Quem será contra nós?

multidao-1.jpg

Josias de Paula Jr.

A articulação de Édson Nogueira em torno de um grupo de pessoas, a fim de compor uma nova direção para o restante de sua gestão, parece-me dizer muita coisa. A principal delas: ele, de fato, não está só. E esse fato será de fundamental importância para a sua permanência. E aqui, agora, exponho logo minha opinião: não tenho esperanças de um afastamento de Nogueira.

A rede de apoio a Nogueira se forma por motivos variados. Mas a principal delas é a busca desesperada por reaver dinheiro investido no clube. Alexandre Ferrer – a maior decepção dessa má gestão atual – é o maior exemplo nesse sentido. Porém, há outros. Senão, como explicar o comportamento de algumas pessoas? Exemplo de Constantino Barbosa. Constantino, porventura bastante inconstante, o qual é chamado por alguns de Tininho, foi visto várias vezes desancando o atual presidente. Foi visto, por exemplo, numa manifestação de torcedores no aeroporto da cidade a esbravejar contra todos, com os pulmões quase a saltar pela boca, sua sorte sendo os bons caninos que possui. Pois é, hoje Constantino vai às rádios e acusa a oposição de irresponsável e de ser formada por aventureiros.

Há casos mais complexos, nos quais as reais motivações para uma aliança com Édson Nogueira brotam de uma concepção similar de clube. Por isso o retorno de Romerito Jatobá, da família Neves. E mais: a aproximação de figuras como Antônio Luiz Neto e Tonico Oliveira. Com esses dois últimos freqüentei, recentemente, reuniões onde se buscava articular um grupo coerente de oposição, calcado em projeto moderno e, portanto diametralmente contrário ao atual presidente. Ao que parece, as reuniões para esses senhores e a construção de um novo projeto foram nonadas.

O conjunto dos últimos acontecimentos me fez refletir e concluir que há muita chance de ser urdido um grande pacto no clube. Pacto consignado pelos velhos cardeais, os donos do clube. Se há uma coisa que essa atual gestão comprovou é: o clube nunca foi, e até agora não é, da torcida, da massa, dos sócios. Sempre foi um comitê de “beneméritos”, “abnegados”, “baluartes”. Sua história política é um sinal fortíssimo disso, com a quase ausência de renovação de quadros, a perpetuação das mesmas famílias, eleições marcadas pela suspeição e falta de transparência, etc. Tal elite às vezes teve competência. Às vezes, a distância de nosso maior rival para nós em número de títulos fala por si só…

Assim a dramática situação do clube parece estar de novo nas mãos deles. Pouco importa para tal grupo a vontade da imensa torcida (caso valesse alguma coisa tal vontade, no mínimo as eleições seriam limpas), pouco importa o desejo de milhares. O Santa seguirá sendo do neto de fulano, do filho de sicrano, do sobrinho… e dos velhos “cardeais”. Como disse, às vezes eles ganham alguma coisa. Nos últimos vinte anos, quase nada – quatro títulos apenas. É rezar e torcer.

 Continuar lutando, claro! Participar da vida do clube, mobilizar, discutir, criar redes. Meu objetivo nesse momento é alertar àqueles que sonham com um Santa forte, de massa, aberto e moderno, sobre quem é quem. Não me proponho a fazer listas, embora tenha citado alguns nomes. Minha questão não é pessoal: não conheço pessoalmente a quase totalidade das pessoas que já estiveram à frente do clube; e alguns a quem conheço nutro por eles amizade. A questão não é pessoal, é política.

E nessa política é força saber, sempre, quem será contra nós?

39 Comentários

  1. Dani_tricolor
    1

    Sinceramente, no momento em que nos encontramos acho completamente desnecessária tal acusação a Tininho, não apenas por conhecê-lo, mas por saber que entre todos aqueles que hoje ali estão, poucos são tão apx pelo SC quanto ele.

    Sei que ele não precisa de defesa, mas os problemas já são tão grandes, e confesso que ainda o vejo mais como torcedor do que como dirigente, mesmo ciente que ele tem se sacrificado bastante em prol do SC.

    Um jovem de 29 anos, recém-casado, e que diferentemente dos outros, possui laços de amizade com muitos torcedores, laços que procura manter como sempre fez, e que sempre está disposto a ouvir sugestões e tirar nossas dúvidas.

    Xingou? E quem não xingou? Acho que até o presidente se auto-xingou! O Santa caiu pra série C, Tininho cresceu no Arruda levado pelo seu pai, outro grane tricolor, e encontrou uma abertura pra entrar e tentar tirar o Santa do buraco, ao contrário de muitos, ele está tentando, não apenas criticando!

    Desculpa até o desabafo gente, o texto até faz sentido, mas essa é a minha opinião.

    Quanto aos outros citados, quem conhecer que fale, eu falo de quem conheço!

    Mudando de assunto…

    1 ANO DA QUINTA-SANTA!!!

    http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=5012573&tid=2594612036544450060&start=1

    AGUARDO VC LÁ!

    DANI_TRICOLOR

  2. Fábio Belmino
    2

    Já tive a oportunidade de revelar o que escrevo aqui em outros espaços. Constantino ou Tininho como queiram, em termos de futuro pode ser algo bom para o Santa Cruz, mas no momento esta sendo engolido por raposas sebosas velhas como edinho e ferrer.
    Paixão pelo Santa Cruz não é critério de credibilidade nem aval de boa gestão, não dúvido em hipótese alguma da paixão de tininho pelo clube, porém acredito que o clube precisa de menos paixão e mais profissionalismo, a história e os fatos falam por si.

    Quanto as oligarquias que tomam conta do clube visando unica e exclusivamente ganhos pessoais, cabe a nós verdadeiros torcedores nos manifestarmos, buscarmos nossos espaços e direitos.
    Sempre falam em desvios de dinheiro, fraldes nas eleições, vendas irregulares e tantas outras situações ilícitas. Por que não usamos dos mecanismos jurídicos para banir de uma vez por todas essas práticas que ocorrem rotineiramente nas Repúblicas Independentes do Arruda? as pessoas que possuem conhecimentos jurídicos poderiam ajudar e nós torcedores em geral temos a obrigação de fiscalizar,cobrar,denunciar e participar.
    Afinal o Santa Cruz é uma nação e queremos nossa nação soberana,independente e prospera.

  3. Pobre Santa Cruz!!! Mas, não de dinheiro, apenas, principalmente pobre de espírito dos seus “ditos” amantes.
    Com gente desta índole não há salvação para o Santa Cruz. É LAMENTÁVEL!!!!

  4. Bosquimano
    4

    DAni, a questao nao é pessoal. É política. Nao conheço Tininho, mas me parece que eles fez uma opçao política equivocada. Simples e só.
    Jeó, perfeito… Esse texto me enche de vontade de voltar a escrever no blog.

  5. Paulo Aguiar
    5

    Excelente texto, Josias.

    Semana passada li no jornal que o tricolor Jomar Marinho afirmou ser inconsistente o pedido de afastamento de Edson Nogueira…. dentre os motivos estava o fato de entre o dia da Assembléia e o dia da Convocação no Jornal ser transcorrido 44 dias (e nao, 45 dias como afirma o Estatuto do Clube)… Depois, no mesmo dia, escuto o outro grande tricolor, Constantino afirmar que os que estão pedindo a renúncia de Edson Nogueira estão sendo irresponsáveis….

    Realmente, Josias, Edson Nogueira não está só…. tão somente com “cardeais e beneméritos”…. É preciso saber, dentre os que não colocaram dinheiro no clube, quem está a favor ou contra a permanência de Edson Nogueira…

    Aos “cardeais” e “beneméritos”… voltem pra suas casas (que não é o arruda).

    Aos novos, de pensamento e atitude, apareçam… sejam apenas mais “constantes” e “com uma visão mais ampla”…

  6. Rodrigo F.
    6

    muito bom esse texto, é pra deixar a gente sempre alerta. esses que dão uma de bonzinho, amiguinho da galera, na verdade estão do lado dos que sempre afundaram o clube.
    esse jomar já foi pau mandado de romerito e agora é de edinho e esse tininho é babão dos cardeias. os dois são metidos a brabo e desequilibrados.

  7. Gustavo Menezes Vieira
    7

    Infeliz o texto do Josias… Primeiro é complicado falar de uma pessoa que ele não deve conhecer Bem…
    Tininho é um tricolor de verdade que está gastando seu tempo (pois é empresário e precisa abdicar de tempo praestar TODOS os dias no Santa Cruz) além de Dinheiro…
    Se Tininho diz que a opoisiçao é baderneira eu não sei.. eu digo, pois sei que ninguem da oposiçao infelizmente de cacife, influencia ou até inteligenia pra está ali dentro. Os resultados dentro de campo são os piores, fora de campo estamos caminhando, mas pessoas como Tininho ao invés de reclamar e fazer baderna estão ajudando da forma que pode.
    Edinho não vai sair do comando do Santa… eu queria alguem melhor… mas a saida dele neste momento só vem a desgastar ainda mais o clube.
    Temos que pensar a agir com Inteligencia e não sair gritando e falando mal de pessoas que achamos “não serem o ideal” pro Santa Cruz.

  8. Marcelo Beltrão
    8

    Acho injustas, as críticas em cima de Tininho, embora respeite a opinião de cada um. Ele vem fazendo o possivel no futebol do Santa Cruz, dentro de suas limitações.

  9. Allan Araujo
    9

    Permita uma parte de quem conhece a realidade de perto.

    O pai dele, Constantino Barbosa, foi responsável para que HOJE tenhamos um parque aquático e durante anos cuidou muito bem dos esportes amadores do Santa Cruz: futebol de salão, vôlei, ciclismo, etc. Logo, desde seus primeiros ano de vida, Constantino Jr. freqüenta e está no SCFC.

    Em 2005, fundamos a A.T.A.S.C, uma entidade apolítica que já prestou bons serviços ao SCFC, que no entanto, não impede seus membros de terem posição política. No caso dele (e meu por exemplo) resolvemos apoiar a chapa encabeçada por Edinho, Fred Arruda e Alexandre Ferrer. Entre os torcedores do SCFC, pesquisas apontaram pelo menos 85% de apoio a esta chapa.

    Aconteceu tudo que sabemos, e obviamente, todo mundo viu o que estava acontecendo no SCFC. No dia citado, que você o viu no aeroporto, ele gritou, esbravejou por um simples motivo: É tão tricolor quanto nós.

    Participei junto a ele de ações importantes: planejamento estratégico (que o presidente optou por não executar), reforma na concentração da base e posso garantir: É jovem, empresário, tem uma boa família (inclusive com história no SCFC), tem patrimônio (para não precisar do SCFC), passa boa parte do seu tempo no clube. É dedicado e esforçado. Boa parte de seu tempo e dinheiro são destinados ao SCFC. Melhor: ele também acredita que somente uma mudança na forma de gerir o clube poderá mudar a realidade do clube.

    Infelizmente, temos a simplória tendência de separar tudo em bom/ruim; bem/mal. O fato de ser hoje diretor do clube não quer dizer que ele compartilha dos métodos de Edinho. Ele está lá e, por exemplo, foi quem foi à Paraíba com seu automóvel e contratou Tiago Capixaba (este mesmo que fez tantos gols que nos livraram do rebaixamento). Se não fosse ele, quem teria feito algo assim? Conheço poucos. Constantino assumiu a diretoria de futebol com o time praticamente fora do hexagonal, em crise. Um desafio que poucos topariam. Se considerada a vaidade/desafio, não conheço ninguém. E em que pese sua teoria, “reaver dinheiro colocado no clube” ele agora é que está gastando. Antigamente, apenas fazia o que fazemos: pagar cadeira/camarote, ingressos, mensalidades, comprar produtos. Portanto, essa é furada.

    A administração de Edinho trouxe perdas (morais e financeiras) irreparáveis ao SCFC, porém, eu lhe garanto: quem quer que esteja no poder ano que vem, vai ser muito mais fácil fazer um SCFC vencedor com ele na Série B do Brasileiro, do que na C. E, posso lhe dizer: é exatamente esta a intenção dele. Já pensou como seria ano que vem na Série A2 do PE e na Série D do BR (algo que ainda pode acontecer)?

    O momento é extremamente crítico. A retirada do presidente pode e deve ser discutida, mas dentro do limite da responsabilidade. Ele tem uma seqüência negativa grande à frente do clube. Porém a grande pergunta é: Qual o melhor/pior cenário?

    a) Continuar com o Presidente mais derrotado da história do clube, aproveitando o momento de uma crescente e sua saída da gestão do futebol (algo no qual ele notadamente não tem competência).
    b) Remover o Presidente e tentar iniciar uma nova gestão a tempo de subir para a Série B do Brasileiro novamente.

    Sinceramente, EU – livre das emoções de torcedor – não saberia afirmar qual é o cenário com maior probabilidade de sucesso, pensando unicamente no SCFC. Se Constantino, por estar lá dentro (e não para reaver dinheiro, como você afirma), acredita que não, quem sou eu? Minha única opinião é que: se o processo não for concluído até Maio/2008, discordaria completamente. Certamente, iria impactar MUITO negativamente no desempenho da equipe na Série C.

    Quando ele afirmou na entrevista para se ter cuidado com aventureiros, é uma verdade. Num momento deste de crise, existe um grande número de pessoas que não passam de aventureiros querendo fazer jogo de cena para aparecer para a torcida. Gente que só aparece no clube de dois em dois anos: em época de eleição. E quer saber? Concordo com ele. Mais uma vez se procura um “Sassá Mutema” na multidão.

    Por fim, ratifico: sua acusação ou suposição, por ser injusta, é vazia.

    P.S.: Não falo em nome dele, mas em meu nome. Allan Araujo. Em tempo: Sou a favor do Santa Cruz e contra o atual presidente. Porém, no que for preciso, ajudarei o SCFC, mesmo nesta gestão

  10. Fábio Belmino
    10

    infeliz texto do Gustavo Menezes Vieira

  11. Fábio Belmino
    11

    CAMPANHA CELPE-amanhã…
    Esta marcado para amanhã o lançamento ou re-lançamento da campanha da Celpe onde o torcedor poderá doar R$1,00, R$5,00 ou R$10,00 em sua conta de energia.
    O pior presidente da história do clube estará presente, é muito importante a torcida marcar presença nas galerias da Assembléia legislativa amanhã 16/04 as 9:00 horas.

    Vale salientar que na Assembléia os cães de guarda de edinho não poderão nos impedir de entrar, nem a tropa de elite da polícia civil que estava presente para intimidar a torcida no dia 31/03.

    mais informações: http://santaclipping.blogspot.com/2008/04/mudana-de-planos.html

  12. Roberto Gomes
    12

    O texto acima postado pelo companheiro Josias de Paula Jr. merece reflexão. A nossa carência é tão grande que acreditamos em tudo e em todos que aparecem com uma fórmula para salvar o nosso Santinha. Basta o cara ter um comportamento diferente que acreditamos logo na conversa dele. Podemos estar enganados, inclusive Josias, e se assim for, estamos queimando mais uma promessa e afastado aqueles bem intencionados que querem ajudar. A culpa dessa nossa descrença nas figuras que aparecem dentro dos quadros de novos dirigentes são deles mesmos, com suas atitudes dúbias, com seus comportamentos falsos e covardes, estou me referindo ao Sr. Alexandre Ferrer, por exemplo,que por sua arrogância e prepotência na condução do atual processo que vive o Sta Cruz o descrendencia a cargos futuros. Isso também serve para edinho no qual todos nós confiamos e fomos traidos. Porisso estamos com o pé atras em tudo, e cabe a essa safra nova de dirigentes e a todos aqueles que querem dirigir o clube do seu coração, mostrarem a verdadeira cara com competencia, credibilidade e principalmente transparência.
    Saudações Corais

  13. Allan Araujo
    13

    Roberto Gomes,

    Concordo com você. A carência é grande sim.

    Tão grande, que nos permite criar salvadores da pátria ou cometer injustiças. No caso de Constantino, ele não é o salvador, nem é mais um ‘vilão’ na história.

    É um bom sujeito esforçado e trabalhador, que está dando sua importante contribuição para que o Santa saia dessa. No caso dele, posso garantir, que ele dialoga MUITO com a torcida, aceita sugestões, etc.

    Por exemplo, um grupo de torcedores da PB indicou vários jogadores ao Santa, que ele fez questão de ir lá olhar, assistir e contatou alguns. Negociações podem ser fechadas com o fim dos estaduais.

    Mais uma vez, no caso dele, eu sei que pensa num outro modelo de SCFC. Atualmente, o que ele pode fazer é, dentro do possível, procurar devolver o SCFC à Série B do Brasileiro, que será fundamental para todo e qualquer projeto de mudança que se quer no SCFC.

    Eu, pessoalmente, acredito em gestão profissional e conselho forte e atuante. Neste conselho se destacariam líderes e pessoas com uma visão diferenciada do SCFC, que eu sei que pessoas com Josias (conheço-o pessoalmente) e Constantino têm.

  14. Dani_tricolor
    14

    Infeliz o seu texto Fábio Belmino…

    Ninguém está sendo “engolido por raposas sebosas”!

    Não ter medo de encarar uma bronca dessas é sim um diferencial, e poucos fazem, muito pelo contrário, a maioria corre, não quero nem citar nomes, é muito mais fácil criticar e julgar.

    Confesso que hoje não tenho tempo disponível pra respirar diariamente os ares do SC, mas se tempo tivesse, pode apostar que eu faria, se Edinho foi um perdedor no futebol, lembre-se que o SC não é! E independente de quem lá esteja, até pq fomos nós que o colocamos na presidência, o SC agora vai passar por um dos piores e mais difíceis desafios da sua história: a série C!

    E se pessoas como eu, vc, ou Tininho, não chegarmos juntos, não iremos conseguir sair dessa!

    Fazer parte, ou melhor, fazer a sua parte, não faz de ninguém um mal caráter!

    Eles vão e o SC fica! Mas eu te garanto que terminanda essa gestão, a probabilidade de Tininho continuar exercendo seu trabalho pelo clube é muito grande, independente de quem seja o presidente, ele está só engatinhando nesse novo caminho do futebol, e não torce por Edinho FC e sim pelo SCFC!

    Assim como nós!

    Allan meu amigo! Bravo!!!

  15. Não tenho tempo para responder de forma completa agora. Mas faço questão de dizer uma coisa: eu não estou chamando NINGUÉM de mau caráter! Ninguém!! Fui claro, “a questão não é pessoal, é política”. É de entedimento sobre como se deve atuar no clube. Possa ser que se conhecesse Tininho (falo dele pois é o único citado nas respostas), e o mesmo quisesse, me transformasse em seu amigo. Mas continuaria divergindo dele, pois julgo que não se pode compactuar com essa direção.
    Há várias pessoas bem intencionadas que já passaram pelo Santa. Várias. Posso falar aqui de Edelson Barbosa e Raimundo Moura. Há vários outros. Que não somente não “roubaram” o clube, como ainda perderam patrimônio. Mas nem por isso serviram ao Santa com competência. Não adianta apenas ter boa vontade. É isso que uma boa parte da oposição diz (e eu me incluo nela), não adianta apenas ser honesto. Essas qualidades são básicas, necessárias, mas não suficientes. É esse debate que gostaria de fazer. Não meramente ficar restrito a discussões de nomes.
    E por fim, minha intenção é demarcar projetos, lado, postura. Isso existe em qualquer organização. De certa forma o texto já serviu, alguns já entraram e esculhambaram a oposição a Edinho. Ou seja, estaremos de lados opostos ao final do ano….

  16. Gustavo Menezes Vieira
    16

    Fábio,

    Faz isso mesmo..junto sua tropa vai na assembléia legislativa com paus e pedras..aproveita e quebra tudo…

    é disso que o Santa Cruz precisa
    arrebenta garoto!

  17. Dani_tricolor
    17

    Geó, aí é que está…”Mas continuaria divergindo dele, pois JULGO que não se pode compactuar com essa direção.”

    Pq julgar? Principalmente sem conhecer!

    Vc citou o Edelson, que por várias gestões foi presidente da comissão patrimonial, foi vice do próprio Raimundo Moura em 91/92, mas que quando presidente, em 97/98, fez um dos piores times da história do SC, e quase nos leva a série C, tb não estou julgando o seu caráter o capacidade, todos sabem que é um grande tricolor e empreendedor, mas não foi vencedor no SC. Tanto que se afastou.

    Talvez por ter visto que não passava de um mero colaborador e não um bom gestor!

    Existem sim muitas pessoas de bem no futebol, mas nem todos dão a mão a palmatória, então pq criticar os poucos que estão tentando mudar a realidade?

    Qt a oposição, que até agora me recusei a falar, se são aventureiros ou não eu não sei, o que acho e concordo com muitos é que uma mudança a essa altura do campeonato, com a chegada da série C e tantas turbulências, não sei se favorecia o SC.

    O mais sensato a ser feito seria o apoio ao futebol, já que não querem apoiar a diretoria, vi integrantes da oposição do lado de fora no dia da reunião do conselho pq não estavam em dia com o clube, é assim q se ajuda? E não adianta dizer que chegou no dia pra pagar, pq todos tiveram tempo pra fazê-lo, desde que a reunião foi anunciada e dita restrita a conselheiros em dia. Mas deixam pra última hora, será que não foi pra tumultuar ainda mais?

    Não quero julgar, nem defender A ou B, não votei na chapa de Edinho quando ele foi vice, mas como a grande maioria apoiei a sua candidatura, e digo mais, dependendo de quais serão as chapas da oposição, nem vou perder meu tempo indo votar, até pq acho que o próprio Edinho está contando os dias pra que esse ano termine pra cair fora, simplesmente ele não quer pular do barco em alto-mar.

    Nós não merecíamos isso, mas tudo é fruto de muitos erros do passado, sem querer tirar culpa de seu ninguém. E não importa quem de frente esteja, o que eu puder fazer, farei!

    Os grandes sempre voltam, estão aí o Bahia, o Vitória, e o Fluminense, com o SC não será diferente.

    Geó, considero muito vc, mas opiniões nasceram pra ser ditas e respeitadas, assim como não concordo, mas respeito a sua.

    E pode ter certeza que não estaremos em lados opostos ao final do ano, todos aqui estarão do lado que for melhor pro SC!

  18. Li atentamente os comentários e percebi que as divergências se deram em torno do nome de Tininho. Percebi também que há uma confusão de alguns entre a proposta do texto – uma discussão política sobre a postura dos dirigentes – com questões pessoais, como se as palavras de Josias tivessem transformado este ou aquele dirigente em mau caráter. Não entendo assim.

    Não creio que o texto ataque o caráter de ninguém. Ele apenas aponta posições políticas deste ou daquele dirigente do clube e tenta mostrar, entre outras coisas, suas contradições.

    Conheci Tininho apenas outro dia. Tenho por ele respeito e consideração, mas enxergo incoerência em suas palavras, assim como entendo ser contraditória e incoerente a posição política de qualquer pessoa, diretor do clube ou não, que num momento critique abertamente e de forma contundente o presidente e em outro momento chame a oposição de irresponsável por querer o seu afastamento. E considero isto discussão política, não pessoal.

    Além do mais, é preciso deixar que o presidente saia do conforto de seu casulo e venha a público se defender e se explicar pessoalmente dos erros graves que cometeu, e vem cometendo, durante a sua gestão.

    Também não acredito que estamos evoluindo dentro do campo. Pensamos isso só por que ganhamos algumas partidas de times que, como nós, estão disputando para evitar o rebaixamento no pernambucano? Me perdoem, mas acho isso muito pouco. Como também acho pouco levar o time de volta à segunda divisão. Nada apagará a mancha de termos caído para a terceirona. E ao contrário do que li aqui, não enxergo qualquer tipo de avanço em sua administração. Vejo apenas continuidade das velhas oligarquias que dominaram o clube e nunca souberam administrá-lo.

    Para completar, enxergo dificuldades no futuro, pois, se a atual diretoria vai mal, tenho desconfiança com a oposição. Um clube se dirige com profissionalismo, não com retóricas.

    Saudações corais,

    Dimas Lins

  19. Dani_tricolor
    19

    Dimas, perfeito, mas a questão levou a isso:

    Luiz: “Com gente desta índole não há salvação para o Santa Cruz”

    Rodrigo: “esses que dão uma de bonzinho, amiguinho da galera, na verdade estão do lado dos que sempre afundaram o clube.”

    Nós sabemos que não é bem assim. Política ou pessoal, entendi o que Geó quis passar, mas parece que outros não.

    E concordo com vc em relação ao futebol, realmente é muito pouco ou quase nada, 6 vitórias que nos tiraram da segunda divisão estadual, mas falando em brasileiro, pode até ser pouco a volta a séria B, claro que não vai apagar o trágico descenso pra C, mas hoje, é o máximo que podemos almejar no futebol, é a nossa meta!

    Enfim, acho que isso já rendeu demais, encerrei aqui.

    Sdç corais a todos!

  20. Rodrigo F.
    20

    nunca vi esse pessoal por aqui. os amiguinhos de tininho correram para cá para defendê-lo.
    só não entendeu quem não quis. o texto é claro, o lado político. jomar e tininho, os queridinhos da galera, estão do lado de edinho e estão defendendo esta gestão. ou estou enganado?
    parabéns ao autor do texto.

  21. Fábio Belmino
    21

    á Gustavo Menezes Vieira

    Gostaria que o nobre me mostrasse onde falei algo que remetesse a violência,quando coloco para torcida a possibilidade de estar presente em um ato que diz respeito ao seu clube? infelizmente você distorce os fatos, não sei se propositadamente, o período no Santa Cruz é agitado e nem você sabe minhas itenções nem eu as suas.
    Não entrarei em discussões pessoais, que fique bem claro a posição é política e cada opinião deve ser analisada e respeitada, mesmo que se pense diferente.
    eu tenho minha posição e já deixei bem clara no meu primeiro texto, e acredito aqui não ser o espaço para esses tipo de debate, mas certamente oportunidades não faltarão.

  22. Fábio Belmino
    22

    Dani_tricolor

    O fato de achares meu texto infeliz não altera minha linha de pensamento, partindo da sua lógica teria todo direito de também achar infelizes suas idéias pois as mesmas divergem das minhas, todavia no campo democrático esse é o intuíto do embate, argumentos e fundamentação, muito do que eu li faz referencia a uma pessoa como amigo, os textos estão direcionado pro lado pessoal. Pessoalmente não posso falar nada de ninguém, mas do ponto de vista político analiso em cima de fatos oncretos.

  23. Manequinha
    23

    Amigos,

    Qualquer discussão saudável é sempre bem vinda em qualquer espaço democrático como esse.

    Que de textos e reflexões como essas possam surgir idéias e atitudes que ajudem cada vez mais nosso Santa.

    Sobre o que o Rodrigo falou, esse pessoal que postou, sendo ou não “defensores” de Tininho, devem sempre postar. A troca de informações e argumentos é o que torna o blog mais rico ainda.

    Geó, excelente texto, parabéns.

  24. Adson Ferreira
    24

    Tininho é um grande jovem,que ama o Santa igual a nós. Um cara que se empenha nas suas atividades dentro do clube. Claro que críticas ele vai receber,pois ocupa um cargo nada fácil dentro do clube. Mas a melhor resposta para as críticas é o trabalho,coisa que sabemos que ele vêm fazendo muito bem.

    O Santa cresceu a partir de sua entrada e da de Jomar lá.

  25. O problema do debate aqui foi a fulanização.

    O fundamental do texto de Geó, infelizmente, não foi discutido aqui: a necessidade de renovação e de um projeto para o clube, VERSUS a perpetuação dos cardeais e do anacronismo. Eita mania desgraçada de querer salvadores da pátria, de se iludir com bons resultados diante de times medíocres…

    O desastre será pior se o diminutivo continuar até o fim de sua desastrada gestão. Por outro lado, como foi dito por Allan, de fato a situação se complica se a assembléia não der resultado. É sensato, mas e aí? Qual o caminho a seguir?

    Concluindo, vou cair no samba e fulanizar: desejo a melhor sorte possível a Tininho, porém intitular a oposição de modo geral como “aventureira” é uma grande bobeira. A não ser que ele tenha falado de sicrano…

  26. Outra coisa: se menezes conhecesse fábio E VICE VERSA, não tinha rolado essa troca de mensagens aí em cima – conheço os dois e creio até que pensem de forma similar…

  27. David Santana
    27

    Muito bom o texto do Josias de Paula Jr.

  28. Rodrigo F.
    28

    gustavo menezes é amigo de allan, que é amigo de dani, que é amiga de tininho, que é defensor de edinho.

    estou enganado?

  29. André Tricolor Virtual
    29

    … “Josias”,

    Parabéns pelos esclarecimentos no texto e pela intenção de nos alertar para a necessidade de mudanças no que diz respeito a POLÍTICA e GESTÃO!

    Assim como “Dimas”, li todos os comentários acima, e assim como “Anízio”, percebi a real mensagem do texto! É evidente e natural que ainda estamos ‘abalados’ com tantas notícias ruins no SANTA CRUZ, com o ‘buraco’ que que caímos que parece que fica mais fundo. É lamentável sabermos que nós torcedores NÃO SOMOS DONOS DE NADA, a não ser da camisa que usamos para ir a campo, é lamentável sabermos que quem um dia sai da presidência do SANTA CRUZ não perde nunca o PODER, vai ter sempre uma cadeirinha esperando, é lamentável saber que temos hoje um presidente incompetente, que no fim do ano certamente estará em alguma ‘chapa’ para tentar algum cargo ainda no clube, e ainda assim, certamente irá esquecer de nos pedir DESCULPAS por tanta besteira que fez e falou no SANTA CRUZ. É lamentável sabermos que além de disputar a ‘terceirinha’, ainda teremos a sombra da ´serie D’ ao nosso redor !!!!

    PS: Não podemos esquecer que “Tininho” é um empregado do SANTA CRUZ , que ainda é presidido pelo ‘edinho’, com isso, o mesmo ainda mantem a política da ‘boa vizinhança’, isso é natural, se ele está no SANTA CRUZ, não é pra apoiar as merdas do presidente, mas sim para AJUDAR !

    >>> VIVA SANTINHA !!!!

  30. A defesa já foi feita, portanto, me abstenho a repetir o óbvio.

    Conheço Tininho e coloco minha mão no fogo por ele, esteja ele AJUDANDO O SCFC na gestão de Edinho, na gestão de Romerito, de Zé Neves…

    Nele eu confio.

    Estendo essa confiança também a Jomar.

  31. Mudando de assunto… Dimas e Cia, o convite tá mais do que feito! Quem puder comparecer, será muito bem-vindo!

    — ANIVERSÁRIO DA QUINTA SANTA —

    Tá confirmado: a Sanfona Coral vai lançar o projeto “51 para o Santa” no aniversário da QUINTA-SANTA, próximo dia 17/04, no bar da piscina, a partir das 18hs. Vai ter transmissão ao vivo da CNN internacional e tudo mais! Quem viver, verá…

    A programação oficial desse imperdível evento consiste em:

    1) Cerimônia de abertura às 18hs;

    2) Bolo de aniversário;

    3) Foto oficial PONTUALMENTE às 19:30hs (sob pena de não conseguir mais tirar a foto, por conta do ‘apagão’);

    4) Na programação musical: forró com a Sanfona Coral e convidados;

    5) Ré-estréia da TV CORAL – apresentando o registro dos últimos eventos festivos da torcida patrocinados pelo blog do santinha, bem como os filmes do Pernambucano de 1993 e “Pelé Eterno” (que todo mundo sabe que era santacruzense de carteirinha);

    6) Sorteio de brindes;

    7) Assuntos Correlatos.

    Obs1: Estamos verificando junto ao clube a possibilidade de aquisição de óleo diesel para prolongar a iluminação do bar da piscina durante as festividades;

    Obs2: No caso de chuva, a festa será realizada no 1º andar da sede social do clube (como acontecia nos primórdios da QUINTA-SANTA, na época, ainda SEXTA-SANTA);

    Obs3: Como já é tradição na Quinta-Santa, a saideira da festa será no Caldeirão da Rute;

    Obs4: A festa é aberta para todos, portanto, sintam-se todos convidados, independente de já terem participado ou não desse encontro semanal, afinal, a idéia é aumentar e solidificar cada vez mais esse grupo de amigos.

  32. Almir Xavier da Silva
    32

    A coisa* acaba de ser campeão novamente, já são 13 títulos estaduais a mais que nós.

    —————————————–
    *Editado pela moderação.

  33. Allan Araujo
    33

    Rodrigo F., não sei se te conheço, mas serei educado:

    Sim, sou amigo de Constantino, de Jomar, de Fred Arruda, Beto Miranda, Gerrá, Rui Monteiro, Inácio, Dimas, Anizio, Dani, Gustavo Menezes, Fred Dias, Fred Almeida, Renato, Alexsandro, Marcela, Vanessa, Anna, Fábio Martorano, Eduardo Tiburtius, E TANTOS OUTROS TRICOLORES.

    Aliás, não sei de onde inventaram esta história de torcida da Coisa ser maior. A maioria dos meus amigos são tricolores, grande parte deles, gente comprometida [dentro dos limites que cada um possui] em ajudar o SCFC.

    Fique certo que eu argumentei porque considerei injustiça a informação/comentário dado. E faria isto com qualquer um que eu soubesse se tratar de injustiça, sendo meu amigo ou não.

    E, em tempo: não, não defendo essa gestão. Em dezembro de 2006, comemorei a vitória de um projeto que buscava construir os alicerces de um Santa Cruz novamente vencedor no médio-longo prazo. O projeto foi posto de lado, e ao contrário de antes, nem o imediatismo foi privilegiado, dada as vergonhas que passamos.

    Na minha humilde opinião, cada um é livre para ver como melhor pode ajudar o SCFC. E minha opinião pessoal é que:

    – Existem pessoas que mesmo discordando do presidente, ajudam o Santa Cruz lá dentro, porque entendem que é importante livrar do rebaixamento do PE (já foi, UFA!), e subir de divisão no Brasileiro (que subamos, amém!);

    – A fulanização é péssima, e acaba-se permitindo algumas injustiças;

    – A simplicidade analítica também é um problema. Ou se é mocinho ou bandido na história.

    Fique tranquilo, eu penso num Santa com gestão profissional (resultados, metas, administração profissional, transparência, maximização dos resultados administrativos), vencedor (com boa gestão é mais fácl investir em base e formar times mais competitivos) e apaixonante (torcida com auto-estima em dia e crescendo).

    Não é nada disso que eu vejo há muitos anos, principalmente de 2006 a 2008. Porém, minha escolha pessoal é, onde for possível ajudar o SCFC, ajudarei. Não estou ajudando Edinho, mas o SCFC de amanhã que tratá alegrias a mim, meus filhos e netos (em tempo: 24 anos, solteiro e sem filhos).

    É isso.

    PS: para quem disse que não comento, está certíssimo, raramente comento em blogs. Porém, leio-os diariamente.

    PPS: Amanhã estou na quinta-santa, quem quiser conversar ou trocar idéia comigo sobre isso, estou à disposição, ouvir também é sinal de educação.

    []’s

    Allan

  34. Allan Araujo
    34

    PPPS: Outros amigos como Galdino, Chaves, etc. que acabei não citando, entendam que meu objetivo foi deixar claro que tenho MUITOS amigos tricolores, todos eles, grandes tricolores, gente por quem tenho apreço e orgulho da amizade. Se fosse citar todos, dava uns 5 posts aqui e não acabava.

  35. O exporti é campeão sim, mas do módulo verde. Depois do tropeço de hoje, o Petrolina tem apenas dois pontos a menos, mas com garra e a força da torcida o Santa Cruz será campeão do módulo amarelo!

    Exigiremos depois o cumprimento do regulamento… quem viver verá!

  36. insatisfeito
    36

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Vamos botar lenha na fogueira! Central de Boatos, vamos armar pra cima da coisa!

  37. Bosquimano
    37

    Uma coisa é achar que defende o clube. Outra é defender essa gestao!
    Tá na hora de parar de entender críticas políticas como criticas pessoais.
    Para mim, defender o clube, neste momento, passa muito mais por mudar a política, ou a forma de fazer política no clube, ainda que tenha alguns custos a curto prazo. Nao me convence essa história de se juntar pensando apenas em salvar o clube da série c, ou evitar que o clube seja rebaixado à segunda do PE. Primeiro porque a maioria desses que estao chegando para apoiar “o clube” já passaram por ele e nao deixaram muitas saudades; segundo porque acredito neles, em nenhum deles. se é pra ajudar o clube de fato, nada melhor que mudar a diraçeo, ou a forma de fazer política dessa gestao. Como nao acredito que este povo vai mudar sua forma de pensar futebol, tampouco em duendes, papai noel e outras baboseiras deste tipo, sou mais pessimista agora do que antes. Pra mim, o clube pode (por milagre) até subir pra segundona, mas mudança mesmo, nao vai acontecer. Vamos ficar aí esperando que volte algum idiota com muito dinheiro e injete no clube, como nos anos 70. Vamos cmemorar alguma coisa de vez em quando, para depois sofrer de vez em sempre.
    Esse será nosso futuro se as coisas nao mudam de verdade agora.

  38. Não concordo com o conformismo do artigo.
    É verdade que uma legião de sangue-sugas se apoderaram do Arruda. Mas deles não é o direito de dirigir o tricolor. O Santa Cruz é do povo. A Cesar o que é de Cesar e ao povo o que é do povo.
    Temos sim o direito de lutar e de reaver o nosso clube, temos o direito legal e está escrito em todas as letras no estatuto.
    Tricolores, uni-vos. Unidos seremos mais fortes do que esses vampiros que se apoderaram do Santa Cruz. Unidos tiraremos esses malditos sangue-sugas do Arruda. Unidos elegeremos um novo presidente após a destituição do carcará sanguinolento. Unidos faremos o Santa Cruz se reerguer.

  39. Renato Andrade
    39

    Esse é o problema: tá cheio de ‘amiguinhos’… como um cidadão aí em cima falou que encheria 5 páginas com os nomes dos seus, eu pergunto: quais desses são sócios e ajudam o clube?

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *