Morder ou ser mordido

Dog Growl

 

Em quase todas as áreas de atuação humana, algum dia, chega-se a um ponto no qual é preciso seguir caminhos alternativos, por em prática ações diferentes das que foram planejadas, tomar decisões, fazer comparações, enfim, escolher. No processo de escolha geralmente se tem dois lados, algumas vezes, mais de dois. “Ser ou não ser”; partir ou ficar; prosseguir ou parar, etc., no futebol não é diferente. Neste âmbito o mote é morder ou ser mordido, pois o esporte mais popular do planeta não deixa margem para a mesmice e foge de todos os padrões estabelecidos nos desportos de alto rendimento, inclusive, no campo trabalhista, onde ocorrem arbitrariedades do tipo: não pagamento de salários e prêmios; dispensas injustas, exclusão, esquecimento das conquistas, dentre outros aspectos.

Apesar dessas e de outras dificuldades, inerentes ao contexto futebolístico, muitas vezes percebe-se, dentro do campo de jogo, verdadeiras histórias de superação, característica do caráter resiliente da maioria dos atletas. É assim que, nas disputas, testemunhamos surpreendentes resultados tais como: equipes mais estruturadas (material e financeiramente) perdendo para aquelas consideradas menos estruturadas; garra e vontade superando técnica; estratégia e tática sendo suplantadas por criatividade, versatilidade, entre outros aspectos. Alguns boleiros sonham com a mudança de status social, outros almejam a fama, mas a maioria, de fato, tenta sobreviver no complexo mundo do futebol onde, de modo geral, os salários são ínfimos e os exageros são minoria.

Feitas estas considerações, reporto-me às competições ora em curso no calendário semestral do nosso clube, o Santa Cruz. A Copa do Nordeste, relevante para nós enquanto busca de afirmação regional e o campeonato pernambucano, questão de honra, pela busca do tetra campeonato. Tanto numa como na outra verificamos na postura dos postulantes uma espécie de empenho pessoal de cada atleta, no sentido de obter êxito naquilo que foi proposto. Aí não tem como deixar a dúvida se estabelecer; ou se morde ou então se é mordido, usando a linguagem popular daqueles que colocam a faca nos dentes e partem em busca de suas conquistas. Não se nota excepcionais diferenças entre “grande” ou “pequeno”. O que se vê são equipes acreditando até o apito final do árbitro.

Cabe a nós torcedores (por que não?) alertar nossos jogadores sobre a importância dos resultados positivos destas competições e seus impactos posteriores. Com as vitórias por certo virão, também, a atualização de salários (não deveria ser assim) por conta das rendas, a satisfação pessoal de cada um pela superação dos obstáculos e a abertura de novos horizontes para os que lograrem êxito em seus propósitos. Não há muito tempo para pensar quando a disputa é rápida; o coração e o cérebro deverão estar na ponta da chuteira para poder morder a grama e sair vitorioso no corpo a corpo (ganha quem tem mais coragem e determinação). Não adianta pensar no nível (duvidoso) da arbitragem ou dos esquemas táticos dos técnicos; dentro de campo cada jogador deve saber o que fazer e como fazer, caso a situação fuja ao que foi estudado. Só assim se poderá pensar em avançar a cada etapa.

Um sucesso vai alimentando outros. A equipe vai se fortalecendo, ganhando confiança, estabelecendo a sua identidade, mostrando sua cara, independente do que os outros hão de fazer. É assim que imaginamos o Santa Cruz, um pouco mais distante do refinado toque de bola do Barcelona e mais próximo da incisiva agudez do Manchester City, cujo futebol compacto e solidário tem imposto nova tendência a nível mundial. Uma constelação ao invés de estrelas soltas no firmamento. Tomando o City como referência, é assim que desejamos ver em campo o mais querido – ascendente, sem oscilações, sem firulas e muito objetivo. Jamais subestimar o adversário, pois todos tem valor. Matar o jogo, quando oportuno, encher de gols os oponentes, sempre que possível, porque há que se superar o dilema que parece existir no meio dos jogadores – morder ou ser mordido. A escolha deve ser feita e logo, pois o tempo urge e a torcida mais apaixonada do Brasil clama.

107 Comentários

  1. Parabéns,Doutora Santana!

    Belíssimo texto,de um contexto intrinsecamente ligado a nosso atual momento enquanto time que busca sua reafirmação no cenário nacional.

  2. Ainda bem que ontem o Santa mordeu o Guarany de Sobral!

  3. José Baptista
    3

    Belíssimo texto. Simples e direto. Parabéns à articulista!
    Se os jogadores conseguissem entender a mensagem nele contida, nos estressaríamos menos neste ano do centenário do Mais Querido.
    Saudações corais.

  4. Eduardo Ramos
    4

    A lucidez aplaude os seus sempre sensatos textos.

    Nada a acrescentar. Mais aplausos, desta vez, meus.

  5. Parabéns Santana Moura pela sensatez e profundidade
    do texto. Espero que a escolha seja morder, morder e
    morder sempre. Que nossos atletas durante os jogos, se
    transformem em verdadeiros pitbulls!
    SaudaSanta.

  6. Esse negócio de morder ou ser mordido, huummm!
    Brincadeirinha Dona Santana, o artigo é perfeito. Espero que nossos jogadores passem a ser os verdadeiros canibais, sempre mordendo.

  7. Tricolor Revoltado
    7

    Santana Moura, simplesmente parabéns!!!! Que bela crônica!

  8. … fugindo do tema,

    vejam o que os torcedores da Ponte Preta acham da Pulse (ruim demais!!!!)

    http://www.pontepretano.com.br/Noticias.aspx?Id=2984

    Espero que essas conversas não vinguem. Deixa Penalty mesmo se não for possível ir para marca melhor (Nike, Puma, Adidas ou Umbro).

  9. Tricolor Revoltado
    9

    Não estava nem afim de ver o treino do Santa Cruz, mas, calhou de estar lá no arruda, com um amigo da diretoria e assisti, do meio pro fim, a movimentação.

    Fiquei muito preocupado com o Gamalho. Preguiçoso em campo, amarrado pra ir atrás da bola e totalmente descompromissado com o restante do time e do treino. Me deu raiva. Enquanto Jefferson corria como se fosse um jogo valendo, Gamalho só queria bola no pezinho. Pra irritar, perto do finalzinho do treino, o cara ainda simulou (ou não) uma contusão.

    Se o cara realmente se contundiu, é porque já chegou podre.
    Se foi migué… é preguiça de jogar. VTNC.

    Quanto mais rezo, mais me aparece assombração!!!

  10. Espero que o Santa Cruz jogue bem, jogue unido, jogue com amor a camisa e vença o clássico pernambucano nessa quarta-feira. Assim como espero o apoio da Torcida Mais Apaixonada do Brasil. O Mais Querido Precisa do nosso apoio Família Tricolor.

  11. Bom dia!

    Tudo bem que não suportamos mais esta Penalty, mas, essa tal de Pulse superou a CCS.

    Segue abaixo, quem esta marca veste. Sem comentários!

    Em apenas um ano de trajetória, possui sólidas parcerias com a Ponte Preta, com a Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), com o Vôlei de Taubaté FUNVIC e com o São Bernardo Futebol Clube.

    Favor diretoria, traz a umbro, pra pagar R$ 180,00 em uma Penalty, pago sem cara feia 200,00 ou mais em uma Umbro, Diadora, Adidas.

  12. Flávio Tricolor de Gravatá
    12

    Parabéns pelo belo texto Dona Santana Moura, um resumo bem feito da nossa situação e das situações que a vida nos apresenta vez por outra, focar em uma competição e aumentar as possibilidades de conquistá-la? Ou focar nas duas e correr o risco de ficar sem nada?

    Eis a questão!

  13. Espero que essa estória de Pulse não tenha fundamento, sinceramente seria um desrespeito com a torcida, logo quando o time que o presidente faz pacto com entidades do mal acerta com a Adidas.

    Isso não existe… a torcida da Ponte Preta é put@ da vida com essa Pulse, que chegou lá prometendo mundos e fundos e não passou de enrolação de uma empresinha vag@bunda.

  14. Arnildo Ananias de Oliveira
    14

    APESAR DAS AUSÊNCIAS DO NATAN, TIAGO COSTA E, POSSIVELMENTE do LG, Ñ SEI O PORQUE MAS

    tô achando q iremos dar uma enfiada hj nas barbies.

    É SÓ UM PALPITE, MAS ESTOU ACOMETIDO DESSE PRESSÁGIO.

    SAUDASANTA

  15. Hoje quero ver o Santa mordendo na bola, mesmo que a arbitragem morda nossa canela, superaremos o Náutico. Lembrem-se o juiz de hoje é recordista em cartão vermelho! Amarela todo mundo por nada e depois expulsa e diz que é pra cumprir a regra. De quem, não se sabe.

  16. Eduardo Ramos
    16

    Onde está a falha? Depto. Médico ou Depto. Físico?

    Motivos: Natan e Léo Gamalho.

    • Hélio Mattos
      16.1

      Com relação ao Natan, Eduardo, eu penso que é problema na compleição do próprio rapaz.
      Do mesmo jeito como existem jogadores que, de forma até incrível, não se machucam quase nunca.

  17. Eduardo Ramos
    17

    Vica vai continuar sacaneando os jogadores da base? Prefere jogar com 10 a dar uma oportunidade a Neto ou Wagner Júnior.

  18. Tricolor Revoltado
    18

    Apresentamos um futebolzinho de quinta categoria. Com esse futebol… Adeus tetra. Precisamos melhorar e muito.

    Tiago Cardoso – salvou de sermos goleados – nota 7
    Oziel – limitou-se a defender. Quando apoiou foi horrível – nota 3
    Everton Sena – um passeio – nota 2
    Renan Fonseca – tá jogando sozinho na zaga – nota 4
    Panda – discreto – nota 3
    Sandro Manoel – não conseguiu livrar-se da marcação – nota 4
    Luciano Sorriso – o menos ruim do meio campo – nota 5
    Raul – VTNC – nota 0
    Carlos Alberto – nulo – nota 1
    Jefferson Maranhão – não foi sombra da última partida – nota 2
    Cassiano – voltou ao normal – péssimo – nota 0
    Caça Rato – mascarado – nota 2
    Renatinho – limitado – nota 3
    Pingo de merda – nota 1

    Nossa maior falta foi Natan. Sem ele o Santa é outro time. Muito pior. Ou contrata um meia, de fato, com qualidade ou vamos ficar a mercê da sorte.

  19. Com esse futebol,o meu medo é o Guarany de Sobral achar que dá, e nos proporcionar uns 4 X 0 na volta, repetindo aquele fatídico jogo contra o Bahia.
    Será que é o velho e constante atraso de salário. Putz! Isso não acaba não é!

  20. Flávio Tricolor de Gravatá
    20

    Nosso elenco em 2014 está abaixo da média, da crítica e daquilo que se espera para um time que tem competições importantes para disputar, além de estar completando 100 anos de existência.

    Quando pega um bêbado na ladeira (e de vez em quando porque contra Vitória da Conquista e Porto foram atuações decepcionantes), aí faz umas piruetas e ilude meia dúzia de bestas da diretoria, mas a verdade está às claras ou reforça ou nosso centenário vai ficar marcado por terríveis decepções.

    Carlos Alberto, Raul, Renatinho, Sorriso, Léo “DM” Gamalho, Pingo, Cassiano, Caça-Rato e Natan “o menino de cristal”, a única coisa que vamos (torcedores),conquistar é uma ponte de safena e duas mamárias.

    • Só temos o goleiro,Vica e ALN mentiram sobre uma multidão de grandes jogadores querendo jogar aqui.Centenário triste,Sorriso e Cia enterrando meu clube.

  21. Sem dúvidas que Raul e Renatinho não vem jogando nada. O Náutico não só saiu vencedor por causa do nosso goleiro e pela ruindade de finalização de seus jogadores.
    O time coral nitidamente cansou!

  22. Eduardo Ramos
    22

    Não vi e nem ouvi o jogo. Pelo visto, não perdi nada.

    Repito: o Santa Cruz foi transformado por Vica em uma autarquia pública. Esqueça meritocracia.

    Os apadrinhados Everton Sena, Raul, Renatinho, Carlos Alberto e Cassiano, serão “Chefes de Seção” até o fim do mandato.

    A diretoria é omissa e aceita passivamente a política de contratar os afilhados do Chefão Dr. Vica. E se silencia covardemente com a implantação da política Jogadores da Base, Nunca!

    Não se exige craques ( se é que há craques no Brasil) e nem os medalhões de passados brilhantes. O que se quer é que jogadores da base tenham oportunidades, e bons jogadores da região, também. Pode-se citar: Rafael Granja (Vitória da Conquista), Josimar (CSA), Roberto Dias (CSA), entre outros. Da base, tem Renato Camilo, Wagner Júnior e Raniel, este último, não vi jogar mas li bons comentários.

    Estamos doando o título pra Coisa.

    • Arnildo Ananias de Oliveira
      22.1

      CONCORDO COM V. EM GÊNERO, Nº e Gº:

      pensei q seria 4 X 0 ontem em cima das barbies. Entretanto, tivesse eles um atacante com um mínimo cacoete de finalizador, este seria o revés q teríamos tomados ontem pois eles perderam 3 gols feitos e meteram uma bola na trave.

      Afora nosso “Paredão” q, como sempre, nos salva de vexames, no meu entender só se salvou o Sorriso e o Cassiano (pois, pelo menos, lutou). O RESTO DO TIME PRATICAMENTE UMA PIADA DE MAU GOSTO.

      Seu Renatinho tá uma gracinha há muito tempo, o CR7 é um a menos em campo e, por aí vai. O Éverton Sena acreditou q era o novo Domingos da Guia na zaga da Canarinha. Agora o Vagner, o Netto e outras promessas da base só terão AS MESMAS OPORTUNIDADES DADAS AOS PERRONHAS NO DIA DE SÃO NUNCA!

      SAUDASANTA

    • Marcelo Costa
      22.2

      Menos Eduardo! Não chegamos a tanto!

    • Eduardo Ramos
      22.3

      Marcelo,

      Vou mais além: as barbies e a Coisa estão dando oportunidades aos jogadores da base. Estão no caminho certo.

      Nos nomes que mencionei, ainda falta um: Pimentinha, hoje no São Caetano.

    • Eduardo Ramos, você tem razão. Só acho que para estabilizarmos o time num futebol convincente,precisamos urgente de um meia de armação com qualidade. O resto é aproveitar a base, que o que temos no elenco já dá um caldo

  23. Esse Everton volante não vai entrar em forma pra estrear não?

    Sinceramente, todo ano a diretoria de futebol faz besteira no primeiro lote de contratações.

  24. Jogar com 3 volantes pode ser uma opção boa.
    Deixa Raul armando no 1o tempo e no segundo bota Carlos Alberto na mesma função.
    Sem inventar muito. Só volta pra dois volante e dois meias quando Natan voltar (não adianta que Renatinho não vai jogar como Natan nunca, aliás pra mim ele voltava pra lateral esquerda).
    No ataque, bota que estiver menos ruim (LG, Cassiano, Pingo, e até Maranhão)
    Lembrando…. testar os meninos da base sempre é interessante.

  25. EdilsonSilva
    25

    Poxa vejo jogos da Santinah desde os anos 70, e até hoje nuna vi um atacante mais ruim do que caça-rato. não finaliza, não dá um passe que preste, não sabe nem dominar uma bola. toda bola que recebe ou cava a falta ou perde porque não tem dominio da bola, é facilmente desarmado pelo sagueiro. pode ate ser uma excelente pessoa, tem carisma a torcida gosta dele, é guereiro. mas siceramente bola não joga nada. caça-rat é jogador prá america, pesqueira, belo jardim, vitoria, santinha não tenham do. quando estou assistindo um jogo na tv e vica poe ca-rato , jurom por deus que dá vontade de desligar a tv., e porque o santinha fala mais alto, e ainda pagam 18.000 reais a um jogador desse nivel. ele fez gols desizivos na final, e dai. renatinho ganha 18.000 reais e outra desgraça, com 30.000 reais traria um jogador de qualidade a nivel mde serie B, e colocaria om junior pra jogar se não fizer nada ainda e melhjor que ca-rato, pois o salrio e pequeno.Que culpa tem um tecnico que olha para o banco de reservas e tem ca-rato, renatinho. Paciencia tem limite.
    obrigado edilson

  26. Concordo Edilson…o tempo de Flavio ja era,agora o campeonato é serie B não tem mais condições de manter um jogador desse nível no elenco já reimomonatinho empresta pra um salgueiro da vida…obg a ambos, mais quem vive de passado é museu

  27. O Santa Cruz não jogou bem contra o Náutico e no meu ponto de visto a diretoria coral deveria contratar reforço enquanto é tempo, seja para o ataque, o meio de campo e a defesa. Deixar isso para depois poderá ser tarde demais. Vamos apoiar o Mais Querido Família Tricolor. O Santa Cruz precisa do nosso apoio.

  28. A Copa do Nordeste é sinônimo de estádio lotado e virou exemplo para os campeonatos estaduais. O torneio organizado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ganhou a aceitação dos torcedores e hoje possui média de público superior à de qualquer estadual, inclusive os badalados campeonatos Paulista e Carioca.

    Com pouco mais de um mês de disputa, a Copa do Nordeste dá indícios de que deve manter as estatísticas da última temporada. De acordo com o ranking de público no Brasil em 2013, desenvolvido pela Pluri Consultoria, o torneio regional teve média de público inferior somente às das competições internacionais, Libertadores e Sul-Americana, e do Brasileirão, com 10.557 torcedores por jogo. Neste início do ano não é diferente, e a Copa do Nordeste já ultrapassou os públicos do Paulistão (4.458), Carioca (2.552), Gaúcho (1.738) e Mineiro (3.062), com 5.765 expectadores por partida.

    O segredo do sucesso, segundo os próprios participantes, é o número de torcedores fanáticos que a região possui. São os casos do Santa Cruz, Sport, Bahia e Vitória, que, segundo levantamento da Pluri, estão no ranking das 18 equipes com a torcida mais fanática do Brasil. Fator este também considerado pela CBF.

    “A nossa principal intenção de criar a Copa do Nordeste foi dar visibilidade ao futebol regional, uma vez que os estaduais ficavam muito restritos. O Nordeste é uma região muito fanática, e queríamos integrar isso com o futebol. Estamos fazendo um trabalho excelente, que ficou ainda melhor com a entrada de um canal de televisão que comprou os direitos da transmissão”, disse Arthur Figueiredo, diretor de competições da CBF, ao iG Esporte.

    Os direitos de transmissão citados por Figueiredo foram comprados pelo canal fechado Esporte Interativo. Com um investimento de R$ 100 milhões pelos próximos dez anos, a emissora comprou o campeonato e criou uma emissora no Nordeste para atender à demanda dos torcedores, que antes consumiam poucas informações do clubes de sua própria região e muitas vezes se concentravam nas equipes de Sul e Sudeste.

    “A Copa do Nordeste é um produto de grande investimento. Além de ser uma região com um público muito apaixonado, possui quatro estádios da Copa do Mundo. Nós investimos nas transmissões e também no dia-a-dia do clube. Então, o torcedor do Sampaio Correa, por exemplo, que antes não tinha informações do clube, hoje está muito mais próximo. A Copa do Nordeste já proporciona aos clubes mais bilheteria do que na Série B do Campeonato Brasileiro”, declarou Bernardo Ramalho, diretor regional do Esporte Interativo.

    Comandante do Santa Cruz, sétima melhor média de público da Copa do Nordeste, com 6.797 torcedores por jogo, o presidente Antonio Luiz Neto diz que o sucesso do campeonato poderia até gerar uma reformulação das duas principais competições do País, o Brasileirão e a Copa do Brasil.

    “A Copa do Nordeste é muito positiva porque regasta os grandes clubes, que já possuem uma torcida consolidada. Com a boa média de público que temos, poderiam ser revistos os estaduais, para que voltassem a ser acesso para o Campeonato Brasileiro, como assim era no século XX. Tinha mais empolgação e rentabilidade”, declarou o cartola.

    “Nós queríamos excluir a Copa do Brasil, que é uma cobra de duas cabeças. Pode beneficiar quem ganha, mas liquida quem perde, uma vez que o calendário é curto. Talvez se tivéssemos mais copas regionais, sem Copa do Brasil, teríamos mais atenção. Da forma que é hoje, é injusto e beneficia apenas as regiões Sul e Sudeste”, completou.

    Buscando uma vaga na semifinal da competição, o presidente do CSA, Jurandy Torres, enaltece o bom retorno financeiro e o fato de seu clube ter voltado a ficar em evidência. “A Copa do Nordeste é muito importante para a região, pois é uma vitrine para os clubes e chancelada pela CBF. É um torneio muito bom financeiramente por ter vários clássicos do Nordeste e pagamento de cotas pela participação. Com tudo isso, a torcida valoriza ainda mais o clube, comparecendo aos jogo”, disse.

    Além de garantir uma vaga na Copa Sul-Americana, o campeão da Copa do Nordeste fatura cerca de R$ 3 milhões, incluindo direitos comerciais e bilheteria. Os clubes ainda recebem uma cota fixa em dinheiro, e esse valor pode aumentar durante o avanço das fases. As despesas com viagens e hospedagem são bancadas pela CBF.

    http://www.tribunadabahia.com.br/2014/02/18/copa-do-nordeste-tem-melhor-media-de-publico-do-ano-vira-um-exemplo

  29. Arnildo Ananias de Oliveira
    29
  30. Tricolor Revoltado
    30

    Chegamos a duas conclusões a partir das últimas declarações de Vica:

    1 – Vica afirmou que vai “poupar” Raul e Caça.
    Poupar!!! Me engana que eu gosto. Ele viu que os dois não estão jogando porr@ nehuma.
    Conclusão: ele está vendo as mesmas merd@s que agente. Se age ou não é prerrogativa dele como técnico. Não temos jogadores de reposição com qualidade e não temos dado oportunidades aos nossos pratas-da-casa.

    2 – Vica também afirmou que vai poupar Sandro Manoel e Carlos Alberto. Detalhe: Aqui realmente é poupar, pois, Sandro afirmou não querer ficar de fora da próxima partida.
    Conclusão: ele está priorizando o nordestão. Detalhe: neste momento isto é viável, haja vista termos 4 vagas para disputa das finais.

    Meu medo é de mais uma lapada (muito possível diante do salgueiro) e vermos nossa classificação, no pernambucano, começar a ficar comprometida.

    Como diria Arnildo Ananias… que Deus nos ajude!!!

  31. pelo amor de deus, Pimentinha é fraquíssimo. é tão ruim que consegue ser banco do são caetano.
    de jogador pequeno já basta os que estão aí.

    • discordo. o que conta é a atitude.

      Pimentinha procura sempre o ataque, rápido, não faz firula como Pingo.

      Renatinho dois anos atrás e quando jogava de lateral tinha um pouco disso, agora tá gordo e com futebol burocrático.

    • Eduardo Ramos
      31.2

      Almir, então, quem sabe, Kiros? Tem 1,95m. Ou Creedence? Deve ter perto de 1,90m

      Pimentinha joga muito bola.

      Ainda contrataria Rafael Granja, do Vitória da Conquista. E Josimar e RobertoDias, do CSA. Tudo da região.

    • Também discordo.bom jogador

  32. Arnildo Ananias de Oliveira
    32

    VEJAM Q MANCHETE TENDENCIOSA do JCOISA:

    http://blogs.ne10.uol.com.br/torcedor/2014/02/22/sport-diminui-o-ritmo-e-fica-1×1-com-o-central-na-ilha-retiro/

    Diminui o ritmo? Nem os titutares desse time mequetrefe prestam, imaginem os reservas! Ah se o finado CSA resolver jogar bola 3ª f!

    SAUDASANTA

    • Arnildo Ananias de Oliveira
      32.1

      Ñ SABIA DE + ESTE “DETALHE” POIS Ñ OUÇO, Ñ VEJO E Ñ LEIO NADA À RESPEITO DESSA DESGRAÇA.

      Apenas a manchete me chamou atenção. Diferentemente de nós, eles sabem tudo à respeito do nosso SCFC. Nos mínimos detalhes. Mais de q qq tricolor normal. É por essas e outros q quero sim ser UNODECA CAMPEÃO pois DECA o América/MG e o ABC/RN já foram. De preferência q, concomitantemente, eles tb sejam unodeca vice-campeão. Se Deus Quiser.

      Antes disso porém, quero tb esse título da Copa NE.

      SAUDASANTA

  33. Arnildo Ananias de Oliveira
    33

    ESSE PESSOAL FALA DO POBRE DO CASSIANO, MAS

    esse tal de LG é uma grandissíssima de uma bosta, um enganador, um verdadeiro “sunga-sangue”. Pelo Amor de Deus, volta DM9! Prefiro as tranças dele q esse cabelinho de baitolo do Léo. Espero “rasgar a boca” ainda neste jg mas, pra mim, isso é um ladrão. Ñ é á toa q o CE o liberou. Agora ao Vagner ou ao Netto ñ se dá oportunidade.

    Nessa toada tamos é PHUDIDOS (e mal pagos).

    SAUDASANTA

    P S – Insisto: esse time das barbies ñ é ruim, vai ainda dar um trabalho do caralho, inclusive (e principalmente) na série B. TEMOS Q CONTRATAR.

  34. Arnildo Ananias de Oliveira
    34

    ESTAMOS PERDENDO DE TIMECOS GOLEADOS PELAS SUZIES E PELAS BARBIES.

    LG = um enganador.

    SAUDASANTA

    • André Tricolor Virtual
      34.1

      Verdade Arnildo,

      E pior, parece que o LG tá jogando de tamanco com rodinhas. Vive patinando e caindo em campo.

      Memo, coitado. Sem comentário. O gol foi em cima dele. Péssimo no passe e perde no pique da bola pra ele mesmo.

      O goleador Cassiano deu um único chute que foi parar fora do estádio.

      Futebol horrível, time sem alma, sem vontade, sem garra, sem técnica, preguiçoso …

      Tem que reformular o elenco enquanto a tempo. A Série B está à vista e com esse elenco voltaremos para a C.

      VIVA SANTINHA !!!

  35. Eduardo Ramos
    35

    Esse timinho do Santa Cruz não se classifica para o Quadrangular.

    Vica tá com uma leitura errada, e escrota, do futebol mediocre. Esse Cassiano não existe. O time não consegue trocar 3 passes seguidos. Horrível.

    A diretoria se esconde, o Torcedor desanima, e o time vai de mal a pior.

    Pode ser que mude no segundo tempo mas tá difícil de acreditar.

    “Seu” Vica, o chefe da repartição, vai insistir com os seus protegidos, para desespero de todos que esperam, e querem, um time guerreiro, com um padrão de jogo definido, e que jogue pela vitória. Nada disso se vê nesse timinho montado pelo “Seu” Vica.

    • Arnildo Ananias de Oliveira
      35.1

      O LG É PIOR Q O CASSIANO.

      Fora VICA! Põe o LUCIANO do sub-20 como técnico q aposto q se sairá melhor. Pelo menos poderemos ver em campo um Vagner, um Netto, etc.

      O cara cabeceou na frente do Memo! Pra q trazer de volta essa desgraça?

      Sei ñ, …nessa toada ñ só ñ nos classificaremos pro quadrangular como tb, se brincar, daremos ADEUS À COPA DO NE.

      E, quem quiser q fique puto mas, só pra ñ esquecer: VOLTA DM9! Volta tb NATAN, mesmo pra jogar meia hora.

      SAUDASANTA

  36. tricolor Revoltado
    36

    Pra quÊ colocar Memo em campo. Melhor entrar com 10.
    Cassiano é ruim que dói, mas pelo menos é esforçado e quando erra, tá lá na frente e não compromete. Memo consegui ser pior do que Cassiano e CR7 juntos e, de quebra, ainda ajuda o adversário a fazer seu gol.

    Jogamos mal este primeiro tempo, mas, com Memo em campo a coisa (VTNC) ainda vai ficar pior.

    Panda foi outra piada de mau gosto.

  37. Eduardo Ramos
    37

    Estou acompanhando os resultados de outros jogos pelo país. O Vitória da Conquista tá vencendo de 2 a 0, com gols de Rafael Granja. Esse meia esquerda deixou boa impressão no jogo em Caruaru.

    Deu pena agora,ver Oziel errar 2 vezes no mesmo lance.

    Luciano Sorriso incorporou o espírito vampiresco de Raul.

  38. Eduardo Ramos
    38

    Estou acompanhando os resultados de outros jogos pelo país. O Vitória da Conquista tá vencendo de 2 a 0, com gols de Rafael Granja. Esse meia esquerda deixou boa impressão no jogo em Caruaru.

    Deu pena agora,ver Oziel errar 2 vezes no mesmo lance.

    Luciano Sorriso incorporou o espírito vampiresco de Raul.

    E ainda tem um soprador de apito pra atrapalhar.

  39. tricolor Revoltado
    39

    Parabéns pra Vica. Com sua proteção aos jogadores pernas de pau, perdemos nossa capacidade de jogar e até de fazer gols.

    Às viúvas de DM, como eu, clamam, eu quero atacante que saiba jogar bola.

    Thiago Cardoso – regular – nota 6
    Renan – Seguro como sempre – nota 6
    Everton – seleção? ruim de passe e muitas falhas – nota 2
    Panda – piada – nota 3
    Oziel – deixou seu futebol na série C – nota 2
    Nininho – salvou o placar, teve mais categoria que muitos atacantes – nota 6
    Sandro Manoel – o melhor da equipe – nota 7
    Sorriso – errou muitos passes – nota 5
    Carlos Alberto – fraco – nota 4
    Memo – VTNC – nós sabemos que ele só joga isso – nota 00000
    Jefferson – deu novo ânimo ao time – nota 6
    Cassiano – esforçado e só, péssimo finalizador – nota 3
    Léo Gamalho – ele jogou? – nota 2
    Pingo de merda – pelo menos deu o passe do gol – nota 3

    Vica – o cara que escala Memo, não merece ser técnico – nota 0
    Pela escalação de Memo, perdemos um jogador no primeiro tempo e, ainda por conta dessa desgraça de jogador, tomamos um gol. No segundo tempo, com a saída de Memo, só não ganhamos por falta de atacantes.

  40. Eduardo Ramos
    40

    Melhorou com Jefferson Maranhão. Dominou o segundo tempo.

    Estamos mal de laterais.

    Sandro Manoel continua irresponsável. Por mim, iria para o banco. Quase que entrega o jogo, de novo.

    Melhor em campo: Jefferson Maranhão.

    Cassiano: pode mandar embora.

  41. O pernambucano 2014 já tem dono: Clube Naútico Capibaribe.
    Querem apostar?

    • Arnildo Ananias de Oliveira
      41.1

      FALEI NO EMPATE CONTRA ELES

      q ñ só tinha visto nossos erros. Q tinha achado o time das “barbies” a cara típica de um time dos pampas: ou seja, “pegador”.

      Esse time ainda vai dar o q falar no pernambucano e nós, se ñ melhorarmos MUITO, vamos “penar” na série B, onde tb os enfrentaremos (duas vezes).

      SAUDASANTA

  42. Foram 93 minutos de jogo e o todo poderoso centro avante
    Leo Gamalho deu 1 chute ao gol, mesmo assim em direção as
    nuvens que estavam carregadas, resultado chuva no final do
    jogo, creio que este cidadão está na profissão errada.
    Estamos lascado com esse time, não ficaremos fora da semi
    final porque os 2 times de Caruaru são piores que este do
    Santa.
    SaudaSanta.

  43. A Presença de MEMO entre os titulares não teve explicação , isso é coisa de empresario dentro do Santa Cruz , espero que ele não entre mais nos jogos do Santa Cruz .

    • Eduardo Ramos
      43.1

      Memo não devia passar nem na Av. Beberibe.

    • Memo é fraquíssimo e voltou pior ainda. Nem marcar sabe mais. Aos 13 do 1 tempo quis sair pro ataque com toda sua categoria,perdeu a bola e armou aquele contra-ataque pro Salgueiro. E não conseguiu nem voltar pra recuperar a bola. Vica deve tá ficando besta. Não é possível que o Everton esteja pior do que Memo. Então porque não dá oportunidade a um volante da base?

    • Hélio Mattos
      43.3

      Concordo integralmente com o Eduardo Ramos.
      Nem na avenida Beberibe este rapaz deveria mais ter o direito de passar.

  44. Vica tem que ajustar a defesa nas jogadas aéreas é o segundo jogo no estadual que nos complicamos por causa da bola aérea. A primeira contra o Porto colocam pra marcar logo a principal arma ofensiva do time, o varapau do Kiros, o tampinha do Sandro manoel quando num caso desse considerando a principal característica de ataque do Porto o marcador dele tinha que ser um dos 2 zagueiros mais alto e com mais impulsão!

    E ontem mais um gol levado dessa forma sendo que dessa vez com o peste do Memo que não pula nem pra mãe dele!!

  45. O futebol também se ganha no psicológio: quando Vica escala Memo para jogar, é natural que a confiança do time adversário cresce. Os jogadores do outro time percebem que aquele jogador é infrutífero ao Santa Cruz. Com isso, é como se o Santa Cruz tivesse com um homem a menos.
    Nós torcedores já sabemos disso, pena que Vica não!
    Continuar insistindo com Memo é permanecer na burrice. Vica, toma tento homem de Deus!

  46. Memo é limitadíssimo. Só teve uma fase razoável na época de Zé Teodoro porque Jeovânio ficava no pé dele o jogo todo cantando as jogadas e orientando o posicionamento.

    Depois ele fez pantim, entrou na justiça, recuou e terminou fazendo um acordo e indo pra Portuguesa na base do 0800. Só ingratidão e fumo para o clube.

    Por mim Memo não tinha voltado. Era pra emprestar pro Treze, Botafogo-PB, CSA, Salgueiro quem quiser…. ainda dá tempo, na Série B não tem vaga no elenco pra ele… empresta e manda junto Renatinho.

  47. Tricolor Revoltado
    47

    É engraçado:
    Vica não é burro.
    Muito pelo contrário.
    Apesar da teimosia com os pernas de pau, que ele mandou vir, todos sabemos que ele é conhecedor de futebol.
    Então, é lógico que ele vem acompanhando os treinos e sabe das extremas limitações dessa merd@ chamada Memo.

    Então porque ele escalou o jogador?

    Minha resposta é simples: intere$$es de empre$ários.

    Todos nós sabemos que Memo saiu do Santa Cruz, cuspindo no prato em que comeu, e que a torcida deu graças a Deus quando viu essa perronha, essa bosta, essa porr@, essa desgraça de jogador ir embora.

    De repente essa assombração aparece do nada e é reintegrado ao elenco. Não mais que repentinamente tem contrato firmado e, para assombro de todos, já nos aparece entrando de frente.

    Perguntas:
    Se Vica não se dobrou aos apelos da diretoria para encontrar um denominador comum entre DM e o próprio treinador, porque então se dobra em dar oportunidade a Memo?

    O que $erá que Vica tá ganhando com e$$a e$calação?

    Bem… ele eu não sei o que tá ganhando em escalar Memo, mas, nós sabemos o que estamos PERDENDO: além da paciência (que já se foi), logo, logo, as competições em que estivermos.

  48. Não sei o que faz o torcedor ficar lembrando única e exclusivamente de jogadores que fizeram algum sucesso no Santa Cruz, como se eles fossem os únicos no mundo que existissem para jogar na sua posição. Falo de Dênis Marques. Será que não tem outro centroavante por aí que não seja este atleta que já deixou bem claro para todos que não quer compromisso com futebol?

    E sobre Pimentinha, cujo alguns não entenderam minha ironia, achando que eu sou contra sua contratação por causa da altura, a pergunta que deixo é: quantas vezes vcs viram este jogador jogando bola? O parametro que temos deste atleta é apenas algumas partidas na série C.
    É jogador do quilate de Renatinho, Miltinho, Bibi e outros tantos que existem por aí. PImentinha é tão ruim de bola que consegue ser banco do São Caetano.
    Se é para contratar que tragam alguém que venha resolver e não esses folclóricos da vida que vez em quando aparecem dando seus shows em jogos de baixo nível.

    • Eu assisti vários jogos do Sampaio Correa ano passado, na verdade assistia para ver o shows de Pimentinha. Mas ele não serve para o Santa Cruz, pois está mais para Garrincha do que para Pingo.

    • Hélio Mattos
      48.2

      Concordo com o Aluízio, não serve para o Santa porque está mais para Garrincha do que para Pingo.
      Ou seja, não deveríamos nem ter deixado este rapaz ter pego o avião para o “sul maravilha”.
      Nos jogos que vi ele sempre arrebentou.
      Pra mim não precisa mais do que isto não, para ter certeza do que foi visto.

  49. Aluísio, Pimentinha não seria o contrário: está mais prá Pingo do que Garrincha!

  50. Flávio Tricolor de Gravatá
    50

    Pimentinha seria um bom reforço, afinal não estamos precisando apenas de um homem de referência, precisamos também de um atacante de velocidade que incomode o adversário e não a torcida do Santa Cruz como o que temos (Cassiano, Pingo e Caça-rato) aí agora, fazem tanta raiva que já estou com o peito direito roxo, o médico disse que se passar pro lado esquerdo eu morro.

    • Eduardo Ramos
      50.1

      Concordo! Pimentinha é muito melhor que Pingo, Cassiano e Caça-Rato juntos.

      Aliás,Cassiano será eternamente titular? Com a palavra, o chefe da Autarquia, “Seu” Vica.

  51. Deixa Vica trabalhar!
    Deixa o “homem” trabalhar!
    E o Brasil se fudendo!
    E o nosso time irá acompanhar o Brasil?

  52. Do time do csa que jogou ontem tem bons valores a serem observados.

    Agora uma dúvida, qual o critério pra saber quem jogaria a segunda partida da próxima fase em casa entre a coisa e o Santa(claro considerando que se clsssifique hoje evidente), considerando que os 2 foram segundo lugar nos seus grupos respectivos?

    • Arnildo Ananias de Oliveira
      52.1

      ACHO Q SE O SANTA CRUZ EMPATAR,

      decidirá no Arruda. Se valer a 1ª fase tb estaremos na frente.

      SAUDASANTA

  53. Tribomjardim
    53

    Rapaz queria ver Everton do Corinthians,Atlético Sorocaba no Santa Cruz.Joga bem,junto com Boquita,poderia não dar certo mas esses não são desconhecidos.Para a série B prcisamos de um grupo grande.Dispensa uns 15 empre$ariados que melhora.

    • O grande problema que se esses não darem certo o custo é alto pra o clube!

      Diferente dos pingos e caça-ratos da vida….

  54. Não custa lembrar:
    Arruda – Santa Cruz 4 x 0 Bahia (primeiro jogo)
    Fonte Nova – Bahia 5 x 0 Santa Cruz (segundo jogo )
    Desclassificado: Santa Cruz

    É bom ficar ligado! O mundo sempre dá suas voltas e gosta de pregar suas peças.

  55. Até chiquinho que é um fraco comentarista percebeu que o Santa Cruz perdeu o toque de bola de tinha entre os jogadores do meio de campo, somente VICA não enchergou ainda.

    FORA VICA VOLTA DM9

  56. Não consigo entender porque em todos os jogos algum jogador discute com Luciano Sorriso.

  57. Arnildo Ananias de Oliveira
    57

    Acho q esse Chiquinho tá vendo OUTRO JG.

    Pra mim,TODO MUNDO SE MATANDO em campo e esse VEADO, SANGUE-SUGA, ENGANADOR desse LG andando em campo. Ñ ganha UMA BOLA! É um grande de um impostor FDP! Esse Carlos Alberto, PQP!

    Enquanto isso, A PRATA DE CASA, qdo muito, BANCO.
    Deus Permita q esteja REDONDAMENTE ENGANADO e esse puto faça um punhado de gols nesse 2º tempo.

    E nosso Santo Milagreiro “Paredão” nos salvando, COMO SEMPRE, de VEXAMES.

    SAUDASANTA.

  58. Arnildo Ananias de Oliveira
    58

    LG = enganador, sem-alma, corpo-mole, um pulha.

    SAUDASANDA

  59. Eduardo Ramos
    59

    Primeiro tempo mais chato que comentário de Míriam Leitão.

    Um amontoado de num-sei-quê desrespeitando o Santa Cruz. Só escapou Tiago Cardoso e Renan Fonseca.

    O restante: nota 0, inclusive pra Seu Vica, o chefe da repartição.

    Péssimo primeiro tempo. Aliás, péssimo futebol tem sido uma constante.

  60. Arnildo Ananias de Oliveira
    60

    SEM ALMA, SEM PREPARO FÍSICO, etc.

    SAUDASANTA

  61. Flávio Tricolor de Gravatá
    61

    Primeiro chute a gol aos 11 do SEGUNDO TEMPO, jogando fora de casa, contra um time fraco e a gente sem jogar nada.

    Zé Teodoro voltou e não me avisaram foi?

    Vica pede pra sair!

  62. Como se piora um elenco em três meses? Não se contratou um reforço de verdade
    .Time fraco. Elenco fraco. Diretoria fraca. Adversários fracos.
    A resposta: o afastamento da torcida do estádio .

  63. Arnildo Ananias de Oliveira
    63

    RAPAZ, O SORRISO NA FRENTE DO LG É UM PELÉ!

    E o Cassiânus, na frente do mesmo, é um Garrincha!

    Ave o Paredão.

    SAUDASANTA

  64. Arnildo Ananias de Oliveira
    64

    E o SC precisa jogar bola pra vencer uma desgraça burro-negra?

    SAUDASANTA

  65. Eduardo Ramos
    65

    Horrível! No segundo tempo, Sorriso melhorou mas o resto do time,exceto a muralha TIago Cardoso e o dedicado Renan Fonseca, é de fazer chorar. Panda, Oziel, Léo Gamalho e Carlos Alberto, deveriam ser punidos.

    Preocupante.

  66. Torcedor coral.

    Precisamos nos dá as mãos e começarmos a rezar.
    Ganhamos o jogo, mas o futebol apresentado é um verdadeiro ato penitencial ao espectador tricolor.

    • Marcelo Costa
      66.1

      É crer que vamos crescer contra a coisa, pois está sendo assim neste século e que teremos 8 dias para evoluir com descanso dos jogadores.

  67. No jogo de ontem finalmente Patric estreou, e quase que fazia um gol no final do jogo. Nem em foto o rapaz aparecia.

  68. Santana Moura
    68

    Aproveito o ensejo pra protestar contra o racismo no nosso futebol. O povo pensa que racismo é só chamar jogador de macaco. Nos dois jogos contra o Guarany, observei muito atentamente as atitudes dos árbitros contra o técnico do time de Sobral. Aqui, o árbitro reserva deu uma esculhambação nele tão grande, que eu nunca vi daquele tipo com nenhum técnico, e olhe que todos reclamam e muito. No meio de uma multidão e o árbitro lá dizendo cobras e largatos. Se fosse branco faria isto?
    Ontem, a mesma coisa, foi só o técnico discordar da arbitragem, protestar e foi logo expulso e com gestos bastante desagradáveis da parte do árbitro. Fiquei com vergonha alheia. Há muito milito no futebol e não vejo estes estardalhaços com técnicos brancos. Vamos pensar não é senhores árbitros, o racismo está entranhado nas veias, muito cuidado porque a segregação social também é má conselheira, Estou de olho na arbitragem do clássico Santa X Sport. Vou ver como se comportam em relação aos critérios de punição. Ah vou!

    Ah! Calma gente, acho que jogar mal ontem foi estratégia pra não deixar tão clara a nossa forma de atuar. Rsrsrss.
    Vica deve saber, alguém já deve ter falado pra ele, que a torcida do Santa não suporta time mole e medroso, então, como dizia ZT na “hora certa” a gente joga.

  69. Arnildo Ananias de Oliveira
    69

    ACREDITEM SE QUISER:

    Apesar das murrinhas do Carlos Alberto, Pingo & cia Ltda, com 11 pts na 1ª FASE e 6 nesta 2ª fase (2 vitórias sobre o Guarany de Sobral) da COPA NE, totalizamos 17 pts e SOMOS OS LÍDERES GERAL da competição, pelo menos até hj à noite, com razoáveis chances de permanecer assim (pois acho q só poderemos ser ultrapassados pelo América/RN, SE ESTE VENCER HJ)!

    Durmam com uma bronca dessas!

    SAUDASANTA

  70. Leandro Rodrigues
    70

    O rendimento do time vem muito também da condição física. o time há vários jogos ou entra morto ou sai morto fisicamente. Outro fator perda de peças importante e sem reposição a altura. Dedé ainda hoje faz uma fata enorme. Só temos 2 volantes Sorriso e Sandro. Só. Memo é piada e Everton veio p/ descansar. Os laterais. Oziel vem mal desde o início do ano. E Panda? tá na cara aí por que todo treinador, até Sandro Cocão deixava ele no banco. Não marca ninguém, tá acima do peso e não ganha de ninguém numa arrancada… Tiago Costa vem fazendo muita falta, marcava muito e tava muito confiante nas subidas e arrancadas.

    Quanto a Leo Gamalho tá sendo sacrificado num time em que os meias não se aproxima e estão mal tecnicamente. Sem falar que o cara é de área e nenhum dos laterais sequer acerta um cruzamento dentro da área para o cara lutar…

    Fica difícil assim…

    Agora uma coisa é certa, o time do mangue tb é ruim. O que tem de melhor em relação a nós é a zaga com o um todo. O velho Durval organizou. vi que marcam muito forte forçando o adversário a errar e esperando soltar uma bola para Neto Baiano chutar.

    Apesar disso, hoje eles te um algo há mais que nós, levam essa vantagem…

    Então é bom treinar, volatar a jogar com 3 meias, ajeitar Natan nem que seja apenas para essas semifinais e possíveis finais do Nordestão e tentar papar esse título. Com Natan em campo, ele com sua boa técnica e movimentação pode tirar peças como Raul e Carlos Alberto da sonolência e dos erros excessivos de passes…

    Dá para acreditar ainda… mas precisamos aproveitar esses 5 dias para treinar muito e aprimorar a parte física. O clássico de quinta já vai nos dizer alguma coisa em termos de melhoras ou não do time.

    Saudações Corais.

  71. Tricolor Revoltado
    71

    O que vimos ontem foi uma aberração em se tratando de futebol. Chutões e mais chutões da zaga pro ataque(???). Melhoramos um pouco quando LG saiu e deu lugar a pingo de merd@. O time passou a prender a bola um pouco melhor, na frente, e até o péssimo finalizador – Cassiano – fez um gol.

    Thiago Cardoso – salvou em três arremates a queima-roupa – nota 9
    Renan Fonseca – seguro – nota 7
    Everton Sena – um louco, só chutão pra frente – nota 3
    Panda – não sabe marcar – não apoia nem sabe cruzar – nota 2
    Oziel – horrível – nota 1
    Sorriso – não marca ninguém – nota 3
    Sandro Manoel – apesar do bom passe, não esteve bem – nota 4
    Carlos Alberto – é um enganador – nota 1
    Jefferson Maranhão – perdido em campo – nota 2
    Memo – horrível – nota 2
    Cassiano – esforçado, fez um gol, é muito fraco – nota 5 (pelo gol)
    Léo Gamalho – pesado e isolado – pingo foi mais produtivo – nota 3
    Pingo de merd@ – deslocou-se e foi participativo – perdeu gol feito – nota 4
    Patrick – pouco tempo em campo para ser avaliado.

    Vica – errou novamente com Memo e não conseguiu acertar para que a equipe fugisse da marcação. nota 2

    Não adianta dizer que a “coisa” ou o santa vai levar vantagem no próximo jogo. Clássico é clássico. O que teremos será uma boa oportunidade para avaliação.

    • Eduardo Ramos
      71.1

      Quem perdeu o gol feito foi o enganador Carlos Alberto.

      Tem que contratar: Roberto Dias, Pimentinha e Josimar.

  72. Arnildo Ananias de Oliveira
    72

    MINHAS MAIORES ALEGRIAS:

    Qdo o SCFC ganha;
    Qdo essa desgraça dos 5º dos infernos perde.

    OH Carnaval “leve”!

    SAUDASANTA

  73. Arnildo Ananias de Oliveira
    73

    POR TERMOS PERDIDOS DA COISINHA II DE CARUARU

    e empatado com aquela porcaria do Salgueiro, ñ somos líderes ISOLADOS. O empate com as barbies tudo bem q é um clássico. O q quero dizer é q esses times “perebas” só engrossam com o SC. Qdo chegam diante das barbies e das suzies principalmente, “abrem as pernas”.

    Mas, eles ñ perdem por esperar: no returno, só sairemos de Recife uma única vez: pra jogar com a COISINHA I, em cujo pasto jogamos 3 partidas pela Copa do NE.

    Vamos jogar em casa contra a coisa e, pela 1ª vez, na arena contra as barbies, num campo absolutamente NEUTRO q, com certeza, ESTARÁ INVADIDA DE TRICOLORES POR TUDO Q É LADO.

    Portanto, ganhando 5ª f próxima (dia 6 de março) do time de satã, na casa de jacutinga, ñ tenho dúvidas q IREMOS PRAS CABEÇAS. Embora, considere essas partidas pelo PE, MERO AMISTOSOS, pois tenho certeza q ficaremos entre os 4 primeiros, pra decidir o título.

    Pra MIM, a PRIORIDADE, NESTE MOMENTO, é vencer a coisa (parece-me q dia 12 de março), uma 4ª f, pelas semi-finais da Copa do NE, na partida de ida, TAMBÉM NA CASA DE JACUTINGA.

    É o q penso.

    SAUDASANTA.

  74. Arnildo Ananias de Oliveira
    74

    E OS CEARENSES, COMO SEMPRE, FAZENDO MISÉRIAS EM CIMA DOS BAIANOS.

    Como sou sádico e anti burro-negro, peço licença pois vou me deliciar com a lapada q o vovô tá dando na coisa da BA. POR ENQUANTO 2 X 0.

    SAUDASANTA

  75. Arnildo Ananias de Oliveira
    75

    PÔ,POR ENQUANTO TÁ 4 X 1 PRO CE

    mas poderia tá uns 10!

    SAUDASANTA

  76. Arnildo Ananias de Oliveira
    76

    E O QUINTO DE MAGNO ALVES!

    SAUDASANTA

  77. Arnildo Ananias de Oliveira
    77

    ESSE É O VICTÓRIA Q CONHEÇO,

    como nos velhos tempos: um time “sem alma”.

    SAUDASANTA

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *