Para grafitar o Arruda

Grafite_Santa_Cruz

História que conto agora se passou assim: fomos para o Arruda a fim de nos tornarmos testemunhas vivas da volta de Grafite às hostes corais. Estacionamentos das ruas circunvizinhas lotados, o povão vestido em perto, branco e encarnado caminhando em passos apressados. Fogos no ar. Teria chegado o prometido? Pensamos. Talvez só o anúncio, a chamada para apressar o trânsito intransitável.

Não dava para andar rápido, a coluna não ajudava, mas Toy estava impaciente, ansioso. Pegava no meu braço como se quisesse me levar nas costas. Eu disse: calma, já estamos aqui, um ou dois minutos não fazem diferença.

Gente, muita gente se encaminhando para o Estádio José do Rego Maciel e lá, que alegria, o povo sendo recebido com música, daquelas que mexe com o coração, como as de Nando Cordel. Outras cobras corais das artes musicais desfilavam pelo pequeno palco, que tinha um som aquém da acústica do local, mas dava pra quebrar um galho. Valeu muito pela intenção.

Burburinho, conversas paralelas, esperanças nos olhos, comentários, exultação. Eu gosto de olhar estas coisas. Pareciam crianças à espera do Papai Noel. E não é que apareceu um helicóptero! De início pensamos que era para filmar a turma na maior euforia. Ledo engano era Grafite dentro da aeronave preste a aportar no gramado do Arrudão. Ao longe, sua figura esguia vestida num paletó preto de calça coronha não dava para confundir. O mais alto de todos. Na negritude de sua pele os dentes alvos se destacavam na tarde cálida de sol escondido, escancarados de ponta a ponta do rosto. Estava feliz “de volta para o aconchego”.

Num lampejo lembrei-me do Grafite, ainda jovenzinho, que conheci em 2001, na fracassada campanha da série A. Sempre cabisbaixo após as derrotas, quieto no seu canto, contrastando com a descontração e alegria de muitos atletas para quem o Santa Cruz não representava, absolutamente, nada.

Não foi fácil para aquele menino a mudança de vida e a entrada no mundo do futebol e, mesmo quando pessoa no andar de cima na hierarquia dos que comandavam os atletas o detratava, ele perseverava. Era resiliente e, talvez, por isto, deu a volta por cima, galgou novos caminhos, alcançou a seleção brasileira e depois de anos longe da terra natal voltou ao clube que o acolheu de início e que o projetou no mundo futebolístico.

Grafite sabe que daqui emitirá o brilho de sua estrela e a luz se espalhará, com facilidade, pelo Brasil. Nas graças da torcida e com tamanha identificação com o “Mais Querido”, não tenhamos dúvidas: ele voltou para grafitar o Arruda, nas cores da paixão de todos nós. Que venham os gols que almejamos!

Atenção senhores editores, meninos, hoje é aniversário meu e de minha entrada no blog, longa vida para nós.

19 Comentários

  1. Artur Perrusi
    1

    Parabéns, Santana Moura, psi de todos os tricolores. É uma honra tê-la no TC!

    Tá de mal com a vida, não precisa de rivotril, fale com Santana e recupere a alegria.

    (não funcionou? Então, fale comigo e vc verá o que é bom pra tosse. Cof, cof, cof!)

  2. Edmilson Filho
    2

    Fantástico, é isso mesmo, grafitar o Arruda #GrafiteÉSantaCruz

  3. Financeiramente, é a maior contratação da história do Santa Cruz. Indiscutivelmente. De volta ao Arruda, Grafite deverá receber R$ 2 milhões por um ano, segundo informações de bastidores. Considerando todos os rendimentos propostos pelo clube, a média mensal seria de R$ 166 mil, quase três vezes mais que o maior salário já pago pelos tricolores.

    O aporte no jogador, com o apoio de investidores, busca mais que um retorno técnico (necessário). O perfil de Grafite será atrelado a um projeto de marketing, impulsionando a venda de camisas (com o tradicional número 23) e a campanha de sócios, para alcançar a meta estipulada pela diretoria, de 20 mil sócios ainda em 2015. Impossível não lembrar do projeto realizado com Mancuso, em 1999. Na ocasião, o clube chegou a ter 27 mil associados em dia, ajudando bastante a bancar a presença do argentino, o mesmo cenário esperado agora.

    http://blogs.diariodepernambuco.com.br/esportes/2015/06/30/grafite-o-milionario-investimento-do-santa-com-retorno-no-campo-e-no-marketing/

  4. Paulo Aguiar
    4

    Viva, SANTAna Moura!!!

    Parabéns, felicidades!!!

    Vamos Grafitar o Arruda. Acho que Grafite irá ajudar muito, no entanto, para mim está claro que não basta apenas trazer Grafite para subirmos. Mas, é o primeiro passo.

    Vamos em frente.

  5. Artur Perrusi
    5

    Gostaria de entender a razão da escalação de Renatinho como volante. Talvez, Martellote tenha razão. Bora ver. Mas acho esquisito. Não entendo tb o motivo de Daniel Costa estar na reserva. Briga com o técnico no tempo do América de Natal?

  6. marcelo almeida
    6

    Sistema defensivo foi bem no primeiro tempo…Em compensação LELE, AQUINO e NATAN foram sofríveis..Aliás o gol que AQUINO perdeu, qualquer peladeiro que se preze não perderia…Jogo em que qualquer resultado é possível, inclusive nossa vitória…Vamô vê se a moçada da frente acorda e a de trás mantenha o ritmo e a atenção..

  7. Artur Perrusi
    7

    Martelotte tinha razão. Renatinho jogou bem e fez um golaço.

  8. Eduardo macedo
    8

    Tem que chamar a atenção do grupo. Com a bola em jogo, ficaram cozinhando, tocando de lado. Agora, uma falta no último minuto ao invés de tocar curto, joga na área adversária,toma contra-ataque e leva gol. Não dá pra entender.

  9. Arnildo Ananias de Oliveira
    9

    GOSTEI DA ATUAÇÃO DO MARLON. A PORRA DO NININHO É Q Ñ TEM JEITO.

    URGE dá uma nova oportunidade ao JOÃO CARLOS.
    OUTRO q merece uma chance é o garoto WILLIAMS.

    O GRAFITE e o RANIEL veem aí e o bicho vai pegar.

    Temos duas barbies AUVI-ROSAS pra bater: uma em seguida a outra.

    A ZICA ainda ñ terminou de todo:
    ALEMÃO se machucar daquele jeito por um encontro com outro jogador do próprio Clube!

    O Clube PRECISANDO DE GRANA E DE PONTUAR aceitar a CBHonestidade marcar um jogo, pras 10 da noite, em plena estação (pra lá de) chuvosa desta!

    PEÇAM ANTECIPAÇÃO DO HORÁRIO ENQUANTO É TEMPO.
    ARGUMENTOS Ñ FALTAM.

    SaudaSanta

  10. Agora não tem desculpa, nem o horário. Terça tem que ser pelo menos 20 mil no Arruda. Convoquem amigos e família!

  11. Quem disse que Renatinho não sabia marcar? O cara foi lateral esquerdo em todo 2011 e não saber o que é marcação – isso não existe.
    Quem se lembra quando Givanildo era ponta esquerda e foi trazido pra ser cabeça de area- dos bons e mesmo com todo aquele tamanho – por Gradim ou Duque? Quem pode esclarescer? E aí. Arnildo ?
    Martelote pode estar encontrando a real posicao do Renatinho como segundo volamte: já foi marcador, tem bom passé , sabe desarmar , é rapido e leve , sabe lançar e sabe fazer gol.
    Como não pode ser 2 volante?

    • Renatinho ontem fez uma grande partida. Mas não foi no quesito marcação que ele se destacou ontem não.

      Pra mim ontem o time jogou com apenas 1 volante e 3 meias.

    • santana moura
      11.2

      Zé do Carmo encontrou sua real posição com Carlos Alberto Silva em 1983, cabeça de área,daí pra frente se firmou e se tornou um ótimo atleta. Eu creio que Renatinho possa brilhar como colante avançado, pois ele é ótimo de drible e passe, além dos gols é claro!

  12. Aline Moura
    12

    Lindo texto… Parabéns de novo, mainha

  13. Com certeza vai ser um grande jogo, por isso espero que a Torcida Mais Apaixonada do Brasil compareça em massa para apoiar o Mais Querido. Vamos ao Arruda Família Tricolor, vamos apoiar o Santa Cruz nessa terça-feira. O Santa precisa do nosso apoio.

  14. santana moura
    14

    E, de fato, no dia 8 de agosto, Grafite estreiou no Santa, fez o gol da vitória sobre o Botafogo e grafitou o Arruda pela primeira vez na temporada 2015. Que venham muito mais grafites!

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *