Copa do Mundo: Do Santa Cruz para a Ucrânia

ucranianos e toy

Viktor Sokolov, Toy e Vladymyr. A linguagem Coral como meio de comunicação

Quase interminável foi o tempo que passei longe do teclado e das letras, mas o milagre da fisioterapia me trouxe de volta, justo no dia em que comemoro dois anos (02.07.12) como cronista deste Blog (TC), que nos faz rir e refleti, dando sentido à nossa jornada como “Torcida mais Apaixonada do Brasil”. Neste período, muitas coisas boas e ruins aconteceram. No momento, porém, prefiro falar das boas. Uma delas veio com a Copa do Mundo no Brasil, evento que nos fez conhecer dois profissionais da imprensa esportiva de Donetsk – Ucrânia. Pense em pessoas maravilhosas, pensaram? Assim são eles, simples, afáveis, simpáticos, sem afetação; deixaram uma saudade imensa na vida do nosso clã.

Os dois foram escalados para cobrirem os jogos da Arena Salvador e da Arena Pernambuco, cidades que no passado vivenciaram uma guerra separatista à semelhança daquela que se desenrola atualmente no país de onde precedem. Hospedados na casa do meu filho, Ramsés, estas pessoas entraram na vida da família Moura para ficar. Além de conhecer nossa gente e nossa cultura, quando eles nos viram vestidos com o manto sagrado, logo se interessaram em conhecer a história do Santa Cruz, o clube das multidões. Ficaram impressionados com as estatísticas que nos colocaram por vários anos no topo do ranking de público nos campos brasileiros, sem esquecer que já estivemos em 39º lugar entre as torcidas, no mundo.

Nesse cenário, nasceu uma reportagem internacional na qual os uckranianos do outro lado do mundo ficaram conhecendo como vivia uma família brasileira (representada pela nossa) e o fanatismo por um clube de Futebol – o Santa Cruz. Eles passearam pela casa filmando todos os detalhes nas três cores, no quintal, móveis, fotos, e em todos os aposentos marcados pela paixão coral. Quiseram conhecer o estádio onde, tempos atrás, a lotação teria atingido mais de 90 mil pessoas e se surpreenderam com o estado degradante daquela edificação. Maltratado, foi esta a definição mais próxima daquilo que eles perceberam, concluindo que uma torcida tão grandiosa, como a do tricolor do Arruda, não merece uma praça de esportes tão descuidada. No entanto, gostaram muito da Loja dos fãs (Santa Cruz Store), elogiando a grande variedade de artigos à venda.

Viktor Sokolov e Vladymyr Konoplya, jornalistas da TV CHANNEL FUTEBOL, receberam de nós alguns presentinhos corais tais como: copinhos de cachaça, almofadas e a bandeira do Santa, empunhada com carinho pelo Viktor. Não precisamos fazer grande esforço para contagiá-los com a paixão tricolor, pois a origem e a história do Mais Querido, na luta para sair da quarta divisão falaram por si. Diante de tudo isto, eles declararam que a partir de agora tem um pedacinho do Santa Cruz em seus corações e se mostraram desejosos de receber notícias daqui, quando o clube alcançar a primeira divisão no campeonato brasileiro e passam a torcer por isto desde já.

Este é mais um capítulo da vida do nosso clube que atravessa o Atlântico, melhor dizendo, agora atravessa a Ásia, se esparramando como a água em todos os espaços possíveis. Fiquei de lhes enviar o link desta crônica, logo após a publicação no TC, por isto, aproveito para dizer-lhes obrigada por tudo, pelo carinho, pela amizade e pela adesão ao nosso Santinha tão amado. Saibam que daqui em diante, não somente os nossos, mas outros milhares de braços pernambucanos santacrusenses estarão abertos para recebê-los, sempre que quiserem nos visitar. Conhecê-los, para nós, foi um dos grandes legados da COPA. Não digamos adeus e sim até breve, queridos amigos.

38 Comentários

  1. Arnildo Ananias de Oliveira
    1

    MINHA CARA SANTANA MOURA, É SIMPLESMENTE VERGONHOSO, DEPRESSIVO E HUMILHANTE

    esse aspecto de abandono e sujeira que acompanha, há muito tempo, o Colosso do Arruda. Já se foram duas estações chuvosas e nada foi feito após as mesmas. Até na época de gestores lamentáveis que passaram pelo Arruda era feito uma limpeza com jato de areia, tão logo findasse a estação chuvosa que, mesmo sem pintura nova, dava outro aspecto à nossa praça de futebol.

    Aquele aspecto de imundície me tem, inclusive, por precaução da séria doença que já me acometeu, preferir assistir aos últimos jogos do Clube, no conforto e segurança de minha residência, sorvendo um bom tinto chileno.

    Ninguém está exigindo Arena padrão FIFA. Simplesmente HIGIENE E LIMPEZA, em contrapartida aos aficionados sócios adimplentes do Clube.

    SAUDASANTA

  2. Quanto deve ganhar esses goleiro novo? Uns 10 mil? O contrato deve ser de um ano, o que dá 120 mil. Com esse dinheiro dá pra fazer a higienização do estádio, fixar as privadas, ou até, fazer uma campanha educativa no Arruda incentivando o próprio torcedor a fiscalizar o patrimônio do clube. Outra, fomos patrocinados pela iquine. O logo da marca cobria 30% da camisa e a enfeiava ao extremo, em contrapartida pintassem aquele cacete, mas não, durante todo esse tempo o que se viu foi lodo pra todo lado.

  3. Formiga sabe o pau que rói!
    Só porque nossa torcida é composta na maioria de pessoas humildes e de pobres, esses diretores acham que um campo sujo, maltratado e fedorento tá de bom tamanho.
    Repito: “Formiga sabe o pau que rói”.

  4. Arnildo Ananias de Oliveira
    4

    RAPAZ, A COISA RUIM DOS 5º DOS INFERNOS

    tá pra contratar um jogador que, pra mim, apesar da idade, ainda é um dos maiores jogadores que vi jogar no Mundo: o argentino RIQUELMES.

    Deus permita que o Boca acabe logo com essa frescura e renove com o Riquelmes pois, do contrário,…, sei não.

    Já basta o finado meio-campista uruguaio Raul Bittencourt que, nos anos 60/70 fez misérias defendendo aquela desgraça e veio a ser técnico da seleção júnior de seu País.

    NADA COMO TER AS BENESSSES DESSA FONTE FINANCEIRA MILAGROSA CHAMADA C13!

    SAUDASANTA

  5. Arnildo Ananias de Oliveira
    5

    DIGO: anos 60

  6. Arnildo Ananias de Oliveira
    6

    ESSA COISA RUIM SEMPRE PENSOU GRANDE POIS

    sempre teve, no decurso da história, a força financeira a seu favor. Tivemos a oportunidade ímpar de mudar esse paradigma do futebol pernambucano quando fomos convidados a fazer a ata de criação do C13 e optamos por entregar essa missão ao Bahia. Depois, ainda tivemos a chance de participar desse Clube mas um abominável Senhor esnobou. Paciência…

    SAUDASANTA

  7. Eduardo Ramos
    7

    Santana, mais uma vez, parabéns, e desta vez, pela atitude.

    Meu caro Arnildo, a Comissão Patrimonial do Santa Cruz não tem compromisso com o clube. O presidente é ex-cunhado de FBC, e nenhum dirigente levado por FBC, tem história no Santa Cruz. Não espere nada dessa diretoria, e nas eleições dipo final de ano, que e,ejamos um grupo que tenha comprometimento e compromissos, tanto no futebol profissional e de base,nos esportes amadores, na construção do CT, na modernização do Estãdio, no Marketing, e na TRANSPARÊNCIA.

  8. Arnildo Ananias de Oliveira
    8

    LEIAM E CONCLUAM:

    http://ne10.uol.com.br/canal/esportes/futebol/noticia/2014/07/02/camara-aprova-fim-da-pena-de-portoes-fechados-a-clubes-496763.php

    Ainda vamos jogar de portões fechados? Lembre-se que a lei RETROAGE sempre em benefício do prejudicado.

    SAUDASANTA

  9. Artur Perrusi
    9

    Santana Moura, nossa repórter fantástica! Muito legal, essa crónica.

  10. Hélio Mattos
    10

    Sejam muito benvindos à nossa grande família!

  11. santana Moura
    11

    Boa Viagem Viktor e Vladymyr, tudo de melhor para vocês!
    Estaremos esperando a foto que vocês vão enviar com a bandeira do Santa Cruz direto da Ucrânia, na cidade natal de vocês.
    Saudações corais.

  12. A cobra coral
    12

    Quanto foi a pelada marcada pelos diretores do Santa Cruz em Timbaúba ? Ingresso a R$ 15,00 e R$ 30,00 foi alguém ?

  13. A cobra coral
    13

    SEM NENHUM GOL, SANTA CRUZ E TIMBAÚBA/PE FICAM NO EMPATE EM AMISTOSO

  14. toycoral
    14

    Quando os ucranianos chegaram estavam tímidos e sem saber o que fazer com os nossos abraços, ao partirem já tinham assimilado que abraço é coisa boa e nos abraçaram muito. Fico com a consciência pesada por termos enchido o bucho deles com pesadas feijoadas e carne de porco assada, nas sobreviveram. Abraços amigos,

  15. Martha Maria H. da Silva
    15

    Parabens,Santana Moura,por sua hospitalidade.aos irmãos ucranianos,me sinto plenamente representada por vc e sua familia,nessa atitude!Certamente os jornalistas devem ter levedo uma excelente impressão de nosso pais,e em particular de nossa banda nordestina.Essa nossa hospitalidade tão reconhecida,entre muitos povos,pelo mundo afora,se materializou atraves de sua familia.Nossos agradecimentos e um lindo final de copa da Fifa,com a vitoria do Brasil!Saúde a vc e todos os seus.

    • santana Moura
      15.1

      Pois é Martha, eles disseram que nossa recepção foi muito melhor do que na Bahia, onde o taxista ficou rodando com eles por duas horas pra chegar ao destino. Aqui eles se sentiram em casa, principalmente conosco!

  16. Uma boa notícia pra começar bem a semana, significa que ainda existe vida nas divisões de base do tricolor:

    http://www.santinhanews.com/2014/07/atletas-da-base-estao-sendo-observados.html

    Espero que a diretoria esteja cuidando bem do contrato desses jovens valores e não sumam como tantos outros.

  17. Arnildo Ananias de Oliveira
    17

    FALECEU O LENDÁRIO ARGENTINO DI STEFANO que,

    ao lado do húngaro PUSKAS colecionou títulos pelo Real Madrid (quando Presidido pelo Santiago Bernabeu) sendo inclusive campeão, por cinco vezes consecutivas, da Copa dos Campeões da Europa (de 1956 a 60)!

    Foi pro Real com a ajuda do FRANCO que temia as ondas separatistas da Catalunha e obstaculou sua ida pro Barcelona.

    Depois foi o SANTOS DE PELÉ & cia que tomou conta do futebol Mundial.

    SAUDASANTA

  18. Alba Maria
    18

    Parabéns, Santana Moura, por mais esse pelo artigo. Feliz pelo seu restabelecimento. Tenho certeza que esses profissionais da imprensa estão deveras felizes por terem tido o prazer de desfrutar da companhia e da hospitalidade de tão maravilhosa família.

    • santana Moura
      18.1

      Feliz fico eu ver minhas companheiras de amor clubístico participando do nosso blog, a presença feminina é tão rara por aqui.

  19. Ramses Antonioni
    19

    Pois é, fiz questão de levar os ucranianos no Arruda para conhecer um estádio que se apresentasse mais na realidade brasileira. Ele me perguntou porque que um time com tantos torcedores não estava na 1ª divisão. Me perguntou os preços dos ingressos e ficou impressionado com os altos valores que pagamos para assistir nossos jogos. Ele é torcedor do Shakhta Donetsc, clube que tem em seu elenco os brasileiros Fernandinho e Bernard, ambos da seleção, e os preços que eles pagam fica em torno de R$ 4,00.
    O estádio deles é padrão Fifa! Quem tiver oportunidade pode pesquisar no google.
    Precisamos de uma diretoria de Marketing incisiva e um setor de manutenção que ao menos mantenha as coisas limpas e arrumadas. Estamos quase acabando nosso centenário sem que o clube se movimente para atrair sua torcida para perto.
    Armaria Nam!

  20. A cobra coral
    20

    Desembarcou hoje em Santos/SP o Sr. Miyagi e Daniel Sam , ambos protagonistas da série Karatê Kid , vão fazer uma mágica para recuperar o Neymar.
    Veja o que os dois são capazes de fazerem.
    Vamos aguardar, domingo poderemos ter novidades.

  21. Arnildo Ananias de Oliveira
    21

    O “SINAL” JÁ TINHA SIDO DADO QDO O SANTOS TOMOU DE 8

    do Barcelona. Isso é fruto da ESPANHOLIZARÃO do futebol brasileiro: acabaram com os times de várzeas e os intermediários, em cada Estado da Federação, que forneciam valores pros time “de cima”. E, por aí vai. VIVA A CBF! VIVA A MÁFIA DO C13!

    SAUDASANTA

  22. Arnildo Ananias de Oliveira
    22

    E QDO FALAMOS NO PELÉ E NO GARRINCHA DIZEM Q SOMOS “SAUDOSISTAS”.

    SAUDASANTA

  23. Arnildo Ananias de Oliveira
    23

    REDE PLIM-PLIM + CBFalcatruas + MÁFIA DO C13: o fim do futebol brasileiro.

    SAUDASANTA

    • Faltou acrescentar o PT mano.

    • Eduardo Ramos
      23.2

      Mac, se você pesquisar, vai ver que políticos dos outros partidos que você simpatiza (fizeram o quê mesmo por Pernambuco?) são maioria na relação dos envolvidos com a corrupção no país.
      Não entendo ser interessante trazer suas simpatias partidárias, que se resume a denegrir o PT, para este espaço que tem como único objetivo, o nosso Santa Cruz.

  24. Arnildo Ananias de Oliveira
    24

    E VIVA O VOLEY BRASILEIRO:

    time de MACHOS!

    SAUDASANTA

  25. A copa das copas ainda pode ficar pior : Basta a Argentina se sagrar campeã.

  26. santana Moura
    26

    A Alemanha fez com o Brasil o que sempre tenho defendido por aqui: Morder ou ser mordido. Se puder fazer 2 gols, não faça 1, se houver espaço faça 10. Apesar de torcer pela seleção do meu país, não posso me furtar em destacar as virtudes do adversário, com um futebol incisivo e objetivo, onde o grupo sempre se mostrou maior do que o individual, os germanos foram enfiando uma fileira de gols e só pararam pra fazer um breve treino de defesa contra ataque, só isto.
    Quanto à parcela da torcida brasileira que abandonou o estádio antes mesmo de a partida terminar, esta me envergonha, pela sua pouca resistência, seu pouco trato com as agruras do futebol da vida real. Estes, ainda, precisa muito aprender com o amor à camisa e não ao resultado, como faz a torcida do Santa Cruz, que desceu ao fundo do poço junto com o clube para erguê-lo novamente. Outros mais se pareciam a torcida do Sport que só torce pelo time quando está ganhando e se diziam com vergonha de torcer por aquele time.

    • santana Moura
      26.1

      Errata. …estes, ainda, precisam muito aprender (…).
      Ultimamente tenho escrito errado, creio que por influência da rapidez com que temos que nos comunicar na rede, mas nada que não possa melhorar com uma boa revisão dos escritos.

  27. Arnildo Ananias de Oliveira
    27

    ISTO É O REFLEXO DA Espanholização DO FUTEBOL BRASILEIRO ATRAVÉS DA TRÍADE DO MAL:

    Rede Globo + CBF + Clube dos 13.

    A ALEMANHA – seguida de perto pela Inglaterra – é o exemplo Mundial de uma democrática DISTRIBUIÇÃO DE COTAS. Apesar do SCRATCH ser composto, basicamente, de atletas do Bayern de Munich, lá não está se exterminando, por inanição, tradicionais Clubes intermediários como vem sendo feito, desde o advento (e desvirtuamento) da Lei Pelé, no futebol brasileiro.

    Aqui está de matando, já há algumas décadas, por inanição, “a galinha dos ovos de ouro” que era a “capilaridade” de norte a sul do País representada por ,tradicionais Clubes intermediários, formadores de atletas para vários Clubes de seus respectivos Estados da Federação, outrora alimentadores de equipes de maior projeção (a exemplo de um Ferroviário do Ceará, uma Tuna Lusa do Pará e, dum América/RJ, de um Bangu e por aí vai).

    Mas este mal – aliado a desastrosas gestões perdulárias de alguns Clubes – já passou pra outros estágios, contaminando e afundando grandes Clubes de apelo popular de Centros intermediários (a exemplo de um Remo no Pará, de um Vila Nova de Goiás e, por pouco, ainda não salvo totalmente, do nosso Santa Cruz Futebol Clube).

    É o que eu acho.

    SAUDASANTA

  28. joseildo
    28

    Cara Santana Moura, temos que considerar que torcedor de clube, principalmente do nosso Santa Cruz Futebol Clube é totalmente diferente do torcedor de seleção, nós acompanhamos o clube a vida toda, enquanto que aqueles da seleção são almofadinhas que vão a campo em busca de aparecer na telinha, não sabem nem os nomes dos clubes a pertencem os jogadores. Nada contra as mulheres, pelo contrário mas, observamos que o publico em jogo de seleção a media é de 50% feminina e deste percentual sua maioria não torce ou acompanha um clube de sua cidade.

  29. Arnildo Ananias de Oliveira
    29

    Quando me lembro de um Náutico da vida dos anos 60, com jogadores de um porte de um Ivon Brondi, Salomão, Nado, Bita & cia que, nos dias atuais seriam TITULARES ABSOLUTOS de um arremedo de Seleção dessas que tem em suas fileiras jogadores que, sequer, seriam titulares, em outras épocas, nos grandes Clubes do Norte/Nordeste, não tenho dúvidas do que escrevi acima.

    Se hoje se quebra a cabeça pra se escolher UM ONZE, em épocas que já lá vão, se listava 44 fácil, fácil, como em 74 onde a INDEFINIÇÃO foi tão exacerbada (a ponto de se colocar na suplência um Ademir da Guia) que culminou com o fiasco na Copa da Inglaterra.

    É isso aí.

    SAUDASANTA

  30. Arnildo Ananias de Oliveira
    30

    MAS, vamos deixar pra lá a SELEÇÃO e cuidarmos da SELESANTA, que é o que interessa.

    SAUDASANTA

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *