O jogo que eu não vi

…Ou abobrinhas sobre a “Mala Suerte”

Os espanhóis nunca utilizam o termo azar, ou quase nunca, em meus três anos na terra do flamenco, nunca ouvi alguém pronunciar as fatídicas quatro letrinhas. Eles preferem mala suerte. Se não economizam nas letras, também não dão sopa para o az… enfim, deixa pra lá. O certo é que vivemos um tempo de discussão sobre o tema, discussões tão fortes e sérias que levaram o Blog do Santinha à solução final. Mas isso é uma outra história.

A história que quero contar é a seguinte: nasci na década de 70, primeira metade, na maternidade São Marcos, ao lado do chiqueiro. Cresci escutando que, no dia em que vim ao mundo, metemos 4 na cachorra de peruca ali, no campinho ao lado. Se isto é fato, eu não sei, mas como tenho medo de que alguém vá pesquisar, prefiro ocultar a data. Não se deve matar os sonhos de uma criança.

Nunca morei em Recife, por isso não sou um freqüentador assíduo do Arruda. Entretanto, durante muitos anos, todas as vezes que fui ao Mundão, e não foram poucas, nunca perdi. No máximo um empate, como na minha estréia, em 70 e algo contra o Central. Minha primeira derrota só viria anos mais tarde, acho que 84 ou 85. Ainda assim, durante um bom tempo, dava pra contar na mão esquerda de Lula as derrotas que presenciei. Em finais, entretanto, mantive a boa sorte por muito mais tempo. Vi os títulos de 78, 79, 83, 86 e 87, 90, 93, quando ninguém mais esperava, e 95.

Um belo dia, trombo num corredor da UFPB com outro doido varrido pelo Santa. Artur Perrusi é o ateu mais místico que conheço quando se trata de futebol. Lembro que foi um aluno do cabra, amigo meu, quem nos apresentou.

– Ei, vocês dois se conhecem?

– não!

– Pois deveriam.

– Por que?

– Por causa do Santa Cruz.

– Você é tricolor?

– Claro.

Menos de uma semana, já fomos a um jogo. Santa e Barbie em plena segunda feira. De quebra, ainda levamos Geó, o poeta do apocalipse. Vencemos de virada, com direito a chilique de Kuki.

Pronto, tava feito, juntamos a fome com a vontade de comer. Perrusi, recém exilado em João Pessoa só precisava de companhia para ir os jogos de meio de semana, eu só precisava da carona. Geó, só precisava ir aos jogos. Tudo certo, fomos a vários jogos durante esse campeonato. O melhor deles foi um 2×0 na coisa que lhe matou qualquer possibilidade de título. Não sei por que, mas voltamos pra comemorar em João Pessoa. Ninguém entendeu muito nossa festa pelos botecos da briosa capital paraibana de Geó. Esse jogo, porém, foi um divisor de águas.

A partida seguinte foi a primeira da final contra as Barbies, em La bonequera. Um troço esquisito, um volante barbeano dá um bicão pra onde a venta aponta, nosso goleiro, que vinha bem no campeonato escorrega, gol. Perdemos de 3×2, porém o gol no último minuto era a certeza do título na volta, em casa. Quando estávamos parados na Manzuá, na saída de João Pessoa em direção ao Recife, certos que o título era nosso, um rato miserável cruzou a nossa estrada, parou diante do carro, mirou nossas caras e deu um sorriso escroto. Apanhamos de 2×0.

A partir daí algo se quebrou e seguiu se quebrando, esfacelando-se, seria mais justo. Foi lapada em cima de lapada. Não quero lembrar. Sempre me achei o culpado, o pé frio. Aquele jogo contra a Portuguesa, em 2005, foi tudo certo, não foi? Foi não! Eu me recusava a colocar a faixa de campeão da Série B até que o jogo das barbies não acabasse. Berrava que tricolor de verdade só comemora o título 15 minutos depois do apito final. Cometi um pecado, amigos, quebrei a promessa. Jogando num 7 contra 11, seria impossível o grêmio ganhar de alguém,  mesmo que esse alguém fosse uma Barbie, não tinha como. Comprei a faixa e coloquei no peito no mesmo exato instante que Anderson fazia aquele gol. Sim, a culpa foi minha. E nosso time já tinha até dado volta olímpica. Detalhe: foi o único jogo que pude ir naquele ano.

Todo mundo sabe o que aconteceu depois. Minha certeza de que era o culpado me matava. Parti para o exílio na Espanha, em Granada. No dia da minha viagem, Santa 4×1 no Cruzeiro. Não tinha jeito, era eu, foi aquele rato!

Só consegui me tranqüilizar um pouco após uma dura constatação: quando saí, éramos da série A, quando voltei… bem “D”eixa pra lá! Mesmo assim, sempre segui com a pulga atrás da orelha, até o aparecer, agora, o verdadeiro e comprovado culpado. Morra sem paz, Blog do Santinha!

Pra não dar sopa pra mala suerte, este ano resolvi não querer saber dos jogos do Santa. Não vejo, nem escuto, apenas procuro saber o resultado depois. Resolvi também abandonar o pseudônimo. A partir de agora, não sou mais Bosquímano, ele também não trazia lá tanta sorte. Sou Bosco Filho, que era como assinava no finado Futebol e outras histórias, um blog que criei em 2005.

Seja bem vindo (de volta) Santão!

Está provado que o Blog do Santinha dava mesmo azar. Na sua opinião, qual era a razão de tanto pé frio no blog?

  • O povo que frequentava o blog, só tinha pé frio comentando por lá. (49%, 54 Votos)
  • O cabelo e a barba de Samarone, se o cabra tivesse raspado a cabeça e feito limpeza de pele, tudo seria diferente. (30%, 33 Votos)
  • A zabumba de Gerrá, pois a Sanfona Coral ultimamente só tocava em velório de tricolor. (12%, 13 Votos)
  • O cabelo rastafari de Anizio, que levou máquina zero, sem ao menos consultar os búzios. (11%, 12 Votos)

Total de votos: 110

Carregando ... Carregando ...

Votação encerrada

Você gostou da contratação de Zé Teodoro?

  • Sei não, vou esperar pra ver (65%, 40 Votos)
  • E apois! Pense num técnico sob medida! (21%, 13 Votos)
  • Vixe! Não tinha coisa melhor, não? (15%, 9 Votos)

Total de votos: 62

Carregando ... Carregando ...

44 Comentários

  1. Anderson Seabra
    1

    A culpa era do Blog do Santinha! kkk

  2. Anderson Seabra
    2

    Samarone, Anízio, Gérra, Peçonha, Aline, Jussara, entre outros deveriam fundar o blog do leãozinho. Quem sabe se a “sorte” do blog do Santinha não vai pra Burra-preta!

  3. rapaz, tô começando a achar que Samarone e o Mago Valadares tinham razão, é impressionante o que está acontecendo conosco, será que teremos uma alegria ese ano? Vamos torcer amigos, mas espero que essa chuva de hoje não leve a nossa maré de sorte,mas sim que leve o az.., desculpa, “mala suerte” para a Ilha do Chié e para La Barbineira.

  4. Alguem da nossa Diretoria tem que ir ate essa FPF reclamar dessa pouca vergonha, agora nos torcedores sabemos que a nossa imprensa puxa bastante para a coisa mais mesmo assim vamos mandar emails para todos os radios falando sobre esse acontecimento.

  5. Anderson Seabra vc nao acha que esse marketing que Milton fez do Santa Cruz nao era a Hora do diretoria lancar a campanha de socio.

    O jornalista esportivo Milton Neves “adotou” de vez, como time do coração, o Santa Cruz F.C.

    No último domingo, no Programa Terceiro tempo da TV Bandeirantes, o apresentador fazia questão de falar e enaltecer o Santa Cruz F.C. e sua maravilhosa torcida (conforme poderão assistir no final da matéria), elogiando e ainda exibindo nossa camisa retrô.

    Próximo domingo, dia 23, no Programa “GOL” da TV Bandeirantes, também apresentado por ele, o Santa Cruz se fará representar pelo seu mascote – a cobra coral – durante 30 minutos. Segundo as próprias palavras de Milton Neves: “Serão 30 minutos do mascote do Santa Cruz em minha mão”.

    O Santa Cruz, logo no início da gestão de Antônio Luiz Neto, enviou para o conceituado jornalista, um kit contendo: O mascote (em forma de boneco), uma camisa cobra coral, uma caneca coral, meia dúzia de botons e uma camisa retrô (esta enviada pela Santa Cruz Store).

    Fica aqui a sugestão do LPS para que todos os Triconautas prestigiem estes programas, onde falam tão bem dO Mais Querido. Acessem, também, o site do programa Terceiro Tempo e deixem seus registros de agradecimentos através do e-mail: miltonneves@terceirotempo.com.br .

  6. CARLOS SANTANA
    6

    Há de se louvar a garra, as boas atuuações do time e O BOM TRABALHO DA DIRETORIA. Quando a diretoria trabalha corretamente O RESULTADO ACONTECE.
    O resultado está acontecendo. PARABÉNS ALN E TODA DIRETORIA.

  7. Zagueiro André Oliveira(ex-Vasco) é o novo reforço do Santa.

  8. rubemjunior
    8

    A culpa do Blog do Santinha acabar é minha.

  9. Fred Arruda
    9

    O diretor de futebol do Santa Cruz (Tininho) é um cara muito dedicado e sério. O presidente tem adotado uma politica certa de relacionar-se com imprensa e atletas e um discurso muito conciliatório, o que é muito importante. Mas fico com o discurso do treinador: nada de empolgação e pés muito no chão. O negócio é continuar não perdendo pontos pros times do interior. Essa sempre foi a receita pra quem quer ser campeão. No quadrangular final, aí o que conta é o coração e compromisso. Ao que parece, nesse pontos os jogadores estão muito afinados. Que Santa Cruz, Náutico e Sport continuem como começaram!!!

  10. brasileiro
    10

    é mera coincidencia…..

    mas mas na duvida

    ta dando sorte……..

    blog fik sem postar mesmo até o santa cruz voltar a serie A….

    depois a gente ver o q se faz…….

  11. André Barreto
    11

    Calma e pé no chão, vamos deixar que os donos da soberba pensem que somos cavalo paraguaio e vamos comendo pelas beiradas. Mais vou confessar, o que mais tenho medo é que o Santa vença o São Paulo pela copa do Brasil, lembram o que aconteceu depois que ganhamos do Botafogo no ano passado??

    • Antônio
      11.1

      Caro André,

      Vamos deixar nossso complexo de inferioridade. Eu quero mais é que o Santão detone qualquer Clube que passar pela frente e isso inclui o São Paulo.

      Como diz o Coronel Peçonha: O Santa Cruz é minha Pátria.

  12. Eae galera !!!
    Alguém ai joga ou já jogou FutManager ? É um jogo de futebol online que você cria seu time, disputa campeonatos, vende jogadores e etc… É muito bom o jogo, você cadastra seu time e pode ganhar prêmios por sua colocação no ranking ! (Camisa Oficial, MP4)

    http://www.futmanager.com/futebol-online/sa-desprotiva.html
    Aceita o comentário ae!!! Grata !!!

  13. Bosco, eu não me acho um pé-frio, mas às vezes bate uma neura de achar que se eu não tivesse ligado o rádio ou a tv para assistir, o resultado seria outro, a favor do Santa. Então, muitas vezes, desligo o rádio ou a tv, ou baixo o volume, ou ignoro, ouvindo de longe, quase em sussuro.
    O Santão, gostei dessa, mata qualquer um de raiva e emoção, porque tudo é dramático para nós.
    Vejam vocês, estamos 100%, liderando a competição, mas isso é sinal que tá bom demais pra ser verdade.
    Bem, mas vamos curtir, ainda que temporariamente, essa liderança.

    SIMBORA, SANTÃO DO MEU CORAÇÃO!

  14. Putz, meu post foi o 13. Sorte ou má sorte? Não disse.

  15. Ricardo Cavalcanti
    15

    Caros Editores do Torcedor Coral,

    Tá na hora de divulgar o grande serviço prestado pelo jornalista Milton Neves ao nosso glorioso Mais Querido.

    O LPS já começou a divulgar. A hora é de juntar forças em pró do Santa Cruz!!!

    Aguardo respostas dos editores!

    Abraços.

    Ricardo Cavalcanti

  16. ROMULO GALINDO
    16

    Pessoal, vamos esquecer esse azarendo desse blog do santinha. O tricolor ta numa campanha que há muito tempo nao se via e ainda tem gente aqui dando importancia a um defunto ja enterrado. Que se dane esse blog e seus idealizadores socios de R$ 15,00. Viva o tricolor.

  17. Naza tricolor
    17

    Enquanto milton neves enaltecia o santinha, neto e denilson faziam chacotas ! E a respeito dessa campanha do santa eu espero que os salarios dos jogadores nao atrazem.

  18. Muito bom Bosq…, digo, Bosco Filho (heheheh). A volta em grande estilo.
    Se o nível da abobrinha é esse, imagina se resolver escrever a sério…

  19. Ricardo Cavalcanti
    19

    Em relação ao programa do Milton Neves,

    A função dos dois palhaços Neto e Denilson é de fazer graça, independente com quem seja, o importante é o nome/marca SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE que está mais uma vez na mídia nacional.
    Só não ver quem não quer ou é bruto demais!!!

    • Gleibson
      19.1

      Ricardo ontem no programa Sportvnews o apresentador exaltou o nome SANTINHA como lider do campeonato Pernambucano, ele falou que o Santa Cruz parece que agora vai voltar a disponta no senario nacional.

  20. Naza tricolor
    20

    Caro amigo, lógico que não deixa de ser uma vitrine, eu só me referí aos dois palh….. ! Que ficam o tempo todo fazendo alguma graça sempre que o milton neves fala do nosso santinha e os dois por participarem ativamente do programa são formadores de opinião. Lógico que o marketing do santa deve agir de alguma forma pois conseguir espaço em um programa que só falam das equipes do sul do país é um passo para nosso amado clube. Saudaçoes coral !

  21. Acho que independente da campanha de Socios a torcida tem que se associar, o atletas estao muito motivados nao podemos deixar atrasar o salario deles.

  22. Denilson e Neto não sabem comentar futebol, então buscam se sobressair no jornalismo esportivo fazendo “gracinhas”, então não nos preocupemos com opnião de dois fracassados no jornalismo futebolístico.

    Tem que mandar mensagem pra Milton Neves, tem que mandar mensagem a quem falar bem e falar mal do Santa, temos que mostrar que estamos vivos e o nosso clube vai ressurgir!

  23. Romulo Galindo, que preconceito é esse com os sócio de R$ 15,00?????

  24. JOÃO BATISTA
    24

    digo: sócios

  25. CORALTIMBA
    25

    pessoal, vamos curtir o momento que o santa atravessa…acho que fazum bom tempo que nao ganhamos 4 seguidas no início do campeonato…vamos tentar manter essa “gordura” para quando formos enfretar a coisa dos infernos e a barbie…muite fé pessoal nesse jogo primordial contra o salgueiro para que possamos voltar com os 100%, para lotarmos o arruda no proximo jogo em casa…dá-lhe santa!!!!!!!!!!!!!!!!

  26. CORALTIMBA
    26

    outra coisa…lembrem-se que para ganhar do sao paulo ainda temos que passar da primeira fase…portanto, vamos comemorar o que conquistamos até o momento mas com os pés no chão…uma vitória de cada vez meua amigos…

  27. CORALTIMBA
    27

    a barbie demitiu geilson , dinda, e mais dois jogadores…acho que geilson e dinda dava para o santa…dinda se souber trabalhar bem com ele acho que ele vai ser um grande meia no futuro…e geilson seria útil para nosso ataque…mas nao sei o salário deles..e nem seim se podem jogar no santa pois já jogaram pela barbie esse ano….mas pelo menos dinda era uma boa, acho ele um jogador de futuro…o que vcs acham?

  28. Ricardo Alencar
    28

    Não acredito nesse lance de azar ou não, pelo menos como geralmente é colocado, por enquanto, vejo tudo como apenas uma coincidência. Creio que todos vcs também penasm assim. Na realidade, também na condição de exilado, considero os blog´s uma excelente alternativa para nos manter informados. Quanto ao Santa, estou animado e esperançoso, mas ainda tenho medo de sonhar. A história explica. Mas que venha a justa e merecida alegria.

  29. Naza tricolor
    29

    Eu não gosto do futebol de dinda, eu prefiro geílson pois eu acho que estamos mal de atacantes. Gilberto não acerta e não é de hoje !

  30. Naza tricolor
    30

    Não quer dizer que dinda é mal jogador apenas não acertou no nautico. Se zé teodoro ta fazendo memo jogar bola, pode fazer outros tbm !

  31. Naza tricolor
    31

    A respeito da campanha de sócios tem que ser elaborado um projeto que viabilize ao ” povão ” poder se associar além de outras categorias de sócios que tenham um melhor poder aquisitivo.

  32. André Tricolor Virtual
    32

    Bosco,

    Valeu pela volta, e que bom que veio no momento que o Santa vem mostrando um bom futebol.

    Fico com a opinião de Fred Arruda. Temos que manter a humildade, os pés no chão … Temos o que melhorar e certamente ficaremos entre os 4 clubes que vão decidir o título. É lutar e acreditar que 2011 será um tanto melhor que os anos anteriores.

    >>> VIVA SANTÃO !!!!

  33. VAMOS ASSISTIR PESSOAL.

    O Clube

    Santa será destaque em programa da Band, neste domingo

    Publicado em 22 de janeiro de 2011, às 21:10

    Por Redação CoralNET

    A assessoria de imprensa do Santa Cruz informou neste sábado que o Mais Querido será destaque no programa “GOL o grande momento do futebol”, da rede Bandeirantes, que é apresentado pelo jornalista Milton Neves.

    O programa vai ao ar amanhã, às 12h45 do Recife e tem duração de 30 minutos. Nele, Milton Neves fará a apresentação com o mascote Cobra Coral do Santa em exposição. O brinde foi enviado dentro de um kit pelo presidente Antônio Luiz Neto logo depois da sua eleição.

    Já no domingo passado, Milton exibiu em seu programa Terceiro Tempo uma camisa retrô do Mais Querido.

    Fonte: Agência CoralNET de Notícias

  34. Felipe Cunha
    34

    Pessoal vamos ligar para as radios,tvs,todos progamas
    Vamos motivar aqueles torcedores que ainda não foram ao estadio este ano.
    Vamos Chamar todos para comparecer ao arruda no proximo Jogo.
    O jogo esta marcado para quarta feira diante da equipe do Petrolina.(obs)
    Pode ser transferido para quinta feira.Opinião minha seria melhor na Quinta.
    As coisetes estão aperriadas com estes publicos do Santa Cruz,e eles estão fazendo campanhas para que os publicos deles sejam maior que os Nossos.
    Não Vamos deixar isto acontecer!!!!
    Somos a maiores,e Vamos ,mais uma vez provar pra Pernambuco,Brasil e Pro mundo nossa Força.
    Saudaçoes Tricolores

    • Sandro Coralense
      34.1

      o maior chamamento pra torcida é a vitória em salgueiro.

      SAUDAÇÕES TRICOLORES

    • Gleibson
      34.2

      Concordo com vc felipe temos que convocar a torcida porque o time esta correspondendo dentro de campo e temos que mostrar a nossa forca na Arquibancada.

  35. A coisa está tomando de 2 do Araripina.
    Isso só faz valorizar a nossa vitória.
    Engraçado vai ser não ver nem o Sport nem Nautico no quadrangular final.
    Dá-lhe Santa!!

  36. Arnildo Ananias de Oliveira
    36

    O jogo que eu vi: Araripina 2 X 0 coisa maldita dos quintos dos indernos. É pau, cipó e pêia. Dá-lhe Santa!

    SAUDASANTA

  37. Roberto Gomes
    37

    Companheiro Arnildo, agora é abrir os olhos para o extra-campo porque elas estão desesperadas, vão apelar para tudo e convocar as forças do mal da FPF, da impren$a e Cia.
    Saudações Corais

    • Elvimário Araujo Júnior
      37.1

      Caro Roberto, boa noite.

      Não podemos esquecer que a barbie quando defende o hexa também é forte no extra-campo: em 1974, tivemos jogadores e treinador subornados e em 2001, a barbie se uniu e mais uma vez evitou o hexa de um rival.
      Este ano parece que a barbie está forte novamente, vide as contratações que estão fazendo, ganhando até da coisa em algumas negociações.

  38. Gostaria de saldar este blog,e dizer que o blogdosantinha contribuio muito
    p a torcida do santa se entreter nesta epoca de vacas magras, porém este blog foi altamente influente na nossa queda, com o apoio incondicional daquele que nunca foi tricolor,o cabeção.

  39. Roberto Gomes
    39

    Bem lembrado companheiro Elvimário, vamos incluir a barbie na lista e olho vivo !

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *