Enquanto isso, na Várzea…


Imagem da Várzea por satélite

Não fui ao jogo domingo. Assisti em casa, pela TV. Motivo: Dimas e Artur me excluíram do mais importante programa dominical, os jogos do Santinha. Quando consegui localizá-los pelo celular, já estavam entrando no Arruda… Já haviam enchido a cara. E mais: iam para as cadeiras. Não tenho recursos para ir às cadeiras. Magoado pela exclusão dos amigos, decidi ver o jogo em casa.

Tinha certeza que iríamos ganhar o jogo. Tinha até um placar na cabeça: 2 x 0 (Quase!). A barbie é muito fraquinha. Por outro lado, desde que Dado assumiu, o Santa vem jogando futebol. Não é nenhuma seleção, mas é um time organizado, que joga com garra e pra vencer. Cheguei a escrever ontem de manhã para alguns amigos, dizendo: “Vamos vencer”. Por isso, quando resolvi ficar em casa, sabia que ia perder a apoteose que é, sempre, uma vitória coral no mundão. Decepção aumentada em relação aos amigos…

Mas ser tricolor é padecer no paraíso. Ver o jogo pela TV teve seu lado bom. O primeiro aspecto positivo foi escutar o coitado do Rembrandt Júnior sendo obrigado a gritar quatro gols do Santinha! Os três últimos, gols para ficar na memória pernambucana. O coitado gritava como se estivesse ganindo, um som estranho, engasgado: um grito de afogado já cheio de água do mar! É isso, um grito de afogado submergindo. O segundo e mais importante aspecto, confirmar que a Várzea, e em especial a Brasilit, onde moro, é tricolor “em peso”. A cada gol, sobretudo no segundo tempo, uma explosão no bairro. Aqui e lá, dos becos, se ouviam os gritos: “É Brasão, porra!”. Quando a coisa foi eliminada da Libertadores, já havia presenciado uma festa aqui no bairro, o grande grito de glória e alívio. Mas, me perguntava, será que não é a soma da massa coral com as barbies? Será que a torcida tricolor é tão grande aqui na vizinhança? Toda essa dúvida se deve ao fato de morar aqui há cerca de um ano.

Ontem a prova foi retumbante! No terceiro bairro mais populoso do Recife – a bucólica e esquecida Várzea – a torcida tricolor coral santacruzense mata a pau. Durante toda a noite reinou aquela paz gostosa que vem após as grandes vitórias. A Várzea apaziguada! Um retrato, em fatia, do que era a paz e alegria geral da nação coral.

Daí me lembrei de um conversa que tive meses atrás com alguns tricolores, lá no antigo Brasão – bar perto do Arruda. Um deles dizia que a esmagadora maioria da torcida coral morava perto de nosso estádio. E eu dizia a ele, “Se só tivermos torcedores aqui, não podemos nos considerar a maior torcida do estado. Estamos espalhados por todos os bairros de periferia. Perdemos feio pra coisa nos bairros de elite (Jaqueira, Casa Forte, Aflitos), mas nas periferias somos muito fortes”. Se um dia fôssemos obrigados a deixar de jogar no Arruda, e tivermos de construir um estádio em qualquer lugar na periferia (incluindo Jaboatão, Cabo, Camaragibe, São Lourenço, etc.), estaremos em casa ainda. Essa torcida é um fenômeno! É incrível mesmo.

O resto é o resto. Já estamos em segundo e fomos o time mais prejudicado por árbitros no campeonato – sobretudo no primeiro jogo contra a barbie e no jogo contra o Ypiranga em casa. Poderíamos estar ainda melhor na tabela… É o trabalho bem feito da diretoria enfim se refletindo em campo. FBC merecia isso. A torcida merecia isso. Raimundo Queiroz e Dado Cavalcanti, juntos, vão levar o Santinha longe. Voltaremos à elite nacional. Empurrados, “de com força”, por essa torcida imensa. Realmente e incontestavelmente imensa!

PS: A lamentar mesmo, só a terrível e inexplicável falta de consideração de dois grandes amigos… Fazer o quê?

31 Comentários

  1. Geó, eu acho que Dimas começou a tomar as biritas antes do
    almoço e não depois, como ele escreveu, este o motivo de ter
    esquecido de chamar você para ir junto com ele, quando nós
    chegamos a fase dos “entas”, algumas biritas a mais provoca
    perda de memória, releva, domingo tem mais, e desta vez será
    no barraco de festejos, aí sim será 0x2!
    Saudações corais.

  2. PEDRO ZIMMERLE
    2

    Também moro na Varzea com muito orgulho, lá temos o antigo bar do Santa Cruz, o caldinho do Mário aí na Brasilit, por sinal grande tricolor, fora os milhares de torcedores que somos, nosso bairro foi só alegria.
    Amanhã todos no Mundão!!!!

  3. Rosa Lucia
    3

    Oi gente minha!

    Fui a primeira a comprar o ingresso para amanhã. Cheguei às 11:25m e saí às 12h10m, com eles na mão, estava aguardando o fornecedor chegar, já se formava uma pequena fila.

    Caro Josias:

    Concluas porque não compareceste ao jogo: para descobrires como estás bom de vizinhança. Não se incomode, o jogo de domingo foi uma pequena amostra do que há de vir.
    Parabéns pelo texto!

    Amanhã todos os caminhos levam ao MUNDÃO, vamos enche-lo!
    Aos que não foram domingo por causa do preço, ês aí, é todo nosso e o horário também é bom.

    Saudações em preto, branco e encarnado seeeempre.

    Com carinho

    Rosa Lucia

  4. insatisfeito
    4

    Vem cá, pq os comentários sempre param em 23? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Tô mais preocupado com o jogo de amanhã que com o clássico….

  5. Hélio Mattos
    5

    Muito bom o texto e é verdade. A periferia é nossa sim e bairros como jaqueira e etc.. não são tão maioria esmagadora assim não.

    Amanhã temos que dar um pau no Morto que, se acontecer, vai ficar morto mesmo na parada.

  6. A culpa foi de Bosquímano. Ele mostrou, por a mais b, que Geó dava azar. Era, naquele jogo, absolutamente necessário tirar a inhaca grudada no nosso clube; talvez, até, não tivéssemos uma outra chance. Foi, por isso, que inventamos que estávamos indo para as cadeiras; na verdade, fomos para a geral. E o time quase se lasca porque Geó ainda assistiu à partida pela tv. Aquele empate da Barbie, sei não…

    E Geó, meu chapa, pode assistir aos jogos, agora — a inhaca se foi!

  7. Artur,

    Estou indo passar a semana santa em João Pessoa. Tem algum boteco legal aí prá se assistir o jogo contra o Botafogo?

    Saudações Tricolores!

  8. O INSATISFEITO (POST 4) ESTÁ CERTÍSSIMO!

    O primeiro jogo mais importante é esse de quarta-feira;
    O jogo de domingo não aponta resultados irreversíveis para o Santa Cruz, em se falando de G4 e Série D; se não der vitória, teremos mais encontros pela frente.

    – O mais importante, depois de quarta-feira, é o jogo do Botafogo, por motivos de visibilidade e renda, além de que, se passarmos de fase, teremos renda, mídia e crescimento em vários aspectos dentro do Santa Cruz,principalmente um crescimento desde Dado aos atletas e na auto-estima da nossa nação coral, prsente na Várzea, Brasilit, do cais ao sertão e ainda temos Ido, tricolor em Londres!

    SE ESTOU PREOCUPADO COM AS BAIXAS? TÔ, MAS NÃO TÔ DESESPERADO. OBSERVEM BEM:

    Marcos mendes, wellington, Souza, Juninho, Jefferson e boa parte dos que ocuparam o banco de reservas, não comprometeram, quando entraram nos últimos jogos.

    No campo ofensivo, perdemos Brasão, mas acho que Joelson e Souza dão conta do recado, nesm que seja discretamente, com um gol;

    No meio campo, mesmo sem Jackson, como maestro, teremos Serginho, que pode fazer o arroz-com-feijão, sem inventar;

    Sem Miolo, teremos que confiar no equilíbrio de jefferson, e não acho que havará sobresaltos;

    Uma preocupação, ainda, é a zaga; mas eu acredito em Dado Cavalcante, pra tirar leite condensado em pedra de sal, novamente.

    A QUESTÃO É NÃO SONHAR COM UM PLACAR FANTÁSTICO, MAS GANHAR, NEM QUE SEJA DE MEIO A ZERO!
    E EU ACREDITO QUE ISSO VAI ACONTECER.

    E DÁ-LHE, DÁ-LHE, SANTA!

  9. SÓ MESMO O SANTA, PRA ME FAZER POSTAR NOS BLOGS TRTICOLORES NUMA HORA DESSAS, DEPOIS DE ESTAR NO AR DESDE 5 DA MANHÃ, E ESTARA TRABALHANDO PRA VIAJAR AMANHÃ, DE NOVO, 5 DA MANHÃ…

    PAIXÃO É FODA!

  10. Tiago Maranhao
    10

    Josia, tenho um amigo que sempre morou em Casa Forte e que é daqueles rubro-negros equipados com o gerador de distorção infinita da realidade de ultima geração, integrante da SS rubro-negra. Ele nunca admitiu o fato da maior torcida ser a tricolor… até o dia em que ele entrou para o PSF e passou a visitar diariamente a periferia da Cidade. Hoje, esse camarada que é um dos rubro-negros mais xiitas que eu conheço, acha que “realmente, na periferia é foda, só dá Santa Cruz”.

  11. Paulo Aguiar
    11

    Eu soube que, enquanto a Várzea explodia,
    Chorava o poeta josias,
    A emoção recolhida no seu coração,
    foi transformada em lágrimas no gol de Brasão.

    Crau, by Artur!

  12. Bosquímano
    12

    Perrusi, me tire dessa. A única coisa que posso provar por A + B sobre Josias é que ele é o Didi Mocó do Arruda.

    Sem mais, agradeço antecipadamente…

    Enildo, tem o bar do Ricardinho, mas lá a maioria deve ser bostafogo.

  13. Enildo, o bar que eu ia, juntamente com Bosquímano e Josias, era o do Ricardinho. É um bar de futebol. Quando estávamos na B e na A, tinha uma galera tricolor bem animada. Sei chegar lá, mas não sei o nome do bairro. Tire essa dúvida, Bosquímano.

    Hehe… Paulo deu um nó poético em Geó.

  14. Arnildo Ananias de Oliveira
    14

    O SITE D O TERRORISMO

    Esse tal de Coralnet, que se diz site oficial do Clube, além de dar notícias de nosso adversário (que, absolutamente, não nos interessa EM NADA pois pra isso existe outras mídias) agora ainda vem com terrorismo.

    Estamos numa merda danada pra hj à noite, cheio de desfalques, e esse SITE ainda vem com esta:

    “Se Santa tem desfalques, Porto tem retornos pro jogo desta 4ª feira”. PQP! Que injeção de ânimo da porra!

    SAUDASANTA

  15. Josias de Paula Júnior
    15

    Eh Paulinho! Os ares britânicos libertou sua poesia!!

    Enildo, o bar de Ricardinho é o local. O pessoal da coraljampa sempre assiti aos jogos lá. Há sempre uma boa fatia de tricolores… Ele fica bem próximo a BR, caminho de Cabedelo.

    Tiago Maranhão, até eu já me questionei sobre nossa hegemonia… Estudei em colégio de elite, o São Luís. Na época, ainda mais de elite do que hoje… Só dava a coisa. Não raro, de 40 a 45 alunos, uns 5 ou 6 tricolores, contando comigo. Morei a vida inteira na Torre, bairro que foi se elitizando e é meio dividido. Mas a Várzea e adjacências, não camarada! Aqui a lapada é grande. Tenho uma irmão que trabalha no Morro da Conceição e ela afirma o mesmo: é só tricolor…

    Insatisfeito está certo: o jogo fundamental é hoje. É martar o Porto, ou o Morto, como diz Hélio acima.

    Abs!

  16. Valeu a dica, Artur, Bosquímano e Josias.

    Quinta-feira dia 01 de Abril estarei no Bar do Ricardinho acompanhando a nossa classificação na Copa do BR.

    Arnildo,

    Tu sabes dizer se o Alexandre Tricolor ainda mora em Jampa?

    Saudações Tricolores!

  17. Arnildo Ananias de Oliveira
    17

    ENILDO,

    Ainda mora sim. Pede o meu e_mail aí ao Dimas ou no Blog do Santinha e me encaminha um mail que te repasso o Cel dele (acredito que não tenha mudado apesar de fazer MUITO TEMPO mesmo que não falo com o mesmo).

    SAUDASANTA

  18. Hélio Mattos
    18

    “daqueles rubro-negros equipados com o gerador de distorção infinita da realidade de ultima geração”

    Ôpa, e isso aí não é uma definição universal de todo e qualquer burronegro?

  19. Paulo Silva
    19

    Eu não tenho dúvidas quanto à hegemonia do SANTA CRUZ. E moro perto da Várzaea (Iputinga) e sei do que o Josias está falando. Mas o melhor mesmo é ouvir isso “deles”. Em janeiro estava em casa de um paraibano, torcedor da coisa, em Maria Farinha. Fomos andar pelas vizinhanças num sábado à tarde e se danou a passar gente com o manto tricolor. Eu calado. Quando sentamos pra tomar uns guaranás, e a garçonete se apresentou trazendo nas delicadas mãos um abridor de garrafas pintado de encarnado-branco-e-preto, ele não aguentou mais: “puta que pariu, esse time de vocês é foda. Só dá tricolor aqui em Pernambuco”.

  20. insatisfeito
    20

    Relacionados:

    1. Tuti – Titular

    2. Darci

    3. Wellington – Titular

    4. Allyson – Titular

    5. Luiz Eduardo – Titular

    6. Jéferson – Titular

    7. Marcos Mendes

    8. Goiano – Titular

    9. Léo – Titular

    10. Serginho – Titular

    11. Mizinho

    12. Thiago Henrique

    13. Éverton Sena

    14. Souza – Titular

    15. Gaúcho

    16. Marcelinho

    17. Joélson – Titular

    18. Élvis – Titular

    Ó nome titular está ao lado dos que eu creio que ele vá mandar a campo.
    Até mais tarde!

  21. Geó, que desculpa mais esfarrapada para não ir ao jogo.

    Tu és torcedor-vampiro – aquele que só entra no estádio se for convidado?

    E só vai se for acompanhado?

  22. Não acreditem em nenhuma palavra do que diz o tratante Geó. Eu mesmo o convidei pessoalmente, na sexta anterior ao clássico, para irmos ao jogo. Ele disse que não iria, mas talvez aparecesse para tomar uma antes da partida. Nem isso.

    Pouco antes das 16h, Geó ligou com a cara mais deslavada dizendo que finalmente vinha para o jogo, mas acabou desistindo. Perrusi quis apostar comigo que Geó não viria, mas eu é que não entro em aposta perdida.

    Saudações corais,

    Dimas Lins

  23. Fabiano Pinheiro
    23

    Acho que Carlos Alberto Oliveira vai proibir Renato Arruda de tirar foto do jogo.

  24. insatisfeito
    24

    1º Adoradores de Mastro/PE 41 17 12 5 0 39 13 26
    2º Terror do Nordeste/PE 32 17 10 2 5 34 22 12
    3º Barbie/PE 31 17 9 4 4 29 22 7
    4º Cabosse/PE 28 17 9 1 7 21 18 3
    5º Coisinha/PE 24 17 7 3 7 16 23 -7
    6º Íbisranga/PE 24 17 6 6 5 29 23 6
    7º Morto/PE 23 17 7 2 8 26 31 -5
    8º Derrota/PE 20 17 5 5 7 24 30 -6
    9º Salgayro/PE 19 17 6 1 10 24 27 -3
    10º Araripena 16 17 5 1 11 19 29 -10
    11º Vera Credincruz/PE 14 17 3 5 9 22 29 -7
    12º Dia da Pátria/PE 14 17 3 5 9 17 33 -16

    Total de jogos: 102

    Gols marcados: 300

    Média de gols: 2,94 por partida

    ÍNDICE
    Classificação
    Tabela de jogos

    Tem um comentarista no Blog do Santinha que faz ezatamente isso na classificação, nem o Glorioso Santa Cruz escapou da edição, hehe

  25. insatisfeito
    25

    ixi! caí! hehe

  26. icaro coral
    26

    vassoura ontem tirou onda ele é o meu amigo desde que eu era pequeno tem que ir para o santa

  27. Fabiano,

    Acho também. O engraçado foi no Bom Dia Pernambuco não falar da foto, apenas do lance polêmico.

    Saudações corais,

    Dimas Lins

  28. insatisfeito
    28

    Ciro e Brasão visitam o Metrorec e apelam para a paz no clássico

    Os atacantes Ciro, do Sport e Brasão, do Santa Cruz, dois dos principais jogadores do clássico das multidões marcado para o próximo domingo, na Ilha do Retiro, fazem esta manhã uma visita ao edifício sede da CBTU – Metrorec, no bairro de Areias. A partir das 10h, eles vão conhecer o funcionamento do Metrô do Recife, através do Centro de Controle Operacional (CCO) e também fazer um passeio de trem.

    Os jogadores serão recebidos pelo superintendente José Marques, e, na ocasião, irão aproveitar para pedir aos torcedores que promovam a paz nos estádios e também nos transportes coletivos, nas ruas, evitando violência e atos de vandalismo.

    QUEM FOR CONTRA, VOU SAIR NA PORRADA!!!!!!

  29. wilto de aguas compridas-olinda
    29

    Meus caros santacruzenses, uma coisa nã opodemos negar.
    que nesses ultimos dez anos a torcida das pombagiras tem almentado bastante, masi mesmo assim ainda somos a maior
    o santa cruz tem uma torcida que não tem paixão pelo santa!!
    não meus amigos isso se chama amor, amor eterno, amor incondiciomal…somo assim amamos o santa cruz e não ao resultados….SANTA CRUZ EU TE AMO MEU QUERIDO!!!!

    Relacionados:

    1. Tuti – Titular

    3. Wellington – Titular

    4. Allyson – Titular

    5. Luiz Eduardo – Titular

    6. Jéferson – Titular

    8. Goiano – Titular

    9. Léo – Titular

    10. EDSON MIOLO– Titular

    17. ELVIS – Titular

    18. JOELSON – Titular

    19. BRASÃO -TITULAR

    ESSE É O TIME PARA BATER O SPORTIMNHO NA ILHA DAS BIXINHAS..

  30. wilton de aguas compridas-olinda
    30

    Meus caros santacruzenses, uma coisa nã opodemos negar.
    que nesses ultimos dez anos a torcida das pombagiras tem almentado bastante, masi mesmo assim ainda somos a maior
    o santa cruz tem uma torcida que não tem paixão pelo santa!!
    não meus amigos isso se chama amor, amor eterno, amor incondiciomal…somo assim amamos o santa cruz e não ao resultados….SANTA CRUZ EU TE AMO MEU QUERIDO!!!!

    Relacionados:

    1. Tuti – Titular

    3. Wellington – Titular

    4. Allyson – Titular

    5. Luiz Eduardo – Titular

    6. Jéferson – Titular

    8. Goiano – Titular

    9. Léo – Titular

    10. EDSON MIOLO– Titular

    17. ELVIS – Titular

    18. JOELSON – Titular

    19. BRASÃO -TITULAR

    ESSE É O TIME PARA BATER O SPORTIMNHO NA ILHA DAS BIXINHAS..

    e aqui em aguas compridas o comando é nosso, caixa dagua, aguazinha e sapucaia de dentro e de fora.. santa cruz está no comando..

  31. wilton de aguas compridas-olinda
    31

    vcs concordam?

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *