O lado escuro da nossa força

thors

Quando a história começou a vazar, confesso, não acreditei. Parecia algo escalafobético demais, mais que teoria da conspiração. Em verdade, me senti em uma nova Matrix. Porém, já não era apenas um nem dois jornalistas que diziam; conhecidos com acesso privilegiado à informações ratificavam. E a notícia estourou como uma bomba.

Após a constatação absoluta do fato, pus-me a refletir. Concretamente tudo foi muito estranho! Estávamos na Série B, com algum elenco e tínhamos o Arruda. De repente, num piscar de olhos, série D e o Colosso interditado. Depois de alguns meses da catastrófica queda na era diminutiva, um jogo importantíssimo da seleção brasileira e a reorganização administrativa do Santa… Tudo agora começava a fazer sentido.

No entanto uma pergunta me obsedava: quem foi o responsável por tal acordo? E será que o mesmo foi benéfico – ou será – para nós no futuro? Uma dado é certo: nossa relação com a CBF melhorou e melhorará. Teremos ainda a oportunidade de bradar aos quatro ventos que somos os campeões de tudo (nada de Internacional…) até o nosso centenário.

Mas quem fez o acordo? Sabe-se que o dr. Ricardo Teixeira chegou-se sorrateiro e propôs: “Preciso criar uma quarta divisão aqui no país. Todos os grandes países do futebol já a possuem. Só que no começo ela será deficitária e eu preciso de um time de massa, com a maior torcida do Norte/Nordeste, um clube forte, com nome nacional para eu poder legitimar a nova série…”. Esse time escolhido, claro, foi o glorioso Santa Cruz! E devido a todas as nossas qualidades fomos parar na quarta divisão.

Que acontecimento mais contraditório! Um paradoxo infinito! Justamente por sermos o clube de maior potencial fora do eixo Rio-São Paulo fomos os escolhidos para viabilizar a famigerada série D!

O futebol, sabemos todos, muitas vezes é decidido fora das quatro linhas. Mas sinceramente não julgava que as negociações chegassem a esse ponto. Quando tive consciência de todo o ocorrido me pareceu que o destino foi injusto conosco. Talvez fosse melhor se a nossa torcida não fosse tão gigantesca. Melhor seria que essa mesma torcida não fosse tão fiel. Seria melhor que, ao invés de um estádio, tivéssemos um campinho qualquer, como os nossos adversários aqui no estado. Acaso o nome Santa Cruz não fosse tão forte no âmbito nacional. Talvez não houvesse acordo. Por que toda a nossa força e pujança viraram contra nós?

Amigos, nesse ponto tive vontade que o Santa fosse bem menor do que é. Daí estaríamos jogando a Série A. Não precisaríamos vencer todas as divisões do futebol nacional até o nosso ano 100. Mas, depois, com mais calma, ponderei: se não tivéssemos a maior e a mais fanática torcida; se não tivéssemos o maior e mais espetacular estádio; se não fôssemos conhecidos com o “Terror do Nordeste” e pauta de matérias nacionais tão constantemente (mesmo na quarta divisão…) não seríamos o que somos. Eu não torceria por um clube que vale a pena. Não seríamos o “Fita Azul”, o Santinha. Seríamos uma COISA qualquer. Deus me livre! Melhor o acordo! Melhor a série D!

Ganhe uma camisa comemorativa do jogo da seleção

O Torcedor Coral está lançando mais uma promoção. Trata-se de mais um brinde para ser entregue aos nossos leitores, num oferecimento do Santa Cruz Futebol Clube. A bola da vez é uma camisa amarela com listas horizontais com as cores do nosso manto sagrado.

Como ocorreu em nosso último concurso, será declarado vencedor o leitor que tiver a próxima frase escolhida, dentre os comentários deste artigo, para a seção Cobra Venenosa na barra lateral do blog. O tema é livre e o prêmio será na próxima quarta-feira, antes do jogo da seleção, lá mesmo no Arruda.

O vencedor será conhecido na manhã do dia do jogo do Brasil e Paraguai, tão logo seja publicado um novo artigo no blog. A escolha da frase será feita através de votação entre os editores e cronistas do TC.

Escrevam suas frases e que vença a caneta mais afiada.

28 Comentários

  1. Sr.Josias de Paula, Nunca vi tanta besteira junta reunidas num mesmo texto. Poderia este , ser muito bem assinado por Didi Mocó, faria mais sentido.
    É muita conversa fiada. Desculpe, juro que tentei, mas não consegui ignorar tamanha bobagem.
    Pra terminar uma perguntinha: Esquizofrenia tem Cura?

  2. João Tiago
    2

    Josias botou Dan Brown no bolso!

  3. Tem gente que não compreende uma piada, e vive a reclamar da vida. O comentário desse tal janio é ridículo e tobo.

    Dimas, essa promoção da camisa tá muito em cima. Dá ela pra mim, é mais jogo, logo poderei ir ao Arruda com as cores tricolores santacruzenses & de quebra, com as do meu país.

  4. André Tricolor Virtual
    4

    O mais importante na vida não é ser campeão, é ser feliz, e por todo sofrimento que passamos com o Santinha, já me sinto no céu!

    Abraços!

    >>> VIVA SANTINHA !!!!

  5. Luiz Ferraz
    5

    1- Joga meu santinha, que eu carrego tua cruz.
    2- Somente um cego não vê que o arruda é de fato o verdadeiro lugar sediar a copa de 2014 em pernambuco.
    3- Será que somente a imprensa pernambucana quer desmoralizar o santa?Todo o Brasil elogia o SANTA e engrandece sua história, enquanto isso nas mediações de recife…
    4- Eu te amo meu santinha, eu te amo!! Meu coração é preto,branco e vermelho ouviu brasil?
    5- Alguns gostam de cachorras, outros de ratos, mas eu confio mesmo é na minha cobra…
    6- Se não fosse pelo Arruda,não teríamos o tetra em 94,que venha o Hexa!!

  6. Anízio, parabéns pela sua genialidade, mas não entendi em momento algum, qualquer referência deste texto para o humor.
    Por falar em ´coisas rídiculas, acho muita graça nas pessoas que se acham acima do bem e do mal. Acho estas pessoas de uma riducularidade divertidíssima, por isso gosto do que você comenta, me divirto muito.

  7. Outra perguntinha prepotência tem cura? Tem gente que se acha.

  8. Luiz Ferraz
    8

    Janio, me desculpe , mas vc foi muito prepotente também…

  9. MARCELO BARBOSA
    9

    Que viagem. Somente quem ama demais para acreditar. Josias, parabéns pelo texto.

  10. Dayvison Santos
    10

    Cara, de certa isso até faz sentido…
    Não precisava fazer tamanho desmantelo, mas…
    Tem outro lado posistivo também, descobrimos e agora estamos mais atentos a quem vai gerir o Santa Cruz, e ninguém mais vai fazer tanta besteira como o Sr… deixa pra lá…

    Espero que a claridade dos holofotes para a seleção permaneçam no nosso Santa Cruz e que nós consigamos fazer incrivelmente o contrário dessa derrocada, ascenções constantes nos tornariam tão ou mais poderosos, do que qualquer clube que se mantém na Série A…

    É bem mais fácil cair, mas está se vendo um esforço e um trabalho pra subir…

    Eis a minha frase:
    “Três cores, dois nomes, uma paixão maior do que a Seleção tem pelo Arrudão.”

  11. Janio,

    Sinceramente gosto dos seus comentários e do seu senso crítico. Aliás, em tempos de fundamentalismo coral, o senso crítico é pra lá de necessário.

    Mas, dessa vez, não consegui entender a sua lógica. Pelo que eu entendi, parece normal, quando vem de você, comparar o autor ao trapalhão Didi Mocó ou associá-lo à esquizofrenia, mas torna-se prepotência quando alguém considera seu comentário ridículo e tolo.

    Pelas palavras que você empregou, não creio que você esteja em condições de achar ruim o comentário de ninguém.

    Saudações corais,

    Dimas Lins

  12. Roberto Gomes
    12

    Minha frase:

    “Teoria da Conspiração, se não foi escolhido o SANTA eu STORE”

    Saudações Corais.

  13. Sou torcedor do Sport, e tenho respeito e admiração pelo Josias e o Dimas. Já postei aqui uma vez, e fui bem recebido, pois abordei com educação e com educação fui tratado. O texto não é agressivo, é irônico, levemente rude com a própria autopiedade, enfim, não tem nada demais. Mas o sujeito mais livre do mundo é o leitor. Inútil é ofender gratuitamente as pessoas…

    Dimas, aguardo novo texto no Estradar. Josias, também tô na espera do debate ou de novos poemas no Inscritos.

  14. Carlos Sampaio de Oliveira
    14

    A verdadeira invasão está por vir, invadir o Rio de Janeiro, como fez uma torcida paulista no maracanâ, em jogo de final de primeira divisão é fácil.
    Quero ver, aliás vou estar lá, a verdadeira fiel em maceió, porque achar que é fiel recebendo milhões, com a mídia insistindo que vc é fiel e sempre estando na primeira divisão também é fácil.

  15. Erick Ramo
    15

    Jonas,

    Só uma correção: o sujeito mais livre do mundo é o comentarista de futebol que ainda ganha salário para fazer suas declarações (na maioria das vezes pouco inteligentes).
    O leitor, bem, este vem em segundo lugar…

    []’s
    Erick Ramo

  16. Erik,

    É verdade. Você tem razão…

    abs

  17. Dayvison Santos
    17

    A Arena Coral é o real palco da Copa, o outro ainda vai ser motivo de chacota.

  18. Dayvison Santos
    18

    Comissão julgadora essa é frase pra disputar a camisa:
    A Arena Coral é o real palco da Copa, o outro ainda vai ser motivo de chacota.

  19. Caros Dimas e Ferraz. È Verdade exagerei na dose; no quesito Incoerência ganhei 10, não pelas minhas postagens de críticas ao texto, mas sim pelas minhas imbecis respostas.
    Mas, caso seja esta teoria maluca, uma verdade do autor.Reitero todas minhas críticas.
    Todavia se é um texto de ironia. Muito estou preocupado.Vou rever meu senso de humor. Devo estar sendo um saco pros meus amigos.
    Dimas só continuando a tua deixa ” MInhas palavras … aos teus ouvidos parecem exóticas”
    Viva o poeta!!!

  20. Adams Matos
    20

    Quando você pensa que faz mais coisas pelo SANTA CRUZ, saiba que é o SANTA CRUZ quem mais faz por você!!!!!
    por exemplo o meu primo que nem conhecia o SANTA CRUZ antes de morar em recife, agora vai a todos cantos do mundo cantando “tri-tri-color SANTA!!!”
    De férias e sem jogos do SANTINHA para ver, meu primo decidiu visitar o familiares na capital de Roraima, Boa Vista, e lá chegando foi a uma festa na Praça das Águas. como nem tudo na vida são flores, acabou se envolvendo em uma confusão, sendo detido e encaminhado a viatura. No meio do caminho para o “camburão” meu primo disse:”-oh rapaz tô de férias, vim de recife hoje e vou embora semana que vem e numa briguinha besta o senho vai me prender!”. eis que o PM retrunca:” -oxi! tu é de pernambuco é!? eu também!!! mas me diga uma coisa, qual é teu time ??? meu primo respondeu na lata:”- EU SOU SANTA CRUZ DE CORPO E ALMA E SEREI SEMPRE DE CORAÇÃO…” e o PM emendou:-“… E COBRINHA QUANDO ENTRA NO GRAMADO EU FICO TODO ARREPIADO E CANTO COM SATISFAÇÃO!”. solto, meu primo ainda escutou do PM:”- aproveite as férias e saiba que hoje você está protegido pela polícia militar do Estado de Roraima!”
    Moral da história: SOMOS MAIS QUE UMA TORCIDA, SOMOS UMA FAMILÍA. MEXEU COM UM, MEXEU COM TODOS!!!!
    PS:BASEADO EM FATOS REAIS!!!!!

  21. Janio, antes de tudo, repare em uma coisa: dentre as cerca de 15 pessoas que comentaram até agora o post, foste o único a não entendê-lo! Se é ironia? Se é brincadeira? Uma piada pode até ser sem graça; mas pior ainda é ter de explicá-la. Como você mesmo disse, começe a se preocupar, pois seu senso de humor é, no mínimo, pouco refinado.
    Quanto à outra questão: sou sim esquizofrênico. Mas não tenho pena de mim mesmo nem me considero pior, ou menos capaz que ninguém. Um bom indício para que reflitas é indagar por que só agora descobriste a minha doença. Antes disso, já comentaste meus textos aqui neste blog e, ainda mais importante, concordamos em mais de uma vez sobre a opinião a ser emitida em determinado contexto. Como podes ver, tenntar delimitar com tanta precisão a sandice da normalidade resulta não raro em perplexidades… Leia Machado de Assis, cidadão. Leia! Eu te recomendo.
    Quanto a sua pergunta, respondo: não há cura para a esquizofrenia. Mas, repito, e te acalmo, sou feliz assim mesmo. Há coisas mais graves nessa vida que ser esquizofrênico, creia-me. À guisa de comentário registro que a ideia para tal texto partiu de uma conversa com amigos burro-negros e alvi-rubros. Quando formulei tal “teoria estapafúrdia” (viu, Janio, até os loucos têm seu momento de lucidez), todos riram, e afirmaram que eu era um “tricolor chato”, que nunca deixava de arrumar algum argumento para defender meu time…. Só isso. Coisa simples.
    O que não se justifica, contudo, é essa sua agressividade. Calma! Acessos de fúria não são saudáveis e lembram muito certas enfermidades… Parece maluquice (mas a vida tem seus paradoxos, não é verdade?), mas sou eu quem digo: Juízo, rapaz. Juízo!

  22. Janio,

    A culpa é de Geó, aquele esquizofrênico. Eu mesmo precisei consultar os astros e as cartas do tarô para entender a teoria conspiratória contida no texto. Dizem que há ligações com Janio, não você, mas o Quadros. Forças ocultas, é o que dizem.

    No mais, quanto a exagerar na dose, um uísque vai bem, mas nossa preferência é a cerveja. Ela é mais democrática, pelo preço, e a turma do TC recebe salário em Merreca, nossa moeda oficial, que vale menos do que nada.

    Por fim, já que você citou Caetano, mantenho a melodia e digo que o importante é fazer no tempo soar nossa sílaba.

    Saudações corais,

    Dimas Lins

  23. Amigos,

    Vamos todos relaxar que, como diz um filósofo pernambucano, “a única coisa que a gente leva dessa vida é gréia que a gente faz nela”.

    Saudações corais,

    Dimas

  24. Luiz Ferraz
    24

    A única coisa que a gente leva dessa vida…
    pqp…eu amo o santa!!

  25. Sr.Josias, pode até parecer desculpa de amarelo, mas minhas críticas ácidas, mau humoradas, e até exageradamente irritadas.Faço-as carregada de bom humor.
    Lógico que o tom provocativo é proposital, e sei que na maioria delas , recaem em eu está sendo injusto com quem escreve.
    Mas é o risco e o privilégio que corre quem escreve, e é só o risco de quem comenta.
    Então, partindo de que levei a sério o que está escrito e publicado; achando algo tão inverossímel; tão absurdo, que não resisti em sugeri a autoria a Didi Mocó.
    E logo sugeri que só um esquizofrênico com complexo de perseguição, na fase obsessiva, teria tanta fartura de teoria conspiratória.
    Que certamente Josias, por todos textos e comentários que você nos brinda, é uma crítica apenas pontual ao textto em cartaz. Nada mais.
    Neste embate, sugiro qua ao vencedor as batatas!!!!
    Viva o Poeta.

  26. Fábio Belmino
    26

    Geó,

    Esse negócio que tu bebesse para escrever esse texto, guarda uma meiota para mim.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  27. Gilberto Chaves
    27

    Josias,
    Bem espero que sejá tudo verdade porque sei que de hoje em diante só teremos alegrias.
    O Verdareiro compeão de Tudo mesmo.
    então vamos começar logo com essa serie D.
    OBS. acredito que tudo isso e pela falta de Jogos do Santa e a segunda em dois anos . tá complicado.
    Mais vamos sair desta …
    Saudações Tricolores.

  28. Sérgio Botelho
    28

    Amigos do TC… também tenho amigos e amigas susys e barbies que acessam este FANTÁSTICO blog… eles não resistem! Querem saber o que estamos debatendo e acabam se rendendo a QUALIDADE do TC…

    Amigo Josias, me permita acrescentar uma informação importante… na verdade o Ricardo Teixeira e o cabeção666 planejaram tudo isso via e-mail… o endereço eletrônico do diminutivo era: cabecao666santacruz@gmail.com e o do RT era: ricardoteixeira_cbf@hotmail.com

    Em princípio a conspiração coral é perfeitamente possível(PELOS ENDEREÇOS ELETRÔNICOS TEMOS UMA PROVA CABAL QUE TODA NEGOCIAÇÃO OCORREU NO PLANO INSTITUCIONAL)… e se partimos do pressuposto que o cabeção dos infernos realmente é um coral e não barbie, lembremos da inesquecível frase: “faria tudo novamente”

    E porque o diminutivo falou isso? Porque essa foi a única alternativa que ele encontrou para que possamos a partir de 2009 nos tornarmos CAMPEÕES DE TUDO! E como também sou um DOIDINHO… em breve poderei dizer ao cabeção666: desculpa viu, eu era feliz e não sabia!

    Minha frase será inspirada no bom texto (apenas pra variar né?) do nosso amigo Josias de Paula Jr. e o debate que ocorreu a partir do comentário do nosso amigo Janio (1), vamos a frase:

    SANTINHA E O POVÃO, AMOR QUE NÃO TEM CURA… O SANTA NOS DEIXA DOIDÃO!

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *