Esquema-preparação-participação

Na semana passada tive a oportunidade de ver e rever o jogo entre o Barcelona e o Manchester  United, onde o time da Cataluña utilizou um moderno 4-3-3. Há de se esclarecer que este esquema vem sendo imposto pela equipe do Barcelona já faz um certo tempo, onde são poucas as novidades e surpresas.

O 4-3-3 jogado pelo representante espanhol, não se confunde com o tradicional esquema de dois laterais, um beque central, um quarto-zagueiro, um volante, um meia-direita, um meia-esquerda, dois pontas e centroavante. O modelo tático do time catalão é movido por movimentação, velocidade e rapidez no toque de bola, onde prevalece muito mais a troca de passes curtos do que os longos lançamentos.

Já o Manchester usou o 4-4-2 com variações para o 4-4-1-1, provocando uma certa confusão interna, o que facilitou as coisas para o lado oposto. Basta ver que após cerca de dez minutos o Barcelona dominou o ambiente.

Não faço ideia do que o comandante técnico Zé Teodoro preparará para o Santa Cruz jogar a quarta divisão do campeonato brasileiro, mas é bom que fiquemos atentos, pois esta Série D não tem absolutamente nada a ver com o que foi enfrentado no campeonato coca-cola. A começar pela diferença dos modelos do regulamento, passando pelos adversários e chegando na infra-estrutura.

O treinador e sua comissão terão o trabalho de repor todas as peças dispensadas e precisarão mostrar mais competência nas indicações. Apesar de ter chegado ao posto máximo no estadual, sobraram erros nas contratações. Jogamos todo o campeonato sem laterais e jogadores do tipo Laécio e Diego Biro mostram o ponto fraco desta conquista. Entretanto, não há motivos para preocupação, pois o tempo apesar de urgir é suficiente para as devidas reparações. E ao que me parece, o treinador tem a necessária humildade para reconhecer os seus erros.

Dois fatores externos poderão ameaçar o trabalho: a ansiedade e o otimismo exacerbado da torcida. Por sua vez, internamente dois fatores que poderão atrapalhar é arrogância e auto-confiança dos atletas campeões.

Será natural que os torcedores fiquem ansiosos, afinal o desejo maior de todos é ver o Santa Cruz sair deste quarto nível nacional. Isto provoca a pressa para saber dos contratados e para ver o time jogar. Com isso a pressão externa chega no clube de várias formas: através da imprensa, das redes sociais e outras vertentes da internet, e também, no contato direto com os dirigentes, membros da comissão técnica e até o presidente.

Por outro lado, alguns aficionados sofrem de irracionalidade no otimismo. Esta ocorrência faz com que não se enxergue absolutamente nada de ruim que venha a acontecer ou tenha acontecido, provocando assim a ausência da crítica e da cobrança. Evento este, altamente prejudicial para a elaboração de um plano de revisão estratégica, a qual terá por objetivo principal encontrar as falhas nos processos da produção passada.

De cunho interno, o exagero na autoconfiança faz com que haja um relaxamento nas funções de aprendizagem e aprimoramentos, causando o que chamamos de acomodação. Este estado quando ocorre dentro das quatro linhas, quase que sempre leva a surpresas desagradáveis. E numa competição onde há fases nas quais a eliminação é dada de forma direta, este fator pode ser altamente perigoso, de forma que é importante que seja trabalhado o lado emocional dos atletas, em busca da consciência da realidade.

Assim e por fim, torna-se salutar que nos tornemos observadores e co-responsáveis no que se refere a construção do radier desta empreitada. Sem medo de enfrentar conflitos, precisamos trabalhar de forma coesa, equilibrada e perene.

69 Comentários

  1. Pedro Serafim
    1

    perfeito e bem esclarecedor.

  2. Professor Farias recentemente assisti uma reportagem com Daniel Alves mostrando como funciona o Barcelona por dentro e deixa a gente com a cara de cachorro olhando pro galeto na máquina, a estrutura deles não precisa nem falar, más o que me chamou mais atenção foi ver que desde garotos, muito antes de chegarem ao sub-15, sub-17, etc. Todos os jovens valores já treinam nesse sistema de jogo 4-3-3, já treinam da mesma forma que o profissional joga, isto é, todo treinador que lá aportar terá que se adaptar ao sistema de jogo padrão do Barcelona, e não se submeter as invencionices desses “professores pardais” do futebol que tem por aí, e digo mais, quando esses garotos chegam ao profissional já estão familiarizados com o sistema de jogo. Porque não copiar o que vem dando certo? Adaptando é claro a nossa realidade!

  3. JÚNIOR CORAL
    3

    Perfeito!, por um lado temos um fator positivo nesse intervalo de 1 mês e 15 dias que é a adaptação dos novos contratados à nossa base já formada, no caso de Thomas Anderson ele vai encontrar um ambiente muito diferente e um treinador que vai lhe dar total confiança, “qual trabalhador não vai querer trabalhar numa empresa que lhe incentiva, te valoriza e passa tranquilidade para desenvolver seu papel”?? salário em dia e um ambiente em sintonia em todos os setores???

    Nesse mundo globalizado e informatizado, os jogadores de hoje buscam informações na Internet, mesmo sendo assessorado por um procurador, assim eles ficam mais seguros de para onde está indo, por isso espero que o nosso presidente continue assim; “Pés no Chão e do lado da Torcida”!!!

  4. JÚNIOR CORAL
    4

    Gostei da confiança nas declarações de Zé Teodoro postadas no Blog do Torcedor agora a pouco.

    estamos no caminho certo!!!

  5. Professor Farias. É verdade. Estamos anciosos e muito confiantes no nosso acesso. E não pode ser de outra forma. Temos que pensar assim. O nosso plantel é firme e valioso e já tem uma boa base.

    É claro, que precisamos de reforços, que aliás, já estão chegando. A nossa Diretoria está mostrando competência e seriedade. A torcida está esperançosa e participativa. Vamos apoiar, participar, se associar (prá quem ainda não é) e atualizar as mensalidades de sócios.

    E atenção integrantes da TOSA – TORCIDA SANTA ALAGOAS. Leiam seus e-mails, pois temos convite de reunião para o próximo dia 10/06/2011 (sexta feira)às 20:00 horas no Manos Bar, no Feitosa (Maceió – AL).

    E andar com fé, que a fé não costuma faiá.
    Sds Corais e Tosenses.

  6. Caro Professor Farias mais para que essa formacao do Barcelona de certo foi necessario tirar um atacante de area que era o Ibra e colocar o David Villa que e um jogador de velocidade.

  7. rubemjunior
    7

    Professor Farias,

    Entendo sua preocupação quanto a soberba, mas se voltarmos um pouco ao tempo, veremos que nosso atual Zé Teodoro foi técnico do Fortaleza, onde disputava a Série C do ano passado, e em uma entrevista que está no google, ele responde sua pergunta. Temos que fazer nosso dever de casa, porque fora de casa faremos uma forte marcação no time adversário.

    Ou seja, teremos dois times, ou duas variações. Uma para dentro de casa onde precisaremos romper as defesas e quando jogarmos fora, faremos nosso tradicional bunda na parede.

    Saudações Corais do Arruda.

  8. óia a cobra
    9

    Thomas??? será que é esse?
    http://www.youtube.com/watch?v=8bE5ovWV6m8

    Um dia desses, vi Aderval pedir uma oportunidade para esse garoto. A oportunidade ta aí, agora é com ele. Estamos torcendo muito para que ele tenha sucesso.

    **********

    Assisti ontem a despedida de Ronaldo. Achei pobre, aguada e desorganizada. Se fosse uma despedida de um vendedor de picolé da NBA o cara teria todos os regalos de uma despedida decente e inesquecível, com direito a hino do USA cantado com o melhor pulmão e garganta possível, convidados ilustres, autoridade, parentes e toda pompa. A despedida não foi anfoguerôbôl, foi um tanto quanto mixuruca, para uma entidade tão rica quanto a CBF. Só assisti os 15 minutos do Ronaldinho e a sua fatídica volta olímpica a título de informação e fui dormir. Dá audiência pra grobu é rasgar dinheiro.

  9. Roberto Santos
    10

    Temos que fechar o elenco e preparar o time. Só elenco não ganha, tem que ter coração! O são paulo quase era eliminado pelo Santa com um elenco superior ao nosso e foi eliminado pelo avaí que possui um elenco bem inferior. O vitória perdeu o campeonato para o bahia de feira, o botafogo/rj passou pelo river/se, com um gol que a bola não entrou.

  10. Bom texto do Farias. Qaunto a reconhecer os erros, o Zé Teodoro falou na coletiva que precisava diminuir os custos e aumentar a qualidade do elenco.

    Quanto a seleção brasileira, vou falar o seguinte:
    Se jogar como jogou os dois ultimos jogos o Brasil nao ganha nada. Se o nosso time de guerreiros que foi campeao do PE pega essa seleçaozinha ai. mete uns 3.

  11. vladimir biro TOSA maceió
    12

    Venho reiterar uma opinião dada anteriormente neste blog não lembro quem postou mas bastante válida em respeito as entrevistas no santinha,os reporteres ficam tapando os anuncios dos patrocinadores pois ficam amucegados nos entrevistados e é reporter com o suvaco em cima da cabeça dos outros é um sarapatel da gota uma verdadeira bagunça como pode-se ver no link do post 8 do companheiro JUNIOR CORAL,temos que organizar o mais rapido possivel isso.E lembrando sexta feira é no MANOS BAR as 20:00 reunião da TOSA postado pelo grande DOUGLAS PASSO no post 5 para acertamos vários assuntos novos e pendentes sdçs corais e tosenses!!!

    • óia a cobra
      12.1

      É verdade, esses setoristas gostam de bagunçar e entrar e sair fazer e desfazer, e quando alguém quer botar um pouco de ordem na casa eles chiam. Hoje tava um reclamando dizendo que no Santa Cruz tá cheio de cacique e que antes de ser campeão não era assim. E foi o tal do Martineli. Pra ele o clube só é democrático se ele puder bagunçar. Respeite o Santa Cruz rapá.

  12. óia a cobra
    13

    Porque esses caras não reclamam da suzie e da barbie? Será que tudo lá é mil maravilhas?

  13. vladimir biro TOSA maceió
    14

    Quem souber onde thiago cunha está ganha um doce!!!pois ele não tava no treino hj de manhã,thiago mininu cadê tú???aparéci hômi.Como diz o mala do óia a cobra(o mala é com carinho meu véio num si zangui e cuntinue filiz)kkkkkkkkk sdçs a toda nação coral e vamo que vamo!!!

  14. JÚNIOR CORAL
    15

    Não acredito que vamos passar toda a serie D com só 1 lateral direito o recém chegado Johnatan, porque Bruno leite não serve nem pro banco, ou vai continuar com Cleber Goiano improvisado?? esse tempo todo e só chegou 1 lateral ?? Alexandre Silva é outro que não serve, deveriamos ter contratado o “galeguinho” do Araripina e Roma do América/PE.

    Nossa principal carência são as alas é aonde estamos demorando muito nas contratações, ou é muito critério por parte de seu Zé.

    • rubemjunior
      15.1

      Calma mô velho, temos que contratar com critérios, não podemos ter no elenco dois caras como Jackson e Bruno Leite novamente.

      Muita calma nessa hora.

  15. rubemjunior
    16

    Quem deve organizar a bagunça na hora da entrevista é o departamento de marketing do Santa Cruz.

    No Boi da ilha do xié estava a mesma coisa(vtnc) o DP falou e parece que deram uma melhorada.
    O mais organizado é na caixa da barby.

    Está na hora do Marketing Coral colocar a casa em ordem, coloca um porta microfone na mesa e os jornalista ficam sentados fazendo a pergunta, como os patrocinadores podem ter visibilidade se na hora das entrevistas ficam um bando de urubus em cima das carniças.

    Vamos organizar pessoal.

  16. Ricardo Cavalcanti
    17

    Martinelli é um fã de carteirinha dos loucos da ilha do xié.

    Isso é fato e é antigo!

    Tem que botar moral pra essas malas mesmo.

  17. JÚNIOR CORAL
    18

    Thiago Cunha não apareceu no treino desta tarde, e agora?????

  18. JÚNIOR CORAL
    21

    Teremos praticamente todos os jogos fora de nosso reduto da 1 fase da serie D com a nossa torcida presente em massa, exceto o jogo contra o Santa Cruz/RN e Juazeiro/CE, mas contra o Porto e Alecrim(João Pessoa).teremos amplas condições de terminar em 1º Lugar nesse grupo.

  19. alguem tem noticias sbre a campanha de socios? pois até agora só divulgaram o aumento das mensalidades

  20. JÚNIOR CORAL
    23

    Grande entrevista do nosso presidente ALN antes das eleições do Santa Cruz 2011;

    Só para Refletir o ontem e o hoje;

    http://jc3.uol.com.br/blogs/blogdotorcedor/canais/eleicaodosanta/2010/09/28/antonio_luiz_neto_promete_investir_alto_no_futebol_do_santa_80308.php#formulario

  21. Kiliano - Tricolor de Coração
    24

    Dêem uma olhada!

    http://youtu.be/fHhSAqTH1yE

    O que acharam???

  22. Kiliano - Tricolor de Coração
    25

    Pena que ficou escuro,pois estavámos com pouca luz,mas dá pra ter a ideia da greia.

    http://youtu.be/Rp7Od9B_gp8

  23. Eduardo Ramos
    26

    Quem sou eu para querer dar pitaco pra nossa campeoníssima Comissão Técnica mas, não custa ser cara de pau. Esse jogador (Bismarck) acabou com a gente no ano passado. Seria um excelente reforço.

    Eu quero é jogar

  24. Arnildo Ananias de Oliveira
    27

    ESTAMOS VOLTANDO AOS ANOS 60? NÃO SEI SE SERÁ O CURITIBA OU O VASCO DA GAMA, O GRANDE CAMPEÃO DA COPA BR. POR ENQUANTO, TÁ 3 X 2 PRO COXA.

    De repente, (re)surge no cenário Mundial o popularíssimo auri-negro Peñarol numa época de ascensão do Clube da Vila Belmiro. Lembro-me bem quando o Santos de Pelé e o Botafogo de Garrincha “davam as cartas” nos cenários nacional e internacional.

    O Peñarol e o arqui-rival Nacional (de Montevidéu) eram os grandes campeões sul-americanos com freqüência. Ainda hoje, a torcida do Boca Jr. goza os arqui-rivais River Plate – Clube mais rico de campeonatos na Argentina – porque eles perderam uma Libertadores pro Peñarol, em plena Buenos Aires, cognominando seu estádio de “El galiñeiro”.

    Apesar de torcer por apenas 5 times no Brasil (à saber: fraudinhas, dentes-de-leite, infantis, juvenis e profissionais do SCFC), nutria uma extrema simpatia pelo time cruzmaltino da Colina – por entender ser o Vasco o autêntico Clube do Povo do RJ – como também pelo “coxa- branca” do Paraná que se acostumara a se empanturrar de títulos em cima do “burro=negro” Atlético.

    Era a época do saudoso Evangelino da Costa Neves, Presidente do Coritiba, quase sempre Campeão Paranaense. Time mais rico e de maior torcida do Paraná. Não diria se tratar de um Clube do Povo porque isto parece inexistir na Cidade de Curitiba. Mas, diferentemente de um Gremerda do RS ou da coisa dos infernos daqui, o Coxa é um time que sempre soube perder, com dignidade. Aqui pelo RN o auvi-negro ABC do povão também era Campeão todo ano.

    E o nosso Santa Cruz, parece também “ressurgir das cinzas” como o fez no final dos anos 60.

    Voltamos no tempo? Parabéns ANTECIPADAMENTE ao coxa ou ao Vascalhau. Estará bem entregue, indistintamente, a Taça de Campeão.

    SAUDASANTA

    • Eduardo Ramos
      27.1

      Amigo Arnildo, perder com dignidade não me parece ser uma qualidade da torcida do Coxa, ou melhor, do Coritiba. Quando foram rebaixados para a Série B, a torcida fez vandalismo de matar de inveja aos motins mais violentos de marginais revoltados nas desumanas penitencárias brasileiras. Contra o Vasco, o jogador Bernardo fo atingido por um artefato de cerâmica e desmaiou. Portanto, não se pode aplaudir quem não é magnânimo nas derrotas.

  25. Thomas Anderson vai ser avaliado por Zé Teodoro bom jogador deveria ter sido mais valorizado, para quem não lembra o Gilberto foi reserva do Thomas., tem outro jogador dessa mesma safra,o Thiago Almeida Alguem sabe qual o destino dele? SANTA RUMO A SERIE C!!!

  26. Arnildo Ananias de Oliveira
    29

    VASCO e SCFC: ALGUMA SEMELHANÇA?

    Depois do Roberto Dinamite assumir, afastando os EURICO MIRANDA DA VIDA, o Vasco passou até pela 2ª Divisão do brasileiro e aguentou o Flamengo papando tudo que é título, inclusive Nacional, por vários anos.

    Algo parecido parece ter acontecido com o nosso SCFC. Mas, parece que as coisas (VTNC) estão mudando, não?

    SAUDASANTA

  27. óia a cobra
    30

    Weslley: “Não temos culpa pelo que passou, mas vamos assumir a responsabilidade”.
    Sei e reconheço o quanto esse jogador foi e é importante para conquista do titulo mas isso não dá o direito dele falar essa besteira.

    Quem te culpou? E quem te disse essa besteira? Perdesse uma grande oportunidade de ficar calado.
    Não tem culpa do que passou, mas tem culpa do presente. Então trabalhe pra tirar o Santa dessa. Essa frase aí que muitos dizem cheira a transferência de responsabilidade e a querer tirar o fiofó da reta. É como se dissessem não tenho nada ver com isso, vou fazer minha parte, mas não tenho culpa disso não. Esse discursozinho sem vergonha era dito por muitos o ano passado.
    Gostaria que a diretoria ficasse atenta a essas frases ocas vazias que usam para isentar a sua responsabilidade.
    Não é por aí. Acho que soaria bem melhor eles usarem uma frase mais inteligente e motivadora.

    “Não fomos nós que botamos o Santa na serie D, MAS NÓS O COLOCAREMOS NA SÉRIE C”.

    Vamos ter mais responsabilidade e vestir a camisa do Clube.

    EU SOU DA TERRA DE SANTA CRUZ.

    • Cardênio Jr.
      30.1

      Rapaz, ao contrário de você não vi nada demais nessa frase de Wesley. Aliás longe de querer transferir responsabilidade ele fez o contrário. Quis dizer que o grupo está comprometido com a subida a série c. Acho que você interpretou errado.

    • Leonardo Brandão
      30.2

      Amigo,

      Concordo com a maioria das coisas que vc diz por aqui, mas essa não concordo. Quando Weslley falou essa frase, ele quis dizer que quem colocou o Santa nessa situação não foram estes jogadores, essa comissão técnica, essa Diretoria e realmente não foi, no entanto de acordo com o mesmo esse grupo assumirá a responsabilidade de subir o Santa para série C. Basta lembrar que esse mesmo jogador foi o primeiro a renovar com o Santa até 2014, acreditando assim no sucesso do Santa Cruz e mostrando muita vontade em ficar.

      Abraço!!

    • rubemjunior
      30.3

      Óia a cobra, cuidado com o que fala, alguns podem interpretar vc de uma forma errada.

      Cuidado…

    • óia a cobra

      Rubi eu expresso o que penso independente do que achem ou deixem de achar. Minha autenticidade me garante o direito de não ter e não precisar desse ‘cuidado’.

  28. óia a cobra
    31

    Vamos cuidar de puxar a orelha de tiago cunha, ele achou pouco os dias de férias? Essa desculpa de vôo tá manjada demais. Tem que ficar claro pra ele que o Santa Cruz não é mais aquela casa de mãe joana que era no passado, ele deve estar muito mal acostumado.

  29. óia a cobra
    32

    Eu respeito opinião contrária a minha. Mas me digam se ele tivesse dito:

    “Não fomos nós que botamos o Santa na serie D, MAS NÓS O COLOCAREMOS NA SÉRIE C”.

    Não soaria bem melhor? Não caracterizaria maior comprometimento?
    Cuidado! Se você dizer que SIM estará concordando com minhas palavras acima.

    Pra mim essas palavras não passam de uma frase infeliz e descompromissada. (Vou repetir, sei que na prática o jogador mostrou valor e compromisso com o clube e foi o primeiro a renovar o contrato) Mas essa frase é desleixo puro.

    Vou mais longe, até nós torcedores temos culpa disso. E É NOSSA RESPONSABILIDADE TIRAR O SANTINHA DESSA SÉRIE INFADADA. VAMOS FAZER NOSSA PARTE.

    O problema é nosso, não importa quem causou. Sou parte da solução.

    • Cardênio Jr.
      32.1

      Relaxa, amigo. Essa mudança de frase é só preciosismo e nada mais.

  30. óia a cobra
    33

    Talvez seja um exagero meu, tenho raiva ao ouvir isso. Os paneleiros falavam muito isso ano passado. Talvez seja trauma. Talvez seja preciosismo meu. Sou um entusiasta.
    Um abraço.

    • Leonardo Brandão
      33.1

      Amigo,

      Não acho que vc exagerou, apenas externou uma opinião sua. Longe de mim julgá-la errada.

      O mais importante mesmo, é o fato dos jogadores estarem com vontade de subir, até pq muitos renovaram por no mínimo mais um ano, então o Santa subindo ganha todo mundo.

      Grande abraço e sou um dos que costumam rir com seus comentários humorísticos.

    • óia a cobra

      Leonardo, agradeço a sua compreenção, é gratificante fazer amizade e ser amigo. Muito grato seu elogio.

      Um forte abraço.

  31. Arnildo Ananias de Oliveira
    34

    BOA LEANDRO SOUZA!

    Após dizer ao repórter que o entrevistava – no vídeo do superesportes de hoje do DPnet.com.br – que há um interesse MÚTUO da parte dele e do Santa Cruz em renovar e ampliar seu contrato, o puto do DP vendo que não encontra notícia ruim lá no Arruda (nem mesmo de salários atrasados)ficou ensinuando ao mesmo se ele não iria sair por ter sido o melhor zagueiro do PE 2011, se não recebera propostas, etc, etc.

    Não satisfeito com a negativa do LZ, perguntou-o, depois, se haveria motivação pra enfrentar a série “D” e, em resposta, o LZ falou que quando fora contratado JÁ O DISSERAM CLARAMENTE que o MAIOR OBJETIVO DO SCFC este ano SERIA O ACESSO À SÉRIE “C”. Portanto, NENHUMA NOVIDADE PARA ELE.

    Aí a entrevista acabou e suponho que esse bosta deve ter ficado com uma puta cara de BUNDÃO.

    SAUDASANTA

  32. rubemjunior
    35

    Procurei alguma notícia do novo contratado do Santa Cruz Johnatan Macaé/RJ nas páginas do google e nada encontrado.

    Olhei alguns vídeos dos jogos do Macaé e para minha surpresa o lateral direito era o velho conhecido Marcos Tamandaré.

    Será que Zé Teodoro não observou isso ?

  33. Realista
    36

    Acho que o “‘oia a cobra” está precisando ter umas aulas de português,mas especificamente INTERPRETAÇÃO DE TEXTO!!!.
    Acho uma bobagem ficar criticando uma frase dessas.Acho que a atitude de um profissional vale muito mais do que qualquer interpretação de uma frase que o mesmo possa vir a ter dito !!!Além disso,Weslley já deu provas contundentes do seu profissionalismo dentro e fora das quatro linhas e para que ele veio para o nosso Santinha.Vamos parar de tanto pessimismo,negativismo,isso leva a todos os tricolores para trás.Temos que estar unidos,confiantes e unirmos cada vez mais a estes GUERREIROS!!!
    VIVA AO MAIS QUERIDO

    • óia a cobra
      36.1

      Ponto de vista é feito cw, cada um tem o seu.

      A perspectiva nos permite enxergar o mesmo objeto em angulo diferente. Um mesmo texto nos permite interpretar valores, comportamento, cultura e ou pensamentos diferentes.

      Não vamos polemizar por um ponto de vista expresso.

      Não vamos perder tempo sendo deselegantes.
      Embora nem sempre agrade, procuro não perder a oportunidade de fazer novas amizades e ser agradável no for possível.

      De qualquer forma um abraço pra você.

    • Ai concordo com você.Pensar positivo,sermos unidos e confiantes.VIVA O TIME DO POVO.Também um Abraço!!

  34. JÚNIOR CORAL
    37

    Confirmado o amistoso para entrega de faixas de Campeão 2011;

    Domingo 19/06/11
    Arruda: Santa Cruz x Fortaleza.

  35. óia a cobra
    38

    Fortaleza. Muito bem escolhido vamos lotar o arruda e fazer uma grande festa.

  36. Roberto Santos
    39

    Cadê a parceria com o Inter? Eles têm bons jogadores que não estão jogando. Ytalo, atacante formado no Corinthians/AL, jogou em Portugal seria uma boa opção. Lucas Roggia seria outra boa opção.

  37. Eu já levei muita porrada no blogdosantinha!!

    estou com saudades das pancadas e vou soltar uma aqui que o pau vai cantar!!

    THOMAZ ANDERSON é mais abilidoso que GIBERTO!! uma vez fui até santa cruz do capibaribe e ele jogou muito bem por sinal, será que o problema de Thomaz não era o mesmo de Gilberto?? será que ele teve a mesmas oportunidades que gilberto teve com zé teodóro??

    zé não é besta, se chamou o cara é porque viu potencial nele!! VAMOS AGUARDAR GENTE!!

    • óia a cobra
      40.1

      Carlinhos eu vi o Aderval Barros elogiar esse rapaz e pedir para que lhe fosse dada uma oportunidade.

      Outro que faço muita fé no futebol dele é o Neto.

      Se Deus quiser vai dar tudo certo.

  38. O MATUTO AQUI AGORA É COMENTARISTA DE FUTEBOL!!kkkkkkkkkkk

    essa semana entrei para equipe de esportes da RÁDIO MARIA FM!! uma rádio catolica mais que dá espaço para futebol local,pernambucano,e brasileiro. LASCA É FALAR BEM DOS LAVAGEM CEREBRAL, E DEMAIS KKKKKKKKKK

    QUEM TIVER CORAGEM!! é http://www.bezerroshoje.com , clica no link da rádio ao vivo!! de segunda a sexta de 20:00 horas as 21:00

    • óia a cobra
      41.1

      Óia que matuto mais ispivitado!

      Beleza e boa sorte Carlinhos.
      De vez em quando vou dar uma clicada pra ispiar, amigo.

    • Eduardo Ramos
      41.2

      Foi Fred Jóia que te arrumou essa “boquinha”? kkkkkkkk Grande abraço!!!

  39. Gleibson
    42

    Carlinhos de Bezerros pode ter certesa que irei prestigiar o seu trabalho nessa Radio, espero que todos os Santacruzense der um apoio a vc, agora mesmo estou escutando Edson Gomes.

  40. Roberto Santos
    43

    No início do Pernambucano 2008, Thomas Anderson era o artilheiro do Santa com 5 gols depois caiu de produção e terminou como vice-artilheiro com 6 dois a menos que Thiago Cunha com 8. Os artilheiros do sport naquele ano fizeram 7 gols Carlinhos Bala e Leandro Machado.

    • Gleibson
      43.1

      Roberto a mesma dificuldade que Gilberto tinha e com o seu merito conseguiu dar a volta por cima foi em relacao ao caicai, Thomas Anderson e igualzinho tocar nele ele cai espero que ele tenha o mesmo aproveitamento de Gilberto.

    • Roberto Santos

      Gleibson, Gilberto praticamente só fazia gol de cabeça e não tinha essa raça para proteger a bola, parecia que não tinha confiança nele mesmo. Ele melhorou consideravelmente a potência e a precisão de seus chutes, além da sua desenvoltura na proteção de bola foi excepcional.

  41. Gleibson
    44

    Acabei de assistir uma entrevista ao vivo de Roberto Dinamite o mesmo falando que o vasco vai fazer uma partida de entrega de faixa creio pelo fato do Santa Cruz e o Vasco ter o mesmo patrocinio da camisa Penalti poderia ter duas partidas uma no Arruda e outra em sao januario.

  42. Roberto Santos
    45

    Estão falando de Fortaleza e do Vasco para entrega de faixas, mas se o Santa conseguisse trazer o flamengo com Ronaldinho Gaúcho acredito que o retorno financeiro e de marketing seria bem maior. Ronaldinho só jogará, esse ano, mais um jogo no nordeste contra o Ceará. Poderia negociar televisionamento, ingressos para a Paraíba, Alagoas…

    • Roberto Santos
      45.1

      Quarta 29/06 não tem mais libertadores, copa do Brasil nem rodada do brasileiro. Poderia ser um grande jogo no Arruda.

  43. Caro Eduardo Ramos, post 26 , vc está certíssimo!!!
    Também acho que ele cairia como uma luva no santinha, é um jogador jovem, habilidoso, e que pensa o jogo, aqui no arruda ele sempre colocava um jogador do guaraná de mobral cara a cara com Tutti!!

    E zé teodoro conhece ele, pelo que soube ele estava para sair do fotaleza, seria muito bom para o santa!!
    T

  44. óia a cobra
    47

    Até quando vamos viver essa situação. Acho legar o náutico nos fazer essa franquia mas a diretoria do Santa Cruz tem que acordar. Tem que criar uma força tarefa para solucionar de vez o problema de nosso CT.
    Eu sei que a diretoria ta trabalhando, mas não podemos viver a vida toda de arrego ou favores. Ora é Ademir Cunha, ora campo da marinha agora é o CT do Náutico. Ta na hora de acabar com isso. Tem que haver uma solução.

    FBC prometeu CT até em Jaboatão.
    Pense num assunto complicado esse do CT, ele passa por lambanças de gestões anteriores.
    Pedimos providencias urgente a ALN para que deixemos de fazer treinamentos de ciganos e nômades do futebol pernambucano.

    Gostaria de pedir aos editores do blog que na medida do possível levantasse essa grita.

    E nós torcida temos exigir providencias da diretoria. Não é pelo fato do náutico ta nos favorecendo não. É a necessidade. Dos 3 grandes nós somos o único que não temos CT. ou o que temos não presta, até o Porto tem CT.
    Sei que o Blog do Santinha já levantou essa lebre em 2007 conforme:

    http://www.blogdosantinha.com/como-ajudar-o-santa/relato-de-uma-visita-ao-ct-waldomiro-silva/

    mas creio que está mais que na hora de falarmos esse assunto: Será que vamos ter que gritar no próximo jogo no Arruda: ALN CADÊ O CT?

    Dimas pro favor levanta essa bola.
    Grato: Óia a Cobra

  45. óia a cobra
    48

    Desculpem os erros de português geralmente não faço correção.

  46. óia a cobra
    49

    Não é o fim do mundo treinar no CT do náutico, não, não é, acho até bacana esse gesto. Mas um time com a estrutura que tem o Santa Cruz não ter um CT beira ao absurdo e desorganição.

    FBC nos enrolou durante dois anos com conversa mole e até hoje somos um clube nômade sem lugar pra treinar.

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *