O recomeço

em_construcao

Merecíamos. Após a catástrofe da passagem de Edinho pelo clube, merecíamos um alento. E ele veio sob o signo de uma promessa. A promessa de um novo começo, uma nova etapa, uma nova vida. Ao final de um ano que estava a nos obrigar a pensar no pior, eis que brota a esperança, e a promessa vai encorpando, ganhando carne, ossos, veia, sangue e sonhos.

E o Santa Cruz, sobre a terra arrasada por diminutivos, volta a semear sementes de grandeza. Profissionaliza-se. A gestão de futebol, amador e profissional, começa a ser feita de forma responsável, planejada, criteriosa. Nada de arroubos ridículos (“Nosso treinador será Evaristo de Macedo. E ele trabalhará de graça”!) nem dependência de eternos “abnegados e beneméritos” – ou seus netos, sobrinhos, filhos, amantes, agregados… Um clube devolvido à sua torcida, seus sócios, seus conselheiros.

O patrimônio garantido. Depois de anos de descaso, a preservação. Mais! A valorização e incremento. Todo o estádio renovado: pintura, gramado, torres de iluminação, fachada, sistema de drenagem e de irrigação etc. O Santa volta ter um dos melhores estádios do país. No nível regional a dianteira que colocamos sobre os adversários é imensa, colossal. E, com isso, o Santa se credencia mais do que nunca a, no ano de seu centenário, ter o Arrudão como sede da Copa do Mundo. Não pode haver dúvidas: se Recife receber jogos do mundial, o local terá de ser o Arruda. É ele o maior, e é ele que tem em suas cercanias o maior investimento previsto no PAC para melhoramentos urbanísticos – critério fundamental, segundo o governo federal.

Nesse fim de ano, amigos e amigas tricolores, época natural de fazer balanços, repensar caminhos, projetar desejos, reatualizar expectativas, podemos já sentir a chegada de melhores dias. A Cobra Coral parece, de fato, se reconciliar com seu destino de grandeza. E antevemos os sorrisos nas arquibancadas, e a festa nos bairros pobres da cidade, a multidão tricolor alegre e orgulhosa. Todos nós somos parceiros dessa empreitada. E temos o dever de ir a campo, de manter atualizada a mensalidade de sócio, de contribuir o mais que possível no dia-a-dia do clube, de sermos o abre-alas da esperança, os discípulos das boas novas. Tenho certeza de que todos faremos o nosso papel. Colheremos, em breve, os frutos dessa nova semeadura.

Para dizer de outra forma, tomando emprestadas as palavras de um camarada com quem dividi o balcão do Bar de Roberto, lá do Mercado da Boa Vista: “O Santa tá voltando ao normal”. Pois é, e o normal do Santa é ser forte, grande e vencedor.

Feliz natal e excelente 2009 para todos nós, tricolores corais!

11 Comentários

  1. Caro Josias
    Com relação ao texto,ASSIM SEJA(amém).
    A toda nação coral um Feliz Natal e um 2009 de luta e
    êxito!
    Saudações Corais.

  2. Fábio Belmino
    2

    Gosto de textos assim, sem arrodeios com uma linguagem clara e objetiva. Me lembra Carl Rogers e Paulo Freire gênios porém simples, objetivos, sensatos e eficientes.
    Concordo que agora no Santa Cruz tudo esta voltando ao normal.
    Desejo aos amigos(as) Corais um Feliz Natal e um ano novo repleto de espírito FBC.

    Ao Dimas, tornado amigo, sucesso na nova fase de pai.

  3. Belo texto, Geó.

    Se fizermos nossa parte junto com a diretoria, certamente levaremos o Santa Cruz ao seu posto “normal”.

    Ao contrário dos hunos que administraram o Santa nas duas últimas décadas, por onde FBC passa nasce grama.

    Feliz natal para todos.

  4. Felipe Rêgo Barros
    4

    Para todos aqueles que nunca deixaram de acreditar que a força da nação tricolor, seria capaz de trazer de volta a nossa alegria, a nossa esperança, e sobretudo o nosso orgulho de ser SANTA CRUZ, estendemos os nossos votos de Um Feliz Natal, e um Ano Novo de muito sucesso.
    Felipe Rego Barros / RECONSTRUÇÃO

  5. Passando soh p desejar Feliz Natal a glr do blog e q o ano de 2009 seja de vitorias!
    saudacoes coral

  6. Arnildo Ananias de Oliveira
    6

    É JOSIAS,

    Apesar da TOTAL INDEPENDÊNCIA da Gestão FBC de eternos “abnegados e beneméritos” , OS INCONFORMADOS DE SEMPRE (LEF + jornaleco JCoisa) insistem na mesma tecla. Basta ver a edição de hoje desse pseudo-veículo (des)informativo:

    CAPELLA DEFENDE-SE COM DIPLOMACIA:

    “Com o movimento de grupos de conselheiros e torcedores CRESCENDO NOS BASTIDORES DO CLUBE para que o presidente Fernando Bezerra Coelho convide antigos dirigentes para fazer parte da administração do futebol coral, …”

    Êta jornal de m_ _ _ _! Me faz um favor: diz aqui pra gente quem são tais conselheiros e torcedores pois eu, particularmente, desconheço esses senhores.

    Nada contra o MIRINDA, um tricolor de carteirinha mas sim contra essa imprensa circense que teima em querer tumultuar essa ADMINISTRAÇÃO PRÁ LÁ DE PROFISSIONAL que FBC está implantando nas “Repúblicas INDEPENDENTES do Arruda”.

    Outra coisa: não substimem a força do futebol do interior paulista. Quem conhecia o Grafite antes de vir pro Arruda? Aposto na COMPETIVIDADE do time que está sendo montado.

    QUE DEUS NOS AJUDE NA MEDIDA DE COMO JÁ VEM FAZENDO POIS, SE MELHORAR, ESTRAGA.

  7. Fabiano Pinheiro
    7

    Também acredito na competitividade dessa equipe que está sendo montada, embora saiba que precisarei de paciência para que o time se entrose e assimile um padrão tático.

  8. Claudemir Pereira
    8

    Caro Geó,

    Suas palavras sintetizam o que deve ser o pensamento do(a) torcedor(a) coral, pois, hoje a profissionalização da gestão do clube faz com que possamos olhar o horizonte e ver dias, meses e anos melhoes. Sei, também, que a caminhada é longa e que apenas estamos dando os primeiros passos, mas esses são dados com segurança e determinação. A torcida peço um pouco de paciência para que as ações realizadas fora de campo reflitam dentro dele.

    No mais desejo a todos(as) um feliz 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014….

    Saudações Corais

  9. Caro Josias,

    Parabens pelo texto, comugo com seu pensamento, e vamos voltar a normalidade ver o Santinha com o verdadeiro terror do nordeste no gramado.

    Saldações Corais sempre…

  10. Roberto Gomes
    10

    È bom FBC deixar bem claro que Capella foi contratado para administrar profissionalmente o Depatamento de Futebol do Santa durante toda a sua gestão, com carta branca e sem nenhuma ingerência amadora local, e que não vai fugir dessa linha independente de resultados dentro de campo, porque não se enganem, a imprensa só está esperando os possiveis resultados negativos quando a bola começar a rolar, para voltar a bombardear o trabalho de Capella e Bittancurt, através de comentários maldosos e mentirosos, semeando a dúvida, desestabilização e a discórdia, visando os torcedores pé de rádio que emprenham pelos ouvidos, objetivando a sua saída e o retorno do caos dentro do clube. Vamos ficar alerta !
    Saudações Corais

  11. Jesaias Paixão
    11

    ah rapaz eu fico tão euforico com essas coisas que não sei mas o que falar só sei de uma coisa com o o Santa Cruz onde ele estiver …………

    saudações tricolores …………..
    feliz 2009……..
    que a felicidade reine nos coraões tricolores……….
    2009 o ano da viratricolor …………….
    anotem isto………….

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *