Pra valer!

pelada
Jogo da Copa Pernambuco

Terminada a insignificante Copa Pernambuco, parece que finalmente vamos começar a pensar em 2010. Ao meu ver, bem tarde, pois vamos novamente ter que montar um time para começar o ano.

Jailson, Gilberto Matuto, Éverton Sena, Gonçalves e Marcos Mendes; Léo, Anderson, Élvis e Serginho; Gaúcho e Joelson. Esse foi o time que terminou a “competição”. Quantos desses vocês acham que podem ser Titulares do Santa Cruz numa competição Profissional? Porque considerar a Copa Pernambuco um torneio Profissional é ser muito gentil e otimista. Enfrentamos apenas um Clube de mais expressão e vocês viram o perrengue que foi. Mas voltando ao tema, quantos poderiam ser titulares? Um? Dois? Para eu pensar em mais de três já denotaria um otimismo exacerbado. Esperar que o “Artilheiro” Gaúcho e o Lateral Gilberto Matuto tenham o mesmo desempenho no Pernambucano e renovar os seus contratos baseado em desempenho numa competição semi-profissional é uma temeridade. Esse time que disputou esse campeonato NÃO tem condições de envergar a camisa coral numa competição de nível minimamente elevado.

É óbvio que, do ponto de vista das divisões de base, é sempre interessante colocar jogadores como Everton Sena, Natan, Jefferson e demais pra jogar e adquirir “cancha”. Acho incrível que numa competição como essa,  traga -se um jogador como Gaúcho, que pouco tem a acrescentar tecnicamente (e nem para o futuro), e abdiquem de dar uma oportunidade real a Gilberto, em que ele poderia se desenvolver um pouco mais. Mais uma vez temos 3 Laterais-Direitos no Elenco. Pra quê? Dos titulares da Copa Pernambuco, dois já foram embora. E falam que temos uma Base? Base de quê?

Já se fala na contratação de 10 jogadores. Imagino que quase todos para serem titulares. E aí eu pergunto? Que base? A frase do diretor Raimundo Queiroz sobre o elenco após o término da competição é um retrato do que foi essa Copa Pernambuco: “Menos do que precisava e mais do que eu esperava.” O que isso quer dizer? Absolutamente nada. Porque dependendo da expectativa com que ele veio ao clube, qualquer coisa que encontrasse já seria mais do que esperava. E, aqui entre nós, não acredito que ele tenha vindo com grandes expectativas…

Respondendo a minha pergunta anterior, só apostaria em Joelson para ser titular para 2010. Acho que perdemos com essa Copa Pernambuco. Não tivemos testes à altura e, por consequência,  essa situação foi prejudicial  às nossas avaliações. Espero sinceramente estar redondamente enganado. Espero que esse grupo cale a minha boca, jogando um bom futebol e arrebentando no primeiro semestre. Espero, mas não acredito. Só nos resta esperar o que a diretoria vai conseguir trazer de “reforços” para o plantel. Lembro mais uma vez que temos uma necessidade urgente de voltar a revelar jogadores e negociá-los. É vital para a sobrevivência do clube. E, lembrando disso, me vem à mente a filosofia do Ajax da Holanda, que é de apenas trazer jogadores que acrescentem aos da casa, e não inibam ou impeçam o seu Desenvolvimento. No dia que pensarmos assim, teremos retomado nosso caminho de conquistas e vitórias. Enquanto isso…

20 Comentários

  1. Fabiano Pinheiro
    1

    Acho que Alex Xavier, Gilberto Matuto, Léo, Serginho e Joelson têm condições de ser titulares no Pernambucano. Acho que Jefferson, Nathan, Elvis e Gilberto podem fazer parte do grupo.
    O mais positivo da Copa Pernambuco foi manter o vínculo da torcida com o clube. Se o número de sócios caiu com a desclassificação para a série D, pior seria se não houvesse motivo para ir ao arruda.
    E ainda ganhamos algum dinheiro no jogo final. E uns 100 mil não fazem mal a ninguém.
    E qual seria a opção melhor do jogar a copinha?
    Além disso, o único time amador que o Santa jogou foi a Usina Catende. Todos os outros eram compostos de jogadores profisdsionais, a maioria bastante conhecidos nos times do interior de pernambuco.
    A coisa e a barbie jogaram com juniores mesclado com jogadores do time principal que não estavam sendo utilizados e não foram longe.
    Não quero com isso dizer que temos um plantel maravilhoso e que o nível técnico da copinha é ótimo. Mas também não concordo com o outro extremo. Na verdade, não gosto de muito de extremos.
    Formamos sim uma boa base, vamos contratar cerca de dez jogadores, cinco pra titular, mais cinco pro grupo. Foi o que disse o presidente e casa com o que penso.
    Penso que Lori Sandri é mais treinador do que Bittencourt ( além de estar demonstrando mais compromisso com o clube) e Raimundo Queiroz é mais diretor de futebol do que Capella.
    Por fim, o clube terá mais recursos e a possibilidade de um ano muito bom para o futebol coral é grande.
    Apesar de disso, precisamos avançar na gestão, formar novos dirigentes, ocupar o clube não deixando muito espaço para as aves de rapina, aprovar um novo estatuto que garanta eleições limpas e preparar o clube pro pós FBC, mantendo o olho na gestão FBC em relação a posições importantes pro futuro do clube como é o caso da Arena Coral, que precisa do apoio e da insistência para que se torne realidade.

  2. Minha Cobra
    2

    Rapaz, fiquei sabendo de algo perturbador.

    Soube que o contrato de gaucho foi renovado por 3 anos e que ele vai ganhar 20 pau por mes.

    Acho estranho. ***

    É bom ficarmos de olho…
    ———————————
    *** Editado pela moderação.

  3. Leo,

    Boa análise. Já disse aqui que a Copa Pernambuco só serve mesmo para mostrar quem é muito ruim. Para saber se presta, tem que jogar numa competição melhorzinha.

    Aliás, essa imagem do texto representa bem a Copa PE. A gente tem mesmo é mania de dar crédito ao que não tem crédito.

    O jogo agora começa pra valer. Falar em jogo, melhor ficar de olho nas decisões de FBC, pois ninguém engolirá o Santa Cruz transformar seu estádio num elefante branco para salvar o maior elefante branco no meio do mato do Brasil.

    O governo que fique com o seu elefante branco, nós ficamos com o Arruda.

    Saudações corais,

    Dimas Lins

  4. O ano de 2009 não foi uma ano perdido. Foi um ano de aprendizado, para a nova geração de dirigentes.
    O planejamento para 2010 está se mostrando mais realista.
    Lori Sandri e Raimundo Queiroz são melhores que Bittencourt e Capella.
    Deve-se evitar contração de jogadores que venham para jogar apenas o campeonato pernambucano. Nosso foco está no segundo semestre.
    Minha maior preocupação não é disputar a série D e sim com a possibilidade, mesmo remota, da volta das aves de rapina.

  5. Francis Costa
    5

    Concordo muito com Fabiano Pinheiro, queria apenas colocar mas um item, o que entendi foi que a ideia era fazer caixa para contratações certeiras e já proximo da competição que é o momento que começa a gerar receita.

    Saudações Corais..!

  6. gustavo rabelo
    6

    Estive fora alguns dias mas acompanhei dentro de minhas limitações o desenrolar da Copa PE. Acho bom o título evidentemente… Claro que é algo muito AQUÉM do que o Santa Cruz Futebol Clube MERECE pela sua tradição e TORCIDA. Mas acho bem oportuno o comentário “1”, como foi dito pelo menos a torcida não perdeu o contato e serviu para movimentar e conhecer alguns novos jogadores – penso que pra nós, depois da precoce e idiota (por culpa nossa) desclassificação da Série D – A Copa PE teve alguma serventia pra nós.
    Acho que o Santa merece ocupar o lugar de onde NUNCA deveria ter saído; o foco é GANHAR O PERNAMBUCANO e subir pra Série C sendo, “no mínimo”, o campeão.
    SE A QUEDA FOI VERTIGINOSA, DEVEMOS VOLTAR COM A DIGNIDADE E A GRANDEZA QUE O SANTA CRUZ MERECE!!!
    A torcida certamente não está tranquila porque o SCFC estava(está???)completamente sucateado, eu já disse isso em outra oportunidade o que fizeram com o clube é algo que não se fazia nem nas condenações na época do Império quando além de enforcar e/ou esquartejar a casa do infeliz era às vezes destruída e colocado cal em cima…. foi isso exatamente o que fizeram com o Santa Cruz! Destruíram e mais tentaram soterrá-lo.
    Bem, temos que estar de olhos bem atentos ao que virá em 2010 – planejamento – garra e muito muito trabalho.
    E quanto ao Elefante Branco – o presidente FBC tem a OBRIGAÇÃO MORAL, até se for o caso, de se julgar suspeito quanto à aderir ao malfadado projeto, se por acaso não se sentir seguro ou à vontade para discutir com o Gov. Eduardo Campos.

    É isso!
    Abraço a(o) todos(as) Tricolores Santacruzenses! Especialmente ao Diretor-Mor deste espaço – Dimas Lins.

  7. Cheguei á conclusão de que a única saída para viabilizar o clube é conseguir 30.000 sócios pagando, em média, R$ 30,00. Na 1ª divisão, serão necessários 60.000 sócios. Não há outra saída. Nossa região é pobre. Os patrocinadores só querem investir em times do sul maravilha. Não fazemos parte do Clube dos Treze.
    Mas um número alto de sócios tem um grande inconveniente: fica praticamente impossível controlar o resultado das eleições.
    Ouso pensar mal dos dirigentes dos grandes clubes do Recife. Perdoem-me. Mas talvez não seja coincidência que nenhum dos times faça o menor esforço para aumentar o número de sócios.
    Por exemplo, os torcedores do clube da ilha da imaginação reclamaram que na melhor fase do time (Libertadores) não foi feita nenhuma campanha para aumentar o número de sócios. E o Santa, por que não investe nos sócios?
    Talvez não seja um caso de incompetência generalizada, mas de “sabedoria” em excesso.
    Só mais uma sugestão…
    Sou sócio do Santa há seis meses. Contribuo com R$30, 00, mas gostaria de pagar 50,00 por mês.
    Por Que não incluir outras categorias de sócio?
    Eu não quero ter mais vantagens. Só quero ajudar pagando mais.

  8. A salvação dos times do NE está intimamente relacionada com a construções de CT’s que preparem garotos para serem futuros craques.
    Campanhas de sócio para obter uma receita garantida a cada mês são válidas.
    Patrocínios de grandes empresas também são válidos.
    Mas acho que a salvação está na formação de craques e a venda destes para clubes do exterior.
    Se me permitem, usarei um exemplo do “vizinho”. Imaginem se durante aquela febre da “Ciromania” o nosso rival tivesse vendido o garoto!
    Todos os dias era uma especulação diferente em torno do nome dele e se eu não me engano, chegaram a oferecer R$ 18 milhões pelo passe do garoto.
    O Santa Cruz tinha que fazer a mesma coisa, trabalhar em formar jogadores que serão fonte de renda no futuro, só assim poderemos um dia voltar a figurar entre os grandes do futebol brasileiro sem precisar se abaixar para pegar as migalhas da mesa dos 13.

  9. insatisfeito
    9

    Não queria nem rir:

    http://mail.live.com/default.aspx?wa=wsignin1.0

    “Não perca esta oportunidade de presentear alguém neste Natal com esta
    camisa do Carlinhos “Violino”, utilizada na Conquista do torneio Rio-SP de 1961!
    Carlinhos foi campeão pelo Flamengo como jogador, e como técnico conquistou
    os brasileiros de 87 e 92.”

  10. Geraldo Tricolor da Iputinga
    10

    Gato escaldado tem medo de água fria. Esta frase bem antiga me faz entender o porque de tanto receio do futuro no campo esportivo, mas pelo que vejo desde a decisão da contratação de Raimundo para o departamento de futebol, só tenho motivos para confiar que 2010 será um bom ano para a torcida do Santa Cruz. A Copa Pernambuco serviu principalmente para evitar o afastamento da torcida, e para mostrar o que realmente temos de bom nas divisões de base. Com pessoas que realmente entendem de gestão de futebol, e com contratações bem feitas, sairemos da série D. Esta competição nacional não é tão dificil. Decisões bastantes equivocadas, e a pouca importancia que se deu aos adversários é que levaram o Santa a ser eliminado prematuramente.
    Na reportagem da Placar deste mes sobre a competição, temos o retrato do que é a série D:
    “UM CAMPEÃO FORA DE ORDEM”
    Planejamento e estabilidade não fizeram parte do vocabulário do São Raimundo na campanha que levou o clube de Santarém,ao título do primeiro campeonato brasileiro da série D.
    A trajetória foi digna de uma equipe em crise. Em pouco mais de três meses, o Pantera Negra teve quatro treinadores. Em 16 jogos foram utilizados 28 jogadores. Onze deles foram dispensados ao longo da competição.
    … o São Raimundo pensou em desistir do campeonato no início de Setembro.
    …o departamento de futebol não tinha dinheiro para as passagens aéreas até Macapá.
    …o presidente do clube alugou dois pequenos aviões, que só puderam levar 14 jogadores.

    O que está agora sendo feito no futebol do Santa, me tira o medo da série D. O que realmente me preocupa são as decisões que possam ser tomadas com relação ao Elefante Branco. Aí sim, pois está em jogo o futuro do clube.

  11. Geraldo Tricolor da Iputinga
    11

    Ô Insatisfeito, que danado de link é êsse?

  12. óia a cobra
    12

    Minha gente a copa PE não foi um todo ruim. Senão vejamos:

    Publico de um só jogo 17.000
    televisionamento de 02 redes de televisão
    Movimentação do elenco
    Tira teima de jogadores
    Renda etc.

    Sem falar que matamos saudade de ver o santinha entrar em campo

  13. Roberto Gomes
    13

    Geraldo, esse link de Insatisfeito é espirita e mau assombrado como a carta de Homero

  14. Cláudio Guimarães
    14

    Pessoal, estou de volta. Viva o Santa Cruz. Mas assisti ao último jogo contra a coisinha do agreste e, sinceramente, daquele time só o nosso lateral direito presta. Não se iludam.
    Estamos em dezembro e vamos ter que montar um time inteiro.
    Vou pedir a Deus pra subirmos pra série C, pois acho um pouco dificl para o PE, mesmo diante do enfraquecimento dos rivais.
    No mais, TEMOS QUE NOS PREOCUPAR É COM SANTA CRUZ E COM A POSSIBILIDADE MALUCA DE FBC ADERIR AO ELEFANTE BRANCO. FLAMENGO, COISA E BARBIE QUE SE DANEM!

  15. Cláudio Guimarães
    15

    Sim, e Joelson só dá mesmo para compor elenco. É minha opinião. E nosso goleiro Jailson não é goleiro. É vigia.
    Gostei da contratação de Lori. Pelo menos não é um EMBUSTEIRO COMO MARCIO BITENCU.
    AVANTE, TRICOLOR!!!

  16. insatisfeito
    16

    1 – Liga Retrô, pode ir na página direto.
    2 – quero ver se ele processa a globosta e a coisatv, além da espn e da band por dizer: FLAMERDA HEXACAMPEÃO!!! Não queria nem rir!!!!!!!!!!!!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  17. insatisfeito
    17

    Tiburtius, quer dividir o cartão da Mega Sena da virada comigo? Ô, Boca!

  18. insatisfeito
    18

    AGORA VAI TER O EMOCIONANTE QUADRANGULAR ENTRE FLAMERDA, VASCU, GUARANI E INTER…..

    Podem esperar, hehe

  19. Dunga de Adelaide
    19

    URGENTE!!!

    Atenção Redatores do BLOG:
    Temos que ter uma atitude desportivamente correta.
    VAMOS FAZER UMA HOMENAGEM OFICIAL DO BLOG DO TORCEDOR CORAL AOS HEXACAMPEÕES BRASILEIROS

  20. insatisfeito
    20

    Da maior torcida do Norte-Nordeste para a maior torcida do Mundo (pelo menos é o que se diz. Depois, vem a do Chivas Guadalajara)

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *