A vida no limbo e outras bobagens

O papa acabou com o limbo. Massa, mas tem algo errado nessa estória. Se as criancinhas pagãs estão livres deste castigo, o mesmo não vale para as criancinhas, adultos e anciãos (cada vez mais velhos) torcedores do clube do Santo Nome. Talvez mais uma contradição da Santa Madre Igreja. A vida é assim, o que fazer? Por que cargas d’água a nossa vocação é sofrer? Ando cansado, de saco cheio, pra ser exato, de não comemorar. Ou melhor, de comemorar apenas antes de cada partida.

Tem gente que culpa a Inferno Coral, por causa do nome, pela nossa situação. Proponho então a mudança para Limbo Coral, pois do céu ainda estamos bem longe.

O limbo era lindo, tudo era festa, sem penas nem purificações. Apenas Deus não olhava, não olha, nem quer saber. Bento XVI acabou com ele. Disse que tudo não passava de uma hipótese, que as criancinhas pagãs vão para o céu. As criancinhas de Michael Jackson têm direito ao céu. As nossas criancinhas vão para o inferno da série D. Novamente vamos comemorar por antecipação. Tomara que Ricardo Teixeira, o verdadeiro deus do futebol brasileiro, não diga que o buraco, quer dizer, o inferno, é mais embaixo e crie uma série E.

A vida no limbo é assim, não é o céu, nem o inferno. Há lugar para alegrias, mas não há a presença de Deus. Não há a glória. A glória somos nós mesmos.

“Deus! Ó Deus! Onde estás que não respondes?”

Bobagens, meu filho. Bobagens.

Ontem tive uma depressão danada. Vi Rovérsio fazer um partidaço contra o Real Madrid de Kaká e Cristiano Ronaldo. Quarta, não vi ninguém capaz de segurar, de ganhar aquela bola na cabeça de Carlinhos Bala. Que diabos! Outro dia éramos formadores de zagueiros, hoje…

Ganhar o pernambucano era importante para o nosso ego. Entendo, e até defendi que nossa prioridade era a vaga e, principalmente, formar uma boa base para a série D. Conseguimos, é verdade, mas precisamos de um título urgentemente.

Falta humor, ganhar gera bom humor para quem vence. Que urucubaca danada é essa?!

Racionalizando, podemos dizer que temos – tínhamos ou tivemos apenas contra o Botafogo – uma boa equipe. Bem armada e que sabia o que queria. Parece que temos um técnico.

Confesso que ainda estou chateado com o que aconteceu quarta-feira. Não pela derrota, pois perder um clássico é normal, faz parte. O danado é perder como perdemos. Parados, apenas olhando como se estivéssemos esperando o tempo passar. O pior é que o tempo passou na janela e, tal qual Carolina, não vimos.

Como diabos explicar uma briga de egos no Santa Cruz? Não entra na minha cabeça esse tipo de disputa num time que está lascado como nós estamos. Isso parece briga de madame pelas belas páginas das colunas sociais do famoso Diário de Cabrobó. Com todo respeito que Cabrobó merece, as portas douradas da sociedade cabroboense não existem. Ser high society no Santa Cruz é o mesmo que sê-lo em Cabrobó. Uma merda!

Fico imaginando o número oito do Santa abrindo o jornal e lendo os elogios ao nove. Morre de raiva. Depois o dez descobre que o nove é internacionalmente conhecido. O nove, que não é besta, aproveita para fazer marketing. O nove, que é besta, por se preocupar em fazer marketing, esquece de jogar futebol. Nós, os otários, pagamos a conta em forma de mensalidade. O Poderoso Chefão, que não sei se é uma besta quadrada ou esperto demais, desaparece.

Não dá pra ter esperanças. Nada muda.

A vida segue, um mês sem futebol, sem receitas… Ops, algo mudou. Ano passado foram três meses sem futebol. De toda forma, não dá para dizer que a culpa da melhora foi da diretoria, pelo menos da nossa. Foi por causa da volta do Nordestão mesmo (prometo que falarei sobre isso semana que vem). De todo jeito, olha o cavalo passando pela nossa frente outra vez.

A corda! Acorda!

Pra finalizar, vai uma piadinha sem graça em forma de parábola.

Certa vez um navio afundou. Nele havia um tipo muito religioso, mas muito mesmo. O cabra seguiu à risca todos os mandamentos celestiais. Pois bem, depois do naufrágio o cabra está à deriva nas águas geladas e intratáveis do Cabo Horn. Alguém joga uma bóia. O crente agradece, mas não aceita. Diz com uma convicção desgraçada que Deus vai tirá-lo dali. Minutos depois chega uma lancha da guarda costeira para salvá-lo. Outra vez o cabra agradece, repetindo que Deus vai tirá-lo dali. Algum tempo depois, surge um helicóptero para tentar resgatá-lo. Novamente a mesma ladainha que Deus vai tirá-lo dali.

Não chega mais ninguém e ele morre. Chegando ao céu, puto da vida vai questionar Deus apontando-lhe o dedo:

– Porra Deus, sempre fui o mais fiel seguidor da sua doutrina e você me deixou morrer daquele jeito, cacete?

– Deixei porra nenhuma! – responde Deus irado com a petulância do sujeito.

– Mandei uma bóia, uma lancha e até um helicóptero. O que você queria que eu fizesse mais, ô babaca?

Só espero que não joguemos fora a bóia, ou seria o helicóptero?

A seção TC News foi atualizada
A seção Cobra Venenosa foi atualizada
A seção Tricolor da Porra! foi atualizada

37 Comentários

  1. Fred Dias
    1

    Bosco,

    Bom texto. No entanto, permita-me discordar da informação contida no seguinte parágrafo:

    “A vida segue, um mês sem futebol, sem receitas… Ops, algo mudou. Ano passado foram três meses sem futebol. De toda forma, não dá para dizer que a culpa da melhora foi da diretoria, pelo menos da nossa. Foi por causa da volta do Nordestão mesmo (prometo que falarei sobre isso semana que vem). De todo jeito, olha o cavalo passando pela nossa frente outra vez.”

    Uma das maiores causas do retorno do Nordestão, foi o grande apoio e a movimentação de bastidores, realizadas pela diretoria do Santa com o apoio da FPF e em especial de Raimundo Queiroz, que por ter sido por muitos anos vice presidente do Clube dos 13, conseguiu diversos contatos com parceiros e patrocinadores que permitiram a realização do torneio.

    Logo, à César o que é de César… Neste ano, a diretoria não ficou parada esperando. Desde Fevereiro temos reuniões com outros clube do Nordeste pela volta do Campeonato Regional.

    Abraços a todos que fazem este Blog.

  2. Caro Fred Dias,
    se a volta do nordestão tem relação com a movimentação do clube nos bastidores, então estamos REALMENTE muito mal de comunicação e marketing. Eu não sabia disso, e me julgo bem informado (pelo menos na imprensa escrita, não escuto rádio nem fodendo).

    Em todo caso, ótima iniciativa da diretoria. Resta saber se teremos amistosos até o início do nordestão, porque jogo só em junho é LASCA…

  3. André Barreto
    3

    Pois é, não dá pra imaginar um Gilberto matuto da vida, reclamando porque ganhava menos que outro jogador do grupo. Acho que a lista de dispensa ainda tá pequena, ainda tem muita laranja podre dentro desse elenco.

  4. Maiela Jr.
    4

    Discordo de alguns nomes da lista de dispensa, pratas da casa deveriam ser emprestados, os salários na maioria são baixos. Já perdemos muitos dessa maneira.

  5. Grande Fred,

    Anízio tem toda razão. Parabéns à diretoria pelo feito, logo, pelas articulações pela volta do Nordestão. Tal fato deixa-me mais tranquilo, pois entendo que essas articulações são fundamentais para o clube.

    Mas não entendi tamanho sigilo na empreitada; inclusive, foi noticiado que o Santinha não tinha participado da primeira reunião. Eu mesmo fiz uma coluna criticando a (agora, aparente) falta de interesse do clube pelo Nordestão. Tudo bem que, incialmente, talvez houvesse uma necessidade de segredo; depois, não, já que, uma vez articulada a competição, era para botar a boca no trombone, fazendo propaganda do feito.

  6. Geraldo Mesquita
    6

    Para justificar a construção do Dududumbo vale tudo. O principal concorrente e com muito mais viabilidade, o estádio Arena Coral tem que ser escanteado a todo custo. Vale inclusive o que estão noticiando:
    numa reunião um secretário de Estado disse que o anel superior do Arruda está condenado e que por isso é inviável. Absurdo dos absurdos, mas que indica claramente que o projeto Arena Coral continua sendo fortissimo candidato a receber os jogos da copa 2014, e consequentemente sepultar o projeto megalomaniaco de São Lourenço.

  7. Fred Dias
    7

    Caros amigos Anizio e Artur,

    isso não tem nada a ver com marketing, comunicação, ou qualquer outra coisa.

    apenas, existem pessoas que gostam de trabalhar caladinhos e outras que gostam de abrir o bocao….

    o importante, que vim aqui ressalvar, é que a diretoria, a qual faço parte, não se eximiu de sua responsabilidade, nem ficou olhando o tempo passar…

    Abraços

  8. Muito bom, Bosquímano.

    Jogador, salvo as excessões que confirmam a regra, tem cabeça de camarão.

    Eu encarnaria o espírito de Iustrich – todo mundo de cabelo reco, sem brincos e outros badulaques e de chuteiras pretas.

    O maior de todos – Pelé – foi, é e será por que tinha apenas uma preocupação dentro de campo: a bola e o gol adversário.

    Acho indesculpáveis esses chiliques e modinhas da parte de quem nunca ganhou porra nenhuma e só teve algum reconhecimento por vestir o sagrado manto tricolor.

    Gilberto matuto, mencionado pelo André, estava no Salgueiro, esquecido e ganhando tostão. Foi só ganhar algum destaque pra começar a frescar. Como castigo, deveria ter sido emprestado ao Araripina.

  9. Cruz-credo!

    Exceções – jumento.

  10. insatisfeito
    10

    Paulo, va com Deus, seja bem recebido, aprenda mais e quando voltar, volte ainda mais tricolor!

    Minhas condolencias a toda a familia.

    A Megaliga esta triste…

    Repito aqui o comentario do Blog do Santinha….

    Sem mais palavras…..

  11. ducaldo
    11

    Falta humor e vai faltar algo mais. Segundo uma pesquisa, divulgada por grupo de cientistas que não tem mais o que fazer, os homens que torcem durante muito tempo por equipes perdedoras, de qualquer modalidade, terminam perdendo o interesse pelo sexo.

    Daqui há uns tempos, não vai ser foda aguentar a falta de títulos. Literalmente.

  12. Teve tricolor que prometeu não mais transar enquanto o Santinha não fosse campeão. Hoje, virou um frade. Só tem interesse pelo transcendente. Ficou tão pio que olha menininhos burro-negros com indiferença beata.

  13. André Tricolor Virtual
    13

    Valeu Bosquímano,

    E o preocupante é manter alguns jogadores desagregadores e de baixo rendimento. No caso do “pigmeu Matuto”, foi terrível sua atuação nos dois jogos contra a ‘barbie’ … O mesmo não ganhou um único lance a frente do ‘Zé Carlos’, e nem tão pouco acertou um único cruzamento sequer, além de ‘levar’ bola nas costas o tempo todo, resumindo: péssimo marcador!

    Aí pergunto:
    – esse tipo de jogador serve para o SANTA CRUZ?

    E fico com a sugestão de “Ducaldo”: “manda esse triste pro Araripina”

    Abraços a Todos,

    >>> VIVA SANTINHA !!!!

  14. André Tricolor Virtual
    14

    … eita “Artur”

    O desgosto pelos resultados desagradáveis, causa problema de pressão arterial, e em um estudo recente, os médicos e cientistas informaram que para combater esse mal, nada melhor que um bom ‘exercício vertical’, então o jeito é ‘lapada na rachada’ o quanto antes !!!! e aí, nas horas que perdemos dentro do Estádio, temos que tirar o atraso!

    Vamos lançar a campanha do “reprodutor mor 2010” !!!!

  15. marcelo almeida
    15

    Ducaldo, o desgosto por fala de título, ainda vai, mas por BCT não, que história é essa. O endereço da barbie é outro.

  16. Rafael Perrier
    16

    Botafogo está fechando hoje $$ com um grupo de Investidores para Reforçar o time e o primeiro reforço será Leo do Santa.
    Jogador pode ser apresentado até sexta.
    Fonte: http://www.g1.com.br

  17. André Tricolor Virtual
    17

    ‘marcelo almeida’, devagar meu caro … “Ducaldo” nem de perto é ‘barbiano’, inclusive o mesmo tem 15 mulheres diferentes e transa sete vezes por dia com cada uma delas !!!

    Ari Baba !!!!

  18. marcelo almeida
    18

    Taí André, uma prova cientifica que não é por falta de título. É só parar de se exercitar no banheiro, nos intervalos de uma pra outra, que a disposição volta

  19. ducaldo
    19

    Calma, Marcelo. Foi só tiração de onda.

    Além do mais, a pesquisa diz que o transtorno é impotência (temporária) e não, viadagem – que é assunto para suzys e barbies.

  20. ducaldo
    20

    André, 15 mulheres? Pense num custo alto.

    Meu salário mal dá para uma (eheheh).

  21. ducaldo
    21

    Por falar em Barbies e Suzys, o clássico das bonecas está começando.

    A casa das bonecas – eu moro em frente – está na maior agitação.

    Pena que as duas, mãe e filha bartarda, não podem se f**** ao mesmo tempo.

  22. Gilberto
    22

    Amigos, estamos vendo dia a dia times pequenos como Avai, Atletico-GO crescer no cenário nacional e o Santa Cruz ?
    Certamente todos tem acompanhado o que a Familia Neves fez pelo Santa .
    1- Um ex- diretor que ganha bicho de jogo e temos que pagar R$ 600.000,00 reais exc. Ex- diretor.
    2- No tempo do presidente José Neves , com as vendas de Carlinhos Bala , Rosembrink e todos que em 2005 subiram com o Santa para seria A , ele não recolheu as partes trabalhistas e agora o Santa não pode pegar no dinheiro da Copa do Brasil pois deve ao Banco do Brasil pouco mias de 4.000.000,00 milhoes de reais ….
    Eles ainda falam que são Tricolor…
    Fico pensando como foi que FBC pegou o Santa os debitos as contas a pagar , montar um time de ilustres desconhecidos não foi e não será tarefa fácil , entretanto estamos caminhando, pois lembro que no tempo de Edinho ficamos em 6 lugar e 7 lugar no grande campeonato Pernambucano e quando FBC assumiu tinahamos um número grande de jogadores 3 ( Tres ).
    Sei que não tivemos a companha que gostaria mais hoje depois de pensar um pouco mais pelo menos temos uma time para comecçar jogando coisa que não acontecia a 4 anos no Arruda.
    Tembém pensei que a copa do Nordeste vai ser um ótimo teste pois teremos 8 adversarios direto da serie D.
    Sei que é dificil falar isso mais esse ano de 2010 tenho mias esperanças que no passado, não estou falando que temos o Time mais pelo menos temos um time e a copa do Nordeste serve de jogo treino pasra melhorar o time e arrumar com os atletas que chegarem.
    A vende de Leo não foi de meu agrado entretatno entendo que o club necessita de dinheiro para manter os jogadores e contratar novas peças.
    Amigos, não é facil falar isso um torcedor apaixonado como eu mais a verdade e que se o FBC não tivesse chegado para arrumar dinheiro estariamos hoje sendo mais humilhados ou até mesmo com as portas fechadas, sei que o FBC errou no primeiro ano em virtude da falta de experiencia mais acertou ao trazer Raimundo e apezar de não sentir confiança em Dado ele também acertou , poisd qual é o grande treinador da serie D ?
    Agora e torcer para termos 5 ou 6 novos jogadores que melhore o time e possamos passar para serie C e depois manter a basa para começar bem em 2011.
    Se esse trabalho continuar e nestres três anos de copa do Nordeste onde teremso mais verba , poderemos realmente montar um time bom e quem sabe sonhar um sonho real de ser campeão Permanbucano , da copa do Nordeste e voltar a serie A.
    Que Deus ajude o nosso Santa e que ilumine os diretores, nosso treinador e jogadores.

  23. insatisfeito
    23

    Ate quando? Coisa pentacampea de novo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  24. Erick Ramo
    24

    Insatisfeito,

    Por acaso vc esperava que um time que sempre morre na praia e é capaz de perder um jogo como aquele de 2005 contra o grêmio teria a capacidade de vencer algum campeonato?
    A Barbie é sempre a Barbie…Sempre morre na praia. Por isso é melhor nem esperar nada. Infelizmente, algum dos dois sairia campeão e não o nosso Santinha.

    []’s
    Erick Ramo

  25. insatisfeito
    25

    eu esperava, ao menos um empatezinho, mas e a sina da barbie mesmo… eita timeco….

  26. ducaldo
    26

    O sonho – da barbie – acabou. Mas tem pão doce.

  27. gustavo
    27

    Tá bom… chega de lamento, acho que (infelizmente) já passamos por situações piores, este ano sonhamos que o Santa Cruz seria campeão Pernambucano. Não deu, fazer o quê chorar??!! E adianta.
    Bola pra frente!!

    Repito o que disse no Blogdosantinha e lembrando Tutti – TEMOS QUE PENSAR GRANDE!

    Assim proponho que todas nossas forças se concentrem na vontade de ser campeão da série D. Acho que esse deve ser o objetivo principal do Mais Querido, do Nosso Santa Cruz Futebol Clube!!

    Portanto, eu proponho que esse deve ser o nosso mantra:
    “NÃO BASTA SUBIR PARA “C”, TEM QUE SER CAMPEÃO DA “D”

    É ISSO!

    Saudações Tricolores a todos(as)!!!

    Gustavo

  28. ducaldo
    28

    Gilberto, se não estou enganado, a cobrança é do Banco Central e está relacionada com a venda irregular de jogadores.

    Você tem razão – FBC pegou um rabo de foguete. Não dá bancar o noivo enganado, mas fica difícil manter qualquer planejamento com uma dívida deste montante caindo em cima da mesa de repente.

    Não tem patrocínio do cão que dê conta dessas surpresas.

    Quatro milhas é mais do que alguns clubes da série A recebem para passar o ano. Pra nós então…. E lá se foi a boa renda da copa do Brasil.

    E o que dizer da lerdeza (ou conveniência? afinal, é ano de eleição) do BC, que demorou sete anos para apurar as irregularidades cometidas em 2003.

    Enquanto não houver responsabilização dos dirigentes por gestão temerária, com os devidos efeitos cíveis e penais, a gente está ferrado.

  29. insatisfeito
    29

    sem cabeca para comentar…. so um time ganha aqui…. desse jeito, vai perder a graca se algo de radical nao for feito.

  30. Geraldo Mesquita
    30

    Ô Insatisfeito, você duvidava de um final diferente? Imaginemos o seguinte:
    Uma corrida de 200 metros e a um dos competidores é dado o direito de iniciar 20 metros à frente dos demais, e com direito ao dirigente mor fazer parte da sua equipe. Adivinhe quem ganahará a corrida? E aí a competição se repete todos os anos. O que recebe uma imensa vantagem sobre os demais só perderá no ano que negligenciar, mas apenas por excesso de confiança ou negligencia. Quem sabe diminuirá o ritmo para chupar um picolé (nessa hora aperecerão as bonecas) e perderá. Mas no ano seguinte tudo será como antes.

    Precisamos nos fortalecer, nos concentrar no principal, e ajudarmos como pudermos a tirar o Santa Cruz do buraco do cabeção. Ao final do ano a festa será nossa, e finalmente vamos gritar: 4ª DIVISÃO, TÔ FORA.

  31. Jonas Lins
    31

    Estava lendo uma famosa revista chamada Reader’s Digest e qual não foi minha surpresa ao ler uma belo comentário sobre o Querido Santa Cruz.
    Diz a revista que mesmo na série D, o Santa registrou a maior média de público jogando em casa!
    Jonas

  32. Qual é o presidente que terá a coragem política de fazer uma auditoria das contas e das gestões recentes e retirar todos os esqueletos do armário?

    No início da gestão FBC, o TC avisou: estão contemporizando com o LEF. Tivemos uma chance histórica de expulsar de vez os malas do clube. Melhor: tivemos uma grande chance de fazer uma auditoria e processar os malas do clube.

    Qual foi a conduta? Nenhuma auditoria e, depois, ainda ofereceram de bandeja o futebol (o inefável conselho consultivo).

    Vivemos entre a canalhice e a tolice.

  33. Amigo insatisfeito, temos quer convir que as bonecas fizeram
    a melhor contratação nos últimos dois anos, o soprador de
    apito Alicio Pena, precisa dizer mais?

  34. ducaldo
    34

    Artur, o problema é que o “pessoal” quando sai leva tudo. Cabeção, logo ele, contratou um grupo e tentou iniciar uma auditoria, mas esbarrou na ausência de documentos.

    Os poucos existentes estavam com um obscuro contador, que nem se deu ao trabalho de levá-los – mandou um taxi levar os papéis de padaria lá na sede.

    A pretensa auditoria, na verdade, terminou fazendo, precariamente, a contabilidade do clube; o oque não era feito desde sabe-se lá quando.

    FBC, evidentemente, tem mais condições de escarafunchar e, pelo menos, fazer um inventário completo e atualizado das dívidas do Santa. Não sei se essa do BC era conhecida. Cartas para a patrimonial.

  35. ducaldo
    35

    Jonas, eu também tenho essa revista. Nossa torcida entrou numa lista de 100 fatos importantes como a mais apaixonada.

    A média não foi só a maior da série D, foi a maior das quatro séries.

    Na copa do Brasil 2010 aconteceu o mesmo.

  36. ducaldo
    36

    Sinceridade? Claro que o título do bodão seria importante pra nós, pelo simples fato de que não ganhamos nada há cinco anos.

    Mas, prefiro subir de divisão. É melhor subir do que ganhar campeonato estadual.

    o América de Natal ( ou seria o ABC?) é deca-campeão potiguar. E daí? Nada.

    O que interessa é ir bem nacionalmente. Ipatinga, Santo André, Barueri, e outros que não lembro agora, provavelmente nunca ganharão um título estadual.

    Mas estão acima da gente no cenário nacional, por isso não têm dificuldades para contratar jogadores e técnicos.

    Na quarta divisão, ou mesmo na terceira, sempre passaremos sufoco para contratar e manter jogadores.

    Só se chover dinheiro no Arruda e a gente puder pagar muito caro para contratar e manter jogadores de um bom nível. Ou, quem sabe, acertarmos em todas as contratações de ilustres desconhecidos, como costumava acontecer na década de 70 e aparecerem valores na nossa combalida base.

    Chegar pelo menos à série B nos próximos dois anos é fundamental.

  37. Paulo Aguiar
    37

    Artur,

    Omissão. Essa é a resposta para a sua pergunta.

    Ducaldo, permita-me discordar. (E o meu pensamento não vai diretamente pra você).

    Acho que tem muito tricolor chorão. Que quando perde aponta mil razões, mas que quando ganha comemora feito um louco. Eu mesmo, se fosse campeão, iria comemorar (mesmo longe da terrinha) e muito. Não apenas porque estou sem título há anos, mas porque minha rivalidade é maior com o Sport e Náutico. Quando eu ganho bem deles, a chance de eu ser forte no Brasileirão é muito maior.

    Abraços

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *