matias (ou é Mathias? Não sei pra quê tanto “h”) é umm bom jogador, mas está nitidamente abaixo de sua condição física normal. Precisa deixar de dançar o Lago dos Cisnes quando vai cobrar pênalti e jogar mais simples.

    Leandro foi bem na última partida, mas precisa se limitar ao feijão com arroz ou levaremos alguns sustos.

    Evidentemente, tudo vai depender da continuidade do trabalho e da condição em que vamos sair dessa primeira parte da tabela, com um jogo em cima do outro.

    Coisa e Barbie estão se ferrando? Arretado!
    Porém, o bicho vai pegar mesmo é no quandrangular final. Elas têm, em tese, elencos mais fortes do que o nosso e, se chegarem em boas condições ao quadrangular, faremos um torneio de superação.

    É torcer para a estratégia das duas bonecas, Suzy e Barbie, dar errado e as duas morrerem abraçadas com o hexa.

  18. Luiz Ernane
    18

    Apesar de o técnico Zé Teodoro ter sido destaque pelas reclamações feitas à tabela com sequência infame de jogos, o grande beneficiado do atropelo é o nosso time, pois as barbies e os nojentos do mangue da ilha da fantasia não vão ter tempo para arrumação, daqui a pouco lá se vão 10 rodadas e depois eles não vão conseguir tirar os pontos necessários.

    Outro ponto, vi jogador torcendo pelo empate do Central, quando na verdade o melhor seria a vitória da coisinha maldita de Caruaru, pois distanciaria da coisa maldita e do time rosado.

    • Elvimário Araujo Júnior
      18.1

      Caro Luiz Ernane, boa tarde.

      Discordo da tua opinião apenas com relação ao jogo do Central, querendo ou não, estamos disputando duas vagas no estadual para nos habilitarmos a jogar a Série D e o Central junto com o Porto são os nossos adversários mais fortes.

    • EDUARDO MACEDO
      18.2

      Acho que nossa briga é pra classificar para a série D. Se, de quebra, pudermos ser campeões, maravilha. Deste ponto de vista, acho que devemos torcer contra nossos adversários mais próximos, que hoje são Porto e Central. Não adianta a Coisa e a Barbie se ferrarem e nós terminarmos em 3º, com Porto e Central na nossa frente. O ano acaba pra nós.

  19. Bruno Melo
    19

    O Prfessor Farias só é um pouco pessimista, deve estar calejado dos anos anteriores. Abro logo o pitaco da rodada.

    Araripina 0 X 1 Santa Cruz. Jogo difícil o principal adversário vai ser a falta de pernas e o campo ruim, mas acredito em mais uma vitória.

  20. Ainda é cedo para tecer o meu veredito, mas até agora gostei muito do Tiago Cunha, Wesley e Mário Lúcio. Leo é uma fábula, nunca joga, vive acamado, moribundo. Natan é outro pupilo desse, no mesmo caminho, já mestrando. Estou satisfeito mesmo é com a desgraça arromabadora que começa a pairar na Ilha e começou a chegar na caixa da barbie. Quanto ao Santa, vamos dar mais um tempo, estamos com as barbas de molho há tempos, cansados de ilusão. Central e Porto, estamos vendo, são nossos rivais diretos pela vaguinha dourada da série D. O Salgayro já está na B e não tá nem aí nem vem chegando. No mais, é torcer, se embriagar com cada vitória, mas tomar cuidado com a ressaca, porque o Santa é uma cachaça.

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *