Corrente, esse é um time que vai pra frente

Encontrei um amigo tricolor na saída do trabalho e ele veio feliz da vida comentar que o Torcedor Coral assumiu o primeiro lugar entre os blogues esportivos pernambucanos no ranking da Technorati, segundo o Acerto de Contas.

– Quer dizer que agora vocês têm mais acessos do que o Blog do Santinha?

– Er… Bem… Ainda não. Mas olha que os caras já estão ficando preocupados!

– Ah! E o que significa então esse ranking, hein?

Tive dificuldade em explicar de forma simples o seu significado. A melhor forma que encontrei foi essa.

– Camarada, o ranking da Technorati mede o cinismo! Somos agora o blog esportivo mais cínico de Pernambuco!

– Puxa!

É isso aí. Agora é só manter a liderança. E liderança se mantém trazendo mais cínicos para o blog.

Há tempos o Torcedor Coral tornou-se um blog nacional, pois espalhou correspondentes nas praças esportivas – e em outros locais – mais importantes do país, como a Praça de Casa Forte, a praia de Intermares, na Paraíba, e um sítio em Varginha, Minas Gerais. Aliás, a escolha de Varginha foi estratégica. Lá, pretendemos construir a nossa base para um contato imediato do terceiro grau com extraterrestres. A idéia é, no futuro, levar o nome do Santinha para todas as galáxias. Seremos os verdadeiros galácticos!

Mas, antes do universo, é preciso conquistar o mundo. Para entender melhor o processo de modernização que atravessa o Santa Cruz, era necessário fincar raízes no velho continente, pois lá certamente se encontram os clubes que tanto inspiram a diretoria coral.

E foi isso o que fizemos. O Torcedor Coral tornou-se um blog altamente internacional com a contratação do nosso correspondente Bosquímano, que passa a transmitir informações e opiniões controversas diretamente da Espanha.

O contrato de Bosquímano foi fechado semana passada e teve grande repercussão na imprensa espanhola, além de afetar a bolsa de valores de Intermares.

A negociação foi conturbada, pois o nosso correspondente exigia salário em Euro ao invés de Merreca, a moeda oficial do Torcedor Coral. Outro ponto polêmico foi a liberdade de imprensa. Bosquímano lutou pelo direito de defender o presidente do Santa Cruz, nem que fosse apenas de sacanagem. Democraticamente, concedemos a autorização, desde que o autor, em seus artigos, se referisse ao presidente do clube como cabeção. Finalmente, todos os impasses foram resolvidos com a chegada de seu procurador ao Brasil, que assinou o contrato sob o efeito de Rivotril com coca-cola.

Bosquímano, ou João Bosco Filho, é quase engenheiro mecânico, pois largou engenharia no quarto ano para fazer comunicação. Formado em jornalismo, partiu para Espanha no dia em que se confirmou a queda do Santa Cruz para a Série B, em 2006. Atualmente, Bosco faz um máster em sociologia, sobre democracia participativa. Pretende um dia criar um desenho institucional participativo no Santinha, já que seu tema de pesquisa sempre foi o futebol. Garante que futuramente escreverá sobre participação e futebol, tendo como exemplo o glorioso Santa Cruz, sob a cínica orientação de Artur Perrusi.

Com a chegada de mais um grande cara-de-pau, o Torcedor Coral se firma no mundo virtual como uma verdadeira usina de cinismo, para desespero dos tolinhos.

Ao amigo Bosquímano, bem-vindo e aquele abraço,

Dimas Lins

Bosquímano

Quando recebi o desinteressado e-mail de Dimas perguntando como ia a minha vida na Espanha, se estava tudo bem e tal, entendi de cara do que se tratava. Claro, Perrusi havia acabado de me avisar que um convite para colaborar com o Torcedor Coral estava no prelo. A verdade é que o troço foi mais rápido do que pensava. Nem 15 minutos depois do aviso, chegou o e-mail de Dimas.

O convite foi aceito, não sem antes negociarmos algumas questões. Tinha minhas exigências, entre as quais receber meu ordenado em euros, rotundamente negada; e a possibilidade de defender o diminutivo, prontamente aceita. Por amor a camisa e para que não me chamem de mercenário, aceitei as condições oferecidas e aqui estou sem saber muito bem o que escrever. Queria aprofundar o debate político do clube, mas tenho certo receio em fazê-lo sendo um observador distante e míope. Mas deixemos de enroladas e vamos ao que interessa.

Resolvi começar no Torcedor Coral aproveitando o eco do debate tolinhos/canalhas. Parafraseando Chico Buarque – que é tricolor, porém um tricolor muito mais feliz que a gente ultimamente – quero propor um texto “bem pra frente, dizendo realmente o que é que eu acho”.

Acho que a terceira divisão está aí e não podemos ficar nos separando mais em grupos políticos. Isso será o fim do Santa. O que precisamos é de união. A união faz mais que açúcar, companheiros. Essa união nos tornará capazes de dar o passo adiante. Estamos à beira do abismo! Necessitamos a união de tod@s, eu disse TOD@S, os tricolores, independente de posições políticas ou preferências clubísticas. 

O Patinho outro dia perguntou, em tom de desafio: houve algum presidente melhor que zé neves e romerito nos últimos 20 anos (pelo menos em questão de resultados)? Acho que não. O primeiro ganhou três títulos, trouxe Jacozinho e fincou a bandeira no centro do campo da coisa, aliás, esse apelido também é obra dele. O segundo, foi campeão depois de nove anos e nos levou à primeira divisão. Só não foi bi no ano seguinte, graças a uma armação ilimitada que culminou com o pênalti perdido do Lecheva. Se, neste mesmo ano, nos devolveu à segunda, não foi por sua culpa, foram os ecos da tal armação ilimitada que ainda soavam pelo Arruda. Agora, na pior crise, mesmo tendo sido achincalhados por uma torcida desmemoriada, querem voltar pra ajudar. Não podemos, portanto, desprezar a experiência dessas pessoas que tanto fizeram pelo Santinha, mesmo que não concordemos com eles. Isso é fazer política também.

Acho que Edinho, que dizem não ser tricolor de verdade, também não é o único culpado de todo o descalabro. Fez algumas besteiras, é fato, mas recebeu uma herança maldita da armação ilimitada. Tentou sim jogar com a torcida, abrir o clube à participação dos torcedores. Quem não lembra o “marreta na mão e o Santa Cruz no coração”? Além do mais, chamou a torcida a participar da campanha da Celpe, nós é que não fomos, sobretudo depois de umas três derrotas seguidas. A maior prova de amor de um tricolor de verdade não é beber a maravilhosa cerveja frevo. Tem que pagar, fazer cotinhas, jantares, almoços, bingos, rifas, vender até a mãe, se ela for da coisa. A maior prova de amor é meter a mão no bolso independente de quem esteja no comando.

Acho que Ferrer, Tininho ou Jomar, também não são vilões, nem tolinhos. Estão dando a cara pra bater, independente de concordarem, ou não, com a gestão. Acho que Sylvio Belém poderia muito bem estar jogando dominó lá na Pracinha do Diário, mas está ajudando. Esses são verdadeiros tricolores. Não estão preocupados com questões metafísicas, como presente e passado, futuro do presente ou futuro do passado, apenas ajudam o clube. Por isso, irmãos tricolores, a palavra de ordem agora é ajudar.

Por fim, acho que deveremos acabar de uma vez por todas com esse negativismo reinante. Pensamentos e palavras têm poder, energia. Chega de derrotismos, séries D, E ou F. Pensemos positivo, somos fortes, podemos ganhar. “Juntos podemos” é o lema da seleção espanhola nesta eurocopa e, com a força dessa união, estou seguro que eles passarão das quartas-de-final. Para acabar de verdade, chega dessa historinha de Santinha. Santinha é diminutivo. Proponho a proposta de Artur: a partir de agora seremos Santão. Já imagino os adversários tremendo mais que vara verde. Já imaginaram se o Maguila fosse Maguilão até onde ele poderia ter chegado?

Por isso, irmãos tricolores, todos juntos vamos seguir a corrente bem pra frente, positiva. Devemos repetir em voz alta todos os dias diante do espelho:

Somos fortes, somos invencíveis!

É verdade que estamos à beira do abismo, companheiros, mas apenas seguindo essa receita, seremos capazes de dar o passo à frente…

16 Comentários

  1. O cinismo beirando o niilismo, eis a pena de Bosquímano! Bem-vindo, meu chapa!

  2. J. Antonio
    2

    se ser forte o suficiente apenas para conquistar titulos pernambucanos sem ter pretensão nenhuma em conquistas a nivel nacional como copa do Brasil Campeonato Brasileiro da 1ª divisão libertadores e sim concordo com a volta de zé neves romerito silvio belém
    nós somos tolinhos porque porque nos iludimos com fincada de bandeira no campo do time da seita na conquista de um simples campeonato pernambucano
    na subida para a primeira divisão sem o planejamento
    pelo menos para se manter lá.
    O que precisamos são de gente como mente moderna
    para profissionalizar o clube criar um departamento de marketing gente que tenha sede de conquistas a nivel nacional infelizmente tudo isso o pessoal da seita maldita tem por isso que vez por outra estão na final de campeonatos a nivel nacional.
    Temos que buscar conquistas a nivel do nosso tamanho somos a maior torcida de Pernambuco uma das maiores do Brasil o quarto maior estádio mas nossos dirigente pensam muito pequeno e o pior a torcida também não exige já se acostumou a sofrer o maior exemplo foi a assembleia o comparecimento não passou de 400 pessoas porque era um ato para tirar um verme que está acabando com o clube mas em um jogo no meio de semana que não valia nada compareceram mais de 5.000 pessoas.
    Portanto temos que tirar de vez esses politicos que vem fazendo da torcida curral de votos igual ao pessoal que vivem na região da seca onde os politicos comparecem de 4 em 4 anos atrás de votos dizendo para os sertanejos que é porque Deus quer assim.
    Só um exemplo de como esses dirigentes pensam pequeno se o Santa Cruz tivesse uma decisão de copa do Brasil na quarta feira e uma decisão do campeonato pernambucano no domingo sendo Zé Neves na presidencia ele pouparia o time para o jogo de domingo para ser campeão pernambucano e tirar onda dos adversários locais.

    Um abraço a todos os torcedores do nosso Santa Cruz

  3. Anderson Seabra
    3

    Pelo amor de Deus, passar urna de novo não! Santa Cruz acorda isso já morreu! Cobrem meu ingresso no domingo que eu pago. Parem com isso de passar urna, isso apenas deturpa a imagem do clube. O Santa Cruz tem que oferecer SERVIÇOS e não passar o chápeu isso é auto-flagelo, afasta torcedores mais jovens e é motivo de chacota.

    1 – Vamos realizar mais uma nova parceria com a Celpe, vamos atrelar o pagamento das mensalidades de sócios à conta de energia, isso nos proporcionará uma redução nos custos de emissão de boleto e findará as reclamações dos sócios em ter que ir a secretaria do clube para realizar os pagamentos, pois, como a conta da Celpe, a mensalidade de sócio do tricolor poderá ser paga em qualquer lotérica.

    2 – Temos 180 mil ingressos para serem vendidos, urge começarmos a vendê-los agora. A venda com antecipação nos proporcionará a ocupação máxima do Arruda que será essencial na ajuda para o time em campo. Além disso nos dará o suporte financeiro tão desejado.
    A venda deve ser feita de forma descentralizada. A Esposende tem uma parceria muito boa com o Chevolet Hall, busquemos parcerias para realizarmos as vendas descentralizadas.

    3 – Devemos aproveitar que estamos no início do mês e os torcedores estão com dinheiro no bolso, daqui pro início da Série C os torcedores Corais irão receber salários duas vezes, temos que nos aproveitar e vender todos os 180 mil ingressos da primeira fase. O apoio da torcida será fundamental para a nossa ascensão, lembrando que ela, a torcida, está “seca” por jogos, o que é outro fator que pode nos ajudar nas vendas dos jogos.

    4 – Vamos aproveitar os jogos da Copa Pernambuco para alavancar as vendas, já perdemos a oportunidade de vendê-los aos 4000 torcedores que compareceram contra o Catende, domingo tem jogo novamente, contra o Descisão, e certamente teremos um público maior e uma excelente oportunidade de vender uns 5000 ingresso já para o brasileiro.

    5 – O Santa Cruz jogará em um período chuvoso e como sabemos os Pernabucanos têm medo de água. Garantir a venda antecipada será um bom negócio para o Santa Cruz.
    Vamos pensar nisso diretoria.

    Santa Cruz meu amor por ti não tem divisão!!!

  4. Bosquímano,
    Discordo de parte do seu texto (do Patinho pra baixo… hehehe), mas me rendo à maestria do seu estilo pra lá de bem humorado. Seja muito bem vindo!

    Dimas, uns homenzinhos verdes de olhões vermelhos me disseram que você fez um acerto para pagar ao Bosquímano com merreca espanhola com reajuste semestral, é verdade?
    Outra coisa: esse papo do TC ficar em primeiro lugar, não rende nenhum bicho para a equipe não?

  5. joseido genuino de oliveira
    5

    “santa cruz do meu coração”vamos mudar a forma de fazer futebol,pois esta diretoria que ai encontra-se não tem compromisso com o nosso glorioso clube das multidões.Nunca vi tanta miseria administrativa dentro do meu querido santa cruz,falta de estrutura adminis-TRATIVA,FALTA DECOMPETÊNCIA NO DEPT.DE FUTEBOL PARA FAZER UMA GARIMPAGEM EMBUSCA DE JOGADORES NA REGIÃO NORTE-NORDESTE PARA SUPRIR AS DEFICIENCIAS DO PLANTEL,paratentar amenisar os problemas causados po suas administrações anteriores e atuais e digo mais como é que se deixa um cara que não é santacruzense tomar o clube de todos e afastar os verdadeiros santacruzense que realmente querem ajudar”TORCEDORES AUTENTICOS”transformando o clube de maior e fiel torcida do norte e nordeste com mais de quatro milhões de fanaticos pelas cores corais numa decadencia totalnunca vi na historia do clube uma administração tão vergonhosa despreparada metidos a inteligentes como esta que se apoderou-se do nosso querido SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE,jogou o nosso clube na 3 divisão do brasileiro,temos que ter cuidado para não cairmos para 4 (serie D) da referida competição,jogou o clube no hexagonal da morte do campeonato pernambuano verssão 2008 e o fato mais recente levamos de wo na copa Pernambuco de futebol. Sr.Edson Nogueira estamos desmoralisados a nivel nacional regional e estadual o que é que vocês querem mais? acabar com nossa instituição que tem um passado de glorias, você nunca foi Santacruzense o que estás fazendo com o nosso clube dos verdadeiros tricolores é um absurdo: improbilidade administrativa e falta total de saber gerir o cargo chefe de um clube de masssa que nada mais é que o FUTEBOL. Vocês dizem que não há dinheiro no clube,mais venderam varios atletas na sua horrorosa gestão: Mrcelo Ramos,Piaui,Marquinhos Catarina,Carlinhos Paraiba e etc creio que as multas contratuais foram gordas e vocês não pagaram nem um mês de salarios dos funcionários isto é uma vergonha absurda chegando a manter atrasos de salarios de varios atletas do plantel: ex. Alexandre Oliveira que você so lhe deu um vale no valor de RS15000(cento e cinquenta reais) isto é mais uma prova da falta de honestidade e administração sua. ass.Joseildo Genuino de Oliveira-socio Parimonial desde 1983.

  6. Tricolor distante
    6

    Vou citar aqui um exemplo de um clube europeu cujo o mesmo já tive o imenso prazer de vê-lo ao vivo em seu estádio.

    Me refiro ao Newcastle United Football Club (NCFC) ou simplesmente Toon, apelido que a torcida lhe dá.

    Esse clube é um clube da região NE da Inglaterra com uma das mais fanáticas torcidas inglesas cujo o passado fala por si só e há muito não conquista nada (qualquer semelhança NÃO é mera coincidência).

    É um clube que faz grandes contratações (Owen, Obafemi Martins, Damien Duff, Geremi, James Milner, Viduka, Babayaro, Given e tantos outros) mas nunca consegue emplacar e a diretoria sempre é alvo de críticas e açoites da torcida e imprensa.

    Há uns cinco anos atrás o dono do clube, conhecido como “Big Sam”, teve um insight e aproveitou a fidelidade da torcida para arregimentar uma campanha de sócios e alavancar as finanças do clube.

    A idéia prosperou e o Newcastle hoje é um dos clubes que mais tem sócios no mundo. Mas não é só isso, o clube tem uma loja oficial onde vende desde roupa íntima até computadores personalizados com a marca Newcastle, tem um bar chamado Sheare’s Bar (em referência ao jogador mais famoso da Inglaterra nos últimos tempos, Alan Shearer), cujos os royalites são de mais de 47% em todas as vendas tanto no bar temático quanto na loja oficial do clube, tem também contrato de patrocínio da Nothern Rock e Adidas, além de um estádio moderníssimo com capacidade para mais de 50 mil torcedores cuja a média por jogo na temporada ultrapassa os 42 mil.

    Além de tudo isso, o clube também se tornou famoso por ser tema de um filme chamado Goal (disponível em qualquer locadora), cujo mesmo ganhou uma tremenda visibilidade.

    Pela história do clube em si não precisava de nenhuma ação de marketing para tornar o clube no que ele sempre foi, um time grande e de torcida apaixonada, mas precisou sim de uma ação de marketing para reerguê-lo financeiramente para que ele possa conseguir os objetivos traçados. É bem verdade que o clube não vem atravessando uma boa fase tecnicamente, mas a temporada 2008/2009 será uma das melhores já disputada pelo NCFC (de acordo com os comentaristas ingleses).

    Esqueci de citar também que o clube investe pesado nas categosrias de base, apostando no futuro do clube para as próximas gerações e já tem o seu retorno. Um dos garotos apontados como um novo astro do futebol mundial pertence ao NCFC e o contrato para tirá-lo de lá antes dos 20 anos de idade é de mais de 100 milhões de Libras.

    Bom, espero eu que um dia o Santa Cruz posso chegar ao menos 30% da organização financeira e administrativa do grande Toon.

    Sei que podemos, o fato é que nos falta oportunidade de colaborar. Os dirigentes só entendem colaborar como ajuda financeira, idéias para eles não enchem barriga, ou melhor, o bolso.

    Abraços e saudações Tricolores!

  7. Fábio Belmino
    7

    essa é a filosofia do cabeção puta do demo

    “estamos na beira do abismo, mas tomamos a decisão certa-dar um passo a frente”

    ahuahuahuahuahauhuahuaha

  8. Tomara que não tenha desavisados que leiam esse texto esquecendo a ironia….

    A união faz a força. Ou a forca?!

    Abraços.

  9. Só mais uma coisa: Anderson Seabra e Tricolor distante continuam despejando boas idéias para o Santa.
    Ao menos lessem eles os blogs….

  10. bosquímano
    10

    Artur, nem cinismo, nem niilismo. O texto é propositivo…

    Ana, merreca espanhola é redundância. Sobre as discordâncias, normal, como diria o filósofo bambam, faz parrte. Mas estas perdoada. Todo mundo tem o direito de errar (hehehe!!!)

    Geó, a uniao faz açúcar, logo propaga a diabetes, que nao tem cura e é uma doença progressiva…

  11. Se fosse propositivo, o senhor recomendaria o passo à frente com paraquedas. Logo, proposição é a minha: que todo passo à frente seja feito com paraquedas, asa delta, bi-motor, o escambau! Vou mais além: que a Champs venda paraquedas nas suas lojinhas.

    O senhor é leviano ao defender um passo à frente nu e cru, sem nada, sem a mínima proteção. Mas concordo num ponto: acho fundamental que Neves e Romeritos dêem o primeiro passo à frente…

  12. O texto de Bosquímano é propositivo mesmo: propõe, na maior cara-de-pau, um passo à frente na beira do abismo, caso optemos pela união entre gregos e troianos e canalhas, tolinhos e a torcida.

    Na dúvida, também levarei meu paraquedas e irei armado até os dentes, caso algum engraçadinho queira me levar junto para o abismo.

    Saudações corais,

    Dimas

  13. Paulo Aguiar
    13

    Sarcástico… real ? ….
    Bosco, seja bem vindo.

    A união faz mais do que o açúcar 🙂

    E, no Santa, então. Faz um BOLO !!!

    Já dizia Defilm Neto: ¨Vamos fazer crescer o bolo e depois dividir¨.

    No santa é: Crescer o prejuízo e depois dividir.

    abraços!!!

  14. Não há apenas ironia no texto de Bosquímano; há sarcasmo. Do ponto de vista neuropsiquiátrico, o entendimento do sarcasmo localiza-se no giro paraipocampal direito. O giro de Bosquímano é, certamente, hipertrofiado.

    Para entender um sarcasmo, isto é, comentários maliciosos que têm o sentido oposto ao que se quer dizer, é necessário um truque psicossocial sutil que reside no núcleo das interações sociais: antecipar o que os outros estão pensando.

    Pois é… Fico assim preocupado com aqueles que não entenderam o sarcasmo bosquímano. Tal fato pode ser um sintoma de lesão cerebral ou demência. Imaginem a situação: a Coisa ganha a Copa Brasil, e os lesionados não entendem simplesmente a exclamação bosquímana: “Poxa, como é bom ser pernambucano!”.

    Sorte que a hiposarcasmolegia tem tratamento: imensos supositórios Coisex 500g. Dez dias de tratamento intensivo resolve, e o paciente recupera a ironia diante da vida e desse mundo velho e enfadado.

  15. wilsom 100% jesus
    15

    quen disse que ñ da com o santinha dâ vamos para frente e assim q tem q ser.

  16. Temos que nos unir contra o clube dos 13, eles querem mandar e desmandar nas cotas de tv, aumentando a desigualdade entre os clubes.Enviem e-mails para koff@clube13.com.br (presidente), paulo@clube13.com.br (diretor financeiro), ou exijam mais representatividade da FBA para não aceitar os desmandos do C13 josenevesfilho@fbafutebol.com.br (presidente), também é interessante mandar e-mails para deputados pois existe um projeto no congresso para acabar essa vergonha.Se não agirmos nosso rival continuará ganhando muito mais dinheiro e montando equipes mais competitivas

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *