Futebol: aprendendo com outros esportes

O clima das Olimpíadas de Londres tomou conta do mundo e eu gostaria de traduzir em palavras o sentimento que me assalta neste momento histórico. Por um lado é extraordinário ver os olhinhos brilhantes de alegria dos atletas que sobem ao pódio. Peito apertado, lágrimas contidas ou debulhadas diante do pavilhão nacional; sentimento de gratidão, sonhos que se concretizam. De outro lado, visualizamos a tristeza daqueles que treinaram durante anos para se apresentarem somente por alguns segundos e não alcançam seus objetivos. Desolação e quimeras adiadas indicam que recomeçar é preciso. Afinal, quanto vale, de fato, uma medalha de qualquer cor? Vale a sensação de ter lutado não apenas por si mesmo, mas por uma nação inteira, importa representar um povo e ser depositário das esperanças de superação deste mesmo povo.

Esse é o espírito olímpico, mas ele passa bem distante do nosso esporte bretão profissional, fonte de muitas alegrias e, também, de desapontamentos. Parece haver certo consenso entre parcela significativa de simpatizantes do futebol sobre a morte do romantismo, que antes atravessava de paixão quem praticava e de quem assistia. O que se vê, hoje, são os interesses econômicos se sobrepondo ao desporto que encantou o mundo, induzindo a torná-lo cada vez mais duro e seco, mais objetivo ou malandro; em algumas situações, completamente desprovido de fair play e de ética.

É o futebol de resultados que se nos apresenta muito mais pobre, emaranhado numa série de invencionices que fazem os boleiros desaprenderem de jogar o que sabem. Então, neste período de Olimpíadas, tão inspirador, onde os esportes nos “parecem” mais puros e reluzentes, nada mais pertinente do que chamá-los para aprender com eles muitas lições.

Neste sentido, vale salientar, que no futebol dito pós-moderno, em alguns sistemas táticos, há muito já se assumiu a postura do basketball. Ao perder a bola, tem-se a impressão que os atletas correm de volta pra proteger o “garrafão”, ou melhor, a grande área (popular retranca). O problema é que nem todas as equipes possuem jogadores rápidos e com prontidão decisória para puxar os contra-ataques quando a bola é recuperada. Alguns times sequer posicionam atletas para pegarem rebotes. Assim, entende-se que para se jogar como no basket, se é isso que desejam alguns treinadores, é preciso aprender um pouco mais com ele, em termos de agilidade, espírito de coletividade e precisão nas finalizações. Quem não faz a cesta seguramente leva; no futebol parece que não é diferente. Assim, o tempo, a rapidez e a precisão são fatores decisivos para quem quer vencer uma contenda.

Esportes como o atletismo, natação, judô ou automobilismo podem ensinar ao futebol sobre a importância da dimensão temporal. Quem os pratica sabe quanto valem os segundos. Na corrida de 100 m rasos do atletismo, por exemplo, o atleta que largar um centésimo de segundo após o tiro terá sérios problemas para se recuperar no percurso da prova; se cair, estará fora da disputa, completamente; não há tempo para recuperação. Numa prova de natação, da mesma maneira, o tempo de reação entre a escuta do sinal eletrônico e o salto na água pode definir a condição de vitória de nadadores de alto nível. O tempo deve ser aproveitado com inteligência, sempre.

Além disso, nessas modalidades, quanto mais se visualiza a chegada (término da prova) mais se deve aumentar o ritmo, a aceleração para atingir o seu melhor resultado. Em provas rápidas praticamente nem se respira. Numa luta de judô a vitória pode ser decidida no último segundo. No automobilismo a desaceleração para entrar e sair dos boxes, a perda de tempo atrás de retardatários, uma freada brusca, qualquer destas condições pode definir uma corrida. Em todos os esportes o objetivo maior é vencer.

No futebol, paradoxalmente, algumas pessoas insistem em ficar na contramão da lógica esportiva. É impressionante, porém, muito comum entre protagonistas da cena futebolística encontrar gente defendendo a tese de que é “normal” esperar 15 minutos para observar a movimentação do adversário, estudá-lo, etc, etc. Enquanto estudam podem até levar um gol relâmpago, porque a atenção não estava voltada para as próprias ações e sim para as ações dos outros e aí todo o planejamento prévio tem que ser modificado, o que leva certo “tempo” para adaptação ao novo momento.  Estudar o adversário é uma atividade prévia. É necessário conhecer o oponente, mas principalmente, conhecer a si próprio como ninguém, os limites e possibilidades.

Por outro lado, a equipe que consegue marcar um gol no início da partida precisa assimilar, rapidamente, as lições que vem do Boxe (pugilismo). Não se deve ter complacência, nem deixar o adversário respirar. Enquanto ele está tonto é salutar decidir a “luta” por knockout, mas sem baixar a guarda. No futebol significa não dar espaço para reação, fazer outro gol, mais outro e outro, enfim, definir a partida sem dó, nem piedade.

No entanto, ao contrário, se a retranca do concorrente é muito forte, impenetrável, busque-se inspiração na criatividade e beleza plástica do futsal e do handball, para criar jogadas geniais, dribles desconcertantes, não para humilhar o oponente, e sim para atingir os fins da vitória. Em qualquer esporte o espírito esportivo deve prevalecer, considerando que o respeito é fundamental para quem quer se tornar um grande vencedor. Quantas equipes de ponta caíram diante de lanterninhas exatamente por não os respeitarem. Saltos altos não combinam com gramado, pois “quase nunca” se acerta previamente com o adversário o resultado do jogo.

A história está aí para mostrar que no futebol se dá bem quem consegue manter a concentração e atenção durante todo tempo; fazer rápida leitura da situação intervindo sobre ela; jogar com efetividade; ser implacável com o antagonista e aproveitar as oportunidades de gols criadas. Saber utilizar os recursos da cognição aliados à emotividade equilibrada confere melhor condição psicológica para ultrapassar os obstáculos, inclusive, os proporcionados pela arbitragem.

Logo, toda prática esportiva promove aprendizado e pode implicar mudança de atitude frente a eventos imprevisíveis e imponderáveis. O futebolista precisa ter capacidade ilimitada de antecipar fatos e reagir com rapidez às situações desconhecidas. Para isso é importante que se estimule sua criatividade, arma que poderá neutralizar qualquer contingência aparentemente sem solução.

A Criatividade não é apenas um “dom” inato como muitos pensam; ela tem um forte componente cultural, ou seja, pode ser estimulada pelo e no contexto onde a pessoa está inserida e é passível de ser desenvolvida com a prática de atividades que a viabilizem. Para os boleiros, destarte, a observação de outros esportes pode ajudar a otimizar o potencial criativo de cada um, de modo a tirar dele melhor proveito. Assim procedendo todos podem aprender novas e velhas lições e proporcionar crescimento até mesmo àqueles que estão do lado de fora do campo, muitas vezes torcendo contra. Quem sabe não podermos, também, assimilar o espírito de paz do Olimpo.

217 Comentários

  1. Ricardo Cavalcanti
    1

    Como escreve bem a senhora Santana Moura.

    Bem aventurados somos nós Corais, que temos tantos Santacruzenses com o DOM da palavra e da escrita. Que nível!

  2. Ricardo Cavalcanti
    2

    E por falar em olimpíadas, a que mais me chamou atenção foi a de SEUL 1988.
    Inclusive, quando estourou a música HAND IN HAND (De mãos dadas)

    (Canção Oficial dos Jogos Olímpicos de Seul – 1988)

    ESSA MÚSICA TEM TUDO HAVER COM NOSSA HISTÓRIA NA LUTA PARA ASCENDER O MAIS QUERIDO PARA SEU LEGÍTIMO LUGAR!

    http://www.youtube.com/watch?v=YBscXKsD1x8
    De mãos dadas Koreana

    Veja o fogo no céu
    Sentimos nossos corações batendo juntos
    Essa é a nossa hora de ascender novamente
    Sabemos que temos a chance de viver para sempre
    Pela eternidade

    (Refrão)
    De mãos dadas ficamos firmes pela terra
    Podemos fazer desse mundo um lugar melhor para viver
    De mãos dadas, podemos começar a entender
    Derrubando as paredes que se interpõem entre a gente o tempo todo
    Arirang

    Sempre que damos tudo de nós
    Sentimos a chama eternamente dentro de nós
    Erguemos nossas mãos para os céus
    A calmaria da manhã nos ajuda a viver em harmonia
    Eternamente

    (Refrão)
    (Refrão)
    De mãos dadas
    Derrubando as paredes entre nós…

  3. Leandro Rodrigues
    3

    Rapaz, confio na vitória no domingo. Mas estava refletindo e percebi um fato intrigante: E não é que há mais de um ano que não acertamos um jogador sequer para a lateral-direita! Incrível como nenhum jogador apresentou um bom futebol nessa posição. Acho que o elenco está bem servido nas demais posições. Ainda acho que poderíamos contratar mais um atacante. De certo mesmo só temos a dupla titular. Quem ainda pode nos surpreender é o Leozinho, que pra mim é mais um atacante do que meia.

    Domingo, DM9 Predador do Arrudão acaba com a ‘goga’ do Leoa do ‘Piciu’.

    Já viu, né foi leoa, o Terror do Nordeste afunda.

    Saudações Corais.

    • Ricardo Cavalcanti
      3.1

      Leandro,

      Inclusive a posição em que o ZÉ Teodoro jogou quando profissional é a mais crítica desde quando ele assumiu o comando técnico do clube.
      Jogamos a decisão do BODÃO 2012 sem lateral direito. Estamos quase no meio do campeonato da C e ZÉ ainda não definiu um BOM lateral direito pro time.

      Por mim, mandava DIOGO e MAIZENA embora e trazia um lateral direito de vergonha. É inadmissível um time do porte do Santa Cruz ter dois laterais no time e jogar com um volante improvisado na posição.

      É INCRÍVEL!!!

  4. 1914 Henrique
    4

    Texto desnecessário e prolixo.

  5. Leandro Rodrigues
    5

    é verdade Ricardo, se os dois não prestam, é melhor liberar os atletas. Ao meno um deles e aliviar a folha de pagamento. Acho que a Diretoria não o faz ainda para talvez não mexer com a estabilidade do grupo. Mas pior é ficar até o fim sem um atleta que desempenhe um bom futebol na posição.

    Saudações Corais.

    • Não acho que a saida de jgador iria desestabilizar o grupo. Jogador de futebol tá mais que acostumado com idas e vidas nos clubes a fora.

      Se ainda fosse um jogador que demonstrasse influencia, liderança no grupo ainda poderia ser, mas acredito que não é o caso deses citados. por mim Diogo que não é barato já sairia faz tempo.

    • rubemjunior
      5.2

      Diogo é protegido do Sandro e ZT, tem cadeira cativa no Arruda.

  6. Gleibson Diniz
    6

    Alguem sabe o valor de alguma caravana que esta indo para Fortaleza.

  7. Ricardo Cavalcanti
    7

    Fortaleza, o time campeão do EXTRA-CAMPO.

    Fiquemos atentos, pois esse time do Fortaleza vem se mostrando nesses últimos anos um time campeão nos extra-campo.

    Não quero nem lembrar da lambança que esse time fez junto com o CRB para evitar a queda para a série D do ano passado.

    Vejam esse vídeo do jogo desse ano entre Salgueiro X Fortaleza, onde o time da casa espernêia e encara o juíz.

    http://www.youtube.com/watch?v=wGwUAM5a4I4

    Vejam o jogo contra o 12 + 1, onde no primeiro gol do Fortaleza, o atacante estava voltando da banheira. Portanto gol ILEGAL, porém o árbitro nem aí, validou o gol, desestabilizando o time do corre-campo.
    http://www.youtube.com/watch?v=8lNG0NmABdc

    Portanto, a diretoria tem que ficar esperta!

    DE OLHO NELES!!!

  8. As olimpíadas são importantes para a humanidade assim como o futebol é para o povo brasileiro. Por falar em futebol gostaria de lembrar o clássico nordestino de domingo entre Santa Crua X Fortaleza. Com certeza vai ser um grande jogo. O Santa merece o nosso apoio.

  9. Eduardo Ramos
    9

    Até onde sei, o lateral Nininho, sub-20, merece uma oportunidade mas, todos sabemos que Zé Teodoro não gosta de prata da casa.

    • Tribomjardim
      9.1

      Deve sair 0800…para vir um perna de pau da sua idade ganhando bem…mas apadrinhado…….

  10. Roberto Gomes
    10

    Com relação ao texto realmente tem momentos durante a partida que o nosso time fica desatento, perde a concentração, ao contrário do que se vê em alguns esportes nessas olimpiadas quando é preciso estar ligado o tempo todo no adversário e jogadas que ele faz se quiser pôr uma medalha no peito. No trânsito é o que se fala “direção defensiva” é importante saber as intenções do adversário, neutraliza-las antes que seja tarde demais. Estudar o oponente durante o jogo é não perder a concentração para tambem atacar, afinal a melhor defesa é o ataque, ou não ?

  11. rubemjunior
    11

    Por falar em lateral direito, estamos sem laterais desde a campanha de 2011, onde zt improvisava o volante Cleber Goiano.

    ZT gosta muito de escalar volantes nas laterais, porque será?

  12. Perfeito o texto da Santana Moura!

    O futebol, hoje em dia, está tão “mecanizado e dolarizado” que até nas olímpiadas ele parece um peixe fora d’água ficando até memso longe da concentração da vila olímpica e como demosntração maior a famosa foto do neymar em plena abertura dos jogos que é um dos momentos chaves das olímpiadas e ele jogando video-game numa clara demontração de desdenho.

    numa das trasnmissões do jogo de basquete vi um comentarista da área falando que pra ser um bom jogador de basquete um dos reuisitos tão importante quanto altura é ser inteligente, não no sentido cultural(esse também tem sua importancia) mas no sentido do raciocínio rápido. jogador de basquete que não possua essa característica de raciocínio rápido não vai muito longe na sua carreira. bem diferente de muitos cabeças de bagre que chegamos a ver até memso em seleções no futebol.

    Definitivamente, o futebol tinha muito o que ganhar se absorvesse algumas boas lições dos demais esportes.

  13. Será que agora com o fim do estadual sub-20 do nosso time, zé vai começar a aproveitar os destaques que estão surgindo no time como é o caso do lat. direito e da dupla de ataque??

    Tem que colocar eses meninos aos poucos, MAS TEM QUE COLOCAR!!

    Alguem sabe se a TV NOVA vai trasmitir o jogo domingo? pela sportv é certo que não.

    • rubemjunior
      13.1

      Resposta sobro o aproveitamento do Nininho.

      N Ã O

      Veja o time reserva, poderia ao menos ir lançando o rapaz, mas ZT não está nem aí para o rapaz.

  14. rubemjunior
    14

    Para analises.

    Futebol Profissional

    Coletivo praticamente define time para domingo

    Publicado em 09 de agosto de 2012, às 21:26

    Por Aurino Rosendo

    O treino coletivo desta quinta-feira(9) terminou por expor a provável equipe do Santa cruz para o jogo de domingo(12), contra o Fortaleza, na capital do estado do Ceará. A equipe manteve a formação do treino anterior e ainda ganhou reforço do zagueiro Édson Borges, que voltou normalmente às atividades.

    Assim como executou ontem, o técnico Zé Teodoro colocou Sandro Manoel na vaga de Weslley e, durante a movimentação, promoveu a entrada de Maisena, no lugar de Renatinho. Com isso, o time foi assim escalado: Fred, Memo, Édson Borges, William e Tiago Costa; Chicão, Sandro Manoel, Renatinho (Maizena) e Leandro Oliveira; Fabrício Ceará e Dênis Marques.

    Os suplentes simularam a provável formação do Fortaleza e foram a campo com: Diego Lima, Maizena (Renatinho), Bispo, César e Maranhão; Ramalho, Everton Sena, Luciano Henrique e Branquinho; Paulista e Flávio Recife.

    Em um coletivo bastante agitado, a movimentação terminou com o placar de 3×1 para os titulares, gols marcados por Fabrício Ceará (2) e William, para os titulares, e Luciano Henrique, descontando para os reservas.

    Fonte: Agência CoralNET de Notícias

  15. rubemjunior
    15

    Comentário de um torcedor do Fortaleza sobre o ZT.

    ” Não duvidem, o Zé Teodoro vai meter 9 jogadores na defesa, é a cara dele”.

  16. domingo é 2X0 pro Santa com certeza!presente do dia dos pais garantido.

  17. rubemjunior
    17

    Quando eu tinha meus 12 a 13 anos, tinha uma musiquinha que cantavamos antes das partidas do Santa Cruz, eu meu irmão e amigos.

    ” No dia do Papai, ninguem esqueça, vai vai vai, vai dar Santa na cabeça ”

    Era difícil o Santa perder neste dia, portanto, vamos vencer Domingo.

  18. Amigo Rubens … se for por causa da musica estamos lascados que musica feia da p0rr@ kkkkkkkkkkkkkkk… Mas estou confiante que domingo ganhamos.

  19. Tribomjardim
    19

    Essa de Memo na direita é para queimar…que já jogou lá foi Wesley…tem mais,como zé lateral de origem(bom por sinal),só foi ver agora que não temos nem meio lateral direito?Depois reclama de falta de $$$…vamos lá,queimamos Memo para liberá-lo baratinho de migué…assim a torcida manda ele ir embora rogando praga….bem bolada essa……….

    • Até que enfim vejo torcedor consciente das coisas.

      Infelizmente Triom, assim caminha o futebol brasileiro.

      Queimar jogador da base é o maior tiro no pé que um clube pode cometer.

    • rubemjunior
      19.2

      Não é queimação não, é teimosia do zé pardal.
      O ano todo para saber que os laterais do time são fracos e nunca pediu reforço.

      Fica segurando jogadores sem qualidade no elenco.

    • Luiz Ernane
      19.3

      O Zé Teodoro enganou vocês.

      Ele botou durante o coletivo Maizena no lugar de Renatinho.

      Então ele colocará três volantes caso precise – Memo, Sandro Manoel e Chicão.

      Maizena na lateral direita com Leandro oliveira sendo o único meia.

      Simples assim.

      Confio em ZT.

    • Tribomjardim
      19.4

      É um “queimação controlada”…assim vende bem baratinho(de migué) o jogador,a torcida aprova e ainda xinga o jogador….e alguém lucra com isso….não é o clube……..

  20. Tribomjardim
    20

    Pense numa justiça lá do Ceará…proibiu a venda de ingressos de preços diferentes no nosso jogo,e em todos de agora em diante, na paraiba tem disso não……lá a lei não é tão cega……….

  21. rubemjunior
    21

    Inaceitável o time passar dois anos e não ter um lateral direito que preste, se Maisena presta, o treinador não dá oporunidade.

    É lamentável.

  22. rubemjunior
    22

    Até agora nada de programação do jogo de Domingo.

    Nem Premiere e nem CoisaTV.

  23. rubemjunior
    23

    Será que RedeBobo NE vai transmitir nosso jogo?

  24. rubemjunior
    24

    Dimas,

    Pode colocar o pitaco da rodada.

    Fortaleza 0 x 2 Santa Cruz

    Fortaleza vai para cima e vamos fazer dois gols de falta.

  25. Concordo Rubem, é 2×0 pro Santa…não sei o porque,mais estou muito confiante em um grande jogo do mais querido.

  26. Ricardo Cavalcanti
    26

    Na programação da Plim-Plim o jogo das 16h do domingo será ATLÉTICO MG X VASCO.
    Possa ser que eles abram a TV fechada na última hora e transmitam o jogo do Mais Querido. Porém, acho muito difícil, pois se eles quisessem audiência começavam a divulgar desde hoje.

    Mas…, com certeza será transmitido pela CoisaTv!!!

    FORTALEZA 0 X 2 SANTA CRUZ

    • Ta certo mesmo que vai pássar na coisatv??

      qual a fonte, ricardo?

    • Ricardo Cavalcanti
      26.2

      Bruno,

      A certeza que falo é pessoal, pra falar a verdade é mais esperança do que certeza. Mas…, quem sabe, já que não teremos jogos no domingo das duas bonecas, o Rambrant e o Lúcio não apareçam e transmitam o jogo do Mais Querido.
      É aguardar pra ver!

  27. Ricardo Cavalcanti
    27

    Marcelo Bebão essa hora já deve está esquentando as turbinas com o Maiela e o Andrezinho.
    Pense num trio pra cachaciar!!!kkk

    Marcelo, liga pra mim visse!!! 88818181

  28. Fábio Lucas
    28

    Não!!!

    Esqueçam isso de transmissão televisiva. Fora o Rádio e redes sociais, não haverá outras formas de saber sobre o jogo.

    Vai ser 2×1 pro Santa.

  29. Leandro Rodrigues
    29

    Seja qual for a escalação, eu estou confiante numa vitória no domingo. Estou otimista desde terça-feira. Com Xicão ou sem ele, vamos ganhar e disparar nessa série C.

    Saudações Corais.

  30. Arnildo Ananias de Oliveira
    30

    LEIAM NO BLOG JCOISA: 80 partidas de ZT, no comando do SCFC, domingo próximo.

    http://jc3.uol.com.br/blogs/blogdotorcedor/

    E todos os caminhos nos levam domingo ao PV.

    SAUDASANTA

    • Geraldo Mesquita
      30.1

      Obrigado Arnildo pela indicação. Uma boa reportagem sobre o nosso treinador.

  31. rubemjunior
    32

    Porque aparece essa mensagem quando tento acessar o torcedor Coral pelo Firefox ?

    O Firefox não conseguiu localizar o arquivo jar:file:///C:/Arquivos de programas/Mozilla Firefox/omni.ja!/chrome/browser/content/browser/undefinedimasters.uol.com.brcrossbrowser/fonte.js.

  32. Elvimário Araujo Júnior
    33

    Acompanho futebol desde a década de setenta e principalmente o Santa Cruz Futebol Clube, não consigo enxergar Zé Teodoro como um técnico retranqueiro. Fizemos 6 jogos pela série c até o momento, marcamos 12 gols e sofremos sete, com exceção ao jogo contra o Cuiabá que eu não assisti, nos outros jogos, mesmo não jogando bem, o Santa jogou procurando a vitória e foi melhor que seus adversários. Com relação a jogadores, todo treinador tem suas preferências, dando mais chances a um que a outro. Diziam que Zé Teodoro protegia André Oliveira, foi dispensado, dizem que Zé protege Diogo, este foi barrado na final do pernambucano, Chicão, muitas vezes nem relacionado para o banco foi, Wesley ficou de fora um bom tempo durante o estadual. Queria eu que todo treinador que passasse pelo Santa conquistasse dois estaduais e um acesso, dessa forma estaríamos em outra situação.

    Saudações corais.

    • Celso Henrique
      33.1

      Dois acessos. Por favor.

    • Marcos Almeida
      33.2

      Acho que todo treinador atual se preocupa com marcação, também não acho que ele seja sempre retranqueiro. Vi duas boas finais de pernambucano, com nó tático em treinadores adversários, se bem que Mazola e Hélio dos Anjos não são bons treinadores. Saudações corais.

  33. Você que deseja fazer parte da massa coral que promente Invadir Fortaleza neste Domingo, acompanhando os nossos Guerreiros em campo, a CARAVANA CORAL Informa: Já estamos no segundo ônibus com apenas 12 lugares,garanta sua vaga e vamos com o santinha juntar mais essa vitória! SDS Tricolores!!

    ônibus completíssimo
    Maiores informações Albérico 88332006

  34. Arnildo Ananias de Oliveira
    35

    BELO TEXTO SANTANA MOURA,

    mui bem analisado pelo TRICOLOR (12). Parabéns!

    Estou de saída, daqui a pouco, com a mulher, pra Fortaleza.

    Aos q ficam: Se és tricolor, Deus TE Abençoe. Se ñ és tricolor, Deus Te Perdoe.

    Todos os caminhos nos levam amanhã ao PV.

    RUMO À SÉRIE B, ao TRI CAMPEONATO E, DENTRE EM BREVE, À TÓQUIO!

    SAUDASANTA

    • ducaldo
      35.1

      O grande Evaristo de Macedo entre 1976/1980:

      Santa Cruz
      Campeonato Pernambucano: 1972,1976,1978,1979
      Torneio do Inicio: 1972, 1976
      Super Campeonato Pernambucano: 1976
      Fita Azul: 1980

    • ducaldo
      35.2

      Resposta no lugar errado. Foi mal.

  35. Ita tricolor
    36

    Posso até está enganado, mais desde que acompanho futebol ( iniciei em 83) nunca um tecnico passou tanto tempo no nosso Santinha.
    E isto foi uma das melhores atitudes que a nossa diretoria tomou e continua tomando. PARABÉNSSSSS

    Perto dos 80 jogos pelo Santa: Zé Teodoro quer ser lembrado como Muricy
    POSTADO POR THIAGO WAGNER DA SILVA ÀS 18:02 EM 10 DE AGOSTO DE 2012

    Zé Teodoro brinca com a marca de 80 jogos sem esquecer do duro trabalho que tem à frente do Tricolor. Foto: Thiago Wagner/Blog do Torcedor
    Quando o Santa Cruz entrar em campo para a partida contra o Fortaleza, pela sétima rodada do grupo A da Série C, o técnico Zé Teodoro chegará a uma marca especial pelo Tricolor. O treinador coral completará 80 jogos oficiais sob o comando do Mais Querido. No Recife há aproximadamente um ano e oito meses, Zé coleciona não só o bicampeonato estadual e o acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro. Teodoro também possui lembranças de dificuldades e trabalho no Arruda.
    “Quando cheguei aqui tive todas as dificuldades. Eram problemas financeiros, de pessoal e de estrutura. O Santa estava no ostracismo” relembra Zé Teodoro sobre o seu início no clube.
    Seriedade é a marca do treinador coral no comando do Santa. Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

    Construir foi o principal verbo conjugado por Zé durante todo o trabalho, que não foi feito por uma única pessoa segundo afirmações do próprio treinador. O auxiliar Sandro é o principal parceiro de Teodoro nas conquistas. “Sandro foi fundamental para a minha vinda para cá. Eu acreditei nele e ele acreditou no presidente e na diretoria. Viemos para trabalhar e reeguer o Santa”.

    Nesses 79 jogos, as estatísticas favorecem Teodoro. São 45 vitórias, 16 empates e 18 derrotas. A estreia do técnico aconteceu no dia 13 de janeiro de 2011. A vitória foi coral por 3×0 diante do Vitória de Santo Antão, no Campeonato Pernambucano. A vitória era apenas o primeira sinal do que viria depois. “Não entro em um trabalho para não dar certo. Tivemos dificuldades, mas sempre acreditei no resultado”.

    Zé Teodoro não revela quais foram tais dificuldades, mas segundo ele muitos fatos ocorreram sem que a imprensa e a torcida soubessem. “Houve casos internos que somente nós sabemos. Foi tudo resolvido entre nós da comissão e da diretoria”.
    Apesar do sucesso no comando do Santa, Zé Teodoro quer mais. Ele sabe que treinador vive de resultados e que não tem vida longa sem vitórias. Por isso, Zé sempre cobra mais não só dos seus jogadores como da diretoria do clube. Não foram raras as vezes que o técnico emitiu sua opinião sobre a estrutura do clube. “Não sou treinador de treinar o time e ir embora. Me preocupo com tudo que envolve o futebol como a cozinha, o campo e a fisiologia”.

    O jeitão crítico e duro só cede espaço quando tem que ajudar algum jogador no extracampo. Zé não esconde que também é um paizão dos seus jogadores. “Eu cobro e dou bronca, mas também trabalho o psicológico”.

    Tanto empenho no trabalho tem um motivo. Zé quer deixar a sua marca no Santa Cruz não só pelos títulos mas pelo seu legado. “Me preocupo em deixar o meu trabalho aqui. Sei que não vou ficar para sempre. Quero um dia voltar para cá e ser comemorado como é o Muricy no Náutico”, comparou.
    Treinador coleciona títulos e um acesso no Arruda. Foto: Guga Matos/JC Imagem

    Quando o assunto é o futuro, o comandante é bastante pragmático e não alimenta ilusões. “Meu contrato é até o fim de novembro. Depois disso vamos ver. Lógico que o treinador quer ficar, mas depende dos resultados. Bom que nem eu e nem o Sandro dependemos de emprego”.

    A permanência de Zé interfere não somente no lado profissional. Sozinho no Recife desde o início do seu vínculo com o Santa, Teodoro só planeja trazer a esposa para a cidade caso suba com o Tricolor para a Série B. “Meu desejo é trazer minha mulher para morar em Recife, mas só vou analisar isso depois do fim do ano, quando saberei se fico ou não”.

    Dentro dessas incertezas sobre a vida profissional e pessoal de Zé, há apenas algo concreto: a promessa de muito trabalho e empenho no Santa. “Gosto muito dessa torcida e vou fazer de tudo para resgatar o respeito do clube”.

    • ducaldo
      36.1

      O grande Evaristo de Macedo entre 1976/1980:
      Santa Cruz
      Campeonato Pernambucano: 1972,1976,1978,1979
      Torneio do Inicio: 1972, 1976
      Super Campeonato Pernambucano: 1976
      Fita Azul: 1980

      E David Ferreira, o Duque, entre 1969 e 1971.

    • rubemjunior
      36.2

      Ducaldo,

      Faz isso não, tu apanha aqui…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  36. óia a cobra
    37

    Eu tô muito pessimista. Vai ser só Santinha 7X0 Mortaleza, isso por que Zé vai entrar com time na retranca. Se o Santa só ganhar de 5X0 vou pra porta do clube pedir a saída dele.

  37. Seleção da Nyke da levando de 2 a 0 dos mexicanos..kkkk eita lapada hihihi.. tb num levaram memo, renatinho e natan e o matador DM9 deu nisso.. #chupa CBF…

    • Tribomjardim
      38.1

      Pense num retrato da CBF….perder para um time fraco…mas o que queremos de uma “seleção” que virou balcão de negócios….nem treinador tem……….prefiro a garra do volei,do taekwondo,judô…e do boxe….

  38. O que me espanta nessa seleção é a ausência, sem motivo aparente, de jogadores do Santinha. Falta Everton Sena e nosso lateral fantasma, aquele que não existe e nunca existiu. Ah, sim, falta o principal, claro, Zé Teodoro…

  39. Por mim não foi nada de outro mundo essa derrota. foi ruim porque era uma medalha tão esperada ainda mais que vai ter mais pressão por ela na próxima olimpiadas no Brasil.

    Fizemos uma ótima olimpiadas, descontando a fragilidade dos adversários, mas no geral sobramos nas partidas da seleção.

    Hoje que as coisas não deram certo. Mas o mano menezes pra mim convocou o que tinha de melhor entre os sub-23 disponíveis( só contesto a convocaçao do fraco zagueiro Juan e a de Pato) aém do desfalque em cima da hora de um goleiro que vinha numa boa sequencia e mostrando segurança embaixo da trave.

    agora é esperar que o brasil ocnquiste mais tres medalahs de ouro que ainda estamos na disputa.

    eu só espero que por causa dessa derrta na seleção não inventem de tirar mano menezes para o miserável do Muricinco karalho!

    E focar pro jogo de amnha do SANTA CRUZ ganhar de 2×1 de virada do fortaleza.

    • rubemjunior
      40.1

      Querer fazer gol na pequena área era negocio para futebol de salão nos tempos do Arnildo.

      Hoje tem que chutar de longe para se ganhar jogos.

    • Tribomjardim
      40.2

      Rubem,naquele tempo não valia gol dentro de área…..

    • Fábio Lucas
      40.3

      Brasil fez uma boa Olimpíada? Essa foi boa.

      O time foi mal em quase todos os jogos. Ajudado pela arbitragem contra Honduras (!) e Coréia do Sul (!). Enquanto pegou umas porcarias passou, mas foi só foi pegar uma ‘melhorzinha’ que se acabou inteira. Uma vergonha!

      Seleção sem alma, sem brilho, sem identificação.

      Seleção PRINCIPAL (não falta nenhum jogador acima dos 23) perdendo para o sub-23 do México. Sem contar que o sub-23 do México estava desfalcado de seus melhores jogadores…

      A verdade é que essa seleção do Brasil é um verdadeiro lixo. Tal qual o comando do futebol Brasileiro, que usa a Seleção Brasileira, ex-orgulho do povão, para beneficio próprio, mesquinho e pessoal. Coisa de gente pequena.

      Essa seleção é 13ª no ranking da fifa. Atrás de seleções como Dinamarca e Grécia. Um verdadeiro descalabro. Por isso que torço contra. Só perdendo a opinião pública vai acordar para a desgraça que está acontecendo com o futebol Brasileiro. Se bem que eu acho que só vão acordar quando forem humilhados por uma Espanha da vida na Copa de 2014.

    • Fabio pra mim vencer até chegar na final média de 3 gols por jogo é uma boa campnha, claro que contribuiu a fragilidade dos adversários, infelizmente na hora decisiva foi aquele fiasco com neymar, oscar, gabriel tudo apagado em campo e contra o méxico que nos últimos anos vive complicando nos jogos contra nós.

      E acreditar que esse time que jogou ontem é o time principal é complicado ou voce esquece de jeferson no gol(Rafael tambem o treiandor utiliza muito), Daniel Alves, David Luis, Paulinho volante do curinthians que o mano já demostrou mais de uma vez interesse em utiliza-lo por enquanto na seleção,entre outros que não me lembro agora.

      Do time de ontem só é considerado “o time principal” o setor ofensivo, da meia pra trás do time a mudança é gritante!

  40. rubemjunior
    41

    Verdadeira história do Pato Branco.

  41. Marcos Almeida
    42

    Saudações tricolores! Aproveitando o texto bem dissertado da Santana Moura, acabamos de ver a derrota do Brasil nas olimpíadas. Um time não é formado apenas de bons jogadores. O que foi que Neymar jogou? Na meia só tinha Oscar pra criar jogadas e sobrecarregado pela marcação não podia fazer mais do que fez. É claro que houve chances para os dois lados, mas essa seleção estava muito desarrumada. Acho o Mano um treinador fraco. Já foi bastante falado sobre planejamento, condições estruturais, enfim um time pra ter sucesso tem que ser competitivo, unido, raçudo, grupo fechado e não só jogadores de mídia. Pra nossa situação o aproveitamento de 64% de ZT tá de bom tamanho. Santa Cruz para sempre.

  42. Tribomjardim
    43

    Faz tempo que não dá tesão torcer por aquele balaio de gatos apelidado de seleção….a Tv tem que se esforçar muito para fazer a lavagem cerebral na população brasileira……eita vida de gado…

  43. TRICOLAÇO
    44

    O Dunga nos fez raiva, só pra mostra quem mandava naquela “seleção” de 2010. A CBF, nos fara pior, nos envergonhando com esse “cabeça de pica” dentro na nossa própria casa em 2014.

    • Marcos Almeida
      44.1

      Por falar em CBF, que tal as vagas pra copa do Brasil da série A, decisão nas caladas da noite?

    • Marcos esse pra mim foi uma dos maiores safadezas da cbf, essa de colocar os times que estejam na libertadores pra entrar na copa do brasil do mesmo ano, vergonhoso!!

      E ainda pra piorar so estrarão nas oitavas de finais ou seja, vai tirar até a chance de times pequenos brasil a fora fazer seus pés-de-meia com confrontos com os times do sul que enchem os campos de paraibacas.

      só coisa errada nessa jogada da cbf…filial da Federação PAULISTA de futebol.

    • Marcos Almeida
      44.3

      Também acho Bruno.

  44. Santana Moura
    45

    Então… veio o México e provou por A + B que o futebol não precisa de 15 minutos de tempo para estudar o adversário, estudar o jogo… blá blá blá. No futebol assim como nos outros esportes a oportunidade se cria e não apenas se espera pelo erro do oponente.
    Em qualquer esporte concentração é fundamental para a vitória, bobeou perdeu.
    Assim, que aprendamos mais esta lição, matar o contendor na primeira chance e jamais subestimar ninguém, camisa não ganha jogo. Atitude sim.

  45. Santana Moura
    46

    Por outro lado, as meninas do volei provaram que num jogo não se deve desistir nunca. Críticas somente são revertidas diante da vitória.

  46. Que seleção apática. Tudo bem que levar um gol no começo do jogo, mexe com qualquer equipe, mas tínhamos um jogo inteiro pra reverter e apenas chutamos uma bola ao gol, com Hulk. Seleção sem alma!

    Ao inverso, no jogo de vôlei feminino ficou provado quando se tem comando e determinação em quadra o resultado pode chegar. Vendeu-se alma hoje.

  47. Pra não dizer que não falei das flores o “caminhão da alegria” lascou-se hoje. Segundo Rubem Junior Mazola vai ser o novo técnico de lá…

  48. Leandro Rodrigues
    49

    Mas rapaz, a gente não tem sorte mesmo. O jogo do paisandomal tava 1×1 até os quarenta do segundo. Aí no abafa eles conseguiram a vitória. Saímos momentaneamente do G4. Precisamos ganhar de qualquer jeito. Para mim a nossa chave está bem perigosa e equilibrada. Para mim serão cinco equipes brigando pelo acesso: Nós, Fortataleza, paisandu, luverdense e salgueiro. Luverdense largou bem. Salgueiro sempre pontua naquele inferno escaldante. Os demais são tradicionais e chegam. Temos que jogar sempre pela vitória não é brincadeira. O campeonato é curto. Mais três rodadas e encerramos a fase de ida. O grupo está embolado e isso é preocupante. Temos que ganhar jogos fora e não mais sequer empatar em casa.

    Espero que façamos o nosso dever de casa e tenhamos mais sorte nos resultados das próximas partidas.

    Saudações Corais.

  49. JOÃO BATISTA
    50

    Eu acho é pouco……

  50. Arnildo Ananias de Oliveira
    51

    E O TIME DO BOI, EIN?

    Vejam q diferença do comportamento da imprensa de uma maneira geral. Tivéssemos no lugar deles, TODAS AS MÍDIAS estariam destilando galhofas e chacotas a nosso respeito, procurando nos ridicularizar e desestabilizar.

    Vejam só q diferença de tratamento, dos queridinhos deles, pra com essa campanha pífia pra ñ dizer ridícula.

    Tem nada ñ coisa ruim dos infernos. Muitos anos de vida pra v. pra q assistas, DE PÉ, O NOSSO SUCESSO. Até para o ano na série B.

    Já estou em Fortaleza desde ontem à tarde e logo, logo, o Marcelo Beltrão passará por aqui no Meireles pra nos apanhar e irmos pro “esquente”, nas proximidades do PV.

    Esou sentindo tua falta Cobrão, pra fazer aquela corrente “PÉ QUENTE” tal qual naquele jogo histórico, lá em CG. Mas, fiques tranquilo pois se depender só de pensamento positivo, ñ tenhas dúvida q traremos essa vitória.

    Como diria o MAXIMUS (“O GLADIADOR”) “RAÇA E FORÇA” SANTA CRUZ e vamos mostrar a eles o INFERNO (CORAL)! Ou seria a Inferno Coral?

    SAUDASANTA

    • Geraldo Mesquita
      51.1

      A tendenciosidade deles derrubaremos com nossas vitórias.
      Boa sorte a todos, boa viagem de volta e que tragam uma grande vitória.

    • Eduardo Ramos
      51.2

      Segundo Ralph de Carvalho, a causa foi o “desespero” (?). Qualquer justificativa serve. Pode ter sido o vento. Kkkkk

    • Acho a desculpa do vento plausível. De fato, venta muito na Ilha da Fantasia. Tem um ventilador gigante por lá.

  51. Ricardo Oliveira
    52

    Excelente texto! Parabéns! De todos os esportes citados, o que mais relação tem com o futebol é o basquetebol, em função do contato físico entre os atletas e a dinâmica do jogo. Porém, imagino (não sou especialista, muito longe disso) que a condição física para jogar futebol é mais rígida, em função das dimensões do campo, do número de substituições possíveis e não haver limites no número de faltas. Mas, no aspecto emocional, pode-se tirar lições valiosas do tênis, do volei e dos esportes de lutas. Não podemos dar chances ao adversário sob pena dele não nos dar essa chance. É isso que temos que fazer hoje, não dá chances ao Fortaleza! Quando eles tomarem consciencia do jogo, já estaremos ganhando. Saudações tricolores!

  52. Leandro Rodrigues
    53

    Vamos Santa! Vamos alegrar o Povão e mostrar que salvamos o final de semana do futebol de Pernambuco.

    Rumo à série B.

    Saudações Corais.

  53. Hélio Mattos
    54

    Pôrra que tá foda ouvir pelo rádio!
    Mas, pelo rádio tá dando uma impressão de jogo pegadíssimo, com o Fortaleza tendo maior posse de bola.
    A nota triste é que o Tiago costa e o Leandro Oliveira, que haviam estreiado tão positivamente, não estão aparentando estar bem…
    Mas tudo isto são impressões radiofônicas. Vou ter que ter paciência para esperar os comentários de quem foi.

  54. Hélio Mattos
    55

    Éverton Sena no lugar do amarelado Tiago Costa…

  55. Fábio Lucas
    56

    Zé Teodoro, depois de primeiro tempo apenas se defendendo, diz vai ajeitar o contra-ataque que criou pouquíssimas oportunidades… Volta pro Segundo Tempo e ele coloca Éverton Sena no lugar do lateral esquerdo, ou seja, volta 3 volantes e 3 zagueiros. Isso que é sistema de contra-ataques…

    Resultado da invenção maluca? 1×0 Fortaleza.

    Palhaçada!

    Zé, faz tua retranca caladinho aí. Não tenta enganar os bestas falando em esquema ofensivo.

  56. Leandro Rodrigues
    57

    acabou-se 2×0

  57. Fábio Lucas
    58

    O time tinha 3 volantes, ele tira 2 e coloca 1 atacante e 1 meia… Incrível, Zé Teodoro!!! Genial!!! Alguém entendeu?

    O Memo, que estava de lateral, é obrigado à voltar para a cabeça de área… Zé, quem vai ser o lateral direito???? Tú, que fosse um grande lateral?

    Renatinho é o lateral esquerdo e o lateral direito vai ser o vento? VIXE!!

    Mas é o melhor técnico da história do Santa.

    Resultado desta genialidade toda? 2×0 Fortaleza.

  58. Leandro Rodrigues
    59

    tivemos duas oportunidades claras com Dênis Marques no primeiro tempo e ele não fez.

    Depois Zé desarrumou tudo.

  59. Tribomjardim
    60

    Eita perdeu…zé deixou a largura em Recife……..

  60. Fábio Lucas
    61

    Para completar a tarde perfeita Dênis Marques, muito mal na partida, perde um pênalti… Definitivamente esse domingo não é do Santa Cruz.

    Será que cobrou no já manjado canto de sempre? Varia esses pênaltis, Dênis… PQP!

  61. Leandro Rodrigues
    62

    Hoje não é o dia, até pênalti DM9 perdeu.

  62. Tribomjardim
    63

    Viver de sorte não dá…um dia a casa cai…..mas se é para ter sorte,vamos esperar……esse campeonato horrível tá de dar calo na vista…

  63. Luiz Ernane
    64

    Só não venham culpar o ZT por DM9 ter jogado mal, por Leandro Oliveira ter sido o pior de todas as séries, e por Tiago Costa ter jogado como amador.

    • Tribomjardim
      64.1

      O time é dele…….escalou,treinou…e fez as mudanças..

    • Fábio Lucas
      64.2

      Claro que individualmente a culpa não é dele, mas e as mudanças? A postura defensiva? Retranqueira?

      E as palhaçadas que foram as substituições?

    • Luiz Ernane
      64.3

      O problema é que nenhum treinador escalaria de outra forma, inclusive foi a escalação que o povo pediu.

      Não culpem o ZT por um dia tão ruim dos outros.

    • Tribomjardim
      64.4

      Não estou culpando,é RESPONSABILIDADE do treinador como o time joga…e não estou falando de um jogo…estou falando de uma campanha….SUBIR?É fácil nessa série de nível horrível…mas tem que jogar..

    • Luiz Ernane
      64.5

      Nós subiremos.

    • Tribomjardim
      64.6

      Não é difícil…..mas tem que jogar bola…não falar besteiras……os jogadores que ele indicou,foram os mesmos que jogaram mal….

  64. Fábio Lucas
    65

    E o Treze vai metendo 3×1 no Guarany de Sobrral, aquele mesmo time que conseguiu empatar com a gente aqui na primeira rodada.

    Treze saindo da zona de rebaixamento e o Santa chegando perto dela.

    Na próxima semana levaremos mais uma lapada do líder isolado Luverdense, no inferno de Cuiabá e nos afundaremos na tabela.

    Mas, tá tudo bem, Zé Teodoro é o maior técnico da história do Santa Cruz.

  65. Fábio Lucas
    66

    E o Luverdense vai metendo 4×1 no Águia… Os próximos ‘somos nozes’.

    #MEDO

  66. Luiz Ernane
    67

    O Luverdense está metendo 5 x 1 no Águia, temos que tomar cuidado.

  67. Fábio Lucas
    68

    5×1 pro Luverdense.

    Os próximos somos nozes… VIXE!

    #MEDOEXTREMO

    #SLENDERCUIABENSE

  68. Leandro Rodrigues
    69

    Zé hoje tem culpa sim, apesar de ter entrado com mesmo time do jogo do ICASA, ele mexeu errado no intervalo e entregou o jogo para o fortaleza. Agora se DM9 tivesse feita a parte dele talvez a história fosse outra. Também não acho que seja motivo para dizer que o cara não sabe mais nada nem que todo o trabalho está errado. Não se pode usar isso para passar a semana inteira malhando o cara e o time também. Pois quando ele ganha ninguém elogia o dia todo ou a semana toda.

    E para se refletir e corrigir, ele tem que ver as besteiras que fez nas mudanças.

    Saudações Corais.

  69. Acho injusto culpar ZT. O cabra é um gênio tático. Num momento, defesa total e bumbum na parede; noutro, ataque total, sem volantes e tudo. O resultado é um mero detalhe.

    • Tribomjardim
      70.1

      Alquimia do futebol…..

    • Luiz Ernane
      70.2

      Mas lembre-se que mesmo que fosse Guardiola não faria diferença com tantas atuações ruins de nossos jogadores.

    • A pedra filosofal de ZT é a pardalice. Cabra doido da moléstia.

    • Desconfio que Guardiola seria um pouco melhor do que ZT, o pardal genial.

    • Tribomjardim
      70.5

      Até de Ferguson já chamaram…e compararam com Evaristo…..será que com eles o time jogava no bambo???zé reclamou da falta de Wesley……vai la´,a culpa é de DM9, zé falou e pronto..

    • ducaldo
      70.6

      Já vi esse filme algumas vezes.

      Não sei de onde ele tira que se defender bem é encher o time de volantes o zagueiros, ou que tornar o time ofensivo é simplesmente tirar dois volantes e colocar um atacante e um meia atacantes.

      E a organização onde é que fica?

      Toda as vezes em que isso aconteceu, virou pelada.

  70. Luiz Ernane
    71

    Esse time do Luverdense levou seis gols do Salgueiro, não joga essa bola toda.

    • Ricardo Cavalcanti
      71.1

      Luiz,

      Se o Luverdense não joga essa bola toda e é líder absoluto, fico preocupado com o time do ZÉ!

      Abraços.

  71. Fábio Lucas
    72

    Zé, tu nunca conseguisse me enganar com essa palhaçada de “marcação adiantada”.

    Mesmo com qualidade para jogar de igual para igual, o Santa só faz se defender como se fosse um time pequeno.

    7 jogos e apenas 2 vitórias. Mas, lá vem Zé Teodoro dizer a mesma ladainha “o time vai crescer na hora certa”, “o time tem que gostar de fazer três pontos”… ahhh!!!! Já encheu, ok Zé?

    Mas, apesar de tudo, Zé Teodoro é o maior técnico da história do Santa!!!!

  72. Luiz Ernane
    73

    Peço a todos que fazem o Santa Cruz que olhem com carinho esse time do Sampaio Correa/MA que está na série D.

    Em cinco jogos ganhou todas com 20 gols pró (por enquanto) e apenas 02 contras.

    Média de 4 gols pró por partida e 0,4 contra.

    • Ricardo Cavalcanti
      73.1

      Luiz,

      Quem é o técnico do Sampaio? Tem contrato até quando?

      Abraços.

    • Luiz Ernane
      73.2

      Não sei quem é, mas acredito que tem um elenco bom.

  73. Tribomjardim
    74

    A culpa foi de DM9..só…pronto…tá bom zé………..

  74. Fábio Lucas
    75

    Deus queira que eu esteja errado, mas alguma coisa me diz que esse ano não vai dar…

  75. rubemjunior
    76

    Lamentável zé cadeado colocar a culpa em DM9, em contra partida Sandro Manoel falou que saiu injustamente, pois estava jogadndo bem.

    Não é de hoje que zé retranca mexe errado, ele escala errado e mexe pior ainda.

    Tento não criticar esse entregador de camisas, mas ele não deixa.

    Vão me chamar de fanfarrão porque digo a verdade. O pessoal de Fortaleza é esperto, deu medalhas e agradecimentos a zé pardal pelas conquistas no Ceará e a torcida do Santa Cruz comendo a sugesta.

  76. Eduardo Ramos
    77

    Não vi e nem ouvi o jogo. Nenhuma surprsa, nem pelo resultado, e muito menos pelo pífio desempenho. No jogo contra o Icasa, o time só deslanchou após à expulsão do goleiro do Icasa. Insiste com o limitado Memo como lateral direito, sem dar oportunidade a Maisena, e muito menos, ao prata da casa, Nininho, de quem ducaldo e muitos, falam tão bem. No sábado passado, a atuação de Renatinho foi fraca, como tem sido, em todo o campeonato. O lateral Tiago Costa não me deixou boa impessão, e comentei que sua atuação havia sido discreta.

    Perder faz parte do cardápio. O que preocupa é que não se enxerga, motivo para acreditar em recuperação.
    Contra o Luverdense, deverá escalar o fraco Diogo, o preguiçoso Wesley, manter o protegido Chicão, e insistir com Renatinho. Difícil uma opção de qualidade na lateral esquerda.

    Ainda é cedo para se desesperar mas, é o momento de se preocupar, e muito. Não vamos santanizar Zé Teodoro, e nem ficar com essa conversa fiada de que “Zé Teodoro tem crédito”. Urge uma radical mudança de atitude, desde o pacato presidente à inquieta Torcida Coral.

    • Samuel Maceió - TOSA
      77.1

      grandes palavras Eduardo Ramos!!!!

      Você é o cara mais sensato que posta aqui neste blog!!

      há tempos que você vem insistindo que está tudo errado, e ninguém bota fé em suas palavras!!

    • Eduardo Ramos
      77.2

      Bondade sua, Samuel. Sou apenas um torcedor que vibra com as vitórias e conquistas, e sofre, com as derrotas. Somos todos Tricolores Corais.

      Grande abraço!

  77. rubemjunior
    78

    Zé cadeado é treinador de retranca, o jogador quer jogar para frente e zé não deixa. Resultado, mais uma derrota.

    Já falei aqui, é melhor perder jogando para frente que perder com a bunda na parede.

    E ainda tem defensor dele aqui. Acorda.

    • Samuel Maceió - TOSA
      78.1

      pois é Rubem Jr, você foi execrado por muita gente aqui!!

      e tudo isto só porque você estava certa em boa parte de seus argumentos!!

    • ducaldo
      78.2

      Acho que o problema nem é de jogar mais defensivamente ou mais ofensivamente, é a forma como ele faz isso.

      As duas formas exigem, antes de mais nada, que os melhores sejam escalados; depois, treinar as formações que pretende usar, organizar o time, seja na forma mais defensiva ou na mais ofensiva.

      Aparentemente, para Zé Teodoro, jogar defensivamente ou ofensivamente é simplesmente aumentar a quantidade de volantes e zagueiros no primeiro caso, ou de atacantes no segundo, apenas porque acha necessário, e não porque tenha treinado assim.

      Não pode funcionar.

  78. Fábio Lucas
    79

    O Fortaleza já tem 14 e o Luverdense (GIGANTE!) já tem 15.

    Isto é, já não dependemos apenas da gente para ficar entre os 2 primeiros. Lembrando: os 2 primeiros decidem o mata-mata em casa.

    E vamos pegar o Luverdense, que meteu 5 hoje, no calor de 40º no Mato Grosso? VIXE!!

    Se contra o Cuiabá, último colocado, tomamos pressão e quase perdemos o jogo, contra o líder Luverdense perder de pouco já é uma grande vitória.

    Quem era o Santa Cruz…

  79. rubemjunior
    80

    Está tudo no planejamento, nada de preocupações, Domingo vamos jogar apenas com o lider, que está com 15 pontos.
    Ainda faltam varios jogos, e o time vai crescer no momento certo, precisamos de mais transpiração.

    Estou tranquilo com zé fergson no comando.

  80. rubemjunior
    81

    Falta de respeito com os 1.500 torcedores do Santa que estava em Fortaleza para ver a retranca do time e a derrota.

    Parabéns zé teodoro pela consideração.

  81. Fábio Lucas
    82

    Cronistas do Ceará dizendo que o Santa é “time feio” e que “um empate pro Santa já era uma grande vitória”.

    Teve também quem disse isso: “Santa Cruz é a cara de Zé Teodoro. Time inteiro na retranca e esperando chances para contra-golpear. É o esquema de time pequeno, que já fez o Fortaleza sofrer na Série C.”

    E prestem atenção no que eles disseram sobre o Santa: “Santa Cruz é o time mais fraco com que o Fortaleza jogou até agora. É bom que os amigos Pernambucanos tenham cuidado para não serem rebaixados.”

    • Fábio Lucas
      82.1

      Para refletir: Será que os cronistas Cearense exageraram ou nós estamos vivendo uma ilusão de que esse time é qualificado?

      ps: Diretoria vai pagar meio bicho pela derrota também? Já que empate em casa é digno de bicho integral, derrota de pouco fora é bicho pela metade…

    • Tribomjardim
      82.2

      Os técnicos do cuiabá e paysandu também disseram que o SANTA foi o pior time contra o qual jogaram,uma baba……estamos bem….só a lavagem cerebral do batalhão de choque de zé,aln e cia é que faz a torcida não ver isso………..

  82. Eduardo Ramos
    83

    Sei que a minha opinião é de apenas um torcedor apaixonado pelo nosso Santa Cruz mas, não vejo qualidade para serem titulares: Fred, Diogo, Tiago Costa, Chicão, Wesley, Caça-Rato, Renatinho e Fabrício Ceará. Alguns podem ser reservas de série C.

    Sem laterais de qualidade, sem volantes que saibam sair jogando e sem um meia que “dialogue” com DM9, teremos dificuldades em ver uma equipe que vença e convença.

  83. Ricardo Cavalcanti
    84

    Minha paciência acabou!

    • Fábio Lucas
      84.1

      Estou contigo.

      Esse time não passa confiança nenhuma. Até o baluarte (Dênis Marques) está em devaneio. Fica difícil acreditar.

      Esse time pode meter 15×0 no Luverdense, mas não acredito no acesso até trilhar o apito do árbitro no final do último jogo do mata-mata.

  84. Fábio Lucas
    85

    Melhores momentos da partida:

    http://globotv.globo.com/tv-verdes-mares/globo-esporte-ce/v/melhores-momentos-fortaleza-2-x-0-santa-cruz-pela-serie-c-do-brasileiro/2085962/

    Impressionante as oportunidades perdidas por Dênis Marques.

    O primeiro gol do Fortaleza foi digno dos Trapalhões… E quem estava marcando (ou não-marcando) o jogador do Fortaleza? Como sempre: Renatinho, o inútil!

    O segundo gol foi um verdadeiro baile. Entraram como quiseram dentro da péssima defesa Teodoriana.

    Ainda precisa falar que ofensivamente o time foi péssimo?

    Zagueiros e Volantes no Ataque, chutando bola na lua. Essa é a organização tática do MAIOR, MAIS VENCEDOR, MAIS COMPETENTE, MAIS CAPACITADO TÉCNICO DA HISTÓRIA DO SANTA CRUZ ZÉ TEODORO!

    • Fábio Lucas
      85.1

      Aos 4:30, Memo tenta fazer um cruzamento para Fabrício… hahahhahha!!! Ridículo!!!!

      Isso é o lateral direito de Zé Teodoro, o maior.

  85. Samuel Maceió - TOSA
    86

    Hoje o magnãnimo e grandioso Zé Ferguson deu uma aula de futebol!!!!

    Porém , para nossa tristeza foi um aula de como não se deve armar um time, e de como não se deve substituir!!!!!

    Eu sabia que estas loucuras de colocar 4 atacantes em campo, sem ninguém para fazer uma ligação decente (e ser ajudado por um segundo meia de criação), iria acabar estourando um dia!!!

    Enquanto isto chicão é titular absoluto, e teodoro é chamado de Zé Ferguson!!!????

    Ainda estamos na lama!!!

  86. Fred, Memo, William, Édson Borges, Éverton Sena, Sandro Manoel, Renatinho Luciano Henrique e Leandro Oliveira; Fabrício Ceará, Flávio Recife e Dênis Marques.

    Este foi o time que terminou o jogo. Um volante na lateral direita, três zagueiros, um meia/lateral que não sabe mais onde joga, dois meias que nunca jogaram juntos e três atacantes.

    Zé Teodoro já treinou com essa formação alguma vez?
    Durante um jogo o treinador não deve usar o que foi treinado?
    O que po**a ele treinou durante a semana?

    Para meu desgosto, no próximo ele insistirá em Renatinho, voltará com wesley e chicão no meio e continuará sacrificando Memo na lateral.

    • Fábio Lucas
      87.1

      Rapaz, esse time aí tem 12 jogadores.

      Ele tirou Sandro Manoel durante o jogo. Em entrevista pós-jogo, o rapaz disse que se sentiu injustiçado com a substituição. Mas Zé é Zé, o maior.

    • Eduardo Ramos
      87.2

      Ducaldo, lê o que postei (77). É isso aí.

    • ducaldo
      87.3

      É mesmo, Fábio.Heheheh!

      Esqueci de tirar o S. Manoel. Mas a tese continua valendo.

    • ducaldo
      87.4

      Ele usou o termo “injustiçado”? Não fica mais nem no banco.

    • Luiz Ernane
      87.5

      Ele não falou isso, falou que tem que respeitar a opção do treinador.

  87. Geraldo Mesquita
    88

    Muito preocupante a situação do Santa Cruz na tabela. Até o 13 já está se aproximando.

  88. Provavelmente, o Santinha se classifica entre os quatro. O problema é que jogará fora a última partida no mata-mata. Aí dependeremos do velho milagre.

  89. Arnildo Ananias de Oliveira
    90

    PENSEM NUMA COISA (VTNC) HORRÍVEL.

    Este foi o SCFC hj. Até DM9 jogou “pedra em santo”! Chicão, pra variar, medonho de ruim. Memo fraquíssimo Tb. O Fabrício CE ñ pode continuar jogando ao lado do DM9. OU ele ou DM9. Fico com o último, é claro.

    Ilusão pensar q o 0 x 0 do 1º tempo, jogando daquele jeito (com a “bunda na parede”) iria se perpetuar até o fim do jg. E, cá pra nós, o Fortaleza ñ é nenhum bicho-papão. Se continuarmos assim fora de casa e perdendo pontos milagrosos em casa é caixão e vela preta.

    SAUDASANTA

    • Geraldo Mesquita
      90.1

      A palavra de quem viu o jogo, consequentemente a nossa preocupação aumenta e muito.

    • rubemjunior
      90.2

      Essa preocupaçao eu já tinha desde 2011 na série D, mas como fomos campeões do Bodão, muitos esqueceram de se preocupar.

    • Fábio Lucas
      90.3

      Que p**** é essa?

      rubemjunior com a foto de Ricardo Cavalcanti?

      Rubemjunior se passando por Ricardo Cavalcanti? uaheuhuehuahea!!!

    • Luiz Ernane
      90.4

      Acho que tem muita gente com cabeça quente aqui.

      Precisamos analisar o jogo FRIAMENTE.

      A pressão foi muito grande, e seguramos bem, criamos as duas melhores chances do primeiro tempo.

      Mas concordo que Zé substituiu errado, era pra ficar com os volantes e tirar o pior jogador em campo, Leandro Oliveira.

  90. Geraldo Mesquita
    91

    A partir de agora teremos:

    Santa Cruz – 5 jogos em casa e 6 fora.
    Luverdense – 6 jogos em casa e 5 fora (O Santa tem dois jogos)
    Paissandu – 5 jogos em casa e 6 fora (o Santa jogará no Pará)
    Fortaleza – 5 jogos em casa e 6 fora (o Santa jogará no Arruda)
    Salgueiro – 6 jogos em casa e 5 fora (o Santa jogará no Arruda)
    porém o Salgueiro não perdeu nenhum jogo em casa em 2012
    Icasa – 6 jogos em casa e 5 fora.

    Extremamente preocupante.

  91. rubemjunior
    92

    E ainda vai aparecer gente aqui dizendo que eu estava errado e que não entedia de futebol.

    Samuel Tosa, a verdade um dia aparece.Vão dizer que eu estava torcendo contra o meu time do coração.

  92. Ricardo Cavalcanti
    93

    óia a cobra,

    posta alguma coisa(vtnc), pois minha paciência acabou!

    Claudio Ramino, kd tu?

  93. Leandro Leite
    94

    Prato cheio para os que torcem pelo quanto pior melhor. Vá de retro!!!!
    O Santa Cruz não é o Barcelona, tá no mesmo nivel dos demais times do grupo, derrotas podem acontecer. O Luverdense já tomou até goleada. O campeonato tá equilibrado ainda, duas vitorias seguidas deixa qualquer time na ponta do grupo.
    Eu acredito no trabalho que está sendo feito. Zé tem meu apoio. Saudações tricorais!!!

    • Fábio Lucas
      94.1

      Concordo em gênero, número e grau.

      Santa Cruz é um time do mesmo nível de Luverdense, Salgueiro e Icasa (só pra citar os que estão na nossa frente).

      O Luverdense já tomou goleada, mas também já deu goleada. Tem 5 vitórias em 7 jogos, e 5 pontos na nossa frente. Tem 15 pontos na tabela. E ainda vai nos humilhar no próximo Domingo (Deus queira que percamos de pouco).

      Como eu queria que o Santa tivesse tomado uma goleada e tivesse 15 pontos na tabela.

      Vejam os investimentos: 800 mil de folha de salarial equivale aos 150 mil do Salgueiro, Luverdense e Icasa (100 mil). Essa é a lógica dos defensores de Zé.

    • rubemjunior
      94.2

      Pois é, ainda faltam 11 jogos. Está tudo no planejamento. Zé fergson já combinou com todos os demais times.

    • Eduardo Ramos
      94.3

      Não vou colocar a carapuça mas cabe um esclarecimento a você. As críticas, em geral, não têm o objetivonde destruir, ou de satanizar Zé Teodoro. Aplaudir o que nos parece estar errado não favorece a quem quer compartilhar as vitórias e os insucessos. Zé Teodoro tem recebido o apoio de mais de 25.000 tricolores por jogo.
      Sei que alguns são radicalmente contra Zé Teodoro, entre eles, o meu estimado amigo Rubem Júnior. Outros, radicalmente a favor, entre eles, você. Que a opinião de cada um seja respeitada, ainda que, possa ser questionada.
      Portanto, não há ninguém aqui, “torcendo pelo quanto pio, melhor”. Todos somos Tricolores Corais. Visões antagônicas e contraditórias serão sempre presentes, e devem ser respeitadas.
      Saudações Corais!

    • Eduardo Ramos
      94.4

      Corrigindo: pior, em vez de, pio.

    • Tribomjardim
      94.5

      Eita gota…tem coisento aqui!!!!!Sim pois só eles torcer para o pior…E SÓ ELES PARA GOSTAR DE COMO ESTAMOS JOGANDO,E SÓ.

    • Leandro Leite
      94.6

      Prezado Eduardo Ramos, só mais um esclarecimento: não sou radicalmente a favor de Zé, acho até que se ele mexeu e o time levou outro gol podemos considerar que mexeu errado num é? concordo. sei que Zé não é onisciente de todas as táticas do futebol, é humano e pode errar. Porém esse fato não me impele a cobrar sua cabeça a todo custo. Temos mais dinheiro que a maioria dos clubes da série C mas o determinante, como foi no Pe e no ano passado, será o espirito de luta dos jogadores, o comprometimento com a causa de tirarmos dessa situação. Tenho certeza que se tivermos isso já teremos o suficiente para alcançarmos o nosso objetivo e sonhar que em 2014 estejamos na série A. Que todos digam Amém.
      Saudações tricorais

  94. Gleibson Diniz
    95

    Hoje eu não tive a paciencia de escutar o jogo do Santa Cruz preferir assistir o VT do jogo das meninas de volei e so depis saber o placar porque eu ja imaginava + ou – oque iria acontecer o Santa cruz recuado e o limitado Fortaleza na presao em cima do Santa Cruz, se alguem da Diretoria nao chegar até Sandro ou Zé e pedir que escale um time ofensivo vamos pasar o proximo ano na serie C.

    • rubemjunior
      95.1

      Gleibson,

      Não adiante um time ofensivo se não tem padrão de jogo, o cara joga com um time hoje, amanhã muda ele por completo.
      Até os jogadores já começam a demonstrar uma certa irritação com o esquema adotado por nosso entregador de camisas.

    • Gleibson Diniz
      95.2

      Rubem acabei de ver os melhores momentos do jogo e toda jogada do FRACO Fortaleza era pelo lado direito porque MEMO não é da posição e outra oque fudeu mais ainda foi quando ele colocou Everton Sena como Terceiro Zagueiro o mei o ficou com um baraco da porra, paciencia tem limites senhor Zé Teodoro.

  95. Leandro Rodrigues
    96

    Bem, a situação é realmente preocupante. Vi agora os melhores momentos, e pelo que vi, o Fortaleza se mostrou um time muito compacto em campo. Em todos os lances de ataque deles, tinha ao menos quatro jogadores muito próximo ou até mesmo na área. Um time que explora muito bem as laterais, o que para mim foi trunfo em cima de nós. Como certeza o Fortaleza vai chegar. Nós temos ainda problemas nas laterais, principalmente a direita, jogar como Memo ali é ter um homem a menos em campo, pois não tem qualidade no passe para fazer tabela com o meia e não avança para cruzar bola alguma. Não acho que malhar o pau a semana toda com Zé isso, zé aquilo, fora Zé… vai adiantar alguma coisa a não ser encher o blog de comentários repetitivos. Temos é que mais uma vez fazer uma enorme pressão na diretoria e no elenco, pois ou mantém o técnico e dá um puxão de orelha nele e confia no trabalho ou muda até o fim desse turno para dar uma injeção de ânimo nos atletas.

    Na derrota hoje o maior culpado foi ele, pois mexeu errado e deixou o time dentro de campo se comportar errado (bunda na parede), assim como a vitória contra o Icasa teve o dedo dele. O problema é que não podemos ficar nessa gangorra, mormento pelos pontos já perdidos dentro de casa.

    Vamos esfriar a cabeça e torcer para que haja mudanças positivas no próximo jogo.

    Saudações Corais.

  96. rubemjunior
    97

    O poster 90.2 foi meu. Esqueci de mudar o e-mail do Ricardo.Ouvimos ao jogo juntos e estamos sofrendo juntos.
    VAi ser de mau a pior.

    • Gleibson Diniz
      97.1

      Agora Rubem os gols perdidos por DM9 foi incrivel, pela entrevista de Sandro Manoel acho que deve esta acontecendo alguma insatisfação dentro do elenco com as besteiras de Zé Retranca.

  97. óia a cobra
    98

    Eu preciso acreditar menos para minha
    decepção ser menor.

  98. oia a cobra
    99

    Zé tira as presas e o veneno da cobra, se
    defende só com o rabo e quer ganhar a
    briga óiaaaa!!!!
    /////////
    Esse sport é uma piada, o analtico é outra
    piada, já o Santa Cruz é diferente…Santa Cruz é especial… Santa Cruz é uma ANEDOTA.
    ////////
    óiaaaa quem vai querer viajar de oinbu pra
    o jogo contra o luververdense????
    ////////
    Porque zé consegue sempre nos iludir? Será
    macumba? Será que ele tem o dom de ludir?
    //////
    Zé! Tu devia ser cozinheiro, tu tens a receita
    de fazer sopa de merda.
    ///////
    óiaaa!! qem quer ir pra o aeroporto receber
    nosso grande técnico e nossos brilhantes
    guerreiros?
    /////
    Zé, peça para torcida ter cunhão porque paciencia temos muita mas está se acabando. É preciso ter cunhão de ferro pra te aguentar zé.
    /////
    Enquanto zé vive dando desculpas o treze vem chegando.

  99. Luiz Ernane
    100

    Placar normal, tem muita água pra rolar.

    Torço por um empate próximo domingo.

  100. a discussão em torno do nome de ZT é a mesma.
    só digo o que disse desde o começo, se subirmos vai ser na base da sorte. podem preparar o coração!

  101. Ita tricolor
    102

    Leandro ( Post 94) parabéns pelo seu comentario.
    Faço minhas as suas palavras que coloquei abaixo, mais fica tranquilo para alguns nobres deste forum,criticar o ZT é um feito fantástico.
    Foi assimm no PE de 2011 no acesso e no PE 2012 e em todos ZT deu a resposta atingindo os objetivos e agora não será diferente.
    E para quem tem alguma duvida o ZT já provou que é bom, só lembrem das conquista do Santinha em menos de dois anos.

    “Prato cheio para os que torcem pelo quanto pior melhor. Vá de retro!!!!
    O Santa Cruz não é o Barcelona, tá no mesmo nivel dos demais times do grupo, derrotas podem acontecer. O Luverdense já tomou até goleada. O campeonato tá equilibrado ainda, duas vitorias seguidas deixa qualquer time na ponta do grupo.
    Eu acredito no trabalho que está sendo feito. Zé tem meu apoio. Saudações tricorais!!!”

    • Luiz Ernane
      102.1

      Concordo.

      Mas que ZT trocou errado hoje não tenho dúvidas.

    • Leandro Rodrigues
      102.2

      Obrigado Ita, Não faço parte nem dos defensores ou dos fora Zé Teodoro. Tento sempre fazer parte do que É O MELHOR PARA O SANTA CRUZ. Eu ainda acredito no trabalho dele, se bem que já pedi sua cabeça quando saiu daquele jeito da CB. Mas ele calou minha boca e mostrou um time super forte na reta final. Simplesmente não vou fazer o mesmo e crucificá-lo muito antes do tempo. Agora temos que apontar e tentar mostrar a ele os problemas do time. E outra, como já fale abaixo, o trabalho dele só valerá se ele ainda tiver o grupo nas mãos, coisa que hoje fique um pouco preocupado sobre as declarações dos jogadores. Fora isso, apesar de discordar de algumas coisas dele, acho que o time ainda se acerta e chegaremos fortes no mata-mata.

      Saudações Corais.

  102. óia a cobra
    103

    Quem deseja o mal ao seu vizinho…
    o SEU já vem em caminho.
    kkkk sequei pra cacête a coisa e o rato fedorento e olha a merda que zé e sua trupe faz?
    Como diz o grande sábio Serginho Malandro: É pra si fu fu.

  103. Leandro Rodrigues
    104

    Acho que tem alguma coisa errada no elenco. Fabrício Ceará reclamou do time estar com três zagueiros. O sandro manoel reclamou de ter saído do jogo pois estava bem. Pior que escalação errada ou mexidas erradas no em um time é o grupo questionar o comando e as filosofias do treinador. Se isso estiver acontecendo será difícil sairmos dessa situação sem uma mudança no comando técnico. Os dois próximos jogos mostrarão essa questão.

    Saudações Corais.

    • rubemjunior
      104.1

      Sem falar que o retranca disse que a culpa da derrota foi porque DM9 perdeu dois gols e um penalti.

      Ou seja, o grupo não está satisfeito com a proposta de jogo do grande treinador que passa a semana treinando e nos jogos fora de casa não mostra nada.

  104. Luiz Ernane
    105

    Agora que Marcelo Villar, treinador das galinhas, está tirando leite de pedra, está sim.

    Um bando de peladeiros com salários atrasados conseguiram ganhar de dois adversários que empatamos em casa.

  105. óia a cobra
    106

    Já ví que se Zé vender mherda dizendo que é perfume vai ter gente aqui que vai comprar, dizer que é bom e perguntar: Tô cheiroso?

  106. Tribomjardim
    107

    Tá fácil subir, só tem time fraco ou ruim por aqui….o problema é que nós empatamos com eles..e se aperta,perdemos….e ser sexto num grupo de dez,onde somos o BARCELONA do pedaço é de lascar…..abram o olho enquanto dá…zé pode ficar…mas trabalhe pois está recebendo para isso…….

    • Leandro Rodrigues
      107.1

      De acordo. Dolorosa essa situação de sexto. Apesar de estar um ponto. Mas a verdade é isso não condiz com o valor da nossa folha e mais, da nossa tradição e da nossa super Torcida.

      Mas como nada jamais foi fácil para nós, espero que seja realmente temporário.

      Saudações Corais.

  107. óia a cobra
    108

    Zé tu passar a semana toda estudando pra fazer um mherda dessa? arêbaba zé.

  108. Leandro Rodrigues
    109

    Rapaz, tem que haver uma vitória contra o luverdense no domingo. O calor pode ser de oitenta graus, mas tem que haver uma vitória, pois estaremos correndo o risco de ver o luverdense abrir oito pontos e relação a nós e ver a distância do G4 aumentar e a pressão mais ainda.

    Já falei demais, vou esfriar a cabeça, vou dormir e rezar para que essa semana frustrante passe logo e que voltemos a vencer domingo.

    É andar com fé que a fé não costuma ‘faiar’.

    Boa noite torcida coral.

  109. rubemjunior
    110

    Programação do zé retranca para a semana antes da partida contra o todo poderoso Luverdense 15 pontos na tabela.

    Segunda – Folga nos dois expedientes
    Terça feira – Treino no Arruda, piscina, para os que não jogaram, amistoso contra o Penarol do Vasco da Gama
    Quarta – Treino na praia de boa viagem
    Quinta – Rachão
    Sexta feira – Viagem para Cuiabá
    Sábado – Vídeo como joga o Luverdense
    Domingo – Retranca com nove na defesa

    Segunda feira – O pau comendo no centro no Arruda e tapa na cara dos torcedores.

  110. rubemjunior
    111

    Zé fergson falou que não tem nenhum time melhor que o Santa Cruz e que ninguem disparou na tabela.

    Estamos a 5 pontos do lider, e ninguém disparou zé ?

  111. óia a cobra
    112

    Todo elenco está com pereba na bhunda de tanto ralar a bhunda na parede.

  112. Roberto Gomes
    113

    Tudo já está sendo dito, espero que a semana não seja toda somente de repetição de post. A verdade é uma só, a diretoria ja deu provas por tudo que ja aconteceu antes desde a serie “D” do ano passado, com todo aquele sofrimento, fracas atuações, erros de escalação e substituições, pressão, criticas, “Não” vai tirar ZT, era o mesmo cenário, inclusive no campeonato PE. e ele não caiu, nem vai cair agora, portanto, so nos resta rezar e torcer que acabe tudo bem como das vezes anteriores. O ciclo de ZT no arruda com essa diretoria somente acaba se não houver acesso, e olhe lá porque teremos eleição no meio. Tamo no mato sem cachorro !
    Saudações Corais

    • rubemjunior
      113.1

      Muita coerência essa sua colocação.

      O zé fergson está com validade vencida desde o final da série D 2011.Se era para ter tirado, deveria ter sido naquela jogo em casa contra o Tupi/MG onde perdemos duas partidas.
      Contra o Penarol/AM foi o sinal vermelho, mesmo assim, ninguem fez nada, agora é torcer que a sorte continue ao seu lado.

      Saudações Corais do Arruda.

  113. rubemjunior
    114

    Piores momentos em HD

    Se tivessemos encarado de frente o time do Fortelza, poderiamos ter saído com um resultado positivo. Mas como zé fergson só pensa em retranca, perdemos mais um jogo.

    • Gustavo
      114.1

      E não sei como tem gente que ainda defende Zé Retranca, Rubem.

      O time tem uma folha de R$ 800.000,00 e Chicão ganha R$ 15.000,00 e Weslei R$30.000,00.

      Olhem a escalação que ele vai colocar jogo que vem (podem apostar):

      1- Fred
      2- Diogo/Maisena/Memo
      3- Williams
      4- Edson Borges
      6- Tiago (lateral esquerdo) (desgraça 1)
      5- Chicão (Desgraça 2)
      7- Weslei (Desgraça 3)
      8- Renatinho (não vem jogado bem)
      10- Leandro Oliveira (desgraça 4)
      9- Fabricio Ceara (não jogou bem contra o fortaleza)
      11- Denis Marques (também não jogou bem contra o fortaleza)

      Aí, ainda vejam, deixar Luciano Henrique, Caça Rato, Branquinho, ou seja, todos aqueles que podem dar mais velocidade e ação ao time.

      Sei não, mas não estou nada satisfeito com isso. Podem dizer que estou exagerando, mas por mim Zé da Feira (vulgo Zé Ruela) poderia pegar o beco já!

    • rubemjunior
      114.2

      Gustavo,

      Não vou falar mais nada de zé cadeado.
      O cara passa seis meses a frente do time e não vemos nada de proveitoso, apenas chutões e retrancas fora de casa.

      Não me venha falara dos 4 x 0 no Icasa.

      O time estava com menos dois em campo.

  114. Fábio Lucas
    115

    Roberto Gomes (post 112):

    A esperança é que nosso maior rival faça uma proposta irrecusável e levem Zé, o Maior, embora!

    uhaeuhauhea!

    Eu já liguei pra um amigo burro-negro perguntando: Queres Zé? Fique com tudo!!!! Leva Chicão e Wesley de brinde!!!!

  115. rubemjunior
    116

    Essa saga do zé fergson daria um belo texto.

    ” Uma morte anunciada “

  116. Tribomjardim
    117

    De uma vez por todas,existe diferença de marcação forte e retranca….pode um time marcar bem sem a bola,mas quando está com a mesma tem que saber o que fazer….nós ficamos marcando no desespero atrás…e atacamos com bombão…é o esquema Deus nos acuda…….assim a Torcida não aguenta………

  117. rubemjunior
    118

    VErdade seja dita, não vamos ser desclassificado invictamente, como feito conquistado por esse retranqueiro em 2010 por esse mesmo Fortaleza.

  118. rubemjunior
    120

    Interessante que o time do Corre Campo entrou pela janela, não tinha time, e hoje já está com duas vitórias, podendo Domingo que vem nos ultrapassar em critérios técnicos.

  119. rubemjunior
    121

    Bom, vamos esperar o retorno do Natan. Quem sabe poderá ser nossa salvação, isso se zé fergson colocar o rapaz para jogar.

  120. rubemjunior
    122

    O problema do nosso time é que zé cadeado pede para os jogadores marcarem atrás da linha do meio campo, quase na linha da grande área, isso traz todo time adversário para dentro de nossa defesa.
    Sem falar que nossos volantes não marcam nada.

  121. rubemjunior
    123

    Por hoje é só.

  122. Arnildo Ananias de Oliveira
    124

    CONTINUO EM FORTALEZA MAS, DEPOIS DO JG DE ONTEM, O TESÂO É ZERO.

    Ñ tivesse vindo c/a mulher, voltaria hj mesmo. Pior foi voltar de carona, para o hotel, com os simpáticos amigos do Marcelo Beltrão, torcedores do Fortaleza, mas q tinha um dos filhos gozador pra cacete, embora tudo q falou do nosso Santa Cruz, tenha sido a pura verdade.

    Continuo afirmando q o Fortaleza ñ é nenhum Barcelona. Muito pelo contrário. Perdemos pra nós mesmos pelas pífias exibições já exaustivamente enumeradas aqui: Memo (por razões óbvias, jogando no sacrifício, nunca foi lateral direito); F. Ceará (apesar de um bom pivô, ñ pode jogar com o DM9. Ou um ou outro); DM9 (sua pior partida no SCFC, mudou de lugar na cobrança do pênalti e o perdeu. Tem crédito de sobra e, ainda conseguiu dar uns 2 passes amaestrais na partida).

    Ñ quero fazer previsões apocalípticas – pra ñ dizerem q tou passando do céu pro inferno num passe de mágica – mas, se jogar o q jogou hj naquela umidade e calor de MT, temo levar uma goleada histórica e humilhante do modesto (mas arrumado)Luverdense mesmo porque, acresça-se aí, A SÍNDROME DO EX-FUNCIONÁRIO DO SANTA CRUZ.

    Ñ se esqueçam q todos ex-atletas se agigantam SEMPRE em jogos contra nós. É goleiro mão de lodo q fecha o gol, é artilheiro pereba q faz a festa e o TÉCNICO ñ seria diferente. ESPERO Q RASGUE A BOCA.

    Temos uma semana pra nos preparar mas, pela programação listada pelo RB, está + pra férias no Caribe.

    QUE TODOS OS DEUSES DO OLIMPO ESTEJAM DO NOSSO LADO DOMINGO PRÓXIMO.

    SAUDASANTA

  123. Há um mês o Treze entrou no campeonato todo desarrumado, já se arrumou e agora está a uma vitória de nos ultrapassar. Há mais de seis meses que Zé Careta tenta arrumar esse time e só faz m…

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *