Uma flor nasceu na rua

flor_pedra.jpg

Fechado, escuro, vazio. Como o olhar de um morto. Como o coração de um tirano. Assim está agora o Santa Cruz – o time “dos pretos”, “dos carvoeiros”, da “mundiça”, do povo. Desde sua apaixonada origem em 1914, isso jamais acontecera: o clube fecha suas portas para a torcida.

O desejo de poder do “dono” do Santa, o diminuto faraó de presépio, fá-lo escrever a mais sombria página da história do Mais Querido. O eufemismo hipócrita: “recesso administrativo”. E assim, a reunião do Conselho Deliberativo, reunião estatutária que deve ocorrer às primeiras terças-feiras de cada mês, é brutalmente impedida. Do lado de fora, nas calçadas da Avenida Beberibe, incrédulos, sócios, conselheiros, torcedores e beneméritos. Todos barrados em sua própria casa.

Os que passam de bicicleta, ônibus, a pés, de carro expressam sua revolta com a situação. Exigem que o clube volte a ser de quem é de direito: da imensa torcida coral. As manifestações são unânimes e desesperadas, teme-se a morte do Santa: “Deixem de usar o clube como trampolim político! Deixem o clube àqueles que o amam! Respeitem o Santa Cruz!”.

Mas, onde está o presidente do Conselho Deliberativo? Não apareceu. O empresário-presidente, patrocinador da crônica esportiva de Pernambuco, pactua com o “dono”. Não cumpre com suas obrigações e foge ao convívio democrático. Aquele responsável por zelar pelo cumprimento do estatuto, rasga-o. E a seus pares conselheiros reserva portões e cadeados.

Dois homens fecham o clube das multidões. Pouco lhes importa o sentimento da torcida.

Segue-se a luta pela abertura do clube, pelo respeito ao seu estatuto. Juntam-se nela a totalidade da torcida, a ampla maioria dos sócios, dos conselheiros e dos beneméritos. Em verdade, todos os desportistas e homens de bem. E especula-se, quem está ao lado de Édson-Férrer? Quem está ao lado da minoria opaca e desdenhosa, que se julga acima da história, da tradição, e da glória do clube mais popular do estado? Servem a que interesses?

Nós, torcedores, sócios, conselheiros que exprimimos o clamor público por mudança imediata, objetivando democracia, profissionalização e transparência, estamos aqui na rua. Proibidos de entrar nas Repúblicas Independentes do Arruda. Ficamos do lado de fora, no asfalto da Avenida Beberibe. No meio do caminho. No meio do caminho, como uma pedra? Ah! Isso não! Pois do asfalto nasce o novo, que com sua aparição afastará o velho: o escuro, o fechado, o vazio.

Por dever de justiça, o futuro há de inverter os termos e por dentro aqueles que hoje estão fora. É na rua – e não dentro dos muros – que está a alma do Santa. É daí que vem a transformação:

Uma flor nasceu na rua!
Passem de longe, bondes, ônibus, rio de aço do tráfego.
Uma flor ainda desbotada
ilude a polícia, rompe o asfalto.
Façam completo silêncio, paralisem os negócios,
garanto que uma flor nasceu.
(…) Furou o asfalto, o tédio, o nojo e o ódio.

Carlos Drumond de Andrade.


Nota de Esclarecimento da ATASC

Recife, 05 de Dezembro de 2007.

Venho por meio desta nota prestar os devidos esclarecimentos sobre a matéria publicada hoje nos diversos meios de comunicação sobre a participação da ATASC – Associação dos Torcedores e Amigos do Santa Cruz no processo de destituição do presidente do executivo do Santa Cruz Futebol Clube, sr. Edson Domingues Nogueira.

Informo que tal fato não é verídico pois a ATASC é uma associação apolítica que tem apenas o intuito de zelar apenas pelo patrimônio do clube independente de que corrente política esteja a frente do poder executivo, conforme descrito no capitulo II, artigo 4º, letra a de nosso estatuto transcrito abaixo:

“Incentivar e apoiar, sem qualquer interesse político, inclusive com recursos financeiros, com oportunidade e providências, dentro de suas possibilidades e em obediência a critérios de prioridade, previamente aprovados pelo seu Conselho Diretor, todas as atividades desenvolvidas pelo SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE, contribuindo para a manutenção e o engrandecimento no que diz respeito exclusivamente ao seu patrimônio;”

Contudo ressalto que nossa associação é formada por pessoas que tem o livre arbítrio para se engajarem individualmente, nunca em nome da associação, em quaisquer correntes políticas dentro de nosso clube como preza o exercício da democracia.

Limitado ao exposto, agradeço antecipadamente.

Eduardo Tiburtius
Presidente da ATASC
Associação dos Torcedores e Amigos do Santa Cruz

24 Comentários

  1. Josias,

    Uma combinação perfeita entre a crítica dura e um relato poético.

    E definiu com precisão o que aconteceu ontem na sede do clube. Um descaso, um desrespeito e um desserviço ao Santa Cruz.

    As repúblicas são independentes e, sendo assim, não há espaço para a tirania.

    Saudações corais,

    Dimas Lins

  2. Paulo Aguiar
    2

    Entrei no blog para entender mais um pouco o que se passou ontem no Arruda…
    Não estava lá…, mas pelo texto acima pude compreender melhor o sentimento dos que lá estiveram…

    Abraços a todos… e vamos a luta!!!

  3. Pedro Fernando
    3

    Belo texto ! E a mensagem está dada: O Santa nasceu, viveu, vive e viverá nas ruas e das ruas !

    Proponho a próxime reunião do Conselho nas escadarias do pátio de Santa Cruz.

    Seria lindo e marcante,mas somente até retomarmos o clube de volta, pois é inadimissível a reunião ordinária da entidade máxima de deliberação não ocorrer na sede.

    Saudações Corais

  4. Esse cabra tem uma verve danada. Josias, é o tribuno do TC!

    Incrível, a desfaçatez do diminutivo. Parece que surpreende sempre, e sempre para pior. Mas, agora, acabou a surpresa, pois todo mundo sabe quem é e do que é capaz. Esse gesto de fechar o Arruda selou o caixão, foi a pá de cal. Seu próximo passo será reatar relações com um certo ex-presidente…

  5. Almir Xavier da Silva
    5

    Pô e agora?

    Vai ficar assim? Qual foi a desculpa desse infeliz?

    Uma das maiores vergonhas da história.

    Esse cara ainda vai pagar muito pelo que fez.

    Edson “Nojeira” = Alberto Dualib

  6. Camarada Geó, perfeito!

    E Artur, sua profecia macabra – o diminutivo reatar relações com um certo ex-presidente – me deu um frio na espinha…

  7. André Tricolor Virtual
    7

    … E ainda o imbecil desse “edinho” diz que quer dá a volta por cima … Só pode estar com algum problema MENTAL !!!!!!

  8. A atitude da ATASC é louvável e digna de aplauso.

    A ATASC através do esclarecimento, comprovou em primeiro lugar que cumpre FIELEMENTE o seu ESTATUTO e em segundo lugar que não é mais um grupo aproveitador que quer apenas aparecer neste dificil momento do clube.

    Sr. Eduardo Ramos, como o sr. pode cobrar que o estatuto do santa cruz seja cumprido se nao quer que o da ATASC seja?

    Nao há pormenores. A ATASC se diz apolitica em seu texto legal, portanto nao pode se envolver.

    PARABENS pela postura sr. presidente da atasc Eduardo Tiburtius a quem nem conheço, mas vejo ser um cara decente e de carater.

    PARABENS ATASC!!

  9. Josias, Não quero ser o engenheiro de obras prontas, ou o profeta do óbvio, mas, tudo isto era previsto a mais de vinte e cinco anos( uma geração ). Admistrações que oscilavam entre a incompetência X desonestidade, quando não as duas coisas. como é o caso de agora, por que não venham me dizer que o diminutivo é honesto. Quem aceita a gestão passada sem passar a limpo:
    * Caso Rovésio.
    * Roubo de material do clube.
    * Falta de prestação de contasdas finanças do clube.
    * Venda de Bala e Rosenbrick.
    * Parceria com o Cruzeiro.
    * Patrocínios, Rendas e patrocícios

    Ou então preciso refazer o meu conceito do que seja um a pessoa honesta.

    saudações tricolores.

  10. milton pereira
    10

    O principal é saber que ess edinho é burronegro. Essa é a origem de todo o mal. Veio da da ” caixa de pandora”!

  11. Um Anonimo, porém APAIXONADO TORCEDOR TRICOLOR... E COM MUITO ORGULHO DISSO!!!
    11

    Venho aqui deixar dois sentimentos: 1º) o maior, de orgulho… por vermos nossa, sempre apaixonada, torcida estampar todos os dias no peito as três cores por quais todos nós somos apaixonados… a demonstração de respeito e de orgulho por ser tricolor! isso soh parte de nossa magnífica torcida e sempre será assim!!!
    2º) um menor, porém quase tão grande quanto o primeiro… a tristeza! tristeza por tudo que estão fazendo com nosso clube, com nossa casa, nossa vida, nosso único e imenso coração! a falta de respeito com a torcida do santa cruz por parte da direção e dos mais altos setores administrativos do clube. me fazem chorar, não de raiva como foi em tempos ídos (neves, jatobás, mirindas da vida…) não! meu choro agora é de tristeza completa! por eu ver como podem ter coragem de fazer uma coisas dessas conosco, pobres, humildes porém TORCEDORES TRICOLORES CONVICTOS e eternamente APAIXONADOS! TEMOS QUE ARREGAÇAR AS MANGAS E FAZER MAIS ENQUANTO TORCIDA! TEMOS Q INVADIR A SEDE OU QUALQUER INSTANCIA DO CLUBE Q NÃO ESTEJA EM POSSE DO VERDADEIRO DONO (A IMENSA TORCIDA CORAL)… E NESSE ATO TEMOS Q DAR AS MÃOS, QUE É PARA RECONHECEREM NOSSA LEGITIMIDADE… ATÉ POR PARTE DOS ATROZES QUE LÁ ESTÃO!
    Mudando um pouco, tenho um grande carinho por Alexandre Ferrer, homem competente, tricolor de coração e grande administrador… porém no Santa Cruz nada disso funcionou e pior, nesses ultimos dias, as atitudes tomadas fogem e escondem as pessoas em q um dia tanto confiamos e apoiamos… E COM O SANTA CRUZ, NEM EU, NEM NENHUM TORCEDOR TRICOLOR ADMITE TAL FALTA DE RESPEITO E INTEGRIDADE!!! então sem querer colocar fogo no circo, MAS JÁ COLOCANDO aí vai o TELEFONE CELULAR do nosso “dignissimo” presidente do Conselho Deliberativo… e todos que ligarem peço a educação q eh peculiar ao torcedor coral… mas as criticas tem q vir… e as coisas tem q ser feitas… porisso tomei tal atitude! para nosso Alexandre eu deixo q eh hora de cobrar firmemente responsabilidades, e só a TORCIDA DO SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE pode FAZÊ-LO!!!
    Alexandre Ferrer – Pres. Conselho Deliberativo – Tel:********
    UM ABRAÇO PARA TODA E VERDADEIRA IMENSIDÃO TRICOLOR!!! NÓS SIM FAZEMOS E SEMPRE FAREMOS O SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE! DOA EM QUEM DOER!!!

    ——————————————————————————————–

    Comentário do Moderador:

    Temos por hábito estabelecer limites entre o binômio pessoa privada/pessoa pública daqueles que exercem cargos no Santa Cruz. Por respeito à privacidade de qualquer cidadão, frequentador ou não deste blog, só divulgamos o número de seu telefone com a sua expressa autorização ou por sua própria publicação.

    Dessa forma, optamos por não divulgar o número do telefone informado pelo leitor.

    Atenciosamente,

    Torcedor Coral

  12. Robson/Piauí
    12

    Ricardo Rocha: “Por exigência minha, não tem contrato”

    Publicado em 05 de dezembro de 2007, às 21:45

    Por Redação CoralNET
    Muitos duvidam dessa parceria, mas conversei com Edinho [Edson Nogueira, presidente do clube] e não tem contrato. A partir do momento que o presidente achar que devemos sair ou nós acharmos que não dá mais, a colaboração termina, mas a amizade continua”, disse.

    Que absurdo, onde isso vai parar?

  13. Leonardo Jr.
    13

    Geó,

    parabéns pelo relato duro e poético como bem mencionou o Editor-Mor.

    Essa história de RR não querer assinar contrato já cheira como pretexto para uma fuga rápida e sem compromisso.

    Mais uma lambança do Diminutivo.

  14. Fabiano Pinheiro
    14

    Quinta Santa Comemora aniversário meu e de Edward no bar da piscina. Conversei com Lulinha que me garantiu não haver problema nenhum em relação a nossa tradicional quinta santa. Alguns ficaram cabreiros depois do episódio do fechamento do clube na terça. Mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. Lulinha falou que a parte social continua a mesma.
    Então, estarei a partir das 18:30h no bar da piscina esperando contar com a presença de todos, inclusive da Sanfona Coral que foi convidade por Edward.
    O arruda é nosso lar, não somos nós que devemos nos afastar dele.

  15. Essa é demais: a RR não tem contrato! É acordo, é aperto de mão. Faz contrato com o CRB, mas não faz com o Santa. Por que não fazer um contrato? Ah, a torcida vai julgar, disse Ricardo Rocha. Como, se a torcida nunca apitou nessa gestão? Demagogia barata.

    Como disse Leo, mais uma do diminutivo. Provavelmente, o pequeno ditador chama isso de “profissionalização do futebol”. Tô ficando paranóico e já, já acredito que o diminutivo seja um agente de Homero Lacerda.

  16. Ah, sim, parabéns grande Fabiano! Mantenha-se firme no teu otimismo porque precisaremos dele em 2008.

  17. Eduardo Ramos
    17

    Eu havia respondido ao desconhecido Novo Santa, que, da mesma forma que os jovens da ATASC, instituição que admiro pelo belo trabalho que faz em pró do nosso SANTA CRUZ, equivocam-se a interpretar que o atual momento de trevas que vive, ou sobrevive, as Repúblicas Independentes do Arruda, é causada por brigas de grupos. A situação é grave e um tirano se intitula como o “dono” do que é nosso, do que é do POVÃO. Por isso que não posso aplaudir tal equívoco e, para que os todos eles reflitam sobre o assunto, postei no Blog do Santinha, e reproduzo aqui, a poesia de Eduardo Alves da Costa:
    A poseia “Caminho com Maiakóvski”, é de autoria do poeta Eduardo Alves da Costa,nascido em Niterói, em 1936.

    Para quem gosta e, em particular, em homenagem ao Blog Torcedor Coral, do amigo Dimas:

    NO CAMINHO COM MAIAKÓVSKI

    Assim como a criança
    humildemente afaga
    a imagem do herói,
    assim me aproximo de ti, Maiakóvski.
    Não importa o que me possa acontecer
    por andar ombro a ombro
    com um poeta soviético.
    Lendo teus versos,
    aprendi a ter coragem.

    Tu sabes,
    conheces melhor do que eu
    a velha história.
    Na primeira noite eles se aproximam
    e roubam uma flor
    do nosso jardim.
    E não dizemos nada.
    Na Segunda noite, já não se escondem:
    pisam as flores,
    matam nosso cão,
    e não dizemos nada.
    Até que um dia,
    o mais frágil deles
    entra sozinho em nossa casa,
    rouba-nos a luz, e,
    conhecendo nosso medo,
    arranca-nos a voz da garganta.
    E já não podemos dizer nada.

    Nos dias que correm
    a ninguém é dado
    repousar a cabeça
    alheia ao terror.
    Os humildes baixam a cerviz;
    e nós, que não temos pacto algum
    com os senhores do mundo,
    por temor nos calamos.
    No silêncio de meu quarto
    a ousadia me afogueia as faces
    e eu fantasio um levante;
    mas amanhã,
    diante do juiz,
    talvez meus lábios
    calem a verdade
    como um foco de germes
    capaz de me destruir.

    Olho ao redor
    e o que vejo
    e acabo por repetir
    são mentiras.
    Mal sabe a criança dizer mãe
    e a propaganda lhe destrói a consciência.
    A mim, quase me arrastam
    pela gola do paletó
    à porta do templo
    e me pedem que aguarde
    até que a Democracia
    se digne a aparecer no balcão.
    Mas eu sei,
    porque não estou amedrontado
    a ponto de cegar, que ela tem uma espada
    a lhe espetar as costelas
    e o riso que nos mostra
    é uma tênue cortina
    lançada sobre os arsenais.

    Vamos ao campo
    e não os vemos ao nosso lado,
    no plantio.
    Mas ao tempo da colheita
    lá estão
    e acabam por nos roubar
    até o último grão de trigo.
    Dizem-nos que de nós emana o poder
    mas sempre o temos contra nós.
    Dizem-nos que é preciso
    defender nossos lares
    mas se nos rebelamos contra a opressão

    é sobre nós que marcham os soldados.

    E por temor eu me calo,
    por temor aceito a condição
    de falso democrata
    e rotulo meus gestos
    com a palavra liberdade,
    procurando, num sorriso,
    esconder minha dor
    diante de meus superiores.
    Mas dentro de mim,
    com a potência de um milhão de vozes,
    o coração grita – MENTIRA!

  18. André Tricolor Virtual
    18

    Parabéns “Josias” pelo texto … Vc conseguiu expressar todo o sentimento dos torcedores que estiveram alí na calçada, da Av. Beberibe, em frente de NOSSA CASA , infelizmente NÃO PODEMOS ENTRAR … Mas o ECO DE QUEM CLAMA POR JUSTIÇA é ouvido SIM e as INEVITÁVEIS MUDANÇAS vão ser realizadas em todo o HORIZONTE das REPÚBLICAS INDEPENDENTES DO ARRUDA !!!!

    >>> VIVA SANTINHA♥

  19. a nossa decadência realmente vem de longos anos. mas isso não deve ser justificativas para os desmandos e incompetência na gestão.
    falo agora de ricardo rocha: sei da sua história como jogador de futebol, mas não sei nada da sua carreira de empresário no ramo futebolístico. se alguém souber alguma coisa, além do trabalho feito no crb, era bom que esclarecesse.
    já de zé do carmo, não conseguiu até hoje nenhum sucesso como treinador, tendo inclusive, parado a carreira para ser comentarista.

  20. José Guibson Dantas
    20

    A oposição que está se formando é, ao meu ver, um grupo de oportunistas e não de torcedores comuns.

  21. Roberto Gomes
    21

    Já começaram a aparecer nos jornais e rádios, as velhas figuras que só dão as caras no dia das eleições, estão pegando carona na mobilização da torcida contra edinho para tirar vantagens, tem até politico visando as próximas eleições partidárias. Eles já estão sobrevoando o arruda. No atual momento que passa nosso clube, é terreno propício para os aproveitadores de plantão. Vamos ter cuidado com essa gente, eles mudam de lado com a maior facilidade, passaram o campeonato todinho da série b desse ano calados, e agora começaram a por a cabeça de fora, uns ainda estão em cima do muro, outros estão dentro do armário esperando o momento certo para sair canditato.
    Vamos ter cuidado gente, tá cheio de camaleão por aí.
    Saudações Corais.

  22. não se trata de justificativas e sim de análise de um processo histórico. O que eu disse que tudo que fizemos nestes ultimos 25 anos foi obra do imediatismo ou oportunismo personalista, nada que visasse fazer o clube crescer enquanto instituição. precisamos criar novos quadros diretivos ], nova mentalidade administrativa, mais amor ao clube e não usa-lo para interesses pessoais. FORA SITUAçÃO E OPOSIÇÂO.

  23. Seja bem vindo ROSE, o que você já me deu de alegrias paga o tempo que você passou nas GAIOLAS DAS LOUCA . Mesmo estando feliz com sua volta,eu não deixo de ficar preocupado e triste com a situação do meu SANTINHA QUERIDO: má admistração, autoritarismo, inoperância da oposição.

    saudações corais.

  24. Emmanuel Freire
    24

    Concordo plenamente com o amigo Roberto Gomes, os “urubus” de plantão já estão sobrevoando nossa querida República, precisamos fazer alguma coisa urgente para que esses aproveitadores não tenham mais cadeira cativa no Arruda. Temos que aproveitar o momento, denunciando, protestando, exigindo e até cobrando da imprensa, que aliás, quando quer “derrubar” ou ajudar a promover alguém, é num estalo, então por que essa inércia? por que não investigam, cobram, denunciam? o momento é este, o momento da redenção, o momento de vermos finalmente nosso clube de coração, livre das mazelas e aproveitadores que nunca amaram o nosso glorioso Santa Cruz. Lapidaram, deshonraram e querem ainda mais, BASTA!
    Temos que achar alguém que tenha a verdadeira alma tricolor. Somos um gigante, DESPERTA TRICOLOR!!!!

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *