Pingos nos “is”

pingos_nos_is

Depois de uma série de textos pessimistas e enlouquecidos, daqueles que só nos jogam pra baixo, acho que chegou a hora de virarmos de uma vez essa página. Choveram críticas ao nosso presidente depois do anúncio das mudanças administrativas que serão levadas a cabo no nosso amado Clube. A meu ver, todas injustas. Não vou aqui detalhar as novidades, pois creio que todo tricolor já sabe o que ficou decidido e quais as nossas prioridades para a próxima encarnação. Vou apenas colocar os pingos nos “is” e desmistificar essa história absurda de Lado Escuro da Força.

Diferente dos companheiros deste maravilhoso Blog, eu penso que o nosso presidente fez uma jogada de mestre. Aliás, mesmo que a jogada não fosse de mestre, temos que reconhecer que foi uma jogada de mestre. O conselho consultivo cala duas bocas de um único murro. Cala a boca dos que o criticavam por não promover a união de todos os tricolores, com um conselho; e cala a boca também dos pessimistas de plantão, incapazes de reconhecer os diversos serviços prestados ao clube – falarei sobre isso adiante – pelos nossos ex-dirigentes, com o consultivo.

Como estamos carecas de saber, a nossa diretoria de futebol esse ano foi bastante inexperiente. Nosso presidente, entretanto, não errou. Se ele errou, não foi culpa dele. Todos sabemos que, apesar do regime ser presidencialista, quem errou feio mesmo foi a diretoria. Devemos dar a césar o que é de césar, o nosso fiasco na dificílima série D não foi culpa do FBC. Como já disse, a culpa foi da inexperiência. Pois bem, dada a inexperiência da nossa diretoria de futebol, FBC foi obrigado a trazer as velhas lideranças de volta, sem guardar rancores do passado mirando apenas o futuro. Temos que seguir em frente. O precipício está logo aí.

Alguns companheiros, no entanto, deram chiliques com essa notícia. São uns desagregadores. Amigos, vamos deixar essa frescura de LEF de lado. Precisamos de união. Temos que reconhecer os grandes serviços prestados por estes grandes tricolores. São verdadeiros amantes do clube. Clube e dirigentes são como se fosse uma coisa só. Um único corpo, uma só alma, um só coração, a mesma roupa. Não podemos deixar de levar em consideração a experiência administrativa, futebolística e “extra-campística” dos grandes tricolores que tão bem comandaram o clube nos últimos anos.

Qual o tricolor que não se lembra quando o glorioso Zé Neves fincou nossa bandeira no centro do gramado da Ilha da Fantasia. Aquilo foi há apenas 5 títulos. Nem faz tanto tempo assim. Qualquer criança de 30 anos é capaz de lembrar. Como esquecer Jacozinho, a maior contratação de todos os tempos do futebol mundial. Que arretado era nosso presidente. Naquela época, ao contrário de hoje, éramos um time respeitado e temido.

Outro injustiçado é o presidente que nos deu nosso último título. Absurdo falarem deste senhor como membro do LEF. Temos que reconhecer que o time de 2005 foi o melhor dos últimos anos. Ganhamos tudo. Bem, não ganhamos a série B, é verdade, mas mesmo assim, ganhamos tudo. Já disse em outro texto, neste mesmo espaço, que só não repetimos o feito em 2006 por causa de uma campanha maldita contra nós, que envolvia a FPF, CBF, CIA, FBI, PF, Rede Globo, e até Flávio Briatore. Agora sabemos o motivo daquela batida de Nelsinho Piquetzinho. Romerito Jatobá é um democrata. O Resto é intriga da oposição.

Vejam a que ponto no nosso rancor chegou. Pasmem! Essa semana, tive o desprazer de ler um texto em outro blog chamando Jonas Alvarenga de pastor sonhador. Quanta injustiça. É bom lembrar o passado de vez em quando. Foi graças à execução precisa do planejamento detalhadamente traçado por ele, e sua equipe de pastores, que voltamos à série A, em 1999. Creio que seu único erro foi aquela história de Barcelona do Nordeste. Talvez por isso a autora do texto o tenha chamado de sonhador. Só podia ser coisa de mulher. Onde já se viu mulher entender de futebol?

Outro grande tricolor injustiçado, nesse caso, duplamente injustiçado, pois ninguém mais quer ouvir seus conselhos, é o nosso ex-presidente Édson Nogueira. Eleito pelo povo, levou uma rasteira dos seus cabos eleitorais apenas porque ousou tomar uma decisão sozinho. São injustas as acusações que ele afundou mais ainda o Clube. Ele foi uma vítima da máfia dos apitadores. Como bom delegado, denunciou. Era uma denúncia para abalar as estruturas do futebol brasileiro, muito bem fundamentada, aliás. Ele, inclusive, chegou a depositar o dinheiro pedido pelos estelionatários só para comprovar a fraude. Porém, como tudo neste país acaba em pizza, não o levaram a sério. Por isso eu imploro ao nosso presidente que corrija essa injustiça e ouça também os conselhos de Edinho. Ele é um homem de cabeça.

Com a lembrança destes quatro exemplos de boa administração, quero resgatar a imagem de todos os grandes tricolores injustamente classificados de LEF.

Pra finalizar, deixo um pensamento positivista. Uma mensagem de fé. Vejo muitos comentários negativistas. Temos que pensar positivo, mesmo ribanceira abaixo, pra frente é que se anda!

Eu acredito em FBC

Eu acredito que agora o Santa vai crescer

Eu acredito nos conselhos consultivos

Eu acredito em Zé Neves e Romerito

Eu acredito na força da união

Eu acredito no poder da doação

Eu acredito que Elvis não morreu

Eu acredito no que o presidente prometeu.

Eu acredito que o bem vence o mal

Eu acredito em gestão profissional.

É preciso acreditar, minha gente! Devemos crer como um adventista! Mais do que nunca é preciso a união e a participação de todos os tricolores, de bem e de bens. Estamos descendo a ladeira. É preciso seguir caminhando.

Ops! Essa piada é velha…

Nota do autor:

O poeminha acima foi baseado…, quer dizer, é uma péssima paródia da canção “O adventista”, do Camisa de Vênus.

29 Comentários

  1. raul cavalcanti-sp
    1

    Impressionante, mas nem de brincadeira aguento ver o nome de alguns ex-presidentes.

    Como diz Bob Jéfferson, “despertam em mim os instintos mais primitivos”.

  2. Sinceramente nao aguento mais ler essa historia que o “Presidente deu uma jogada de mestre” “ele sabe que esta fazendo”, sinceramente voces acham que ele sabe que ta fazendo.? Contratar um jogador de 37 anos que estava quase 1 ano parado? Manter essa diretoria de futebol, seja la conselho consultivo com todos que estao ai(LEF e Antigos)?

    Faltam apenas 6 meses pra FBC partir do arruda com sua turma, sinceramente acho que ele nao ve a hora…..

  3. Fabiano Pinheiro
    3

    Bosquímano, só uma correção: Ser otimista é acreditar na força da torcida, na revolta dela contra o LEF e que tudo isso servirá para voltar a deixar claro quem são os LEFs e o quanto eles são rejeitados pela torcida, e que o Santa sairá dessa mais fortalecido.
    Esse seu pensamento aí – claro, em tom de ironia – não é pensamento otimista; é pensamento tolinho; não os confunda, por favor.

  4. JOÃO MULAMBO
    4

    fabio melo, quem seria a tua diretoria de futebol?

  5. Um Diretor Remunerado, não sei qual, não podemos ficar no amadorismo novamente e no achometro.

  6. Faço autocrítica do meu texto anterior. Bosquímano tem razão. Fui injusto, enfim… 🙂

  7. MARCOS ALMEIDA
    7

    Saudações tricolores! O fato de ex-presidentes terem conquistado algum título ou acesso a série A, não pode isentá-lo de seus erros e de ter deixado muitas dívidas. Ter que seguir em frente é tentar profissionalizar a gestão, estabelecer um estatuto moderno e com ferramentas para afastar amadores da administração do clube, manter o clube viável e procurar diminuir o passivo existente. Santa Cruz para sempre.

  8. JOÃO MULAMBO
    8

    oh seu fabio melo, o presidente jah falou que vai contratar um diretor remunerado.

  9. Muito bom, Bosquímano.
    Ironia pra lá de certeira.

  10. Cláudio Guimarães
    10

    A ironia é também uma forma sadia de não eenlouquecermos de vez…
    Sim, viva Neves e o Democrata Jatobá!
    Viva o pastor e o seu rebanho de ovelhas!
    Viva a COPA PE (melhor que do que a série A)
    Mas que, após todos esses vivas, Deus Salve o Santa Cruz!!!

  11. Paulo Aguiar
    11

    Bosco, a esperanção é a última que não morre! 🙂

    Vale a pena dar uma olhada neste link:

    http://br.esportes.yahoo.com/colunas/onde-torcer-clube-pura-diversao-esportes-54.html

  12. Saíram do Departamento de Futebol Sérgio Murilo e Felipe Rêgo Barros,e Nevton Borba parece que tá indo também, por não concordarem com este modelo estapafúrdio que FBC implantou no Futebol.`
    È a ironia dos bons indo embora, e os Urubus chegando pra pertinho.
    Seria legal que Dimas entrevistasse eles ,a exemplo de Capella, acho que estes caras tem muito a esclarecer.
    CadÊ Fred Arruda, deveria ter se posicionado.
    FBC o traíra!!!

  13. milton pereira
    13

    Há, aqui, muito burronegro “sócio tricolor” infiltrado!Mas não adianta fazer campanha para a saída de FBC (são muitos os verdadeiros tricolores mal-agradecidos), pois a MAIORIA dos tricolores agradecem o que um presidente fez pelo Santa em menos de um ano, o que não foi feito por presidentes anteriores em mais de vinte anos! Agora, quem quizer me criticar, que ponham a carapuça na cabeça!

  14. milton pereira
    14

    …que PONHA a carapuça ,,,

  15. Eduardo Ramos
    15

    É tempo de errar: FBC terá 45 dias para cometer todos os erros que forem possíveis mas, a partir de novembro, não terá mais como errar.

    Nestes 45 dias, as palavras laboratório, experiência, Copa PE e o bicampeonato, consultivo e correlatos (essa é a pior delas), estarão vagando pelo Templo Sagrado do Arruda, que nem Zumbis. As vaidades pessoais poderão ser exercidas e, para variar, o Santa Cruz fica em segundo (ou quarto?) plano.

    Há dois caminhos: romper ou conciliar. O rompimento exige ousadia, exige competência, exige maturidade, exige um novo tempo, uma nova atitude. A conciliação exige tolerância, exige conservadorismo de práticas passadas misturadas com novas práticas, exige desprendimento, exige liderança para não ser acessório em vez de peça principal.

    Qual o melhor caminho? Cabe aos dirigentes comandados por FBC decidirem mas, dialogando com os sócios, com os torcedores, com os diversos grupos que povoam a Nação Coral e, decidirem com altivez, com segurança e com determinação. Ainda tem 45 dias para pensar, ouvir, refletir, discutir, analisar e decidir.

  16. Só tu mesmo, Bosco, pra me fazer rir (pra não chorar).

  17. Marinalva Serpentina
    17

    Miltinho, meu lindo, desse jeitinho você pode enfartar. Toma uma aguinha de coco para refrescar. Só faz bem e é uma delicia.

    Fiquei com uma impressaozinha que você tem um rancorzinho no coração. Arranca isso fora que faz mal, meu anjinho.

    E pare de chamar os tricolores de burronegro que isso não se faz. É pecadinho e Deus está vendo. E se é para te deixar assanhadinho eu boto a carapuça mas só se você vier tirar. Fico nervosinha só de pensar em você tirando a minha carapuça…

    Falar em carapuça, me lembro logo de Monteiro Lobato e seu saci. Ai que saudade de sitio do pica pau amarelo…

    Marmelada de banana,
    Bananada de goiaba,
    goiabada de marmelo
    Sitio do picapau amarelo

    Mari

  18. Fábio Belmino
    18

    Acordo Brasil x Vaticano, não obrigado, acordo FBC x LEF, não obrigado, acordo fisiologistas x Sarney, não obrigado e a imundice toma conta dos acordos.
    As urnas que nos esperem para lavarmos essa sujeira toda.

  19. André Luna
    19

    Domingo no Arruda
    Chego à sede a mesma sujeira de sempre…
    Vou pagar minha mensalidade o mesmo atendimento confuso e desrespeitoso.. Além do mais aquele sr, gritando no pé do ouvido fazendo a fila andar é de lascar…
    A sede abandonada… Minha esposa, vai ao banheiro e sai reclamando do asseio do lugar!
    Chego as sociais e me deparo com assentos, pelo menos não iremos sentar no cimento.
    O time??? Bom lá vai…
    Fernando Henrique, me pareceu melhor que Gustavo mas, ainda é cedo já que o time da Cabense é sofrível.
    Gilberto Matuto fora de forma….
    Alex Xavier me agradou, Gonçalves não.
    Jeferson, para mim tem futuro.
    Anderson regular como sempre, Léo, hum….
    Miller a eterna promessa, prende demais a bola, Natan entrou em seu lugar e gostei mais, jogou pro time!
    Elvis melhorou consideravelmente!
    Gilberto e Thomás Anderson, ficaram devendo apesar dos gols…
    A torcida é demais… A lojinha tá melhor mas espero sempre mais dela…
    O que vai ser do nosso clube? Nào sei… pensei em estar vendo um jogo contra o Cruzeiro!

  20. milton pereira
    20

    Quem mais vai colocar a carapuça ? A verdade dói !

  21. Marinalva Serpentina
    21

    Miltinho, meu lindinho, a verdade não doeu nadinha. Foi tão indolor! E olha que sou bem sensivelzinha.

    Aliás gostei da touca. Ela é lindinha, toda pretinha, branquinha e vermelhinha. Dormi com ela e só com ela. Só tive bons sonhos.

    O seu FBC só existe na sua cabecinha, meu querido. Você fala em verdade, mas não enxerga ela, mesmo se ela estiver um palmo a sua frente.

    Mari

  22. Nós devemos ter em mente que se não pudermos contribuir, então não atrapalhemos.

    É muito triste, diria até mesmo muito suspeito, que pessoas que não se apresentam para contribuir, efetivamente, para o clube que amam (dizem), venham a público pregar campanha contra o atual presidente do Santa.

    Muitas destas pessoas, que hoje (diferente de ontem) dispõem de acesso livre no clube para participar de reuniões, sugerir ou colaborar de diversas formas, preferem se esconder atrás de pseudônimos e utilizar blog e foruns virtuais para atacar o presidente e sua diretoria. Não preciso dizer que, para estes, se associar ativamente ao clube nem pensar né?!

    Torcida realmente organizada é torcida que se associa ao clube, que paga em dia e dele partcicipa de todas as formas, inclusive se apresentando para debater seus problemas e tomar parte nas soluções.

    Esperamos que haja, inicialmente, um movimento para que todos se apresentem com seus verdadeiros nomes nestes blogs e foruns. Que evitem pseudônimos, para o bem da credibilidade do que escrevem. Quem usa de pseudônimos para fazer críticas não pode se queixar, depois, se viermos a ter como presidente um “Caixa D’água” da vida.

    Saudações sérias.

  23. Bosquímano
    23

    Vamos por partes:

    Fabiano, vc tem razão, o pensamento é de tolinho. Ainda bem que você percebeu a diferença entre ambos.

    Miltom, vou colocar a carapuça também. Eu não tenho que agradecer a FBC por absolutamente nada! Devo reconhecer que a sua atuação em relação ao patrimônio do clube foi indiscutivelmente perfeita. A melhor dos últimos 95 anos. Mas isso é apenas a obrigaçao dele como presidente do clube.

    Todavia, existe aquela história de que se ele nao tivesse assumido naquele momento, o clube estaria pior. POde ser, mas não podemos ser bobinhos, não confundir com tolinho, de pensar que ele assumiu o Santa Cruz por amor ao clube. FBC topou presidir o Santa Cruz para fortalecer o seu nome na capital, visando às próximas eleições. Acho que isso também era claro. Naquele momento, qualquer pessoa com até 10 graus de miopia enxergou isso. Eu, pessoalmente, não vejo grandes problemas que alguém queira utilizar o clube como trampolim. Desde que ele faça uma boa gestão, tá tudo certo.

    Por falar em Gestão, se formos avaliar FBC como gestor do clube, creio que ele não merece uma boa nota global. Foi muito bem no patrimônio, péssimo no futebol, mais do mesmo em gestão administrativa.

    Pra finalizar, essa coisa de chamar todo mundo que você acha que está errado de burro-negro é de uma babaquice sem tamanho. Chamar de burro-negro é pior que filho da puta! Por favor, reveja isso.

    Luiz, meu nome é João Bosco Ferreira Gomes Filho, não me escondo atrás de pseudônimo nenhum. A propósito, quem garante que luiz não é um pesudônimo.

    No mais, é isso.

  24. Prezado João Bosco Ferreira Gomes Filho (Bosquímano),

    No seu comentário você prendeu-se ao detalhe do pseudônimo, quando a questão central do meu comentário é a falta de compromisso de muitos que criticam nestes epaços virtuais (com pseudônimos ou não) sem se apresentarem nos diversos foruns presenciais no clube para dar sua contribuição real (não virtual). Acredito que você, pela reação de indignação exibida aqui, seja um dos que contribui como sócio ativo do clube e acredito, até, que de alguma forma esteja presente nas discussões que têm ocorrido dentro do clube. Portanto, não é para você que se destina o meu comentário, pois, acredito, estamos do mesmo lado, mas para aqueles que torcem para o “quanto pior melhor”. Tenho procurado participar de todas as reuniões propostas dentro do clube, como nas reuniões dos colaboradores da ouvidoria e outras onde sócios participativos se propõem a discutir propostas para a retomada do crescimento do Santa. Porém, acho que ainda estamos muito desorganizados.

    Se a questão do pseudônimo é controversa, já que os Luiz, Artur, Samarone, Gomes, etc podem ser tomados por codinomes, então vai aqui uma proposta: usemos qualquer nome ou codinome desejável acompanhado do número de cadastro de sócio do Santa Cruz. À propósito, meu número é 904694.

  25. milton pereira
    25

    Mari,
    Eis sua resposta:

  26. milton pereira
    26

    Os outros que botem a carapuça burronegra na cabeça!Não é, Mari? Mas, pelo visto, não tiveram coragem !

  27. milton pereira
    27

    Bosquímano,
    Não chamei você de burronegro nem burr0-negro(as duas palavras não existem!) Só chamei de burronegro os supostos tricolores. Muitos são sócios do Santa Cruz. SÓCIOS mesmo, não “SÓCIOS”.Eu conheço um.

  28. Bosquímano
    28

    Luiz, sou sócio desde julho e já estou inadimplente, pois nao consegui imprimir os boletos desde o mês passado.

    A minha contribuição são meus textos, não posso fazer mais que isso. E, pra falar a verdade, depois dessa palhaçada (com todo respeito aos palhaços) de conselho consultivo, que não é consultivo e a volta dessa turma ao clube, patrocinada pelo grande presidente, não tenho a menor vontade de participar de nada internamente do clube.

    Seguirei pagendo as mensalidades, assim que for possível, e só.

    Não vou colocar número de sócio não vejo importância. Não precisa ser sócio para criticar e apontar falhas, nem para elogiar também.

  29. Hélio Mattos
    29

    Gostei não.

    Nem em tom de ironia eu aguento essa conversa.

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *