As previsões de Pai Kuzé

oxala.jpg

 Gerrá da Zabumba, publicação simultânea com o Blog do Santinha

O babalorixá Pai Kuzé de Oxum é tricolor desde novinho. Ele costuma dizer que mesmo em outras vidas, já torcia pelo Santa Cruz.

Descobri a existência de Pai Kuzé de Oxum através de minha amiga Nádia, freqüentadora do terreiro do babalorixá. Nádia fez a gentileza de me levar para conversar e ver as previsões do Pai Kuzé, que apesar de ser apaixonado pelo Santinha, não gosta de fazer trabalhos para ajudar o mais querido. Segundo ele, não é correto trabalhar em causa própria, “os orixás não gostam”, afirmou. Ele disse que todo final de ano joga seus búzios para ver o futuro do Santa Cruz. “Meu querido, fiquei doente quando os búzios me disseram que o meu Santa ia cair para terceira divisão e não pude fazer nada”, confessou o babalorixá coral.

Entre uns goles de uma aguardente temperada com ervas e de umas boas baforadas, ele jogou os búzios e fez suas previsões.

De cara eu quis saber sobre o Pernambucano 2008. Pai Kuzé fechou os olhos, tomou uma lapada, prendeu a respiração e jogou os búzios. “Meu querido, o Santa Cruz vai fazer uma campanha melhor do que no ano de 2007. Vejo o tempo um pouco nublado no começo do Estadual, mas depois das festas de momo, o sol começa a brilhar lá pras bandas do Arruda. Alguém vai se machucar. O Santa poderá ganhar um clássico”, disse Pai Kuzé, mostrando muita certeza nas previsões.

Suando muito, o babalorixá deu um gemido forte e jogou de novo os búzios. Deu um grito fino: “Copa do Brasillll!!!!”, suspirou e disse: “hummm! Querido! Aí não é fácil. Não é fáciiilllll!!! O Santa parece que carrega um peso quando vai jogar a Copa do Brasil. É um carrego grande. Mas, talvez este ano, ele chegue um pouco mais adiante do que na última versão desta Copa”, disse ele bastante convicto.

Meu amigos, quando falei de Série C, Pai Kuzé virou de vez um quartinho da temperada, falou umas palavras que não entendi, segurou a testa, fechou os olhos e jogou as conchas. O babalorixá botou pra suar e eu pra gelar. “E aí?”, eu perguntei.

Ele fez um movimento circular na cabeça e previu, “apesar da falta de experiência em terceira divisão o Santa Cruz pode chegar à fase final. Meu querido, o começo vai ser atrapalhado e muito perigoso. Campos ruins, jogos difíceis, muito calor e muita pancadaria. Zé do Carmo pode não continuar como técnico. Vejo um globo terrestre girando e umas antenas de televisão. Pode ser que Zé do Carmo volte a ser comentarista. Mas a imagem não está muito nítida. As coisas começam a se tranqüilizar lá pro começo de outubro e o Santa Cruz tem tudo para embalar. Olha querido, tem que ter muito coração. Não vai ser fácil”, afirmou Pai Kuzé, dando uma cusparada numa bacia cheia d’água.

Nessas alturas do campeonato, Pai Kuzé já tava meio bêbado, com os olhos avermelhados, desmunhecando e falando emboloado. Mesmo assim, aproveitei para perguntar sobre outros assuntos corais. “E aí Pai Kuzé, como fica a Arena Coral, o Blog do Santinha, o Torcedor Coral os jogadores…, num dá pra dar uma geral aí não?”

“Só se for agora, querido!!!”, falou fino o babalorixá, jogando os búzios com um jeito todo afeminado. Já cheio dos paus, ele falou: “olha, a Arena Coral pode sair, mas não vai ser fácil. Tem gente trabalhando contra. É um sonho, é um sonho… Depois do estadual o tempo vai fechar. Vejo aqui a possibilidade de uma excursão. O tempo tá quente, muita poeira. Seco, secou!”.

“Secou o que? Pai Kuzé”.

“Os búzios me dizem que entre o estadual e o nacional, o nosso time poderá fazer uma excursão. Uma viagem. Vejo que pode ser para o Oriente Médio, ou então, para o interior do Piauí. Hummmm!!! Tá aparecendo uns vaqueiros aqui. Uns bodes voando”, disse ele, pendendo de lado. Já muito doido, Pai Kuzé continuou, “Russo vai voltar pra Seleção do Brasil, Josemar vai ser eleito o melhor zagueiro da Série C, Rivaldo vem encerrar a carreira no Santa Cruz, o Blog do Santinha e o Torcedor Coral vão receber um bom dinheiro, a Sanfona Coral vai participar da abertura da Copa de 2014 e Carlinhos Paraíba vai ser trocado por Kaká”. De repente o babalorixá começou a gritar “Santa Cruz, Santa Cruz, junta mais essa vitooória,…”, e veio pra cima de mim girando o corpo, com os olhos aboticados, uma mão na cintura, a outra na testa, a falar com a boca troncha: “é tricolor, papai. É santa cruz, querido!”.

“Te dana, Pai Kuzé. Querido é o satanás!”, gritei e sai ligeiro. Espero que os búzios estejam certos.

8 Comentários

  1. Paulo Aguiar
    1

    Muito bom!! E haja emoção…

    Pai Kuzé é concorrente de babachola ?

    abraços!!!

  2. Pai Kuzé só esqueceu de prever uma coisa :

    Tudo isso na base da frevo quente !!!

  3. Pai Kuzé é bastante conhecido em Dois Unidos. Ele foi o único que previu a morte de Norton Nascimento…
    Em geral só prevê desgraça. Por isso, preparem-se para ir ao Piauí no meio do ano!

  4. hoje saiu uma lista com uma suposta seleção tricolor que não entendo com o maior artilheiro que o Santa Cruz ja teve ficou de fora “Fernando Santana” único tri-artilheiro tricolor .
    Incrível!!

  5. Marcelo Beltrão
    5

    Dimas, bom natal pra você, seus irmãos e família. Um abraço e bom natal também, para os tricolores que postam aqui no seu blog. Tomara que dê tudo certo pra gente, em 2008. Dimas, e a cachaça da confra ? Faz um comentário aí sobre aquilo. O urso dançando com Naná foi a própria imagem do inferno, ehehehehe. A festa foi um espetáculo e a torcida deu um show. Não podia ser diferente, em se tratando de nossa torcida ! Diga aí, se não é pra ter orgulho dela ? Sem dúvida, a coisa mais engraçada que vi em 2007, tirando o elenco tricolor desse ano.

  6. marco corrêa
    6

    não existe um tricolor que mais ame este clube como eu! agora é que o bicho vai pegar. ´so basta os torcedores encher o arruda em todos os jogos para o santa dar a volta por cima. Vamos voltar com muita força, e os adversarios que se cuide. tenho certeza que tudo vai dar certo. é umilhante agente ganhar novamente para os adversarios em bublico. estarei entre os 03 melhores bublico do brasil. e ainda digo a media ainda vai subir cada ano que passa. Saudações a maior torcida do nordeste e a segunda a maior torcida que enche o estadio do brasil.

  7. Esse Pai Kuzé não está com nada, o santinha tem que trabalhar muito e ter muita fé em Deus

  8. wellington nascimento
    8

    esse pai kuzé não pode mais que DEUS

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *