Comemorar de olhos abertos

Findo o certame estadual, nossa equipe triunfou de maneira surpreendente até aos mais fervorosos apaixonados.

Devemos vibrar e soltar o grito da garganta, afinal nosso jejum já durava cerca de seis anos. Ganhamos de forma soberba, de forma justa, neste campeonato esdrúxulo onde um time que faz mais pontos pode terminar sem ser campeão.

Na minha ótica, o que mais marcou esta conquista foi a explicitação de um fenômeno que raramente ocorre em outros embates, o pobre vencer o rico. É como se o Santa Cruz tivesse usado técnicas de guerrilha para ganhar daquele que tem mais poderio econômico. Mas futebol tem suas nuances e por isto é, sem sombra de dúvidas, o esporte que mais emociona.

Outro fato que merece o sincero destaque é a queda do paradigma que jogadores formados no clube são inferiores aos forasteiros que desembarcam na Avenida Beberibe, alguns anônimos, outros famosos, porém decadentes.

O problema é que o torcedor tem a memória curta e muito em breve estará vaiando ou resmungando quando algum garoto da base for promovido para o time profissional. Jogadores como Memo, Gilberto e Everton Sena já foram hostilizados por vários daqueles que se acham conhecedores do futebol, mas não passam de meros torcedores ou sensacionalistas travestidos de comentarista esportivo.

Quebrar essas duas lógicas, ou seja, a do poder pelo dinheiro e a de primeiro valorizar o imigrante para depois aplaudir o prata-da-casa, foi o grande troféu conquistado, merecedor dos nossos aplausos e afagos.

Deste time campeão, num enfoque individual, eu destacaria: o goleiro Thiago Cardoso, o zagueiro Leandro Souza, Jeovânio, Wesley, Thiago Cunha e todos os pratas-da-casa sem exceção. Estes eu destacaria e sublinharia os seus nomes, foram verdadeiros heróis que passaram por cima da antipatia da torcida, do preconceito da imprensa e das dificuldades da deficiente formação básica.

Pelo futebol, há também de se parabenizar a diretoria.

Contudo, não se pode comemorar o descaso destes dirigentes com o sofrido torcedor do Santa Cruz. Foi notório em todos os eventos futebolísticos no Arruda a farra dos cambistas, e no último jogo, além deste descaramento por parte do clube, o que se observou foram diversos setores com mais espectadores do que o espaço físico comportava e admitia. O setor de cadeiras foi um deles.

Apesar da nossa justificável alegria não podemos nos embebedar de euforia ao ponto de esquecer dos crônicos problemas que teimam em residir no Santa Cruz, nem podemos olvidar que nosso desafio macro é a classificação para terceira divisão do campeonato brasileiro. Outrossim, não podemos nos furtar de exigir e reclamar, somente por que ganhamos o título estadual.

Parabéns Santa Cruz Futebol Clube, parabéns a todos nós.

43 Comentários

  1. rubemjunior
    1

    Uma pergunta que não quer calar.

    Como iremos tratar os adversários da série D ?
    Faço essa pergunta porque no Bodão, eramos o azarão, nosso lema sempre foi “humildade” “respeito” “não ganhamos nada” “time atrás esperando erro do adversário”.

    Agora nós seremos o maior clube da série D, será que teremos a mesma postura ou deveremos entrar para atropelar ? Me desculpe as outras equipes, mas nenhuma pode se igualar a nossa tradição.

    Saudações Corais do Arruda.

    • Dimas Silva
      1.1

      Rubem, acho que a postura tem que ser a mesma, de humildade e respeito. Porém, o Mais Querido terá que tomar outra postura dentro de campo, que é o de Impor o ritmo do jogo, ir pra cima dos adversários. Porque dificilmente até as semi-finais (onde já estariamos classificados para a serie C) não vejo um adversário onde o santa tenha que se preocupar com o poderil ofensivo deste (salvo o Bahia).

      Sds Corais,

      Dimas Silva

    • rubemjunior

      Dimas,

      Temos que ter duas estratégias, uma para fora de casa e outra para dentro.

      Fazer o dever de casa será de suma importância, ganhar pontos fora de casa, mais importante ainda.

      Saudações Corais do Arruda.

  2. Leonardo Brandão
    2

    Concordo com o texto do nobre Professor Farias.

    Temos que ficar vigilantes a essa nova fase do Santa Cruz, não podendo esquecer que o nosso principal foco continua sendo o acesso à série C.

    Gostei da renovação no nosso capitão, apesar de perder às vezes a cabeça, essa sua atitude para mim só mostra a vontade e o respeito que ele tem em vestir a camisa do Santa Cruz.

    Devemos correr também para poder atender às reivindicações do nosso treinador Zé Teodoro, valorizando os nossos jogadores, principalemnte os prata da casa. Estive pensando que além de um merecido ajuste salarial aos nossos pratas da casa, a Diretoria poderia fazer algum esforço para melhorar suas condições de vida, tendo em vista que os salários deles são muito baixos para os padrões futebolísticos, Ex.: Moradia, disponibilização de veículos etc.

    Não podemos esquecer também dos nossos compromissos financeiros, pois tenho certeza que uma das coisas que nos fizeram forte nesse campeonato, foi o mínimo de estrutura e organização que demos aos nossos jogadores, principalmente não atrasando seus salários e os salários dos funcionários do clube.

    Creio que esse ano será nosso, subiremos e manteremos nossa média de público, ajudando cada vez mais a nossa Diretoria a administrar nosso querido Santa Cruz.

    Saudações do Clube Exterminador de Hexa!!

  3. Dimas Silva
    3

    Brandão, vamos nos organizar para irmos juntos aos jogos fora de Recife.

    Abraço!!

    Sds Corais

  4. JÚNIOR CORAL
    4

    A carreata do Recife será no Domingo e sairá de frente da sede do Arruda com concentração marcada para as 9:00, saída as 10:00.

  5. JÚNIOR CORAL
    5

    Renovaram com Jeovânio por mais 1 ano.

    Fonte: Loucos Pelo Santa.

    • Jeovânio, em entrevista direto de Santa Catarina, negou que tenha renovado contrato por mais um ano. Disse ele que a diretoria coral ficou de discutir alguma coisa durante o recesso.

      O jogador não recebeu nenhuma proposta para deixar o clube e seguirá normalmente com seu contrato até o final, se não houver extensão contratual.

      Saudações corais,

      Dimas Lins

  6. JÚNIOR CORAL
    6

    O goleiro Diego Lima renovou com o Tricolor até 2014, e André Zuba foi dispensado.

    Fonte: Blog do Torcedor.

  7. Após espera por parte de todos, a diretoria coral oficializou o roteiro da carreata do próximo domingo. Abaixo segue roteiro.

    1.Av. Beberibe, 2.R.Uriel de Holanda, 3.Córrego do Bartolomeu, 4.Bomba Hemetério, 5. Estrada Velha Água Fria, 6. Av..Norte, 7. Agamenon Magalhães, 8.Joana Bezerra, 9.Ponte do Pina, 10. Herculano Bandeira, 11. Domingos Ferreira, 12. Av. Boa Viagem (fim).

    6 horas da manhã foguetório “ACORDA POVO”

  8. Geraldo Mesquita
    8

    Essa aí tá muito boa. Vai bombar na passeata:
    BoiCazá:

    http://www.4shared.com/audio/Tx0sKEvG/01_Faixa_1.html

  9. Fábio Belmino
    9

    Discutindo agora com um amigo Tricolor coral, o mesmo chamou a atenção para que se renovassem os contratos com previsão de aumento escalonado.
    Como a maioria dos contatos estão sendo a longo prazo , poderia ser proposto reajustes de acordo com a série que o clube irá disputar.
    EX. Série D = salário R$ X, série C = salário R$ X+20% e assim sucessivamente, dessa forma não geraria acomodação no elenco.

    Estou ansioso pela renovação de Tiago Cardoso e Leandro Souza.

  10. Arnildo Ananias de Oliveira
    10

    Tou muito feliz com a renovação de contrato desses “veteranos” e tb, ansioso, com a renovação dos outros Tiago (principalmente o Cardoso), bem como do Leandro Souza.

    Todavia, tou muito mais preocupado com os “Prata de casa”, principalmente o baixinho que estar em vias de ir pra sub20 e o nosso “carrapato” que ganha míseros 5 mil por mês, por duas razões:

    1. Medo de perdê-los;
    2. Se a perda for inevitável, que sejemos recompensados à altura fato que não ocorrerá sem um reajuste de salário desses garotos embora já tenham renovado seus contratos, com prazos mais longos, no decurso do campeonato ora findo pois, ao que me consta, o único que se recusou a fazer renovação de contrato foi o garoto Gilberto por influência nefasta de seu procurador, que “fez a sua cabeça”.

    Todavia, torço desmedidamente por um fato que me parece inevitável: o sucesso do mesmo a quem sou muito grato pois, praticamente, nos deu o campeonato, marcando 4 dos 3 gols que fizemos na casa dos festejos.

    Desde a época do Bita nos anos 60 que não via um centro-avante chutar (bem) com as duas pernas, se colocar melhor ainda em campo, cabecear com esmero e ter aquele impressionante e explosivo pique pro gol. É o que penso.

    SAUDASANTA

  11. Temos que comemorar e muito essa conquista, porque ela foi marcante, sob todos os aspectos. Quem não pode ficar parado em berço esplendido é a diretoria, comissão técnica e jogadores. Aos poucos, nós torcedores, iremos focar a serie D.

    Agora, ainda sobre o rescaldo do título, e, desde já, respeitando as opiniões em contrário, acho uma babaquice sem tamanho vê torcedores do Santa Cruz dizendo que exterminou o hexa da coisa, que a coisa tente ser hexa em 2017 e, pior, já ouvi o absurdo de tricolor falar que hexa é luxo!!

    Aos menos desavisados, fomos vítima dessa malfadado hexa em 1974, quando a barbie nos roubou o nosso hexa. Daí a frase hexa é luxo! Hexa é problema da barbie, não é nosso. E pra quem continua achando que a barbie é nosso irmaozinho querido, vale lembrar que recentemente Zé Teodoro foi procurado justamente pelo Náutico para tirá-lo do Arruda, ainda quando Bob Fernandes era o técnico. Digo mais. Só não investiu forte depois da demissão de Bob Fernandes porque sabiam que se Zé Teodoro saísse do Santa nas finais do pernambucano poderia causar impacto negativo para a disputar do título contra a coisa.

    Em resumo eu vibro com o Santa, com as glórias do Santa. Hexa pra mim, só se for conquistado pelo Santa!

  12. JÚNIOR CORAL
    12

    Twitter oficial do Santa revela os atletas que estenderam contratos.

    Torcedores não precisam se preocupar, o twitter oficial do Santa confirmou os jogadores que prorrogaram seus contratos. A diretoria coral acertou na permanência desses atletas, que realmente querem ajudar ao Santa Cruz Futebol Clube.

    Natan(2015),
    Memo(2015),
    Renatinho(2015),
    Éverton Sena(2015),
    Léo(2012), está vendo a prorrogação.
    Jefferson Maranhão(2016),
    Thiago Matias(2014),
    Thiago Henrique(2015),
    Weslley(2014),
    Diego Lima(2013).

    Fonte: Blog.Apaixonados Pelo Santa Cruz.

    • Natan é craque! Uma jóia coral que está sendo lapidada.
      Jefferson Maranhão será o novo Ramon do Arruda, podem esperar!

  13. JÚNIOR CORAL
    13

    No Blog Apaixonados Pelo Santa Cruz tem um vídeo com uma longa entrevista com Antonio Luiz Neto. Falando sobre renovações, Thiago Cardoso e projetos futuros.

    Vale apena conferir !!!

  14. Vi nos jornais que a coisa trouxe de volta o lateral/volante Moacir.

    Eu só queria entender isso, tanto Moacir agora como Daniel Paulsita a dois anos atras foram vendidos( pela negociação dos 2 jogaodres a coisa recebeu ao todo R$3,1 mi) e no intervalo de menos de 2 anos esses mesmos jogadores( que não vingaram por lá) voltam com o rabinho entre as pernas…

    Dái a coisa além de ter novamente o “reforço” deles ainda ficou com o $$ investido pelos clubes que tinahm negociado!

    Enquanto isso os jogadores que saem do Santa nem sombra de retornarem só se tiverem caindo aos pedaços.

  15. Sandro Coralense
    15

    exceto o penta da coisa que foi movido pelo dinheiro do c13, as outras sequencias longas de santa e náutico foram realizadas com times formados com jogadores da casa. ou seja, estamos vivendo um momento em que metade do nosso time titular é da base. se mantivermos esses jogadores/torcedores, teremos grandes chances de competir de igual pra igual com a máfia dos 13. é uma oportunidade real de sermos o time da década.

    SAUDAÇÕES TRICOLORES

  16. Gleibson
    16

    Essa torcida do Santa Cruz e excelente que musica da porra

    http://www.4shared.com/get/Tx0sKEvG/01_Faixa_1.html

  17. Gleibson
    17

    Segue meu email para quem tiver musicas tirando onda do boiolao,
    gleibsondiniz@hotmail.com

  18. Eduardo Ramos
    19

    Essa Comissão Técnica e os dirigentes mercem todos os parabéns e o nosso reconhecimento pelo brilhante trabalho desenvolvido a frente do Santa Cruz.

    Mas, nós, Apaixonados pelo Santinha, somos chatos e temos que dar nossos pitacos. Eu não vejo motivo(s) para manter Bruno Leite, Marquinhos, Alexandre Silva, Jackson, Diego Biro, Laécio e Marcos Vinicius. Atendendo a pedido de Valter Azevedo, talvez O último da lista escapasse da degola. O restante, totalizando 6 jogadores, poderia ser trocado por 3 ou 4 de melhor qualidade.

    • Gustavo
      19.1

      Concordo. Devemos tirar esses jogadores citados para contratar outros.

      Mudando de assunto…
      Vi a entrevista com ALN no blog apaixonados pelo santa cruz e achei ele muito humilde, muito pé no chão. Gostei de suas idéias e palavras. Ele falou que vai valorizar o sócio. Vamos ver se essa ótima idéia vai sair do papel.

      Saudações Tricolores!

  19. Galiza_do_Ipsep
    20

    Quem quiser as músicas do Santa Cruz em formato MP3 para usar na carreata domingo vai no meu twitter @Romero_Galiza lá vc vai encontrar : vou não o santa não deixa não,O boi cazá, Hinos, gritos de guerra e por ai vai.

  20. COMUNICADO OFICIAL DA TOSA – TORCIDA SANTA ALAGOS:

    Caro Dimas , venho solicitar espaço para anunciar a carreata que estamos organizando através de nosso secretário geral Douglas passo, que todos os tricolores residentes ou passantes na Terra dos Marechais se façam presentes para nós fazermos uma festa de arromba!!!

    A TOSA – TORCIDA SANTA ALAGOAS, orgulhosamente, convida seus integrantes e todos os torcedores do Glorioso Santa Cruz Futebol Clube, para participarem de carreata e comemoração, pela conquista do Campeonato Pernambucano de 2011, no próximo dia 22/05/2011, com a seguinte programação:

    1. Concentração, a partir das 09:00 horas, em frente ao Iate Clube Pajuçara. Saída para o percurso programada para as 10:30 horas com destino ao Manos Bar, no Feitosa.

    2. Solenidade de abertura (já no Manos Bar), por volta das 11:30, pronunciamentos, sorteio de brindes e festa, com muita animação e frevo no pé.

    É importante traje a rigor (camisa do mais querido) e fixação de bandeiras nos automóveis.
    Qualquer sugestão será muita bem vinda.

    Sua presença é indispensável.

    Saudações Corais e Tosenses.

    Douglas Passo
    Secretário.

  21. óia a cobra
    22

    O clube da coisa tem conquistado muitos títulos ultimamente graças primeiramente a forma com que o Santa Cruz foi gerido nesses últimos anos, esse foi o fator principal do êxito da coisa. Em segundo lugar por causa do clube dos 13. Porque se o Santa Cruz se organizar, tiver uma gerencia austera e competente não tem pra ninguém. Vejam o resultado de um trabalho sério, com pessoas compromissadas e competente no que deu? É sucesso na certa.
    A coisa mesmo com muito dinheiro, elenco renomado e acusações de suborno não conseguiu vencer praticamente um time da base do Santa Cruz.

    Zé, Sandro e Ataíde, tem ajudado muito o Santa Cruz não só no futebol mas estruturalmente. Se ALN entender, atender e aproveitar esse bonde, muito em breve vamos colher frutos bem maiores e melhores.

    Tínhamos (ainda temos) uma carência grande de dinheiro para fazer melhoras em todos os níveis.
    E o dinheiro está chegando. É necessário censo administrativo para gerenciar e canalizar as verbas onde o clube mais necessita. É preciso lembrar que muito mais importante de ter sucesso é se manter no sucesso.
    Estamos só começando a se erguer, é preciso que diretoria e torcida entenda que o dinheiro que tem entrado não é suficiente para quitar todos nossos compromissos, nem para montar um super time, é necessário ainda muito trabalho para o clube chegar a esse patamar. Em contrapartida o clube precisa ser mais transparente, é muito importante que torcida e sócios saibam como vai a administração do caixa do clube.
    O time alve-rosa fez seu CT e contou com a ajuda de muitos torcedores dando material, isto me fez lembrar a História da construção do arruda contada pelos mais velhos. Podemos levantar uma campanha assim para construção de nosso CT.

  22. MILTON ESTEVAM
    23

    Pessoal, no jogo contra o são paulo, lá, a diretoria do santa se reuniu com Andrei Sanches, presidente do corinthians e futuro presidente da suposta nova liga, e segundo a radio jornal , eles estavam discutindo sobre a criação da liga e que caso o santa subisse pra C, no ano que vem , pelo ranking e pela enorme torcida e tradição, o santa nesta nova liga já estaria incluida na serie B.

    Alguém sabe em que pé está essas informações???, está confirmado isso ,ou não???

    • tRICOLOR
      23.1

      Milton

      Eu adorei o fato do santa ter botado banca no curinthia no caso do gilbeto, não só pela óbvia vantagem ficannceira mas tambem pq esse presidente do timinho t´se tornando o “dono” do futebol!

      O que me preocupa é justamente sso, vi notícias que eles está memso mmuuito chateado ocm a diretoria do Santa e jpá falou que rompeu com o Santa para futuras negociações em outras coisas.

      O que preocupa é pelo poder de mídia e extracampo que o curinthian tem. Espero que não respingue nos anseios do no glorioso SANTA CRUZ!

    • Caros Milton Estevan e tricolor, eu também fico preocupado, até pela força que o Andres sanches está adquirindo no futebol brasileiro, haja visto que muitos falam que ele será o substituto de ricardo teixeira após 2014, e de imediato ele poderá ser o presidente da nova liga (pois o mesmo já informou que nãos erá presidente do corinthians).

      Porém antes de ter raiva do santa por qualquer negociação, ele tem ódio da coisa, por conta da pressaõ extracampo daquela final de 2008!

      acho que a diretoria do santa tem que tentar fazer o meio de campo, e se o outro time está pagando mais , é óbvio que vai ser vendido pelo melhor preço, ou vai vender para o corinthians só por ser andres sanchez o presidente?

      Estes caras se acham!!!

  23. moderação desculpas!!

    KKKKKKKKK O MATUTO JÁ SE LASCOU NA MODERAÇÃO!!

    nem li as regras de moderação, na verdade eu escrevi em caixa alta não foi gritando, é que quando frequentava o blogdosantinha o meu jeito de teclar e caracteristica, era em caixa alta!! tai o nome de lampião de bezerros.

    arnildo,rubem junior,eduardo ramos, e todos do antigo blog sabe que estou falando a verdade.

    mais se é ordem o MATUTO VAI CUMPRIR!! abraços e DESCULPAS.

    • Eduardo Ramos
      24.1

      Tava comemorando na Serra Negra com tua Jóia?!KKKKKKKK Grande abraço!

  24. Boa colocação sobre a situação atual do Santa. Pés no chão e motivação pra crescer:
    http://www.coralnet.com.br/noticias_ler.asp?id=15605

  25. MILTON ESTEVAM
    26

    O que me preocupava mais ainda em Gilberto ir pro corinthians era que havia grande possibilidade dele no próximo ano baixar na ilha do xié via BMG,

    por isso vibrei, tanto por ele não ter saido pelo BMG, quanto por ter entrado o dobro da grana que iria vir do time paulista.

  26. milton pereira
    27

    Estou cansado de ver, nas notícias veiculadas no Coralnet, o verbo ser, principalmente, e outros,colocado de maneira incorreta, quanto à sua conjugação. Por exemplo: o jogador x deveria está deslocado…
    em vez de o jogador x deveria ESTAR …
    Já notaram ? Vamos corrigir isto ?

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *