Oxente, Aqui é Santa Cruz!

 

SantaSobe (2)

Lá vem a cobra voltando…. Arte: Izaqui Nascimento

 

Em tempo de acirramento de ânimos, diz a voz da sabedoria que é necessário ser comedido com as palavras. Porém, não avisaram isto para o Técnico do Vasco, Joel Santana. Assim, supostamente, num misto de “poliglotismo” que misturava “portunglês” e futurismo ele teria deitado falação aos seus jogadores, avisando que, em se tratando de Santa Cruz, tinha a se salvar sua grandiosa torcida, porém, o time não ganhava de ninguém. Esqueceu-se que aqui era Nordeste e estaria em Pernambuco berço de várias lutas libertárias, portanto, terra de um povo ungido pelo espírito guerreiro.

Nesse clima, sem mais delongas, ao se apresentar no campo de jogo, a equipe tricolor tratou logo de mostrar, dentro da Arena, que naquele tapete das “mil e uma noites” a contenda não seria fácil para os “sudestinos”. Os atletas foram instados a provarem para si mesmos que a pecha que lhes fora imposta era apenas mito. Apesar de Canindé ter afirmado em entrevista que não tocara no assunto com seus jogadores, por certo, neste mundo globalizado, cheio de redes e zap zap, a informação lhes chegou aos ouvidos. A resposta foi persistência do começo ao fim. O resultado foi uma vitória singular.

Numa coisa concordo com Joel: a torcida coral é mesmo grandiosa e marcou presença na Arena Pernambuco como o terceiro melhor público daquela praça esportiva, só perdendo para seleções. O grito da torcida desorganizada, bagunçado ecoou por todos os lados, fez barulho, instigou. Enfrentou a arapuca de uma logística ilógica, com todas as dificuldades inerentes a quem é e se faz grande; ultrapassou os limites da paciência e alcançou o ponto mais alto da ansiedade, pois nem sentar o povo conseguia, mesmo havendo lugar para todos e todas. Por fim, um brado uníssono se ouviu: Ah! É Pernambuco! Ah! É Pernambuco.

O bom disso tudo, no meu humilde entendimento, é que a equipe do Santa Cruz precisou ser fustigada de fora para acordar para a realidade, pois, por dentro do clube, de acordo com informações correntes, a ideia é que não vale a pena voltar à série A, neste ano. É como se pudéssemos nos dar ao luxo de perder oportunidades, de deixar o bonde do acesso passar batido. Convém lembrar que quando se pensa pequeno o esforço para alcançar as baixas metas é sempre menor do que o necessário para se obter o mínimo. Neste caso, é grande o risco de fiascos acontecerem.

E ontem, hein? Na terra do forró eletrônico quem tomou conta foi o frevo no pé! Tiago Cardoso não usou sombrinha, suas mãos se multiplicaram. Contra juiz, sem dinheiro no bolso, a vitória contra o Vasco deu novo ânimo aos jogadores corais que se multiplicaram em campo. O Castelão presenciou ontem um jogo épico que pode significar uma mudança de rumo, de um time desacreditado a um time de chegada. E, de chegada nós entendemos bem! Com a torcida abraçando e comprando a ideia de que é possível, quem segura a cobra coral?

Bom saber, também, que temos agora um treinador que procura alinhar os compromissos da equipe com a grandiosidade da torcida. Alguém, enfim, reconheceu o óbvio. Espero, apenas, que ele não seja contaminado com a falta de crença nas possibilidades dos atletas e que estes entendam o seguinte: quando se sobe de patamar num campeonato com este, sobe também o status de quem contribuiu para a conquista. Buscar o melhor é bom para todos e todas, então, por que não tentar?

Oxente, afinal, Aqui é Santa Cruz!

63 Comentários

  1. André Tricolor Virtual
    1

    Dona Santana,

    Meu coração já está na Série A. Meu corpo vaga numa paz profunda onde só existia desilusão.

    Incrível ter resgatado o bom e eficiente futebol de guerreiros. E sem dúvida, essa transformação se deve a chegada do empolgante Canindé. Salve Canindé! Simples, objetivo e humilde, sempre exalta os jogadores nos embates em campo. Nem de longe lembra o time comandado por Sérgio Guedes, que tinha o empate como moeda da sorte.

    A Torcida Coral volta a se animar e envadir as arquibancadas. E sabemos que ir a Arena não é a melhor das experiências, mas para uma Torcida que supera dilúvios, não irá encontrar tantas dificuldades em encarar umas horas de estrada e outras mais na fila de entrada do estádio.

    A alegria tem voltado a cidade.

    VIVA SANTINHA !!!

  2. André Tricolor Virtual
    2

    * invadir

  3. Tricolor Revoltado
    3

    Se o time voltou a motivar-nos… este texto também.
    Parabéns cara Santana Moura – lindo texto.

    Terça-feira, chego na arena ao meio-dia.

  4. Arnildo Ananias de Oliveira
    4

    ALGO PRA DESCONTRAIR:

    O SANTA CRUZ tem razão de ser proibido de disputar a Copa NE pois não seria uma disputa EQUÂNIME. Isto porque seria o ÚNICO TIME DE PRIMEIRA DIVISÃO DISPUTANDO O NORDESTÃO”.

    KKKKKKKKKK.

    Agora vamos dar um tempo e vamos votar. GANHANDO ou PERDENDO, A DEMOCRACIA AGRADECE.

    E se o eleito não for o seu Candidato não se desespere. Terá novamente, daqui a quatro anos, nova oportunidade de fazer alternância do Poder. Democraticamente, pelo voto. Sem ódio, sem rancor.

    QUE GANHE O BRASIL. E O GLORIOSO E INIGUALÁVEL SCFC.

    SAUDASANTA

  5. Arnildo Ananias de Oliveira
    5

    agora, falando SÉRIO:

    EM PRIMEIRO LUGAR, PARABÉNS SANTA MOURA POR ESTE BELÍSSIMO E IRREPARÁVEL TEXTO.

    Entretanto, gostaria de transcrevi o q já disse no blog do Santinha, deixando o UFANISMO SÓ PROS TORCEDORES:

    SÓ ESPERO Q A SOBERBA Ñ SUBA À CABEÇA DE NOSSOS JOGADORES.

    O Vila Nova de GO, de quem perdemos lá no 1º turno e contra o qual jogaremos 3ª f próxima na Arena Itaipava, acaba se sapecar um sonoro 4 x 1 no bom time do Sampaio Correa, obtendo sua 2ª vitória no Serra Dourada.

    TEMOS Q ENTRAR MORDENDO, EM TODOS OS JOGOS, DAQUI PRA FRENTE.

    Nossos próximos 3 jogos serão contra 3 auvi-rosas, a saber: Vila, América/RN e barbies. TODOS TRÊS MORDIDOS.

    E ESSE VILA TEM SIDO UM PENTELHO PRA NÓS, NOS ÚLTIMOS ANOS.

    SAUDASANTA

  6. Arnildo Ananias de Oliveira
    6

    COMO ESSA NOSSA IMPRENSA SIMPLESMENTE DESPREZA E “IGNORA” O NOSSO SCFC!

    Por outro lado acho isto muito bom pois a coisa continua perdendo por “fatalidades” e outras coisas (VTNC) mais, o q é muito bom. Deixe contaminá-la com esse tipo de empáfia e arrogância pois se perderem pro Figueiense no próximo jg, “um abraço”. Enquanto isso, vamos “comendo pelas beiradas” e deixando-os além de putos, incrédulos.

    SAUDASANTA

  7. Arnildo Ananias de Oliveira
    7

    OLHA A CURRALNET, O SITE MAIS BURRO-NEGRO DO MUNDO,

    jogando triglicerina gratúita, em cima de nós:

    TÉCNICO FICA NO CEARÁ PARA VOTAR E SANTA CRUZ FAZ PRIMEIRO TREINO PENSANDO NO VICE-LANTERNA.

    SAUDASANTA

  8. Amiga Santana Moura, já estava com saudades de suas belas e sábias palavras. Tive o prazer de encontra-me junto com você e os seus nessa bela e aguerrida vitória sobre o Vasco. Foi uma tarde memorável. Na vitória contra o Ceará, vimos reacender o espírito de guerreiros do nosso amado time. Agora mais do que nunca é hora de chegarmos junto. Espero que esse espírito de guerreiros permaneça em cada jogo daqui prá frente. Respeitando cada time, com humildade porém jogando cada jogo como se fosse uma final. Como bem disse a grande Santana Moura ” Oxente, Aqui é Santa Cruz!.

    • Santana Moura
      8.1

      Querida Alba, é sempre muito agradável ler a voz de uma mulher neste blog, poucas se arriscam, mas não deveria ser assim. Você entende de futebol, entende de ser guerreira, entende de administração e muitas outras coisas, suas opiniões nos dão incentivo. Saudações corais!

    • Santana Moura
      8.2

      Queridos amigos corais que me chamam de Dona Santana, aviso a vocês que não sou dona de nada, sou apenas Santana, Moura. As opiniões de vocês servem para nos fortalecer e também nos motivar, pois, até hoje, os melhores textos que já escrevi teve como inspiração esta maravilhosa torcida. Neste artigo tive a colaboração providencial de Paulinho Aguiar,o cara que batalha diariamente para nos deixar antenados e que atualizou as informações com muita propriedade. Estamos felizes por este novo momento, não voltaremos atrás!

  9. Arnildo Ananias de Oliveira
    9

    UMA COISA É UMA COISA, OUTRA COISA É OUTRA COISA (VTNC 4 X):

    apesar de sermos obrigados a fazer loas a esse time de guerreiros, não posso deixar de me decepcionar com a BUNDA “cobertura do Clube” feita por esses sites medíocres. Sinceramente…

    Vocês por acaso sabem se o OLIVEIRA AINDA ESTÁ VOTANDO NO SERTÃO DE CANINDÉ OU SE JÁ VOLTOU?

    Será q teremos um jg amanhã realmente CRUCIAL ÀS NOSSAS PRETENSÕES? Sabem quem será nosso lateral-direito? NATAN tá “inteiro” mesmo? Vocês sabem algo a respeito da qde de ingressos já vendidos? E do time, tá no Brasil ou excursionando por aí? Bangladesh, Bombaim, Calcutá ou foram devorados pelo tigre do delta de Bengala? PQP, só mesmo no SCFC!

    OREMOS: “Ave Mª, Cheuia de Graças …”

    SAUDASANTA

  10. Dona Santana, eu quero série AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!
    Viva o Santa Cruz!

  11. Arnildo Ananias de Oliveira
    11

    ESSE DADO TÁ NA MAIOR FRESCURA DO MUNDO COM AS BARBIES.

    Acredito q já seja a coisa ruim dos 5º dos infernos, por trás disso.

    Ainda bem q “mudamos de ares” e com essa perspectiva de série “A”, poderemos tb mudar de patamar e evitar q o “olho grande” da coisa se volte pra nós. LG, Paredão, Canindé, etc: podem ficar convicto q estariam na “alça de mira” deles, nas CNTP. Aliás, o LG já foi até anunciado pro ano q vem.

    Entretanto, se eles caírem – e estou ardorosamente torcendo pra isto – o “poder de fogo financeiro” deles, continuará IMUTÁVEL. Culpa dessa porra do C13.

    TE PHODE COISA RUIM DOS INFERNOS (e leva junto a costela q te deu origem).

    SAUDASANTA

  12. Hélio Mattos
    12

    Bonito texto Dona Santana!
    Terça feira (amanhã) é contra tudo e contra todos Santa Cruz na Arena da imobilidade em horário idem!
    Bora?

  13. Com certeza esse jogo entre Santa Cruz X Vila Nova será uma grande partida, por isso espero que a Família Tricolor compareça em massa a ARENA Pernambuco para a poiar o Mais Querido. Vamos ao Clássico Família Tricolor.

  14. Quando Oliveira chegou, eu movido pela raiva que Guedes me fez ter do time, gritei apaixonado que era mais um Vica da vida, um treinador de time pequeno. Fui injusto com Vica à quem sou grato pelo acesso e com Oliveira, cabra que eu nem conhecia. Fui coxinha, admito. Depois fui gostando da conversa dele- treinador é basicamente conversa, a partir dela todo resto dá certo ou não- e observando como sempre o meu time. O cara tem sido fantástico. Tem o perfil do clube, fala feito a gente. Parece um índio. Resgatou a torcida, bateremos recordes de público e empurraremos o time. É bom demais.

  15. Arnildo Ananias de Oliveira
    15

    O TIME DO “NOVO RICO”, DA EMPÁFIA, DA ARROGÂNCIA, DA MENTIRA SISTEMÁTICA DE CAUSAR INVEJA AO Ministro da propaganda nazista JOSEPH GÖEBBELS,

    vai colocar ingressos a 10, 20 centavos, meia pataca, 2 tostões, etc pra ver se salva o barquinho do iminente naufrágio.

    TE PHODE COISA RUIM DOS 5º DOS INFERNOS.

    ACHO Q O SANTA CRUZ FEZ MUITO BEM EM Ñ DISPUTAR A COPA NE: só tem time de 2ª, 3ª, 4ª, sem divisão, etc. SENTIR_SE_ÍA UM VERDADEIRO “ESTRANHO NO NINHO” como ÚNICO TIME DE 1ª.

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    SAUDASANTA

  16. TRICOLAÇO
    16

    A Alma Tricolor tem seu apogeu na década de 70, com aquela seleção, que entre outros reunia: Nunes< Fumancho, Givanildo, Luciano Velozo, Ramon, etc. Nunca um tricolor, mesmo nascendo agora, vai esquecer aquela época. É isso que nos move e nos faz insistir de ver aquele sonho voltar. Mesmo que seja por instantes, como o que estamos vivendo agora. VIVA O SANTA!

  17. Arnildo Ananias de Oliveira
    17

    ACHO Q O SCFC DEVERIA, MAIS DO Q NUNCA, LEVAR A SÉRIO ESSA CORRIDA À SÉRIE “A” E IGNORAR CERTOS APELOS DA TOIC Q, ESTE ANO, SÓ NOS FEZ PREJUDICAR.

    Refiro-me ao insistente pedido pra por em campo o caricato jogador Caga-Rato q conseguiu perder o 6º gol mais feito do mundo. Tá mais q provado q é jogador pra Cabense, Central, etc.

    Deveria era já está procurando fazer a extensão de contratos com o próprio técnico, o LG, os Tiago (Costa e Cardoso), o Tony, o Alemão, o Danilo Pires, etc e ir olhando o q há de bom por aí (a exemplo de alguns jogadores da Luverdense, Icasa, etc)).

    E não me venham dizer q uma “seleção” da série “B” não serve pois os menos ruins da série “A” são Cruzeiro e SPFC E NENHUM DOS DOIS PRESTA. Aliás, venho dizendo isso há vários anos e não é à toa q apanhamos de 7 da Alemanhã.

    Na série “B” não vou nem falar porque vi um Vasco treinado por um SUPERADO q se intitula “Papai Joel” apanhar de 5 do Avaí, dirigido por outro “entregador de camisa superado” chamado Geninho ( q o diga ontem a Luverdense).

    Aliás, os líderes – Ponte e Joinville – são duas outras goiabas, dos quais ñ apanhamos lá, nem cá. Tivéssemos com o Canindé desde o começo ñ tenho dúvidas q, a essas alturas, já seríamos, praticamente, campeões da série “B”.

    É o q penso.

    SAUDASANTA

    P S – Na 6ª começa os “jantares de adesão a 200 paus”. Não contem mais comigo – por mais justa q seja a causa – pra esses tipos de expediente. PROFISSIONALIZEM-SE. Já fiz muito isso, ñ faço mais. Pago até uma mensalidade de sócio desse valor, se bem embasada. Mas nesse tipo de adesão, TÔ FORA.

    SAUDASANTA DE NOVO

  18. Arnildo Ananias de Oliveira
    18

    ACHO É Q SE SUBIRMOS REALMENTE, NO CALOR DA EUFORIA, O CLUBE PODERIA

    deflagrar uma campanha maciça pra cada sócio fazer outro e irmos pro patamar de 40 mil associados.

    Isto sim mas CADÊ O MARKETING?

    SAUDASANTA

    • André Tricolor Virtual
      18.1

      Arnildo,

      A oposição fala em uma gestão de Marketing mais efetiva e profissional. É aguardar. A tempos que perdemos dinheiro.

      Em relação a situação, nada se fala, a não ser das velhas promessas.

      O nosso momento atual é muito bom. Nem mesmo acreditávamos na possibilidade de subirmos a Séria A.
      É manter a concentração e a pegada para não deixar a peteca cair.

      Abraços a todos.

      VIVA SANTINHA !!!

  19. Arnildo Ananias de Oliveira
    19

    ANDRÉ, meu companheiro de viagens de série “D”, por esses sertões afora.

    sem querer ser pernóstico, devo dizê-lo q NUNCA desacreditei de todo no acesso. Entretanto qto a uma gestão PROFISSIONAL no próximo ano eu ñ acredito pois, com o iminente acesso, a situação ñ perderá eleição nem pruma chapa capitaneada por JOTA CRISTO.

    É o q penso.

    SAUDASANTA

  20. Arnildo Ananias de Oliveira
    20

    ESSA TORCIDA É INIGUALÁVEL! INEXISTE COISA (VTNC) PARECIDA NO MUNDO.

    Ñ tem Framengo, Cúrinthians, Vascalhau, Bayer, nada parecido. Meu amigo Roberto me ligou do Arruda há pouco, disse q chegou ANTES DAS 7 pra comprar 5 ingressos e falou q a fila tá indo lá na caixa-prego e ñ sabe q horas irá sair de lá. O sistema “cai”, aquela confusão dos infernos. Já são 10:30 h. ACHA Q AMANHÃ Ñ HAVERÁ + INGRESSO.

    QDO SERÁ Q SURGIRÁ UMA DIRETORIA Q DEIXE DE TRATAR Q NEM BICHO ESSA INIGUALÁVEL TORCIDA?

    Q TODOS OS DEUSES DO OLIMPO ESTEJAM DO NOSSO LADO.

    SAUDASANTA

  21. Tricolor Revoltado
    21

    Fui, agora pela manhã, comprar os ingressos, meus e dos meus filhos, lá no arruda. Um tumulto de tanta gente. Como disse o Sr. Arnildo, acima, não acredito que os ingressos disponíveis cheguem até amanhã.

  22. O nosso time esta no caminho certo, por isso vamos com tudo contra o América, no próximo sábado, na ARENA PERNAMBUCO. O nosso apoio será indispensável, portanto Família Tricolor vamos lá com nossos amigos e familiares. Vamos lá fazer uma grande festa. O Santa Cruz precisa do nosso incentivo.

    • Arnildo Ananias de Oliveira
      23.1

      ESSA COPA NE VAI SER UMA GRANDE MERDA POIS O ÚNICO TIME SÉRIE “A” Ñ VAI PARTICIPAR: o SCFC.

      SAUDASANTA

  23. Arnildo Ananias de Oliveira
    25

    PIAUÍ, EX-LATERAL ESQUERDO NOSSO FOI ASSASSINADO:

    http://www.folhape.com.br/blogdeprimeira/?p=105629

    SAUDASANTA

  24. Oliveira tem que localizar o que faz o Santa, há muito, jogar mal em momentos decisivos com estádio lotado. No primeiro lance Sandro Manoel demonstrou o que seria o jogo. Ainda temos plenas chances, os jogos fora não me preocupam, mas sim as decisões em casa onde os jogadores historicamente entregam o ouro. Acredito que Canindé é o cara pra mudar esse recalque que assombra nosso clube, time grande com estádio lotado tem que massacrar.

  25. Arnildo Ananias de Oliveira
    27

    JOGAMOS PELA JANELA UMA OPORTUNIDADE ÍMPAR DE NOS DISTANCIARMOS (E MUITO)

    haja vista q, além do empate do Vasco, os demais concorrentes DIRETOS perderam:Avaí e América/MG. O Ceará, por enquanto, também está perdendo de 2X0 pro Boa Coisa (q também passa a entrar na disputa da 4ª vaga).

    Realmente, PRA LÁ DE LAMENTÁVEL. Não fui ao jogo mas tive oportunidade de assistir, in locum, nossa vitória frente ao próprio América/RN, lá na Arena das Dunas, pelo MESMO PLACAR. Q DIFERENÇA A ATUAÇÃO DO TIME NAQUELE DIA!

    Q OS DEUSES Ñ NOS ABANDONE.

    SAUDASANTA

    P S – achei muito pobre a atuação do Natan hj,como, de resto, todo o time.

  26. Tricolor Revoltado
    28

    O time só fez ligação direta – chutão defesa ataque;
    Faltou um armador;
    Natan tem que jogar de frente;
    Nossos laterais não jogaram nada;
    Faltou cobertura de zaga com a saída de Bileu;
    Sandro Manoel cagou o campo;
    Fui pra Arena, mas não gosto de lá;
    Tudo na Arena é mais caro;
    Lugar de tricolor é no Arruda;
    Acabou o estigma da Arena;
    O Náutico é fraco;
    Não vamos ganhar as 4 das cinco partidas restantes;
    Tirando Joinvile e Ponte, ninguém também vai ganhar 4 partidas;
    Mesmo não gostando do que vi, ainda acredito na classificação;
    Tudo pro Santa é no sufoco.

  27. Gostaria de saber por que Sandro Manuel ainda é titular?
    Por quê Ailton e Natan não começam jogando?
    Temos que mudar esse meio de campo ou vamos morrer na praia!
    Outra: Por quê Tony tem que cobrar os escanteios, já que não acerta nenhum?
    A torcida não mereceu levar um banho de água gelada. Queremos mais garra!

  28. TRICOLAÇO
    30

    Eu sou a favor dos jogadores não entrarem em campo quando não receberem seus salários, e mais, se forem obrigados por força de contrato, cruzarem os brações em protesto e não joguem, estão no seus direitos. Mas se decidirem entrar em campo, não sabotei, Pois perderemos todos nós.

  29. Arnildo Ananias de Oliveira
    31

    COMO SONHAR Ñ PAGA, COM OS RESULTADOS, ATÉ ENTÃO DE AVAÍ E VASCO

    e com a chance de tropeços da própria Ponte Preta (que não ocorreu) e do América/MG e Ceará (que de fato ocorreram) sonhava até com algo impossível: ser ainda campeão da “B”.

    Vi o jogo do Sampaio até o gol da Ponte nos descontos do 1º tempo e assevero que a Ponte não perdeu por milagre pois o Sampaio jogava melhor, até então.

    Agora não estou vendo mais as coisas (VTNC) muito azuis pois pela raça do Sampaio acho que venderá caro uma derrota. A barbie então, além de ser um Clássico e do SCFC está “atravessado” na garganta do técnico deles,já está correndo risco novamente de ser rebaixada.

    Vi tb o jg do Atlétivo/GO com o Vila (3×1) e o resultado foi tb um tanto mentiroso. Mas o burro-negro Goiano mostrou muito poder de finalização. Não vai ser batatinha batê-lo lá, independentemente de pegá-lo ainda no páreo ou não. Pelos jogos que vi do Bragantino em casa, também não é NENHUMA GOIABA.

    EM SÍNTESE: ainda temos chances claras de nos classificar DESDE QUE JOGUEMOS COMO UM TIME DE GUERREIRO tal qual vínhamos atuando ANTES do fatídico jogo de ontem. Agora, se o fizermos que nem ontem, tamos phudidos e mal pagos.

    É o que penso.

    SAUDASANTA

  30. Com os resultados de ontem o Santa continua só dependendo dele. Mas precisa aprender as lições da derrota de ontem, a começar pela euforia desenfreada da torcida que já estava preocupada com a formação do time para série A em 2015. O técnico que deixou um rombo no meio de campo com a entrada de Cassiano, fato já parecido no jogo do Vasco, precisava entender que nenhum time vence uma partida sem ter meio de campo. Naquele momento do jogo, o Santa tinha Sandro Manoel, Danilo Pires e Wesckey, este muito bem marcado. Na minha modestíssima opinião, Natan era pra jogar ao lado de Wesckey e Keno, porque nesse tipo de jogo o que mais se precisa é de velocidade. Danilo Pires, coitado, tava andando em campo de tão cansado. Aliás, boa parte do time pregou no segundo tempo. O time rifava a bola e não soube sair da marcação do América. Mas será que ninguém havia previsto isso antes? Perdemos! Mas, volto a repetir, nos deram a chance de continuar sonhando com o acesso e o mais importante: com a força de nossas próprias pernas. Que os erros de ontem sirvam de lição e o Santa volte a vencer…

  31. Santana Moura
    33

    Eu me impressiono com a inércia ou seria inépcia da diretoria coral, que jogo após jogo vê a arbitragem fazer bolinha do Santa e fica calada; eu só queria saber se o Santa deve alguma coisa aos árbitros, ou será que um antigo dirigente coral ainda tem muita penetração nesta categoria que só erra contra nós?
    Por que a instituição não contrata um assessor de arbitragem, será que é tão difícil de enxergar que sem isto não tem como chegar a lugar nenhum, pois eles não deixam e o time ainda ajuda amarelando.

  32. Dona Santana, o árbitro travou demais o jogo e criou um clima de guerra entre os jogadores corais. Isso a meu ver, fez com que determinados jogadores perdessem o equilíbrio emocional e consequentemente o futebol. Léo Gamalho foi cassado rigorosamente pelo senhor do apito.
    Agora, Canindé tem que fazer mudanças no meio de campo, que foi nosso calo nessa partida.

  33. Tricolor Revoltado
    35

    Não tenho certeza quanto à classificação. Tenho sim esperança.

    Graças à nossa diretoria FDP, vamos enfrentar 5 jogos decisivos. Se não fossem aqueles equinos, insistindo com sabugosa, estaríamos agora disputando para sermos campeões e não apenas na esperança de uma possível classificação.

    Só espero não chegar na última rodada, contra o atlético go, disputando a última vaga com eles, pois será muito pro coração tricolor.

    Quanto à arbitragem…
    Não é primeira vez que vemos juízes prejudicando o Santa Cruz, mas vamos lá:
    Era pro juíz ter expulsado dois jogadores do Santa nos primeiros 5 minutos (principalmente sandro manoel que parecia um louco), mas não o fez;
    Era pra ter dado pênalti de tiago costa sobre o atacante alencarino, quando o jogo já estava 1×0, mas não o fez;
    O juíz não perdeu os gols de danilo, nem de wescley nem de gamalho – este, cara a cara com o goleiro adversário;
    O juíz não insistiu com wescley, no meio campo, quando era visível a falta de um meia de penetração ante uma defesa bem postada e dura na marcação;
    O juíz também não deu sonífero a tony e a tiago que perderam várias bolas já dominadas e;
    O juíz não ficou caindo diversas vezes sem motivo como o fez o sr gamalho.

    Respeito a opinião dos demais tricolores quanto à arbitragem mas, por mais que o juíz tenha tentado nos prejudicar(?), perdemos por nossa culpa e incapacidade.

  34. Tricolor Revoltado
    36

    Gosto de Oliveira Canindé, acho o discurso dele motivador. Conhece de futebol e organizou melhor o time. A derrota de sábado não o desmereceu. Errou e só.
    Se tivessem escutado antes a torcida…

    A torcida (emocional) apontou às fragilidades das laterais. Insistiram com nininhos. Quando tiago voltou (acredito que ele ainda vai melhorar) e tony foi efetivado, ganhamos em consistência;

    A torcida (emocional) apontou às fragilidades dos volantes. Insistiram com memos. Quando bileu foi efetivado, ganhamos em segurança (sandro ainda é fraco);

    A torcida (emocional) apontou às fragilidades da zaga. Insistiram com sennas. Quando alemão chegou, ganhamos em qualidade (renan ainda é fraco);

    A torcida (emocional) apontou às fragilidades do treinador. Insistiram com sabugosas. Quando canindé chegou, ganhamos a possibilidade de uma classificação para a série “A”.

    Que torcida burra da peste.

    A torcida (emocional) aponta às fragilidades da diretoria. Insistem com SB e outras burras-pretas. Quando for na próxima eleição…

  35. Tricolor Revoltado
    37

    Não sou favorável a jogos na Arena.
    Alí não é a nossa casa.
    Mas, precisamos jogar lá de vez em quando para garantir – infelizmente – um TCN da vida, afinal, este incentivo beneficia o clube e também um montão de torcedores menos favorecidos. É preciso lembrar: temos a maior torcida porque é composta de muita gente pobre.
    Todavia, mesmo com uma Arena que exclui os pobres, pelos altos preços ali agregados, as burras-pretas não conseguem nos acompanhar em disputa de torcida.
    Até sexta-feira passada, vi e ouvi várias reportagens que abordavam o tema “disputa das torcidas”, aludindo aos jogos do Santa, na Arena, e da mundiça, na casa dos festejos. Tomadas de vídeos ou fotográficas mostravam as filas no Arruda e no manguezal. A expectativa da mídia marrom era do público burro-preto ser superior ao da Cobra Coral, nos estádios, no fim de semana. Motivos haviam de sobras: Ingressos mais baratos (R$ 5 no mangue e, R$ 50 na Arena), acesso mais facilitado (um ônibus no recife e, uma eternidade na Arena), estacionamento amplo (um lugar bost@ de R$ 5 ao redor do mangue e, uma BR entupida por R$ 20 na Arena) etc, etc.
    Enfim: o público na Arena foi superior ao do mangue em 6 mil pessoas, enquanto a renda, proporcionada pela torcida tricolor, superou em 700mil a rendinha do manguezal. E a imprensa? muda é lógico!!!!!

    • edilsonsilva
      37.1

      Concordo em parte contigo. Mas se a diretoria do Santinha não fosse burra, tiraria os todos com a nota e disponibilazava 15.000 ingressoas a 10,00 reais, e susbtituiria o TCN, com vantagens de receber o dinheiro na hora.O ToTCN retira socios do clube so noa ver que nao quer ver.
      obrigado
      edilson

  36. Tricolor Revoltado
    38

    Mesmo com a derrota de sábado, vejo um time melhor postado em campo.

    Canindé viu a fragilidade tricolor do meio para trás e optou em deixar a equipe com 3 jogadores de marcação: danilo, sandro e bileu e, com a chegada de alemão, o time ficou mais consistência do meio para trás.

    Sobrou apenas uma opção para criação e, esta tarefa, ele deu a wescley.

    Considero wescley um bom jogador, mas, é de veneta. Tem dia que ele joga muito e tem dia que só joga, apenas, pedra na casa dos outros.

    Quando tony foi suspenso, tivemos a oportunidade de ver wescley e natan juntos e o resultado foi um meio de campo mais criativo. Até o futebol de wescley apareceu mais.

    Todavia, cada jogo é uma história.
    Do vila e do mequinha, ficaram muitas experiências para canindé elucubrar.

    Agora chegou a vez das barbies. Um time bem inferior ao américa e, até mesmo, inferior ao vila. Só que é clássico e essa história nós conhecemos de co e salteado. As bonecas vão botar os bofes pela boca e, mesmo mais distantes de uma classificação, vão jogar tudo o que sabem e o que não sabem.
    Como diz o velho jargão: “Clássico se decide nos detalhes”.

    Para vencermos, além de um bom futebol, raça vai ser indispensável (eu disse raça e não a loucura de sandro manoel).

    Série “A” à vista!!!!

  37. André Tricolor Virtual
    39

    Caros,

    Quinta entra em circulação o album do Centenário …

  38. Arnildo Ananias de Oliveira
    40

    TAL QUAL A SEMANA ANTERIOR, ESSA RODADA COMEÇOU, MAIS UMA VEZ, CONSPIRANDO A NOSSO FAVOR: Avaí 0 X 0 Oeste.

    Todavia, DE NADA ADIANTA, se não fizermos a nossa parte.

    Q OS DEUSES DO OLIMPO NÃO NOS ABANDONE.

    SAUDASANTA

  39. Aquela derrota contra o América foi um desastre, por isso espero que o Santa Cruz jogue melhor e some pontos no próximo sábado. Vamos a ARENA Família Tricolor. Vamos apoiar o Mais Querido. O Santa Cruz ainda tem chances

  40. Dos 4 jogos( contra o Boa Coisa, Vasco, Vila Nova e América-RN) que a diretoria fechou com a Arena PE é inegável o bom aproveitamento dentro das 4 linhas, dos 12 pontos disputados ganhamos 9 pontos.

    Entretanto, do ponto de vista financeiro não sei se foi um bom negócio não:

    1)Público: 11.055
    Renda: R$ 260.013

    2)Público:24.283
    Renda: R$ 592.368,00

    3)Público: 17.979
    Renda: R$ 419.422,00

    4) Público: 34.746
    Renda: R$ 900.011,00

    Total de Renda: R$ 2.171.803.

    Considerando a forma do contrato que foi divulgado por aqui(R$ 250 mil por cada jogo e 50% do que ultrapassar R$500 mil na partida) receberemos, se meus calculos não estiverem errado, APROXIMADAMENTE R$ 1.250.000.

    Compensando o custo(iluminação, segurança, etc) de Abrir o Arruda em dia de jogo, que até hoje é um mistério por parte da diretoria, com a perda de parcela da torcida nos jogos lá na Arena por questões de horário complicado e distancia e acesso do estádio para muitos.

    Em resumo, tivemos um PREJUÍZO desses jogos na Arena de ALGO EM TORNO DE R$ 900.000.

    É importante a diretoria no ano que vem, seja ela quem for, repensar melhor a forma de acertar esses jogos na arena, tanto no valor da cota fixa a receber como a margem de lucro na bilheteria e também tentar procurar fechar com os organizadores da ARENA determinados jogos com times de pouco apelo de público e especialmente NA PRIMEIRA METADE DA COMPETIÇÃO pois ainda não tem esquentado a disputa por vagas!

  41. Tricolor Revoltado
    43

    FALTOU ALMA

    Pelo futebol que apresentamos nestas duas partidas… podem esquecer a classificação.

    Os guerreiros ficaram lá em Fortaleza, naquela partida contra o Ceará.

    E quando Canindé escalou memo, todas as minhas esperanças foram por água abaixo. Uma equipe onde memo tem chance de jogar, não merece uma classificação.

    Ailton já era. Não tem mais futebol.

    O único jogador lúcido no meio campo – Natan – foi sacado pelo treinador.

    Sandro Manoel e Gamalho não vão fazer falta, contra o bragantino, pelo futebolzinho que estão apresentando.

  42. Vou dizer uma coisa que vai desagradar muito neguin aqui: Esse Natan num tá cum nada, fraquin , fraquin.
    Cruzeiro será campeão desse ano, e será um forte candidato a ser novamente em 2015.
    Já o Santa Cruz, caso suba por obra de um milagre, será um forte candidato ao rebaixamento.
    ESSA É A GRANDE DIFERENÇA!
    Prá quê subir, subir prá quê!
    Vamos ficar na B que é melhor.

  43. Faltou espírito de decisão. Faltou colocar a alma em campo. Vencer os obstáculos e não se curvar a eles. Nas duas partidas anteriores, faltou isso. Não custava nada os jogadores e o técnico se inspirarem na partida do Atlético/MG. Poxa vida, estamos falando de um acesso importante pro clube para elite do futebol brasileiro!

    E me preocupou muito as declarações de Oliveira Canindé após a partida de ontem. Além de ter visto outro jogo, novamente veio com a conversa fiada de matar o jogo em uma, duas bolas.

    A grande verdade ou a verdade que nos apresenta é que o Santa parece ser aquela criança mimada que tanto pede um brinquedo dos sonhos ao pai e quando este lhe presenteia, com grande esforço, o garoto resolve simplesmente guardar o brinquedo! Pelo menos nessas duas últimas partidas, demonstrou, cabalmente, que não está preparado pra assumir o G4, assim como o Boa que foi a Natal e venceu o América com autoridade ou o Atlético/GO que jogou pau a pau contra o Ceará e os jogadores saíram de campo lamentando o empate.

    FALTA ESPÍRITO DE DECISÃO!!!!

  44. Tricolor Revoltado
    46

    Independente dos prognósticos o que vejo é:
    Chances de classificação – 100%
    Chances de decepção – 100%
    Isto é Santa Cruz.

    As possibilidades estão em aberto.

    Outro dia, antes do jogo contra o mequinha natalense, eu vi um comentário que dizia: “ESTE É NOSSO JOGO CHAVE”. Logo depois uma resposta afirmava: “DAQUI PRA FRENTE, TODO JOGO É JOGO CHAVE”. Os dois comentários eram 100% verdadeiros. “Se” houvéssemos ganho aquela partida – chave – estaríamos agora administrando uma possível classificação, mas, como perdemos, vamos enfrenatar o bragantino – outro jogo chave – com o coração nas mãos.

    Fica então três sentimentos em cada torcedor:
    100% de dúvida – gerada pela FALTA DE GARRA, nos dois últimos jogos;
    100% de certeza de que tudo pra esta torcida tem que ser no sofrimento;
    e, por fim, 100% de esperança, na classificação – PORQUE AQUI É SANTA CRUZ.

  45. Tricolor Revoltado
    47

    Teremos três desfalques para a próxima partida, mas, sinceramente, o único que vai fazer um pouco de falta é tiago costa.

    Disseram no vestiário a sandro manoel que o time precisaria de raça. Ele confundiu raça com violência. Não conseguiu um único desarme, sem fazer faltas, nos últimos dois jogos. Errou quase 100% dos passes para frente e, contra o timbu, deu muitos espaços pelo meio, pois não sabia se dava cobertura a danilo ou a bileu. Enfim: um jogador a menos, nos últimos jogos, que não vai fazer falta no próximo.

    O problema: como tiago não vai jogar, é provável que canindé faça nova improvisação naquele setor, pois julinho (graças a Deus) continua no DM. Espero que Tony volte, senão, corremos o risco, por falta de opções, de vermos nininho e memo jogando.

    Já gamalho, que considero um bom jogador, se apequenou nos dois últimos jogos. Foi um cai cai como nunca eu tinha visto e finalizações bisonhas. Não tenho dúvidas que cassiano será a bola da vez e bem mais útil que gamalho.

    Quanto a canindé, independente de perdermos, empatarmos ou ganharmos, a próxima partida, espero não ouvir dele o discurso de que a pressão para entrar no G4 ou o desgaste dos jogadores é o motivo das duas fracas apresentações. O que realmente faltou, mesmo sabendo da limitação técnica do plantel, foi ESPÍRITO LUTA, GARRA, VONTADE DE VENCER, ESPÍRITO DE GUERREIROS.

    Em colocando este espírito em campo, mesmo com nossas limitações técnicas, podemos vencer a próxima partida, mesmo fora de casa, e fazermos duas grandes festas, com 60mil torcedores em cada uma das partidas, contra sampaio e avai em dependendo dos resultados que sempre estão nos favorecendo, nos classificarmos ou na penúltima peleja, ou jogarmos por um empate a última peleja partida.

  46. Acho engraçado esse Canindé. Depois que perdeu pro América de Natal e empatou com o Naútico, vem declarando que os jagadores estão sendo muito precionados a entrarem no G4, KKKKK. Caro Canindé, quem está amarelando é o senhor. O senhor está se perdendo nas escalações e nas substituições.
    Está mostrando que não passa de um treinador par time pequeno. Só milagre subiremos prá A.

  47. Artigo interessante do Coritiba, fazendo a chamada da importância de apostar no TIMEMANIA:

    A Timemania está sorteando um prêmio de 2 milhões e 600 mil reais! Saiba como concorrer e de quebra ajudar o Coritiba lendo a matéria abaixo.

    O número de apostas no Coritiba nos últimos concursos da Timemania segue muito baixo, e insuficiente para recolocar o Coxa no G-20 no acumulado de 2014 da loteria. Em 2013, por ter ficado no G-20 da loteria, o Coritiba teve abatido de seus débitos com a União cerca de R$ 1.700.000,00. Se tivesse ficado fora do G-20, esse valor teria sido de apenas R$ 862.268,00 aproximadamente, quase 50% a menos. Se ficar fora do G-20 em 2014, a perda poderá ser ainda maior: cerca de 1 milhão e 400 mil reais.

    Em 2014 o Cori está fora do G-20, correndo riscos de perder metade da verba que recebe da loteria. Além disto, o Coxa sequer tem alcançado o primeiro lugar do estado nos últimos concursos. No 647 foram 755 apostas a menos que o A. Paranaense, que aumentaram a distância entre os clubes para 112.229 bilhetes. A situação também não é confortável com relação aos 20 primeiros colocados: o clube está em 22º no geral, não demonstrando reação suficiente para ultrapassar Avaí e Santa Cruz e voltar ao G-20. O Cori foi marcado em menos de 14 mil bilhetes e ficou na 20ª colocação do concurso 647.

    Vale lembrar que a partir do concurso 409, a Timemania passou a ser sorteada três vezes por semana. Desde o concurso 124, a Timemania já vinha sendo sorteada duas vezes por semana. Portanto o torcedor deve apostar no Coritiba três vezes por semana, com sorteios todas as terças, quintas e sábados.

    Em 2013 o Coritiba se garantiu no G-20 da Timemania, e em 2014 irá dividir 65% da verba destinada aos clubes (Grupo 1). Em 2015 novamente a distribuição dos recursos da Timemania irá obedecer a proporcionalidade de apostas indicadas em 2014. Em janeiro do próximo ano, os 20 times mais indicados como Time do Coração em 2014 vão dividir 65% do que é destinado aos clubes (Grupo 1). Os que ficarem entre as posições 21 e 40, vão dividir 25% (Grupo 2). Os demais 40 (Grupo 3) vão ficar com 8% e os que estão fora do montante farão a partilha de 2%.

    De acordo com cálculos preliminares, se o ano terminasse hoje e o Coritiba terminasse fora do G-20, teria recebido cerca de R$ 2.419.978,00. Caso terminasse entre os 20 primeiros, o Coritiba teria recebido cerca de R$ 1.224.197,00. Ou seja, quase 100% de aumento na cota.

    http://www.coxanautas.com.br/noticias/conteudo.phtml?id=37332&t=Coxa-pode-perder-R-1,4-MI-da-Timemania
    _____________________

    Temos que dar carga total nessas últimas semanas do ano, e nos MANTERMOS NO G-20 ao FINAL DO ANO ASSIM COMO NO G-4 DA SÉRIE B NA 38° RODADA.

    19º A. PARANAENSE 2.315.247 1,29%
    20º SANTA CRUZ 2.244.163 1,25%
    21º AVAI 2.208.716 1,23%
    22º CORITIBA 2.203.018 1,23%
    23º TREZE 2.137.843 1,19%

    Peçam pra parentes e amigos tricolores colaborarem também nas apostas.

  48. Como o Treze é 23 colocado?
    A Paraíba em peso torce pelo Treze?
    Cadê o Campinense, cadê o Botafogo da PB?
    Desde de quando o Treze tem torcida prá estar nessa colocação!
    Essa porra dessa timemania é mais uma treta desse governo corruPTto.
    Não jogo e não vou jogar em respeito aos funcionários de carreira da Caixa Econômica Federal. É dinheiro saindo pelo ralo. Vão começar a demitir funcionários para cobrir o rombo, esperem só.

  49. Espero que o Santa Cruz jogue melhor e consiga um bom resultado contra o Bragantino. É preciso união, garra, disciplina para não ser ninguém expulso, vibração, estarem focados no jogo, terem cuidado para não falharem, serem espertos para aproveitarem as oportunidades. Creio que se jogarem bem o resultado será melhor. Boa sorte Ticolor Pernambucano.

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *