A hora é de ajustar a máquina

Passado o momento festivo, é hora de arregaçar as mangas e traçar as metas para a nova competição que se aproxima, que por sinal é o nosso principal objetivo de conquista neste ano.

Ressalte-se que a obtenção do título de campeão pernambucano foi de suma importância para consolidar o planejamento referente à participação na série D do campeonato brasileiro e para publicizar ainda mais nosso potencial e a força da torcida tricolor coral.

Ficou devidamente evidente que nossa equipe campeã carece de algumas peças para otimizar o desempenho, principalmente quando se trata de peças de reposição.

A meu ver, a diretoria tem trilhado o caminho correto, mantendo o que há de melhor para continuar com o que chamamos de espinha dorsal de um time de futebol.  Vale salientar a necessidade de contratação de laterais, visto que passamos toda disputa do estadual utilizando atletas improvisados naquele setor. Apesar dos mesmos terem desempenhando boa função, não há de se pensar numa equipe de futebol sem especialistas em cada posição.

Do que restou, muitos ainda não atentaram para o fato de que o setor que está mais carente é o ataque, em virtude da saída de alguns esportistas. Entretanto, cabe analisar que, se formos aprofundar uma discussão racional sobre este assunto, veremos que no grupo de atacantes que participou do Campeonato Pernambucano Coca-Cola, apenas dois jogadores tinham condições técnicas de vestir a camisa do Santa Cruz Futebol Clube, Gilberto e Thiago Cunha. Não fosse Gilberto, uma vez que Cunha passou muito tempo contundido, dificilmente chegaríamos ao ápice da disputa pernambucana.

Daí é de se concluir que a saída de Rodrigo Grahl e Landu já era algo previsto na política de reformulação do elenco, uma vez que o pernambucano foi utilizado também com funções laboratoriais.

Utilizando-se de um olhar técnico e desprovido de emoção, veremos que estes dois que saíram não nos farão falta. Reporto-me aos dois, Grahl e Landu, pois não sei o destino de Laécio. E mesmo que soubesse, uma frase é o bastante para falar sobre este jogador: pode mandar embora!

Passemos a um rápido exame sobre os outros dois.

Rodrigo não tem o espírito para enfrentar a disputa da quarta divisão nacional.  Além do mais, é um jogador que já pensa no final de sua carreira. Apesar de um bom currículo, é portador de alguns problemas clínicos, os quais comprometem seu desempenho técnico-tático. Junte-se a isto o convite que recebeu para disputar a Série B pelo time do Icasa que, com certeza, teve importância para o seu pedido de demissão. Queiram ou não queiram, a Série B é bem mais interessante do que a D, mesmo se tratando de jogar pelo Icasa e não pelo Santa Cruz.

Já o Landu, este não merece a alcunha de atleta de futebol. É apenas um rapaz que teve a sorte de conseguir se profissionalizar no esporte da bola no pé e por ser deveras folclórico ainda consegue ser contratado por alguns clubes do Brasil. Dos folclóricos que passaram pelo Santa, este rapaz é um dos piores. Landu é o tipo de jogador que agrada a torcida não pelo talento, mas pelo jeito cômico de jogar, algo meio circense. Além de ter um biotipo que alimenta o sentimento da compaixão. Suas limitações técnicas são tão claras que não preciso descrevê-las. Somente os leigos não as enxergam. Não bastassem suas deficiências, o seu comportamento é norteado pelo desequilíbrio emocional, fato que muitas vezes põe em risco o ambiente do grupo. Não é por acaso que o corpo diretor do clube não fez o menor esforço para manter o Landoaldo. Muito em breve, Landu será totalmente esquecido.

Para findar a explanação, creio que precisamos contratar pelo menos dois jogadores de ataque. Um atleta de área, para as necessidades aéreas e outro de força e rapidez para atropelar os zagueiros adversários.

No mais, o grupo é bom e se mantiver a vontade que nos acompanhou no campeonato estadual, caminharemos a passos largos na Série D.

Nota da redação:

Nosso Editor-Mor, Dimas Lins, está contundido. Acometido de uma crise reumática pra se lascar, doença típica de velhinho, ele informa que, por recomendações médicas, ficará temporariamente afastado do computador e do Torcedor Coral e espera que a ausência seja breve.

O restante da equipe recomenda ao nosso editor o uso de fraldas geriátricas. Pode ajudar.

46 Comentários

  1. Carmem Vieira
    1

    Professor Farias, a democracia é salutar e a história é não se apaga. Landu ficará sempre presente na conquista do campeonato de 2011.
    O homem do título.
    Bjinhos, Carmem.

    • Leonardo Brandão
      1.1

      Carmem,

      Com todo respeito, mas como vc bem disse que a democarcia é salutar, eu discordo do seu comentário. Na minha humilde opinião o principal nome do título não foi nem de longe Landú e sim Zé Teodoro. Acho até injusto rotular algum jogador com o título de “Homem do Título”, tendo em vista que nossa maior qualidade foi o conjunto. No entanto concordo quando vc fala da raça e entrega de Landú dentro de campo, realmente ele teve sua importância, mas agora isso é página virada e o Santa Cruz foi e sempre será maior que qualquer jogador. Rumo a Série C.

      Abraços!!

    • É verdade, não tivemos esse denominado “homem do título” e sim os “homens do título”, esses que vão desde a direção do clube até o roupeiro, que trabalharam com muito afíncuo para conseguirmos esse campeonato.

  2. Leonardo Brandão
    2

    Muito bom o texto.

    Creio que com mais dois laterais direitos, um esquerdo, três atacantes e sobretudo muita raça e vontade, conseguiremos subir para a Série C.

    Abraços!!

  3. rubemjunior
    3

    Acredito que Landível foi muito importante na campanha do estadual
    Se era para ele continuar ou não, entrego o assunto a diretoria.

    Agora é repor as peças nulas que já se foram, e montar um time mais competitivo e com mais qualidade desse que passou.

    Saudações Corais do Arruda.

  4. Ricardo Cavalcanti
    4

    Prof Farias,

    Já disse antes que não sou fã de seus comentários, porém aprovo seu pensamento e assino embaixo.

    Quanto a Landu, obrigado por tudo e passe bem!!!

    O Zé Teodoro disse tudo: “precisamos tirar as peças que não renderam o esperado e trocá-las por novos reforços, pois a prioridade é a série D, o estadual foi um laboratório”.

    Sábio Zé, Sábia diretria e Sábia torcida, aguardemos!!!

  5. Professor Farias. Parabéns. Suas colocações sobre o ajuste de nossa máquina são interessantes, e refletem o pensamento da maioria de nossa torcida. Necessitamos de laterais desde o começo do campeonato pernambucano. E agora, mais do que nunca. No ataque é chegada a vez de Tiago Cunha brilhar. Temos ainda a prata da casa, o Maranhão, que pode deslanchar. É claro, precisamos de outros reforços. E, com certeza, chegaremos lá.

    Aproveito a oportunidade para parabenizar o Dimas, pela excelente entrevista com o nosso Presidente. E olha. Estamos cada vez mais orgulhosos com o envolvimento dos nossos dirigentes, nos destinos do Santa Cruz.

    Finalmente, agradecemos aos integrantes da TOSA – TORCIDA SANTA ALAGOAS, pela participação na nossa carreata e comemoração pelo título, celebrados no último domingo 22/05/2011.

    E andar com fé, que a fé não costuma faiá.
    SDS Corais e Tosenses.

  6. Fabiano Pinheiro
    6

    O texto é de uma obviedade interessante.
    Precisamos de laterais e de atacantes. Verdade?
    Concordo com a saída de Landú por questões de temperamento, mas pelo futebol, lamento. Landú não me agradou pelo jeito cômico, mas por ser um dos maiores garçons do time. Falar que “Suas limitações técnicas são tão claras” é esquecer sua velocidade imcomparável e a qualidade no passe e no cruzamento para a área, coisas que poucos jogadores sabem fazer com qualidade.
    Mas precisamos também de um camisa 10 pra não dependermos apenas de Natan que, infelizmente, ainda não é fisicamente confiável.

    • Cardênio Jr.
      6.1

      O engraçado é que se o cara dissesse que estávamos precisando de um goleiro você ia reclamar do mesmo jeito.

    • Roberto Gomes
      6.2

      Concordo plenamente e seria uma injustiça não reconhecer algumas qualidades de Landu e dá ênfase somente aos seus defeitos. O problema de Landu é cabeça e parafuso frouxo !

    • Pedro Serafim
      6.3

      Rpz, com todo respeito, pois não lhe conheço. mas dizer que landu tem um bom passe, é brincadeira.
      falar que ele cruza bem?!?! só faltou dizer q ele era goleador.

  7. Fabiano Pinheiro
    7

    Digo, iNcomparável, com “N”, claro.

  8. Muito bom o texto, eu sei da importância que Landu teve no título, agora tambem não entendia aquela “ovação” que a nossa torcida fazia pra ele, vi muita força de vontade que às vezes beirava o limiar da loucura por parte desse atleta, e não mais do que isso.

    Sobre contratações vejo a necessidade imperiosa de se contratar três laterais, um esquerdo e dois destros, um meia, de preferência bom na bola parada e mais três atacantes, um de referência e dois de velocidade, bons na puxada de contra-ataque, na minha opinião dava pra se conquistar esse acesso.

  9. óia a cobra
    9

    Kiros ainda fez 08 gols no PE 2011 vi criticas aqui a esse rapaz mas ele tem potencial. Se Zé contratar será muito bem vindo.

    Ila do Ipiranga seria uma boa opção.

    Ainda bem que Laécio vai pecar o beco.

    Falei o campeonato inteiro pedindo pra contratar Robertinho, como o Santa marcou bobeira o Salgueiro levou.

  10. vladimir biro TOSA maceió
    10

    Kiros foi confirmado,agora é torcer que o galaláu arroxe gols e nos dê bastante alegrias.Boa sorte goleador do arruda!!!O que me preocupa é que dos nossos ótimos laterais só marquinhos saiu e os outros vão aprender a jogar daqui pro dia 17/07 ????? sdçs corais e tosenses!!!!

  11. óia a cobra
    11

    A campanha de sócios vem aí. O anel inferior será só para os associados.

  12. óia a cobra
    12

    Eita agora eu me animei vão tirar os come e dorme.

  13. óia a cobra
    13

    E Helton e Bruno Leite veio pro Santa só pra ficar no DM? Bota os 2 no INSS. Bota na UPA de afogados.

  14. óia a cobra
    14

    Essa é a cidadade ‘maravilhosa’ que será o centro da trasmissão da copa 2014.

    http://g1.globo.com/vc-no-g1/noticia/2011/05/leitor-fotografa-caixao-no-meio-de-avenida-de-duque-de-caxias.html

  15. Thiago Pererira, Laécio e Marcus Vinícius estão fora, também. E a vassourada ainda não acabou. A relação custo-benefício, dia Atayde, tem sido o critério usado para as dispensas. Nosso DM vive lotado de gente que nem joga e se contunde. Tá certa a vassourada. Ou mostra no campo o quanto vale ou vai para um clube rico.

  16. óia a cobra
    16

    Concordo. E essas despensas aí já eram previstas. É só fazer uma avaliação de desempenho e ver que esses dispensados não agregaram nada ao clube. Só tivemos custo beneficio que é bom; nada.

  17. Anderson Seabra
    17

    Kirus contratado! 22 anos e apenas 1,95m de altura. Estou muito satisfeito com a direção do Santa, vem acertando em tudo. Parabéns a todos.

  18. Das dispensas que teve, eu só não gostei muito do Tiago Pereira, dos jogos que o vi jogando ele sempore se mostrou muito seguro. melhor até que André Oliveira que jogou bem apenas nos jogos finais contra o boi.

    • concordo! A única justificativa seria um salário acima da média do grupo…

  19. Rosa Lucia
    19

    Só para informação de todos e todas:

    Houve carreata também em Fernando de Noronha, mais de 100 veículos participaram da comemoração.

    Rosa Lucia

  20. Rosa Lucia
    20

    Em tempo, conheço bons torcedores corais lá.

  21. Kiros, acho boa contratação.
    Quanto aos que foram dispensados agora, esses não farão falta.

  22. Roberto Santos
    22

    Jackson, Bruno Leite, Alexandre e Helton deveriam sair também.

  23. Gleibson
    23

    Acho que da lista dos dispensados nao colocaria o Zagueiro Thiago Pereira porque ele sempre que entrou mostrou ser um Zagueiro seguro mais vamos dar credito a Ze Teodoro, hoje asistindo a Vitoria do Barcelona me lembrei da nossa prata da casa, o time do Real Madrid vale 3 times do Barcelona.

  24. Gleibson
    24

    Acabei de ver o jogo do Salgueiro contra o ABC e os destaques do Salgueiro foi Vagner que marcou um gol e Robertinho que entrou no segundo tempo e mudou o jogo, do lado do ABC gostei do futebol apresentado pelo lateral esquerdo do ABC tem o estilo parecido de Renatinho.

    • Roberto Santos
      24.1

      Prezado Gleibson, o lateral Renato e o meia Cascata têm contratos até o final de 2011, o Santa poderia ficar de olho nos dois.

    • … hehe “vale” não… “custa”!

  25. Rafael Sebá
    25

    O jogo de estréia do Santa Cruz será em João Pessoa/PB contra o alecrim/RN, confirmado a noticia está no site da federação paraibana de futebol.

    http://www.federacaoparaibana.com.br/

    SANTA CRUZ O TERROR DO NORDESTE

  26. Marcos Almeida
    26

    Saudações tricolores! Gostei do texto. Landu teve sua importãncia em alguns jogos, mas não fará falta. Também gostei da contratação do Kiros. Vamos esperar 02 atacantes e 02 laterais. Vamos confiar no trabalho. Vamos manter as mensalidades de sócios emdia e trazer mais associados. No momento são 12750 sócios em dia, primeiro lugar no nordeste. Esse é o grande caminho, a maior média dentro dos estádios e a maior em sócios. Foram pagos mais de 600 mil de débitos trabalhistas só este ano e isso é um fato importante que merece discussão ampla. Santa Cruz será um clube viável quando suas dívidas forem mínimas e que não comprometa seu orçamento. Uma boa gestão náo deve gerar dívidas e isso pode ser controlado com um estatuto bem elaborado e que tenha mecanismos de proteção financeira para o clube. Outro passo importante é a saída da série D. Santa Cruz para sempre.

  27. Pow Kiros fez 2 gols no Porto que chegou até a semi final do estadual. Sei não se foi uma boa contratação, espero que tenha sifdo barato pra poder compensar o risco.

    Espero que ele arrebente!

    • Leonardo Brandão
      27.1

      Calma amigo. vamos acreditar.

      Vale lembrar que no início do campeonato Pernambucano, a maioria dos jogadores eram desacreditados e deu no que deu. Eu mesmo fui um dos que não acreditei muito no início, não vou cometer o mesmo erro agora. Confio na diretoria e em Zé Teodoro.

      Abraço!!

    • … o próprio Paulista estava encostado e pensou em encerrar a carreira antes da última Copa PE. Ficou, se saiu razoável e acabou artilheiro PE seguinte. Até onde eu saiba Kiros é titular do Porto já há uns dois anos.

      Na minha visão Kiros é melhor que Laécio, mais novo e dependendo da produção do meio de campo, pode desembestar a fazer gols. Mas tenho minhas ressalvas a atacante muito alto.

      Não gostei da dispensa do zagueiro Thiago Pereira – acho ele um jogador sério e veio pra ser titular até se contundir no início da temporada – só se justifica se o salário dele realmente era acima da média do grupo.

    • Sandro Coralense
      27.2

      Quantos jogos ele participou?

  28. Rafael Sebá
    28

    Cheguei em casa a pouco e liguei o rádio no programa do
    Ednaldo SAntos, e foi divulgado que o zagueiro Leandro Souza estaria acertando com o time do boi, BARALHO! Alguem ai sabe de algo?

    SANTA CRUZ O TERROR DO NORDESTE

  29. Continuando a seção, seleção dos campeonatos estaduais:

    Aí a seleção do camp. Alagoano 2011:

    http://www.almanaquealagoas.com.br/noticias/?vCod=1727

    Daria atenção ao zagueiro Zagueiro Ewerton (Corinthians Alagoano)meia Everlan(Murici) eleito o craque do campeonato e o atacante Paulinho Marília(Coruripe).

  30. Arnildo Ananias de Oliveira
    30

    PUTZ, ME DÁ UM “FRIO NA BARRIGA”: O Remo, novamente, fora dessa mísera série “D”. Se,paradoxalmente, é uma “camisa de tradição” à menos de nossa empreitada rumo à série “C”, por outro lado é extremamentedeplorável saber que um Clube com uma gigantesca e fanática torcida está aí à deriva.

    Mas, q esperar do futebol de um Páís q volta e meia tem o seu comandante-mor achincalhado nos 4 QUADRANTES DO MUNDO, POR SUSPEITAS DE FALCATRUAS?

    SAUDASANTA

  31. Roberto Santos
    31

    O Santa poderia tentar o artilheiro do campeonato paraense Leandro Cearense jogador do Cametá. O jogador tem 23 anos e já fez 15 gols. O paysandu e o fortaleza estão de olho nele.

  32. landu já foi tarde! é jogador fraco e desequilibrado.

  33. rubemjunior
    33

    Não gostei da contratação do Kiros.
    Muito alto, lento, perde penaltes e não é artilheiro.

    Bom, se Zé Teodoro viu alguma coisa no balaio desse rapaz, vamos aguardar.

    Saudações Corais do Arruda.

  34. Rubens,

    Zé mostrou ate agora que sabe trabalhar jogador, senão vejamos fazer Memo jogar o que jogou, ele vai saber trabalhar as deficiencias que esse rapaz tem, e vai aprimorar as qualidades dele..Chute forte e cabeceio.

    Júnior

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *