Mulher no futebol

Passei mais de duas semanas pensando para escrever este texto. Parece bobagem, mas senti um friozinho na barriga quando recebi o convite do TC e, por conseguinte, a confiança do Editor-Mor para me tornar cronista. É que o futebol tem sido um campo tão inóspito à incursão das mulheres, inclusive, nas letras e na comunicação, parecendo até que todos os avanços conquistados no sentido da derrubada do patriarcalismo, no mundo, não conseguiram alcançar esta seara.

Note-se a ausência de apoio, por parte da CBF e patrocinadores, à seleção feminina de futebol, apesar d’elas jogarem mais bonito e com mais dedicação do que os homens; observem quão poucas são as mulheres que dirigem clubes futebolísticos, quantas são treinadoras ou árbitras de futebol de campo? Algumas que tiveram chance de se tornarem assistentes, logo fizeram a ponte para outro campo… Renderam-se ao apelo consumista que coisifica a mulher, instigando-a a se tornar objeto de consumo.

Quer ver uma coisa? Quando se pensa no binômio mulher e futebol, muitos o relacionam à diversão e prazer. Ignoram que muitas mulheres não se conformaram à cultura do “Bolinha” e da “Luluzinha” que é transmitida de geração em geração, a partir da qual há atividades que são para homens e outras para mulheres, como se ambos não pudessem partilhar os mesmos interesses, as mesmas atribuições.

A nossa sociedade patriarcal, secularmente, procurou segurar a mulher dentro de casa sob a suposta alegação de que o homem deveria ser o provedor e a mulher “cuidadora” e, neste contexto, ele se encarregaria de ir à luta, manter a família nos aspectos materiais e lhes seria permitido sair com os amigos e cair na esbórnia. A suposta fragilidade física da mulher (diferença biológica) por muito tempo a impediu de correr, subir em árvores, jogar futebol. Entender de futebol. Contudo, os tempos mudaram; a mulher hoje em dia trabalha fora, é arrimo de família e muitas vezes independe da presença masculina para tocar a vida; vai ao campo de futebol não mais na condição de acompanhante, mas de participante ativa.

Por outro lado, eu, na verdade, até agora fiz tudo diferente daquilo que me ensinou, um dia, Aline Moura. Ela alertou que o aspecto principal de um texto deveria vir no início. Contrariando a lógica, segui o modelo acadêmico que me aprisiona, tecendo considerações para, finalmente, dizer que fiz este escrito para estimular as mulheres santacruzenses a participarem mais dos nossos debates, a postarem comentários, a não se importarem se alguns colegas tecerem críticas às suas ideias.

Caso eu tivesse me intimidado com as barreiras impostas à mulher no futebol, nunca teria chegado ao Santa Cruz, nem encontrado um presidente, um diretor e um técnico de futebol nada machistas e nada convencionais e o Santinha não teria sido o primeiro clube brasileiro a ter uma mulher Psicóloga, trabalhando no meio de jogadores. A eles meu respeito: Vanildo Aires, Dirceu Lins e Silva e Pedrinho, respectivamente. Vocês se fizeram pioneiros no país e inauguram no Santa Cruz um espaço para a mulher profissional, a mulher torcedora, a mulher tricolor; que seus exemplos façam escola. Às companheiras corais, meu convite: abrilhantem o TC com a alma feminina.

185 Comentários

  1. Gustavo Henrique
    1

    Prezados tricolores,

    Por acaso alguém que frequenta o blog compareceu ao jogo-treino desta tarde?
    Estou perguntando isso para saber qual é a impressão deixada pelo lateral-esquerdo Zé Pedro, que está em fase de testes. Alguém achou o garoto bom de bola?
    Na minha opinião, é um erro insistir com Renatinho na leteral-esquerda. O Santa Cruz fica com um buraco no lado esquerdo da defesa e isso acaba queimando o jogador. Para mim, ele tem que jogar é no meio de campo, poderia entrar, inclusive, na vaga de Weslley, o morcegão do Arruda.
    A Diretoria tem que abrir o olho e contratar as peças que estão faltando, até porque alguma hora Renatinho vai levar o terceiro amarelo e vai ser suspenso, e a gente não vai ter um lateral-esquerda para substituí-lo.
    Abre o olho Diretoria, vamos contratar para subir sem aperreio. Tem que sofrer feito a gente sofreu no sábado até dezembro é coisa de doido. Tá faltando um lateral-esquerdo, um volante, um meia e um atacante de velocidade.
    Meu time para sexta-feira seria: Fred; Diogo (o futebol ainda tá longe de ser o ideal, mas deu uma melhorada contra a galinha), William (também m elhorou no sábado, e inclusive fez gol de cabeça), Edson Borges e Maizena (na falta de um lateral canhoto bota Maizena para não ficar um rombo na defesa); Sandro Manoel, Memo, Luciano Henrique e Renatinho; Dênis Marques e Fabrício Ceará (não é nenhum craque, mas é batalhador e acaba abrindo espaços para o craque DM9).
    Só para completar, sexta-feira é pelo menos 35 mil pessoas no Arruda, e eu tô confiante em outra vitória.
    Saudações corais.

    • Eduardo Ramos
      1.1

      A escalação é por aí. Ainda penso que Branquinho, com todas às suas limitações, talvez seja uma melhor opção que Fabrício Ceará.

  2. Santana, é isso aí! Também eu fiquei assustada com esta história de escrever para um site de torcedores que também são comentaristas e entendedores de futebol. Amo o Santa com o coração e a alma. E aprendi a entender um pouquinho de futebol de tanto ir ao campo, torcer (com a alma e o coração).

    Mas sou um horror com a bola nos pés. E não me arrisco a dar muitas opiniões sobre as estratégias e táticas futebolísticas…

    Então me assustei: escrever com o coração e a alma é suficiente em um blog de torcedor? Quero crer que sim, como creio que nosso Santa precisa de torcedores que torçam com a alma e o coração.

    (Ah! Quanto às regras jornalistas do principal no começo… não se preocupe: nem sempre elas valem na literatura…) Um abraço.

    • Santana Moura
      2.1

      Valeu pela Força Fabiana, estaremos juntas nesta luta de buscar espaços no mundo que foi apropriado pelo “Bolinha”, seremos Luluzinhas, literalmente, com a inteligência da personagem e tudo!

  3. Seja bem-vinda! Bela estreia.

    A luta pela emancipação feminina, como toda luta, tem seus zigue-zagues. Avançou, mas, nalguns aspectos, a conta-gotas. O mundo do futebol, por exemplo, é um ambiente muitas vezes misógino e homofóbico.

    Ah, sim, um dia, veja se conta a sua experiência incrível como psicóloga do Santinha. O fato merece várias crônicas…

  4. Uma estréia digna de pompa e circunstância, Santana! Belo texto, não nos desloca do tema futebol, pelo contrário, nos coloca; exatamente com as nossas diferenças biológicas e jeitos de ver e sentir as coisas, o mundo. Ainda bem!

    Dá prazer vir ao TC e ler os textos, onde cada autor escreve dentro da sua linha e compreensão do tema.

    Parabéns e um beijo!

    😉

  5. Isso! Quanto mais mulher, melhor. Em todos canto.

    E o paysandu começou com goga e já apanhou em casa. 40 mil no estádio, os caras tremeram. Aqui tem acontecido muito nos últimos anos, mas não perdi a esperança de que uma hora esse elenco vai aprender a jogar com a torcida. Se encaixar, fudeu! O último time que jogou assim foi o de 2005. Quando Carlinhos arrancava, a torcida ia junto. O drible de Rosembrik fazia barulho, as vezes parecia gol. Aquele time era bem melhor, mas os adversários também. O discurso de humildade é pra imprensa, lá dentro tem que mandar os caras pra cima. Com essa papo de respeito e humildade o que tá sendo praticado é o medo. A gente fica levando pressão de sobral, 13, tupi. Quero ver sexta.

  6. Santacruzense em Sampa
    6

    eu nao posso, infelizmente, ir ao jogo pq moro em SP. Passei o mês de junho em recife, mas, graças ao 22-9, não pude ir a nenhum jogo.

    bem, em homenagem à redução do preço e ao funcionamento do guerreiro fiel, comprei logo meu ingresso e mais 3 para os meus dependetes, só pra ajudar o mais querido clube das multidões.

    bora parar de reclamar e comprar o ingresso, se associar e, quem puder, bora pro arrudão, que lugar de santacruzense é no Arruda!

    Representação numérica do código de barras:
    34191.75009 75088.300183 33305.540008 3 53980000006000

    Data do vencimento: 18/07/2012
    Nome do banco: ITAU UNIBANCO S.A.
    Valor (R$): 60,00

    Data de débito: 17/07/2012
    Data/hora da operação: 17/07/2012 20:21:30

  7. TRICOLAÇO
    7

    O Santa continua trabalhando de dia para comer de noite. E nosso treinador tirando leite de pedra já há algum tempo. Precisamos investir na base, se quisermos ter uma equipe competitiva no futuro.

  8. A Santana Moura já merecia faz tempo integrar a equipe de escritores do TorcedorCoral, mais conhecida como “Academia Santacruzense de Letras”.

  9. Arnildo Ananias de Oliveira
    9

    Muito lúcidas as palavras de ALINE MOURA,

    uma pioneira pernambucana, no mundo do futebol. Entretanto, hj, Graças a Deus, já se vê até mulher comandando uma Nação de apaixonados, q nem no CR do Flamengo. Temos tb árbitros e bandeirinhas com belas e competentes mulheres abrilhantando o espetáculo.

    No Arruda, ñ faz mui tempo, tínhamos a Dani como titular do seu Dpto Social. Uma bela e simpática guerreira. Mas, ainda é pouco. Que venha mais. Principalmente nas nossas hostes q NUNCA DISCRIMINOU qq etnia, qq cor, qq tendência política e sexual e, portanto, jamais poderia descriminar a presença da melhor q tanto embeleza tb nossas arquibancadas, em dias de jogos do “Mais Querido”.

    É isso aí. E todos caminho nos levam ao Arruda (principalmente a ala feminina santacruzense), 6ª f próxima.

    SAUDASANTA

  10. Eduardo Ramos
    10

    Santana, o grande tricolor Vanildo Aires foi meu vizinho no Rosarinho, e é sogro de um dos meus irmãos.

    Não quero comparar pois todos sabemos da distância financeira entre os que estão na série A e o nosso Santa Cruz na série C mas, é difícil aceitar, ou se conformar, com os “reforços” (?) para a tão sonhada subida para a série B.
    Continuamos frágeis nas laterais com o limitadíssimo Diogo e o improvisado Renatinho. No meio de campo, a situação também não é de confiança, já que o empréstimo 0800 de Léo e, as contusões de Anderson Pedra e de Natan, contribuiram para a precariedade no setor mais vital de uma equipe de futebol. No ataque, dependência total do excelente Dênis Marques.
    Para que haja mais motivação se faz necessário que bons jogadores sejam contratados para qualificar o mediano nível da equipe, e aí sim, aumentar a presença da sempre presente Torcida Tricolor no Templo Sagrado do Arruda.

  11. Arnildo Ananias de Oliveira
    11

    E meu comentário CENSURADO: qual a razão?

  12. E a cbf continua toda enrolada:

    http://www.gaz.com.br/noticia/357540-brasileirao_2012_logistica_da_cbf_apresenta_problemas_e_jogos_sao_adiados.html

    Já tiraram até jogo do treze do domingo vão jogar na terça:

    A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) adiou o jogo entre Treze e Cuiabá (MT), que estava marcado para acontecer no próximo domingo (22), no Estádio Amigão. Agora, a partida será realizada na próxima terça-feira (24), a partir das 20h30 no mesmo local.

    De acordo com a CBF, os jogos foram adiados devido à falta de passagens aéreas para a delegação cuiabana vir a Paraíba ainda nesta semana.

    Mesmo com a possibilidade de ter prejuízo na arrecadação com a venda de ingressos para o jogo, que festava previsto para acontecer em um final de semana, para um dia de semana, os dirigentes trezeanos preferiram não polemizar e se quer falaram sobre o que poderia ter causado o adiamento da partida.

  13. Nenhum radicalismo presta, nem o feminismo, nem o machismo, ambos possuem erros. Mas o importante é falar do Santa Cruz. O time mais querido de Pernambuco. Seria tão bom que as mulheres fossem ao Arruda para deixá-lo mais bonito, mais alegre, mais festivo. Espero que isso aconteça já na próxima sexta-feira no jogo contra o Paisandú. Vamos ao Arruda mulheres do meu Pernambuco, vamos ao Arruda torcida do Santa Cruz.

  14. Arnildo Ananias de Oliveira
    14

    SANTACRUZENSE EM SAMPA.

    Apesar de ñ ter nada a reclamar de SP – afinal tenho mulher e filha + velha paulistas – sei bem o “banzo”, nessas horas. Lamento v. ñ ter tido oportunidade, nas tuas férias, de ver o nosso Santa, “in locum”.

    Entretanto, quero crer q, a partir de 2013, tenhas a oportunidade de ver os nossos 38 jogos, ainda q na TV, na série B (algo q ñ tive oportunidade qdo aí morei pois, sequer, se falava em internet, por exemplo).

    É isso aí.

    SAUDASANTA.

    • Santacruzense em Sampa
      14.1

      Boa tarde prezado Arnildo,

      meus dois filhos são paulistas tb. Mas nem por isso gosto daqui. Espero voltar pra minha terra em, no máximo, 3 anos. E ver nosso Santa na série A. Enquanto isso, já quero que no ano que vem possa ir pra Campinas, Bragança, São Caetano, etc ver nosso Santa na série B.

      Bem, certo dia, há uns 3 anos, num final de semana de F1 em SP, fui ao Mercado Municipal com alguns amigos que tinham vindo pra corrida. Fui devidamente trajado de santacruzense e, claro, fiz muito sucesso. Fui parado por vendedores de peixe, lojistas e diversos tricolores de diversos lugares.

      Entre eles, um me chamou muita atenção. Um sujeito muito emocionado veio conversar comigo. Apresentou-se como tricolor santacruzense, me apresentou sua esposa e eu lhe apresentei a minha. Disse que morava em Brasília e que seu irmão era contumaz comentarista deste blog. Acho que se chamava Valter. Seria ele o seu irmão??!

      Saudasanta!

  15. Mulher, mulher, na escola que você foi ensinada,
    jamais tirei um dez, sou forte mas não chego ao seus pés.

    Pôxa, que chuteira bonita e charmosa. E que texto agradável. Parabéns Santana Moura. Que as mulheres Corais participem mais, desse festivo blog.

    E andar com fé, que a fé não costuma faiá.
    Sds Corais e Tosenses.

  16. vladimir BiroBiro TOSA Arcoverde/Maceió
    17

    Vou assistir o jogo do bragantino agora contra o barueri de marcelinho paraiba que o léo é titular pra ficar com mais ódio ainda de zé pardal,o léo serve pra botafogo e bragantino mas não tem vaga no time do retranqueiro.

  17. Tribomjardim
    18

    Pensei que Nininho e Netto participariam do jogo-treino….pensei…….

  18. Fábio Lucas
    19

    Não diga… Leandrinho, aquela desgraça que passou por aqui no ano passado, fazendo gol e comendo a bola contra o América-MG. Isso é o futebol!

    Só joga em time pequeno…

  19. Fábio Lucas
    20

    Por incrível que pareça, toda vez que vejo um jogo da Série B bate a saudade de ver o Santa jogando nela.

    Sinto saudade dos jogos melhores, com adversários melhores, campeonatos mais organizados… Eu já não aguento mais ver o Santa enfiado num meio de um monte de time pequeno. Isso não é o lugar do Santa.

    Já passou da hora de nós voltarmos disputa-la. Temos que disputa-la ano que vem de qualquer jeito. Chegar em 2014 na Série A não é um sonho, é um objetivo.

    O nível dos times da Série B não é muito maior do que os da Série C. Com reforços pontuais, disputaríamos o acesso já esse ano.

    Sai desse “tonel de lixo”, Santa Cruz!

  20. Fábio Lucas
    21

    Vejam oque o São Paulo está fazendo com suas categorias de base:

    http://www.youtube.com/watch?v=ucLZj-vLtoE

    Não tenho dúvidas, o São Paulo vai ser vetor da modernização do futebol na América do Sul.

    Melhor clube do Brasil, o São Paulo tem tudo pra mudar essa lixo que virou o futebol Brasileiro, tecnicamente falando.

    • Gleibson Diniz
      21.1

      Fabio isso é no São Paulo porque a mentalidade lá e outra, sei que o São Paulo tem uma condição financeira bem superior a nossa mais oque temos hoje no Santa Cruz uma base do Sub 9 ,10 e 11 que para viajar precisa fazer cotinha entre os Pais dos atletas , o material dos atletas os Pais que compra que nem isso o clube oferece temos que ficar so observando mesmo Fabio infelizmente.

    • Gleibson Diniz
      21.2

      Acho que dava uma boa enquete, qual o futuro da nossa base.

    • Acho perfeitamente factível termos uma boa formação de base. Não é só questão de grana, mas sim de planejamento e de gestão; em suma, de vontade política. Já discutimos várias vezes esse assunto no TC — faz tempo. Não vemos mudança na mentalidade de nossos dirigentes.

    • Geraldo Mesquita
      21.4

      O Barcelona já fez escola. A Europa copia, os grande clubes copiam. É só cada um adaptar a sua realidade. O Santa Cruz terá um enorme sucesso se seguir êsse caminho. Históricamente, a garotada na sua grande maioria, sempre preferiu dar prioridade na busca por oportunidade, ao Santa Cruz e o nosso clube é que aínda não soube aproveitar devidamente esse filão.

    • Tribomjardim
      21.5

      O São Paulo sempre foi vanguarda nas categorias de base….desde o tempo de Cilinho…………

  21. Paulo Aguiar
    22

    Que beleza, Santana Moura.
    Você já é de casa faz tempo, literalmente.
    Parabéns!

  22. Conceição
    23

    Santa PARABÉNS!

    Você sempre nos presentiando.
    Conte com minha torcida nesse seu trabalho.

    Bjs
    Ceça

  23. óia a cobra
    24

    Elogiar o Comentário de Tia Santana é chover no molhado.
    ****
    O Santa Cruz tem essa mágica de agregar, receber bem, valorizar e ultimamente acolhemos alguns soldados feridos, vindos da ilha do desprezo, da ilha da arrogância, ilha da fantasia, ilha de onde não se respeita valores humanos, aquela ilha que entre outros tantos deuses a quem foi oferecido boi, tem sobretudo, um deus chamado Mamom.
    E como forma de vingança por termos acolhido esses “soldados feridos” a coisa têm tentado nos atingir e procurando ferir nosso ego pelo poder aquisitivo. Tentaram trazer Grafite, fizeram de tudo. Não conseguiram.
    Gilberto foi mais fácil conseguiram ele esta aí. Tudo isso é estudado e planejado, faz parte do plano deles, não é só a necessidade da posição, É PURA VINGANÇA.
    Não é do nosso feitio desejar mal, ou ficar ranzinza com isso. Mas é claro público e notório a forma de reação deles e demonstra como são vingativos e rancorosos, afinal Dutra defendeu com bravura e esmero nossas cores, Luciano Henrique fez o leão miar em plena ilha, Ganhamos com esses que se tornaram bravos guerreiros Corais 2 campeonatos e que venha CESAR e mostre o que tem de melhor para torcida coral.
    Deixemos o passado de lado vivamos o presente com afinco, com amor, nos doando da melhor forma possível.

    A você Cesar que o nosso Deus te ajude, te ilumine e para glória do nome D’Ele tenhas sucesso profissional no Santa Cruz.
    SEJA BEM VINDO.

    No Santa Cruz se faz futebol, amigos, irmãos e respeita-se o profissional.

    Eu sou da Terra de Santa Cruz.

  24. Artur(21.3) claro que planejamento e gestão é imprtante e contribui para o sucesso do projeto. Mas o fator grana nesse caso é mais que determinante.

    O Santa Cruz enquanto estiver em séries C e D e até a B, inserido num estado que apesar de crescendo ultimamente ainda está a anos-luz dos maiores PIB`s sem contar que a grande maioria de nossa torcida/consumidores são de camadas mais humildes( e isso pesa muito, infelizmente, contra nós).

    O povão fica feliz, e até compreendo a situação financeira é difícil mesmo, quando a diretoria abaixa o valor dos ingressos, e para muitos o ideal seria preço do ingresso a “10 conto” sempre. Isso é impraticável no futebol profissional de hoje em dia, futebol profissional há muito deixou de ser visto como APENAS diversão e lazer para a torcida, a não ser que não se queira ter um time competitivo nas competições que joga.

    Isso tudo dificulta muito querer chegarmos perto de uma equipe como o São Paulo de torcida/consumidores com poder aquisitivo bastante superior e inserido num estado em que possui simplesmente 1/3 do PIB de toda a nação, além de toda as principais mídias nacionais se localizarem por lá. Ou seja, os grande patrocínios de marcas multi-nacionais, as grandes verbas dos direitos de transmissão, etc…

    Até a década de 80 que o futebol era amador e por conseguinte muito barato a gente(digo os clubes essencialmente do N/NE) podia até equilibrar as coisas era só ter a sorte de ter um “James Thorp da vida” que o equilíbrio financeiro era alcançado sem maiores problemas sem contar em nossa torcida que mesmo humilde sempre foi presente e contribuiu não só com o surgimento do nosso estádio como também com uma grande renda d ebilheteria conseguia segurar grandes craques nossos na época. Por que? Porque tudo era mais barato, o salário dos jogares era pífio comparado pra hoje em dia tudo nesse sentido era mais alcançável.

    Agora não, meu amigo, felizmente( ou infelizmente) o fubebol nesse séc. XXI é bem mais profissional e consequetemente infinitamente mais caros. Daí fica muito difícil de times como o Santa Cruz e muitos outros tentarem alcançar o nível de capacidade de investimentos no futebol com quem tem a vantagem de tá sentado sobre o cofre( no caso o São Paulo e mais alguns poucos!) pra eles um CT do Cotia e até memso o elogiado CT do galo de Minas é plenamente possível.

    Entretanto, isso não quer dizer que não podemos com nossa realidade alavancar e muito o projeto no Santa Cruz. Não precisa se igualar a um CT de Cotia do são Paulo. Mas o Vitória/BA e até mesmo o Porto daqui de Caruaru está ai pra mostrar que é possível fazer grandes investimentos e ter bastante resultado com investimentos na base.

    E a observação do Renê Simões é muito interessante também ao falar da cultura que se emprega no Barça e tambem em outros times europeus. Em se fazer o time desde as categorias de base do sub-13 jogando no esquema, na maneira, no padrão de jogo igual ao praticado no time principal. Só acho muito difícil essa prática ocorrer aqui no brasil que tem uma cultura já consolidada de qualquer 3 resultados ruins seguidos dentro do campo, já se muda de treinador e daí pra se manter essa cultura e identidade de forma de jogo é muito complicado por aqui no Brasil.

    • Concordo contigo. Só digo que podemos, e já vai tarde, dar um pontapé inicial. Pontapé modesto, mas visando o médio e longo prazo. Veja, mesmo na situação em que estamos, até que temos bons jogadores da base. O problema é que muitos não são aproveitados, chegam em situações de emergência e são queimados rapidamente, etc e tal.

  25. DANIEL GOMES/FOLHA PE

    Desde a sua fundação, o Santa Cruz viu 46 pessoas ocuparem a cadeira da presidência, contando com a atual gestão. Desses presidentes, apenas seis exerceram um mandato de três anos ou mais. Mas é bom o torcedor tricolor ir se acostumando, pois em breve as futuras gestões podem reger o clube por mais tempo que o atual. Os dois anos de mandato ditos no atual Estatuto do clube podem se transformar em três. Tudo depende da eleição que vai acontecer em uma Assembleia Geral convocada pelo atual mandatário coral, Antônio Luiz Neto.

    Em uma reunião realizada na última quinta-feira, o Conselho Deliberativo coral discutiu e aprovou todas as alterações feitas no Estatuto. O encontro para a votação tem dia e hora marcados. No próximo dia 28, das 7h às 17h, os sócios inscritos há pelo menos um ano e que estejam adimplentes, poderão decidir não só no referendamento desse artigo, como na alteração de outros que foram divulgados no site oficial do clube. Caso aprovado o novo modelo de gestão, a medida só funcionaria a partir das próximas eleições em diante.

    Apesar de apenas sucessores serem beneficiados com essa possível reforma, o presidente Antônio Luiz Neto preferiu não falar sobre o tema e adotou o seu discurso político. “Não quero falar sobre o assunto. Não é hora de falar sobre isso. O foco é outro, é a Série C e o Santa Cruz na competição, apenas isso”, disse. De qualquer forma, uma comissão de reforma liderada pelo atual assessor da presidência, Silvio Ferreira, já trabalha na organização dessas votações que podem mudar os rumos políticos do clube mais uma vez. O Estatuto que vigora no Arruda atualmente é do ano de 2007.

  26. Eita que o alvi-rosa xexeiro gaúcho é muito do esperto!

    Adquiriu Oscar por 15 MI do São Paulo, a uns meses atras e já vai vender ele pro Chelsea por u simplório valor de quase 80 Milhoes de reais.

    E mnesmo assim eles não tem 1 miçhãozinho pra pagar pelo Gilberto que ainda nos fazem o “favor” de emprestar pro rival.

  27. óia a cobra
    28

    Não é só a falta de dinheiro que atrapalha o progresso, as melhoras dentro de um clube, mas sim, velhas práticas, panelas, conluios, desunião, rateamento etc, etc.
    Vez por outra vemos atitudes que não entendemos o porquê. Atitudes que é explicito o malefício ao clube mas porque? O que ha por trás?

    Lembro-me quando surgiu a automação, muitos diretores de empresas resistiam ao progresso, a novidade, tinha alguns que diziam: “Essas máquinas cabuetam tudo”. Aí comecei a entender o porquê da resistência. Arrumação demais prejudica o “Sistema” aí tem coisa que está na cara que está errada, mas eles nem tocam no assunto e se falamos com eles na sala ouvimos sempre: “deixa quieto”.

  28. óia a cobra
    29

    Não se conseguirá fazer grandes mudanças e melhoras em prol do clube antes de acabar as panelinhas internas, as hienas. Essas sim são os entraves de todo progresso de um clube.

    • Tribomjardim
      29.1

      Tem hiena desviando nossos valores da base….pode escrever……

  29. Eliana Alencar
    30

    Mto bom, Santana Moura! Vc sempre se destacando com belas escritas, com dedicação ao que faz! Essa mulher é uma guerreira. Parabéns ao Santa Cruz por ter uma equipe boa, incluindo essa pequena grande mulher!

  30. óia a cobra
    31

    Eu acho engraçado o cambista virado na gota com ingresso até de um olho só, você mal desce do carro o cara tá com um leque de ingresso na mão, berrando no seu ouvido e o carro de propaganda na frente do clube diz:
    -Não compre ingresso de cambista.
    Aí eu pergunto? Onde foi que eles pegaram ingresso?
    Quem está por detrás disso?
    Quando vão resolver isso? Essa é fácil responder: NUNCA

    • Tribomjardim
      31.1

      Um passrinho me disse que aí está a diferença de público(fora os “erros de contagem”),um modo de fugir dos homens de preto….espero que essa receita fique no clube…….

    • Eduardo Ramos
      31.2

      Amigo meu comprou ingresso de cadeira “por fora”, no jogo contra o Treze. Ele é torcedor do Treze. O “vendedor” disse a ele que tinha 15 ingressos. Não foi com cambista.

  31. Ranan post 26 chamo isso de EXPERTISE DE NEGOCIO, ta ai a grande diferença os caras fazem as coisas como se tivessem administrando suas empresas com foco na rentabilidade e lucro para a instituição. E com relação ao Caso Gilberto é estranho de mais não ver ninguem da nossa diretoria e juridico se posicionar sobre o caso. So ficam falando que é isso que é aquilo e nada de concreto.
    Nesse caso quando temos algo a receber e sabemos que temos direito, façamos por onde e existem meios legais para isso (a justiça) e pelo tempo que se passou desde a compra do jogador ja se deveria ter uma solução do caso.

  32. Desculpe nobre colega errei seu nome RENAN…

  33. Tribomjardim
    34

    Não sei se o SANTA pode pagar,mas para meia traria Netinho do atlético do pr…..volante Magal do Marilia que dizem estar jogndo bem lá,junto com Gadelha na meia…..

    • rubemjunior
      34.1

      O TPZT não quer esses jogadores para não tomarem as vagas de Xi-cão e Weslei.

  34. O problema é que os bons olheiros trabalham para os grandes clubes. São pagos por baixo do tapete por informaçoes sobre novos talentos e muitas vezes estão dentro do clube. Foi-se a época quando o jogador só saia do estado depois de jogar em um dos seus clubes. As categorias de base de São Paulo e Inter têm menino de tudo quanto é lugar do país.

  35. óia a cobra
    36

    Muitos garotos do Santa Cruz não esqueceram Brasão e não hesitaram em abraçá-lo, Brasão não se fez de rogado e retribuiu o carinho.

    Achei legal.

    Brasão respeitou e não comemorou o gol marcado já bala… Não esqueço aquela horrível cena dele querer fincar aquele molambo no Arruda.

    • Pois é óia por pior q ue Brasão seja. E não é pior do que vários que hoje estão no nosso elenco, é um jogador profissinal mas que respeita um lube que o recebeu tão bem.

      Essa é a diferença de um Homem pra um moleque como esse que voce citou.

    • óia a cobra
      36.2

      Verdade.

    • Óia a trolha
      36.3

      pura balela, o jogador hoje em dia quer dinheiro, Brasão só fez aquilo porque tem interesse em voltar um dia.
      só fico calado quando for um jogador criado em nossas bases, ter histórias dentro de um clube, mesmo assim, ainda duvido muito.
      olhem Gilberto, está aí por dinheiro, tenho certeza que se fizer um gol em nós, ele vai vibrar porque é profissional e precisa de grana.

    • Brasão também pecisa de grana, com otodos nóa, e fez o que cabia a ele fazer na sua profissão fazer gols. A questão de comemorar ou não o gol em um clube que lhe marcou, não passa pelo fator profissionalismo mas sim pelo fator caráter.

    • Garanto que a toricda do Treze comemorou e muito o gol fito por Brasão e nem deu a devida importância se por um acaso ele não comemorou omo está acostumado.

      A torcida quer é ver jogador n oseu time jogando bem e fazendo gol e vencendo as aprtidas, commemorar os gols na hora de forma extravagante ou não é apenas um detalhe. deixa que a torcida comemora por eles e muito.

    • Geraldo Mesquita
      36.6

      Óia a Cobra, concordo plenamente com você. Não creio que a atitude foi pra fazer marketing. E tem mais, exceto Denis, todos os outros atacantes do Santa são no futebol, de qualidade inferior ao Brasão.

    • Hélio Mattos
      36.7

      Gostei também visse Óia, da atitude do Brasão.
      Jà Gilberto, pelo discurso que vem adotando, acho que daria cambalhotas.

  36. Arnildo Ananias de Oliveira
    37

    MUI SENSATAS E VERDADEIRAS AS COLOCAÇÕES DE ÓIA A COBRA e TRICOLOR (24 e 25)

    SAUDASANTA

  37. Amigos aquilo que BRASÃO fez mais uma vez foi puro marketing, se ele não queria comemorar o gol entao porque o fez???????? não pegou a bola e deu-lhe um bicudo para ela ir nas arquibancadas????
    AHHHH… Vai dizer se ele fizesse o gol de empate ao 46 do segundo tempo ele iria chorar?? de tristeza né!!!!

    • Óia a trolha
      38.1

      falou e disse junior.

      é cada inocente que aparece aqui.

      eu tambem acreditava em papai noel e no curupira, hoje não mais.

    • óia a cobra
      38.2

      Junior, marketing ou não, ele não tirou onda. Você não entendeu a comparação e diferença de comportamento entre um e outro?
      Ele foi marqueteiro quem não viu? Mais fez isso de forma limpa e honrosa. Valeu. Quem estava em campo não reprovou.

    • Pois é oi a cobra, mas parece que é difícil o pessoal aqui entender o “tow aqui exercendo minha profissão” com do outro lado “tem um time que eu respeito muito”.

      Apenas isso, a gnete es´tava se referindo na questão comemorar ou não um gol.

      Que ele é mearquetiro e que é mais que visível que ele pretende voltar unm dia jogar aqui é mais que evidente!

      Mas isso não impede que reconheçãmos que ele foi muito correto com nossa torcida, algo que muitos moequeles por aí não costuma ser.

    • rubemjunior
      38.4

      Pessoal,

      vamos esquecer o Brasão. Esse já foi.

      Abraços.

    • Hélio Mattos
      38.5

      Ele é marqueteiro? É.
      Ele quer voltar pro santa? Quer.
      Ele gosta do Santa? Acho que sim.
      Ele é debilmental para dar um chutão na arquibancada? Com certeza não.

  38. rubemjunior
    39

    Vocês viram o gol que o zagueiro do Guarini fez contra as proprias redes? Está no JCoisa.

    Vale a pena conferir o belo gol contra.

    • Eduardo Ramos
      39.1

      Não me recordo ano mas numa decisão de turno no Arruda, um lateral esquerdo da barbie fez algo parecido. O resultado? Santa 1 a 0. Se não estou enganado, o “artilheiro” chamava-se João Luís. E o Santa Cruz foi o campeão pernambucano.

  39. ROSA Bezerra
    40

    PARABÉNS, SANTANA, VC SEMPRE ABRILHANTANDO O CAMINHO POR ONDE PASSA. CONTINUE ESCREVENDO, O TEXTO É ÓTIMO E NÓS, MULHERES, TEMOS QUE OCUPAR TODOS OS ESPAÇOS QUE NOS SÃO DEVIDOS, SIM. TODA FORÇA PRA VC. E PARA O SANTINHA, CLARO!

  40. óia a cobra
    41

    As vezes alguns refutam só por refutar e/ou fogem do foco do assunto.

    Fiz uma comparação entre a atidude de Bala e Brasão. Só isso. Marqueteiro ou não;
    Se ele quer voltar ou não, isso é outra história.

    Vamos lá vou repetir:

    Um cara nascido dentro do Santa Cruz, projetado peloSanta Cruz ganha um título jogando pelo nosso maior inimigo pega a bandeira deles e quer fincar no Arruda.

    O outro passou uma temporada, e um dia jogando contra nós faz um gol e não comemorou faz apenas o sinal do T.

    Não é preciso ser muito inteligente para notar a diferença de caráter e atitude entre os dois.

    Acho que nenhum jogador fez maior agravo na história do Santa Cruz de que esse tal de Bala.

  41. óia a cobra
    42

    Alguns aqui tentam justificar que vale e se que pode tudo por dinheiro.

    O que é ser profissional? É ser moleque? É faltar com respeito? É jogar a história e o passado no lixo?

    • rubemjunior
      42.1

      Óia a cobra, esquece Brasão.

      Ele não vai pagar nossas contas.

      Obrigado Brasão por tudo que fizestes. Abraços.

    • óia a cobra
      42.2

      Porrrrrrrrraaaaaaa!!!!!!!!
      chefeeeeeeeee!!!!!!!!!!
      caraaaaiiiiiiiiaaabiblioteca!!!
      eu só fiz uma comparação de comportamento.

      E eu tô com saudade de ninguémmmmmmm kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • rubemjunior
      42.3

      Vá trabalhar.

    • óia a cobra
      42.4

      Rapai, chefe eu tô mêi digavar, o sinhô paga mal e atrasado…

  42. rubemjunior
    43

    Vejam que o Santa Cruz não tem força na CBF.

    O Guarana de Sobral pediu que a partida deles na 10 rodada fosse passada do sábado para o Domingo 02/09.

    E conseguiu.Já o Santa Cruz vai jogar na Sexta feira contra o Mae ssandivel.só pode mudar para os outros?

    A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por meio de seu site oficial, informou que a partida entre Guarany de Sobral, do Ceará, e Santa Cruz, válida pela décima rodada da Série C, acontecerá no dia 2 de setembro, um domingo, e não mais no dia 1 do mesmo mês, um sábado. A motivação da mudança é para que a partida possa atender a uma melhor expectativa de público. O horário e o local permanecem os mesmos, 16h no Junco, em Sobral.

    • óia a cobra
      43.1

      Rubi tu quer uma chuteira dessa da foto in riba de presente?

  43. óia a cobra
    44

    óia vou dizer uma coisa aqui. Não me tenham como machista.

    MULHER NÃO SABER ESCREVER SOBRE FUTEBOL. Pronto eu disse.

    Agora Tia Santana entende tanto que você não consegue distinguir ou pensar em sexo masculino ou feminino quando ela escreve a não ser quando ela fala de alguma coisa pessoal, aí se descobre que é uma mulher que está escrevendo.

    O chato é que muitas delas quando escreve fazem apelações feministas e isso mata o texto. São poucas as que conseguem disvincular o gênero do futebol.

    Essa minha Tia é de uma capacidade internacionalmente internacional.

    Obs: Odiei essa chuteira de salto alto vum Tim?

    • óia a cobra
      44.1

      Corrigindo

      Obs: Odiei essa chuteira de salto alto vum Tia?

    • Santana Moura
      44.2

      Oia, esta chuteira de salto é pra nunca ninguém usar, nem mulher, nem homem, e quanto ao seu comentário é machista sim, digo isto sem feminismo algum, mas acho que você está só fazendo fita pra combinar com sua personagem bem do interior, patriarcal; na vida real você sabe valorizar a capacidade das mulheres sim, eu creio nisto. Sua frase ficaria melhor desta forma: Algumas mulheres não sabem escrever sobre futebol, assim como alguns homens também não! Ficou legal?
      Que seria de nós sem sua veia humorística não é mesmo???

    • óia a cobra
      44.3

      eerr Tia botou pra lascar in nêu.
      kkkkkkkkkk. Na realidade quis ser apenas contundente, mas quero enaltecer a sua forma de escrever. É show de bola.
      Sou mesmo um pouco machista mais quem não é?
      Todo homem tem seu lado mulher, eu mesmo tenho uma(s) do meu lado, não sei viver sem elas.
      O que seria de nós sem vocês mulheres???? Um bocado de vihadinhos saltitantes e safhados.

      Sabia que Senhora vinha me dar umas chineladas embora de leve. Minha Tia sabe corrigir com carinho.
      Agradeço a associação de minha personagem à alegria.
      Beijo Tia.

      Torcedor Coral é rico de informação por aqui a Mulher tem Voz e tem Vez.

  44. André Tricolor Virtual
    45

    Parabéns pelo Texto Santana Moura,

    Seja bem vinda e pelo que já acompanhei você já é da turma a muito tempo.

    Sempre achei importante a presença feminina em tudo na vida. E no Futebol, além da inteligência da mulher, tem um carinho especial e um apoio e acalanto nas horas de dificuldade. Nada melhor que abraçar uma mulher na hora do gol Coral!

    Artur meu rei, maravilhoso seu texto anterior … Acho que Wesley na verdade foi abidusido e o que agente acha que vê em campo é apenas seu ‘imbondo’.

    Abraços a todos!

    >>> VIVA SANTINHA FEMININUS CLUB !!!!

  45. Meu amigo Rubi tu ta virando um critico ferrenho meu nobre.kkkk essa questão de mudança quem manda é a televisão visse. Esse jogo ja estava na programação da tv por assinatura e como ela pagou lascou tudo. Infelizmente estamos submissos a esse tipo de situação e olhe que ainda tem mais jogo de 19:00 vindo por ai.
    Agora concordo plenamente que pelo menos o jogo fosse às 20:00 hs. concerteza o publico seria bem maior.

    • óia a cobra
      46.1

      19:00h o engarrafamento é muito intenso. Muita gente vai chegar depois das 20:00h

    • rubemjunior
      46.2

      Junior,

      O que não me agrada foi o motivo da mudança, veja abaixo.
      Quer dizer que se o Santa Cruz conseguisse mudar de Sexta para domingo não seria por este mesmo motivo?

      ” A motivação da mudança é para que a partida possa atender a uma melhor expectativa de público.”

    • óia a cobra
      46.3

      E os pé-de-rádio vão se lascar tudinho só vão ouvir o 2º tempo

    • rubemjunior
      46.4

      Vai não Óia.

      As rádios trocam o horário da voz do Brasil para começar as 18:00h.

    • Sobre a mudança do jogo. No sábado passado o jogo que iria ser transmitido e foi divulgado era Paiandu x Fortaleza, sendo que o Paisandu com a maoral que tem junto co ma CBF e coisatv simplesmente soliciou a mudança pra segunda porue eles consideram que dá mais gente lá na segunda a noite. E a cbf/coisaTV tranquilamente sem alvoroço algum conceeeu e transferiu o jogo deles pra segunda.

      Agora nosso time ter dois jogos EM CASA NO ARRUDA ONDE A RENDA É TODA NOSSA sendo tranmitidos e nu horário de sexta-feira as 19:00 é ser muito sem noção essa galera.

    • …coisas do santa Cruz

    • Tribomjardim
      46.7

      O SANTA não pede nada….ceita tudo depois diz que não tem $$$$$…….SOMOS A REFERÊNCIA NA C, e não sabemos usar isso………………..

  46. Minha amiga Santana, vc já iniciou mostrando pra que veio.
    Espero que a tônica literária seja sempre essa: crítica e engajada.
    O futebol carece disso.
    Esse mesmo mundo patriarcal, historicamente, barrou milhões de mulheres de seu desenvolvimento econômico, intelectual e humano.
    O futebol, como parte da sociedade, também reflete esse modelo de desigualdade entre homens e mulheres.

    O bom é que, em meio isso tudo, surge mulheres como vc, que vieram pra transgredir e dizer que um outro modelo de sociedade é possível, mesmo que seja a partir do futebol.

    Nos estádios, o que vemos é o completo desrespeito as mulheres. Alguns até acham que elas deveriam ir ao estádio “para deixar ele mais bonito e alegre”, como se mulher fosse objeto de decoração.
    Também há aqueles que dirigem palavras sexistas a elas, e outros que se aproveitam de seus corpos nas filas para comprar ingresso e na hora entrar ou sair dos estádios.

    Vamos continuar escrevendo sobre os males de mundo machista no âmbito futebolístico, pois as nossas palavras podem ser uma grande fonte de combate a esse modelo opressor que temos.

    Parabéns, guerreira!

    • Santana Moura
      47.1

      Pedro, não poderia deixar de comentar suas palavras, dentre tantas outras, aqui,dos e das colegas que me receberam com carinho. Seu comentário só enriqueceu o texto, pois não fui tão ousada como você foi. Blog também é cultura, conhecimento, além de entretenimento. Fico feliz em vê-lo por aqui, seja sempre bem vindo!

  47. Gleibson Diniz
    48

    Seria bom que as Radios so passassem o segundo tempo.

  48. vladimir BiroBiro TOSA Arcoverde/Maceió
    49

    Jogo de sexta será transmitido no MANO¨S BAR feitosa,pra quem estiver em maceió podem comparecer fica prox.ao conj.artemizia não tem erro é a av.principal do bairro que vai até a rodoviária.

  49. Ricardo Cavalcanti
    50

    Ingresso na mão!!!

    Santa Cruz 2 X 0 MãeSandível

  50. Leandro Rodrigues
    51

    Estou muito confiante na vitória contra ‘pai sandu’. Mas uma coisa vem me incomodando bastante. A falta de contratações, inclusive as balelas sobre as contratações, pois quando estas existem é porque está próximo de acontecer. Só até agora, já estamos na quarta rodada e não se fala em nenhuma. Todos sabem que precisamos aos menos de mais quatro reforços: um lateral esquerdo, um volante pegador, um meio-campista e um atacante de velociadade. Nessas horas, sinto até falta do Geíson.

    Mas vamos que vamos.

    Saudações Corais.

  51. Eduardo Ramos
    52

    O último “reforço” domSanta Cruz foi barrar Caça-Rato.

    Impressiona o imobilismo dos nossos dirigentes.

    Aí, o presidente clama pelo apoio do “grande patrocinador”, no caso, nós, sócios e torcedores. E o “grande patrocinador” pede mas não é ouvido. O “grande patrocinador” pede um latreal direito, pede um lateralmesquerdo, pede um meia esquerda, pede um atacante. E o presidente ALN pede “paciência”. Haja, paciência!

  52. Marcos Almeida
    53

    Saudações tricolores! Parabenizo a Srª Santana pelo texto. Conheço algumas mulheres que comentam bem sobre futebol. Em tudo que as mulheres participam em geral levam sensibilidade e competência. Vamos com tudo pra cima do papável. Meus ingressos serão comprados amanhã. Santa Cruz para sempre.

  53. Eduardo Ramos
    54

    Nada de ingresso pelo guerreiro fiel. Se for televisionado, será menos R$ 15 na arrecadação.

    Sócio no Santa Cruz só ganha aborrecimentos.

    • Pra que, afinal, o Guerreiro Fiel? Era um alento comprar pela internet o ingresso. E podíamos comprar mais de um para ajudar o clube. Agora, não temos mais isso.

      E, obviedade ululante, por que não disponibilizar todos os ingressos dos jogos? Eu compraria todos para ajudar o clube.

    • Santacruzense em Sampa
      54.2

      eu comprei o meu. a grade de programação da tv já anuncia que vai passar o jogo, mas lugar de tricolor é no arruda. eu não posso ir, mas já comprei

    • Eu comprei meu ingresso pelo gerreiro fiel!

  54. Arnildo Ananias de Oliveira
    55

    EDUARDO RAMOS,

    teve realmente um lateral-esquerdo das barbies que fez um gol contra desse tipo, a nosso favor. Era um negro meio magro, de estatura acima da média. Entretanto, se ñ me falha a memória, esse jogo foi nos Aflitos.

    Infelizmente, nosso lateral-esquerdo Pedrinho, também fez um gol contra parecido num jogo contra o Palmeiras (acho que foi 3 X 1 pro Santa Cruz), lá em SP.

    É isso aí.

    SAUDASANTA

    • Eduardo Ramos
      55.1

      Eu estava no Arruda. O gol foi na meta do lado da Rua das Moças.

    • Elvimário Araujo Júnior
      55.2

      Arnildo, Pedrinho não fez gol contra, ele recuou uma bola errada, nos pés de Toninho, que fez o gol o Palmeiras. O Santa vencia por 1×0 até este momento. Ganhamos este jogo por 3×1, um gol de Nunes ( que foi expulso ), um de Fumachu e um de Zé Roberto. O ano era 1977, o jogo seguinte foi contra o Remo, precisávamos vencer por dois gols de diferença ( valia três pontos ), para chegarmos entre os quatro semifinalistas, vencíamos por 2×0 até aos quarenta e poucos minutos do segundo tempo, quando Mesquita de cabeça fez um gol para o Remo. O beneficiado acabou sendo o Operário de Campo Grande que venceu o Palmeiras por 2×0 e ficou com a vaga.

      Saudações Corais.

    • Elvimário Araujo Júnior
      55.3

      Corrigindo: Fumanchu.

    • Marcos Almeida
      55.4

      Eu também estava no Arruda e no jogo do Palmeiras Pedrinho numa dividida tirou um adversário do jogo, muita raça, muito futebol, inclusive o árbitro expulsou Nunes. Bons tempos…

  55. Fábio Belmino
    56

    Não tenho acompanhado como anda a pendência em relação a venda de Gilberto para o Internacional, mas pelo que vejo creio ser balela da diretoria do Santa Cruz essa história de não terem pago e suponho que tem muita enrolada nessa conversa.

    • Eduardo Ramos
      56.1

      Se não fede, ao menos, não tem bom cheiro.

      Liso, com grana pra receber, e calado. Sei não…

  56. Eduardo Ramos
    57

    Diário do Pará:

    içAlém da atuação ruim, o Papão acumulou outro dado negativo: perdeu três importantes jogadores para o próximo compromisso. O lateral direito Yago Pikachu e o meio-campista Leandrinho estão suspensos e o volante Ricardo Capanema sofreu entorse no joelho direito

  57. Arnildo Ananias de Oliveira
    58

    TÁ SE CONFIRMANDO, DE VIRADA (Q É + GOSTOSO), UMA DAS MAIORES “FREGUESIAS” DO FUTEBOL BRASILEIRO:Grêmio 3 X 1 coisa dos infernos.

    SAUDASANTA

  58. Arnildo Ananias de Oliveira
    59

    EDUARDO RAMOS,

    Desta vez v. realmente tem razão. Tb estava no Arruda e, realmente, me enganei: o gol foi na barra da rua das Moças.

    Abraços.

    SAUDASANTA

    • Eduardo Ramos
      59.1

      Dessa vez, só? Kkkk

      A gente ainda tem uma pendenga pra resolver! Kkkk o gol de Cuíca, em 1971, eu tenho certeza que foi na barra do lado da sede da coisa, e você jura que foi no lado da maré. A gente pode tirar essa dúvida com o próprio Cuíca, no Mercado da Madalena. Grande abraço!

  59. Santacruzense em Sampa
    60

    Boa noite prezado Arnildo,

    meus dois filhos são paulistas tb. Mas nem por isso gosto daqui. Espero voltar pra minha terra em, no máximo, 3 anos. E ver nosso Santa na série A. Enquanto isso, já quero que no ano que vem possa ir pra Campinas, Bragança, São Caetano, etc ver nosso Santa na série B.

    Bem, certo dia, há uns 3 anos, num final de semana de F1 em SP, fui ao Mercado Municipal com alguns amigos que tinham vindo pra corrida. Fui devidamente trajado de santacruzense e, claro, fiz muito sucesso. Fui parado por vendedores de peixe, lojistas e diversos tricolores de diversos lugares.

    Entre eles, um me chamou muita atenção. Um sujeito muito emocionado veio conversar comigo. Apresentou-se como tricolor santacruzense, me apresentou sua esposa e eu lhe apresentei a minha. Disse que morava em Brasília e que seu irmão era contumaz comentarista deste blog. Acho que se chamava Valter. Seria ele o seu irmão??!

    Saudasanta!

  60. Arnildo Ananias de Oliveira
    61

    SANTACRUZENSE EM SAMPA,

    Veja como este mundo é pequeno! Ñ é que é meu irmão mesmo (VALTER ANANIAS). Engraçado é q ele comentou este fato comigo. Só q ñ sabia q era V. Esta semana ele se encontra no RJ mas mora realmente em Brasília.

    De uma certa feita, no Rio Grande do Sul ele, com a camisa do Santa Cruz foi interpelado pelo Falcão (atual técnico do Baêa), justamente porque, tb, estava com a camisa do Santinha e o Falcão falou muito do nosso timaço dos anos 70.

    Há pouco tempo, esteve visitando Jerusalém e foi fotografado por uns Japoneses pois estava com enrolado na bandeira do nosso SCFC. Só q eu falei pra ele q ele passou de se complicar por lá haja vista q muitos Países árabes tem a bandeira nas nossas cores.

    É isso aí. Abração pra v.

    SAUDASANTA

  61. Arnildo Ananias de Oliveira
    62

    SANTACRUZENSE EM SAMPA,

    é q cheguei por aí ainda solteiro e adorava a vida noturna dessa paulicéa desvairada. Isso nos anos 70. Acho q agora tb ñ seria + tão legal qto aquela época muito embora seja uma Cidade campeã de gastronomia e outras coisas (VTNC) +.

    É q gosto de Cidades grande (pra passear, é claro) tipo SP, NY, Buenos Ayres, etc. A Capital Portenha acho um barato. Já fui lá 3 vezes. Entretanto, atualmente, ñ é mais aquela da primeira vez q fui. E, por aí vai.

    SAUTASANTA NOVAMENTE.

    • Santacruzense em Sampa
      62.1

      é mundo pequeno mesmo, ainda mais usando a camisa do santa, que nos une numa única nação.

      fui com a camisa do santa até pra corrida de F1. O repórter Andrei Kampf até me entrevistou pra CoisaTV quando viu a camisa do santa (ele trabalhou em recife).

      quanto à cidade de SP, estando casado e com 2 filhos (já sócios dependentes do santa cruz), um de 2 anos e outro de 9 meses, não dá pra curtir muito. só dá pra achar tudo caro, viver liso, com saudade da família e do Arruda, para onde fui em todos os meus domingos, desde os 4 anos (1987) até sair daí em 2008.

      abraços!! E vamos bater nesse papão sexta. Vou tá aqui, ligado na coisatv.

  62. Gleibson Diniz
    63

    alguem sabe explicar como sera essa votação para o presidente do santa cruz ter direito a 3 anos de mandato

  63. Gleibson Diniz
    64

    Eita kieza fez um gol para a barbie e cruzou os dedos a turma do mangue deve esta tudo maluco agora.

    • Eduardo Ramos
      64.1

      A coisa contrata Hugo, a barbie contrata Kieza, e o nosso Santa Cruz contrata Fabrício Ceará. Tá bom…eles estão na série A, e nós na C, mas….Fabrício Ceará.

    • Roberto Gomes
      64.2

      Companheiro Eduardo, vc. esqueceu do CR-9 !

  64. Arnildo Ananias de Oliveira
    65

    GLEIBSON DINIZ,

    Acho q a ASSEMBLÉIA GERAL é o maior poder do Clube (superando, inclusive, o Conselho). É constituída pelos sócios (adimplentes) do Clube. Então se a maioria desses sócios votarem a favor da aprovação do NOVO ESTATUTO (q denre outras coisas (VTNC) prevê mandato Presidencial de 3 anos), isso ficará valendo pra quem for eleito JÁ NA PRÓXIMA ELEIÇÃO.

    Acho q é isto.

    SAUDASANTA

    P S – ñ tenho certeza se o estatuto precisa ser aprovado “em bloco” ou se pode rejeitar parte dele.

    • Roberto Gomes
      65.1

      Arnildo, se tivermos um prsidente como ALN é bom, mas se acontecer pegar um “cabeção dos infernos” pela frente tamo lascado não ? Nesse novo estatuto existe uma maneira mais EFETIVA de destituir uma desgraça daquela !

  65. Arnildo Ananias de Oliveira
    66

    É GLEIBSON,

    as barbies meteram um sonoro 3 X 0 (2 gols de Kieza) num time que, pra mim, é nossa MAIOR ASA NEGRA. Acho q nunca o vencemos. Pelo menos ñ lembro.

    Inclusive, jogamos com a Ponte antes daquele fatídico jg contra o Ba~ea, lá em Campinas (2 X 2) e se tivessemos vencidos o jg na Bahia seria um ero amistoso pois já estaríamos classificados.

    SAUDASANTA

  66. Arnildo Ananias de Oliveira
    67

    POR ONDE ANDA O NOSSO “ELVIS PRESLEY” INSATISFEITO?

    E aquele cara, gente muito boa, cabelo de trancinhas q nem o DM9 e q foi um dos fundadores do blog do Santinha (e que casou com uma burro-negra)? Deu um branco agora e ñ recordo seu nome. Companheiro de várias excursões da DANI atrás do Santinha, por esse BR afora.

    Outro “sumido” mais recente é o Fabiano Pinheiro. Porém, voltei de carona com o mesmo no último jogo contra o Galo da Borborema.

    Por falar em Galo, o das Alterosas tá virado num mói de coentro (principalmente depois da chegada de Ronaldinho Dentuço.

    É isso aí.

    SAUDASANTA

  67. Arnildo Ananias de Oliveira
    68

    OS “SUMIDOS” DO BLOG:

    Insatisfeito, Wilton Monteiro, Anízio,Galdino, os irmãos Azevedo,…, por onde andam?

    SAUDASANTA

  68. óia a cobra
    69

    A coisa do mangue dos infernos do boi encapetado ganhou uma aqui aí se animaram já estavam falando em libertadores da américa óia? Ontem no primeiro tempo começou a pintar a zebra mas no segundo tempo o gaymio botou a coisa no seu devido lugar.

    Ontem teve churrasco com carne de cachorra.
    *****

    Sexta todo mundo no Mundão.
    Vamos dar uma surra no pailambú.

  69. óia a cobra
    70

    Com Cesar na defesa a postura do time vai melhorar.

    Santa Cruz 3 Pailambú 0

  70. Arnildo Ananias de Oliveira
    71

    EDUARDO RAMOS,

    V. tá trocando as bolas: procure essa postagem a respeito do gol do Cuíca. Você é q falou q o gol foi do lado do placar e eu insisti q foi do lado da sede da coisa.

    Abraços.

    SAUDASANTA

  71. Arnildo Ananias de Oliveira
    72

    SANTACRUZENSE EM SAMPA

    Eu bem sei o q é esse “banzo” danado pra quem tá fora pois além dos cinco anos q morei no estado de SP, fui morar, logo depois, em Brasília (onde fiquei por quase nove anos), antes de retornar a Recife).

    Só q, na minha época, ñ tinha essa mamata de internet, coisaTV, celular e nem mesmo telefone fixo PRA TODO MUNDO. Meus pais, por exemplo, ñ tinha pois ñ tinham QI junto à extinta TELPE. Era um parto pra conseguir saber o resultado de um jg nosso. Geralmente isso só vinha acontecer, qdo acontecia, 2 ou 3 dias DEPOIS.

    Hoje v. mora em Cabrobó, Bangladesh, Bombaim (Mubai) , Calcutá, NY, RJ, SP, etc e toma conhecimento de tudo, ON LINE. Até transmissão AO VIVO do Santinha v. vê! Principalmente se estiver nas séries A ou B.

    É isso aí. Um abração pra v. Qdo for por essas bandas te mando um mail. Sucesso.

    SAUDASANTA

  72. Amanha todos os caminhos levam ao MUNDÃO…
    Amigos do Blog estou MUIITTIISSIMOOO FELIZ… VIRÁ MAIS UM TRICOLOR PARA A FAMLIA, MINHA ESPOSA ESTA GRAVIDA…. HEHEHHEH.. EITA POURRRA… MUITO FELIZ E VAI FICAR MELHOR AINDA COM UMA VITORIA..NOSSA AMANHA…

    • rubemjunior
      73.1

      Parabéns Junior.

      Que seu filho chegue em meio as alegrias que nosso clube irá nos proporcionar.

      Abraços.

  73. Tribomjardim
    74

    Agora é Otavinho no inter…essa história não tem fim…………tem muito….mas muito….treinador…e dirigente….que leva por fora para liberar esses meninos 0800….essa é verdade…..e não muda…..eita…..

  74. Carlos Orlando Maia
    75

    Santana,

    Como sempre, vc muito lúcida. Acredito que de uma certa maneira, as mulheres estão avançando, aos poucos é verdade. Contudo já estão conquistando mais espaços dentro na mídia. Quem sabe daqui há alguns anos estarão atuando mais efetivamente dentro do futebol, de uma maneira mais abrangente e não apenas como mais uma torcedora. Assim, ganhamos todos…

    Abraços e sds. corais!

    • Ricardo Cavalcanti
      75.1

      Belíssimo texto da senhora Santana!

      Fico feliz também do reaparecimento de um dos grandes baluartes Tricolor Coral. Comentários como o de Carlos fazem falta nesse espaço.
      Abraço forte CasOrlando!

    • Hélio Mattos
      75.2

      Cazorlando miséra!
      Só assim pra tu dar oar da graça heim?

  75. óia a cobra
    76

    É verdade.

  76. óia a cobra
    77

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk duboi já tava falando em libertadores óia????????????
    Toma aííííííí a tua libertadoressssss.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  77. kkkkkkkkkkkkk…é muito engraçado escutar as resenhas quando o time do chié perde.É um clima de velório arretado, disse uma vez que nao torço por time nenhum sem ser o SANTINHA. Mas em si tratando do adversario do time do bi-boi ou boi-bi sou atleticano desde criançinha..galllooooooooo…

  78. Arnildo Ananias de Oliveira
    79

    VOLTANDO A FALAR SOBRE AQUELA ESTÓRIA DE ÍDOLO,

    vejam o caso das barbies: bastou a coisa ruim dos infernos querer trazer o KIEZA, pra eles fazerem o possível e o impossível pra trazê-lo de volta. Taí o resultado.

    SAUDASANTA

    • óia a cobra
      79.1

      Arnildo estás vendo como futebol é obscuro. De onde a barbie tira tanto dinheiro?

    • óia a cobra
      79.2

      Um clube sem renda, Sem grande patrocínio?

  79. André Tricolor Virtual
    80

    Arnildo meu amigo,

    No caso de Insatisfeito segundo dizem, o mesmo se perdeu por dentro de uma das pochetes dele!

  80. Arnildo Ananias de Oliveira
    81

    FOFOCAS À PARTE, A ÚLT. NOTÍCIA Q SOUBE DO NOSSO TIME FOI DO TREINO DE 3ª FEIRA,

    assim mesmo com mais ênfase pros suplentes q enfrentaram o poderoso time amador do Caxangá. Afinal, NADA aconteceu ONTEM e HOJE? Por que esse silêncio ensurdecedor? Alguém tem uma pista de nossa provável escalação. Conservador que nem o ZT não acredito na estréia, de cara, do César. Ou estou enganado? E qto ao movimento de venda de ingressos, grande, pequeno?

    Andrezinho, um abração pra v. O “sumiço” do Insatisfeito é algo realmente preocupante. Ressuscitação das nossas quintas-santa fora de cogitação realmente?

    SAUDASANTA

  81. Oia cobra…a barby com toda choradeira ganhou nada mais nada menos que aproximadamente 17 mi… e dizem que a coisa ganhou mais de 25 mi. por isso estao contatando desse jeito. Arnildo não adianta fazer loucuras para trazer jogador os caras vem passear e depois o clube atrasa salario e ja sabemos e sofremos muito com esse tipo de situação. Creio que voce esteja falando a respeito de Gilberto. ele nos ajudou e muito ano passado mais não jogou sozinho e landivel teve participação especial assim como os outros. Quer ve um exemplo deixa a barby começar a atrasar salario para voce ve se o primeiro a chiar nao é o tecnico. Nosso time tem muita coisa a se corrigir e a diretoria tambem nao é nenhum exemplo, mas para as outras estão dando um baile. Senão me digam quando foi a ultima vez que escutamos que os salarios estao atrasados, nem o administrativo voce ve insatisfação, temos que parabenizar toda a diretoria que tem feito muito esforço. Eu nao sou defensor de ninguem nem nunca me meti em politica de clube e nem tenho dinheiro para isso mais pelo pouco tempo que acompanho nosso time saimos da lama (falo isso administrativamente). Erros sempre vão acontecer, agora não podemos comparar a nossa situação com as dos dois times que estão na SERIE A, e ainda assim com toda pompa e dinheiro fomos bi-campeões logo em cima de quem????? ahahhahahahha….Espero que a proxima diretoria seja bem melhor que essa que ai esta porque esssa já é boa demais amigos…

    E AMANHA TODOS NO MUNDÃO. É APOIO INCONDICIONAL.

  82. Santana Moura
    83

    Pessoas lindas deste Blog, não é de praxe cronista agradecer os comentários elogiosos, pois ficaria maçante para os leitores se depararem com interrupções do pensamento no debate posto, mas como se trata de uma estreia quero agradecer a todas e todos que postaram seu apoio, isto é importante para a caminhada que está iniciando.
    Li todos os posts como faço, normalmente, em contato com o TC, pretendo retribuir o carinho tentando sempre a superação, como algo que me liga ao esporte, futebol, por conseguinte.
    Aproveito pra dizer que estou achando que estamos recebendo muitas visitas dos nossos co-irmãos alvirubros, parece que Galo tem copiado nossas dicas para o Santa Cruz, será ele o técnico que nos cumprimenta diariamente??
    Tudo que sugerimos pro nosso Santa lá está Galo fazendo nos Aflitos.
    Aproveito para parabenizá-lo pela aquisição do nosso Psiquiatra Marcos Mendonça (trabalhou no Santa no ano passado) que está, de fato,imprimindo uma marca d’alma naqueles jogadores.

    Eu já estava pensando em sugerir que Zé Teodoro contratasse mais que urgentemente o nosso PERRUSI, mas fiquei pensando será que ele poderia deixar suas tartarugas de lado pra cuidar dos meninos do Arruda? Seria quebrar muito a cabeça? Vamos fazer uma consulta informal a ele, depois voltaremos ao tema. rs rs

  83. Arnildo Ananias de Oliveira
    84

    JUNIOR,

    ñ tenho dúvidas de tudo q disseste. O contra-exemplo do Kieza só foi pra dizer q, como disse o Óia a Cobra, essas contratações por parte dessa coisa ruim dos quintos dos infernos, a exemplo do Gilberto até a de Lanzoninho (depois do super de 1957), passando por Givanildo, Luciano, Ramon, Nunes, Edson, Birigui, o time inteiro de 2005, etc, etc, etc, tem a finalidade maior de abater nossa auto-estima. Ñ tenho a menor dúvida disto.

    E, contra a barbie, historicamente, com raras exceções (como a de Bizu por exemplo (em fim de carreira) eles ñ conseguem facilmente este intento. Vê se na década de 60 por exemplo eles conseguiram tirar algum ídolo das barbies (q ñ eram poucos: Bita, Salomão, Ivon, Nado, etc.).

    Infelizmente, HISTORICAMENTE, ñ posso dizer o mesmo do nosso SCFC que parece Ñ GOSTAR DE SEUS ÍDOLOS. Veja por exemplo os anos 70 quando mandávamos em PE, inclusive FINANCEIRAMENTE e, assim mesmo, tivemos o desprazer de ver uma leva de jogadores naquele time de cão, a começar pelo Givanildo que, antes de voltar a Recife, andou oferecido pelo Flu ao SC e nós ñ quisemos. Resultado: ainda deu 2 ou 3 títulos àquela desgraça.

    Agora em termos da atual gestão (pra lá de vitoriosa EM TODOS OS ASPECTOS) ñ tenho dúvidas q se trata de uma das melhores, SENÃO A MELHOR, das 3 últimas décadas!

    É isso aí.

    SAUDASANTA

    • Elvimário Araujo Júnior
      84.1

      Arnildo, não entendi, Nunes nunca jogou no Sport.

      Abraço.

  84. Gustavo Henrique
    85

    Prezados Tricolores,

    Eu estou muito preocupado com o silêncio da nossa Diretoria a respeito de novas contratações. Será possível que ninguém está vendo que nós estamos extremamente carentes de 1 lateral-esquerdo e de 1 volante, para substituir Anderson Pedra.
    No caso da lateral-esquerda, a situação é tão ridícula que Renatinho não treinou ontem, e quem entrou no seu lugar foi Jefferson Maranhão, que é um meia improvisado na posição. A Diretoria tem que acordar e contratar as peças que estão faltando. O campeonato é longo, e não podemos correr o risco de perder a classificação para a série B, por conta de uma suposta economia de despesa. Prejuízo para mim é ver o Santa Cruz na série C.
    Acorda Diretoria, temos que trazer um lateral-esquerdo (pode ser Airton, que jogou no Porto e na Barbie, Alysson, que jogou no próprio Santa Cruz em 2010, Chiquinho que jogou aqui em 2008, Paulinho do Coruripe, janilson ex-Araripina ou Vanderson que jogou na coisa de caruaru em 2011) um volante (poderia ser até Jeovânio se o mesmo estiver em boa forma), um meia ofensivo (poderia ser Camilo como foi sugerido aqui, ou Netinho que foi para o América-RN) e um atacante de velocidade, para melhorar a qualidade do time, e a gente subir de forma mais tranquila.
    Fora isso, acho que o nosso futebol está evoluindo, e se der tudo certo amanhã o Mais Querido vai conquistar mais 3 pontos.
    Saudações corais.

  85. óia a cobra
    86

    A procura de ingressos está sendo muito boa.

    Vai ser um jogão.

    Amanhã passa de 40 mil

    • Ricardo Cavalcanti
      86.1

      Comprei o meu ontem, onde o movimento estava de normal pra bom.
      Tomara que você esteja certo.
      Precisamos apoiar presentes, e não através da TV.

      Tenho dito!

  86. Hélio Mattos
    87

    Vão que vão, companheiros!
    Desta vez não poderei, para muito desgosto meu, acompanhar-vos!
    Vão que vão e tragam a vitória convosco, pois os dias serão de rejúbilo e esperanças renovadas!
    Ides, pois.

  87. rubemjunior
    88

    ” Pensou que era impossível, foi lá e fez “

    • acho que o ditado é:

      “Não sabia que era impossível, então foi lá e fez”.

  88. Fábio Lucas
    89

    O comandante Coral aproveitou a coletiva para pedir a presença da Torcida Mais Apaixonada do Brasil: “Sei das dificuldades do torcedor, principalmente por conta de dia e horário, mas o Tricolor vai pediu ao chefe pra largar um pouco mais cedo e vir apoiar o time. Precisamos dele, a força que a torcida nos passa é muito grande”.

    É isso aí, Zé Teodoro!

    Todos no Arruda ajudando o Clube das Multidões a conquistar um bela vitória!

  89. rubemjunior
    90

    O rachão de hoje a tarde foi tão sério que racharam até as canelas de Memo e L.Henrique.

    No próximo rachão vou pedir para racharem a canela de xicão…

    • Hélio Mattos
      91.1

      Perfeito mesmo Fábio.
      Perfeito para esta imprensa nojenta que não para de inventar fatos e factóides para nos desestabilizar.
      Perfeito para o *** do tal Carlyle, que chegou ao cúmulo, à pachorra de dizer que o melhor para o Santa seria colocar Dênis no banco, deixando Fabrício, para “evitar este choque de funções”..
      Absolutamente ridículo.

      ***Editado pela moderação.

  90. óia a cobra
    92

    ói se zé num escalar cesar amanhã, vou ficar muito fulo com ele ví?

  91. Leandro Rodrigues
    93

    Rapaz, se na próxima semana, ao menos, não se falar em reforços, vou começar a pensar que tem alguma coisa errada pelas bandas do Arruda. Pessoal, isso não é possível. Todo mundo está contratando, tentando se reforçar para a disputa do campeonato. E quanto mais rápido isso acontece, mais rápido os novos jogadores se entrosam com o grupo e ajudam na caminhada. Será que vamos ter que levar revés para poder a diretoria acordar? As coisas não podem ser assim, tem que aproveitar o momento e mostrar às possíveis contratações que o grupo é forte e que com certeza vai conseguir o seu objetivo.

    QUERO INCENTIVAR AOS COLEGAS PARA QUE APÓS O JOGO DO ‘PAPADO’, INDEPENDENTE DO RESULTADO (UMA VITÓRIA SERÁ A MELHOR COISA A ACONTECER), COMECEMOS A PRESSIONAR POR CONTRATAÇÕES. MENSAGENS NAS RÁDIOS, NAS REDES SOCIAIS, QUALQUER COISA. TEM QUE HAVER PRESSÃO E DIVULGAÇÃO.

    Não podemos medir esforços para sair desse inferno de série C esse ano.

    Ingresso na mão e ansiedade pela vitória amanhã;

    Saudações Corais.

  92. Celso Henrique
    94

    Acho que a pressão por reforços deve ser feita antes do jogo. Com a vitória esqueceremos fácil. Um resultado que não seja a vitória complica.

    • Ricardo Cavalcanti
      94.1

      O problema é que nesse espaço está cheio de gente que toma o campeonato pernambunano como parâmetro.
      Subimos de série a duras-penas, e ainda perdemos na final, comprovando assim nosso time limitado.
      Pra piorar contratamos pouco e sem critérios.
      Mandamos jogadores embora e contratamos piores dos que estavam antes.
      Sabemos de nossas limitações nas posições e ninguém dar uma resposta se quer aos torcedores.

      Enfim, a torcida está ao lado do time e pode chegar ainda mais, os patrocinadores estão voltando, a TV está voltando. Portanto, não entendo essa MOROSIDADE para ajeitar o que tá de errado no elenco.

      É o que acho!

      Ingresso na mão e o grito de GOL na garganta!

      SAUDAÇÕES CORAIS

  93. Tribomjardim
    95

    O time está “encaixando” ainda…..faltou tempo para nós……para os outros sobrou………..

  94. Aline moura
    96

    Mainha, boa sorte nessa nova jornada. Que você possa representar as mulheres e, sobretudo, falar sobre as emoções que nos provocam o Santinha. Bj. Te amo.

  95. Santacruzense em Sampa
    97

    Grande Arnildo,

    entre em contato mesmo pra gente tomar uma cerveja e bater o papo sobre o mais querido! E essas lembranças de sampa.

    E traga essa vitória amanhã. A minha cerveja já tá na geladeira. Ansioso pra chegar em casa depois do trabalho e assistir ao jogo do santa, já que nessa série C e D a gente fica numa secura danada…

    • Hélio Mattos
      97.1

      Pior vai ser para mim Santacruzense, que vou estar na estrada e procurando por rádios pelo caminho que estejam transmitindo…
      Como é por dentro de Pernambuco, acho que vai dar para acompanhar maior parte da peleja.
      Boa sorte para todos nós!

  96. rubemjunior
    98

    Com relação a contratações ninguem se mexe. Parece até que temos uma seleção.

    Olhem as peças: Chicão, Diogo, Caça-rato, Weslei, Vito Hugo… Vem gente aqui dizer que esses caras nos deram o título, pessoal, o nível é outro, temos que qualificar nosso elenco para evitar surpresas.

    Estamos carente de lateral direito ( Desde a série D 2011 ) Lateral esquerdo, Volante , Meia de ligação e atacantes.

    Mandaram o Geilson embora para ficar com Caça-rato e Paulista, isso é no mínimo um absurdo.

    Estou preocupado.

    • Cobrão
      98.1

      Discordo da sua observação quanto a Victor Hugo e Paulista. O primeiro teve destacada atuação quando vestiu nossa camisa em 2010. Não teve chance de jogar 90m minutos ainda. O outro, pelo mesmo motivo.

      Agora, tá mais que na hora de ZT testar Maisena na lateral. Já passou da hora. Se tá no grupo é porque tem condições de jogar.

  97. Gustavo Henrique
    99

    Na minha opinião, o Santa Cruz até poderia ter trazido Paulista e Vitor Hugo como apostas. O problema é que o Santa Cruz trouxe esses dois, como se eles fossem jogadores que iam entrar no time e resolver os nosso problemas. Acontece que desde que saiu do Santa Cruz em 2010, Vitor Hugo não emplacou em lugar nenhum, e nos jogos que ele entrou contra o Guarani e o Salgueiro ele não jogou nada. Espero queimar a minha língua, mas ele não lembra em nada o jogador de 2010. Já no caso de Paulista, desde que saiu do Porto que ele não tá jogando nada. Reconheço que são 2 jogadores com potencial, mas o Santa Cruz tem que contratar reforços para assumir a vaga de titular, e não para compor elenco.
    O elenco do Santa Cruz está muito desequilibrado para essa série C. O time tem 7 zagueiros (William Alves, Edson Borges, Vagner, Cesar, Everton Sena, Diego Bispo e Leandro Cardoso), e não tem 1 lateral-esquerdo. A diretoria trouxe Jefferson que foi embora, e depois não veio ninguém. Temos apenas 3 volantes, sem contar com Anderson Pedra que está machucado. Temos apenas 4 meias (Renatinho, que tá jogando de lateral, Natan que vive machucado, Luciano Henrique que tá jogando bem, e Weslley que já devia ter sido dispensado se não fosse queridinho de Zé Teodoro). E por fim, não temos 1 lateral-direito confiável desde o começo do ano passado. E o pior é que a Diretoria age como se tudo estivesse as mil maravilhas, e o Santa Cruz fosse subir com os pés nas costas. Ninguém da Diretoria fala em reforçar o elenco.
    Tem que abrir o olho e contratar. Acorda Santa Cruz.
    Saudações corais.

  98. Arnildo Ananias de Oliveira
    100

    ZT MANDA LÉO EMBORA

    e agora DIZ Q PRECISA DE UM volante. DE MEIA ñ! PQP! Tamos phudidos.

    SAUDASANTA

    P S – Imaginem o olho grande em nosso DM9 num jg transmitido PRA TODO O BR! Cá pra nós: o Fabrício jogou MUITA BOLA HJ.

  99. Marta Lúcia
    101

    Parabéns tia Santana. Mas, uma vitoria para as mulheres que gostam de esportes. Beijos.

  100. Ana Carla Moura
    102

    Santana,
    Amiga e querida mana, e porque não dizer carinhosamente: minha “migamana”.
    Que belo e inspirador texto!…
    Sou daquelas mulheres que pouco entendem de futebol e, diga-se de passagem, isso não tem nada a ver com a paixão que tenho pelo Santinha, que só eu mesma sei explicar o quanto é forte.
    Sou torcedora e admiradora do nosso Clube, no entanto, muito mais dessa torcida maravilhosa que arrepia só de pensar.
    Santana, suas reflexões aqui apontadas nos fazem ter, cada vez mais, a certeza da mudança dos tempos, e o quanto essas mudanças podem ser saudáveis.
    Parabéns “migamana”, sou suspeita por conta do coração mas sempre amei seus textos e os de Aline também, né?
    Beijos e emoções femininas e tricolores!

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *