Sérgio China Prometeus, mas não cumpriu

prometeus

Conta a lenda que Prometeus, um Titã, filho de Jápeto e Clímene, ficou com a árdua tarefa da criação dos homens, mas cometeu um pecado que deixou Zeus, a divindade suprema do Olimpo, p… da vida. Prometeus roubou o fogo divino para dar vida aos homens. Zeus, mais invocado da vida do que o ex-sanfoneiro Chiló, para botar para lascar nele, enviou uma linda mensageira, Pandora, com uma caixa que, ao ser aberta, espalharia todos os males sobre a terra. Mas o que Zeus não contava, era que Prometeus não era tão inocente assim e resistiu aos encantos da linda mulher e, mais invocado ainda, Zeus o acorrentou a um penhasco e cortou parte de seu bucho expondo seu fígado, o qual era todos os dias devorado por uma águia, mas se reconstituía. A lenda tem calculadamente nove mil anos e a pergunta continua:

Qual a causa da regeneração do fígado?

Não que eu reclame dessa regeneração hepática, afinal, eu e metade de nós, depois das cargas de cachaça que tomamos, só continuamos vivos exatamente por isso. O que seria de Ducaldo, se não houvesse essa miraculosa regeneração, após os 15 litros de caldinho consumidos antes de cada jogo?

Mas o que isso tem haver com nosso Santa?

Conta a lenda que Sérgio China, uma promessa que só Prometeus, mas ainda não cumpriu, ficou com a árdua tarefa do acesso para a Série C do campeonato Brasileiro. Mas Sérgio vem cometendo vários pecados que estão enfurecendo a torcida, deusa do mundão do Arruda. Sérgio China roubou um pouco de nossos nervos e ainda e nos arranjou de quebra um meio campo de Pandora, que se for explorado libera volantes pelo mundo todo, numa correria desorganizada e sem objetivo.

Sobre a regeneração: o que nós estamos fazendo semana após semana, jogo após jogo, ano após ano? Jogamos mal, saímos com o coração devorado, cérebro atordoado, sonhando com volantes pulando uma cerquinha para o sono chegar, e, mesmo assim, no jogo seguinte, estamos com o coração novamente inteirinho para torcer pelo Santa Cruz. Mesmo com raiva, falta de dinheiro, falta de argumentos para convencer a patroa a beber desde meio-dia, estamos todos lá. Aliás, isso é outro ponto. Proponho que o TC tenha um espaço reservado para essas desculpas. Não fui a Sergipe por falta de uma boa. A melhor seria: “O time está excelente, não posso perder um jogo!”, mas diante das circunstâncias, minha pobre imaginação não conseguiu um argumento bom.

Falta a águia da lenda? Acho que há muito tempo o que mais temos no clube são essas águias devoradoras. Elas levaram muito mais que um pedacinho do fígado de nosso clube.

Pois é. Isso é o que tem acontecido conosco. Se pararmos bem para pensar, há 15 dias que estamos apreensivos e preocupados. Nos debates dos blogs e nas rodas de amigos o assunto é um só: medo. Estou com um medo danado desse jogo de sábado. Sinceramente, acho que será um jogo duríssimo, tipo 2×1 ou 1×0. Será um teste para cardíacos. Espero estar errado, mas, num time que Alexandre Oliveira é rei, bate falta, cobra escanteio, tiro de meta, lateral e o escambau, não se pode confiar. Resta torcer muito para que Sérgio China pelo menos não atrapalhe e faça o típico feijão com arroz, onde meia é meia, dois volantes são dois volantes e lateral é lateral.

Espero também que finalmente possamos ver em ação um time perto do titular, com as estréias dos sempre machucados Tamandaré, Roger e Gobatto, além de Marcelinho, recém-contratado. Quem sabe com um 4-4-2 com essas novas peças as coisas não melhorem um pouco?

Tenho certeza absoluta que teremos mais de 35.000 torcedores, o que na situação atual é um ato tão heróico como os mitológicos 12 trabalhos de Hércules. Há sim, já que falei tanto de mitologia, tem uma estória interessante também sobre um ser mitológico chamado Fênix. E, quem sabe em breve, já não estaremos escrevendo sobre certo poder de renascimento desse fantástico animal?

PS: Na última regeneração hepática do TC, surgiu uma pontinha de inveja entre os cronistas porque Diminhas-chefinho-lindinho-bonzinho me deu a camisa “fita azul” e não deu aos demais. Segue a explicação:

  1. Sou o mais bonito de todos os colunistas com sobrenome Valença;
  2. Artur não usa nada azul, apenas vermelho;
  3. Léo é lorde, para usar uma camisa precisa de autorização da família real;
  4. Bosco iria ganhar, mas achou que Gilberto era craque e só queria a camisa com o nome do infeliz gravado nas costas e com letras douradas, aí perdeu o direito;
  5. Paulo não ganhou, porque achou a camisa mais branca que azul, o que o classificou como daltônico, pois, mais azul que aquela camisa só um smurf;
  6. Geó não ganhou, porque fez uma aposta ou promessa que o impediu de usar o manto sagrado.

26 Comentários

  1. Hélio Mattos
    1

    Olha, está-se falando muito do claro ultimato dado por FBC ao técnico Sérgio China, que não deveria ter sido assim, de forma pública e etc e tal..

    Eu, de minha parte, achei corretíssima a postura do cara, pois ele pode até nem entender tanto assim de futebol mas, como o trator administrativo que inquestionavelmente é, sabe que uma empresa que se pretende alguma credibilidadae no mercado exige resultados após algum período de adaptação e ou experimentos.

    O fato é que nós, toda a Nação Tricolor, logo ápós a vergonhosa derrota para o glorioso sergipe (derrota esta vergonhosa mesmo), entramos num processo de depressão terrível, como já foi muito bem descrito por aqui mesmo, inclusive.
    E então? E agora o que é que poderia ser feito para restabelecer um pouco da nossa auto estima e reacender o desejo de encher novamente o Arruda neste sábado?

    FBC, penso eu, agiu com a maestria de sempre. Pode até não ter tido a costumeira elegância e discreção mas assegurou que teremos casa cheia e, em caso de derrota ou empate, que fique agora mesmo logo pública a solução encontrada para sair desta crise, sem choros nem velas.

  2. Dimas Lins
    2

    Hélio,

    Antes de mais nada, é o Santinha que está dando insônia? Pois eu também estou sem conseguir dormir e olha que é o meu primeira dia de férias… hehehe

    Mas indo direto ao ponto que você mencionou, entendo a atitude de FBC, mas acho que ele jogou para a torcida. Em primeiro lugar, porque não se dá um ultimato a um técnico de futebol em público, mas no privado. Em segundo, porque se de fato há uma falta de comando como dizem alguns, corre-se o risco dos jogadores perderem o jogo apenas para afastar o treinador. Assim, FBC pode ter deixado Sérgio China refém de atletas. E convenhamos, China não é o único responsável. Os jogadores também são.

    Com esse pronunciamento, FBC quer restabelecer a confiança do torcedor e levá-lo ao Arruda para apoiar o time e garantir condições financeiras de dar sustentação ao plantel. Entretanto, a confiança do torcedor não se restabelecerá com palavras, mas com atitudes dentro do campo. Achei também despropositado esse negócio de convocar a torcida para dobrar o público do clássico. Isso não cabe mais. A torcida não precisa provar mais nada, afinal já lotamos o Arruda numa estréia da Série D e invadimos Maceió e Aracaju para ver o Santinha jogar. Quem tem que provar alguma coisa ainda é o time, o técnico e os dirigentes. A situação que vivemos hoje – bato na mesma tecla desde que o clube contratou Sérgio China – é fruto de uma aposta muita alta na contratação de um técnico inexperiente para um clube que não se pode dar ao luxo de passar mais um ano na quarta divisão.

    Do ponto de vista positivo, ao menos FBC mostrou que não está alheio ao que pensa a torcida e pretende cortar o mau pela raíz, se for o caso. Tomara, em sendo o caso, que não seja tarde demais.

    Saudações corais,

    Dimas Lins

  3. Dos jogadores que estão no DM, apenas Tamandaré jogará – e mesmo assim, provavelmente, fará seu último jogo, pois deve se transferir para o Brasiliense… Gobatto e Roger ainda ficam de fora. Acho que será um jogo difícil também. Não será fácil. China resolveu mudar o esquema para o 3-5-2. Bom… Deixa pra lá, o negócio agora é esperar e torcer.
    O público, penso, não passará de 30 mil. O horário é bizarro. Sem contar que não poderei ir – e, com isso, não levarei minha caravana. Mas, na verdade, não acredito que não ganhemos o jogo, nem que seja de meio a zero..

    ps: Maneca, deixa dessa conversa mole de promessa que eu fiz…

  4. Pessoal o jogo é amanhã e vamos deixar de pessimismo.
    O assunto essa semana foi.. Chana…Chena e China… Chona e Chuna. PQP.
    Discussão besta.
    Eu Tô com Chana, ops… China.

    Vaimos … Grafite, Rivaldo… E Val Baiana( hjartilheiro da séire A ) .. acho que não era nascido mas tb ñ duvido termos pedido a cabeça de CArlos Alberto Silva, Evaristo Macedo, Abel.. etc… Deu no que deu…

    Vamos levantar a cabeça começar a tomar cachaça até amanhã na hora do jogo que a torcida amanhã será decisiva para a reação do grupo.

    Foda mesmo é tá longe de Recife e não poder ir ao jogo.. Mas ficarei ligado na Net. Quero a vitória. Amanhã é o aniversário do meu Pai e domingo é o meu. Repito quero a vitória como presente.

  5. Eheheheh! Muito bom, Maneca.
    Mas é um exagero dizer que eu tomo 15 litros de caldinho antes de cada jogo.
    No máximo meu consumo chega a uns 14,5 litros – quando estou indisposto.

    Concordo com editor-mor. Mesmo tendo jogado para a torcida, FBC mostrou que está atento ao que acontece no futebol – ao contrário do que muita gente gosta de propagar por aí.

  6. Bosquímano
    6

    Maneca, Gilberto é o novo Romário melhorado!

    Geó, vc fez a promessa aos gritos.

    De resto, eu concordo com o texto e com “Diminhas-chefinho-lindinho-bonzinho”. A propósito, Maneca, o puxa-saco mor sou eu!!!!!

  7. milton pereira
    7

    Eu não acredito nas peruas que certos “jornalistas” jogam no ar, como as do Silvério ! Quem quizer que emprenhe pelos ouvidos ou pelos olhos,pois vivo lendo ou ouvindo essas MENTIRAS cotidianamente. e agora essa de Tamandaré sais para o Brasiliense, foi demais! “Eles” estão dizendo que Tamandaré só joga sábado pelo Santa e depois pega as malas. E´sai assim, sem mais nem menos ? E se o Santa dificultar, pois o Tamandaré deve ter contrato assinado, talvez com cláusula de indenização. Não é mesmo ?

  8. Valeu Maneca, bela analogia, mas, com Prometeus,com Vicente
    ou sem Vicente e apesar de continuar com a barba de molho, o
    Santa ganhará amanhã e o Sérgio atravessará a ponte da ami-
    zade de volta pro Paraguai e seremos um novo fênix.Só para
    lembrar, Birigui é o técnico do Alto Araguaia, que também
    está disputando a série D, já tem uma certa rodagem e do meu
    ponto de vista é técnico ideal no momento para assumir o co-
    mando do Santa Cruz.
    Vamos subir Santa, vamos subir Santa!!!
    Saudações corais.

  9. Édson nesse momento Trocar China por Birigui é trocar 6 por meia dúzia.

    Se for pra sair que venha Givanildo.
    Bitencurt pode ser tb.

    Alguém já está sabendo que o jogo será transmitido pela TV Jornal p/ o Interior?

  10. Fábio Belmino
    10

    O texto é ótimo e o P.S mais ainda.

    Quanto ao entregador de camisas me recuso a comentar.

    Alguem tem notícias de insatisfeito?
    a ultima vez que o encontrei foi no amistoso contra o 12,5 de Campina Grande e não estava com uma cara boa, porém sua “pequena” pochete estava aparentemente ótima.

  11. Tibério,

    Soube do contrato com a TV Jornal ainda pela manhã, mas como estou de férias e fora de Recife, não pude informar em primeira mão. Ia informar antes divulgar antes do Blog do Torcedor, que é da própria TV Jornal. Ia ser engraçado dar o furo antes deles.

    Em todo o caso a notícia é boa. Boa também para quem mora fora ou está fora do Estado como eu, que poderei assistir, do jeito que der, pela internet.

    Saudações corais,

    Dimas Lins

  12. O problema de China é que são urubus que estão comendo seu fígado. Urubus são diferentes de águias, já disse o Editor-Mor. E não foi Zeus que os mandou, e sim os pequenos duendes amadores do Arruda.

    E não aceito camisa de smurf!

  13. Saiu um texto de Inácio e Gerrá, lá no BS, denunciando um caldeirão no Arruda. Jogadores querem derrubar China. Isso é grave. Precisa ser desmentido.

    Mas tenho certeza de um fato: quem acaba com caldeirão são os dirigentes do futebol e não o técnico. China, nesse caso, precisa do apoio da direção de futebol para afastar os jogadores da panelinha e do chinelinho.

    Nossos dirigentes precisam compreender o seguinte: o momento é delicado. Se existem jogadores canalhas, não dá para contemporizar e demitir o técnico. Na nossa atual situação, é preferível afastar os canalhas do que o prometeu do fígado de urubu.

  14. Tibério, respeito sua opinião e até aceitaria Givanildo,mas
    Bittencourt não, pois o mesmo quando assumiu o alvi-rosa de-
    tonou o Santa, inclusive eu comentei no blog do Fernando
    Santana que daria seis rodadas para ele cair,caiu com cinco
    além do mais, se analisarmos o currículo dele, veremos que
    ele foi rebaixado com três equipes, tipos assim, gentileza
    passar longe do arruda. Antes que esqueça, parabéns para
    Bacalhau, mais uma vez saiu em rede nacional divulgando seu
    amor ao Santa Cruz.
    Vamos subir Santa, vamos subir Santa!!!
    Saudações corais.

  15. Manequinha
    15

    Artur,

    Chega gelei quando li o artigo no BS. Cara, uns caras sensatos como Inácio e gerrá (esse eu conheço há muitos anos) não tornariam isso público se essa informação não tivesse pelo menos um mínimo de verdade.

    Estou ainda mais preocupado, e, agora, se em 10 minutos não tiver 1×0 pro Santa e algum jogador errar um passe de 5 metros, o mundo cairá no Arruda.

    Para meu consolo, não vejo corpo mole ou falta de raça no time, só vejo ruindade mesmo.

  16. Amigos do blog, na minha modesta opinião, o pessoal do BS
    estão prestando um desserviço a nação coral, com esta infor-
    mação divulgada agora a pouco, pô estamos a menos de 24 hs
    de um jogo de fundamental importancia para nós e solta uma
    notícia dessa, agora sim o caldeirão vai ferver. Concordo
    com você Manequinha, o que existe no elenco é muita ruinda-
    de, tanto do técnico quanto dos jogadores. Mesmo assim se-
    guirei bradando; vamos subir Santa!!!
    Saudações corais.

  17. Comentei por lá…
    Não acredito que haja complô. Acaso houvesse, não empataríamos aquele jogo com o Central. Não vi corpo mole no time, sinceramente. No Arruda vi acomodação de quem se acha superior, estratégia errada e péssimas substituições. Em Sergipe, novamente estratégia errada no primeiro tempo, com um segundo tempo em que merecíamos empatar. Aliás, empatamos, o juiz foi que anulou um gol legítimo…
    Amanhã ganharemos e acabaremos com esse clima de macartismo!

  18. Cláudio Guimarães
    18

    Estou sem dormir por causa de tudo isso O texto no Blog do Santinha e China, e Alexandre Oliveira e 4ª divisão e etc. Podem acreditar. Quem não quiser acreditar que… deixa pra lá!!

  19. tritritricolor
    19

    Apos ler o texto do blog do santinha, indignado, pergunto: O que esperar de uma torcida que ja vaiou o melhor jogador do mundo (Rivaldo)?

  20. Fabiano Pinheiro
    20

    Manequinha, Inácio sensato? A quanto tempo conheces o mesmo?

  21. Tiago Maranhão
    21

    A descrição de Geó não podia ser melhor: o clima é de macartismo mesmo. Ainda bem que a Inferno não resolveu assumir o papel de Schutzstaffel e promover o terror contra os supostos artífices do suposto complô contra o do Oriente.

    O que eu acho é que nosso time perde gols demais.

  22. Cláudio Guimarães
    22

    Marcatismo, incompetência, sofrimento, histeria, mazela, vergonha… enfim… Essa tem sido nossas vidas. E tome humilhação em nossas costas. Eu não tenho agora mais nada pra dizer.

  23. Andrezinho
    23

    Hoje os jogadores se preocuparam mais em derrubar “China” do que o próprio Sergipe!

    Putz!

  24. Marcos Costa
    24

    Na minha opnião, o Santa Cruz está fora da série D 2009.
    Não há mais saída, a situação é muito delicada e a única coisa que resta é acreditar em um milagre.
    A essa altura do campeonato, um novo treinador não resolve.
    São apenas dois jogos e não há mais tempo para dar uma cara a esse “time” de futebol.
    Sérgio China fez um estrago tremendo, mas isso já era esperado desde o início. Ele é um aprendiz inexperiente de treinador e nunca ganhou nada. Colocar uma pessoa com esse perfil a frente de um clube que precisa vencer em uma competição de tiro curta como a série D foi um erro fatal da presidência e diretoria. Erro esse que pôs todo o bom trabalho deles a perder.
    Sinceramente, não acredito mais.

  25. tritritricolor
    25

    Clone paraguaio da professia, apenas….NÓS TARDAMOS.

  26. Geraldo Tricolor da Iputinga
    26

    Ninguem dorme direito, ninguem raciocina direito, ninguem encontra palavras. Agora a busca por um salvador da pátria. Quem será, quem virá, o que fará?
    Tô ficando com a idéia fixa que para dirigir o Santa Cruz tem que ter um pouco de sadismo. Tem que saber fazer sofrer. Prá isso é só contratar um treinador que ninguém quer, permanecer com êle quando ninguém mais aceita.
    Depois da saída de Givanildo qual o treinador que foi contratado e ficou com a aprovação da torcida? O Bitencourt pela forma como veio poderia até ser substituido que ninguem reclamaria. Mas foi pelo menos o de melhor nível. E aí dissemos: agora vai, afinal vamos preparar um time forte que vai arrazar na série D. Para decepção nossa a diretoria resolveu mudar o rumo e além de enfraquecer o time, avacalhou de uma vez o comando. Resolveu contratar um aprendiz, mesmo com as experiencias do passado: Ricardo e Zé. Agora já temos na história três, e que fique por aí, senão acabaremos formando um time.
    Pensando bem, qual o realmente treinador que vimos no comando do time nêsses últimos 10 anos, exceto Givanildo?
    Que frustação inimaginável e que não deixa ninguem dormir. Será que estamos na 5ª? Se sairmos agora vamos ter novamente que lutar pra nos classificarmos para a 4ª. É demais para os meus nervos.

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *