A hora é de cair na real

Caia na real: também tem lobo em pele de cordeiro na Série D

Há tempos venho explicitando que o Santa Cruz precisa ter como ingredientes principais para a disputa da série D, a vontade e a humildade.

Com o advento da globalização e a irrestrita democratização na circulação de informações, os grandes desníveis no futebol foram minimizados. Basta mirar a nossa seleção brasileira e, com um olhar mais ao horizonte, observar o selecionado argentino, que veremos o novo status quo do futebol profissional. O ambiente atual exibe um cenário de equilíbrio entre os mais diversos tipos de equipes.

Ao aterrissarmos na quarta divisão do futebol brasileiro, nos deparamos com um território até então desconhecido, povoado por jogadores de nomes exóticos e clubes decadentes. Isto nos fez acreditar que o Santa Cruz teria uma boa dose de facilidade e nossa paixão maculou o movimento real.

O movimento real mostrou que não se triunfa apenas com os requisitos da tradição e do nome. Muito menos, o fato de a equipe ter no seu quadro jogadores mais tarimbados, não garante que a bola entrará na rede do adversário. Vivemos esta situação nas competições anteriores, e poderemos nos deparar com o mesmo quadro na disputa que está prestes a vingar. O último amistoso deu o seu alerta e uma sensação de déjà vecu.

Os mais desavisados e alguns ignorantes poderão avaliar o jogo contra os reservas do Salgueiro como uma partida inconseqüente e desnecessária. Discordo de forma aguda e respeitosa com este tipo de avaliamento.

O principal eixo desse amistoso foi enfatizar para o grupo que defenderá o Santa Cruz na disputa da série D que é preciso empenho além do limite, extrapolar a seriedade e o respeito ao adversário, e por fim, estar ciente de forma positiva sobre os possíveis percalços a serem ultrapassados.

Por outro lado, tenho visto o treinador deixar claro que o esquema tático a ser apresentado é o 4-4-2, podendo dentro da partida, esta formação variar para o 3-5-2, onde provavelmente o jogador Jeovânio cumprirá o papel de terceiro zagueiro.

Isto posto, faço ênfase para a seguinte observação: o técnico sinaliza que não precisaremos fazer marcação homem a homem, uma vez que a formatação utilizada nas finais do campeonato foi de certa forma deletada. Este fato nos leva a outra ponderação: aparentemente existe um menosprezo inconsciente que naturalmente levará a uma macro autoconfiança. Estes dois fatores somados de forma absoluta poderão produzir um aumento significativo na probabilidade de resultados negativos. É cabível ressaltar que no futebol, nem sempre o favorito chega ao sucesso. Além disto, o esporte da bola no pé tem nuances que passam despercebidas e são esquecidas em um curto espaço de tempo.

De formas que não se pode desprezar a variante surpresa, e neste caso, o jogador Everton Sena deverá estar preparado para anular a peça adversária em destaque. A novidade é que o elemento destaque da equipe inimiga, provavelmente será um atleta desconhecido dos holofotes da fama. Este fator precisa ser aguçadamente trabalhado no que se refere à questão psicológica, para evitar que nosso carrapato não perca o foco por ter anulado um jogador com potencial de seleção do Brasil e ache que qualquer pé-rapado é fácil de ser destruído.

Torçamos para que Zé Teodoro, sua comissão técnica e seus jogadores estejam cientes de todas estas peculiaridades.


Enquanto isso, no Estado da Paraíba, as cores tricolores vão ganhando mais espaço.

45 Comentários

  1. Bruno Tavares - Coral Metal
    1

    O santa precisa jogar com responsabilidade, se impondo dentro de campo mas também jogando com muita humildade e pés no chão.

  2. Nao da pra eu ir para o jogo, mais eu vou assistir jogo pela tv Nova*-* OBRIGADA SENHOOR!!!

  3. vladimir biro TOSA maceió
    3

    A tv nova não está funcionando pela internet pois quem não mora em recife poderia ver mais o site não está funcionando,quem conseguir o milagre de arrumar um link poderia postar aqui para a famila tricolor que não vai viajar,que é o meu caso.Sdçs tricolores e tosenses!!!

    • Anderson Seabra
      3.1

      Biro, a opção on-line só está disponível quando a emissora transmite seus programas, vale salientar que além de emissora a TV Nova é retransmissora também, o fato de vc não está conseguindo acessar a tv on line deve ser pelo motivo de no momento vc ter acessado a emissora está retransmindo programação que não é sua.

      No entanto, o jogo do Santinha será transmitido como programação da TV Nova e deve passar on-line.

  4. vladimir biro TOSA maceió
    4

    Estes links não estão funcionando vc clica na tv on line e nada,espero que domingo esteja funcionando.E hj vavá da TOSA ligou para a tv nova em recife e falaram que o aparelho que transmite o sinal pra fora do estado para as parabólicas está com defeito mas para o proximo jogo estará resolvido.Aqui estavamos comprando uma parabólica para instalar no MANOS BAR o nosso point tricolor em maceió pois já tem NET e VIA mas elas não vão transmitir o jg.Quem conseguir um link puramórdideus post aqui.
    http://www.tvnova.tv.br/v1/
    http://www.tvnova.tv.br/v2/
    http://www.tvdaweb.com.br/exibir.php?canal=23

  5. Vamo, Santa!

  6. Acabei de chegar do Arruda e a venda de ingressos esta bombando agora eu ouvi muitas reclamacoes dos socios e conselheiros porque o time so tem 3 mil socios em dia cadastrado e ja vendeu 5 mil ingressos de socio, memso assim comprei o meu ingresso e domingo vamos todos a PB.

  7. BOA NOITE!!

    Amigos Caruaru tambem tem o sinal da TV nova, lá é no canal 31!!

  8. Arnildo Ananias de Oliveira
    8

    PREVISÂO DO TEMPO PRA JOÃO PESSOA:

    INFELIZMENTE, muitas chuvas sábado e domingo. Sol só na 2ª, voltando a chover na 3ª.

    SAUDASANTA

  9. olha oque e o time ter dimdim o goias contratou de uma vez so Yarlei, alan bahia e marcinho guerreiro com certesa o Goias e candidato a ter o acesso a serie A de 2012, esta metendo 3 no vitoria do preguicoso geninho.

    • É a força da mesada do c13!

      e o corinthina que tá pra contratar tevez novamente só com o dinheiro que recebe dop televisionamento?

      Fazer futebol assim é fácil demais1

  10. Rafael Sebá
    10

    Domingo estarei em João Pessoa.
    Vai ser bom demais!

    SANTA CRUZ O TERROR DO NORDESTE

  11. Anderson Seabra
    11

    Prof. Farias escreveu um excelente post, concordo em gênero, número e grau, além disso, a figura do post ilustra exatamente o que vamos encarar na série D. Foi um dos post mais conscientes que li a respeito de nossa de grandeza que as vezes atrapalha.

    Mas acho que tudo feito no Santa Cruz nesses últimos meses foi feito de forma acertada, estou esperançoso para este ano.

  12. Anderson Seabra
    12

    TV NOVA NORDESTE (CANAL 22 UHF) TRANSMITIRÁ ALECRIM X SANTA CRUZ AO VIVO

    A Tv Nova Nordeste Canal 22 UHF irá transmitir Alecrim X Santa Cruz ao vivo pelo campeonato brasileiro série D 2011 Domingo 17/07/2011 às 16:00h. A emissora confirmou a transmissão em sua programação.

    (confira aqui:

    http://www.tvnova.tv.br/v2/index.php?option=com_jevents&task=icalrepeat.detail&evid=485&Itemid=53&year=2011&month=07&day=17&title=domingo-17072011&uid=8991b5fd65356c25baafc53eccf972a0&catids=44).

    Para aqueles que não conseguiram ingresso poderão acompanhar o jogo pela TV.

    ÁREA DE ABRANGÊNCIA

    50% da população do estado. As cidades que recebem transmissão da TV NOVA são: Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itamaracá,Goiana, Araçoiaba, Paudalho, Carpina,Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Sano Agostinho e Caruaru (canal 31).

    COMO SINTONIZAR?

    É necessário ter uma antena UHF e sintonizar o canal 22. Dependendo da sua recepção, dá pra receber a imagem até mesmo com uma antena VHF.

    TRANSMISSÃO TAMBÉM PELA INTERNET

    Quem estiver fora dessas cidades poderá acompanhar também pela internet, já que a emissora disponibiliza sua transmissão também on-line. Basta acessar:

    http://www.tvnova.tv.br/tvonline.htm

    NOTA: QUEM ESTIVER NAS CIDADES DA ÁREA DE ABRAGÊNCIA ASSISTA AO JOGO PELA TV, DE FORMA QUE OS TORCEDORES QUE ESTÃO LONGE DE PERNAMBUCO POSSAM ASSISTIR VIA WEB. A TV ON LINE TEM UMA LIMITAÇÃO NO NÚMERO DE WEBESPETADORES.

    VIA SATÉLITE (PARABÓLICA)

    A transmissão via parabólica (satélite) ainda não está disponível, faltam algumas concessões para a TV operar para todo o Brasil pela parabólica.

  13. Fernando Ivo
    13

    Acabei de chegar em casa e encontrei minha nova carteira de sócio. Sete dias do pagamento até a chegada. Que ela traga bons ventos e marque uma nova e vitoriosa etapa para o Santa Cruz. Domingo, todos os caminhos levam a João Pessoa.

    Saudações Santacruzenses!!!

  14. Luiz Ernane
    14

    Devemos apoiar a TV Nova Nordeste e assitir ao Programa do tricolor Mala, que inclusive comanda a parte esportiva da emissora.

  15. FINALMENTE… Só assistirá o jogo do santa, quem tiver tv a cabo e pela internet???? Nao da pra assistir em antena comum nao é????

  16. FINALMENTE… Só assistirá o jogo do santa, quem tiver tv a cabo e pela internet???? Nao da pra assistir em antena comum nao é?????

  17. Gereba de Belo Jardim
    17

    Juca Kfouri falando da invasão coral no UOL.

  18. Muito bom o texto, é um alerta para aqueles que já esqueceram dos últimos fracassos em brasileiros, acho que não antes da primeira rodada onde a maioria dos times do nosso grupo jogarão não podemos ter informações sobre nossos futuros adversários, e isso é fundamental, ter uma rede de informações, pessoas competentes no outro jogo do grupo pra fazer anotações, observar jogadores que possam causar algum prejuízo pro Santa em campo, então amigos “ainda não ganhamos nada”, temos um bom grupo, um bom técnico, os salários estão em dia, temos essa massa coral apaixonada, tudo conspira para conseguirmos esse tão sonhado acesso, então é esperar que a ARROGÂNCIA NÃO DESTRUA NOSSOS SONHOS!

  19. óia a cobra
    19

    Não é de hoje que a mídia nacional vem valorizando a torcida do Santa Cruz e ultimamente de grandes cronistas como Milton Neves e Juca Kfouri.

    Milton tem alavancado o nome do Santinha e feito até previsões que realmente vieram a acontecer como o PE 2011 por exemplo. No seu programa sempre vem falando e exaltando o nome do Santa Cruz. E isso diante de uma mídia que tem uma visão só voltada para o eixo
    sul/sudeste,
    Devemos valorizar e fortalecer essas pessoas que nos tem dado a mão.

  20. Parabens pelo texto, prof. Farias

    é bem dentro do que penso ssobre a nossa situação! Nos outros anos não davamos valor a alecrins e guaranis de sobral da vida e foram justamente alguns que conseguram exitos na subida a serie c!

    Temos que acabar com es negocio de s´porque um jogador tá vestindo o manto sagrado tricolor, nos dias de hoje, ele é supérior aos outros jopgadores de outras equipes e que jogadores de outros times não fazem frente com nosso esquedrão. temis que ter a humildade de perceber que esses jogadores que hoje estão no santa poderiam muito bem estar nos outros times e “esando anônimos” e vice-versa!

    O importante é nos sobresairmos é na vontade, na determinação e os jogaodres do Santa absirverem a ideia de que diferente dos outros clubes da serie d, eles estão defendendo o escudo da maior força e camisa dessa competição e com iso se superarem cada vez mais frente aos advesários!

  21. óia a cobra
    22

    Longe de mim a soberba e a arrogância mas devemos ir pra cima e fazer placar a nosso favor logo no primeiro tempo para administrar o segundo tempo, assim o desgaste físico é bem menor. Jogador inteligente usa segundo tempo pra “cozinhar o galo”

  22. óia a cobra
    23

    Nossa realidade é outra pagamos em dia, o elenco é composto de homens comprometidos.

    No passado a diretoria fazia de conta que pagava e os jogadores faziam que jogavam.

    Hoje a História é outra, treino e amistoso é levado a sério. E quando esses guerreiros entrarem em campo veremos se cumprir a letra do no Hino “Santa Cruz Junta mais essa vitória a teu passado de Glória”

    És o querido do povo
    O terror do nordeste
    no gramado
    Tuas vitórias de hoje
    Relembram vitórias do passado
    Clube querido da multidão
    Tu és o Super Campeão.

    Me vem à mente o Arruda lotado e tantos momentos felizes que esse clube nos proporcionou.

    Eita! estou com os olhos cheios d’água. Agora deu… uma lágrima. Como te amo SANTA CRUZ. EU acho que estou apaixonado por você, meu clube querido… pausa pra chorar mais…

    partindo pra J. Pessoa amanhã as 08:00h

  23. Roberto Gomes
    25

    GUERREIROS, estamos chegando !

    João Pessoa, prepara-te a invasão vai começar !

    Saindo as 12:30 hrs de hoje para o aquartelamento,reunião da tropa e cavar trincheiras

    È muita chuva ! .

    Saudações Corais

  24. Segue o link do Blog de Juca Kfouri falando da invasao Coral em JP, DEIXE SEU COMENTARIO PARA VALORIZAR ESSE BLOG.

    http://blogdojuca.uol.com.br/2011/07/a-invasao-coral/

  25. Carlos André - Natal/RN
    27

    Por ROBERTO VIEIRA

    Não.

    O ano não é 1976.

    Não.

    As cores não são alvinegras.

    O Rio de Janeiro continua lindo.

    Mas a invasão será em João Pessoa.

    Tem jogo da seleção no mesmo horário?

    Pobre seleção!

    Vinte mil torcedores pernambucanos não querem nem saber.

    O Santa Cruz enfrenta o Alecrim neste domingo.

    Alecrim do Rio Grande do Norte.

    O mando de campo é do Alecrim.

    Mas quem manda nesse jogo é a torcida coral.

    O Alecrim, de olho na grana.

    Aceitou transferir o jogo para João Pessoa.

    Enviou dez mil ingressos para o Arruda.

    Esgotaram-se em meia hora.

    Mandaram outros seis mil.

    Não deu pra quem quis.

    A BR-101 já está transformada em avenida vermelha, branca e preta.

    A antiga cidade de Nossa Senhora das Neves.

    Novamente invadida.

    Como no dia 4 de dezembro de 1634.

    Quando se tornou Frederickstaadt.

    Não.

    O ano não é 1976.

    Não.

    As cores não são alvinegras.

    O Rio de Janeiro continua lindo.

    Mas a invasão será em João Pessoa.

    O jogo?

    A estréia do Santa Cruz na Série D do Brasileiro.

    Seleção brasileira?

    Copa América?

    O torcedor coral nem sabe que existe…
    por Juca Kfouri às 22:51

  26. óia a cobra
    29

    Esse negoço de torcer pelo Santa Crui é uma febi ví? Trucer pelo Santinha dá um calor danado, uma alegria imensa,é vontade de pular, vontade de invadir o nordeste, e isso é contagioso. E tem remédio não, vassuncê pode tomar o cachete que for mas não cura não mô fio.

    Pense nuns caba filiz.

    Ai mô Dêu. Vô correndo pra João Pessoa.

  27. Pedro Zimmerle
    30

    Tenho 3 vagas,uma na combi e outra na van por 20reais!!!!

  28. Pessoal.
    Uma coisa tem me deixado intrigado.
    Essa invasão à João Pessoa é maravilhosa, mas estamos deixando aproximadamente R$ 400.000 nos cofres do Alecrim.
    Será que não estamos de certa forma fortalecendo o adversário que poderá pagar salários em dia e uma bom prêmio em caso de vitória?
    Que acham?

    • óia a cobra
      31.1

      E vamos deixar de prestigiar nossa equipe por causa disso?

      Eles vão ganhar dinheiro, mas vão levar uma surra.

    • Ricardo Cavalcanti
      31.2

      Prezado Julio,

      Muito pertinente sua colocação.

      Porém, o Santa Cruz ganhará com:

      1- MÍDIA (TODA MÍDIA, INCLUÍNDO A PRÓPRIA GLOBO IRÁ DIVULGAR ESTA INVASÃO)

      2- PATROCINADORES (SENDO DIVULGADO PELA MÍDIA, AS MARCAS QUE PATROCINAM O MAIS QUERIDO SERÃO MOSTRADAS NACIONALMENTE)

      3- TORCIDA (RESGATE DOS TORCEDORES CORAIS NO ESTADO DA PARAÍBA E REGIÕES VIZINHAS)

      4- ELENCO (NOSSOS JOGADORES E COMISSÃO TÉCNICA IRÃO VER O PESO DA RESPONSABILIDADE QUE É COLOCAR O MAIS QUERIDO NA SÉRIE C VENDO DE PERTO A FORÇA DA NOSSA TORCIDA FORA DE CASA)

      5- APOIO (SE JÁ POSSUÍMOS UM TIME DE GUERREIROS, IMAGINE COM O APOIO EM OUTRO ESTADO, NOSSOS JOGADORES IRÃO COMER GRAMA VENDO A CASA CHEIA)

      6- O JOGO DE VOLTA (SENDO MOSTRADO NA MÍDIA A INVASÃO CORAL EM JAMPA, NO JOGO DE VOLTA NO ARRUDA, A TORCIDA CORAL TERÁ OBRIGAÇÃO DE LOTAR O ARRUDÃO, OS QUE NÃO FORAM À JAMPA COM CERTESA SE FARÃO PRESENTES)

      7- PARTIDA (JOGAREMOS NO ALMEIDÃO, PORÉM É COMO SE FOSSE NO ARRUDÃO, OU SEJA, JOGAREMOS EM CASA E O QUE VALE SÃO OS TRÊS PONTOS CONQUISTADOS)

      8- ALECRIM (MESMO O ADVERSÁRIO FATURANDO EM NOSSAS CUSTAS R$ 400.000,00 O JOGO DE VOLTA SERÁ NO ARRUDA CONTRA ELES, ONDE A PROBABILIDADE DIZ QUE DIFICILMENTE PERDEREMOS DELES NO COLOSSO)

      9- …

      7-

  29. vladimir biro TOSA maceió
    32

    Rapaz eu vi a foto do zé teadoro no estadio no treino de ontem e a grama tá muito alta,só apareçe do meio da canela pra cima deviam ter aparado,pior vai ser se chover tenho medo pois álguns do elenco são de vidro.Ai mô dêu!!!kkkk,brincadeiras a parte estou confiante e com uma bela vitória amanhã no dia 24/07 é 50 mil no JRM ARENA e ANDERSON SEABRA obrigado pela dica.Sdçs corais e tosenses!!!

  30. Ricardo Cavalcanti
    33

    Aí pessoal,

    Vamos dar um alô ao Milton Neves em seu Blog.
    Só dar Santa lá!

    Segue abaixo:

    http://blog.miltonneves.ig.com.br/

  31. Já estou em João Pessoa e esta parecendo que ainda estou em Pernambuco. Só tem tricolor. Valeu Santinha…

  32. Eles poderiam pelo menos facilitar as coisas e voltar com os bolsos cheios, né não?!

  33. Geraldo Mesquita
    36

    Eu, o amigo Roberto e família já estamos em João Pessoa. O contingente tricolor aumenta a cada hora. O tempo por aqui está bom e tudo leva a crer que amanhã teremos um dia propício para o futebol.

  34. Estou assistindo o jogo do Bragantino pelo canal fechado e o locutor esta falando que o arbitro esta roubando o bragantino essa e a vantage de pertencer o clube dos 13.

  35. Arnildo Ananias de Oliveira
    38

    ÓTIMOS “PRESSÁGIOS”: aquela desgraça siphu.

    SAUDASANTA

  36. Anderson Seabra
    39

    TV UNIÃO-RN TAMBÉM TRANSMITIRÁ ALECRIM X SANTA CRUZ

    Para quem está fora de pernambuco essa emissora é a melhor opção, além de está disponível na internet (http://www.redeuniao.com.br/site/index.php?pg=entretenimento&id=5) pode ser recepcionada nas Américas, Europa e parte da África por antenas parabólicas digitais

    satélite NS-806
    Frequência 3663
    Symbol rate 2170
    Polarização = Circular direita

    No Brasil tem canal aberto para várias cidades do Distrito Federal canal 56 ou 47
    Rondônia 52 ou 24
    Acre
    Tocantins canal 26
    Maranhão canal 05
    Ceará canal 09, 13 ou 17
    cobertura em canal aberto digital para o Ceará canal 18

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *