É necessário algo mais

Apesar do Santa Cruz não ter se afastado do seu habitat natural, devemos considerar este período que se localiza entre o final do pernambucano e o início da Série D do campeonato brasileiro como uma pré-temporada, onde os amistosos fazem parte das ferramentas utilizadas para aprimorar as questões táticas, técnicas, físicas e psicológicas, além de servir para testar de novos materiais humanos.

Após a observação de alguns treinos e dos três amistosos, dá para concluir que estamos no caminho certo. A comissão técnica preza pela força da harmonia e da compactuação.

Um fato que está claro é a propensão do treinador Zé Teodoro em efetivar Dutra na lateral-esquerda e utilizar o jovem Renatinho como uma das opções para o meio-campo, no intuito de ocupar a lacuna que até hoje não foi preenchida de forma eficiente pelo jogador Natan e por Têti. Ambos parecem ser jogadores de vidro. Fica-me a evidência que Zé Teodoro está testando o baixinho Renatinho na meia-esquerda.

Isto posto, não me resta dúvida que se Renatinho não corresponder a expectativa do nosso técnico, ele será levado ao banco de reservas. Fato que vejo com bons olhos, pois ganharemos um bom reforço nos suplentes, deixaremos nosso lado esquerdo mais consistente e o conjunto titular ganhará o elemento experiência. Concretizando-se esta ação, não devemos nos deixar levar pela emoção. É preciso saber separar o carinho por um atleta da real necessidade de um time.

No que concerne a capacidade técnica, sem dúvida alguma, somos a equipe que figura entre os melhores. Basta fazer uma fotografia do time titular que teremos esta confirmação. No gol, estamos servidos de um arqueiro que teria vaga na maioria dos times que atuam neste país tropical, o Brasil. Na zaga, o defensor Leandro Souza é jogador de série B, sem maiores aperreios ou maquiagem. O experiente Dutra, apesar da idade um pouco avançada, seria titular em vários clubes de divisões mais gabaritadas do que a nossa. Jeovânio, Memo, Wesley e Thiago Cunha são atletas com nível para jogar, no mínimo, em plena segunda divisão do brasileiro. Quiçá, até na primeira.

Isto nos leva a peremptoriamente afirmar que temos a melhor espinha dorsal da Série D. Contudo, no futebol não é só o nome e/ou qualidade técnica que encaminha alguém para o ápice. É preciso algo além da fama para se obter êxito no esporte do pé na bola.

Qualidade técnica, esquema tático eficiente e eficaz, preparação física adequada à competição, equilíbrio emocional para conviver com sucessos e insucessos, e por fim, vontade de disputar a competição por cima de paus e de pedras.

Não podemos olvidar que nas três edições das quais participamos, em tese, éramos melhores e candidatos ao título. Porém, fomos eliminados de forma bisonha.

Na última disputa, jogadores do quilate de Léo Olinda e Danilo Pitbull foram os responsáveis por nossa derrocada. Nas outras duas, nem da primeira fase passamos. Fica provado que é preciso de algo mais.

Resta saber se além da qualidade técnico-tática e da fama, o esquadrão do Santa Cruz estará envolvido pelo espírito necessário para participar e alcançar o objetivo maior desta quarta divisão do futebol nacional. Na minha ótica, sem a variante raça, poderemos amargar mais uma decepção.

Nobres leitores e estimados admiradores, muito mais do que nome, história e tradição, vai ser necessário a força de vontade para sair do mais baixo nível do futebol brasileiro.

 

45 Comentários

  1. Ricardo Cavalcanti
    1

    Sem sombra de dúvida,

    O melhor texto escrito pelo profº Farias.

    Muito bom, parabéns pelas transparentes colocações!

  2. Celso Henrique
    2

    Gostei. Um texto repleto de coerência e bastante reflexivo. Retrata o momento preparatório em se encontra o glorioso. Com a apoio da massa tricolor essa combinação será vencedora.

  3. Ricardo Cavalcanti
    3

    Parabéns ao TC e todos que postaram criticando a postura do nosso treinador.

    http://apaixonadospelosantacruz.blogspot.com/2011/06/tecnico-ze-teodoro-encerrou-o-assunto.html

    ANTES TARDE DO QUE NUNCA!

  4. Prof. Farias seu relato é verdadeiro e consistente. Devemos acrescentar que o Santa vem de uma conquista importantíssima, que é o campeonato pernambucano.
    E isto nos credencia e intimida os adversários. Ademais, contamos com a grande massa de torcedores apaixonados para apoiar nossos guerreiros.
    Acrescente-se ainda o espirito de união, humildade e competência de nossa Diretoria e Comissão Técnica.
    E o que esperar de tudo isto? bons resultados, é claro.

    Avante Santa Cruz
    Sds Corais e Tosenses.

  5. Eduardo Ramos
    5

    Para o time ficar muito bom, falta muito pouco.

  6. Muito bom, professor. Também penso que série D é uma grande mata-mata com times mortos de fome, que se jogam naqueles dois jogos que decidem tudo. Além de técnica, sangue-frio, paciência e garra. Também acho nosso time forte, mas não podemos deixar de ser humildes e lutar jogo a jogo. Competições curtas, onde metade é mata-mata, são dificílimas. Vez por outra, há surpresas até na Europa, com um time da 3ª disputando a final das Copas dos Reis, eliminando esquadrões milionários.

  7. Ricardo Cavalcanti
    7

    Pra quem pensava que o repórter Márcio Canuto fosse torcedor do CSA ou CRB, mero engano.

    Márcio Canuto explica porque é torcedor fanático do Santa Cruz

    Parabéns ao Canuto!

  8. Zé Teodoro abraçou o projeto do Santa e a Diretoria Coral, com sacrifício, vem fazendo sua parte. Sua saída, neste momento, macularia seu currículo.
    Ao contrário do que pensa esses cronistas esportivos daqui, ser profissional não é sempre buscar um melhor salário.
    Zé Teodoro que fracassou na série C do ano passado, nunca esteve tão em evidência quanto agora. Fruto de uma combinação de fatores que, provavelmente, não encontre em outro clube, no momento.
    Por motivos óbvios, os clubes que têm demonstrado interesse na sua contratação não estão em boa situação na tabela. O treinador seria contratado para uma difícil tarefa.
    O que aconteceu com a carreira de Givanildo após abandonar o Santa na véspera da final do pernambucano de 2006, por um contrato com um “clube de ponta”?
    Zé Teodoro sabe que é melhor pensar na construção de uma carreira mais sólida do que se nivelar com Givanildo ou Maurício Simões. Apenas tem que parar com essa conversa mole nas entrevistas…

  9. Elvimário Araujo Júnior
    9

    Discordo apenas do texto quando diz que em edições anteriores da série D ( foram duas), éramos melhores que os adversários e não logramos êxito. Concordo que éramos melhores, mas não dá pra comparar o time deste ano com os das últimas edições da série D. O Santa Cruz este ano entra muito mais forte que nos anos anteriores,
    tanto em qualidade técnica, esquema tático, comissão técnica, união do grupo, apoio da diretoria, etc… O time deste ano passa uma confiança muito maior que os times de anos anteriores.
    Quanto a Renatinho, acredito que vai assumir de vez a titularidade da meia-esquerda, muito habilidoso, inteligente e sem ter obrigação de marcar, tem tudo pra ser um dos destaques do Santa e da Série D.

    Saudações Corais a todos!.

  10. vladimir biro TOSA maceió
    10

    Já imaginou o santa tendo mais uns 50 mil torcedores iguais os da TOSA,eita que era bom por demais da conta!!!

  11. óia a cobra
    11

    Ói Teacher Farias não concordo de jeito nenhum com a sua colocação com relação a Renatinho. Será que eu e o Elvimario estamos errados?

    Renatinho é o show man desse time, Zé está mudando a forma de jogar no próximo amistoso justamente pelo fato de Lindo-Lindo não poder participar, pois foi expulso no jogo contra o sem paulo. (Veja a importancia que tem esse jogador para o treinador e a equipe)

    E aqui pra nós; bem definiu Elvimário o Renatinho “muito habilidoso e inteligente”.
    Esse minino é um capeta.

    E prof. Farias quer colocar o cara no banco óia? Em qualquer posição ele desenrola, ele só não dá pra ser goleiro nem zagueiro por causa da altura, senão…

    • Prof. Farias
      11.1

      meu caro óia a cobra, na minha ótica você e o elvimário estão errados no que se refere a análise do atleta Renatinho. Contudo, é verdadeiro dizer que em futebol tudo pode acontecer, inclusive o que está do lado de fora da lógica.
      tenho a opinião que renatinho pode ser importante em determinados jogos e períodos de jogos, porém a importância dele no banco de resevars também é algo a ser visualizado de uma maneira mais neutra e imparcial.
      um forte abraço!

    • óia a cobra

      Não há parcialidade ou preferência pessoal de minha parte pelo rapaz, mas o FUTEBOL que ele apresenta até então é que ele se faz escalar. Quem melhor pode explicar a necessidade de Renatinho no time é Zé. E depois daquele jogo que ele entrou lá em Vitória e incendiou o ataque do Santinha ele quase não sentou mais no banco. Em praticamente todos jogos é elogiado pela crônica esportiva. Teve até seu nome citado para ir pra seleção brasileira.
      E é preciso que os que vão substituí-lo joguem muito bem para que ele vá para o banco como o Sr. deseja.

      Porque não concordei com o seu argumento não quer dizer que eu esteja sendo parcial. É apenas meu ponto de vista. Respeito o seu, mas não concordo.
      Não quero polemizar, é só minha opinião.

      Um abraço professor.

  12. Tricolor
    12

    Muito bom texto!

    Só fico meio desconfiado co esse otimismo cego do nosso torcedor. Sim, o time esse ano vem com um respaldo de uma brilhante conquista do estadual, e só foi eliminado na copa do brasil pelo sempre forte são paulo.

    Só que quem não lembra ano passado quando eliminamos o botafogo que tinha se sagrado campeão carioca, era quase unânime entre todos torcedores que com aquele time suburuamos de divisão tranquilamente, que o time tá jogando com muita raça, etc…

    É só ver nos depoimentos do torcedor tsnto no blogdosantinha com oaqui no torcedor Coral, na época.

    O que quero alertar é a eterna confiança apaixonada do torcedor, eja de que time for, e série D é muito traiçoeira, com ofslaram ai acima por ser jogo de mata mata o time mais fraco pode tá naquele dia inspirado e dar tudo certo praeles, até memso um zagueiro fazer 2 gols contra em casa!

    Pra mim, esse algo mais que o texto fala passa principalmente por uma bom psicologo(a)! a pressão, como não podia ser diferente vai ser gigantesca vindo da nossa torcida para com os jogadores e a considerar que temos no elenco vários jogadores muito jovens ainda advindos da base possa ser que não segurem a pressão.

    Temos que nos lembrar que no estadual jogavamos com o intuito principal de nos classificarmos a serie D, o título tava na briga entre as 2 bonecas e sem a presao toda fomos conseguindo exito.

    Já na serie D, é diferente, somos os principais se não o principal favorito a conquistar não só o aceso mas o título da serie D, aind amais com o respaldo do título estadual.

    Daí pergunto, sei que a diretoria contratou(acertadamente) uma assistente social para os juniores, mas e um profissional ou eqipe de psicologos pra já tá em trabalho com noss jogaodres nessas prévia da competição?

  13. So para mudar de assunto…

    vejam a matéria com Marcelo Ramos, para o site do UOL. Eu acharia ele uma ótima opção para o ataque do Santa Cruz. Ele sabe fazer gols e gosta do clube. Inclusive na entrevista ele cita o clube.

    http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2011/07/01/aos-38-anos-marcelo-ramos-dribla-aposentadoria-e-elege-pior-passagem-pelo-corinthians.htm

    Saudações tricolores

  14. óia a cobra
    14

    Se o cara tá dribando a aposentadoria pra que trazer? Deixa ele continuar dribando ela pra lá.

    ***********

    Zé colocou uma pedra no assunto foi? Isso é muito bom.

    **********

    Presidente e o CT?

  15. vladimir biro TOSA maceió
    15

    O SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE,convoca todos os seus soldados para se alistarem no exercito CORAL,na próxima campanha de sócios.Portanto SOLDADOS não fujam desta BATALHA seja mais um tijolo na reconstrução do MAIOR de todos.O TERROR DO NORDESTE!!! Sdçs corais e tosenses!!!

  16. Roberto Gomes
    16

    Prof. Farias, nem tudo isso que vc. falou basta, numa competição deste tipo é preciso ter “Sorte e Extra-Campo” tambem, senão vai tudo por agua abaixo num simples jogo que nada dá certo.
    Saudações Corais

  17. Eduardo Ramos
    17

    Acredito que a diferença é que este ano temos um bom time, uma comissão técnica comprometida e respeitada, e para complementar, uma diretoria sem vaidades pessoais e que tem trabalhado com o objetivo de promover o Santa Cruz para a Série C.

    É bom ter a consciência de que as séries C e D são “vizinhas” e muito parecidas. Somente a B é que tem jeito e cara de série A. Portanto, sair da D e da C são objeticos prioritários e urgentes.

    Renatinho é o xodó da Torcida Tricolor. Ele em campo é uma garantia de apoio da Torcida Coral

  18. EDUARDO MACEDO
    18

    Acho que Renatinho é titular em qq esquema de jogo: no 4-4-2, como meia; no 3-5-2, como lateral. Dutra é titular na lateral no 4-4-2 e fica como opção no banco no 3-5-2. O importante é que teremos peças para repor dependendo das circunstâncias da partida.

    Um ponto importante é que não devemos menosprezar os outros 9 times que irão brigar conosco por uma vaga do acesso. O Santa Cruz é o time a ser batido na Série D, mas temos exemplos de times desconhecidos que conseguiram formar equipes competitivas. O Guarany de Sobral,por exemplo, foi o time que fez mais pontos no Campeonato Cearense de 2010 e, não por acaso, foi o campeão da Série D de 2010.

    Nossos adversários para o acesso : Alecrim/RN, Guarany de Juazeiro/CE, Porto/PE, Santa Cruz/RN, Bahia de Feira/BA, Coruripe/AL,Treze/PB, River Plate de Carmópolis/SE, Vitória da Conquista/BA. Desses, destaque para o Bahia de Feira, Campeão Baiano/2011, e o Treze, sempre complicado.
    Mas não esqueçamos o outro campeão estadual de 2011 : River. Coincidentemente, todos os campeões, exceto o nosso Santa, estão no outro grupo, o que o torna, teoricamente, mais difícil.

  19. mais um tricolor
    19

    O time deste ano é bem melhor do que o dos anteriores. Isso está baseado numa coisa palpável, a conquista do título estadual. O otimismo exagerado aconteceu nos ultimos tres anos, quando, de fato, não éramos melhores que os adversários e por termos a ilusão de que éramos, caimos do cavalo.
    Outra coisa, o que um cara da base tem que fazer para ser titular?! Se Renatinho não der certo na meia, o vovô Dutra é que tem que ir pro banco, para que a nossa formiga atômica volte à lateral.

  20. Ricardo Cavalcanti
    20

    Só quero que Renatinho treine chutes a gol, pois o garoto tem uma cafôfa quando chuta!
    Zé tem que botar esse garoto pra treinar chute a gol, cobranças de faltas e penalidades.
    Esse negócio de correria e vontade só, não basta pra um meia de qualidade.

  21. meio-campista que não faz gol, é volante disfarçado. Renatinho é banco nesse time. nem pra lateral serve, pq não tem força pra marcar. e precisamos contratar um meia, pois Natan é pipoqueiro e bichado.
    eita torcida apaixonada….

    • Tricolor
      21.1

      Almir, pra mim meio campista que não faz gol, mas deixa os atacantes(esses sim na obrigação de fazer gols) na cara do gol com regularidade, tem um bom repertório de toques e de lançamentos para os da frente fazer os gols, pra mim é TITULAR absoluto nem precisa fazer gols se memso com isso tudo ainda fizer ótimo.

      Apesar de ter feito um bom campeonato no estadual e sendo eleito melhor lat. esquerdo NUNCA concordei em Renatinho na lateral e sim na meia, justamente pelo seu biótipo.

  22. Ricardo Cavalcanti
    22

    Temos que parar de endeusar o garoto Renatinho, ele tem futuro, mas tem que aceitar que está muito distante de ser um meia de qualidade.
    O próprio Neymar do Santos passou por vários processos, tais como pscicológico, técnico, físico e até mesmo de saúde.
    Hoje Neymar não precisa de dar bombão na hora do arremate, pois ele sabe como de deve chutar, mesmo assim, se tiver de ser uma bomba ele guarda por que foi preparado pra isso.

    Portanto, o garoto Renetinho sabe jogar, porém precisa de três coisas fundamentais no futebol.
    CONSCIÊCIA DE SE MELHORAR A CADA DIA; HUMILDADE; PACIÊNCIA DO TORCEDOR.

  23. Marcos Almeida
    23

    Saudações tricolores! Gostei do texto, muito coerente. Acho importante que o extra campo, como salários em dia, tentar pressionar para árbitros melhores, isso também faz a diferença, não é uma questão só do elenco. Santa Cruz para sempre.

  24. Sandro Coralense
    24

    quando a globo não transmitia a libertadores, ninguém dava valor a competição.
    quando a globo não transmitiu a formula 1, ninguém assistia.
    meu pai diz que na época que o santa recebeu a fita azul, isso teve muita importância, era um verdadeiro título. com o passar dos anos e a rubronegrização da imprensa pernambucana, começaram propositalmente a desmerecer a conquista e fazer com os jovens tricolores também não a valorizem.
    se o clube não tentar manter viva essa memória, quem fará??????
    é apenas uma partida. é uma camisa com simbolismo de uma grande conquista que ninguém tem no nordeste. Não sei porque tanta campanha contra a camisa fita azul.

    SAUDAÇÕES TRICOLORES COM A FITA AZUL

  25. Geraldo Mesquita
    25

    Todo torneio é traiçoeiro. A 4ª divisão é um campeonato com formula de torneio e portanto bastante traiçoeiro. Flamengo x Santo André (Copa do Brasil), Paissandú x Salgueiro (3ª divisão 2010) são apenas alguns exemplos. O maior mesmo e que o Brasil nunca esquece foi o de 1950. Preparação, determinação, atenção e sobretudo união e pés no chão é o que nos levará ao sucesso. Apoio não faltará e começará dia 17 com a invasão de João Pessoa: A PARAÍBA TAMBÉM É SANTA CRUZ.

  26. Discordo totalmente em relação a Renatinho, Zé tem que aproveitar a boa fase e deixar os meninos jogarem de titular, renatinho, memo e everton sena, eles que vão tirar o clube do buraco, a exemplo do G9.
    Acho que os funcionários, diretores e o treinador deveriam ter uma participação no valor da venda, para motivar a formação de atletas.
    Acho que esse prof. Farias vacilou, pensamento totalmente pequeno.

    Saudações Tricolores!

  27. Renatinho não é lateral e estava improvisado pois ele é meia de origem, apesar dele ter feito um bom pernambucano na lateral., o garoto tem muinta deficiência, principalmente na marcação, e não sabe fazer jogadas caracteristicas de laterais que vai até a linha de fundo e faz o cruzamento para a área, coisa que agente passa a ter com mais eficiencia com o experiente Dultra! Zé Teodoro sabe o que faz. SANTA RUMO A SERIE C

  28. BOM DIA!!

    É verdade que os jogos do SANTA CRUZ podem ser televisionado?? vi algo sobre isso aqui no blog, e minha fonte disse que isso pode vim a ser verdade.não passando o primeiro jogo contra o alecrim os demais fora de casa podem passar todos, poxa tudo já acertado com vans e ônibus e derrepente sai essa notícia gostei não pode crer.

    E pra terminar de lascar o jogo do time do brasil(seleção é do santacruz!!KKK) pode jogar no mesmo dia e horário do nosso ai a cbf pode antecipar ou mesmo adiar para outro dia.

    essa viagem tá melando ora cacete!!

    FUI TOMAR ALCOOL RSRRSR!!

  29. Eduardo Ramos
    30

    Essa conversa de favorito é extremamente perigosa. Quando entra em campo, o tal do Favoritismo passa a ser mais um adversário, pois o “Favorito” começa o jogo “perdendo” de 0 a 0.

    Para que o alerta fique bem claro:
    1. A “Favorita” Argentina “perdeu” de 1 a 1 para a Bolívia.
    2. O “Favorito” América-RN perdeu (perdeu mesmo!) hoje para o nosso adversário Santa Cruz por 1 a 0.
    3. E para concluir, o “Favorito” Brasil “perdeu” de 0 a 0 para a Venezuela.

    Sou otimista mas ressabiado “Cachorro mordido por cobra, tem medo de linguiça!”.

  30. Geraldo Mesquita
    31

    Impressionante: estamos a três anos da copa e não sabemos como tudo estará até lá.
    A Russia tem aínda sete anos pela frente, mas realmente está demonstrando um preparo muito maior. Exemplo disso é o trabalho que por lá já se faz, e a publicidade que está sendo veiculada:

  31. Tricolor
    32

    Pra mim o melhor de ver a pelada do jogo do brasil de hoje, fok quando mostravam o pai de neymar, não por ele mas porque atras dele estava a bela bandeira TRICOLOR nas mãos de alguns tricolores(sò achei que eles podiam ter msotrado mais a bandeira, mas valeu!)

    • EDUARDO MACEDO
      32.1

      Pois é. Torci para o Neymar fazer gols, pra Globo mostrar o pai dele e de quebra a nossa bandeira. Também achei que os tricolores agitaram pouco a bandeira, mas valeu, o que vale é aparecer. Na hora que filmaram , o Gavião Bueno disse:”Olha a bandeira do Sante Cruz, grande Santa Cruz”. Foi para O Brasil inteiro ver.

    • M.junio
      32.2

      Eu tambem achei o mesmo Tricolor, foi o melhor momento do jogo. mas os cara tavam com tanto frio que estavam se enrolando no manto sagrado do santa cruz.

  32. Rafael Sebá
    33

    Eu fiquei aqui em casa gritando pro cara levantar a bandeira do Santa Cruz, principalmente no intervalo do jogo quando entrevistaram o pai do Neymar. hahahaha…

    SANTA CRUZ O TERROR DO NORDESTE

  33. Eduardo Ramos
    34

    A SportTV2 também foi comentada a bandeira do Santa Cruz, o Santinha de Pernambuco, como falou o locutor Milton Leite.

  34. Ver a bandeira do Santinha no jogo fraco da seleção salvou a tarde.

  35. Arnildo Ananias de Oliveira
    36

    PÔ, QUE SACO!

    A mim, em termos de futebol, NADA, absolutamente NADA me interessa, afora o Santa Cruz FC, de Recife/PE. Nem o Barcelona, nem o River Plate, nem a seleção Brasileira e, muito menos, os Flamengo, Vasco e Corinthians da vida.

    Que saco esta inércia! E ainda vem este gangster q dirige esta CBF mafiosa, nos causar incerteza do dia de nossa estréia. Q angústia!

    PHODAM-SE CBF, Mano Menezes, C13 e a PQP!

    SAUDASANTA

  36. rubemjunior
    37

    Também vi a bandeira Coral, agora os torcedores que seguravam a bandeira marcaram bobeira, era para ter mais vibração.

    Galvão B ueno falou, Esse é o Santa Cruz, clube que lota estádio.

    Se for mentira que me corrijam.

  37. Gleibson
    38

    Se realmente for confirmado o show de Paul McCartney no Arruda, vou querer ver a cara da imprensa Pernambucana, porque no campo do mangue vao fazer um show nacional e estao dizendo que e o maior show do mundo e esse de Paul McCartney oque sera que eles vao falar, se for confirmado esse show sera mais uma vitoria dessa DIRETORIA que trabalha com os pes no chao e muita humildade.

  38. J. Antonio
    39

    no programa de ontem o apresentador Milton Neves estava com o escudo do Santa Cruz no peite e disse que neste mês de Julho estará aqui em Recife, será que é no jogo contra o Guarany do CE. dia 24?.

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *