Sacode a poeira

fundo-do-poco.jpg

 Dizem que o bom de se chegar ao fundo do poço é que não há mais como cair, só é possível ir para cima ou estancar no buraco. Em 2007, essa foi a grande ilusão que sustentou a torcida tricolor, uma das 15 maiores torcidas do país que idolatra o futebol.

Infelizmente, ao final do ano descobrimos que nosso time descobriu uma brechinha no buraco e cavou, cavou, até que todos – jogadores e torcedores – pudessem cair um pouco mais.

Era verdade, nós tínhamos chegado ao fundo do poço em 2007, vendo nossos principais rivais na Série A do Campeonato Brasileiro, posição que era nossa em 2006. Agüentar as piadas e as transmissões invadindo porta a dentro nossa casa foi de lascar, mas acreditávamos ser algo passageiro. “Ano que vem eles vão ver”, dizíamos com uma esperança pouco convicta, se conseguíssemos olhar com racionalidade o mau desempenho do time, a evidente falta de garra dos jogadores e a cartolagem indigna de qualquer comentário decente.

E agora estamos onde estamos. Queremos pelo menos acreditar que dessa vez o ditado será infalível. Pelo menos isso. A situação está péssima. No entanto, não é a primeira vez que o Santinha dá uma de faquir. O jejum da década de 90, por exemplo, comprova isso. Nós, torcedores, temos duas opções: sentar e chorar ou brigar.

Creio que não precisamos de desespero agora, e sim de uma atuação contínua e planejada para sanar e fortalecer o Clube. A começar pela diretoria. Todos os torcedores do Santa que conheço estão pedindo a cabeça do atual presidente: que ela nos seja entregue, então. Se não em nome da democracia (governo de e para o povo), ao menos em honra à história de luta que começou com o amor de 11 meninos no Pátio de São Pedro, nos idos de 1914.

Um time pode sobreviver sem presidente, mas não sem torcida. Ainda mais quando se trata da 15ª maior torcida brasileira.

Com uma direção séria e comprometida com o Clube, fica mais fácil administrar os recursos que, mesmo parcos, servirão para contratar jogadores que tenham garra e realmente estejam a fim de defender a camisa. Aos peladeiros descomprometidos (e não digo que são todos na equipe atual), “a saída é a serventia da casa”.

Os escavadores de poços que procurem a sua turma. A gente quer mais é levantar, sacodir a poeira e dar a volta por cima, como no samba.

23 Comentários

  1. André Tricolor Virtual
    1

    “Ana Cláudia”

    Parabéns pelo texto, esse é sem dúvida o sentimento de toda TORCIDA CORAL!

  2. Caros Tricolores,

    Estive no chiqueiro da última quarta-feira e confesso que em mais de 30 anos acompanhando o Santa Cruz pelos estádios País afora, NUNCA vi um time tão fraco quanto o atual.
    Já vi time do Santa ser eliminado por Treze-PB, Americano, Desportiva-ES, Central, Moto Clube, ABC e Fortaleza em pleno Arrudão (os 6 primeiros – ‘a exceção do central, que nos eliminou em Caruaru – pela série B e o último pela extinta Copa do Nordeste).
    Já vi levarmos de 4×1 do extinto Recife no Arruda, enfim já vi tanta putaria nos últimos 20 anos (que coincide justamente com a entrada do clã dos deves no Arruda), que, baseado no que tinha visto até o início dos anos 80 achava que haviamos chegado ao propalado “fundo do poço”.
    Agora, depois do que presenciei no chiqueiro, tenho certeza quanto ao time: esse que estamos vendo já é o fundo do poço. Quanto ao Clube Santa Cruz, se formos nos valer desses “atletas” que compõem nosso elenco para garantir alguma coisa dentro do campo, lamento mas aí sim: o Clube vai para o lugar em que o time que o representa já está: o fundo do poço, o qual consiste em ser saco de pancadas dos outrora “pequenos” que hoje chegam no Arruda e passeiam como se estivessem nos seus campinhos do interior, terminar o pernambucano em 6° lugar e achar o máximo da competência não sermos derrotados pela coisa, decidir precisando vencer por 2 gols de diferença e torcer para que o grande clube Centro Limoeirense nao vença o timbicha, para ficarmos entre os 6 primeiros colocados do Pernambucano (sem falar que essa colocação em 2009 não nos dará o direito sequer de disputar a terceirona!).
    E o Clube? fui pagar a anuidade e aproveitei para comprar um outro kit infantil para o meu filho, para que?! além de não ter o kit(aliás não tem quase nada), um atendente que estava ao telefone e só fazia reclamar que ninguém comprava nada, que assim não podiam pedir material, que a fase do time não tava ajudando, etc, etc etc, pude verificar que os preços das camisas estavam cerca de 10% acima dos praticados pela Centaurus no Shopping Center Recife(que diga-se, também não tinha o kit infantil – só fui achar na loja de Jarbas em Boa Viagem).
    Dei uma passeada pela sede e aquilo ali está uma decadência só.
    Enfim: se nada for feito, realmente estaremos chegando no fundo do poço sob todos os parâmetros num espaço de tempo muito curto.
    Dentro do que vi de positivo está a postura do técnico: se o cara é uma perronha e não agrega nada ao time, porque não dar oportunidade aos pratas da casa? na minha opinião ainda está faltando dispensar os 2 zagueiros, genalvo e tilico, Memo e George tem que passar mais uma temporada nos juniores, e como sugestão de contratação, que se tente buscar quem quem está se destacando nos estaduais do nordeste, pois vejam que hoje a nossa melhor peça é justamente um cara que veio do sertão paraibano…

  3. MARCELO BARBOSA
    3

    VALEU ANA CLÁUDIA. FORA EDINHO, FORA EDINHO, FORA EDINHO, FORA EDINHO, FORA EDINHO, FORA EDINHO, FORA EDINHO. NÃO AGUENTAMOS MAIS VOCÊ. FORA EDINHO E QUEM O APÓIA. DEIXEM O SANTA CRUZ VIVER.

  4. Grande texto, Aninha.

    Enildo, vc tem toda razão.

  5. Tricolores
    até quando iremos suportar tanta humilhação. Até quando assistiremos a destruiçao de um clube outrora glorioso. O Santa Crruz é o time que tem a torcida mais fiel e apaixonada. Vamos nos unir deve haver um jeito não podemos deixar administrações(?) incompetentes continuar apagar todas as alegrias e grandes emoções que o nosso amado santa cruz nos deu no passsado. Somos uma grande torcida e fiel. Nosso Santa Cruz é muito amado. Vamos resistir, Vamos lutar, Vamos levantar, não baixemos nossas cabeças, pois nela sobrevive o aguerrido mais-querido do povo, o terror do nordeste, e mostrar a todo a Pernambuco e ao Brasil assim como Churchil conclamou a Inglaterra na Segunda Guerra mundial, Vamos dar nosso sangue, suor até a restauração do Glorioso Santa Cruz

  6. Realmente a situação relatada pelo Enildo é triste. Só nos resta aguardar o final do ano e fazer as mudanças necessárias.
    Parabéns ao blog pela qualidade dos textos, tanto da Ana quanto do Dimas.

  7. Ana Cláudia, essa volta por cima tá ficando cada dia mais difícil de acontecer ( e lá se vão 20 anos).

    O escavadores são incansáveis e parecem varar as noites tramando, procurando novos meios de nos afundar ainda mais.

    Quando pensávamos ter atingido o fundo do poço, eis que surge o fantasma da segundona do pernambucano para assombrar o Arruda.

    Há quem diga com a maior convicção que não há a menor possibilidade de sermos rebaixados. Com um elenco, digamos, esforçado, mas sem motivação, necessitando de reforços que não sei se virão e os escavadores de sempre no comando, eu não tenho tanta certeza.

    Só resta procurar uma maneira de lutar para que o desastre não aconteça.

  8. Leandro Leite
    8

    já é mais de 1:00 hora da madrugada, e não consigo durmir. Por que será???????
    Vou rezar um pouquinho pra ver se esqueço esses problemas e ver se o sono chega. Só espero não ter pesadelos.

    abraços solidarios a todos nós tricolores

  9. Bosquimano
    9

    o poço nao tem fim…

  10. Geraldo tricolor da Iputinga
    10

    edinho! você aínda está no Arruda?
    Cai foraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

  11. Roberto Gomes
    11

    Ana, é o que eu digo aos meus filhos, vai passar, prova de amor maior não há, aguenta coração!
    Saudações Corais.

  12. Valter Azevedo
    12

    O fundo do poço eh a segundona do estadual e nem disputar a serie C.

    Falta pouco.

  13. Manequinha
    13

    Aninha,

    Infelizmente o nosso time não está a altura de suas palavras. A pergunta não é o que vai acontecer, mas, o que vamos fazer para isso não acontecer.

    Acordei e dormi chorando feito criança hoje

  14. André Tricolor Virtual
    14

    Caríssimos Amigos Tricolores Corais:

    A vida pode ser comparada a uma partida de futebol. Nem sempre ganhamos. O fracasso é até muito mais comum do que o sucesso; a pobreza é muito mais comum do que a riqueza. Até Jesus disse que sempre teríamos os pobres entre nós (cf. S. Marcos 14:7). A motivação é poder dizer que é possível transformar o fracasso em sucesso; o prejuízo em lucro; a derrota em vitória; a maldição em bênção; a pobreza em riqueza (cf. Neemias 132). Tudo depende, apenas, da forma como nós encaramos o fracasso, como nós encaramos o problema, como nós encaramos a crise. Encarar e daí, seguir adiante, porque na vida a questão não é se teremos ou não problemas, mas, a questão é saber como iremos lidar com os problemas. Podemos afirmar que é possível dar a volta por cima; que existem mecanismos eficazes; que existem ferramentas poderosas para se conseguir dar a volta por cima. Por outro lado existem pessoas que acham difícil demais e deliberam ficar por baixo. Na verdade é uma questão de escolha, de decisão pessoal: dar a volta por cima ou ficar por baixo. Sabemos quais são os obstáculos que estamos enfrentando neste momento, todavia, sejam eles quais forem, isso não importa. Não importa quão difícil sejam nossos problemas, quão insolúveis pareçam. O que realmente importa é que nossa vida, nossa HISTÓRIA NO SANTA CRUZ pode mudar se decidirmos dar a volta por cima. Lamentavelmente não aprendemos isso na escola. Nem mesmo em cursos profissionalizantes ou na universidade, pelo contrário, nenhuma palavra sobre fracasso. Com isso, nós crescemos e amadurecemos despreparados para enfrentar os dias maus, os dias ruins. E mais cedo ou mais tarde na vida acabamos por viver situações adversas e não sabemos como reagir porque fomos treinados apenas para o sucesso, apenas para ganhar. O fracasso faz parte da vida. Evidentemente, não somos infalíveis. Errar é humano, meu amigo. Todo mundo falha, erra e faz bobagens; fala o que não devia; faz compromissos que não deviam ter sido feitos. Daí dizer-se que “o cair é do homem, mas o levantar é divino, o levantar é de Deus”. Se você é um ser humano, com certeza vai cometer erros. Agora, a boa notícia é que existe plena possibilidade de superar o fracasso, de superar o erro: de dar a volta por cima.

    >>> VIVA SANTA CRUZ !!!!

  15. Estou à fazer uma Monografia. Uma tese para conclusão de Curso. Tenho 2 temas em mente. Uma delas é “Incompetência Administrativa e Gestão Desastrosa”.

    SERÁ QUE O DIMINUTIVO ACEITA SER MEU ORIENTADOR?
    Afinal . . .

  16. insatisfeito
    16

    não, converse com:
    Mustafá Contoursi
    Josemir Correia
    Alberto Dualib
    Diminutivo
    entre outros
    e terá uma tese de doutorado aprovada com 10 com louvor

  17. Um tema bem escolhido e com a possibilidade de ser orientado por um doutor no assunto. Sem contar que isso afastaria o dito cujo do Arruda por um bom tempo.

    Se ele aceitar, cuidado! Consta que o método utilizado com os orientandos é aquele adotado nas delegacias e presídios para reeducar infratores.

    Insatisfeito, em matéria de Incompetência Administrativa todos eles são fichinha perto do Diminutivo.

  18. insatisfeito
    18

    é mesmo, afinal, bem ou mal o sapo boi deu um título ao Palmeiras, ainda que seja da segundona e em cima do sportiminho. Dualib, dos gambás deu um mundial, que roubou do Palmeiras e roubou um brasileiro do Internacional contando com a colaboração do bicampeão brasileiro Márcio Rezende de Freitas. Josemir é páreo pra Edinho. Daí vc tira quem é o pior. Dá pra fazer uma enquete que vai ser páreo duro, decidido no photochart…

  19. Fiel(+q)Fiel
    19

    Estamos preparando um manifesto ainda maior!!! se o diminutivo não sair,ele receberá uma taça de campeão de descaramento 2008.

    estamos nos reunindo no blog do santinha;entrem lá também!!!

    saudações!!! jamais iremos morrer,porém, se ficarmos acomodados é provável k sim.

  20. insatisfeito
    20

    fiel, acho que vcs vão ter que confeccionar a taça…

  21. insatisfeito
    21

    precisa saber se vai haver madeira suficiente para a confecção da “honraria”

  22. Fábio Montarroyos
    22

    Quem disse que o diminutivo não daria um título ao Santa Cruz? Acabamos com a fama do velho Íbis, somos o pior time do mundo! Este ” verme ” está destruindo o Santa Cruz, e ninguém faz nada. Volto a afirmar: por muito menos, torcedores do Bahia expulsaram seus diretores. Temos condições de colocar o diminutivo para o olho da rua. Só falta coragem, raça, vontade.

  23. Ana Cláudia, ótimo texto!

    Só uma correção: o clube foi fundado no pátio da Igreja de SANTA CRUZ, não no pátio de São Pedro.

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *