O Santa e o time mais odiado do Brasil

Arte: Dimas Lins

Trabalho numa empresa que divide meu mês em dois: passo 10 dias no Rio de Janeiro e 20 dias aqui na terrinha. Acabei me acostumando com essa vida de trecho, mas, 2 coisas eu não me acostumo, perder jogos do Santa nos domingos que viajo e o tal do avião. Morro de medo de avião. Acho que hoje em dia, só tenho mais medo de bola cruzada na área do Santa Cruz do que de voar. Apenas para esclarecer antes que pensem que torço pela Barbie com essa frescurinha de medo de avião, vou explicar: Quando estou num avião, estou perto de Deus, ele pode querer me levar, porém, por outro lado, estou longe do diabo, que pode querer me trazer, assim, se um dos dois sentir saudades de mim, eu me lasco todo!

Pois bem, quando se voa com frequência, você acumula inúmeras histórias e estórias para contar em mesa de bar. Vai de foto com gente famosa até risco de morte por um acidente que quase acontece. Enfim, domingo 26, na ressaca pós-goleada, aconteceu um causo digno de registro, fiz um evangélico beber cerveja por causa do Santa Cruz.

Tudo começou com uma ida normal ao aeroporto num domingo de manhã. Minha esposa foi ao aeroporto me levar e às 09:00 eu já estava com um pote de 700ml de chopp na mão. Geralmente, minha esposa fica arretada quando bebo muito, mas, como ela sabe que tenho esse medo de avião e só viajo no mínimo bicado, compreende e não reclama. Embarquei no meu voo que, por motivos óbvios, era da TAM, que serve cerveja. Cadeira 4C, corredor pra facilitar a mijada quando a hora chegasse. Avião decola e eu ansioso para o serviço de bordo começar a servir minha cervejinha. Nessa hora, leio revistas, vejo vídeos e principalmente observo as pessoas próximas para ver com quem posso puxar assunto. Observei a cadeira 4D, corredor junto a minha. Lá estava um senhor grisalho com um livro na mão, cujo titulo eu não conseguia ver. Estava vestido de mangas longas e calça social num domingo de manhã, daí, logo concluí: deve ser crente e vai ficar puto quando eu começar a entornar minhas Heineken.

Começa o serviço de bordo. Peço logo a primeira cerveja e desprezo as torradas com queijo de sempre. Abro meu jornal e começo a ler pelo jogo do Santa, é claro. Leio o primeiro caderno e o coloco na cadeira ao lado. Uns 5 minutos depois, o senhor da 4D, o tal do crente que iria achar um absurdo o nível de álcool que seria por mim ingerido a 33 mil pés, se dirige a mim perguntando:

– O Sr. Poderia me emprestar o jornal?

– Claro.

Entrego o caderno já lido e o senhor abre e folheia o caderno rapidamente como quem procura algo. Achei estranho e ignorei, mas, em instantes, veio um largo sorriso e umas palavras:

– Poxa, 6X1. Agora acho que vai!

Imediatamente me virei pro senhor do 4D e perguntei:

– O senhor é Tricolor?

– Graças a Deus, desde pequeno. Nunca me imaginei torcendo por outro time.

Estava feita uma grande conversa. Este senhor é pernambucano de Caruaru, mora no Rio há 10 anos e só não tinha ido ao jogo no sábado porque era casamento de alguém da família no mesmo horário. Entre discussões de 4-4-2, 4-3-3, Chicão, Wesley, Zé Teodoro, veio um diálogo extremamente interessante que foi mais ou menos assim:

– Manoel, você que vem muito ao Rio, já escutou nos bares daqui a piada do time mais odiado do Brasil?

– Nunca ouvi. Não vou a bares no Rio pra ver jogo de futebol.

– Sabe qual é o time mais odiado do Brasil?

– Não tenho ideia. Seria o Flamengo?

– O time mais odiado do Brasil é a coisa!

Dei uma risada pensando que era mais uma piada pronta, mas o camarada veio com uma sequencia absurda de argumentos.

– Por quê?

– Qual a maior torcida do Brasil em quantidade?

– Deve ser Flamengo – respondi

– Exato. Então a maior quantidade de gente que torce por um time no país odeia a coisa por causa de 87. Qual a segunda maior torcida?

– Corinthians.

– Exato. A segunda maior quantidade de gente que torce por um time de futebol no país odeia a coisa pelo roubo na Copa do Brasil de 2008.  Qual o clube de maior média de público dos últimos anos do Brasil?

– Claro que o Santinha!

– Exato. A maior quantidade de gente que vai a campo torcer por um time no país odeia a coisa. Assim, pelas minhas contas, por baixo, uns 60 milhões de torcedores no Brasil odeiam a coisa.

Fiquei maravilhado com aquilo. Fiquei tão maravilhado que não percebi que ele estava com uma lata de cerveja na mesinha da cadeira dele intacta. Já com a intimidade de um amigo de infância, perguntei:

– O senhor não vai beber essa porra, não?

– Manoel, eu não bebo há 20 anos. Desde que me converti, quando casei, não bebo. Peguei pra você que ta bebendo um bocado, porque sei que daqui a pouco as aeromoças dirão a você que a cerveja acabou sem ter na verdade acabado. Fazem isso com medo que você embriagado, se altere no voo. Agora eu peço uma e você pede outra, assim, não criarão nenhuma implicância com você.

Que crente gente boa do caralho! Comecei a beber sem medo de acabar. Continuamos vários assuntos sobre o passado, presente e futuro do Santa. Falei sobre a Série C, já que o coitado tava acompanhando de longe apenas . Acompanhar Série C é foda, isola o Santa dos milhões de tricolores espalhados pelo Brasil, já que na série B, pelo menos TODOS os jogos são televisionados. Enfim, resumindo, falei:

_ Acho que agora vai. Ganhamos bem do Águia de Marabá. Zé Teodoro não inventou. Volante foi volante. Meia foi meia, Atacante foi atacante, Lateral foi lateral. Isso fez a diferença. Além disso, os reforços começam a se entrosar, a torcida a confiar e Tiago Cardoso está perto de voltar.

– Fale mais. Aqui fico na agonia e só sei os resultados!

_ Próximo jogo com o Salgueiro, depois o vice-lanterna. Tabela pra fazer mais 6 pontos seguidos, restando assim 3 jogos no Arruda, se ganhar, estamos classificados.

Daí, comecei a fazer projeções, escalações, lista de dispensas, e tudo mais que um torcedor fala. Falei de Dênis Marques. Falei de Maisena. Falei mal de Fred. Falei do Torcedor Coral, e passei uns 10 minutos falando e ele olhando. Depois de ficar com o bico seco de tanto falar decido pegar a cerveja na mesa dele e acho um copo pela metade. O Crente estava bebendo.

– O senhor não disse que não bebia? Não estou reclamando, beba à vontade. Não é pecado.

– Não aguentei, Manoel. Você falou tão entusiasmado dessa nova fase que bebi sem sentir. Quero o Santa na Série A, de onde nunca deveria ter saído. Mas é só um copo, viu?

Continuamos a conversa até chegar ao Rio.

Na verdade, infelizmente, o clima da vitória sobre o fraquíssimo Águia de Marabá não continuou, mas espero a classificação sem muito sofrimento. Com o plantel que temos, acho que, mesmo com erros de Zé Teodoro, dá pra subir. E se ele decidir acertar, aí fica bem mais fácil. Acredito que o Fortaleza não conseguiremos alcançar, mas o Luverdense morrerá na praia, afinal, tem Santa e Fortaleza fora de casa. Seremos segundo do grupo.

Um grande abraço a todos e principalmente ao senhor da 4D, que, prometi que iria escrever um texto ao blog em sua homenagem. Ele está lendo certamente, e, pediu pra que não colocasse seu nome, devido ao pecaminoso copo tomado num voo da TAM.

Nota do autor:

Apenas por curiosidade, lembram do livro, cujo título eu não conseguia ver? Chama-se Santa Cruz Retrospecto: 1980 a 1999.

 

99 Comentários

  1. santana moura
    1

    Valença que encontro incrível foi este? Tão improvável quanto o time do Santa somos nós, seus torcedores, por ele até quebramos regras e valores que abraçamos. Eu já me peguei várias vezes desejando mal para certos adversários que nos fazem mal, também. Eu sou cristã, mas em algumas situações eu invoco a Lei do Talião(é isso?)”olho por olho, dente por dente”.

  2. Nobre Valença.

    Acho que o crente bebeu, foi pq vc falou em Chicão, Wesley e ZT, o caba arretou-se e, pra não ser mal educado contigo, não falar palavrões no avião, tomou a cerva pra relaxar.

    hehehe. Gostei do texto.

    Ô LAPA !!!

    • Manoel Valença
      2.1

      O Maiela! pode ser sim. Eu sei que bebi por isso mesmo! Alias, bebi por qualquer motivo mesmo!!!

  3. Fábio Lucas
    3

    Ótimo texto.

    Só o Santinha pra fazer esse tipo de situação.

  4. Fábio Lucas
    4

    Dênis Marques mais uma vez “liberado” do primeiro treino da semana.

    DM9 é craque, mas ninguém deve ter regalias. Ainda mais ele, que está precisando treinar mais do que os outros.

    DM vem recebendo seguidas “folgas” pra “resolver problemas particulares”.

    Podem notar: Toda semana ele é “liberado” do primeiro treino da semana.

  5. Crônica formidável!

    • Manoel Valença
      5.1

      Grande Artur. Obrigado amigo, mas, a história foi apenas descrita!

  6. Murilo Lins
    6

    Grande Maneca,

    Muito bom o texto! Descontraído como o momento pelo qual o Santa Cruz passa exige para equilibrar os ânimos.

    Precisamos voltar a tomar umas.

    Um abraço.

    • Manoel Valença
      6.1

      Grande Murilão. Quanto tempo hein?

      Temos a obrigação de beber nesse fim de semana de futebol da China!

      Te ligo

  7. Arnildo Ananias de Oliveira
    7

    MANOEL VALENÇA,

    v. encontra torcedores do SCFC até em Bangladesh, Mumbai ou Calcutá! Nos anos 70 atravessei de ferry boat, a baia de Todos os Santos, pra ilha de Itaparica numa época q sequer os baianos cogitavam do H. Mediterranée.

    Resolvi sair por aquelas brenhas pra região de Ilhéus e Itabuna e ñ é q me deparo com um cortador de coco, naquele fim de mundo, exercendo seu ofício, com o nosso Manto Sagrado, análogo ao do SPFC!

    O cara estava há anos isolado por aquelas bancas, nunca época sem internet e de precários meios de comunicações, e quis saber tudo, em poucos minutos, a respeito do nosso Santinha. Graças a Deus, como vivíamos a época mais áurea de nossa História (início dos anos 70) enriqueci o nômade de formidáveis notícias e o deixei numa extrema felicidade, com sorrisos incontidos.

    É isso aí.

    SAUDASANTA

  8. Fábio Lucas
    8

    Transamérica confirma:

    Salários dos funcionários estão com 3 meses de atraso.

    Salários dos jogadores está indo pro segundo mês.

    Mas, é uma ótima administração. Sempre com responsabilidade financeira.

    Aumentaram o salário de todo mundo e incharam a folha. Agora, não estão conseguindo pagar. Coisa de amador!

  9. Fábio Lucas
    9

    Ontem, o Santa Cruz não atrasada 1 minutos os salários. Hoje, é regra o atraso.

    Que o Presidente continue aceitando os caprichos de Sandro. Vai muito longe assim!

    Como diria Zé Teodoro, “estamos no caminho certo”.

  10. Excelente crônica.

    Tão boa que me imaginei no meio da conversa, e bebendo umas geladas, é claro.

    Se a TAM começar a servir caldinho e aumentar o número de tricolores a bordo,penso que viajarei toda semana.

    • Manoel Valença
      10.1

      Grande Ducaldo. Quem sabe na primeira classe, quando formos rumo a Tóquio na decisão do mundial após ganhar a libertadores 2014?

      Caldinho de bacalhau de preferencia!

  11. Leandro Rodrigues
    11

    Meu amigo, essa história de salários atrasados de novo? Não tem jogador que se doe 100% sem o $$$ no bolso.

    Isso é muito perigoso na reta final do campeonato.

    Algum prognóstico de quando vai se pagar ao menos?

    Alguém sabe dizer?

    Saudações Corais.

  12. rubemjunior
    12

    Muito bom o artigo.
    Parabéns. Só o Santa Cruz para unir todas as raças e crenças.

  13. o autor diz que o Luverdense vai morrer na praia pq tem santa cruz e fortaleza como adversários. esquece q esse luverdense pega o treze, o guarany de sobral e salgueiro em casa. e ainda pega dois pato-morto fora de casa: águia e icasa. e que tem nada mais nada menos do que 8 pontos na frente do terceiro e quarto colocados, Santa Cruz e Paysandu.
    basta o luverdense fazer mais 9 pontos q se garante entre os 4.
    deve ter sido a cerveja na altitude.

    • rubemjunior
      13.1

      Só se combinar com os outros clubes, aí sim terminaremos em segundo ou primeiro.

  14. Bonito post, parabéns. Quanto ao nosso Santa Cruz espero que jogue bem e vença a próxima partida. Vamos ao Arruda ajudar o Mais Querido a conseguir mais uma vitória.

  15. rubemjunior
    15

    Já estou vendo a escalação do Santa quando for jogar contra o Corre Campo em CGR.
    Zé Cinto fergson de castidade, vai armar uma retranca, só porque o 12-1 meteu quatro no Salgueiro.
    E a vitória fora de casa vai ficar para 2013.

  16. TRICOLAÇO
    16

    Eu prefiro um time sem DM-9, sem ZT, sem Tiago Cardoso, sem ALN, até sem títulos, mas com os salários em dias.

    • sem títulos quro não. Se eles estão sem receber salários qu é direito desls(apesas de uns nem memsmo merecer tanto que ganham) cabe a eles acessarem a via judicial como tantos já fazem.

      O flamerda é o time que mais deve no país mas tem uma toricda gigante e constantemente conquista títulos.

      E falam por lá que o mês de lá dura 75 dias!

  17. TRICOLAÇO
    17

    Ah sim, até na uuuuuuuuuuuuuultima divisão, mas com os salários em dias.

  18. TRICOLAÇO
    18

    Essa porra de atrasar salários é o fim da picada.

  19. TRICOLAÇO
    19

    Vai ser incompetente assim na casa do car@&##

  20. rubemjunior
    20

    ZFTCC = Zé Fergson Teodoro Cinto de Castidade.

  21. rubemjunior
    21

    Enquanto isso, Dado Cavalcanti o treinador fraco que muitos falam, está voando na série C.

    Antes que falem de mim, não queria Dado Cavalcanti no Santa Cruz.

    http://www.futebolinterior.com.br/campeonato/brasileiro-serie_c-2012/235032+Luverdense_2_x_2_Paysandu_-_Lider_da_Serie_C_cede_empate_no_final

  22. rubemjunior
    22

    Vejam o que um jogador rápido e de qualidade faz a diferença.

  23. o Santa pega o Salgueiro no arruda, o treze pega o icasa na PB. depois santa e treze se enfrentam lá na PB. caso os dois vençam e se o santa levar uma lapada do treze, eles o 13 empatam com a gente. depois jogamos com o paysandu lá em belém e o treze contra o cuiabá em MT.

    quem pensar que vai ser fácil, pode tirar o cavalo da chuva.

  24. Eduardo Ramos
    24

    Não sabemos o que acontece nas entranhas administrativas do Santa Cruz. Não sabemos nem quantos são os sócios adimplentes. Não sabemos absolutamente nada sobre as receitas e despesas da Comissão Patrimonial.
    Só sabemos que somos os “patrocinadores”.
    Não conheço o prof. Joaquim Bezerra mas a sua saida tem gerado ruidos na gestão financeira do Santa Cruz. Ao menos, é o que transparece.

    • Fábio Lucas
      24.1

      Tirou o Joaquim Bezerra justamente porque não aceitava, de forma nenhuma, os caprichos de Sandro.

      Economista que é, Joaquim sabia que ia acontecer exatamente isso: Não iam conseguir pagar os salários.

      Ele não admitia o atraso de salários dos funcionários. Não admitia que o dinheiro inteiro fosse gasto com o Futebol. Diminuía os gastos do futebol pra poder deixar os funcionários em dia. Isso gerou vários conflitos com o pessoal do futebol. Inclusive, é óbvio, com Sandro, que é quem manda e desmanda dentro do Santa Cruz.

      Mas o Presidente, pra aceitar caprichos de Sandro, simplesmente afastou Joaquim das suas funções e colocou um “pau-mandado” no Financeiro.

      O resultado está aí: Salários atrasando toda hora. Agora, o mês tem 60 dias no Arruda.

      Isso tudo me lembra gestões terríveis, que já passaram no Arruda.

      Que o Presidente continue aceitando os caprichos de Sandro, “amigão dos boleiros”.

  25. Eduardo Ramos
    25

    Sobre o time que até agora tem tido um desempenho pra lá de sofrível, se não é falta de dedicação, é falta de qualidade.
    Se é falta de qualidade, que mudanças sejam implementadas.
    Começo pela defesa: o zagueiro mais limitado é titular absoluto. No meio de campo, o fraco desempenho tem nomes, e todos sabem disso. Por que não muda? Por que não contrata?
    Uma pergunta que não tem resposta: Natan voltará a jogar futebol?

    • Roberto Gomes
      25.1

      Preciso os seus comentários (24/25) companheiro Eduardo. Acrescento colocando uma dúvida: será que a canditatura de ALN para vereador e a inclusão de seu cunhado Major Bione e o novo administrativo Marcos Soares que já foi ex-preparador fisico e conhecido da velha guarda não influenciou nesse caos financeiro-administrativo ?

  26. rsrsrsrsrsrsr

    minha gente parem de brigar!! esse ano já era acabouuuu esse time não vai pra a´serie B nem que a cobra berre!! Meu Jesus ajuda esse povo que sonha demais. mais o mais importante vem ai eita o PERNAMBUCANOOOO eita vai ser tri né?? que se dane esse pernambucano quero subir, e ser campeão do nordeste!!

    abraços fuiii

    • rubemjunior
      27.1

      Mosca,

      Essa a forma mais categórica de torcer dissimuladamente, ou seja, se nos classificarmos sei que é o seu desejo, vai morrer de felicidades, se por acaso, der errado, você já tinha dado seu recado.

      Não me iludo com esse time, nem com as conversas do zé cinto de castidade, mas no fim do brejo, ainda mesmo assim, sinto que ainda tem jeito de salvar a vaca.

  27. Começaram as eleições e a gestão de ALN mostrou o quanto é obscura. A velha aposta: se subir ninguém vai querer saber de prestação de contas, se não vão passar na nossa cara o bi campeonato. É como se o Bi e o acesso fossem um presente para a torcida. Não é reconhecida nem tampouco permitida nossa participação senão para pagar mensalidades e comprar ingresso. Lembro que pagamos caro o acesso pra serie A em 2005.

  28. rubemjunior
    29

    Tem gente aqui que pensa que só ter garra e força resolve nosso problema. Se uma equipe não tiver um minimo de qualidade, alem de esquema tático, e padrão de jogo definido, alem de um treinador que tenha coragem e sabedoria, nenhum time consegue seus objetivos.

    Ainda bem que a sorte tem nos acompanhado durante essa estadia de dois anos do ZFTCC a frente do Santa Cruz.

  29. O time que subiu naquela serie B dificilima em 1999 não tinha o minimo de qualidade era 99% na raça e 1% de sorte como foi naquele jogo contra o são caetano,deu certo a torcida carregou aquele time no colo…meu vey adianta falar mais não..o time é esse, o treinador é esse,so resta agora apoiar os caras e lotar o Arruda.desse jeito eu acredito no acesso!

    • rubemjunior
      30.1

      Veja a diferença dos times que enfrentramos em 1999, em relação aos times que estamos enfrentando atualmente. O São Caetano por exemplo, para vencê-los precisava mais que raça e garra, tinhamos alguma coisa no balaio, ao menos não tinhamos chutões para onde a venta aponta.

    • Celso Henrique
      30.2

      Acho que é mesmo por aí.

    • Naquele 1999 foi cagada em cima de cagada, tihamos um goleiro que nem merece ser citado o nome em estado de graça, Tinho bom atras e firme nos chutes e Valdomiro lá na frente fazendo umas gracinhas. O resto era um Deus nos acuda só…

      Quem não lembra daquele jogo se não me engano contra o Goias no quadrangular final que era infinitamente superior a nós e no jogo do Arruda vencemos por 2×1 de virada com dois gols de penalti que nosso lateral Arlei chutou a bola na mão do zaguero deles e conquistamos aquela vitória.

      Por pior que estejamos hoje ainda acho o time atual um pouco aciana qualidade. Mas o de 1999 tinah muito mais raça, gana de vencer não ficava só na bunda na parede não.

    • rubemjunior
      30.4

      Luis,

      Alem da simpatia do Nereu Pinheiro que conquistou a torcida com sua humildade.
      Diferente desse entregador de coletes que fala que o time vai crescer na hora certa. Estou a espera dessa hora faz é tempo.

  30. Foda é esse zagueiro retardado festejando o tempo q vai ter pra se preparar. Esse cara tem pegar banco, toda vez faz merda. O cara joga uma e passa a semana treinando, tá no segundo turno e vem falar uma merda dessas.

  31. Geraldo Mesquita
    32

    O clima azedou. Tanta política e tanto pessimismo são motivos bons para passar um tempo sem ler nada. Vou ficar refletindo com meus botões e esperando a hora do próximo jogo.

  32. Arnildo Ananias de Oliveira
    34

    ANDRÉ,

    v. já notou q ao longo DE TODA A SEMANA preparatória (?!) pra o próximo jg só quem fala são os MESMOS PERRONHAS DE SEMPRE q deviam estar era CALADOS e no banco?

    O WESLEY então é o q mais se pronuncia, seguido de perto por esse zagueiro. Só pode ser “sacanagem” proposital dessa imprensa comprometida embora os sites oficiais e semi-oficiais do Clube tb se portem DA MESMA MANEIRA. Será q os demais SÃO PROIBIDOS DE FALAR?

    É o q penso.

    Q TODOS OS DEUSES DO OLIMPO NOS AJUDEM.

    SAUDASANTA

    • Arnildo,

      Provavelmente estarei em Natal no jogo contra o Salgueiro, em compensação devo ir a Campina Grande. Vou ter o prazer de encontrar o amigo lá?

    • Verdade. A situação é tensa. Não podemos perder um ponto sequer em casa, ao mesmo tempo temos nosso pior zagueiro como titular. Só me resta ir a campo torcer e dá uma reclamadinha pq não sou de ferro.

  33. rubemjunior
    35

    Não era para o ZFTCC ter marcado um amistoso para dar ritmo de jogo ao grupo ? Hoje é Quinta feira é nada de amistosos.

  34. Fábio Lucas
    36

    Santa Cruz vai treinar, hoje à tarde, no CT do Boileão. Que vergonha!

  35. Vergonha é pouco,isso pra mim é uma humilhação!porque não botou esses caras pra treinar no ademir cunha?

  36. Fábio Lucas
    38

    Não vou comentar mais nada sobre essa PALHAÇADA, que foi pedir arrego ao Boi. Já não gosto quando pedem da Barbie, imagine do Boi?

    Vários e vários campos pra treinamento nesse Recife e o cara pede do maior rival? Deixa pra lá. Vão dizer que eu pego demais no pé dessa gestão…

    -x-

    Time no coletivo:

    Fred
    Maisena
    William Alves
    Edson Borges
    Tiago Costa;
    Memo
    Sandro Manoel
    Leandro Oliveira
    Renatinho;
    Paulista
    DM9.

    Quem quer apostar que quando Wesley se recuperar será colocado de titular? 🙂

    • Fábio,

      Pelo que soube teve participação direta do presidente da FPF nessa escolha. Só Deus sabe qual será a retribuição depois…..

  37. Arnildo Ananias de Oliveira
    39

    COBRÃO,

    com certeza estarei lá, com o meu filho q agora está trabalhando no NE. Entretanto, apesar de ñ ter sido eu q andei esculhambando aqui com o time de CG, acho q vai sobrar represálias pra nós por aquelas bandas (apesar da TOIC ser uma torcida parceira deles). Tomara q ñ.

    Mas, um de cada vez. Agora, o importante E FUNDAMENTAL é vencermos 5ª f próx (como tá longe!) pois ainda ñ vencemos esse time no Nacional (série D e C).

    Poderemos chegar lá. Eu acredito. Mas poderia ser mui menos sofrido. Ñ tenho dúvidas q se nos classificarmos, será na base do “forceps”.

    É isso aí.

    SAUDASANTA

  38. Arnildo Ananias de Oliveira
    40

    EM TEMPO:

    o EDUARDO RAMOS q me perdoe, mas tb discordo de ir treinar naquele boiolão. Infelizmente, os tempos são outros.

    SAUDASANTA

    • Eduardo Ramos
      40.1

      Arnildo, e vai treinar no Ademir Cunha?! Na praia?, No campinho do Quartel do Derby?

      Vergonha é não termos um CT.

      Não adianta comer mortadela, e querer arrotar caviar.

      Respeito a opinião de quem é contra mas, esse tipo de orgulho, até 1969, não existia. Não tínhamos nem campo de futebol oficial.

      O que preocupa não é sevai treinar no CT das barbies ou da Coisa. O que me preocupa é William, Tiago Costa, Paulista

  39. Eduardo Ramos
    41

    Complementando:
    …e outros, no time titular. Isso sim, me preocupa.

    Grandeabraço!

  40. TRICOLAÇO
    42

    Não pagar salários à funcionários é bater na própria mãe, e ser amaldiçoado no futebol. Isso é pecado capital. Assim não dá! Salve Joaquim Bezerra! Quantas vezes vamos ver esse filme? Conhecemos bem seu final. SAUDASANTA!

  41. Arnildo Ananias de Oliveira
    43

    Eduardo Ramos,

    até 1969, ñ havia esse “abismo” financeiro provocado pela tríade d omal: C13 – Rede Plim-Plim – CBF. É mui perigoso estarmos ali, dando ares aos azares, mormente na situação delicada q vive a coisa no momento e sabedor do “olho grande” q esses caras, HISTÓRICA e TRADICIONALMENTE, sempre tiveram em cima de nossos melhores jogadores.

    Aquela “época romântica”, qdo sequer havia separação de torcida, infelizmente passou. E esses burro-negros podem ñ ser hj nossos INIMIGOS PÚBLICOS Nº 1, mas tb ñ são nossos meros adversários pois, se assim o fossem, ñ teriam obstaculado nossa entrada nesse banquete.

    Brinquei muitos carnavais nas tradicionais manhãs de sol daquela coisa com minha irmã e os outros dois irmãos do grupo dos quatro mais velhos (dado q depois de 5 anos vieram mais cinco, tb um a cada ano).

    Meu pai ìa nos apanhar e nós é q o trazíamos pra casa, cheio do mel, talco e serpentina e aquele odor da lança perfume Rod’ouro. O “pau só quebrava” quando o pessoal do Remo da barbies, devidamente paramentados, apareciam por lá pra provocar. Meu pai, inclusive, era muito querido pelos colegas burro-pretos. Hj ñ passo nem pela calçada deles.

    Entretanto, se hj há essa intolerância pode ter certeza q partiu muito mais deles de q de nós. Ainda um dia desses uma porra dum motorista terceirizado com o qual tive o desbrazer de viajar a serviço veio me dizer q o Santa Cruz era um time de 4 P'(s): putas, pobres, polícia e pretos.

    Agora vê bem: estava na Secretária de Educação cujo titular era um ex-reitor da Univ. Federal e grande tricolor santacruzense. Tivesse levado isso ao Secretário, talvez esse pulha fosse sumariamente demitido. Preferi fazer ñ ter ouvido bem o q ele disse pra evitar uma atitude mais radical.

    Agora, essa soberba deles ñ é de hj. Desde qdo me entendo por gente esse povo já era arrogante.

    É isso aí. É o q penso.

    SAUDASANTA

  42. Celso Henrique
    44

    Acho desnecessário ficarmos aqui APENAS criticando tudo, digo tudo que é feito no Santa Cruz. Sabemos e devemos enfrentar essa crise ( isto é série C ) para na série B pensarmos na série A. Por isso digo que o momento é de apoio total ao clube e ao time, com ALN, ZT, Sandro e quem mais seja. Pagarmos as mensalidades e irmos ao Arruda é nossa obrigação pois, só assim, poderemos sair dessa. Na série B poderemos e deveremos montar estratégias de cobrar mais atitudes de todos. Desta forma, acho que SÓ NOS RESTA APOIAR. E eu apoio sim.

    • Carlos,

      Concordo com você, em parte. Acho que o apoio da torcida é fundamental. Mas nesse tempo de queda, você há de concordar que a única coisa no Santa Cruz que não merecia crítica é a torcida. Pelo contrário, é justamente a torcida que eleva esse clube literalmente aos quatro cantos do mundo.

      Apoiar é preciso. E a torcida apoia. Sei que tem gente lá de dentro do Arruda culpando até a torcida pelo não comparecimento em peso aos jogos. Certamente acham que cada jogo da série C o público seria de 40 mil pra cima, uma ilusão. Ilusão também de nossa parte achar que o Santa Cruz iria atropelar na série C e que estamos vendo é um time penando no G4 e a cada rodada rezando e secando os adversários.

      Acho que todos aqui apoiam o Santa Cruz, evidentemente, uns mais críticos do que os outros. O problema do Santa definitivamente não está na torcida e muitos menos nos críticos ao rendimento do time. A torcida faz a parte dela, já o time….

    • Escrevi Carlos ao invés de Celso. Desculpe-me a falha.

  43. Gleibson Diniz
    45

    vai tomar no cu sport

  44. Eduardo Ramos
    46

    Pelo visto, Tiago Cardoso, Anderson Pedra e Natan, talvez em 2013.

    Ainda vou insistir, se é que algum, ou alguns dirigentes, leia(m) as manifestações da Torcida nas redes sociais:
    1. Tentem contratar o goleiro Camilo, atualmente na reserva do ABC;
    2. Dêem oportunidades aos jovens alores dosub-20;
    3. Acrescento à minha ladainha: tragam Léo de volta, pois está sem oportunidade numa equipe pré-rebaixada da série B.

    Pois é, Cobrão, se ouvissem à Torcida (o povo pensa!), certamente o Templo Sagrado receberia mais de 30.000 tricolores por jogo. Ainda assim, esmo comessa campanha mediocre, somos mais de 23.000 tricolores em cada partida no Arruda.

    • Gleibson Diniz
      46.1

      Eduardo acho que a principal contratação seria o retorno de Léo.

  45. Fábio Lucas
    47

    Eu preferia ver o Santa treinando na rua do que treinando no CT da Coisa. Absurdo!

    Vergonha extrema. Humilhação.

    Ainda bem que esse fato não foi tão divulgado. Não quero sofrer ‘bullying’ dos meus amigos burro-negros.

    • Fábio Lucas
      47.1

      Eu queria ver se um dia o Grêmio precisasse de campo pra treinar fosse pedir ao Internacional.

      Esse tipo de coisa só acontece aqui. Palhaçada, rapaz!

    • Eduardo Ramos
      47.2

      Fãbio, deixaa emoção de ado,e ensa com a razão. Até 1969, o “campo” do Santat Cruz era a a ilha e/ou os aflitos.

      Vergonha é não termos até hoje, um CT.

  46. Fábio Lucas
    48

    A imprensa Pernambucana é uma vergonha.

    Magrão foi eleito o pior jogador da rodada e ainda teve escolhido o frangaço como o maior da rodada.

    Obviamente, a imprensa não deu 1 décimo da ênfase que dá às defesas de Magrão. Defesas muitíssimas vezes fáceis.

    Defesas normais, quando é Magrão, é exaltada como um milagre. E quando ele falha, ninguém fala nada.

  47. Só espero que nosso próximo adversário Salgueiro não aproveite esse tempo longo de preparação e por ter vindo de uma goleada de 4×0 por treze não invetem de mudar treinador e nem fazer uma mudança radical de jogadores. Porque normalmente aocntece isso do adversário mal na clasificação geralmente estrear novo treiandor e novos jogadores ocntra o Santa e geralmente o Santa se dá mal com isso.

    Espero que se for pro salgueiro mandar o burronego do neco embora e dispense um monte de jogadores que seja depois de nossa vitória de preferencia de goleada!!

    E Eu tava vendo a nossa tabela, estamos numa situação ainda delicada pra se classificar. Pelo fato de não conseguirmos até agora vencer fora de casa, só lembrando que nossa última partida na primera fase é fora de casa, Deus queira que já estejamos indo pra última rodada com a classicação assegurada no mínimo em quarto e pior que os dois jogos antes da última rodada serão no Arruda contra Fortaleza e Luverdense ambos possivelmente querendo garantir a liderança pra pegar adversários mais fracos na fase seguinte.

  48. Fábio Lucas
    51

    Menos de 10 mil ingressos vendidos para o joguinho da selecinha.

    O desespero da CBF e da FPF está grande com iminente fracasso de público.

    Quem for cadastrado no Todos com a Nota terá direito a 50%(!) de desconto na compra dos ingressos. Quem for sócio de um dos três grandes, também terá direito à 50% de desconto.

    Conseguir ingressos para esse jogo está mais fácil do que tirar doce da boca de criança. Eu mesmo consegui 5, de graça. Vendi. Não quero prestigiar essa verdadeira bosta nem de graça.

    Estou com pena de quem comprou ingresso pelo preço integral.

  49. Elvimário Araujo Júnior
    52

    Fim de jogo em Belém, Paysandu 1×1 Guarany de Sobral, com o Guarany empatando o jogo aos 42 minutos do segundo tempo.
    Com Givanildo no comando técnico é o quarto empate seguido do Paysandu.
    Bom resultado para o Santa.

  50. Arnildo Ananias de Oliveira
    53

    PAYSANDU 1 X 1 GUARANY.

    Só assisti à partir dos 12 minutos do 2º tempo. Nesse tempo, só vi um único time em campo: o Guarany. E como se perde um gol daqueles (q seria o da virada) aos 48 do do 2º tempo!

    SAUDASANTA

  51. rubemjunior
    54

    Nosso problema maior está no banco de reservas.

  52. Luiz Ernane
    55

    Nosso problema maior é a síndrome do Peru. Quando falaram que empatamos com o Lanterna, era a mais pura mentira, pois era outro time com outras motivações.

    Eles empataram fora com um time do G4.

    E olha que não ganhamos deles por falta de pontaria.

    Santa Cruz – rumo à série B.

    • rubemjunior
      55.1

      Vamos olhar para nossa cozinha que faz tempo que não faz um bom feijão com arroz fora de casa.

    • Eduardo Ramos
      55.2

      Luiz Ernane, abre teus olhos e para de fantasiar. Empatamos com o pior time da série C. O que vicê inventar, aí sim, é tudo, menos a VERDADE.

      Não se considere nem mais nem menos Trioloror acreditr numa mentira.

      Não é dessa forma que você contribui para o bem o Santa cruz. Esse tipo de análise faz mal a vicê e a todos que amam o Santa Cruz.

    • Oxi Rubi… e isso de olhar a cozinha dos outros só não vale pra tu, é?

      Olhar pra cozinha do Fortaleza de dois anos e meio atrás pode, né?

  53. Fábio Lucas
    56

    Tiraram, do rodapé do Arruda, o slogan “Torcida Mais Apaixonada do Brasil” para pôr “SantaCruzFC-PE.com.br”. Não estou brincando.

  54. Luiz Ernane
    57

    Mesmo sem entrar em campo o mais querido não sai do G4.

    Imagina se a gente estivesse tão ruim tal como escrevem aqui.

    Se ganhar do Salgueiro pode até perder do time do Corre Campo que não sai do G4.

  55. rubemjunior
    58

    Qunto foi o jogo do Luverdense time do Dado Cavalcanti?

    O time do Lucas do Rio Verde não respeita ninguém.

  56. rubemjunior
    59

    Nossos adversários até que estão ajudando, resta agora zé fergson Cinto de Castidade fazer a parte dele e provar que o time vai crescer na hora certa.
    Para mim essa hora já passou faz tempo, só que a conta dele é ao contrário.

    Acorda zé lero lero.

  57. Elvimário Araujo Júnior
    60

    Quem joga, seja: futebol, basquete, baralho, dominó, precisa ter além de competência, sorte. E Zé Teodoro já mostrou que além de competência tem sorte até demais.

    Saudações corais.

  58. Tirando a vitória da galinha fujona todos os resultaods foram bons para o Santa Cruz.

    O lado ruim é que tá ainda mais embolado com a aproximação dos times de baixo.

    Se a vitória no próximo jogo era importante, agora então ficou mais ainda!

  59. Leandro Rodrigues
    62

    Concordo com o nosso amigo Elvimário sobre o fator sorte, vejam essa notícia:

    http://globoesporte.globo.com/pa/noticia/2012/09/eliminacao-do-remo-na-serie-d-nao-condiz-com-campanha-do-clube.html

    E o pobre do Remo e sua torcida também para lá de sofrida continuam no inferno o ano que vem. Uma pena. Pois é, até hoje eu agradeço muito o acesso do ano passado, pois mesmo com um futebol sofrível ele veio, pior foram os outros anos ou como está acontecendo com o pobre do Remo. Espero que o futebol melhore, claro, mas o que importa mesmo é o acesso esse ano, com ou sem suas teimosias, concordando ou não com Zé, eu só espero é o acesso. E por isso vou fazer minha parte com o Santa: pagar a mensalidade ir para o jogo e apoiar durante toda a partida, independente de quem estiver jogando (chicão, wesley, etc). Até o último minuto da última partida. A partir de agora só da para fazer isso pessoal. Vamos empurrar o Santa, precisamos de união.

    Saudações Corais.

  60. Arnildo Ananias de Oliveira
    63

    LEANDRO RODRIGUEZ,

    concordo contigo em gênero, nº e grau. As barbies perderam 3 gol(s) seguidos: poderiam ter “virado” e ganho o jg. Ñ fizeram e, como castigo, ainda tomaram o 3º. Q adianta jogar bem, se classificar “com sobras” e “entregar o ouro no mata-mata”?

    Ñ foi só o Remo q aprontou hj: o Juventude e o CSA fizeram o mesmo.

    É isso aí.

    SAUDASANTA

    • Leandro Rodrigues
      63.1

      valeu Arnildo, agora o que vale é o Santa. Deixemos Zé Furgson ou Zé Retranca de lado. Xingar e criticar agora é dá um tiro no pé tão somente. Não digo quem tem ou não razão sobre as críticas ao elenco e à gestão, pois opinião cada um tem a sua. Só acho que sabendo que não haverá mudança alguma até o final do campeonato, por que então devemos criticar em demasia e pressionar exageradamente o que já não está tão bom?

      E eu não paro, eu não paro não, sou SANTA CRUZ, sou TRICOLOR DE CORAÇÃO.

      Saudações Corais.

    • O csa vinha fazendo uma grande campanha, é uma pena um time de massa de alagoas assim como o Remo já fora até da serie d e um luverdense lideando o grpo da série C.

      Só acho que a pressão que a tircdia faz é sempre váida principalmente porque AINDA tá em tempo de novas contratações pra qualificar o grupo. Quanto a zé não tem mais o que fazer é com ele memso e torcer pra que sua sorte perdure até o final do ano e com nossa ida ra série B.

  61. óia a cobra
    64

    Tem quem goste de viver feito lombriga, gaba-se de viver na mherda e mesmo que tenha muita sorte rejeita, qualquer crítica e se embravece com comentários contrários ao bholofecal.

  62. Fábio Lucas
    65

    Lado bom: Se vencermos, abriremos 5 pontos para o quinto colocado.

    Lado ruim: Se perdermos, permaneceremos com apenas 2 pontos de vantagem para o vice-lanterna.

  63. Leandro Rodrigues
    66

    E o juventude hein? Até campeão da Copa do Brasil já foi e e vai para o terceiro ou é quarto ano seguido na série D. É amigos, futebol sem dinheiro não existe. Se uma gestão (como já tivemos) for danosa e desastrosa em dois anos pode-se chegar ao fundo do poço. E se não tiver dinheiro da máfia plim plim e CBF pode padecer de verdade. Hoje é o caso do Juventude. Nós estamos nos reabilitando por causa da nossa Torcida que é imensa e sem comparação. Mas imaginem um clube desses que conquistou até um torneio nacional mas que não tem torcida ou História como fica quando chega numa situação dessa?
    Vendo essas coisas, me dou conta do futebol de exclusão que é praticado no Brasil e que desde a década de 2000 tem aumentado exponencialmente esse panorama. Com todos esses obstáculos, só uma gestão muito moderna e que vise outras formas de arrecadação sem ser a TV para conseguirmos montar times competitivos e que um dia venham a lutar por títulos nacionais. Até a Copa do Brasil, que era um torneio que dava chance aos menos favorecidos teve sua forma alterada a fim de maximizar esse processo de exclusão do futebol brasileiro.
    é difícil, mas é como alguns colegas pregam aqui no blog, é andar com fé que a fé não costuma ‘faiar’.
    Saudações Corais.

  64. Fábio Lucas
    67

    Olha o treino da selecinha:

    http://www.cbf.com.br/noticias/selecao-brasileira/2012/9/9/selecao-treina-no-estadio-arruda

    Bate uma saudade das seleções de verdade. Era uma festa…

    Último jogo da seleção no Arruda. Uma pena que seja com um time ruim como esse. Mas o Arruda ficará na história da seleção!

  65. Fábio Lucas
    68

    Não se enganem, a janela de contratações acabou na virada de turno.

    O elenco é esse aí. Sem mais nem menos.

  66. santana moura
    69

    Lembrete:
    A melhor defesa é o ataque, desde que a defesa não seja vacilona e não estrague o que o ataque faz lá na frente. Um time de futebol deve ser literalmente um time, começo, meio e fim. Defesa, meio de campo e ataque. Jogar pensando que todos ganham com as vitórias e perdem com as derrotas (redundância?).
    Ter união é fundamental, mas união não significa apenas comer e rezar juntos. É preciso ter sinergia, comprometimento um com o outro.

  67. Discussões à parte, os números não mentem.

    Acabei de olhar as classificações das duas chaves da série “C”.

    O Luverdense mostra, mais uma vez, como se lidera uma chave, ou melhor, todo a série “C”: Jogando em casa e fora de casa com coragem e ousadia.

    Se o Santa estivesse no outro gurpo, estaria em nono. Claro, são outros time etc, etc.

    E o Treze, desmantelado que estava quando nos enfrentou, já está na nossa cola.

    De qualquer modo, apensar de nossa campanha medíocre, a hora é de apóiar o time. Até porque não tem outro jeito. Ah, tem: apelar pra sorte de ZT.

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *