Tem mulher na área

chuteira-feminina.jpg

 Calma, não precisam parar de xingar o juiz nem a torcida adversária. Fiu-fius são bem aceitos, sem frescura – só não vem com mão boba, porque aí é desaforo. Agora tem mulher também no campo do Torcedor Coral. E fiquem tranqüilos, porque já aprendi as principais regras do jogo: quando um juiz marca falta a nosso favor, qualquer desculpa serve e ponho a mão no fogo pela honestidade da decisão; quando é contra, o juiz é incondicionalmente um ladrão safado. Não é isso garotos?

Recebi o convite de Dimas para escrever de vez em quando por aqui. Primeiro pensei que ele tinha surtado, mas depois, pensando direitinho… Achei interessante o desafio.

Assim como Maria Luiza, sou tricolor desde o útero materno. A tricoloridade paterna veio no sangue e nas sugestões diárias. Desde pequenininha odeio a “coisa” – desculpem, mas só falo o nome desse troço quando ele perde e eu posso zoar com os torcedores. Até hoje quando me acusam de ser uma “cobra”, mesmo aqui em Minas Gerais, eu agradeço. Sei que estão se referindo ao meu óbvio amor pelo Santa Cruz, nada a ver com uma língua peçonhenta.

Não poderei comentar aqui detalhes do jogo, porque… Bem… eh… não transmitem jogos da terc… (vocês sabem do que eu estou falando, não precisa completar). Isso eu deixo para os meninos. Por outro lado, também não darei dicas de culinárias, já que não há receita decente que use carne de leoa ou de timbu. Pretendo escrever sobre o sentimento dos/as torcedores/as – e prometo que esta foi a primeira e última vez que usei esse tal de /as – e narrar algumas histórias que me vierem à lembrança ou à imaginação referentes ao nosso Santinha.

Por fim, (imitando jogador novo em entrevista) queria dizer que estou muito feliz com a oportunidade que o professor Dimas me deu, me trazendo aqui para o timaço do Torcedor Coral, prometo que vou me esforçar para não decepcionar a equipe nem os torcedores. E é isso aí.

49 Comentários

  1. Ana Cláudia,

    Seja bem vinda e deixe de modéstia. O poema feito para Maria Luíza e outros textos seus que tive o prazer de ler, atestam que é impossível qualquer decepção.

    Um grande reforço para o Torcedor Coral.

    Bem diferente dos reforços do Santinha……

  2. Paulo Aguiar
    2

    Que bom, Dimas.

    O santacruzente não tem discriminação.

    Estarei aguardando as crônicas de Ana Cláudia.

    As mulheres, sem dúvida, têm visões diferentes… e uma tricolora, então, nem se fala…

  3. Que tal iniciar falando da gestão atual e anteriores do santinha e depois o descaso com o arruda e o desrespeito pelos tricolores. Isso não só afasta esse pessoal do arruda, mas também está deixando esta raça em extinção.

  4. Marcelo Beltrão
    4

    Essa chuteira cairia bem nos jogadores do Náutico, ehehehehe. Ana Cláudia, não tem avisaram ? Quando alguém debuta aqui, tem que mandar uma foto ! Tá em tempo…

  5. Torcedor Coral Distante
    5

    Boa noite, Torcida Coral
    Boa noite, Ana Cláudia

    Antes de mais nada, seja bem-vinda!
    Para início de conversa digo que o Torcedor Coral não poderia ter feito melhor contratação, embora não nos conheçamps, já deu para perceber que você tem a verve das corais mais verdadeiras!
    Boa sorte para você e que você possa trazer muita sorte para o Mais Querido!
    Um abraço.
    Saudações Corais.
    Torcedor Coral Distante, mas sempre presente.

  6. Belo texto Ana Cláudia.
    Parabéns.

  7. Fiel(+q)Fiel
    7

    SEJA BEM VINDA! E QUE DEUS TE ABENÇOE A CADA DIA!!! EM RELAÇÃO AO ASSUNTO QUE MAIS NOS INTERESSA, QUE É O MAIS QUERIDO; O QUE TENHO A VOS FALAR É O SEGUINTE: QUE CONTINUAMOS A AMAR O SANTA CRUZ, COM ATITUDES COMO : SE ASSOCIAR,PARTICIPAR DO DIA-DIA DO CLUBE E PRINCIPALMENTE, APESAR QUE ESTÁ DIFÍCIL HOJE EM DIA, É VESTIR ESSA CAMISA DE NOS CAUSA ARREPIO NA ALMA, AO COLOCALA. EMFIM, APESAR DOS PESARES… EDINHO,E COMPANHIA PASSA, MAS, O VELHO SANTA É ETERNO AQUI NA TERRA!!! APESAR DAS LAPADAS, DAS ARRIAÇÕES E ETC, SOMOS OS ÚNICOS TORCEDORES NO NOSDESTE DESSE BRASIL, QUE JAMAIS ABANDONAMOS E ABANDONAREMOS ESSE CLUBE!!!

  8. milton pereira
    8

    Sabem o que vai acontecer com esse protesto na ilha do mangue ? Os bandidos da ilha (não são conhecidos como Gang da Ilha ?) vão nos provocar para brigas e a imprensa marrom vai dizer que fomos nós e arranjar um jeito de tirar nosso mando de campo, assim que puderem. ´Já ví ese filme antes, várias vezes !

  9. milton pereira
    9

    Tenho medo de que esse moderador seja burronegro !

  10. Eduardo Ramos
    10

    Ana Cláudia, a sua poesia paraa herdeira do patrimônio “dimasiano” merece ser gravada em uma placa. Parabéns.

    Meu moderador e estimado amigo Dimas, como estou na contagem regressiva para ir ao encontro da minha filha, peço sua ajuda para decifrar o que se espera de “mudanças” em um time que insiste em Josemar e Nildo. Só tiraram 1 tumor, de nome Genalvo, mas, os outros que restaram também são malignos. O pouquinho de esperança de um resultado positivo está no banco, com a saída daquele que não foi reconhecido nem pelo Conselho Regional de Educação Física, nem pela Torcida Coral e nem por alguns jogadores, como técnico de futebol.

    Saudações Corais!

  11. Oi Ana ,

    Seja bem vinda e parabéns pela estréia. Que os novos ares que você traz ao Torcedor Coral soprem de Minas até o Arruda e desafogem nosso querido Santa.

    Um abraço e mais uma vez parabéns pela estréia.

  12. Fábio Montarroyos.
    12

    Ana, para salvar o Santinha deste inferno, precisamos de pessoas inteligentes como vc. Também, estamos felizes pela sua estréia.

  13. Fábio Montarroyos.
    13

    Caros colegas.

    Fui informado pelo meu amigo Dimas, que haverá no dia 24/02, um ato de protesto por parte da nossa torcida, contra esses incompetentes que estão no comando do nosso querido clube. Sim, estarei presente! Mas, será que o dia e local escolhido para este ato, dará frutos? Sem querer ser pessimista e sendo, acredito que será um protesto amistoso. Por que? Porque deveríamos fazer um protesto de forma mais agressiva, mais contagiante. Na minha humilde opinião, protestos têm que ser feito de maneira que chame a atenção da população. Tem que aparecer. Há poucos dias, foi manchete dos jornais da cidade, o protesto realizado pelas bancas do jogo de bicho. Será que a Monte Carlo´s e a Sonho Real são maiores que o Santa Cruz? Será que têm a tradição do Mais Querido? Mas, usaram a principal via da cidade para realizarem seu protesto. Consiguiram o destaque que queriam. Temos que ser destaque nas manchetes dos principais jornais da cidade, temos que ser notícia do globo esporte à título nacional, temos que alertar a FPF, temos que conscientizar os políticos do Estado de que o Santa Cruz não pode morrer, temos que semsibilizar o Governador do Estado a ser solidário com o Santa Cruz. Agora, conseguir este destaque, em pleno domingo, na av. Beberibe, é a mesma coisa que acreditar que seremos campeões pernambucano 2008. Chega de fazer graça para os outros rirem. Temos que fechar a Cde. da Boa Vista, em passeata com destino ao Palácio do Governo. Ou abrimos os olhos para salvar o Santa Cruz, ou choraremos muito em breve a sua morte.

  14. fazer protesto no palácio do governo? o que o governo poderia fazer pelo santa cruz, ô fábio montarroyos?
    a única solidariedade era se eduardo campos tirasse edinho, joão caixero e todos os incompetentes que lá estão. nosso problema é esse: os dirigentes.
    aos que querem tirar onda na ilha, pq não levam um boneco de joão braga e fazem um enterro simbólico?
    ana, seja bem vinda minha querida.

  15. Marcelo Beltrão
    15

    Essa idéia de Fábio Montarroyos é muito boa. fazer um protesto pela Conde da Boa Vista, em direção ao Palácio do Governo ! Quem sabe, um dia ? Vamos sentir a receptividade de protesto, primeiro. É claro que a Sonho Real e a Monte Carlo não são maiores do que o Santa. Mas, nesse caso, a coisa envolve milhares de empregos, pais de famílias, e aí a repercussão é maior. Vamos aguardar o futuro do Santa. se piorar, vamos pensar num protesto maior. Só uma coisa é certa: O Santa nunca mais será explorado, sem que a gente grite. A submissão acabou, entenderam futuros candidatos ???

  16. Leonardo Jr.
    16

    Bem-Vinda Ana!

    E concordo com o prezado Eduardo Ramos… Qualquer processo de mudança no elenco, que insista na manutenção de Josemar no time titular vai por água abaixo rapidinho. Espero que Fito enxergue logo isso e coloque o garoto Cleberson(que veio do Cruzeiro) pra jogar.

    Alguém aí tem notícia do caso Hugo? Ele foi vendido pra coisa ruim mesmo? não foi? Desistiu de jogar bola e está apostando no Bilhar?

  17. Show de bola do Blog Torcedor Coral, ter a Ana Cláudia como cronista.

    Caro Fábio, talvez em breve a indignação coral seja tanta, que se torne possível um protesto no centro da cidade – como fez a torcida do Bahia ano passado, quando invadiu as ruas de Salvador contra a máfia na direção daquele clube.

  18. insatisfeito
    18

    Ana Claudia, seja bem-vinda, só não fique de sapato alto de tanto elogio, viu? hehe
    espero que participe do glorioso blog do santinha também e, quando vier para o Recife, está intimada a participar da Quinta Santa.
    Por falar em fiel + que fiel, nunca mais o Bispo Ofídio postou em nenhum dos blogs, hehe
    Dia Marcelo Beltrão, no amarelinho, concentração ao meio-dia pra fazermos História no Santa Cruz. Todos de preto ou de tarja preta.
    Saudações Santacruzenses. Tricolor, até a cachorra de peruca é. (é tetracolorida, mas perder um mote pra zonar com as leoas, nem a pau! hehe) Só mudo meu nick quando o Santa Cruz tiver um título nacional que nos leve à Libertadores!

  19. insatisfeito
    19

    Tem mulher na área, derrubou é pênalti!
    hehe

  20. Ana Cláudia
    20

    Obrigada, gente.
    Adorei a recepção de vocês todos. Mas devo confessar: a gentileza do já famoso Insatisfeito me encheu de alegria. Afinal, não é fácil satisfazer um insatisfeito tão convicto.

  21. Clébio Júnior
    21

    Antes de mais nada desejo boas vindas à Ana Cláudia, que se encontra em situação semelhante a minha (tricolor fora de PE).

    Quanto ao protesto, Fábio relaxe, lembre-se que este é o primeiro protesto. Queremos ser ouvidos? Sim, queremos, mas a direção do manifesto é o Arruda e as pessoas que estão maltratando o patrimônio do clube por isso a manifestação.

    E não necessáriamente o movimento vai ficar estacionado no amarelinho (apesar de ter gente desse blog que quer só ficar bebendo), ele pode andar, rodar, circundar o Arruda, etc.

    Como disse é o primeiro ato, é direcionado pro Arruda é também pra acordar a torcida pra que ela ajude a reerguer o clube, já que as pessoas que confiamos isso se mostraram incapazes. No futuro, quem sabe, seremos tão grandes que fecharíamos até a Agamenon Magalhães. É acreditar que dias melhores virão. Como eles virão só nós poderemos indicar.

  22. insatisfeito
    22

    isso mesmo, Clébio

  23. insatisfeito
    23

    Marcelo, pode postar

  24. Marcelo Beltrão
    24

    De novo ? Já postei, amigo Insatisfeito ! Na verdade, o que eu quero mesmo, é um lugar para guardar as faixas do protesto. Pensei em tua pochete,ehehehehehehehehehehehehehhehe !!!!

  25. Kiliano Paes - Tricolor de Coração
    25

    Parabéns! Ana Cláudia,
    Seja bem vinda! estamos precisando de uma força feminina, por aqui. Marcelo, guardar as faixas na pochete de Insatisfeito,é fooda! kkkk! isso é uma pochete ou …?
    Saudações Tricolores!!!

  26. Marcelo Beltrão
    26

    Kiliano, tú já viu a pochete do homem ? Passa, tranquilamente, como barraca de camping !

  27. Toda quinta-santa, após terminados os trabalhos etílicos, Arruda guarda as mesas e cadeiras na pochete de Insatisfeito.

  28. Seja bem-vinda dona Ana. Tua entrada animará nossa inspiração, porque está difícil escrever sobre o Santinha. Será a musa do blog!

  29. Cláudia já era considerada por nossos cronistas como musa dos blogs, por conta de seu blog pessoal. Agora, transforma-se também na musa do Torcedor Coral.

    Bem-vinda, Cláudia.

    Saudações corais,

    Dimas Lins

  30. insatisfeito
    30

    Marcelo, caísse, dá uma olhada no número do post, hehe

  31. Gostaria muito ver meu Santa ganhar uma partida, já faz muito tempo que não vejo isso, até minhas filhotas ficam dizendo para mim, painho quando é que nosso Santinha vai ganhar um jogo, não aguento mais isso , estou tendo que colocar elas para dormir mais cedo para que não veja o resultado do jogo, mais uma coisa eu digo sou tricolor até morrer, troco de mulher mais de time não…

  32. André Tricolor Virtual
    32

    Seja bem vinda, fique sempre à vontade conosco, mulher em qualquer momento, em qualquer situação é SEMPRE BEM VINDA !!!!

    Adoro seus textos lá no “Estradar”, parabéns mesmo, de coração, pois um espaço desse precisa da SENSIBILIDADE que muitas vezes, na maioria das vezes, É A MULHER QUE SABE EXPRESSAR !!!

    Um abração e parabéns ao “Dimas” ao BLOG “Torcedor Coral” por essa CONTRATAÇÃO de COPA DO MUNDO !!!

  33. Bruno Ricardo
    33

    Parabéns Cláudia,

    seja bem vinda e mostra pra essas “Barbies” e “coisas” que mulher entende de futebol sim.

  34. Marcelo Beltrão
    34

    Puta que pariu, insatisfeito ! Só notei depois. Número 24 ! Vou assumir: Sou frango ! Quer uma prova ? Lá vai: Casá, casá, casá…

  35. insatisfeito
    35

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    todos pro protesto dia Marcelo Beltrão (acabou de assumir, hehe) ou dia Mário Júnior (tô fora!), hehe

  36. insatisfeito
    36

    Recordando:
    dia 24 (dia mais apropriado para as barbies daqui ou os bambis de São Paulo protestarem, mas que podemos fazer se o jogo contra o Ouviram do Ipiranga foi marcado para essa data?)
    hora: 12h, também conhecido como meio-dia
    local: Brasão, também conhecido como Amarelinho.

    Dia 27
    local: Ilha da Fantasia
    hora: antes do jogo e durante ele
    ação: capacetes (almofadas) e máscaras de cirurgia (baratinhas – dá pra comprar uma carrada em qualquer farmácia)

    Saudações Santacruzenses
    tricolor até aquela desgraça é (é tetracolorida, mas não posso perder a piada, hehe).
    Ana Claudia, mais uma vez, seja bem-vinda.

  37. insatisfeito
    37

    ATENÇÃO!

    A Emprença já está pedindo um grande policiamento pra Ilha do Chié, prevendo quebra-quebra na casa de festejos, bem como pente fino pra examinar todo o que for entrar no istádio da coisa….
    talvez sair de lá e ir pra Caruaru (não dá porque tem jogo do Central) seja pra esvaziar nosso protesto.
    saudações santacruzenses
    tricolor até a cachorra de peruca é.

  38. insatisfeito
    38

    Emprença é homenagem ao grande Janistraquis, auxiliar fictício de Moacyr Japiassu…

  39. Bruno Ricardo
    39

    Espero que agora depois do Eclipse o Santinha volte a jogar futebol. Já demonstrou isso no jogo com o Porto, antes do eclipse tava perdendo de 3 x 0, foi só começar o eclipse para empatar.

  40. ÁFRICA DO SUL CONVIDA O BRASIL

    O Brasil é o convidado de honra da seleção da África do Sul para amistoso em 20 de agosto, possivelmente em Johannesburgo. A partida fará parte da festa em homenagem aos 90 anos de Nelson Mandela, o líder sul-africano que ganhou notoriedade pela luta contra o apartheid, foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz em 1993 e presidiu o país entre 1994 e 1999. O ativista faz aniversário um mês antes, em julho. Mas a data mais próxima estabelecida pelo calendário da Fifa para amistosos entre seleções nacionais é em agosto. A equipe da África do Sul é comandada por Carlos Alberto Parreira, ex-técnico da seleção brasileira. A CBF ainda não respondeu à federação sul-africana.

    Cai a procura pelo Todos com a Nota
    Publicado em 22.02.2008
    A previsão pessimista da diretoria do Santa Cruz se confirmou. Com a necessidade de agendamento pelo telefone no processo de troca dos ingressos fornecidos por intermédio do programa governamental Todos com a Nota, a procura no Arruda diminuiu. Em dois dias seguidos de reservas, os tricolores solicitaram cerca de 3.400 bilhetes dos 10 mil disponíveis.
    O fracasso forçou a gerência do programa a prorrogar o agendamento por mais um dia. A torcida tem das 9h às 14h de hoje para garantir o ingresso para o confronto contra o Ypiranga, domingo, no Arruda, pela penúltima rodada do primeiro turno do Pernambucano. Os interessados devem ligar 2121-8181 e fornecer o CPF, com um limite de três unidades.
    A troca efetiva do vale-cidadão ocorrerá amanhã, no Arruda, a partir das 8h. “É uma questão de hábito. Com o tempo, o torcedor vai se adaptar. Sport e Náutico também não trocaram a totalidade no primeiro jogo”, explicou o assessor do programa, Gustavo Aguiar. “Temos que avaliar se vem sendo positivo para o clube”, ponderou o diretor tricolor Sylvio Belém.
    O Santa Cruz recebe R$ 4 em cima de cada ingresso trocado em jogos contra equipes intermediárias. Quando não era necessário o agendamento, o clube esgotou a carga de 10 mil nas quatro partidas realizadas no Arruda.

    CORRIDA DE KART MATA APOSENTADO

    Uma brincadeira terminou em tragédia, na noite de ontem (21), na pista de Kart InDoor, do Shopping Guararapes, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. O bancário aposentado Diógenes Caldas de Oliveira, de 61 anos, morreu quando apostava corrida com os filhos, no kartódromo, do shopping. Segundo testemunhas, que acompanhavam a corrida, no momento em que ele iniciava a primeira volta na pista, o carro conduzido por ele perdeu a direção e bateu nos pneus de proteção do local.
    As pessoas que estavam no local tentaram socorrer o homem, mas ele não apresentava mais sinais de vida. Os filhos da vítima preferiram não conversar com a reportagem. Os responsáveis pelo kartódromo também não quiseram comentar sobre o assunto.
    Segundo o perito legista do Instituto de Criminalística (IC), Frederico Maranhão, a vítima apresentava poucas escoriações no corpo. O técnico do IC acredita que o aposentado não tenha morrido por causa da pancada da batida, mas que existe a possibilidade dele ter tido um ataque cardíaco fulminante. A causa da morte será confirmada após exame de caráter técnico e especializado que será feito no Instituto de Medicina Legal O caso foi registrado no plantão da Delegacia de Prazeres. As investigações complementares serão feitas pela Delegacia de Piedade.
    MARCO PARANÁ PERDE O DEDO
    CARUARU – O meia Marcos Paraná, 21, que seria uma das opções do treinador Erasmo Forte para a partida do Porto, no próximo domingo, diante do Central, na disputa de mais um “Clássico Matuto”, em Caruaru, deverá passar pelo menos uns 30 dias distante dos gramados. O motivo do afastamento se deve a um acidente ocorrido no final da tarde de ontem, logo após os treinos, no Ninho do Gavião, em que o atleta teve decepado parte do dedo anular da mão esquerda. Apesar de todos os esforços dos médicos, não foi possível fazer o reimplante do membro arrancado.
    O acidente aconteceu por volta das 17h30, no momento em que o jogador decidiu seguir até o campo auxiliar da concentração para treinar cobranças de faltas. Após arrumar a bola e perceber que parte da rede não estava amarrada na trave, Paraná foi tentar fazer a amarração correta. Após amarrar um pedaço da rede no segundo gancho e descer a mão, a aliança acabou enganchando, com o gancho prendendo bem no meio do dedo.
    “Foi tudo muito rápido, quando ele desceu a mão, saiu rasgando tudo e o dedo ficou preso”, relembrou Heraldo Vieira, o massagista do Porto, que levou o atleta inicialmente até o Hospital Regional do Agreste (HRA), e de lá, até um hospital particular da cidade, onde passou a noite internado. Alguns dos colegas de time ainda pegaram o pedaço decepado do dedo e o colocaram dentro de um copo com bastante gelo, na esperança de que pudesse ser reimplantado, mas de acordo com os dois médicos que o atenderam, não havia como reimplantar o membro arrancado.
    A cirurgia no jogador durou cerca de 25 minutos. O presidente de honra do Porto, empresário José Porfírio, fez questão de dar toda assistência ao jogador. Muitos dos jogadores também ligaram para o hospital para saber o estado de saúde do atleta, que ainda não havia atuado na segunda fase do 1° Turno, por recuperar-se de uma lesão no tornozelo. A previsão é de que Paraná receba alta até o final da manhã de hoje, quando poderá telefonar para a esposa e os familiares, que moram em Curitiba, para comunicar sobre o acidente.

  41. insatisfeito
    41

    vejam o novo uniforme alvi-rosa da “coisa” – as fotos do lançamento estão no blog do torcedor. a foto que nos interessa é a segunda: as demais são dispensáveis.
    http://jc.uol.com.br/blogs/blogdotorcedor/

  42. Roberto Gomes
    42

    ANA CLAUDIA, seja bem-vinda. Gostaria de ler aqui uma crônica sua que falasse sobre amor e paixão. Um amor a um clube é diferente de um amor por uma mulher ?
    SANTA CRUZ, O MAIS QUERIDO. O clube mais amado de Pernambuco. Titulo adquirido a muitos anos atrás, passado de pai para filho, no qual não tem instituto de pesquisa, nem Ibope que derrube. POrque amor não se compra, se conquista!
    No aguardo,saudações corais.

  43. Boa sugestão, Roberto. Pode aguardar!

  44. Marcelo Beltrão
    44

    Atenção moderação ! Entrou uma burro-negra frustrada, aqui no blog. Deleta essa nojenta ! Sai pra lá, mundiça !

  45. Marcia Cristina
    45

    Ola Ana…
    Primeiro meus parabéns…
    agor agostaria de saber se voce toparia em participar do programa de Samir na TVU, na qual faço produção. E estamos elaborando um programa só com mulheres, e falando do campeonato. Gostaria dos seus contatos, se puder me passa um email…
    abraços e mais uma vez parabéns

  46. Taí uma boa iniciativa. Mudar a cara dessa crônica esportiva com o ingresso de mais mulheres.
    Definitivamente elas são mais detalhistas e basta se interessar um pouquinho que vão revelar o algo mais do futebol que os marmanjos, imediatistas, não são capazes de ver.
    Por fim, Ana Claudia, espero que dê continuidade à carreira, que invista na observação e, sobretudo, mantenha o bom humor. É tudo o que tá faltando.
    Parabéns e boa sorte!

  47. “saudade tenho daquele Santa de Nunes, Fumachu, Joãozinho… um Santa que não fazia vergonha em nenhum certame… vamos voltar logo a serie A do brasileirão”
    abraço tricolor.

  48. brasão vc preten de sair do santa cruz?
    quero v vc fasendo muitos gols para o tricolo
    vc pretende levar osanta até aprimeira divisão?
    sou etricolor atemorre

  49. sata meu eterno amo nunca negarei q sou tricolo
    senpre voute ama nuca vou teabandona
    santa cruz minha paixao cantarei porte anosa tradi são senpre voute ama nunca voute abandona

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *