Jogo limpo ou sujo?

fair play

De início tinha pensado em falar sobre fair play, no bom português, jogo limpo, conceito que deveria nortear todo e qualquer esporte, inclusive o futebol. Mas, são tantas as reflexões que tenho feito, ultimamente, que nem sei se conseguirei me manter coerente com o tema que escolhi e muito menos imagino se os nossos amigos blogueiros teriam interesse em ler coisas deste tipo, mas, enfim, liberdade é o nome das atividades que exercemos num Blog de Opinião!

Então vamos ao tema. Em tese, o que seria jogo limpo? Dentre muitas outras definições, poder-se-ia considerá-lo como sendo a atitude desportiva que visa, sobretudo, o respeito próprio e o respeito ao outro, no âmbito das regras para a prática esportiva escolhida, tendo como norteadores princípios éticos universais como a justiça. Tal é sua importância para o esporte praticado que, para o atleta, o conceito não deveria ser apenas um comportamento, mas uma maneira de pensar. Deveríamos oportunizar a aprendizagem da ética desde a base.

Ribeiro e Puga (2004) referem que o desporto pode ser considerado como “uma atividade que, quando exercida de maneira leal, permite ao indivíduo conhecer-se melhor, exprimir-se e realizar-se; desenvolver-se plenamente, adquirir uma arte e demonstrar as suas capacidades”. Em outras palavras, levaria a expressar exatamente aquilo que construiu; o que treinou; o que aprendeu sem usar de subterfúgios, drogas, subornos, corrupção ou outras coisas que depõem contra a ética humana – o jogo limpo. Mas…, é isto mesmo que vemos nas diversas práticas desportivas? E no futebol?

Falemos de jogo limpo no futebol, nosso esporte mais popular, por onde transitam crianças, jovens e adultos e que deveria nos trazer muitas lições de vida, superação, cooperação e tantos outros valores cuja lista não seria possível discorrer, aqui, neste curto espaço de expressão. Ao contrário do que deveria ser – o esporte da maioria – tem sido a maior vítima do jogo sujo. Ano após ano, vem sendo vilipendiado, esculachado por alguns dirigentes, treinadores, jogadores, árbitros, certos setores da imprensa e um grande número de torcedores também. A lógica do capitalismo tomou conta definitivamente deste esporte.

O futebol se transformou muito rapidamente num jogo de interesses pessoais, comerciais, políticos, midiáticos, numa tendência alienada e alienante, da qual nos recusamos a participar. Por isto nos indignamos quando sabemos histórias de lugares comprados dentro de uma equipe, até na seleção canarinha; injuriamo-nos quando vemos certos árbitros rasgando as regras do jogo, invertendo faltas, omitindo faltas, ignorando pênaltis verdadeiros, assinalando pênaltis não existentes em troca de bem material ou imaterial; revoltamo-nos quando vemos o protecionismo de alguns técnicos e ou dirigentes para com os seus “atletas de confiança”, quando muitas vezes na base do próprio clube se encontra a solução para inúmeras lacunas abertas; rebelamo-nos quando vemos setores da mídia estamparem três páginas com notícias de um determinado clube, quando resta apenas meia página para outros dois e nenhuma para os demais. Contando os minutos de rádio ou TV que são dedicados a um time em detrimento de outros, percebe-se que há uma tentativa de nos fazer engolir aquilo que os interesses econômicos querem. Imagens mostradas, palavras escolhidas favorecem um ou outro clube. Nada disso é jogo limpo; muito pelo contrário.

De certo precisamos nos manter torcedores desorganizados, que é a única atividade romântica em vigência no nosso sofrido futebol, porém, muito conscientes de tudo que nos envolve. Amemos as cores do nosso clube, sem perder a consciência de que não somos, por certo, o alvo da alegria e felicidade daqueles que lá foram colocados pelo voto popular. Urge entender que cada um que pisa um gramado tem interesses os mais diversos. Olhos abertos para as partidas tomadas no apito ou nos bastidores e para o silêncio dos coniventes. Nós do Santa Cruz somos vítimas contumazes deste jogo sujo. A torcida está cansada desta prática.

Aproveitarei o ensejo para fazer, aqui, um alerta aos protagonistas da bola, que trabalham n’O Mais Querido. Expor os colegas em campo, na frente de milhares de torcedores não é jogo limpo, tá? Alguém deve chamar a atenção do atleta que, reiteradamente, tem jogado os braços para cima quando os companheiros erram um passe, uma jogada; ele reclama acintosamente. Isto desagrega a equipe, pois não?

O técnico tem que chegar junto desse jogador e ensiná-lo a ter espírito de cooperação, respeito e humildade, pois este é o tripé que dá sustentação a qualquer pretensão de vitória. Afinal, quando ele erra, e não erra pouco, não vejo ninguém levantando os braços para crucificá-lo. Mostrem que não é o dono da bola, nem do campo. Quem tem que dizer alguma coisa ao atleta que erra é o treinador e longe da vista dos milhares de expectadores. Fica muito mal na fita, esta atitude, por isto muitos vaiam. Desviei do assunto? Não. Estamos falando, ainda, de jogo limpo, tem que ser assim, também, dentro do grupo. O respeito abraça a ética e leva à justiça.

50 Comentários

  1. Bom artigo.

    Esse jogador é Sorriso, e o jogo sujo é a diretoria. Oops, fui mal, entreguei!

  2. Samuel Maceió - TOSA
    2

    Ah e sorriso é um pobre coitado – o novo chicão – só tem vez com estes entregadores de camisa que cada vez mais empurra a torcida do santa para longe do arruda!!!!

    parabéns dona Santana Moura , Excelente texto, muita sensibilidade na leitura da situação (ah se nosso entregador tivesse a mesma sensibilidade)!!!!!

  3. Samuel Maceió - TOSA
    3

    Como Eduardo Ramos falou no texto anterior, satanizaram Bismarck, para para dar vez á uma criatura chamada chicão!!!!!!

    como sempre no arruda existe uma inversão de valores gigantesca, coisa que está mais acentuada nesta atual direção, é capanga dando bofetada em sócio, é chicão e sorriso sendo titulares absolutos em detrimento de jogadores muito melhores!!

    Em suma a torcida nunca terá vez no santa cruz, e sempre será convocada para ir aos jogos como uma manada sem cérebro!!!

  4. Samuel Maceió - TOSA
    4

    o luciano sorriso ao invès de agitar os braços e reclamar dos companheiros, ele tinha era que agradecer e tratar bem os companheiros de time!!!!

    Ele tem que agradecer o companheirismo de seus colegas em passarem a bola para ele!!!!!

    Pois eu já joguei pelada onde quando o cara era ruim, mal pegava na bola, pois todo mundo ficava cabrero em tocar para o cara fazer m….

  5. Eduardo Ramos
    5

    Santana Moura, sempre brilhante! Seu texto pode ser resumido
    em7 letras: ETICA.

  6. Samuel meu véi tú tá virado no mói de quentro,eu tambêm tô cá mulexta más desisti de entender o nosso santa(diretoria),que parece odiar a torcida,eu mesmo não compro mais ingresso pra jogo como era de costume,e como de costume estou na quinta seção de meu 5° escudo do santinha,nem preciso usar mais camisa do mais querido,o coro véi já é uma camisa.Estou fechando as costas e tá ficando irada,quando eu for pro arruda tú vai ver,um grande abraço parceiro pra tú e suas mulheres!!!!!!!!!!

  7. Ricardo Cavalcanti
    7

    Dando um tempo!!!

  8. Eduardo Ramos
    8

    Ainda cogitam Sandro Manoel no time titular…muita maldade…

    • Sandro Manoel que eu elogiava tanto no ano passado, esse ano tá triste de ruim!

  9. Samuel Maceió - TOSA
    9

    Valeu biro biro!!!!!!!

    E ainda tem lugar pra mais um escudo ????? kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    vc está viciando em tatuar o santa no corpo, é uma pena o nosso time estar de dar dó!!!!!!

    na opinião da deretoria, nós somos uns palhaços, que temos o “DIREITO” de pagar nossos ingressos, mensalidade e comprar qualquer camisa ridícula que a penalty plagie de outros times (são os mesmos modelos da camisa penalty de outros times, só mudam as cores), e ainda caso reclamemos corremos o risco de levar bofetada dos seguranças *** da deretoria!!!!!!

    eu estou cansado de tanta inércia e falta de capacidade, deixei de ir a jogo (ultimo foi aquela vergonha contra o fortaleza), e deixei de pagar minha mensalidade, pois não vou engordar bolso de nenhum bestinha!!

    hoje cheguei ao cumulo de cogitar a derrota do santa para o serra talhada para ver a deretoria acorda e manda o entregador de camisas para fora!!!!

  10. Samuel Maceió - TOSA
    10

    esse clebel do salgueiro como todo bom sertanejo é um cabra macho, está no G4 empatou com o petrolina ontem e ele demitiu o técnico!!

    no arruda só tem frouxura!!!

    é uma vergonha!!!!!

  11. Samuel Maceió - TOSA
    11

    kdê OIA A COBRA????

    TÁ FAZENDO MUITA FALTA POR AQUI!!!

    • Eduardo Ramos
      11.1

      E Arnildo Ananias? Também tá sumido!

    • Samuel Maceió - TOSA
      11.2

      pois é eduardo ramos, o que essa diretoriazinha faz bem feito, é afastar a torcida do arruda!!!!

    • Ricardo Gueri-gueri
      11.3

      Duas grandes figuras que faz uma grande falta os seus comentários.

  12. Nem taveira nem nininho tá com 3 Zagueiros e 3 volantes em campo!?!?!?vou voltar a dormir!!!

  13. Vai apanhar e não vão demitir o cara.

  14. Fábio Belmino
    14

    Que é necessário reforçar o nosso elenco isso é óbvio ululante, porém tenho a convicção que se tivéssemos ao menos um treinador estaríamos fazendo muito melhor…na série C não encontraremos elencos melhores que esse, o que veremos serão times mais dispostos, com mais garra e com taticamente mais arrumados.

    • O problema de nós torcedo é sempre achar que nossos jogadores só porque estão isando atualmente o manto coral são e estão melhores que os outros jogadores de outros times que vestem camisas de times sem tanta grandeza.

      mas com algumas poucas exceções noso elenco é fraco,na minha opinião.

  15. Fábio Belmino
    15

    vale salientar que esses dois diretores que estão aí hoje são os mesmos da época do cabeção dos infernos…os mesmos que fecharam o clube para os torcedores…impediram a realização das quintas Santas e por aí vai

    • Eduardo Ramos
      15.1

      Por uma questão de Justiça: os portões foram fechados pelo Cabeça Grande e pelo hômi da cachaça, então presidente do CD.

      As Quintas-Santas foram esvaziadas por ordem de Cabeça Grande e, pelo fórum comandado por Bartolomeu Bueno. Este último, de boa índole, foi usado pelo Cabeça Grande.

  16. marcelo almeida
    16

    Esses cinco pontos perdidos para o Chã e para o Serra além de não nos valer a liderança, praticamente nos tira do G4, pois com que taí não nos garante e se mudar vai ter que mudar muito, aí não sei se vai dar tempo…Estamos nas mãos da sorte porque estamos nas mãos de IRRESPONSÁVEIS em todos sentidos…

  17. Pois é, tininho trabalha dessa forma. Apanha, apanha, empata e não muda. Tem uma convicção inabalável da sua própria genialidade como dirigente. Foi assim com edinho, imaginem agora que ele é bi campeão.

    O empate de hoje vai custar caro ao Santa. Se com a derrota era difícil a queda do treinador, com esse empate teremos que aguentá-lo até que o campeonato esteja praticamente perdido. Quando a gente apanhou do fortaleza muitos frequentadores do blog previram derrotas contra salgueiro, central, etc. Acredito que ainda amargaremos muitas derrotas para times pequenos no Arruda.

  18. Eduardo Ramos
    18

    Ainda vão manter o Entregador de Camisas. É uma diretoria amorfa, sem atitude e totalmente dissociada da Torcida Coral.

    • marcelo almeida
      18.1

      Então só nos resta presentear o presidente do Clube, o Presidentizinho do conselhozinhozinho e a diretoriazinha de futebolinha do SANTA CRUZ, com todos apetrechos que fazem um BURRO EMPACAR diante de pequenos obstáculos…

  19. A história se repete, lembram da Série C em 2012? Se não tirarem o Estagiário agora, vai ser assim até o último jogo.

  20. Prá quem perdeu do Chã Grande em casa e empata com Serra fora. Esse empate foi mesmo uma boa zebra.

    O importante para a diretoria é manter o “esquema”.

    • Disse tudo, a diretoria não quer mexer no esquema. Uma mudança agora pesaria no bolso de alguns.

  21. O Estagiário aplica nos jogos toda a sua experiência quando colecionava figurinhas de albúns de futebol, pense num troca-troca bizarro.

  22. Leonardo Brandão
    22

    Sabe oq essa diretoriazinha tem me feito sentir com esses resultados medíocres?? Nada, isso mesmo, oq tenho sentido ultimamente pelo Santa é um sentimento de vazio, não consigo nem sentir mais raiva.

    Infelizmente, hj com meus 29 anos, tricolor desde que me entendo por gente, o sentimento é de puro vazio.

    Boa noite a todos!!

  23. Ernani Barbosa
    23

    Até TU DM9, segundo os locutores e narradores do jogo, somente pedou na bola 3 vezes, em todo o jogo, e numa delas, que foi o passe de Leo, ele e o goleiro, tentou mas não deu.
    E, o ENTREGADOR DE CAMISAS ou APRENDIZ DE NÃO SEI O QUE, tendo ANDRE SALGUEIRO e NETTO no banco. Ele ao final, com F. Casssarato cansado de estrear um dos garotos com força, energia e sangue novo, querendo mostrar serviço ficaram no Banco. A visão dele foi mandar um EXPERIENTE, D. SANTOS (o craque do futebol de Botão), resultado não disse pra que veio.
    Vejam, a COMPETÊNCIA IMPAR, deixou no banco NININHO, CAIO TAVEIRA, NETTO, ANDRÉ SALGUEIRO. E o grande guru, coloca EVERTON SENA na lateral direita, tendo Nininho, enquanto Cesar e Vagner (com deficientes desempenhos, inclusive no ultimo jogo – C Grande). Somente fez estrear Nininho (na lateral direita) e Caio (meia), porque CESAR recebeu o cartão amarelo (iria ser expulso, logo no inicio do 2º tempo, pois não tinha gás, nem vigor para acompanhar as jogadas e atacantes do Serra). Daí, forçado, tirou Cesar, recuou para posição Everton Sena e colocu Nininho na posição verdadeira. O time começou a jogar, para completar, viu que Léo (nunca vai ser meia), e sim volante-avançado, não consegue cadenciar o jogo, nem ser o distribuidor das jogadas. Aí, coloca Caio Taveira, que declarou que está no Clube faz 3 meses, e somente teve no DM (uma vez por 4 dias com indisposição muscular na perna). Mas, segundo os criticos/comentaristas foi o melhor jogador (CAIO).
    Como eu falava, que era melhor que Everton Heleno, Leo, Jefferson Maranhão, Sandro Manoel.
    Esqueceu (o APRENDIZ DE BOTÃO) de começar a escalar os profissionais que ainda não estrearam, na zaga mais rapida e vigorosa, temos que colocar William, E. Sena e Renan Fonseca, laterais: Patrick e Ninho (até a re-estreia de Maizena e Tozo, volantes: A. Pedra e Sandro ou Léo, meia: Caio, Jefferson, Natan, atacantes: DM9(merece ser substituído nos últimos 30 minutos do segundo tempo – não corre e nem se esforça para tentar tabelar com alguém), F Cassarato, Netto, André Salgueiro e Wagner.
    Devem ser chamados para rescisão:
    1) Marquinhos (incapacidade técnica)-fim de carreira;
    2) Vagner (incapacidade técnica) – não tem o mínimo de tranquilidade com a bola/atacantes, pois não tem capacidade técnica de se antecipar e desarmar os atac.;
    3) Everton Heleno, Philco, Paulo Cesar, DAnilo Santos (enquanto os dois primeiros são jovens 22 e 23 precisam ir para times do interior para buscar aprender alguma coisa, enquant que PC e DS, ja estao na transição para o fim de carreira;
    7) Cesar, zagueiro em fim de carreira, todos os jogos somente chega atrasado, e leva um varreio dos atacantes velozes e com o mínimo de técnica/dominio de bola = uma verdadeira avenida. Fim de carreira, 35 anos.
    Acredito que estes jodadores(7), tem um custo mensal acerca de R$ 88 a 90mil.Portanto, daria para pagar pelo menos 4 jogadores de R$ 20 a 25mil.
    A hora é de colocar RAUL, prepará-lo durante a semana, para jogar meio-tempo e poder no jogo do Náutico, ao lado de Natan, Caio, com DM9, F CASSARATO (e os jovens, Netto, André Salgueiro e Wagner).
    Portanto, até recuperar ANDRÉ DIAS, vinte dias, e entrosarmos a defesa (William, Everton Sena, Renan Fonseca e Danilo Cerqueira/BASE), podemos estar com o time, com o LUCIANO RIBEIRO (TÉC. BASE), em condições de disputarmos as finais do BODÃO, e se GANHARMOS O ESTADUAL, não precisariamos mais de tecnico.
    Caso, não vingasse, poderiamos trazer:
    1) Dado Cavalcanti,
    2) Reginaldo Souza,
    3) Marcelo Vilar,
    4) Roberto de Jesus,
    5) Leandro Campos,
    6) Peu (atualmente no União-AL),
    7) Birigui(atualmente Cacerense-MT).http://www.futebolpress.com.br/supertecnico.php?id=165
    Estes são alguns dos nomes, além do Tec. Luciano Ribeiro, com condições de efetuar grande reestruturação no futebol profissional e base do Clube.

  24. Eduardo Ramos
    24

    O Entregador de Camisas ainda fica até o final do campeonato. Ao menos, que os diretores observem no Campinense (Campeão do Nordeste sem ter levado 1 gol nos jogos em Campina Grande): zagueiro Roberto Dias (capitão do time), o conhecido e sacaneado Bismarck, e o atacante Jefferson Maranhense.

    Alguém pode informar como foram Nininho e Patrick no jogo de ontem?

  25. vava da tosa maceio
    25

    é um abisurdo o que estão fasendo com a mais apaixonada torcida do brazil esta atual diretoria tem que botar na cabeça deles que o santa cruz é grande ou foi grande um dia e é do povo estes caras eles vão passar pra nunca mais voltar e espero que não demore muito porque o que estamos passando hoje é uma vergonha estou até sem estimulo de vestir o meu manto sagrado que é a camisa do santinha um abraço meu amigo samuel vou passar a pascoa por ai

    • Samuel Maceió - TOSA
      25.1

      beleza vava , me ligue para tomarmos uma cerva!!!

      quanto a deixar de ir a jogos e não pagar mensalidades, ao menos caíram na real!!

      abraços,

  26. vava da tosa maceio
    26

    tambem deixei de pagar a mensalidade e não compro mais ingressos aqui em maceio todo nosso grupo estão fasendo o mesmo enquanto não mudar esta mentalidade de time pequeno desses caras.

  27. vcs não viram nada ainda!!

    o pior ta por vir!! ou se toma uma atitude essa semana ou podem rezar e rezar muito porque como falava a música da banda camisa de venus, isso é só o fim, isso é só o fim…

    dirigentes covardes e mentirosos!! vcs são a vergonha da torcida coral

  28. Luiz Hernane!!

    Amigo ta na cara que tem neguinho comendo por traz nessas contratações corais e mantendo esse treinador, isso não existe rapaz manter um elenco desse com esse entregador de camisa!

    Mais uma vez esse despreparado entregador de coletes vem a publico assinar denovo seu atestado de burrice aguda!! entra com 3leiteiros,3cabeça de bagre,e empata o jogo!! depois coloca as peças certas no segundo tempo e vem a publico falar que o time merecia o empate!!! hooooo burooooooo porque tú não entrou com taveira,nininho,e walace no inicio?? tu mesmo elogiou os caras no fim do jogo!!

    burrooooooo innnhoo,innnhooo,innnhooo!!

  29. santana moura
    30

    Gente, na minha humilde opinião, os torcedores tem o direito de não ir a campo, para não sofrer (a menos que seja masoquista), mas não pagar as mensalidades não vai ajudar a qualificar nossa equipe.

  30. O problema é o que eles estão fazendo com o pagamento das mensalidades. O elenco está cheio de jogadores que não atuam enquanto os funcionários do clube estão sem receber há meses.

    Estou totalmente convencido de que pagar mensalidade para essa gestão é jogar dinheiro fora, ou melhor, é contribuir para esse esquema grotesco que envolve pernas-de-pau, empresários e péssimos dirigentes.

  31. Gustavo Henrique
    32

    Prezados Tricolores,

    Primeiramente, eu gostaria de desejar uma boa recuperação ao nosso zagueiro Vagner. Apesar de não estar jogando bem, ele tem bons serviços prestados ao clube, e nenhum profissional merece passar por esse tipo de situação.
    Com relação ao time, eu continuo sem entender a posição da nossa Diretoria. Para ela tudo está sempre muito bom. Não sei o que Martelotte ainda tá fazendo no Arruda. Esse rapaz é um péssimo treinador e não tem a menor condição de dirigir o Santa Cruz.
    Enquanto isso, a galinha da paraíba acabou de contratar Vica. Um time que está com 3 ou 4 meses de salários atrasados e é o lanterna do campeonato paraíbano contratou Vica, e a gente continua com o estagiário.
    Mas fazer o que né? Nós não temos dinheiro, o 13 por sua vez deve ter uma mina de ouro ou um poço de petróleo enterrados na sua sede.
    Infeliezmente, o Santa Cruz é um clube grande em torcida e história, mas que é dirigido por pessoas que pensam pequeno, e é a mentalidade desse grupo que prevalece.
    Fora ALN, fora trinador e diretoria de estagiários.
    EU AMO O SANTA CRUZ, MAS A MINHA PACIÊNCIA ESTÁ ACABANDO.
    Saudações corais.

  32. É interesante vc ouvir Marcos Pacheco e Fabio Melo falando na Radio Olinda um tira a culpa do presidente e o outro tira a culpa do treinador acho que a culpa é minha de toda a torcida do Santa Cruz.

    • Ainda bem que a muitos anos não escuto mais essas ‘resenhs’ de rádio onde só faziam babar a cachorra de peruca.

      É só ver um exemplo como as tratam na manchete de capa do diário de Pernambuco de hoje.

      Tambem depois da diretoria da coisa ter passado a semana passada esculhambando a editoria de esportes desse jornal…

  33. TRICOLAÇO
    34

    VASSOURADA JÁ! À COMEÇAR PELO VERIADOR…

  34. do blog da folhape:

    as quatro últimas rodadas, acontecerão vários confrontos envolvendo os cinco primeiros, o que amplia a possibilidade de mudanças na colocação final.

    O Timbu encara Ypiranga e Santa, os mesmo adversários do Sport. No duelo Sertão x Agreste, o Salgueiro leva vantagem teórica nos próximos jogos.

    O time sertanejo só tem um confronto direto, contra a própria Máquina de Costura e no Cornélio de Barros, enquanto que o time de Santa Cruz do Capibaribe tem três jogos bem complicados.

    Abaixo, os cinco primeiros colocados e seus confrontos que definirão os semifinalistas do Pernambucano de 2013:

    1º NÁUTICO: 15 pontos

    Central (F); Santa Cruz (C); Ypiranga (C) e Serra Talhada (F)

    2º SPORT: 14 pontos

    Ypiranga (F); Chã Grande (C); Belo Jardim (C) e Santa Cruz (F)

    3º SANTA CRUZ: 13 pontos

    Petrolina (C); Náutico (F); Porto (F) e Sport (C)

    4º YPIRANGA: 11 pontos

    Sport (C); Salgueiro (F); Náutico (F) e Pesqueira (C)

    5º SALGUEIRO: 10 pontos

    Serra Talhada (F); Ypiranga (C); Central (C) e Belo Jardim (F)

  35. Coronel Peçonha
    36

    Essa desgraça da galinha paraibana (VIVA O CAMPINENSE!!!) contratou Vica e está se preparando para a Terceirona de novo. VAI DE TAPETÃO DE NOVO.

    Sobre a TERCEIRA DIVISÃO: se nada mudar, vai ter briga judicial de novo, pois o riobranco e salgueiro não devem ficar parados.

    Talvez isso seja mais importante que muito do que estamos tratando aqui, pois sem jogo de nada adianta técnico ou jogador.

    O processo no STJ andou por algum motivo (foi uma petição da CBF):
    http://www.stj.jus.br/webstj/Processo/justica/detalhe.asp?numreg=201201116101

    Mas era bom que isso fosse acompanhado pela imprensa daqui. Resolver essa pendenga é mais importante do que tudo.

    Se for esperar pela injustiça paraibana, o processo nunca será julgado e, claro, todo ano o 12+1 vai se beneficiar disso.

    O Santa Cruz é minha pátria.

    • Coronel Peçonha
      36.1

      Digo mais: o Santa Cruz deveria acompanhar esse processo no STJ e o da Paraíba de perto, para evitar ficar parado de novo.

      O Santa Cruz é minha pátria.

    • Cobrão
      36.2

      Com certeza vai ter rolo judicial de novo. E é bom que a diretoria já saiba disso pra também não ter a mesma desculpa do ano passado.

      O Campinense ganhou seu maior título ontem. O maior destaque foi Bismarck, jogador que tanto defendi sua permanência no Arruda. E Bismarck sequer jogou duas, três partidas seguidas como titular porque o sacana do ZT, sem motivo algum, não escalava o rapaz.

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *