Vale o quanto pesa (2)

CoachCoral e Elenco

Coach Coral e Elenco

Não fosse uma crise braba de garganta que me acometeu, quem sabe eu poderia ter enviado este texto bem antes, mas as dores no corpo, na cabeça e a febre não me deixavam raciocinar, daí precisei esperar e no compasso de espera lá se foram dois jogos. Um no Arruda, outro fora. Nos dois, parece que a determinação dos membros da equipe era voar. Não duvido nada que a ação da Coach tenha contribuído para esta aproximação atleta-treinador, onde se nota que as mensagens são codificadas e decodificadas sem prejuízo do resultado, isto é muito bom. Então, comecemos nossa descrição perceptiva pelo Treinador.

Lembrando, como fizemos antes, que estes escritos não se referem à avaliação psicológica, nem julgamento de pessoas, trata-se de descrições comportamentais visíveis para todas àqueles e aquelas que se dedicarem um pouquinho mais a prestar atenção naquilo que não está inscrito na linguagem formal.

VICA – Encabeça esta rodada de considerações, coisa que não tive coragem de fazer quando o técnico era ainda o primeiro, aquele do tricampeonato. O treinador atual era sonho de consumo de muitos tricolores, há muito tempo; virava e mexia e seu nome voltava às rodas de conversa como sendo aquele que poderia dar um norte à equipe que patinava e não conseguia mudar de série. Simples, porém, firme, foi logo colocando os pontos nos i’s. Joga quem treina. Tem coisa mais óbvia? Um jogo de cada vez, ululante, ninguém pode querer chegar à parte alguma sem dar o primeiro passo, o segundo, o terceiro e assim por diante. Alegria, animação, senso de justiça, talvez, quem não gosta de saber que mesmo na reserva um dia se pode ter a oportunidade que precisa? Aliás, uma grande equipe não tem banco, tem as pessoas certas para cada ocasião, tem os especialistas, os que fazem a diferença. Vica saberá identificar cada um deles, ao seu tempo.

ANDRÉ DIAS – Dias tanto trabalhou tanto se preparou que quando surgiu a oportunidade entrou na equipe para não mais sair. Jogador inteligente, linguajar diferenciado, foi logo avisando que é homem de equipe. Valoriza os companheiros pelo que fazem e até pelo que não fazem. Simples, humilde, confiante em si, como deve ser todo guerreiro, que primeiro conta consigo mesmo, na hora de uma peleja definitiva. Tratou de envolver a torcida do Santa e levá-la para junto dele. De nada adiantaria se não marcasse os gols que precisávamos. Efetivo, um trabalhador como poucos. Quem não gostaria de tê-lo ao dispor? Quem sabe as diferenças de rezas estivessem contribuindo para deixá-lo de fora da festa, Dias é católico, mas sua esperança e fé em nada deixam a desejar!

SANDRO MANOEL – Quando veio pro Santa Cruz eu torci um pouco o nariz, como costumo fazer diante de ex-atletas do Sport que aportam no mais querido. Quando ele entrava eu sentia receio e dizia comigo mesma, vai bater em alguém, vai levar cartão; era assim que ele era subutilizado no ex-clube. Logo Manoel pode mostrar sua outra face, quem sabe a mais forte e mais verdadeira, alguém decidido, comprometido e sereno. A paz parece decair sobre o gramado quando ele toca a bola, tem o poder de acalmar os companheiros, tamanha é sua tranquilidade, sua objetividade. Sandro fez gols inesquecíveis pelo tricolor do Arruda e se escalou por suas atuações fantásticas. Hoje, é um homem indispensável neste projeto de voltar à série B.

LEOZINHO – Pipoca, talvez esta fosse a analogia mais próxima de sua forma de atuar, especialmente, na rodada anterior. Pequenino, pouca possibilidade de intimidar, cheio de expectativas para agradar a torcida (acho que este é um grande problema no Santa Cruz), ficou perdido em campo até que veio o intervalo e ele voltou tal qual pipoca, inteiramente diferente. Não se sabe o que lhe disseram no aconchego do vestiário, mas o rapaz voltou com outra determinação, jogou o que sabia e o que não sabia, arrasou com os adversários e com as línguas ferinas das sociais. Mostrou que sabe muito e mais alguma coisa de futebol e que será determinante quando o treinador precisar dele novamente.

SORRISO – Agora sei que posso dizer algo de mais consistente sobre este jogador. Sem conhecer bem o tamanho do Santa Cruz e de sua torcida, chegou ao mundão do Arruda como aquele menino rico que tem a bola e joga que ele quiser. Era isto que parecia demonstrar pela maneira como cobrava os companheiros de modo espetaculoso. Alguém o orientou e ele, aos poucos, foi entendendo que um clube de Série C, na verdade era um clube fora de série, com uma torcida grandiosa e ele não podia ficar de fora. Foi assim que se superou, das incertezas das jogadas, das indecisões dos passes à determinação para fazer gols; ele fez alguns em momentos cruciais. Está ali, batendo à porta e dizendo quero ficar, para isto trabalha e se aprimora e aos poucos vai ganhando a confiança do torcedor coral. Tem grande potencial. A luta por um pedaço de gramado vai ficar acirrada, mas na certeza, agora, que mais importante é a equipe e não os membros per si.

Finalizo com uma nota hors concours sobre a torcida do Santa Cruz, aquela que segue encantando por onde passa, movimentando a economia do Nordeste, ajudando a pagar os salários dos adversários e, principalmente, mexendo com emoções, muitas emoções. Qual o jogador que não sonha com uma torcida desta? Não é preciso colocar no contrato pra falar da torcida ou do Clube como fazem alguns antagonistas, no nosso caso, tudo é muito verdadeiro e surpreendente, sempre, muito natural e espontâneo – a mais apaixonada do Brasil.

55 Comentários

  1. Parabens.Belissimo

  2. Domingo que não chega

  3. Artur Perrusi
    3

    Santana arrebentou o balão. Que texto!

  4. O Domingo chegou com ele um sol lindo e com certeza o Arruda vai esta lotado VAMOS PRA CIMA DELES TRICOLOR.

  5. Fabiano Pinheiro
    5

    Perfeito, admirável Santana Moura!
    Uma pessoa que tem Santa no nome só pode nutrir da minha mais profunda admiração.

  6. Fabiano Pinheiro
    6

    E pra quem gosta de fazer conta, anotem:
    34 pontos classifica. 33 talvez.
    30 pontos se livra do rebaixamento. 29 talvez.
    Simples e objetivamente falando.

  7. Fabiano Pinheiro
    7

    O terceiro a cair será Treze ou Cuiabá, com maior chance para o Cuiabá.
    Sobre quem vai subir, quase impossível determinar. Diria que Santa E Fortaleza estão na frente, mas CRB, Luverdense e Sampaio vem fortes. Brasiliense (está empatando em casa aos 42 do segundo tempo) se não vencer hoje, fica um pouco mais distante.

    • Acho muito improvável o treze cair, apesar de torcer pra que isso acontecese por ser um time que causou o que sabemos e entrado pelas portas dos fundos!

    • Fabiano Pinheiro
      7.2

      O problema do Treze é que ele só tem dois jogos agora: um contra o Águia lá em Marabá e o outro contra o Santa, que deve chegar lá já classificado e jogando por uma vitória para garantir a liderança. Acho que o Treze não faz mais nenhum ponto. O que pode salvá-lo vai ser esse empate conquistado hoje.

  8. Não entendo essa conta que rebaixa o Treze. Está há 5 rodadas sem perder, ganharam 4 seguidas, venceu vários jogos fora, dos últimos 8 jogos só perdeu 4 pontos. Tem 30 pontos e dois jogos restantes contra o fraco águia e Santa em casa. Podem muito bem fazer 4 pontos e classificar. Não vejo o 13 rebaixado.

    Nosso aproveitamento é um dos melhores até agora, mas a situação não é nada confortável. O time tem que, pelo menos de agora em diante, jogar convencendo no Arruda. Uma derrota e a corda volta para o pescoço. Uma merda daquelas que Sorriso sempre faz pode nos custar caro. Ainda bem que a torcida tirou Vera Verão. O Santa joga pelos dois próximos jogos, ganhando os 6 pontos tá dentro, deixando escapar pelo menos 2 complica a situação. Não vejo frieza nesse elenco pra ganhar do Brasiliense ou qualquer outro no Arruda lotado precisando desesperadamente do resultado. O jogo é hoje! Indo pegar meu ônibus logo mais e vou pra guerra.

    • Fabiano Pinheiro
      8.1

      Não disse que o Treze está rebaixado. Pelo contrário, quem deve ser rebaixado é o Cuiabá. Mas o jogo do Treze contra o Águia, não acredito que o Águia vá dar vacilo em casa num jogo de vida ou morte. Depois com o Santa tranquilo, cheio de moral e já classificado… Acho que o Treze termina com 30 pontos mesmo e ele só cai se o Cuiabá surpreender.

  9. André Tricolor Virtual
    9

    Excelente texto Dona Santana.

    Jr. concordo com sua análise quando afirma que o Santa ainda não possui a frieza que se espera em uma competição como a Série C. Ao menos estamos conseguindo consolidar uma estabilidade nos jogos, além de poder de recuperação. Tudo está acontecendo desde a chegada do Vica.

    Ganhando hoje ninguém mais sefura a Cobra Coral…

    Abraços a todos.

    VIVA SANTINHA !!!!

  10. André Tricolor Virtual
    10

    * segura

  11. André Tricolor Virtual
    11

    Grande Fabiano,

    O Treze bem que deveria ser rebaixado … Ganhou do Fortaleza, mas, não é imbatível lá na PB, mesmo conseguindo os resultados até aqui.

    Desde o tapetão macabro que criei repúdio. O time não tinha direito nenhum de disputar a sericê e ainda nos atrapalhou bastante, já que estávamos no embalo do BI.

    Abraço meu amigo.

  12. Entrando no clima do jogo ouvindo a narração dos gols passados do Terror do Nordeste!

    Dá-lhe Santinha!!

    http://www.radios.com.br/aovivo/Estacao-Coral/25006

  13. Tricolor Revoltado
    13

    Cara,
    que praga é essa que se abateu sobre o Santa Cruz nos últimos anos, quando se trata de competições a nível nacional?

    Quando não é time é técnico;
    quando não é técnico é diretoria;
    quando não é diretoria é presidente;
    quando não é presidente é jogador;
    quando não é jogador é um azar FDP que nos acompanha.

    Hoje, tudo estava lindo.
    Mais de 50mil torcedores (me engana com 38mil que eu gosto); Alguns bons resultados em jogos anteriores a nosso favor; Muita confiança em Vica; etc, etc…
    Todavia… a bola, insistiu em não entrar e, nós também não entramos na zona de classificação.

    Muito blá blá blá dos jogadores e o discurso do quase já ganhou pro Rio Branco. Mas, quem achar que vai ser fácil vencer aquela bosta de time, pode tirar o cavalinho da chuva. Pras bandas do Arruda tudo parece ser quase impossível. PQP. Todas as vezes que nos colocam no colo as oportunidades de ascender, nós mesmos jogamos fora a oportunidade. Só sendo praga de burrunêgu.

    Em suma: hoje só durmo anestesiado. É phoda!

  14. André Tricolor Virtual
    14

    Vica conseguiu contar quantos escanteios tiveram a nosso favor: 23 … Só não conseguiu contar os chutes a gol, foi quase nenhum! Como se quer ganhar dessa forma?

    O Santa consegue tornar tudo muito mais difícil. Joga com um time mais ou menos e empata em casa com mais de 40 mil torcedores. E como vai ser se classificando para a próxima fase?

  15. Infelizmente Vica hoje deu uma de SB

  16. A imprensa está encantada com a eloquência de André Dias e boa parte da torcida tricolor está emprenhando pelos ouvidos. Se Denis tivesse jogado o que André jogou hoje teria sido execrado. Há um abismo entre a qualidade dos dois, Denis é craque e André é mais um. Até aí vá lá(mesmo assim é incoerente), o primeiro fez dois gols nos últimos dois jogos, Denis fez apenas um, mas trocar Denis por um velocista genérico é uma aberração. Siloé vai correr o jogo todo, vai agradar a imprensa beócia, mas a bola não vai entrar. Prefiro Denis bêbado. Vica é vaidoso, tá achando que botou pra fuder e se complicou feio. Esse time precisa de frieza e o único jogador frio é Denis. Foda-se quem quiser barrá-lo! Domingo, se ele não for titular vou esculhambar do começo ao fim.

    • Siloé ficou em quinto lugar no PE 2012, enquanto Denis foi o artilheiro e campeão em cima da coisa. Jogo decisivo é jogo decisivo, porra! Tem que botar quem sabe. Bando de cagão, quando ver o estádio lotado se peida. Eu lá quero ver atacante ligeirinho, eu quero é bola na rede. Por mim o ataque do próximo jogo é Denis + um. Vica, vai tomar no cu!

  17. André Tricolor Virtual
    17

    Realmente hoje André Dias não esteve bem … Pior foi naquele programinha de agora pouco da tv Bosta, o cara politicou em falar bem da barbie e da susie (que por sinal venceu numa cagada da peste de um time tão horrível quanto ele).
    Jr. mais uma vez concordo com seu comentário. O cara pra torcer pro Santa tem que ter dois corações.

  18. Júnior Santelona
    18

    Fui para o jogo, se a torcida estava muito calada foi porque o time estava apático em campo, saída de bola muito lenta e sem objetividade, errando passes bobos, era jogo para usar a individualidade, cavar algum penalte, fazer gol aos trancos e barrancos, de bunda, de barriga, de mão etc…enfim faltou Raça.

    Quando era pra rifar a bola, saia jogando errado.

    Quando era pra sair jogando, rifava a bola.

    O time tocava demasiadamente a bola de um lado pro outro e ninguém se deslocava para receber a bola, faltou movimentação,(melhorou com Renatinho).

    Raul horrível(nunca vi tanta preguiça),(Tem que aprender com Danilo do Corinthians, é lento mas é objetivo).

    Era pra ter colocado Leozinho no lugar de Raul.
    Enfim o empate saiu no lucro, contra o Brasiliense tem que atropelar sem pena.

    Eu acredito, mas tem que ter mais atitude, tem que se impor como time grande.

  19. Novidades são sempre bem vindas, mas tem sua hora. Essa não era hora de Siloé.

  20. guilardo pedrosa
    20

    Deveriam pegar esses diretores de institutos de pesquisas e dar uma surra em cada um, colocando-os de molho em água e sal. Entra ano e sai ano o Santa Cruz dá um show de públicos, colocando-se entre o terceiro e primeiro no Brasil, e entre os MAIORES CINQUENTA do MUNDO. Ainda tem gente da imprensa, e nem falo das outras torcidas, porque essas não vão ao estádio, que querem subverter a lógica dos números. TORCEDOR, aquele que ouve resenha, lê os jornais e vai ao estádio, só tem de um time, o Santa Cruz. O resto , tratam-se de simpatizantes que desfilam nos shoppings centers e nas praias. Nem sabem onde ficam a Ilha e os Aflitos, ou melhor, o MORADA DA PAZ, em São Lourenço. Todas as vezes que se falar em torcidas, seria melhor os simpatizantes dos co-irmãos desconversarem e ficarem calados. Só quem pode falar em torcedor no Brasil, é o corintiano, flamenguista e santacruzense. O resto, é melhor arranjar um emprego nesses institutos…

  21. Artur Perrusi
    21

    Não esperava um jogo fácil, mas não pensei que fosse tão difícil. O time não foi bem, mas tb não foi mal. A verdade é que o Sampaio anulou nosso meio-campo, a ponto de nos restar apenas o chuveirinho.

    Siloe foi apenas razoável. Não entraria, de cara, com o jogador. Ficaria como opção para substituir DM9, caso estivesse mal. No segundo tempo, tiraria Raul e não Natan. São erros de Vica? Sim, mas não explicam cabalmente o empate. Confesso que subestimei o Sampaio, time que joga junto faz certo tempo.

    De todo modo, se ganharmos do Rio Branco, voltamos à parada. E o Sampaio é melhor do que o Brasiliense. Na realidade, não quero chegar contra o Treze precisando de resultado — parece que, com 34 pontos, consegue-se a classificação.

    • Coronel Peçonha
      21.1

      Grande Artur!

      Quando vi que Siloé ia ser titular, no sábado, já comecei a dizer que era um erro de Vica.

      Primeiro, porque o jogo era para meu ídolo Caça-Rato: ele faria melhor a retenção e a distribuição de bola para André Dias. Até entendo se DM9 entrasse, mas Siloé, jamais.

      Segundo, porque achei que o meio ficaria muito aberto com dois atacantes que não marcam, Raul e Natan.

      Depois, porque o Santa perdeu uma possibilidade de botar fogo no segundo tempo, com a entrada do rápido Siloé.

      Por fim, Vica ter deixado Raul ontem…

      Agora, VERDADE SEJA DITA, Vica mudou a disposição do time. O problema não foi o erro de Vica ontem, não foi a bola na trave, nada disso, foi o fato de termos tido Sandro Barbosa comendo a nossa paciência e nossas chances de classificação durante 11 rodadas.EIS O NOSSO MAIOR PROBLEMA HOJE: não poder errar.

      O Santa Cruz é minha pátria.

      p.s.:se CR7 tivesse feito as pixotadas que vi ontem por uma três ou quatro vezes, o estádio teria arriado em cima dele, diria que não sabia jogar, que é doido, etc. Mas o jogo de ontem era para ele.

    • Coronel Peçonha
      21.2

      Dois atacantes que não marcam (André Dias e Siloé), além de no meio ter Raul e Natan, que também pouco fazem sobre isso.

      Sorriso ontem foi o melhor em campo para mim. Nininho, no segundo tempo, jogou como há muito não jogava.

      E ANDRÉ DIAS, que jogou mal, disse no Apito Final ontem à noite que, quando fica como referência na área, como ontem, fica muito parado, não gosta de jogar assim.

  22. André Tricolor Virtual
    22

    É isso aí Artur …

    E parece que Vica também não garante a permanência do Siloé como titular no próximo jogo.

    O estreante jogou muito mais pra si do que para o time (foi minha ligeira impressão), embora também acho que não foi sua escalação que foi decisivo para o empate.

    Agora o técnico errou feio em deixar o gago em campo. Cara sem espírito. Se fosse o último jogo precisando de uma vitória, estaríamos lascados. E é isso que me dá frio na espinha. Realmente, o velho Santa treme com casa cheia, bando de frouxo.

  23. Santana Moura
    23

    Algumas vezes discutindo a questão do amarelão esportivo com Aline Moura, eu defendia a tese de que trabalhar à vista de uma multidão não seria uma tarefa fácil, sendo comum o nervosismo aparecer. São muitas cobranças.
    Ela fez uma analogia com o trabalho de milhares de pessoas que recebem pressão do chefe (até gritos), dos colegas de trabalho, do salário apertado, mas precisam fazer o seu papel. Resguardada a devida proporção considero que ontem, hoje e sempre, quaisquer que forem os jogadores do Santa Cruz, eles se sentirão muito cobrados pela multidão naquele estádio. Quando estive por lá, em dois momentos diferentes, precisei fazer um trabalho específico para facilitar a sinergia entre torcedores e jogadores, não é coisa fácil é preciso conhecer história, cultura organizacional, clima organizacional e processos psicológicos identificarórios inconscientes. Sem fazer este trabalho, jogar no Arruda com grande multidão será sempre um grande desafio a superar, a menos que o grupo defina que vai enfrentar este aspecto de uma vez por todas.

  24. Santana Moura
    24

    Quaisquer que “sejam” os jogadores (perdoem o erro de Portugues percebido depois de enviar a mensagem).

    • Cara e ilustre tricolor, já vi muitos times que jogavam melhor com o estádio lotado. Esta é a diferença do jogador recalcado para o jogador competente. O exemplo mais recente é o time de 2005 e a dupla Rosembrik e Bala, quanto mais gente mais bola eles jogavam. O mago driblava quem aparecia pela frente e incendiava o estádio, Carlinhos parecia movido pelos gritos da torcida quando arrancava.

      Pra esse elenco aí urge a necessidade de um trabalho psicológico, mas também levemos em consideração que a qualidade técnica é sofrível. Bando de pernas de pau.

  25. Capada de 15 mil na renda,por baixo.Os pontos doados pelos irresponsáveis e incompetentes do Arruda fazem falta.Vamos torcer para termos sorte também,DM9 tem que voltar,Dedé talvez.Agora vem a direção querer posar de vítima,vcs mais SB têm que pedir perdão a torcida.

  26. André Tricolor Virtual
    26

    Coronel,

    Lamento informar que o Vica não simpatiza com o Caça Rato.

    Hoje seu ídolo maior é o quarto atacante e sua entrada será cada vez mais rara (a não ser que ele destrua em algum coletivo).

    O problema não foi quem não jogou e sim que esteve durante uma semana treinando como titular e não foram capazes de resolver o jogo ontem.

    O Santa está se preocupando com o futuro e não está resolvendo o presente, como foi o jogo contra o Sampaio.

  27. André Tricolor Virtual
    27

    Nobre Peçonha,

    Nos treinos Siloé foi muti bem, tanto que foi titular.

    Depois do jogo é fácil analisarmos. Não podemos esqueder que o Sampaio dentro de sua proposta de jogo foi muito bem. Raul e Natan estavam sempre bem marcados (são articuladores no meio de campo) e o próprio Siloé sempre quando recebia a bola tinha 2 a 3 marcadores e algumas faltas não foram marcadas em cima dele (aliás o juiz esqueceu os cartões em SP).

    No momento que tivemos oportunidades de marcar, erramos mais uma vez nas finalizações com Sorriso e Siloé (foi seu primeiro jogo e devemos dar um certo desconto).

  28. André Tricolor Virtual
    28

    * muito
    * esquecer

    Eita teclado …

    A Torcida do Santa é impressionante .. 38 mil foi piada!

  29. Júnior Santelona
    29

    Arnildo Ananias,

    Tá na hora de postar; “Tô sentindo um cheiro de serie B no ar”.

    Pra ver se dar sorte !!!

  30. Siloé não jogou mal. Mas….para furar retranca já dizia minha vó é jogar pelos lados. Só acho que Vica fez a substituição errada. Deveria Renatinho entrar no lugar de Thiago Costa e Leozinho (saindo Raul que não dá velocidade ao jogo) pra fazer as jogadas na esquerda com Natan e Nininho na direita colocando os dois homens (AD e DM) na área.

  31. O empate ontem foi ruim, mas também nada pra tanto desespero. Se olharmos bem a tabela e o próprio percentual de rendimento, o Santa tem plenas e reais chances de classificação. Senão vejamos: hoje há 04 clubes na frente do Santa; Fortaleza (30), Treze(30), Brasiliense (30) e CRB(29). Vencendo o RB o Santa já se torna líder isolado (31pts). Pega o Brasiliense no Arruda e vencendo (34pst) já o afasta da briga (30pts), faltando apenas um jogo.

    Só Sampaio que junto com o Santa tem ainda mais três jogos a fazer.

    Com 34 pontos e um jogo a fazer – SE considerarmos que os times teriam que vencer seus dois últimos jogos – impossível diante dos confrontos diretos, isto é, alguém que está hoje no G4 certamente perderá pontos – não há espaço para Santa deixar de se classificar!

    Outro ponto positivo a nosso favor é o saldo de gols. O Santa hoje tem 09. Só perde pra Fortaleza e Sampaio. Se ganhar os dois próximos jogos, no mínimo, ficará com saldo de 11 gols. Pra se ter uma idéia o saldo do Treze hoje é de menos 02gols.

    Então, as chances do Santa se classificar já no domingo contra o Brasiliense, caso vença o RB, são enormes.

    • a situação é reversível, mas o time não inspira confiança. o santa está no mesmíssimo nível dos demais e qualquer resultado é normal. podemos muito bem vencer os dois, mas se apanharmos os próximos jogos não vai ser nada anormal.

  32. O problema é que com Tiago Bosta e Sandro Manoel juntos não iremos a lugar nenhum, foram os piores de comapo ontem.
    2 – Esta diretoria só sabe contratar rebarba da susies e das barbyes como é que escaparemos?

  33. Fábio Belmino
    33

    O governo esta intimidando os clubes para jogarem na Arena Dudumbo colocando o Todos com a Nota apenas em jogos no elefante branco.
    A diretoria Coral deveria rejeitar categoricamente a possibilidade de jogar no fim do mundo e disponibilizar a mesma quantidade de ingressos reservados ao Todos com a Nota repassando no mesmo valor que o governo paga.
    Com certeza a torcida compra e o clube ainda recebe à vista, pois o repasse do governo é à perder de vista.

    • Tricolor Revoltado
      33.1

      Belmino, o Santa Cruz precisa falar a mesma linguagem que o governo nesse embate político. O que Dudu enxerga em qualquer luta é o “VOTO” popular. Se nos blogs e afins começarmos uma campanha apontando Dudu como o principal responsável por este embate, afirmando que se o Santa perder o TCN a massa coral virará inimiga política do mesmo, essa cambada vai começar a pensar duas vezes antes desse discurso de tirar o TCN. Melhor ainda era se a diretoria tomasse essa postura e esse discurso, mas, ALN tem rabo preso com essa turma.

      Nossa campanha:
      1 – Se tirarem o TCN – “Tricolor Nunca Mais Pede a Nota”(TNMPN)”;
      2 – Se tirarem o TCN – “Tricolor Não Vota em Dudu”(TNVD)”.

  34. Por favor diretoria quem é esse arbitro que vai apitar esse jogo tão importante, Edmar Campos da Encarnaçao/AM , DIRETORIA acorda pelo amor de DEUS

  35. guilardo pedrosa
    35

    Acompanhei incrédulo a chantagem imposta pelo governo ao Santa Cruz e Sport. Nem no período nazi-fascista houve tanta cara de pau de um governante, a fim de alcançar um objetivo para sanar a tresloucada ideia, sua e da sua troupe, na construção desse ELEFANTE BRANCO. Digna de um Goebels, Himmler e Ribentrop. O governo tem todo o direito de EXTINGUIR o programa TCN. O que não pode é espancara a isonomia constitucional, em benefício de uns. O Náutico vendeu-se cedo, e o desastre se encaminha a galope. O Sport utiliza-se da mesma moeda, da chantagem. Só joga se seu projeto for aprovado. Mas a situação do Santa Cruz é diferente. O Santa não tem verba de TV nem patrocinadores gigantes. Vive só das suas rendas de estádio. Domingo, por exemplo, colocou 39.000 pessoas e teve uma renda de R$ 502.000,00. No próximo jogo, com o Brasiliense, certamente colocará 50.000 e terá uma renda de mais de R$ 600.000,00. Pergunto. O governo pagará ao clube esses valores para jogar lá na arena ? E por acaso pensa ele, governador, que o Santa colocaria lá em São Lourenço 40/50/60.000 pessoas ? Claro que não. A torcida do Santa ama o Arruda, e lá ela se mostra para o mundo todo. Agora, querer consertar um terrível erro de avaliação que foi a construção da arena lá no fim-do-mundo, onde já foi apelidada de ” MORADA DA PAZ”, porque é só para ricos, é distante, dentro das matas e tem um velório já inaugurado com o Náutico, além do difícil acesso para cortejos, é , no mínimo , ridículo e impensado. A coisa é tão séria, que hoje pela manhã já li nos jornais que o TCU anuncia eventuais ” erros nos aditivos da arena PE, bem como evidencias de superfaturamento e uso indevido dos nomes dos clubes” para efetivar os contratos. Pois bem, e aí falo como pernambucano e pagador de impostos. Ao invés de emparedar o Santa Cruz com chantagem explícita, que lhe dá inclusive o perfil de um ditador de opereta, o governador deve EXPLICAR DIREITINHO como foram feitos esses contratos, o valor real das obras, e se o Consórcio está recebendo dinheiro do Governo do Estado. Porque, salvo em caso de prejuízo dado pelo próprio Estado, é vedado pagamento à inciativa privada de eventuais prejuízos que tenha com o empreendimento. Asseguro ao governador, novo Hitler, versão tupiniquim, que essa PERSEGUIÇÃO ao Santa Cruz lhe custará muito caro. Um déspota jamais deveria ser candidato a presidente, muito menos quando passa a perseguir uma torcida gigantesca . Tal ação, nefasta e cruel contra um clube que já está moribundo, certamente lhe custará a perda da eleição dentro do seu próprio quintal. E tem mais, Mussolini de gafieira, falando por mim próprio, não hesitarei em ajuizar uma ação popular para esclarecimento desses contratos, que poderão inclusive, ao meu talante, desembocar em impugnação à sua candidatura, além de uma ação de improbidade, a depender dos resultados do TCU . O Náutico vendeu-se, o Sport também, mas se o Santa Cruz for subjugado pela força da chantagem, o senhor Tojo sertanejo, perderá a eleição dentro da sua taba. Podem acreditar…

    • André Tricolor Virtual
      35.1

      Guilardo,

      Que pancada!

      A imoralidade tá na moda …

    • Ele não tá doido pra comprar uma briga com o Santa. O véio vivo teria dado-lhe um esporro. E outra, um coro a cada jogo eu garanto que dá pra articular fácil dentro do Arruda. Pode ser- ão ão ão, eduardo é muito bão.

  36. Dedé,DM9 e Siloé não viajam?Pelo menos não estão relacionados,assim perdemos boas opções.

  37. Domingo vou levar uma faixa com palavras de protesto contra esse Governador DITADOR que quer acabar com o nosso patrimonio o estadio do Arruda , no arruda ele paga uma migalha agora para jogar na arena do governo ele paga 25,00 quem tiver alguma ideia de como devo descrever nessa faixa favor comentar.

  38. hoje mandei varios emails para todas as resenhas e ninguem se pronunciou temos que fazer algo para que todo o Brasil veja oque esta acontecendo com o futebol pernambucano, temos que desmascarar esse governador e a nossa federação

  39. Eduardo Ramos
    39

    Quem tá complicando o Santa Cruz são dois laterais. Não estão jogando nada. E Nininho é a avenida.

    Sérgio Manoel não larga a bola nem pra ganhar mais um salário.

    Pelo que jogou no segundo tempo contra o Águia, o ataque deveria ser Leozinho e André Dias.

    Vamos torcer por uma vitória convincente nesta quinta-feira. Ou então, Adeus Série B.

    • Se não vencer o Rio Branco, sinceramente não merece se classificar.

      Essa semana o adversário perdeu 3 titulares: Pedro Henrique, Leandro Camilo e Pretinho (esse tá informando no twitter). Perdeu também o atacante reserva Cassiano. Testinha, meia que era titular há alguns jogos não apareceu nos últimos, não sei se está machucado. Tem um jogador que volta depois de dois jogos fora e outro depois de 50 dias parado (não sei se entrarão).O Lateral direito titular jogou o estadual sub-20, jnto com mais dois que foram integrados ao elenco para as ultimas 5 partidas.

      Enfim, será incentivo financeiro (se houver) e defesa da sua dignidade por parte do Rio Branco contra vontade do Santa Cruz de ter algo melhor para suas famílias, para a carreira, para ter merecimento de passar para a próxima fase.

      Vai haver cansaço, mas todas as equipes também viajaram para lá. O campo, segundo dizem é bom. O jogo será à noite.

      Acredito no Santa Cruz, que respeitando o adversário e com luta, muita luta poderá superar todos os obstáculos e conseguir a vitória, qua se vier deverá ser suada.

      Superando o Rio Branc lá, apesar da fadiga, o grupo atingirá um novo patamar em auto-confiança que pode ser um bom diferencial para o jogo contra o time do político cassado.

  40. Roberto Gomes
    40

    SERÁ ?
    Algum Companheiro poderia explicar porque ALN deu uuma procuração ao presidente da FPF Evandro Barbosa para representar o Santa nas negociações com o Governo e Secretária da Fazenda (todos com a nota)? O mesmo assinou um contrato em nome do Santa, se comprometendo a fazer dois jogos na Arena Pernambuco (Dudumbo) e agora ALN diz que não sabia e se faz de desentendido ? Porisso o governo tá colocando a faca no pescoço da Santa para cumprir o contrato e queria suspender a troca dos bilhetes de todos com a nota se o Santa não for jogar na arena. Isso tá cheirando muito mau ! Começa com dois jogos e depois quando se abrir os olhos estamos dentro da arena. Isso tem cheiro de armação. ALN como politico, parece que quer terminar o plano que FBC e o governador bolaram e não conseguiram na época de levar o Santa para jogar na arena, e agora com medo da reação da torcida transferiu a responsabilidade para a FPF com cara de inocente. Eu ja comentei aqui, parece que tem muita gente que não quer sair da serie “C”, é adepto do caos financeiro, para justificar a ida para a arena.Posso estar enganado, mania de perseguição,ou até vendo fantasma na famosa teoria da conspiração através de outro plano em curso, mais que tem muita coisa estranha acontecendo tem, ou não ?…………. …………….
    Saudações Corais

  41. guilardo pedrosa
    41

    Caros colegas do Blog – Estamos vivendo a aflição de uma disputa, no campo, a respeito da nossa classificação e acesso. Mas meus amigos, PERIGO IMINENTE E MAIS IMPORTANTE PARA A NOSSA EXISTÊNCIA COMO INSTITUIÇÃO, é a trama urdida pelo Governo do Estado, FPF e consórcio ( Odebrecht ), para salvar o pescoço e a eventual disputa eleitoral de Eduardo Campos. Quero aqui conceder o benefício da dúvida a ALN. Mas se ele estiver metido nisso, nessa patifaria política, quadrilha explícita, NÓS TRICOLORES, EM TODO O ESTADO TEMOS QUE NOS MOBILIZAR. Convocar todos os blogs da nossa torcida, fazer reuniões e tomar decisões : a ) Iniciar um movimento em todo o estado para inibir a candidatura de Eduardo Campos à presidência. E se o mesmo for candidato, dar início à uma vasta campanha para que NENHUM TRICOLOR DE VERDADE VOTE NESSE CARA… 2 ) O mesmo caberá ALN se descoberto for, que ele participou dessa engendração. REUNIR para pedir através da Justiça, via AÇÃO POPULAR, a apuração da responsabilidade do Estado, e se o mesmo vem pagando os prejuízos do empreendimento da Odebrecht. A depender da diligência que vem sendo feita pelo TCU, entrar com a impugnação da candidatura desse traidor que quer ser presidente, bem como com as ações que se façam necessárias para obter improbidades explícitas, no que concerne à construção dessa malfadada Arena, ELEFANTE BRANCO, que consumiu R$ 666.000.000,00 do Estado, em detrimento da construção de hospitais, creches, postos de saúde, delegacias, saneamento etc… NÃO PODEMOS CRUZAR OS BRAÇOS E FICAR APENAS COMENTANDO NOS BLOGS. VAMOS PASSAR ÀS AÇÕES, pois só assim o Santa Cruz não se submeterá, de joelhos, à essa infâmia que o governador quer lhe impor. Somos sim, Eduardo Campos, time de pobres, pretos , putas , remediados e ricos , mas não vamos nos curvar à sua sanha ditatorial. Sua Excelência verá, após todos esses movimentos, quantos milhares ou milhões de votos perderá em PE. Quem viver verá…

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *