Vale o quanto pesa (1)

200267690-001

Para desenvolver o tema proposto pelo título seria necessário definir o que entendemos por peso. “Matematicamente, ele pode ser descrito como o produto entre massa e a aceleração da gravidade local”. (UOL). Moralmente, diz-se do caráter de uma pessoa; socialmente, refere-se ao seu valor dentro da comunidade em que se insere; popularmente, tem a ver com a coerência entre o que se diz e o que se faz e assim por diante…

Neste escrito tecerei algumas considerações sobre parte do elenco do Santa Cruz e noutra oportunidade completarei os comentários envolvendo a outra parte. Tentarei estabelecer uma relação entre o peso da camisa do Santa e o valor de quem a veste. Reconhecendo que todos nós temos um eu íntimo (que não mostramos), um eu social (que alguns conhecem) e um eu público (visível para todos), tentarei me referir ao “eu” públicol de alguns atletas corais, começando pelo goleiro.

TIAGO CARDOSO. Simples, dedicado, afável, paciente, sempre receptivo à torcida ou às crianças que, com admiração, às vezes tocam-lhes as mãos. Um gigante em bolas difíceis, unanimidade entre os torcedores. Quando pegar seu primeiro pênalti terá seu nome gravado no grande livro do coração santacruzense para sempre.

EVERTON SENA. Olhar firme, disciplinado, confiável, simples e direto. Implacável na marcação; no confronto um a um dificilmente perde a disputa. Polivalente como nenhum outro, só não faz parar a chuva, o restante ele faz. Assim como aconteceu com Ricardo Rocha, que de zagueiro transformou-se em lateral direito, em 1983 e depois foi parar na seleção, você também, Sena, está fadado ao sucesso. Pela pessoa determinada que parece ser, estaria sendo enaltecido em prosa e verso caso pertencesse a algum clube com um bom departamento de marketing, mas não deve sentir falta disto. Sucesso é melhor que fama, esta é passageira.

WILLIANS. Parece com a história do milho que virou pipoca, no melhor dos sentidos. Com a confiança do seu treinador ele se transformou em três e, às vezes, joga por três mesmo (dois zagueiros e um atacante). Agigantou-se na zaga e está fazendo uma grande diferença no sistema defensivo coral, parabéns; que seu brilho esteja sempre presente no campo todas as vezes em que defender o Santa.

FLÁVIO RECIFE. Por causa de dele eu remei e continuo remando contra a maré da opinião de muitos dos meus pares que, em grande parte, percebem muito mais o que lhe falta, enquanto eu procuro enxergar o que lhe sobra: coragem, ousadia, força, obstinação, capacidade de se tornar aquele que se sacrifica pelo bem maior da equipe. É ele quem na maioria das vezes é caçado implacavelmente pelos adversários, pois muitos árbitros fazem vista grossa sobre as faltas desleais dirigidas àquele atleta. Há, também, preconceito pela sua condição de origem, mas Flávio tem conseguido dar a volta por cima, sendo querido por muitos. Conheço alguém que pode ensiná-lo a fazer o treinamento mental que vai ajudá-lo a aprimorar suas finalizações, com isto o mesmo será, ainda, mais valoroso para nós.

ANDERSON PEDRA. Uma pedra, literalmente, no caminho dos adversários. Sério, focado, concentrado, talentoso e leal. É assim que eu o vejo, fazendo coro às milhares de opiniões idênticas à minha. Em 2013, seu exemplo será ouro para a garotada da base que vai ajudar a conquistar os objetivos pretendidos. Você é inspiração, transpiração e cérebro; rápido e lúcido, faz jogadas impossíveis, é um tesouro que logo será cobiçado por muitos, mas não se iluda continue mirando o horizonte você chega lá (onde você quer chegar).

RAUL. Um maestro em ascensão. Poucas firulas e muita competência na função que lhe é determinada – distribuição de jogadas. Exímio cobrador de faltas tem ampliado a confiança em si, jogo após jogo. Denota muito empenho e seriedade na atividade que exerce. Quando entrar num melhor condicionamento físico, com mais ritmo de jogo, será muito mais importante para o alcance dos objetivos do Santinha.

Entendo que cada um desses jogadores tem seus objetivos pessoais e eles poderão ser viabilizados pela conquista dos objetivos do grupo, mas não esqueçamos que muitas vezes, todo este romantismo futebolístico que nós torcedores amamos é empanado por acordos esdrúxulos das cúpulas que envergonham este esporte. Espero que vocês não se deixem cooptar por falsas ilusões. Busquem a realização dos sonhos de todos. Mostrem que valem o quanto pesam em dignidade, humanidade e profissionalismo, quando vestirem o manto coral. Estaremos por perto para aplaudir!

Em breve falarei de outros atletas.

52 Comentários

  1. Muito bom texto D. Santana Moura, como geralmente acontece aqui nas suas postagens.

    Mas confesso que em alguns pontos de vista eu discordo, como o caso de caça-rato, assim como a senhora, vejo ele com potenciais dentro de campo mais do que a maioria da torcida o vê, ele não se esconde na partida, tá sempre querendo a bola e tentar fazer o melhor dele.

    O problema(algumas vezes e momentos do jogo é até virtude)é que ele ao ter a posse de bola simplesmente se resumi a a fazer uma única coisa, baixar a cabeça e correr desembestadamente( daí a razão de ser tanta vezes caçado pelos adversários, por esse estilo de jogo dele) quando poderia levantar mais a cabeça, enxergar mais o jogo e principalmente seus companheiros. Pra mim o maior problema dele nem é o tão falado falta de chtes a gol(isso tambem), mas sim a falta de melhor enxergar o jogo. Assim como voce tambem o vejo com algumas caracterísiticas que se mehlor trabalhada, ele terá um futuro melhor do que a gente hoje imagina pra ele.

    E quanto a esse preconceito que a senhora fala que as pessoas tem para com ele não vejo desa maneira, ainda mais no futebol onde 90% dos jogadores, assim como ele, vem de orgiem bastante humildes de favelas espalhadas Brasil afora. eu o enxergo ocmo um jogador folclórico por algumas passagens que ele já falou e agiu, assim como tantos outros folclóricos jogadores por aí.

    Nos demais concordo integralmente com o dito no texto.

  2. Artur Perrusi
    2

    Depois de muita reflexão, digo qual é o ‘probema’ de Caça-Rato. É o segundo drible. Caça-Rato tem a síndrome do segundo drible, muito comum em peladeiros — caros tricolores, eu era assim, um caça-rato. Ele é capaz de dar o primeiro drible em qualquer defensor do mundo, até mesmo em Matt Hummels do Dortmund. Porém, perde o estro no segundo, por algum motivo misterioso, talvez místico, que não interessa discutir nesse momento. Parece que toda sua capacidade esgota-se na primeira finta — o feitiço simplesmente desaparece. Assim, o segundo drible é mediocre e, se há sequência, o terceiro torna-se uma desgraça, geralmente camuflado por uma simulação de falta ou encontrão no jogador adversário.

    Desse jeito, Caça-Rato deveria ser proibido de dar o segundo drible. Deu o primeiro, ou cruza ou passa a bola. Quando estiver na ponta, dribla e cruza; quando na defesa ou no meio-campo, dribla e passa a bola para o mais próximo companheiro.

    Pensem naquele gol de Branquinho com passe de Caça-Rato. O cabra driblou uma vez e fez o passe, tão ligado?! Tenho dito.

    • 1914 Henrique
      2.1

      Caça precisa primeiro entender que é, no máximo, um jogador mediano, nota 6.

      Se entender isso, treinar finalizações (dizemos isso desde o dia em que ele foi contratado) e levantar a cabeça, pode se tornar um jogador 7,5.

      Ah, primeira proposta boa que aparecer: VENDE.

  3. 1914 Henrique
    3

    Bom texto e coisa e tal, mas otimista DEMAIS.

    Tiago Cardoso é bom goleiro, mas também falha; William idealmente seria banco no Santa para um zagueiro melhor; Caça-Rato estraga muitos ataques por manter a cabeça baixa; Raul cansa muito rapidamente.

    Torço para outros textos sobre os outros atletas e até diretores e comissão.

    • Celso Henrique
      3.1

      Ser banco se o santa tivesse um zagueiro melhor? Que lógica.

  4. Eduardo Ramos
    4

    Prezada Santana, discordo quanto a Caça-Rato: voluntarioso e brigador, ele é e merece este reconhecimento. No mais, dribla em excesso e só faz gol por acidente. Preconceito não existe pois Renatinho e outros jogadores vieram de situações financeiras e sociais tão adversas quanto Caça-Rato. No meu time, ele não seria titular. Atualmente, prefiro Tavera.

    Melhores jogadores na atualidade:Anderson Pedra (o melhor), Tiago e William.

    • Estava vendo os melhores momentos do jogo SANTA CRUZ x caloteiros do sul, vi a roubada de bola de DM9 e o cruzamento para caça-rato. Se fosse outro centro-avante mais qualificado, ou mesmo DM9, teria feito o gol tranquilamente.

      Caça-rato é só esforçado. As vezes faz uma jogadinha aqui outra ali, arruma uma falta. Mas na finalização é um caso perdido. Se jogar cem anos ainda não aprende.

    • Eu acho que Denis é, disparado, o jogador mais lúcido do time. Quando a bola chega no pé dele ele PENSA sempre uma jogada.

    • concordo com eduardo Ramos, no elenco ATUAL os melhores são esses três citados.

      Anderson pedra mantem sempre uma regularidade invejável, Wiliam alves evoluiu muito com relação ao ano passado e Tiago Cardoso é o nosso paredão, tem suas deficiencias, mas para o momento atual dá conta e muito bem do recado!

      Eu colocaria DM9 nesse grupo que citei se ele fosse mais atuante na paertida, não que eu esteja criticando e ele realmente lá na frente é disparado o melhor e mais lúcido, mas ele em muitos jogos fica muito “ausente” do jogo se ele melhoraer isso o time vai crescer muito mais.

    • Kiliano - Tricolor de Coração
      4.4

      Caça-Rato só não fez aquele gol, por que Renatinho desviou a bola, se o baixinho abre as pernas, a bola sobraria livre pra Caça, ele e a barra e só!

    • Elvimário Araujo Júnior
      4.5

      Justiça seja feita, no momento atual do Santa, Éverton Sena tem lugar garantido no time titular.

  5. rubemjunior
    5

    Com DM9 em campo não tem placar em branco.

    Vamos vencer Domingo e ser tri-campões no dia 12/05/2013.

  6. rubemjunior
    6

    O problema de DM9 são as trancinhas.
    Quarta feira, vários lances ele estava com as mãos nas tranças.

  7. Roberto Santos
    7

    O árbitro de amanhã será Nielsen Nogueira vejam o comentário de um torcedor do sport sobre o jogo Santa e náutico apitado por este rapaz!
    “sou Fábio Torres torcedor do SPORT, vi com bastante frieza o clássico, pois para mim tanto fazia o resultado, uma vez que o mais importante é estar entre os quatro no final. Mas a impressão que nos passou, é que o juiz além de perdido, deveria ter recomendações de não prejudicar o Náutico. Relato alguns fatos: (1) Everton: Merecia ser expulso com agressão gratuita e não cartão amarelo; 2) Penalty: Claríssimo em cima de Thiago Matias;; 3) Penalty: Caso vejam o replay, vão ver que o André Zuba nem tocou no Ricardo Xavier, portanto não foi Penalti e ainda merecia cartão amarelo por jogar a torcida contra o arbitro; 4) A expulsão de Thiago Cunha, ele sofreu a falta claríssima e de fato tentou revidar e sequer bateu no jogador do Náutico e o Juiz ainda reverteu o lance; 5) Expulsão de Wesley, mais uma vez falta no jogador do Sta, que reclamou de forma brusca, mas poderá, após tantos erros em favor do Náutico…e mais uma vez expulso.”

    Esse juiz também apitou a semifinal contra o salgueiro e expulsou Geilson sem expulsar o jogador do salgueiro envolvido no lance.

    Bivar já pagou para colocar jogador na seleção, Dubeux comprou até boi para ganhar do Santa, todo cuidado é pouco!

    • Luiz Ernane
      7.1

      Realmente um absurdo.

      Com certeza ele não errou pura e simplesmente.

      É caso de Polícia, pois houve suborno.

      Pra quem não assistiu ao jogo roubado por Nielson:

    • Luiz Ernane
      7.2

      O link que mostra todos os lances é este aqui:

    • Se voce colocar o nome do juiz no gogle pra ver seus desempenhos recentes voce só ve ´um monte de clubes por aí p….. da vida com ele por cometer erros grotescos.

      Eu acho que a fpf poderia poupar ele e nós e colocar pra apitar um juiz com histórico menos danoso.

      Só espero que amnha após o jogo estejamos todos felizes e sme precuisar mencionar o nome desse arbitro amanha após op jogo.

    • joseildo
      7.4

      Este arbitro é uma NOJEIRA e não nogueira, é um anti-Santa Cruz, só apita para nos prejudicar, mas fazer o que se nossa diretoria é inocente?

  8. Icaro Coral - TOIC
    8

    ISSO AÊE !

    Fim do jogo com o Náutico. Santa Cruz classificado à final do Pernambucano. No caminho para o vestiário, Luciano Sorriso responde aos microfones das rádios. Perguntas corriqueiras. Mas é a resposta dele que surpreende. Na conclusão do pensamento, ele manda: “Vamos em busca desse tricampeonato, que o Santa Cruz não conquista desde de 1971”. A propriedade com que ele falou da história do clube assustou. Positivamente. Não é nada comum um jogador que demonstre tal conhecimento. Conhecer o clube pelo qual joga é ir além das promessas de defender as cores com sangue e suor. É mais do que beijar o escudo do time a cada gol marcado. Pode ser a diferença entre o jogador que será lembrado e o que está apenas de passagem. Para Luciano Sorriso, é o mínimo que ele pode fazer. “Isso aqui é a minha vida hoje. A minha família depende disso. O mínimo que posso fazer é estar por dentro da tradição do clube, suas tradições, títulos e metas”, afirmou o volante. É a primeira temporada de Sorriso pelo Santa Cruz. São pouco mais de cinco meses no clube. Não importa. É o suficiente para ele ir buscar a história do time. Em 1971, o Tricolor conquistou o seu último tricampeonato que, com os títulos de 1972 e 1973, virou um pentacampeonato. O volante não parou por aí. Andou no tempo e chegou aos dois últimos títulos corais. “Lembro dos dois últimos jogos de 2011 e de 2012. Os gols, os lances. Passou em São Paulo e eu assisti. Tenho uma memória boa”, contou.

  9. Santana Moura
    9

    Parece que o texto atingiu em parte o objetivo, surgiram várias sugestões e orientações para Flávio Recife, que ele pode muito bem levar em conta, pois são verdadeiras e muito boas. Foi bem diferente de outras vezes que só se faz detonar. Creio que se a gente quer ajudar nossa equipe é com este nível de crítica que vai fazer efeito. Estes problemas que vocês citaram são inteiramente reversíveis mediante treinamento mental (um tipo de treinamento psicológico que se faz para aprimorar acertos e dirimir erros), cabe a ele procurar esta ajuda, não precisa ficar esperando pelo clube, pois não vai ter nunca.

  10. Santana Moura
    10

    Quanto ao árbitro NIELSON, é assim que gostaria de escrever sobre ele depois do jogo:

    “O árbitro da partida esqueceu todas as cores, tendências e preferências da Federação, defendeu as regras do jogo como um verdadeiro guardião, assumiu as rédeas de sua atuação e foi impecável na marcação de faltas violentas que o Sport faz contra o Santa Cruz, especialmente os chutes sorrateiros nos calcanhares, as cabeçadas nas nucas (podem matar) e as pisadas nos pés. Nielson marcou o pênalti legítimo cometido sobre Flávio Recife e expulsou Tobi pelas recorrentes faltas com intenção de machucar os adversários. Foi um Juiz sem medo, sem rabo preso, com vontade de ser feliz”.

    Gostaria de repetir este comentário depois do jogo, eu sou otimista, e às vezes isto vira doença, mas doente eu já sou de várias síndromes todas provocadas pelo Santa. Rsrsrsrsrsrs

  11. Arnildo Ananias de Oliveira
    11

    VEJAM ISTO:

    http://www.santacruzpe.com.br/noticia.php?id=377

    Morre de inveja leoa!

    SAUDASANTA

  12. Celso Henrique
    12

    Amanhã lerei nos jornais: ” inquestionável” a vitória do Santa Cruz. Hoje to nervoso. Não vou ao jogo e acho que não vou assistir na TV e nem escutar. Mas estarei vivo para comemorar.

  13. PEDRO ZIMMERLE
    13

    Parabéns pela vitória, mas teve um ponto negativo, o pênalti perdido que eu já sabia. se D9 (q é craque de bola)batesse, perderia; ele bate sempre do mesmo lado.

  14. O CR7 DO ARRUDA É MELHOR QUE MESSI. TOMA LEOA.

  15. Manoel Valença
    15

    Amigos, últimos jogos do Santa: coisa, coisa rosa, coisa rosa, coisa rosa gaucha e coisa. Dessas 5 coisas, perdemos uma num roubo de um penalti q não houve.

    Infelizmente, estou no Rio a trabalho. Quem me conhece sabe que estaria bêbado no Arruda. Mas, houve um lado bom. assisti ao jogo pela internet, pelo PFC e junto de amigos cariocas. Eles ficaram impressionados com a entrega do time. Éverton Sena perecia ser Éverton Senna. Ficaram impressionados.

    Como tudo é difícil, perdemos um penalti. Deixa pra lá, e, tou com um sentimento que não há como o Santa perder esse jogo na casa de festejos. Parabéns a todos e a Tiago Cardoso.

    Ainda mais uma pergunta: O que tem que acontecer pra Tobi ser expulso? Será que a Coréia do Norte lançar uma bomba nuclear é suficiente? Ah, já sei!!! Tobi será expulso quando a coisa rosa for campeã!!!

    DIMINHAS, vou voltar, pode acreditar agora!!!

    • santana moura
      15.1

      Não gosto de rir antes que tudo acabe, sou comedida, mas com este comentário eu tenho que rir, rir muito Valença!

  16. Flávio Tricolor de Gravatá
    16

    Vitória importante, numa partida em que o desgaste de dois clássicos difíceis e uma partida contra uma forte equipe nacional no meio da semana, com o campo molhado foi determinante em alguns momentos do jogo.

    Então é manter esse mesmo espírito aguerrido e só mais um detalhe importantíssimo, matar quando tiver a chance de matar.

    Outro ponto que quero ressaltar é uma diferença do Santa Cruz 2013 para os dois anos anteriores, em que nosso time não jogava, esperava o adversário e era mortal nos contra-ataques, esse ano temos força ofensiva, conseguimos jogar também, isso é bom demais.

    Como diz o Arnildo o cheiro de tricampeão está no ar.

    Andar com fé eu vou a fé não costuma falhar!

  17. Aluísio
    17

    Moacir perdeu a aposta! Vai ter que jogar com o cabelo a la Caçotelli.

  18. Arnildo Ananias de Oliveira
    18

    GOSTARIA DE SABER QUANDO APARECERÁ UM ÁRBITRO,

    que mandará pro chuveiro DIRETO esse criminoso chamado Tóbi.

    Cachorra de peruca, ñ perdes por esperar!

    SAUDASANTA

  19. Eduardo Ramos
    19

    Ainda faltam longose eternos 90 minutos.

    Melhor em campo: Tiago Cardoso (pelas defesas no primeiro tempo). Dois monstros em campo: Pedra e William Alves.

    Decepção: Renatinho.

    DM9: decisivo mas bater pênalti não é a sua praia.

    Não entendi o porquê do carniceiro Tobi não ter sido expulso. Ele tentou quebrar a perna de Renan.

  20. PEDRO ZIMMERLE
    20

    FLÁVIO RECIFE. Por causa de dele eu remei e continuo remando contra a maré da opinião de muitos dos meus pares que, em grande parte, percebem muito mais o que lhe falta, enquanto eu procuro enxergar o que lhe sobra: coragem, ousadia, força, obstinação, capacidade de se tornar aquele que se sacrifica pelo bem maior da equipe. É ele quem na maioria das vezes é caçado implacavelmente pelos adversários, pois muitos árbitros fazem vista grossa sobre as faltas desleais dirigidas àquele atleta.
    Assino embaixo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!11

  21. Roberto Santos
    21

    É proibido expulsar Tobi? Faço essa pergunta a muitos anos!

  22. Eduardo Ramos
    22

    Ralph e Maciel Jr. : único erro do juiz foi de não dar cartão amarelo a Renatinho.

    Não comentaram absolutamente nada sobre a tentativa de assassinato cometidapor Tobi.

    • santana moura
      22.1

      Eduardo, parte da imprensa tingida de rubronegro não enxerga faltas violentas, nem penaltis não marcados quando se trata do Santa Cruz, eu nem espero nada de alguns destes “profissionais”, não tenho expectativas, só assim não me decepciono.

  23. O Santa hoje não teve num dos seus melhores dias, mas valeu pela vitória e domingo da pra segurar pelo mens um empate e fazer festa no chiqueiro!!!

    Só a título de curiosidade O Santa arrecadou só do último jogo contra a coisa aquele do lance de tozo até o jogo de hoje contando com o do Inter/RS(que podia ter mais público ali) mais de R$ 2 MI, viu diretoria!!!!

  24. TRICOLAÇO
    24

    O jogador destro batendo no canto direito do goleiro também destro, é uma barbada. Mas Deniz pode. PARA BENS SANTINHA!

  25. Tóbi o *** pode quebrar e tudo mais.Nossa direção fica calada,mas nós das redes sociais devemos falar.Repercutam as agressões dele e dos zagueiros da coisa,assim vamos expor a sujeira que eles fazem sem punição.

  26. Arnildo Ananias de Oliveira
    26

    TEM JOGADORES Q SE AGIGANTAM NA HORA “AGÁ”:

    são exemplos o paredão Tiago Cardoso e o predador DM9. Este último é o “calo” da coisa maldita dos quintos dos infernos. Faz gol EM TODO JOGO contra ela. Aquele gol q ele fez ano passado, na finalíssima (3 X 2), na casa de jacutinga, q ele chutou “quicando” no terreno, até hj Magrão procura por onde a bola passou!

    SAUDASANTA

  27. Hélio Mattos
    27

    Tricampeão.

  28. Denis perdeu pênalti e deu um contra ataque quando a gente poderia ter feito o segundo gol, Sandro Manoel passava livre e ele tentou driblar. Agora, que gol do caralho! O miserável dá um toque magistral na bola, uma curva, perfeito. Center forward pra se fuder, joga muito.

    Pedra é um monstro. Paredão, contra a coisa, vira dois. Éverton é foda, personalidade é ali.

  29. André Tricolor Virtual
    29

    Não podemos esquecer que o lateral Tiago Costa foi muito eficiente na marcação também …

    >>> VIVA SANTINHA !!!!

  30. Arnildo Ananias de Oliveira
    30

    PRA VENCERMOS AQUELA BOSTA

    ñ precisamos jogar bem ñ. Sou torcedor e ñ jogador do TERROR DO NE. Eles que mantenham OS PÉS NO CHÃO. De minha parte acho q se jogarmos naquele padrão dos 2 X 0 em cima das barbies ou do 1º tempo contra o Inter, é uma enfiada!

    Tô sentindo cheiro de série B e de TETRA_CAMPEÃO NO AR!

    SAUDASANTA

  31. Hélio Mattos
    31

    1,2,3, xipoti é freguês!

  32. Hélio Mattos
    32

    Santana, apenas um detalhe no seu muito pertinente texto; o paredão Tiago Cardoso já defendeu sim, um pênalte batido, nada mais nada menos, que por Rogério Ceni numa partida e num momento importantíssimo.

    • santana moura
      32.1

      Verdade Hélio, muito boa lembrança, fazendo justiça. Contudo, se precisarmos del no pernambucano desejo que ele se agigante novamente!

  33. Artur Perrusi
    33

    Duas descobertas fundamentais e que ajudarão na caminhada ao tri: 1) o técnico do ispoti é a personificação da arrogância coisificada. O cara se acha, coitado; talvez, porque todos se acham lá pelas plagas pulguentas do Retiro. 2) o técnico não é competente. Tirar Marco Aurélio, justamente quando atazanava nossa defesa, e deixar Felipe Menezes tanto tempo jogando, são sinais claros de jumentice. Arrogância + jumentice dão um bom caldo para o tri.

    Além do mais, usar uma cabeleira que parece a de uma cachorra com peruca… não dá, né?!

    • Leandro Rodrigues
      33.1

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!! Muito boa e verdadeira sua declaração Artur!

      Ele é o MaGAYver da ilha da fantasia. Só que esse arrogante nada pode!

      Com humildade, rumo ao Tri!

  34. rubemjunior
    34

    Parabéns ao técnico e ao jogadores que estão se doando ao máximo.
    Hoje temos gosto de ver o Santa jogar.

    Minhas criticas surtiram efeito, o time está voando, o Marcelo Martellote está promovido a técnico.

    Dênis Marques tem mudar o lado de bater os penais, toda vez é no mesmo canto, venho falando isso desde o campeonato passado, na série C também a mesma coisa(vtnc).

    Muda o canto Denis Marques.

  35. rubemjunior
    35

    Essa nossa torcida não tem para ninguem.

  36. rubemjunior
    36

    Palavras de DM9 SOBRE A PENALIDADE.

    “Bati no canto direito dele, mas ele foi bem, mérito dele. No meu modo de ver, ele não se adiantou, eu chutei no canto de sempre, mas ele foi bem”, comentou Dênis Marques. A perda da penalidade poderia ter sido pior para o artilheiro, mas o Santa Cruz segurou o placar e garantiu a vitória. “O pênalti era importante durante o jogo, mas como o placar se manteve, acabou não tendo importância depois”, acrescentou.

    MUDA O CANTO DENIS MARQUES.

  37. Hélio Mattos
    37

    Bora!

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *