A abolição esperada


Flagrante: registro da negativa do juiz à liminar do diminutivo

O Santa terá, na próxima terça, mais uma chance de reencontrar o caminho correto, o caminho das vitórias e do fortalecimento do clube. Nesse dia será realizada a Assembléia Geral, cujo objetivo é o afastamento do Presidente do Executivo, o senhor Édson Nogueira. Há quem tenha medo do processo. Não é o meu caso, digo de antemão.

Os motivos elencados por aqueles que ainda não se mobilizaram plenamente para este embate são basicamente três:

1. A proximidade da terceira divisão.

Esta justificativa, analisada à luz da razão, me parece levar a um comportamento oposto: o engajamento apaixonado na destituição do diminutivo! Pois se há uma coisa que essa gestão já provou é que é absolutamente incompetente no futebol. Iniciar a série C com Nogueira e seus colaboradores é pedir para continuar sendo humilhados, é começar sabendo-nos perdedores.

2. A desconfiança com a oposição.

Esta justificativa é justa, sob certa medida. O afastamento do presidente não é o fim absoluto, é o meio para começarmos uma grande mobilização da torcida. É justa, pois em última instância repousa sobre uma verdade cristalina: “desconfie de quem tem poder”.  E é por isso que todo mandatário de poder deve ser controlado, fiscalizado. O afastamento de Nogueira não outorga carta branca da torcida para o seu atual vice. Não há salvadores da pátria! Mas, por outro lado, tal justificativa não pode ser um elixir paralisante. A desconfiança com os homens públicos não pode nos levar à omissão, à abstenção ou ao imobilismo. É na participação ativa, na luta com seus acertos e seus erros que crescemos. E o atual momento é dramático! É crítico. Nele, certo que não cabe inocências (acharmos, por exemplo, que estamos a galgar o paraíso), mas tampouco cabe covardia ou ambigüidades. O momento clama por mudança já!

3. A “certeza” da ineficácia do ato.

Esta é, definitivamente, a justificativa mais fraca para os céticos. Ora, como sabermos disso antecipadamente? Escrevo estas linhas, amigos, sob o influxo da grande notícia do dia: o Juiz da 29º Vara Civil, José Junior Florentino dos Santos Mendonça, negou liminar a Nogueira, mantendo a Assembléia Geral para o próximo dia 13. Ou seja, vencemos a primeira batalha nessa trincheira! Como entidade de direito privado, o que é um clube senão a vontade de seus sócios? Quando estes, por razões estatutárias, pugnam pelo afastamento de seu chefe executivo, o que há de errado? O terreno jurídico é incerto? É. Mas, repito, diante disso não nos mobilizaremos? Não nos faremos ouvir? Não lutaremos por nosso direito de contribuir para o soerguimento do Santa? Se respondermos um “não” a tais perguntas, e cruzarmos os braços por termos medo do “mundo do direito” e da “batalha de liminares”, corremos um sério risco de estabelecermos um pacto surdo com o caos que aí anda instalado!

É por isso que tenho a certeza de que o momento é de conclamação geral. É hora de juntarmos forças, unirmos energias. Com Édson e seus colaboradores afastados, seguir-se-á uma ampla mobilização da imensa nação coral.

Chega de depredação patrimonial, chega de cúmulo de incompetência no comando do futebol, chega de declarações ridículas!

Todos estão conscientes de que o céu não descerá sobre o Arruda. Também sabemos que não vamos ter nenhum messias à frente do clube. Mas a única chance de sacudir a gigantesca torcida, de por em nossas fileiras a metade do Recife que anda ressabiada de vestir a camisa das três cores, é afastando Nogueira. Hoje o Santa anda, literalmente, fechado para nós. Fechado e às escuras!

Na próxima terça, dia 13 de maio, será o 120º aniversário da abolição da escravatura. Quem sabe se para nós – time dos pretos, dos negros – tal data não se configurará como uma nova abolição e um novo alvorecer de liberdade? Quem será contra nós? Façamos a hora!

Todos à Sede Social no dia 13! Com esperança e dignidade; sem medo e sem inocência. Ao menos tentemos ser vitoriosos, amigos!

É isso: todos ao clube na terça dia 13!

12 Comentários

  1. Paulo Aguiar
    1

    Caro Josias, Perfeito !!! Muito bom.

    Acrescentaria mais um motivo: a omissão proposital. É o medo de que tal processo não dê em nada….

    no entanto, já deu. A simples luta já é, por si só, válida !!! Mostra inconformismo!

    Com certeza, venceremos no final !!!

    abraços!!!

  2. Paulo Aguiar
    2

    complementando e definindo…

    omissão proposital:

    “caso não dê o resultado esperado, poder dizer aos quatro cantos: tá vendo, eu não sou ótário, eu já sabia…

    caso dê o resultado esperado, poder dizer aos quatro cantos: é isso mesmo, fora Edinho…”

  3. bosquímano
    3

    Muito bom, camarada!!!!

    Paulo, esse é o terceiro motivo.

  4. Anderson Seabra
    4

    A segunda libertação

    Não é à toa que a data da assembléia extraordinária caiu justamente no dia 13 de maio. Esse dia, no Brasil, é uma data histórica, foi o dia que aconteceu a libertação dos escravos negros.

    Assim, 120 anos depois, o time dos negros (hoje de todas classes sociais), o mais popular de Pernambuco, pode liberta-se pela segunda vez na história.

    Coincidências a parte, o que fica, como reconhecimento para esse movimento, é que da força popular fez-se surgir essa sedição de libertação. É através dela que devem ser pautadas as ações de recuperação do clube.

    O clube sempre fez sucesso enquanto esteve nas mãos do povo, provocou muito escárnio dos adversários, ainda hoje temerosos com a ascensão popular, pois eles sabem que em igualdade de condições o Santa Cruz é imbatível.

    Devemos estar irredutíveis até a terça dia 13/05. Essa data será, mais uma vez, um marco histórico, porém incluir-se-ão, desta vez, vários outros personagens da sociedade pernambucana, do coletor de papelão ao empresário bem sucedido. Isso é o Santa Cruz em sua essência.

    Viva ao time do povo! Parabéns torcida Coral, o Santa Cruz está de volta.

  5. Arnildo Ananias de Oliveira
    5

    Esse JOSÉ JÚNIOR FLORENTINO SANTOS MENDONÇA é Juiz com J MAIÚSCULO. São pessoas dessa estirpe que engrandecem este nosso Brasil.

    Diminutivo & cia, os dias de desmandos de vocês, dentro das hostes tricolores, ESTÃO CONTADOS.

    E QUE DEUS NOS AJUDE.

  6. Fábio Belmino
    6

    Bela notícia esta da negação da liminar a favor da corrupção, da truculência, da incompetencia e da ditadura.
    Já estava na luta independentemente do desfecho, após tão empolgante notícia renovo-me de esperança e de energia para a batalha.

  7. Anderson Seabra
    7

    EMAIL ENVIADO A VÁRIOS JORNALISTA DA IMPRENSA, VAMOS MANDAR EMAILS DIVULGANDO A ASSEMBLÉIA.

    Prezado Jornalista

    Não é de hoje que o Santa Cruz vem se arrastando financeiramente, e você deve saber muito bem disso. A atual administração piorou ainda mais o quadro. Bem sabemos que o atual presidente não é o único culpado, mas todavia ele está se isolando no cargo. ISOLANDO-SE, pois quando entrou no clube tinha apoio de mais de 80% dos sócios e carregava a esperança de melhorias para milhões de torcedores. Não quero falar em resultados, pois todos eles foram desastrosos, mas gostaria de pergunta-lhe o seguinte: Em que o clube melhorou? Cuidou do seu patrimônio? Aumentou o número de torcedores? Quitou suas dívidas? Revelou e manteve os craques no clube? A resposta a todas essas perguntas é não.

    Desde que Edson Nogueira assumiu a presidência do clube, este vem se afundando ainda mais, não por que não tenha capacidade para administrá-lo, acho que ele poderia contribuir com algo, mas a verdade é que ele quer que tudo continue do jeito que está, ele quer continuar trabalhando na surdina, sem realizar balanços financeiros, alegando que o clube está sem dinheiro. Sei que o caixa Coral não é esse “Gates da vida”, mas como posso não desconfiar de uma pessoa que não preza pela transparência?

    A verdade é que Edinho já deu sua contribuição para o clube, e urge a sua saída. A torcida precisa de uma sacudida, precisa voltar a ter esperança. A sabedoria popular não erra, a maioria da sofrida nação Coral deseja a saída de Edson Nogueira. Certamente se isso acontecer no dia 13/05, veremos novamente o brilho nos olhos do torceDOR do Santa Cruz. Fred Arruda é uma pessoa jovem, mente aberta, e acima de tudo democrática e irá realizar, passo a passo, as muitas mudanças que o Santa Cruz precisa.

    Amigo jornalista o Santa Cruz também precisa de você. Você também é um pouco “responsável” pelos caminhos que o clube irá a trilhar. Precisamos de sua ajuda. Divulgue a Assembléia Extraordinária do dia 13/05, peça a presença dos sócios e dos torcedores não sócio. O sócio em dia deve votar na redemocratização do Santa Cruz, por isso deve escolher a destituição do atual presidente. Ao final de tudo nós poderemos dormir tranqüilos pois contribuímos para o ressurgimento do Santa Cruz.

    Agradeço de antemão

    Atenciosamente,

    Anderson Seabra

    Torcedor Coral

  8. Paulo Aguiar
    8

    Duas péssimas notícias:

    Dia agitado nos bastidores do Santa Cruz

    No Arruda e na sede do Santa Cruz, a sexta-feira foi de tranqüilidade.

    Porém, no âmbito judicial, longe do clube, o dia foi para lá de agitado.

    A notícia ruim se referiu ao atacante Tiago Capixaba, que ganhou uma liminar, em primeira instância, que o libera do Santa Cruz.

    A primeira audiência está marcada para acontecer no dia 11 de junho. Clique AQUI e confira o resultado do processo em 1ª instância.

    Por outro lado, a atual diretoria tricolor comemorou a vitória nos tribunais no que diz respeito à realização da assembléia dos oposicionistas que pretendem exigir o impecheament do presidente Edson Nogueira.

    Conseguiu um despacho do desembargador Silvio de Arruda Beltrão. Segundo o documento, o edital de convocação para a realização da assembléia está cheio de falhas.

  9. milton pereira
    9

    Eu já sabia ! Nunca confiei nessa in”JUSTIÇA “!

  10. Arnildo Ananias de Oliveira
    10

    Nessas horas, só lembrando o Rui Barbosa:

    “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos homens maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”.

    Cabeção, tenha um pouco hombridade e de dignidade uma vez na vida: recolha-se à sua insignificância de PERDEDOR CONTUMAZ e deixe o Santa Cruz pra quem o ama porque v, cedo ou mais tarde sairá enxotado do Arruda, pelas portas dos fundos, nas carreiras. Evite esse vexame.

    Ainda bem q, graças a Deus, v. Ñ CUMPRE O Q PROMETE. Já pensou q espetáculo DANTESCO, v. DE SAIA e com este cabeção, tal como prometestes usar se o SCFC caísse pra série C do Nacional ?

    QUE DEUS NOS AJUDE.

  11. essa assembléia pode até sair, mas não acredito q edinho saia, como não acredito q tenha assembléia na terça-feira. o que me conforta é que tem muita coisa na qual não tenho fé, mas ela acontece.

  12. Josias, excelente a lembrança do que já representa o dia 13 e também a exposição (e contra-argumentação) dos motivos de possíveis omissões. O receio do substituto não pode ser maior que o fato: a coisinha miúda não pode continuar no comando do Santa. E pronto.

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *