Síndrome do peru

Síndrome do Peru foi um termo engraçado que eu encontrei para falar com atletas sobre ansiedade, antes de períodos competitivos. No entanto, não discorrerei sobre os sintomas e implicações deste mal em desportistas. Falarei sobre a “Síndrome do Peru” que há muito tempo vem acometendo a torcida do Santa Cruz, uma vez que ela sofre às vésperas dos jogos, durante os jogos e após os mesmos. O desgaste emocional é imenso, levando parte desta mesma torcida a enveredar para as agressões verbais às pessoas que protagonizam os motivos da agonia. Melhor, então, que frustrações, medos e angústias que levam à síndrome do peru possam ser enfrentados de uma maneira menos desgastante, do ponto de vista psicológico, senão vejamos:

(a) Não adianta sofrer antes do jogo, pois se o time ganhar o sofrimento terá sido à toa e se perder, será em dose dupla; (b) não é recomendável sofrer durante o jogo já que a aflição da massa coral não vai mudar a face do resultado. Assim, se o time ganhar, mais uma vez, ter-se-á sofrido em vão; (c) não adianta sofrer depois do jogo imaginando qual a formação que será montada para perder a próxima partida (não é assim que acontece?); provavelmente os comandantes não se sensibilizarão com as preocupações dos apaixonados e continuarão a escalar o time à sua maneira, pois eles são os responsáveis por esta tarefa. Portanto, se na contenda seguinte o time vencer, apesar de todos os prognósticos contrários, pessoas terão adoecido sem necessidade.

Salutar mesmo é economizar energia psíquica para só morrer no dia (se for o caso) e não na véspera, como acontece com o peru. Vocês podem até pensar que eu estou pregando o conformismo com a situação em que nos encontramos, mas é justamente o contrário. Estou tentando demonstrar que, apesar de toda incerteza que permeia o futebol do Santa, é preciso permanecer vivo e não sucumbir de véspera como a ave do Natal, pois os torcedores que patrocinam do clube das três cores, são os únicos que não fogem da raia diante dos maus resultados, mas não são ouvidos, absolutamente, em nada por parte da elite dirigente do Arruda.

Embora do lado de cá existam inúmeros tricolores que desejam o melhor para a nação coral e ofereçam ideias e sugestões para ajudar são, literalmente, ignorados (aqui mesmo e em outros blogs corais proliferaram sugestões e ideias, inclusive, para gerar receita… e nada). A grita da maioria absoluta dos torcedores que clama por mudanças na escalação do time e na postura deste time (que talvez pense pequeno para o tamanho de nossas hostes) encontra repercussão dentro do clube? Não. A gente deve morrer por isto e duas vezes, como peru?

Há de se pensar que não há mal ou bem que dure cem anos, nem tempestade sem bonança. Desta forma, presidência, dirigentes, comissões técnicas, jogadores, todos passarão (apesar das dores que parte deles causa à imensa torcida coral). A nação tricolor pernambucana não, esta não passará; ela é a única que permanecerá para sempre, até que o sempre dure, pois há fidelidade em seu amor. Por isto precisará estar viva e pensando não em sofrimento, mas em encontrar formas efetivas de se fazer ouvir. Haveria alternativas?

Não vale falar mais de escalações erradas, este pleito já exauriu sua força, aliás, no futebol brasileiro não são raras as experiências de escalações erradas, algumas vezes, para favorecer times do coração de alguns treinadores. Jogadores percebem isto, sabem o que está acontecendo, mas se sentem impotentes diante da situação. Por isto transcrevo aqui um comentário que ouvi do Romário sobre a postura do time do Brasil, em campo, durante as Olimpíadas. Ele disse mais ou menos assim: ordem errada não se cumpre. Esse Romário…

Portanto, deixemos de crucificar e vaiar jogadores, eles não se escalam – ou se escalam? Abandonemos a síndrome do peru que nos acomete, pois não resolve nada e só nos faz sofrer duplamente. Vamos investir no ditado que diz: “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. A água é poderosa; sejamos água, então, com toda a suavidade do precioso líquido e com a tenacidade de uma correnteza.  Só não sei, ao certo, qual o mote que a água deve adotar, neste momento, para furar o bloqueio da impermeabilidade presente na cena futebolística do Santa Cruz.

201 Comentários

  1. Carlos Coral
    1

    Próximo adversário.

  2. Carlos Coral
    2

    Continuando.

  3. Carlos Coral
    3

    O que dizer? Três vitórias em casa.

  4. Carlos Coral
    4

    Esse texto é como se pedisse para não comentarmos mais nada sobre as coisas erradas do nosso time.
    Ontem ALN apareceu na televisão, falando sobre politica, todos sabemos, misturar futebol com politica não dá certo, por isso o clube está nas mãos do treinador.

    Inadmissível.

    • santana moura
      4.1

      Carlos, este texto é mais sutil do que aparenta. Leia nas entrelinhas, veja qual a verdadeira mensagem.
      Não podemos nos conformar com o estado de coisas, mas precisamos encontrar novas formas de luta, pois morrer de vésperas não é salutar. Se tivermos que morrer que seja somente na hora. Acredito que encontraremos estratégias de empurrar nosso time, apesar das pessoas que não estão trabalhando para isto, dentro do clube.

    • Carlos Coral
      4.2

      Entendi o que a senhora falou, mas se morrer de peru for comentar o que ha de errado do Santa Cruz, é melhor nem acessar o link do torcedor coral.

  5. Carlos Coral
    5

    O time do águia de marabá venceu três partidas em casa contra os fracos Treze, Cuiabá e Guarana de Sobral, empatou contra o salgueiro ( 2 x 2 ), fora de casa empatou com Paissandível e Forteleza, e perdeu de goleada para o Luverdense e do Icasa por 2 x 1 em Juazeiro.
    Resumindo, fora de casa joga na retranca.

    • Tadeu Patriota
      5.1

      99,9% dos times de futebol do mundo, fora de casa, inicialmente jogam na retranca.

    • Carlos Coral
      5.2

      No nosso caso, é dentro e fora de casa.

    • Concordo que o time não joga na retranca no ARRUDA, joga atacando, mas pela ineficiência do meio campo na marcação, principalmente de seu Chicão e Weslley, a fraca defesa fica vulnerável, que se diga os jogos contra o Pysandu, Treze e Guarany de Sobral. Por isso que o SANTA tem uma das defesas mais vasadas, com 11 gols sofridos.

  6. Manoel Valença
    6

    Tia Santana, brilhante!!

    Isso mesmo. Algumas vezes, acho que nossa “síndrome do peru” é apenas uma preparação pra vergonha que está iminente, já que tem sido assim nos últimos anos, sempre com expectativas frustradas, até mesmo quando atingimos nossos objetivos, vide Santa x Tupi na série D, onde tivemos o acesso, mas, não podemos ser campeões.

    Assim, vejo uma situação matemática de tabela complicada se não vercermos esse jogo. Vencendo, vejo tudo clarear, inclusive uma coisa é fato, o time está melhorando dentro de campo.

    O maior medo que tenho é menosprezar o Águia de Marabá. Gente, esse time tirou 2 empates contra Fortaleza e Payssandu fora de casa. Se liga Santa Cruz, não é pato morto não!

    Encarem o jogo como decisivo e tudo dará certo.

    Tia Santana. obrigado pela maravilha de reflexão.

    • Carlos Coral
      6.1

      Manoel,

      A verdade é que estamos perdendo para zé teodoro.
      Verdade seja dita.

    • Tadeu Patriota
      6.2

      É verdade.
      Toda atenção será pouca.
      O adversário não é pato morto.

  7. Carlos Coral
    7

    Temos que vencer ao jogo de Domingo a todo custo, poderemos até terminar a primeira fase na segunda colocação.
    Basta o Salgueiro perder do cuiaba e o paissandivel não vencer o Icasa.

  8. Flávio Tricolor de Gravatá
    8

    Tia Santana Moura e seus textos são de pura qualidade, verdades expressas com sutileza, mas sem deixar de atingir seus objetivos.

  9. Tadeu Patriota
    9

    O Técnico que vai além de ‘distribuir camisas’:

    “Nesta terça-feira (21), os trabalhos no Arruda começaram com uma longa conversa do técnico Zé Teodoro com os atletas no centro do gramado. O treinador falou por quase 40 minutos com seus comandados – disse que gostou da postura do Santa na derrota para o Luverdense-MT (2×1) e que o resultado foi uma injustiça e pediu para que o grupo se mantenha unido em prol da reação. O papo terminou com jogadores, integrantes da comissão técnica e alguns diretores abraçados em uma corrente de oração.”

    • Carlos Coral
      9.1

      Porque não se usar 40 minutos para treinos táticos e padrão de jogo.

  10. Tadeu Patriota
    10

    “Salutar mesmo é economizar energia psíquica para só morrer no dia (se for o caso) e não na véspera, como acontece com o peru.”
    E isso não é conformismo.Não pode ser confundido com conformismo.
    Simplesmente perfeito, doutora Santana.
    Saudações Corais

  11. Carlos Coral
    11

    Ilustrissímo Tadeu Patriota,

    Não se trata de ser burro, e sim do otimismo exacerbado, onde as evidências, mostram o contrario.

    Sds.

  12. TRICOLAÇO
    12

    Se for confirmada a falta de pagamento de salários, justifica-se as bolas atrasadas de DM-9 ao goleiro adversário no jogo passado. Pode ter sido por falta de almoço também…..!

    • Maiela Jr.
      12.1

      Tricolaço meu véio, essa de salário atrasado não existe.

      No futebol, é de costume se pagar com um mes depois do que tá dentro (diga-se, o mes de julho é pago em agosto e aí vai).

      No flamerda, passa-se meses e meses sem serem pagos os salários, e todo jogadorzinho quer jogar naquela bostinha, apenas para guardar uma camisa e presentear aos parentes e amigos.

      Santana Moura, texto impecável. Valeu!

      Sábado quem não for, é mulher do padre. kkkk

      Ô LAPA !!!!

  13. óia a cobra
    13

    Lei da Mordaça.
    No Arruda seguranças inibem qualquer tipo de manifesto, nos blog os comentários direcionam e induzem ao elogio e posts sufocam a crítica.

    É… vivemos uma pseudo-democracia.
    ou na democracia da própria conveniencia.

    Glu-glu-glu!!!
    Glu-glu-glu!!!
    Glu-glu-glu!!!

    O pensamento ainda é livre?
    a expressão ainda é livre?

    Será que o caminho é esse mesmo?
    Todos ter que fazer uso da teoria do convergir?
    Do pensamento positivo?
    Da energia positiva?

    Porque esse desespero diante de um águia de marabá?
    Eles vem com 05 desfalques e ainda assim assusta?

    SERÁ QUE ESTAMOS MESMO TORCENDO PELO SANTA CRUZ?

    Nesse momento de crise é preciso ter força,
    é preciso ter gana,
    é preciso ter raça,
    SEMPRE.

    • Tribomjardim
      13.1

      Pior que o paysandu veio com meio time reserva….sem concentrar para economizar…comida pouca…e quase ganha da gente….também,entrar para empatar em casa contra um time fraco é de lascar…….

    • Ricardo Cavalcanti
      13.2

      Sou fã dos textos da Senhora Santana Moura,

      Porém, esse comentário do óia a cobra tirou todo o foco do texto acima.

      Parabéns óia a cobra, muito inspirado!

      Saudações Corais

    • Gustavo
      13.3

      É verdade Oia a Cobra.

      Acho que não vivemos há muito tempo numa democracia dentro do Santa Cruz Futebol Clube.

      Eu acredito que quem dita tudo lá dentro é uma pessoa só:

      Zé(Teimoso) Teodoro!

      Achem o que quiser, falem o que quiser.

      Posso até queimar a minha língua e o Santa Cruz engrenar com ele, mas não vejo mais esperanças no time, não por causa de suas peças individuais, mas por conta de quem os escala.

      Já falei com vários amigos tricolores:

      o técnico tem que saber a hora de colocar os jogadores, ou seja, quem estiver melhor joga.

      No Santa Cruz Chicão e Weslei este ano nunca (digo nunca mesmo!) foram melhores que qualquer outros do elenco.

      Colocar estes jogadores significa só queimá-los com a torcida e se queimar como treinador.

      Não lembro quem falou aqui no blog, mas falou tudo: Zé (retranca) Teodoro conseguiu dividir a torcida do Santa Cruz entre aqueles que o veneram e aqueles que não o suportam (tipo eu, Rubem Junior, Ricardo Cavalcanti, Eduardo Ramos, Oia a Cobra, dentre vários outros).

      Não podemos nem protestar pacificamente que somos espancados por seguranças e colocados da nossa própria casa (o Arruda). Já deixei de ser sócio desde aquele último incidente envolvendo um marginal segurança despreparado que agrediu um torcedor sócio coral e ficou por isso mesmo.

      O Santa Cruz merece respeito! Nós (torcedores) merecemos respeito e poder expressar tudo o que pensamos, lógico, de forma pacífica e ordeira.

      É o que penso.

    • Carlos Coral
      13.4

      Rubem Junior foi até expulso do blogdosantinha por falar certas verdades.
      Gostava dos comentários dele. Até daqui o cara sumiu.

  14. Tribomjardim
    14

    Dirigentes calados….torcedores que protestam são perseguidos….como declarações só tem aquelas frases feitas de sempre….ninguém sabe a verdade…..será que querem a torcida em campo ainda????

  15. Ninguém prestou atenção ao que Santana colocou em negrito; espero que algum jogador leia e siga o conselho de Romário: ordem errada não se cumpre, desobedece. No Arruda os jogadores precisam obedecer aos torcedores que pagam os salários deles, jogar pra vencer e não fazer o que parece pregar a comissão técnica: jogar para só se defender.
    Não podemos morrer de véspera, devemos mandar a morte embora e continuar vivos, eu não vejo, por ora, outra alternativa senão incentivar o time, por isto já comprei meus ingressos.

  16. Carlos Coral
    16

    http://www.youtube.com/watch?v=dfHSpaZZw3Q

    Nosso adversário de Domingo joga assim.

  17. Ricardo Cavalcanti
    17

    A verdade é que temos que colocar pressão, time grande é assim mesmo.

    Quem não aguentar que corra!

    Ganhando sábado, tomarei uma cachaçada daquelas, inclusive colocando meu bandeirão na frente de casa e com o som do meu carro ligado na maior altura.
    Agora…, se não ganharmos, a cabeça de um BURRO aparecerá em cima de uma bandeja!!!

    Saudações Corais

  18. Gleibson Diniz
    18

    Não gosto quando jogador critica torcida, acho que a atitude de DM9 criticar o torcedor porque o mesmo foi no estadio criticar algo de errado esta acontecendo no clube, me lembro que esse mesmo DM9 esta no flamengo quando passou por uma mal fase so entrava no ct pela porta dos fundos e nao reclamou nada.

  19. Gleibson Diniz
    19

    Olha a bronca

    Paraná está interessado no atacante Denis Marques, ex-Atlético

    Publicado em: 22/08/2012 – 15:02 | Atualizado em: 22/08/2012 – 18:21

    O Paraná não confirma essa informação, mas a rádio Banda B apurou que o clube está interessado na contratação do atacante Denis Marques, de 31 anos, que atualmente está no Santa Cruz, mas que já passou pelo Atlético-PR.

    O jogador recebe um salário de cerca de R$ 45 mil no Santa Cruz, e para acertar com o Tricolor, seu empresário bancaria metade desse valor e os outros 50% ficariam a cargo do clube paranista.

    Carlinhos Bala foi oferecido

    O atacante Carlinhos Bala foi oferecido ao Tricolor, porém de acordo com informações apuradas pela rádio Banda B, o Paraná não está interessado na contratação desse jogador.

    • ducaldo
      19.1

      Começa a perder gols que normalmente não perderia, pela primeira vez aparece com queixas contra a torcida, interesse de outro clube…

      Será mais um a usar o Santa como trampolim?

    • ducaldo, infelizmente no santa acredito que TODOS que entram no time é pensando em algo além no futuro. todos usam como trampolim.

  20. TRICOLAÇO
    20

    Se alguém tiver pensando em fazer leilão, escolheu a hora errada. As portas estão abertas.

  21. Arnildo Ananias de Oliveira
    21

    TOYCORAL,

    Meu finado pai falava q nos saudosos e românticos campeonatos sul-americanos de seleções da vida(os quais ñ alcancei) o técnico brasileiro Zezé Moreira (irmão do Aimoré Moreira, tb técnico), conhecido pelo famoso “ferrolho” q impunha às suas equipes, conduzia os jogos, sempre, em primeiro, pra ñ perder e se desse, aí sim, pra ganhar.

    É certo q, naquela época, no Brasil, a vitória valia míseros 2 pontos e o empate 1. Diferentemente dos dias atuais, empatar várias vezes, dependendo das circunstâncias, tinha o sabor de verdadeiras vitórias.

    Então houve casos de vários jogos q se encaminhavam pro empate quando o Zizinho falava pro Ademir (ou vice-versa): “Vamos fazer nosso jogo”?

    Esta era a “senha” pro time “subir” e ir, desesperadamente, em buscas de gols q, na maioria das vezes acontecia. Lembrem-se q, à época, se jogava num 1-2-3-5. Um futebol ultra-ofensivo.

    Meu finado e saudoso pai me falava q quando o time ia pra frente o Zezé ficava q nem um louco, na beira do gramado, mandando o time “descer” (i.é, recuar). Eles faziam 1, 2 ou até 3 gols nos minutos finais e, então, o técnico vinha abraçá-los. E eles falavam pro mesmo: “Ñ queremos parabéns pois fizemos isto por conta e risco nosso (inclusive de sermos desconvocados).

    Pergunto: com o futebol hj ALTAMENTE MERCANTILIZADO, v. acha q (salvo um Pelé ou um Garrincha da vida) alguém mais teria coragem de se comportar dessa maneira?

    SAUDASANTA.

    • hehehhehe, técnico miserável!

      A frase de Romário citada no texto é genial.

  22. Arnildo Ananias de Oliveira
    22

    PARABÉNS

    Santana Moura, por mais este excelente texto. Msg espetacular. Eu diria q é o mesmo q pedir pra pararmos de nos PRÉ-OCUPAR. Ou seja, ñ se ocupar, de antemão, com algo q poderar ou ñ vir a acontecer. Pra q nos preocupar-mos se já temos tantas coisas (VTNC) pra nos OCUPAR?

    Meu amigo Geraldo Mesquita: ñ fique p da vida mas a adoção da camisa “cobra coral” foi uma homenagem sim ao CR do Flamengo q estava excursionando por estas bandas, naquela ocasião e q, depois veio a suprimir as listas brancas.

    Que Deus nos livre guarde de perdermos o DM9 a essas alturas.

    Todos os caminhos nos levam ao Arruda sábado próximo.
    Espero, inclusive, levar meu netinho q estará com o pai aqui em Recife e, se der, minhas netinhas gêmeas.

    É isto aí.

    SAUDASANTA

  23. Arnildo Ananias de Oliveira
    23

    Digo: poderá

  24. mais um tricolor
    24

    O que tem faltado ao Santa Cruz, dos jogadores aos dirigentes, é vergonha na cara…o time não se dá mais ao respeito. O santa encara os adversários do estado, que estão na primeira divisão, sem medo, mas quando chega contra estas coisas ridículas da série C não consegue se impor. Mesmo muito mal escalado, como está, o santa cruz deveria estar na liderança deste grupo de times insignificantes. E não é soberba, tipica da coisa, pensar diferente, é admitir que nosso lugar agora é este. Se este pensamento ficar impregnado, lascou de vez…

    • Carlos Coral
      24.1

      E quem disse que nosso campeonato é medidor para alguma coisa, aqui dentro um come o outro, fora do estado é tudo uma maezinha.
      Vejam a situação dos nosso times nas séries A,C e D.

    • mais um tricolor
      24.2

      Se a coisa e barbie, com os times do estadual, estivessem na série C, não estariam neste perrengue. Eles teriam atitude, o que está faltando ao Santa Cruz. Atitude de time grande, o santa não pode esquecer que é Grande..

  25. Gostar de uma postura que resultou numa derrota, só o “professor” Zé Pardal mesmo. Todo mundo sabe da ineficiência na marcação de Chicão e Weslley no meio campo, menos ZP. podem ver a liberdade do jogador do luverdense no meio quando lançou a bola entre a nossa fraca zaga, o atacante deles entrou livre na área, ia driblando Fred que cometeu a penalidade. São 11 gols sofridos, todos por termos uma péssima marcação no meio campo, uma zaga ruim, e um “treinador” que escala mal.

  26. Se DM9 estiver insatisfeito melhor ir embora. Enfatizando, se estiver. Não seria o primeiro e segue a vida.

    O elenco está inchado em algumas posições. 8 meias e 7 zagueiros, alguns fatalmente serão preteridos e isto abre precedente para criação de grupos.

    • se DM9 que já faz um tempo não tá justificando o alto salário dele se está insatisfeito tem que a diretoria juntamente com a com. chegar nele e ver qual o real motivo e pra fazer o possível pra contornar a situação!!

    • Geraldo Mesquita
      26.2

      Mas o que é que é isso?

    • Roberto Gomes
      26.3

      LOUCURA !

  27. Santana Moura. Texto prá lá de porreta. Sobra-lhe razão em todas as suas colocações. Mensagem clara, objetiva, otimista e educativa. Aliás, serve como verdadeiro bálsamo para o nosso ego. Que Deus lhe abençoe.

    Para sábado a receita é jogar com garra, amor e determinação, que a vitória acontecerá. E que a torcida mais apaixonada do Planeta compareça e apoie até o último minuto da partida.

    E, claro, andar com fé que a fé não costuma faiá.
    Sds Corais e Tosenses.

  28. Espero que Zé Teodoro escale o melhor time que ele tem disponível no momento. Assim como torço para que esse time jogue bem e consiga uma grande vitória. Finalmente espero que a grande torcida do Santa Cruz compareça em massa ao Mundão do Arruda no próximo sábado para apoiar o mais querido.

    • e pra torcedor que não puder ir por alguma razão que compre um ingresso em prol de ajudar as finanças do clube.

  29. Roberto Santos
    29

    1- A história de Denis Marques foi uma perua das grandes!
    2- Zé Teodoro colocou no treino no segundo tempo Cesar, Fabrício e Renatinho e tirou Vagner, Chicão e Caçarato, tamara que ele entre com o time do segundo tempo.

    • Gleibson Diniz
      29.1

      Mais ele deixou EVERTON SENA

    • Carlos Coral
      29.2

      Zé teodoro já começa escalando mau ao deixar everton sena no time.Os dois gols do fortaleza foi em cima dele, pode conferir no youtube.

  30. Carlos Coral
    30

    Onde tem escrito que Denis Marques falou mau da torcida.

  31. Carlos Coral
    31

    Minha zaga para Sábado seria: Cesar e Valter ou diego Bispo.

    Não colocaria Everton Sena porque é limitado, os dois gols do fortaleza foram em cima dele.

  32. Fábio Lucas
    32

    Só digo isso:

    Santa Cruz sem Dênis Marques e com Zé Teodoro = 4ª divisão!

  33. Carlos Coral
    33

    Minha escalação para Sábado seria.
    Fred
    Maisena
    Cesar
    Valter
    Costa
    Memo
    Sandro Manoel
    Luciano Henrique
    Oliveira
    Caça
    Denis

  34. Gustavo Henrique
    34

    Prezados,

    A minha escalação para sábado seria essa: Fred, Maizena, Cesar (ou Vagner), Diego Bispo e Tiago Costa; Sandro Manoel, Memo, Leandro Oliveira e Luciano Henrique; Fabrício Ceará e Dênis Marques.
    Saudações corais.

    • Carlos Coral
      34.1

      Dificil, chicão e Weslei tem cadeira cativa no time que zé teodoro escala.

  35. Leandro Rodrigues
    35

    Pelo menos ele já tirou o improdutivo Diogo. Para mim agora só falta tirar Chicão e tudo estará resolvido, pois pelo que vi Wesley melhorou consideralmente nos últimos dois jogos. Até fez um belo gol contra o Luverdense, parecendo até aquele meia-atacante de ofício, tabelando e entrando pelo miolo de zaga adversária.

    Parece que depois de tanto fazer raiva, ele vai achar o time que já sabíamos desde a primeira rodada. Só falta Chicão sair.

    De qualquer forma, sábado é apoio total de incondicional.

    Saudações Corais.

    • Carlos Coral
      35.1

      Weslei é até aceitável, agora o chicão, é ter muita paciência.

  36. Carlos Coral
    36

    Na verdade eu escalaria Weslei de segundo volante, porque com chicão em campo, não ha placar em branco.
    Ao menos Wsslei tem um passe melhor e mais disposição.

  37. Carlos Coral
    37

    D.Marques 9 falou no portal Coralnet que vai ficar até o final do ano.
    Boa notícia, o rapaz resolve.

  38. TRICOLAÇO
    38

    O problema não é fica e sim resolver.

  39. o lado negativo da saida da dupla de zaga que estava atuando para esse jogo é que perderemos bastante no poder ofensivo nas bolas aéreas que eles costumavam ser perigosos.

    E vi a mídia falando muito dos 5 desfalques que terá o time de marabá mas se eu não me enganei serão dentre esses 5 desfalques, o lateral que vai casar e os outros 4 são todos na posição de volante, ou seja, SE NÃO ME ENGANEI QUANTO A ISSO serão paenas 2 posições que eels estarão desfalcados.

  40. Tribomjardim
    40

    Conversa que DM9 vai sair para receber igual ou menos…..a imprensa está falando tudo que pode para tumultuar…….

  41. Geraldo Mesquita
    41

    Wesley apesar de más atuações, vem melhorando, Memo sempre foi um gigante criado no Arruda e DM 9 não tem substituto. O que tem que acontecer sábado é Zé acertar na escalação e no esquema tático. Se resolver não mais inventar, muitos que estão com más atuações, com certeza melhorarão.

    • Tribomjardim
      41.1

      Exatamente,estamos 40 dias atrasados…caso zé ouvisse a torcida não teríamos tantos empates contra esses times fracos….acorda zé ainda dá tempo….sábado vencer para começar de verdade nossa participação na C..

    • Maiela Jr.
      41.2

      Agora colocar Renatinho de volante meu véi, como ZT substituiu chicunhão, é flórida viu. E Sandro Manoel, serve pra quê?

      É melhor Everton Sena nesta posição, Renatinho é um bom meia, ele não é de marcação. Putz zé!

      Vou tomar uma e volto já.

      Ô LAPA !!

    • Tribomjardim
      41.3

      Atrasados dentro de campo….salários só 8…. os empates e derrotas aconteceram com o salário em dia….e o futebol atrasado..

  42. Vamos encher o Arruda galera tricolor e vamos ajudar o Mais querido a subir para a série B do brasileirão. O Santa Cruz precisa do nosso apoio.

  43. Geraldo Mesquita
    43

    Faça parte da torcida participativa:

    Mensalidade paga e ingresso na mão.

    • Leandro Rodrigues
      43.1

      A campanha do momento é essa mesmo colega Geraldo. Ingresso na mão ansiedade para ver O Mais Querido.

      Sudações Corias.

  44. Não devemos nos influenciar pelas fofocas de mídia, até hoje não vi ninguém querendo ajudar só bagunçar.
    Temos que estar juntos e misturados com nossos jogadores, estabelecer um vínculo de positividade que influencie eles, só tem a nós.
    Se for pra vencer, até Chicão deve ser aplaudido!

  45. drogaaaa!!

    cesar está fora do jogo, o pior é ver o peladeiro do everton sena como titular!

    ai meu jesus, sábado parece que vou ter raiva!

    • Roberto Gomes
      45.1

      Gostaria de saber quem atestou a condição fisica de Cesar apos duas cirurgias que ele se submeteu e ter sido desligado da coisa. Ele realmente tem condições para aguentar o tranco e 90 minutos de jogo ? ou é outro Natan que não aguenta muito esforço ? Para zagueiro ele tem que estar bem, com confiança e disposto para entrar em qualquer bola dividida sem sentir nenhum “desconforto” Espero que tenham feito um contrato de risco com o mesmo, porque o salario dele não é baixo.

  46. Fábio Lucas
    46

    César Come-Dorme está aproveitando bem sua estadia no Spa do Arruda.

    Estava treinando normalmente entre os reservas, foi só ter probabilidade de entrar como titular que ele apareceu com o velho “desconforto muscular”, desculpa preferida dos Chinelinhos.

    Desconforto muscular é mais conhecido no mundo do futebol como o famoso “Migué”.

    • óia a cobra
      46.1

      Cesar
      Amigão de Sandro e com um curriculo impecável, se enquadra como uma luva num time de série c e em sétimo na tabela:

      Velho
      Operado
      com dores
      2 anos de DM
      ex coisa
      sem ritmo de jogo
      e o salário é uma pechincha, só 30 mil.

  47. óia a cobra
    48

    Dai a Cesar o que é de Cesar:
    DM,
    Fisioterapia,
    remédios,
    repouso…
    E os 30 mil né?

    • rubemjunior
      48.1

      Óia,

      Só espero que ele não coloque fogo no Arruda.

      Eu até fazia fé nesse rapaz.

    • óia a cobra
      48.2

      E Ramalho, foi contratado pra que? Para figurante foi?

    • Tribomjardim
      48.3

      Ramalho estava parado faziam 8 meses…tem que entrar em forma…também a posição dele é a de chicão né???César passou um Pitu no SANTA?Alguém deu parecer positivo para ele jogar….com apalavra sandro e cia..

    • rubemjunior
      48.4

      Não é esse Ramalho que fez o filme Alice no Pais das Maravilhas?

  48. rubemjunior
    49

    Vejam o título da materia que o jornal de umbrulhar peixe Jcoisa coloca.

    Arruda
    Leozinho vai atuar como volante no Santa Cruz.

    Onde já se viu Leozinho ser volante?

  49. rubemjunior
    50

    Vejam o título da materia que o jornal de embrulhar peixe Jcoisa coloca em seu blog.

    Arruda
    Leozinho vai atuar como volante no Santa Cruz.

    Onde já se viu Leozinho ser volante?

  50. Notícias do nosso adversário de amanha:

    http://www.diarioonline.com.br/noticia-216316-flamel-foi-confirmado-na-onzena-do-Aguia.html

    Vai jogar com 5 desfalques, sendo que 4 é só de volantes e pelo que citaam o time jogará sem volante algum.

  51. Celso Henrique
    52

    Trocar Leozinho por Chicão não significa que ele jogue de volante. Ele vai para meia e Weslley volta pra segundo volante. Muitos aqui mesmo no blog gostariam dessa formação. Aqui tem muitos que só agitam, não vão ao Arruda e ainda aconselha a massa a não ir. Amanhã estarei lá e quero ver lotado. E venceremos. Verão.

  52. Gleibson Diniz
    53

    PQP pelo que vi no blog do torcedor no jogo da seleção brasileira aqui no Arruda o socio nao vai ter nemhum privilegio, vai ter que pagar o valor normal, alguem sabe informar se realmente essa noticia é verdadeira.

  53. Gleibson Diniz
    54

    Acho que Zé esta de brincadeira com a torcida, ele falou hoje que a nossa torcida tem que aprender com a torcida do fortaleza, que desagradavel ZÉ vc foi muito infeliz nessa sua declaração.

  54. Gleibson Diniz
    55

    Zé va por mim vc calado é um POETA.

  55. Leandro Rodrigues
    56

    O negócio é o seguinte: Esqueçam as teimosias de Zé, esqueçam que Chicão é ruim, esqueçam que os salários estão atrasados, esqueçam que ALN tem ficado calado ultimamente, esqueça que o patrimonial e o marketing não funcionam, esqueça a nossa colocação vexatória na tabela…esqueçam tudo.

    Amanhã só o que interessa é o SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE! É apoio total, com bom futebol ou não, é incentivo. Vale até gritar: hô, hô, hô, CHICÃO É O TERROR. Não interessa, contanto que sejam gritos de incentivos durante os noventa minutos. Só a vitória interessa, façamos, nós torcedores a nossa parte (não que não tenhamos feito até o momento, claro). Caso o resultado não venha (Deus q nos livre dessa esculhambação), aí sim, protestemos da maneira que quisermos (sem violência, óbvio).

    Passem a corrente pessoal, por favor, a União de todos os tricolores agora é fundamental.

    Vamos Santa, rumo à série B 2013.

    Até amanhã galera no Arrudão.

    Saudações Corais.

  56. Fábio Lucas
    57

    Acredito que o Santa vá vencer. Outro resultado seria uma catástrofe.

    1×0! Goleada!

    Estou na dúvida se vou ou não… Acho que vou me basear na escalação de Chicão.

  57. Seria tão interessante que a família tricolor fosse em massa ao Arruda, lotasse o nosso estádio e ajudasse o Mais Querido nessa importante vitória rumo a série B do brasileirão.

  58. Gleibson Diniz
    59

    Espero que Zé tenha assistido o jogo entre Ceara 1 x 3 Vitoria, porque Vitoria superior tecnicamente entrou em campo com 3 atacantes pra cima do ceara e venceu com sobra por 3 a 1, vale lembrar que o Ceara jogou em casa com o PV lotado.

    • rubemjunior
      59.1

      Assistiu não.

    • toycoral
      59.2

      E nem teve medo de torcida. Quando o time se garante a torcida pode fazer pouco, por isto acho que deveríamos fortalecer nosso time, dar-lhe uma identidade, fazer os jogadores acreditarem que podem, a gente já faz a nossa parte e ninguém precisa pedir isto, além disso nenhuma torcida pode ser comparada com a nossa, portanto, cuidem de jogar que a gente cuida de torcer!

  59. Leandro Rodrigues
    60

    Também vi esse jogo. Muito bom. Movimentado e boa qualidade técnica. Gostaria de ver o Santa jogar como vi o Vitória hoje: um time rápido, arrumado e eficiente na finalização e na marcação. Enfim, um time compacto e com muita vontade de ganhar. Espero que quando nos subirmos (vai acontecer) no próximo ano façam uma razoável limpeza no elenco para fazermos um ótimo time para brigar pelo acesso.

    Agora um coisa(vtnc) me intriga: a série B desse ano está muito bem disputada e pegada, com varios times com possibilidades. Por que isso não aconteceu ano passado quando as suzy e as barbies estava lá?
    O coisinhas (vtnc) de sorte viu!

    Mas o que interessa é o Santa. Vai lá Tricolor Coral

    Saudações Corais.

  60. Também assiti o jogo do Ceará contra o Vitória. Concordo com o que foi dito aqui sobre o jogo.
    Guardando a diferença entre as séries, o Santa bem que podia estar fazendo na C o que o Vitória está fazendo na B. Elenco tem.
    Mas, também penso que amanhã devemos esquecer todas as críticas a ZT e apoiar incondicionalmente o time. É a nossa única chance daqui pra frente.

  61. Hélio Mattos
    62

    Gostei do texto, com úm senão de que a Santana, assim como muitos, trata a diretoria inapelavelmente como um bando de ditadores incompetentes, sem direito a maiores reflexões.
    Eu peso um pouco mais toda esta tensa situação de hoje.
    Não concordo com muitas das escalações do Zé Teodoro (Menos ainda suas substituições), achei o episódio do tapa o cúmulo do inaceitável (este sim, me faz remexer na cadeira até agora), o total e completo descaso com o conselho deliberativo e etc..
    Mas como o céu para mim ainda está, graças a Deus, mais ou menos longe, não posso deixar de ver as conquistas também. E esta , até agora, neste quesito, é uma diretoria absolutamente vencedora, com detalhes também para vitórias como a compra do terreno para o nosso futuro CT, completa modernização da academia, manutenção do atacante Dênis Marques e tal..
    O fato é que não podemos, desculpem-me, eu, pelo menos eu não posso me esquecer dos momentos de alegria que tive e que presenciei em todos à volta (diretoria inclusa, nos dicursos inflamados das conquistas), não posso relevar, tampouco esquecer.
    Já foram três desses gloriosos momentos, o que faz deles (Diretoria) para mim, um comando que merece respeito.
    Reinvidicações por tudo o que falta ou tudo que sobra? Claro!
    Mas dentro de um merecido e já elogiável respeito.
    Pois agora vou lhes dizer que amanhã, AMANHÃ, vamos conquistar uma vitória convincente e que vai ser a divisora das águas e das mágoas pois, de todos os embates difíceis que teríamos, só estou lembrando agora do Paysandu nos seus domínios.
    Com certeza estou esquecendo um ou outro mas quem menospreza o fator umidade relativa do ar lá naquele inferno é porque realmente está inocente, nunca pisou por aquelas bandas em épocas de estio. Eu recomendo, ao fazê-lo, não tentar dar nem uma corridinha que seja…
    Faça não.
    E no mais nos encontraremos amanhã, numa corrente linda de viver, naquele cimento imortal que me abriga há uns bons quarenat anos.
    Qem viver verá.
    Vamos nessa!

    É TRICOLOR PÔRRA!!!

  62. O verdadeiro TRICOLOR com certesa,hoje estará no Arruda até mesmo gritando a frase dita pelo Leandro Rodrigues: hô, hô, hô, chicão é o terror, mesmo que seja, Chicão é o terror de RUIM.
    Saindo de Surubim, neste momento rumo ao Arruda.

  63. Arnildo Ananias de Oliveira
    64

    MORREU O FÉLIX (74),

    goleiro do Fluminense, campeão da Copa de 70. Q Deus O Tenha.

    JOSEILDO, cabra macho. Se mandando de Surubim pro Arruda. E q venham tb os santacruzenses de Limoeiro, de Caruaru, das AL, da PB e de todas outras plagas desse imenso BR, pois todos os caminhos nos levam, hj, ao Mundão do Arruda.

    SAUDASANTA

  64. As constantes e pesadas críticas a Chicão o faz ser um jogador péssimo, quando, em verdade, é um jogador mediano para o nível da série C.

    Eu não escalaria Chicão no time, simplesmente porque tem jogadores melhores que ele no elenco tecnicamente. Mas acho que não podemos, com todo respeito as opiniões em contrário, jogar toda mazela de tudo que é ruim nas costas do rapaz. Jogadores a nivel de Chicão já passou aos montes no Arruda e nem por isso vi tanta perseguição da torcida. Em 2009 jogou um tal de Wagner no time. Horrível. Pra mim 10 vezes pior que Chicão e não vi tanta perseguição. Bilica era outra peça boa!

    O problema do Santa não começa e nem termina em Chicão. Se assim fosse seria muito simples. O problema do Santa é sua forma de jogar. É a falta de ousadia do treinador em fazer o time jogar de forma agressiva (marcando saída de bola, fazendo pressão ao adversário, jogar com dois meias e liberando pelo menos um lateral, aproximar esses jogadores com os atacantes). É a má escolha dos atletas numa visão geral (não apenas em Chicão). É a falta de critério explícito nas escolhas dos melhores atletas.

    • Roberto Gomes
      65.1

      Concordo. Chicão foi escolhido pela impren$a e alguns para ser o “bode expiatorio” do time, talvez para atingir ZT hoje o caminho mais curto seja atraves de Chicão, a massificação em demasia do seu nome levou a torcida a ver somente os seus defeitos. Ele ficou exposto aos olhos do torcedor, qualquer jogada errada que em outro atleta passa, nele é imperdoável . Quiseram fazer o mesmo com caça rato, mas como ele é uma atleta voluntarioso e brigador, apesar tambem dos defeitos, conseguiu escapar. Como vc. falou tivemos outros atletas até piores no plantel e na historia do Santa que não foram hostilizado, mas Chicão hoje é a bola da vez.
      Saudações Corais

    • A comparação de chicão com outros fraquissimos jogadores de um passado nem tão distante assim é que antes. Esses jogadores ficavam no time porque seus reservas eram piores que eles, portanto mesmo sendo fraco iam ficando e a torcida ‘se fazendo de cego”. Mas atualmente não temos jogadores no banco que se não são craques de bola são pelo menos BASTANTE superior ao sempre utilizado Chicão.

      E a reportagem de hoje no globo esprte de zé ao ser queistionado sobre Chicão foi de uma infelicidade grotesca. Só faltou ele dizer em alto e bom som:

      “SE QUISEREM CHICÃO FORA DO TIME, ME MANDEM EMBORA!! POIS ENQUANTO EU TIVER AQUI E VOCES CRITICANDO A ATUAÇÃO DE CHICÃO AI QUE O ESCALO MESMO”

      E nessa história toda é meu Santa Cruz que vai se f…..

    • Tribomjardim
      65.3

      Eita Bruno…zé disse tudo….podemos passar vergonha,em7º….levar vareio de time ruim…mas ele não larga seus indicados…o SANTA pode se lascar…..e quanto a falta de $$$$,foi zé QUEM DISSE que a torcida fazia tempesdade em copo d’água quando o Penarol nos humilhou…e perdemos 1 milhão de Reais….e quando esvaziou o Arruda mandando a torcida se calar ….então não falta $$$$…e quando perdemos e empatamos,estávamos em dia….zé mazolou de vez……..

  65. TRICOLAÇO
    66

    O amor dessa torcida pelo Club é incondicional, só comparado ao de uma Mãe.

  66. Tribomjardim
    67

    Apoiar o SANTA sempre…chicão não é bode…e não é só ele que joga uma lástima…..se jogar bem (exceção),ótimo pois ganha para isso……e zé hein???Mazolou mesmo, falar de novo do que temos de melhor…a TORCIDA….zé não mazola não…comparar a gente com o fortaleza naquele mini-campo contra um time escalado por vc….zé não pede desculpas para a torcida não….ele nem liga para vc….ela só liga par o SANTA…..agora vai trabalhar e para de empatar com esses times fracos…..fala menos e trabalha mais..

  67. Hélio Mattos
    68

    Uh! É tricolor!
    Saindo de Itamaracá agora.

  68. Luiz Ernane
    69

    Estou surpreso com a campanha irretocável do Sampaio Correa/Ma na série D.

    07 jogos.
    07 vitórias.
    22 gols pró (mais de três por partida)
    02 contra.

    Impressionante.

    • Tribomjardim
      69.1

      Dá inveja……

    • ducaldo
      69.2

      Luiz, fiquei curioso e fui pesquisar na rede.

      O elenco do Sampaio é formado por atletas desconhecidos e quase todos lá da região.

      A média de idade é baixa, apesar da presença de alguns veteranos.

      O site deles dá de vinte a zero no nosso (rárárárá) site oficial.

      Quantidade razoável de anunciantes, vídeos dos jogos, áudio, história do clube, Patrimônio,wallpapers, com sua senha você pode fazer comentários, e pelo que vi nos benefícios para os sócios, lá eles são bem tratados.

    • ducaldo
      69.3

      Outro detalhe, eles estão disputando, simultaneamente, uma tal de Copa União.

      Aliás, o técnico deu esporro no time porque a equipe perdeu um jogo pela tal copa e exigiu que ela seja levada tão a sério quanto a série D.

  69. Marcos Almeida
    70

    Saudações tricolores! Gostei muito do texto de Santana. Deixei de postar porque fui operado de cálculos renais e estou de molho, mas nem por isso deixei de ler o blog. Hoje infelizmente não poderei ir devido a cirurgia. Estarei torcendo muito por nossa vitória. Acredito plenamente na nossa classificação. Santa cruz para sempre.

  70. Fábio Lucas
    71

    Vocês assistiram o Globo Esporte?

    Viram oque Zé disse?

    Disso isso: “Cada vez que vocês criticam Chicão, eu vou e coloco ele.”

    O cara coloca o volante por pirraça pura. Coisa de criança, rapaz!

    Eu achava que ele colocava porque tinha convicção que era o melhor pro time. Depois disso, vi que ele coloca Chicão só pra mostrar que manda, que é ele quem escala. Absurdo dos absurdos.

    Não vou mais pro Arruda enquanto Zé Teodoro tiver no comando do time.

    Isso não é coisa de treinador de futebol. Esse cara tá é ficando maluco com o poder que deram a ele e Sandro.

  71. TRICOLAÇO
    72

    Depois dessa partida verdadeiramente Tricolor, espero que Zé não tenha mais coragem de montar aquele time retranqueiro, e repta essa formação de agora por diante. DALE SANTA!!!

  72. Marcos Almeida
    73

    Saudações tricolores! Gooooooooooool, mais um de DM9, 6X1! Melhor saldo de gols da série C. Acredito plenamente na classificação, que pena que eu não pude ir. Não é só pela vitória, mas pela determinação. Somos o time mais qualificado da C. Santa Cruz para sempre.

  73. Luiz Ernane
    74

    Vamos em busca dos nove pontos nos próximos três jogos, pois são adversários sem muito peso, ou pelo menos duas vitórias e um empate.

    Proximos jogos:

    O _Gayrani está desesperado.
    As barbies acabaram com o elenco do Salgayro.
    O TJ_PB está brigando pra não cair.

  74. Luiz Ernane
    75

    Vamos em busca dos nove pontos nos próximos três jogos, pois são adversários sem muito peso, ou pelo menos duas vitórias e um empate.

  75. Marcos Almeida
    76

    Desejo que Eduardo Ramos e Cobrão façam suas análises sobre o jogo para que eu possa ter uma avaliação boa de como foi o jogo, pois não pude comparecer.

    • Cobrão
      76.1

      Marcos,

      O jogo teve dois tempos distintos, mas o Santa superior ao adversário. Ainda no primeiro tempo, o time estava se ajustando em campo, sobretudo com os dois meias avançados. Com isso, por várias vezes, havia um rombo no meio de campo, o que fazia o Águia atacar com perigo, sobretudo por meio de seu lateral direito. Mesmo assim, o Santa conseguiu sair vencedor na primeira etapa.

      No segundo tempo o jogo foi outro. Atuamos de forma coordenada e agressiva, sem praticamente dar chance ao rival. A rapidez na troca de bola e a mudança de jogo foi o ponto positivo, principalmente depois que Renatinho entrou em campo. Esse tipo de jogo facilita a vida de qualquer atacante. O time ficou solto, sem deixar o Aguia avançar, o que é mais importante.

      Destaco atuação de Maisena, Vagner, Leozinho e a voluntariedade de Fabrício Ceará. Destaque em especial para as atuações de Renatinho e sobretudo de Chicão. Justiça seja feita. O rapaz entrou muito bem. Marcou, desarmou jogadas e fez alguns belos lançamentos.

      Quando é pra criticar, critico. Mas, pra mim, a atuação de Chicão hoje foi muito boa. Desde sua entrada, ainda no primeiro tempo substituindo o apagado Wesley, o time equilibrou-se em campo.

      Atuação modesta do lateral esquerdo Tiago, o goleiro Fred e de Denis Marques que, apesar dos dois gols feitos, na minha opinião jogou razóavel hoje.

    • Marcos Almeida
      76.2

      Muito obrigado Cobrão.

    • Roberto Gomes
      76.3

      Companheiro Cobrão, discordo de vc. quando diz que Renatinho mudou o jogo, quem mudou o jogo foi Chicão que estabilizou e fechou o meio de campo protegendo os zagueiros e cobrindo as laterais. Weslley tava perdido na nova função como volante. Renatinho quando entrou o “comê ja tava na mesa” e o jogo ficou fácil para ele. Para mim os melhores foram Maizena, Chicão e Fabricio Ceara.
      Saudações Corais

  76. óia a cobra
    77

    Nem chicão querendo cagaria o pau hoje.

  77. óia a cobra
    78

    Esse é o Santa Cruz que eu conheço.

  78. Eduardo Ramos
    79

    Marcos, o primeiro tempo foi sofrível. A entrada de Chicão no lugar de Wesley mudou o jogo.

    Todos sabem o quanto sou crítico de Chicão, mas, para mim, foi o melhor em campo.

    A outra contusão, do fraco Tiago Costa, e a entrada de Renatinho, também foi decisiva pela radical mudança na qualidade do futebol jogado.

    Maisena (como podia estar na reserva domfaco diogo?), Renatinho, Leozinho, VagNer e Fabrío se destacaram.

    O time dosegundo tempo foi o Santa Cruz

    • Marcos Almeida
      79.1

      Valeu Eduardo.

    • Marcos Almeida
      79.2

      O leozinho joga bem? e o E. Sena?

    • Cobrão
      79.3

      Eita Dudu,

      Até parece que tu viste o mesmo jogo que eu!

    • Gustavo
      79.4

      Eduardo Ramos,

      concordo com você. Sou ferrenho crítico a este jogador (Chicão), mas, a partir do momento em que ele entrou, Memo voltou a jogar bola e a marcação no meio ficou “encaixada” (não perdemos bola no meio e ainda desarmamos fácil o time adversário.

      Agora, nenhuma das duas substituições vitais foram dedo de Zé Teimoso: Weslei- que para mim já devia não fazer parte mais do elenco do santa cruz- e Tiago costa- que também é ruim que dói0 saíram lesionados “graças a Deus”, porque se fosse por Zé Teimoso o time estava maravilhoso ganhando jogando mal como no primeiro tempo!

  79. Santana Moura
    80

    Se nos acostumarmos a pensar grande, como gente grande e como grande que somos venceremos sempre. Acho muito bom quando um time faz um, dois, três e quantos gols mais puderem ser feitos. Saldo de gol é critério de classificação sim e devemos nos empenhar para isto.
    Destaco a humildade de Fabrício Ceará (joga muito e é de grupo) – você vai longe rapaz; enfatizo a paciência de Maisena que ficou na reserva de Diogo por tanto tempo e depois não entrou na equipe porque colocaram um volante na posição. Hoje cada um estava nas sua e Maisena foi muito bem, carimbou sua entrada no time e será difícil sair. Não sei por que o treinador não coloca o time pra jogar assim quando está longe da gente.

    • Marcos Almeida
      80.1

      Parece que Zé e o time acertam mais quando estão na pressão. A propósito foi dito na rádio que o Santa regularizou os salários e está em dia. Santa Cruz para sempre.

  80. Eduardo Ramos
    81

    Marcos, o primeiro tempo foi sofrível. A entrada de Chicão no lugar de Wesley mudou o jogo.

    Todos sabem o quanto sou crítico de Chicão, mas, para mim, foi o melhor em campo.

    A outra contusão, do fraco Tiago Costa, e a entrada de Renatinho, também foi decisiva pela radical mudança na qualidade do futebol jogado.

    Maisena (como podia estar na reserva domfaco diogo?), Renatinho, Leozinho, VagNer e Fabrío se destacaram.

    O time do segundo tempo foi o Santa Cruz que todos queremos jogando. E Luciano Henrique também deu uma melhor qualidade ao time.

    Muitas jogadas ensaiadas.

    Enfim, a águia foi depenada.

    Manter o time e a forma de jogar do segundo tempo é o melhor esquema do Santa Cruz. Parabéns a Zé Teodoro e a o grupo, pelo futebol convincente e que levou milhares de tricolores a voltarem a acreditar no Bicampeão de Pernambuco.

  81. Eduardo Ramos
    82

    Sena foi bem mas Vagner foi melhor. Este último merece ser titular.

  82. Gleibson Diniz
    83

    Comentei no post 59 que se Zé tivece assistido o jogo do Vitoria ontem contra o Ceara, iria ter a certesa que time grande com camisa e bom elenco nao deve jogar retrancado contra nenhuma equipe e com certesa ele assistiu o jogo porque o esquema tatico foi identico ao do Vitoria, parabens Zé por acreditar na torcida se no jogo da final contra a coisa vc foi por sandro e vencemos a coisa hoje vc foi pela torcida e vencemos o jogo.

  83. Zé não tem nenhum mérito na vitória de hoje. Ele teve sim muita sorte que os dois pernas de pau Weslei e Thiago Costa se machucaram e o time ganhou qualidade com Renatinho na criação no lado esquerdo e Chicão na marcação junto com Memo!

    Vou dar minha nota para cada jogador que jogou hoje do Santa:

    Fred- fraco, inseguro. Do mesmo jeito que Diego Lima. Precisamos urgente que Tiago Cardoso volte! 5,0

    Maisena- Começou apagado em campo, mas seu segundo tempo foi muito bom. 9,0

    Everton Sena e Vagner- todos os dois foram excelentes na marcação e Everton Sena ainda marcou um gol de falta. 9,0

    Tiago Costa- fraquíssimo. Jogador de usina é melhor que ele. 5,0

    Renatinho- entrou no segundo tempo e melhorou bastante o jogo ofensivo do santa pela lateral esquerda. Merece ser titular. 8,0

    Memo- No primeiro tempo jogou mal, pois marcou sozinho (já que Weslei não joga nem como meia nem como volante, nem joga nada!). Depois, com a entrada de Chicão, não perdeu uma marcação e roubou diversas bolas. 9,0

    Chicão- Queimei minha língua o criticando. Agora entendo que ele
    pode jogar junto ao lado de Memo dando um grande poder de marcação na proteção da área. 9,0

    Weslei- Já falei e repito: não tem mais jeito no santa cruz. Era melhor ter sido liberado. E, não sei por que, Zé Teimoso gosta tanto dele. 0,0

    Leozinho- É rápido, joga bem, e junto com Renatinho, e/ou Caça Rato, e/ou Branquinho e/ou Natan (quando este voltar); pode dar grande mobilidade e ofensividade ao santa, deixando Fabrício e DM9 na “cara do gol”. 8,0

    Leandro Oliveira- Muito fraco (minha opinião). Apesar da imprensa nojenta daqui o elogiar, so marcou o gol e mais nada. É muito displicente e sem iniciativa. 6,0

    Luciano Henrique- não jogou muito tempo, mas entrou bem e deu o lançamento para Leozinho fazer seu golaço. 8,0

    Fabrício Ceará- Jogou bem, só precisa jogar mais perto da área, pois não é veloz e não tem muito domínio de bola. É o homem da finalização tanto de pé como de cabeça. Fez um belo gol no primeiro tmepo. 8,0

    Denis Marques- Não jogou tudo o que sabe hoje. Ainda poderia ter apresentado um melhor futebol. Está um pouco desconcentrado. Mesmo assim, faz gols, só hoje dois. Então, imagina quando voltar à boa fase novamente. 9,0

    Zé Teodoro- Não sei o que é que gosta tanto de Weslei nesse time. O cara não faz nada! E ainda mantém Tiago Costa nessa lateral. Teve sorte porque esses dois se contundiram e os substituos jogaram muito bem. 5,0

    • ducaldo
      84.1

      Não vou nem me dar ao trabalho de comentar, pois iria repetir quase tudo que você postou.

      Wesley de segundo volante é uma piada de mau gosto e na meia é uma gracinha. Por mim estaria fora do time.

      Gostaria que tivéssemos uma opção melhor, mas, ante a atuação ridícula de Wesley, na metade do primeiro tempo pedi (ops) a entrada de Chicão*, que tirou a sobrecarga de Memo e junto com ele equilibrou a marcação no meio campo.

      *Sandro Manoel não ficou nem no banco, então tinha que ser Chicão mesmo. Mas ele entrou bem, não há como negar.

  84. Murilo Lins
    85

    Hoje fiquei convencido que o problema do Santa Cruz não é Chicão.

    O problema é a forma de Zé armar o time e o excesso de recomendações defensivas. Bastou soltar as amarras sem precisar descuidar da marcação e o time jogou o seu melhor futebol.

    Temos time para subir. Agora é torcer para Zé Teodoro não voltar a complicar e o que não é complicado.

    Só pra lembrar o time jogou o feijão com arroz. Um goleiro, dois zagueiros, dois laterais, dois volantes, dois meias avançados e dois atacantes. Só isso e colocando os melhores em campo. Maizena foi uma surpresa agradável.

    Agora é torcer para o time deslanchar.

    Saudações Corais.

  85. Geraldo Mesquita
    86

    Está demonstrado mais uma vez: uma escalação errada, um esquema equivocado pode afundar um jogador. Ao contrário, pode levantar a moral do jogador e do time.
    Boa atuação do time que nos coloca novamente no G4. O lateral esquerdo aínda não atuou bem, e hoje, do time do Santa Cruz foi o pior em campo, e o time do àguia deitou e rolou pelo seu lado. A saída de Tiago Costa e a entrada de Chicão, eliminaram os espaços que o time do Águia estava encontrando e no segundo tempo foi um verdadeiro show.

  86. Fábio Lucas
    87

    Ótima partida. A vitória era obrigação, mas a goleada foi o algo mais.

    Resposta forte do elenco à chuva de críticas que sofreram nessa última semana.

    Todo mundo sabe que eu tenho várias discordâncias em relação à essa gestão, mas hoje vi que o grupo está fechado. Essa no eu vou junto com ela. Ano que vem a gente vê se muda as coisas erradas.

    A instabilidade do time, que goleia numa partida e perde na outra, me faz ficar com pé atrás em relação ao acesso, mas eu vou junto agora.

    Se não der pra se classificar, perde todo mundo. Vou apoiar até o fim. Já que é isso que temos, vamos com isso aí mesmo. Amo o Santa Cruz e quero o bem pra ele. Danem-se as discordâncias e rusgas em relação a gestão. O Santa é maior do que isso.

    p.s. Apoio 100%, mas alguém pode me responder como Maisena foi reserva de Diogo tanto tempo? Absurdo. O rapaz é 200% melhor que Diogo, mas ficou relegado ao banco.

    • Leandro Rodrigues
      87.1

      É isso aí Fábio, agora é apoiar até fim. Tenho certeza de que com a nossa força o time engrena. Vamos chegar. Quanto à Maizena, lembro que ele perdeu uma grande oportunidade no pernambucano por causa de um remédio que ele tomou por conta própria e não podia atuar durante um mês, aí veio a insistência de Zé no improdutivo Diogo. Bem, antes tarde do que nunca.

      Pelo menos agora sabemos que temos um lateral-direito.

      Saudações Corais.

  87. óia a cobra
    88

    Parabéns pela análise Gustavo. Tive praticamente essa mesma ótica.

    • Gustavo
      88.1

      Pois é, óia a cobra. Ainda bem que eu não fui o único que entendeu o jogo desta forma.

      E tem gente da imprensa nojenta (leia-se, Ralph de Carvalho) dizendo que foi dedo do técnico essas mudanças.

      Elas só ocorreram (as duas primeiras alterações) porque justamente os dois piores jogadores do elenco do santa cruz saíram machucados e, graças a deus, os substitutos “encaixaram” certo e jogaram muito bem.

      Vamos ver se ele mantém essa escalação fora ou se vai colocar o time com a “bunda na parede” de novo!

  88. TRICOLAÇO
    89

    Se os jogadores pudesse contestar o chefe, tenho certeza que a formação e o esquema tático seria vencedor. Mas não é assim que funciona e muitas vezes entram em campo já derrotados, pelo próprio técnico. ZÉ TEODORO, abra os olhos, você está em uns dos maiores Clubes do mundo. Deixe-o jogar sem medo, que o resto eles fazem.

    • Gustavo
      89.1

      Assino embaixo, tricolaço!

      Zé, como diz o ditado: Quem tem medo de cag@$r não come!

      Coloca o time para frente, homi!!! Tanto em casa como fora de casa!

  89. Leandro Rodrigues
    90

    Acho que devemos aprender a reconhecer quando criticamos excessivamente. Hoje por exemplo o time só sobrou em campo quando Zé colocou Chicão em campo. O rapaz tem qualidade sim, já mostrou isso nós jogos mais importantes que tivemos, coisa que muitos jogadores se peidam na hora. Não o acho o melhor volante, mas definitivamente não é o pior ou o culpado de todos os jogos que perdemos. E outra Zé Teodoro, em minha opinião, tem sim muito crédito pela vitória de hoje, principalmente por mostrar que tem o grupo na mão e unido, mesmo com suas preferências e com salários atrasados.

    A vitória de hoje não é motivo para esconder erros que ainda venham a persistir, mas também não é para se fazer pouco, pois o clube precisava bastante dela.

    Enfim, criticar é válido, agora com responsabilidade e com bom senso.

    Vitórias convincentes como a de hoje e a do Icasa não vêm por pura sorte, mas por trabalho e dedicação de comissão técnica, diretoria e jogadores.

    Parabéns por hoje Santa. E que alcancemos a regularidade a partir de agora.

    Saudações Corais.

  90. óia a cobra
    91

    Zé parece usar aquelas viseiras de cavalo o GRUPO ganhou de 6 mas ele na entrevista só citou e enxergou um só nome…O de Chicão.

    • Chicão jogou melhor do que suas atuações anteriores desde a final contra a coisa.
      Mas não vejo motivos pra zé se acbar d eelogios dakele jeito. Pra mim o que alterou mais o jogo foi a entrada de um volante, ponto. porque antes tava um buraco e os meias la an frente não tavam ajudando em nada na marcação. A partir do momento que memo ganhou mais um companheiro de contenção o problema resolveu. Quisera eu que o volante em questão fose alguem que jogase bem como Chicão hoje mais de uma vez a cada 2 meses.

    • ducaldo
      91.2

      Creio que Zé fez como desagravo, pois a imprensa bateu nessa tecla (Chicão) durante toda a semana.

      Mas, concordo com Bruno. O que mudou foi a entrada de um volante no lugar do inútil Wesley, equilibrando a marcação no meio de campo. Foi o Chicão, como poderia ser Sandro Manoel ou Anderson Pedra…

      O problema é que Chicão joga bem uma partida e mata a gente de raiva nas seguintes.

  91. Arnildo Ananias de Oliveira
    92

    PRATICAMENTE, SÓ ASSISTI O 2º TEMPO

    pois uma das netinhas gêmeas começou a chorar, copiosamente, apavorada com o barulho ensurdecedor dos fogos na entrada do Santa Cruz em campo e os gritos da TOIC. Foi o 1º jogo das mesmas.

    Resultado: tive q voltar pra casa pra deixá-las e voltei no intervalo de jogo. Meu netinho, q veio de Brasília há pouco tempo, tb desacostumado com presença em estádio, estranhou bastante e só ñ voltou tb porque estava ao lado do pai, meu filho Marco André.

    PELO Q VI, o maior jogador em campo, PRA MIM, foi o Maizena, seguido, de perto, do LEOZINHO. Ñ Confundir com Leãozinho pois o rapaz ñ é bicha. Grande partida tb do baixinho Renatinho.

    É isso aí.

    Porém, ñ se iludam: o jg contra o burro-preto do CE será pra lá de encardido. Quero q a Ludurvense, o Salgueiro e a coisa maldita dos 5º dos infernos SE PHODAM amanhã.

    ÊTA FIM-DE-SEMANA PROMISSOR! É por isso q gosto de jogos aos sábados.

    SAUDASANTA

    SAUDASANTA

  92. óia a cobra
    93

    Dá pra confiar em zé? Depois daquela goleada contra o icasa a torcida Pensou: Agora vai. E nessa fé 1.500 Gerreiros viajaram até Fortaleza.Foi uma decepção. Zé não perde esse costume. Não vejo muita diferença entre zé e bunda de menino.
    Independente de Zé vou continuar acreditando

  93. óia a cobra
    94

    Na sua opinião o Santa Cruz dependia de chicão pra ganhar esse jogo?

    • Murilo Lins
      94.1

      Óia, o Santa não dependia de Chicão para conquistar a vitória, mas também não é ele que compromete o resultado.

      Não sou fã de Chicão, mas temos que reconhecer que ele e Memo desempenham papéis de operários. Talvez Sandro Manoel fosse melhor, mas não são os volantes que decidem o jogo.

      Acho que a forma de atuar do time é o que mais importa. Porém tem jogadores que estão abaixo da média como é o caso de Wesley e Tiago Costa se não melhorar. Mas Chicão ou Sandro Manoel não é o que vai fazer a diferença.

      Saudações Corais.

    • Gleibson Diniz
      94.2

      Dependia dequem ???????????.

    • Gustavo
      94.3

      Não. Precisava de alguém que ajudasse Memo a marcar e fechar o lado esquerdo, que estava uma baba com o tal do Tiago Costa.

      Agora, justiça seja feita, Chicão jogou bem hoje, não comprometendo principalmente. Se tem alguém que está de vez queimado com a torcida é o tal do Weslei. Oh cabra ruim! Só jogou no Pernambucano de 2011. Depois, não fez mais nada!

    • ducaldo
      94.4

      É isso aí, Gustavo.

      Com Memo voltando a ser aquele jogador de antes daquela malfadada negociação com a luluzinha paulista e qualquer volante (Chicão, S. Manoel, Anderson Pedra)junto a ele, resolve-se o problema da marcação no meio.

      Com Natan de volta, Leozinho, L. Oliveira e L. Henrique, quem precisa de Wesley?

  94. Leandro Rodrigues
    95

    Rapaz implicância é uma coisa séria. Dizer que o time ganhou apenas por causa da torcida é no mínimo um exagero. Houve erros anteriores claro. invenções que culminaram em empates ou derrotas, claro. Agora houve acertos também, como os de hoje e do jogo contra o Icasa. Espero que não haja torcedores por contrariarem a filosofia da direção e do treinador torcendo para haver um tropeço no próximo confronto simplesmente para dizer: eu não disse.

    Agora é momento de união e força pessoal.

    Saudações Corais.

  95. Murilo Lins
    96

    Alguém tomou conhecimento do público e renda do jogo?

    • Gleibson Diniz
      96.1

      Segundo informações dos criticos das radios tinha dois oficias de justiça na porta do arruda e depois do jogo eles se reuniram com a diretoria para resolver o problema do DINHEIRO.

  96. 1914 Henrique
    97

    Fred realmente não se sente seguro. Tiago Cardoso, tem de voltar, mas voltar bem, 100%, sem aquela frescura de pedir para zagueiro bater o tiro de meta.

    MAIZENA ERA BANCO PARA DIOGO?! Esteve bem defensivamente, roubando bolas e saindo com calma de dentro de nossa área, além de aparecer muito e com qualidade no ataque. Memo só rende de lateral-direito em finais contra o Sport.

    Zaga muito bem. Éverton caça mais e Vágner fica de boa, mas talvez o melhor seja César e Éverton. Eu manteria essa dupla, mas Zé Mourinho vai inventar de voltar com os bons, mas pesados Édson e William em prol das jogadas aéreas ofensivas.

    Tiago Costa marca bem, e basicamente só. Deve ser usado em jogos mais perigosos e contra adversários melhores. Renatinho, em jogos mais fáceis ou em que tenhamos mais responsabilidade de atacar. Como o comentarista da CBN disse, melhor ter Renatinho na esquerda do que inventar um terceiro meia.

    Memo joga bem na sua posição. Chicão tem um ponto positivo: joga simples e ouve o treinador, mas ainda prefiro Anderson Pedra, com toda a certeza. Seria legal testar Ramalho.

    Acho que Wesley esteve bem quando atuou como volante, ocupando espaços, desarmando com tranquilidade e fazendo a transição defesa-ataque. Caiu hoje depois de ter o tornozelo pisado duas vezes seguidas, e nada de cartão amarelo.

    Leandro Oliveira é bom, mas é disperso. Leozinho comeu a bola, marcou e se movimentou bem. Teve muita calma no lance de seu gol.

    Dênis poderia sair mais da área para trabalhar o jogo, além de treinar mais finalizações e deixar de cavar faltas. Se precisarmos cavar, temos Caça.

    Fabrício foi o dono do jogo. Experiente, forte, rápido, raçudo, inteligente. Deu passes, fez um golaço importantíssimo, bateu lateral, desarmou e deu pique aos 44 do segundo tempo. O Santa deveria estudar sua contratação em definitivo.

    Temos de jogar contra os times pequenos da mesma forma. Deveríamos ter goleado Guarany, Treze, Cuiabá.

    EXIJO vitória contra o Guarany.

    Saudações Corais!

  97. O melhor do jogo foi a vitoria, ou seja o que nos interessa, quanto a comentar sobre Chico, Chiquinho ou Chicão, deixo pros especialistas da imprensa, só que não os ouço nem os leio, pois dá dor de ouvidos ou canceira nos olhos.

    • joseildo
      98.1

      Em tempo: Fui assinante do Diario de Pe durante 18 anos e cancelei a assinatura por que relegaram o Santa Cruz a segundo plano.

  98. BOM DIA!!

    bem não fui ao jogo ontem e pretendo passar um tempo tambem! mais só acredito que poderemos subir depois de bons resultados fora de casa.

    Eu continuo acreditando que esse time briga pra não cair, espero mesmo que no final estejamos classificados no g8 ai sim poderei novamente acreditar em classificação para série B. Não vou me iludir com essa goleada porque foi assim com o icasa e vimos o que deu depois, de uma coisa sei que sempre estive certo o zagueiro Vagner é melhor que a dupla titular segundo comentários dos que foral ao jogo, pena que o meu outro titular da zaga é de vidro.

    abraços a todos!!

    • Quanto dupla titular na zaga ainda acho Edson Borges com grande potencial pra se amnter n time titular diferente lá do ouro Wilam Alves.

  99. óia a cobra
    100

    Começamos a ganhar de 1X0 quando saiu a escalação sem chicão. Depois do time embalado podia entrar chicão cagão ou quem quer que fosse seria goleada. Esse time aí não depende nem de Natan quem dirá de xicão.

    • Santana Moura
      100.1

      Pois é Óia a Cobra,tem jogador que rende mais quando entra com o jogo em andamento, pois vai orientado e sabendo já o que fazer. Pode ser o caso de Chicão; Zé Teodoro devia repetir a experiência. Deixar ele primeiro fazer a leitura do jogo depois entrar, já que ele acredita tanto no potencial do rapaz. Isto o ajudaria no sentido de facilitar a aproximação da torcida com o jogador o que iria facilitar muito o trabalho do atleta.
      Agora que o jogo de ontem foi para espantar qualquer síndrome do peru, ah! isto foi. Foi o jogo do beliscão, todo mundo pedindo pros amigos beliscarem pra saber se estavam acordados ou sonhando.

  100. TRICOLAÇO
    101

    Ontem diante da Torcida, Zé guardou o esquema retranqueiro, conhecido também como PORRA DOIDA, e usou o velho e bom TERROR DO NORDESTE.

  101. Eduardo Ramos
    102

    Três jogadores não atendem ao padrão de qualidade: Fred (falhou no gol do Águia, mas não foi um frango); Tiago Costa (desde a sua estréia que era muito limitado) e o ex-maestro (?) Wesley

    • Eduardo Ramos
      102.1

      Permitam-me discordar mas na vitória de ontem, foi flagrante o mérito de Zé Teodoro. As contusões dos piores jogadores podem ter sido uma ajuda dos “deuses do futebol” mas, as jogadas ensaiadas (primeiro gol), as jogadas pelas laterais com Maisena e Renatinho, os volantes Memo e Chicão protegendo com eficiência, a zaga jogando com mais segurança. Enfim, sejamos (e eu sou) críticos nos momentos e nos procedimentos que entendemos ser equivocados, mas tenhamos a coerência em elogiar, em reconhecer e em aplaudir, quando as nossas expectativas sejam atendidas, e ontem, essas expectativas otimistas foram superadas.

    • Geraldo Mesquita
      102.2

      Concordo totalmente. Aliás, as vezes parece que se vai ao jogo para observar atentamente as falhas de Chicão e de Zé Teodoro, para no final…

    • Cobrão
      102.3

      Concordo, Eduardo.

      A entrada de Chicão foi muito positiva. Jogou bem. Quando joga mal, a crítica é válida. Mas eu quero sempre rasgar minha boca em prol do melhor pro Santa. Chicão foi um dos melhores do jogo, por mérito dele. Temos que reconhecer isso.

      ZT mexeu bem na equipe ontem. Mérito dele também.

      Alguém sabe dizer por que o Santa enfrentará o Salgueiro numa quinta-feira e depois no domingo pegará o Treze em CG?

    • Murilo Lins
      102.4

      Por causa do jogo da seleção brasileira na segunda-feira.

      Alguém já ficou sabendo do público e da renda do jogo de ontem?

    • Cobrão
      102.5

      Murilo,

      O jogo do Brasil é na segunda e mudaram o jogo do Santa para quinta-feira…..pq não terça-feira?

    • Murilo Lins
      102.6

      Cobrão, esta foi a explicação que ouvi no rádio. Só não sei se é por conta da preservação do gramado ou outro motivo qualquer, porém o que a imprensa noticiou é que tem a ver com o jogo de segunda-feira.

  102. Fábio Lucas
    103

    Público 23.387

    Renda R$ 297.560,00

    Tinha mais do que isso. Como sempre, divulgaram menos.

    Será que, mesmo com a evasão, teremos mais expectadores que no “clássico”? Não duvido.

    -x-

    Ontem deu tudo certo. O Icasa empatou com o Paysandu nos últimos minutos(empate era o único resultado que nos interessava).

    Maravilha!

  103. óia a cobra
    104

    Quem tiver certeza que zé repedir a dose, viaje pra ceará.

  104. E ainda tem torcedorque fica brabo quando a diretria divulga público e enda bem abaixo do que temos a impressão que foi…

    Segundo a rádio divulgou ontem tinham 8(oito) oficiais de justiça, sedentos por botar a mão nas parcas verbas do tricolor.

    por isso tow pouco me lixando se no arruda foram mais de 40 mil e divulgam no máximo 30 mil de público, porque tem que ser assi mpra sobreviver nese futebol deficitário que vivemos.

    Mas isso desde que não se tenha suspeitas de que essa sobra de renda não divulgada esteja sendo utilizada para fins pessoais mas sim para a manitenção do patrimônio do clube!

    • E mesmo divulgado menos do que realmente acontce…continuamos e, primeiro na média de público em praticamnete tud que é divisão! Isso é que importa!!

    • Murilo Lins
      105.2

      Luís, permita-me discordar de você. Se existem dívidas é porque elas foram contraídas e devem ser honradas.

      Não sou adepto da frase de que os fins justificam os meios. Da mesma forma, o argumento de não se apresentar os números corretos para evitar o bloqueio de parte da renda serve tanto para justificar a falta de transparência, quanto para proporcionar o desvio de recursos por parte de gestores desonestos. Há quantos anos lidamos com isso e não conseguimos resolver este problema em definitivo. Não se corrige um erro com outro.

      Saudações corais.

    • Eduardo Ramos
      105.3

      A rádio JCoisa na ânsia de melar a alegria da torcida, mentiu. Divulgaram que haviam 8 oficiais de justiça. Depois, devem ter se arrependido da falsa notícia, e reduziram para 2 oficiais.

      Ainda hoje, não sabemos o “tamanho” exato do débito e, quem foi(ram) o(s) (ir)responsáveis por levar o Santa Cruz a essa situação.

    • Murilo concordo que se fez dívida tem que se pagar.

      O problema é que não da pra se evair praticamente uma grande quantidade da pouca verba que entra no clube.

      Não esqueça que nós não temos grandes patrocínios da transmissão. A verba de aptrocínio da coisatv foi irrisória para o tamanho de nossos investimentos com folha e manutenção de um estádio do porte do Arruda.

      É como um assalariado pai de família que ficou um bom tempo desempregado e consequentemente pra criar sua família de forma honesta teve que adquirir dívidas em banco, etc…
      Aí quando ele finalmente começa a trabalhar não se pode tirar mais que a porcentagem necessaria pra ele poder sustentar de forma minimamente digna sua família. É mais ou menos isso que acontece não só com o Santa Cruz mas com 98% dos clubes brasileiros!!

  105. Chegando agora do Arruda, fiquei pelo entorno tomando uma. Foi muito gol, parei de contar tava uns 5 ou 6.

    Não acho que Weslei seja ruim, tem bom passe e é inteligente. O problema parece está na função para a qual ele é escalado. Ontem jogamos com 2 meias ofencivos e 2 volantes, pronto! Deu certo. Zé não pode ficar aperriando um dos meias pra ficar voltando o tempo todo por que aí, sem querer, ele acaba jogando a torcida contra o jogador. Era o que estava acontecendo na formação anterior. Ontem ele botou wesley de volante, função que ele não sabe fazer. Era lógico que a entrada de Chicão melhoraria o time. Continuamos carentes na lateral esquerda e agora temos que escolher a melhor dupla de meias(no jargão do futebol, a dor de cabeça positiva).

  106. Tribomjardim
    107

    Ressaca boa…podia ter jogado assim antes….zé,bota chicão no decorrer do jogo para ver se ele joga….ontem deu certo…só espero que não seja os 10% de jogar bem dele….agora ele engrena???Tem mais….zé não precisa agradecer a nós da torcida pelos puxões de orelha….vc tá aprendendo né?Só lembrando…Leozinho é atacante,não é meia..

  107. Elvimário Araujo Júnior
    108

    Quando o Santa perde, a culpa é de Zé Teodoro, quando o Santa ganha, Zé Teodoro não tem mérito algum, não dá pra concordar com comentários desse tipo. Antes de Zé Teodoro, o Santa Cruz tinha apenas cinco jogadores seus no elenco, o clube totalmente sem credibilidade no mercado futebolístico, nenhum jogador querendo vir jogar no Santa. Zé Teodoro tem méritos não só nas conquistas dos títulos estaduais e no acesso à Série C, como também no início da recuperação do prestígio e credibilidade do Santa Cruz como clube de futebol. Zé tem seus erros, muitas vezes é teimoso, tem preferências por um ou outro jogador, mas qual o treinador de futebol no mundo que não tem esses mesmos defeitos de Zé Teodoro. O prório Telê Santana considerado por muitos como o melhor treinador brasileiro de todos os tempos, na Copa de 1982, deixou de levar Renato Gaúcho, que estava em excelente fase e sua convocação era pedida por toda a torcida e a imprensa, para levar Paulo Isidoro. Na Copa de 86, Telê tinha como jogador de confiança Elzo, jogador contestado por grande parte da torcida e tambem da imprensa. O reconhecimento a Telê Santana como grande treinador de futebol, só veio anos depois, quando conquistou dois títulos mundiais pelo São Paulo.
    Alguns dizem que o campeonato pernambucano não é parâmetro pra nada, mas então por que passamos 25 anos sem ganhar um bicampeonato?

    Saudações Corais.

    • Leandro Rodrigues
      108.1

      Falou muito bem e com bons armentos amigo coral Elvimário.

      O semana de tranquilidade de esperanças renovadas essa com que começa hoje.

      Saudações Corais.

  108. E pra fechar com chave d eouro o fim de semana no jogo das bonecas seria bom um “belo” de um 0x0, com direito a váios jogadores importantes delas sendo expulsos, etc..

  109. Hélio Mattos
    110

    BOM DEMAIS!

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *