Constelação

 

Família Tricolor reunida.

Família Tricolor sempre reunida

O dia da final do campeonato, assim como no ano passado, transformou-se para mim no segundo melhor dia das mães que já vivi. Os filhos que moram em outras localidades da cidade chegaram um pouco mais cedo, pois tinham decidido, mesmo com minha opinião contrária, ir ao jogo na Ilha do Retiro. Não adiantou argumentar que aquilo ali era uma arapuca, uma armadilha, uma ameaça à vida.

Aline era a mais enxerida, dizia e falava que tinha que passar por esta experiência, pois nunca vira o Santa ganhar um campeonato na casa de festejos, portanto, não podia perder desta vez. Rami ficou muito animado com a ideia “perigosa” e fez milhares de promessas sobre proteger irmã da gang da Jovem. A filha mais nova, mais sensata, nem pensou duas vezes para descartar este programa de risco.

Ficamos em casa eu, Toy, Lara e Max (meu cachorrão) que insiste sempre em comemorar os gols do mais querido aos pulos dentro da sala. Concluímos que, afinal, não tínhamos mais tanta perna assim para correr. Eu já correra o bastante junto com minha nora grávida, dentro da sede do Santa Cruz, quando a Jovem e os cavalos da polícia invadiram aquele recinto privado e vieram para cima de nós. Para compensar a incerteza, resolvi tomar uma carraspana. Afinal, quem sabe, talvez um pouco fora de mim aguentaria mais firmemente a descarga de cortisol que costuma me assaltar nos jogos do tricolor pernambucano. Parece que deu certo e desta vez eu nem precisei sofrer, como sempre acontecia.

Lá estava meu time do coração, de branco, como gladiadores dentro de uma arena de leões, sem medo algum, com altivez, confiança e determinação. Cada qual queria mostrar a si mesmo e ao Sergio Guedes que no Arruda valia a máxima dos três mosqueteiros que proclamavam: “um por todos e todos por um”, além de tudo, “juntos e misturados”. Foi com este espírito que a equipe jogou. Um passe do maestro Raul chegou com precisão aos pés de Flávio Recife e, como se ele tivesse lido e colocado em prática os conselhos de Perrusi, postados no Blog do Torcedor Coral, desta vez ele não deu o segundo drible – chutou para o gol. Desmantelou o juízo dos rivais, desestabilizou a arrogância deles e Cicinho, mais que depressa, tratou de ficar na trajetória da bola para se atingido e, desta forma, sair de campo sem ter que ser humilhado duas vezes, nem ter que justificar o injustificável: perder para o time do tostão.

Porém, o árbitro que não comungava da nossa opinião sobre Flávio Recife, o caça leão, não suportaria ver o carrasco do Sport em campo por mais 45 minutos e arranjou uma maneira de sacá-lo. Expulsou o artista como se o palco pudesse ficar vazio. Mas, a equipe se transformou em duas e jogou ainda melhor, por ele e pelo Dênis Marques que saíra de campo machucado. No lugar deste último entrou um predestinado: um homem e profissional que tempos atrás, naquela mesma ilha, havia sido jogado fora com se fosse bagaço de laranja – Sandro Manoel. No Arruda, ele encontrou acolhida e sua autoestima foi recuperada. A ironia do destino o colocou frente a frente com sua história passada, presente e futura e, como se fora o maior craque de bola do mundo, driblou o carniceiro Tobi e com um gol, da mais linda feitura, decretou a queda definitiva do clube que costuma se travestir de maioral, que se considera superior a todos, que não tem consideração pelas pessoas e as humilha, seja detratando-as, seja machucando-as, como já aconteceu por diversas vezes, frente a diferentes adversários.

Não houve oportunidade para o cortisol (hormônio do stress) ameaçar nossos sentimentos; em seu lugar só adrenalina, serotonina, dopamina. Só alegria. A galera coral foi ao delírio com o TRICAMPEONATO. As ruas se coloriram de vermelho, preto e branco, os fogos no ar espocavam anunciando mais uma conquista tricolor, dentro da Ilha do Retiro, às vésperas de mais um aniversário do Sport.

Sabem por que isto se tornou possível? Porque tivemos homens que jogaram, também, com o coração, além dos pés, porque tivemos um técnico que não é medroso e a equipe tem a sua cara, tivemos um comandante aguerrido, oriundo dos anos de sucesso do Santa Cruz; ele aprendeu, em 1999, que existem momentos numa partida onde há um baque, um desequilíbrio, mas as pessoas que estão em campo podem reverter a situação e isto foi feito, não apenas numa partida, mas ao longo de todo campeonato de 2013.

Todos aprenderam com os erros e potencializaram os acertos, ficando assim de cara com o novo desafio – buscar um bom resultado diante do Internacional. Nada se mostra impossível diante de uma vontade firme. A casa dos adversários tem sido também a nossa casa, pois com Marcelo a equipe acostumou-se a ganhar fora de seu domicílio (o que não acontecia nestes últimos dois anos), uma vez que não está escrito em lugar nenhum, em regra nenhuma que vitórias só se conquistam dentro das próprias hostes.

Foi com esse pensamento forte e positivo que a equipe viajou para Caxias e vai brilhar, pois merecem se tornar constelação. Que nunca mais alguém ouse dizer que o Santa Cruz é time de uma estrela só. Que o aeroporto se torne diminuto na volta de nossos atletas e que o carinho da torcida coral possa tocar o coração de cada um dos jogadores impulsionando a constelação, cada vez mais, na direção do Olimpo.

103 Comentários

  1. Belo texto, D. Santana moura, só acho que a senhora se equivocou no nome de Sandro Manoel e não Sergio manoel.

    E o ano que talvez a senhora se referia foi aquele da virada histórica contra a barbie com um jogador a menos, foi em 1993.

    OBS: Quando vi caça-rato fazendo aquele gol, só lembrei da teoria do segundo drible do Perusi. kkk

    • santana moura
      1.1

      Boas observações Luis, o nome é Sandro Manoel, o Sérgio não sei de onde veio , foi ato falho (rsrsrs) que passou até pela revisão. Em 1999 Marcelo também estava conosco, nas primeiras partidas do campeonato, depois ele saiu por problemas médicos e o outro goleiro entrou no seu lugar, mas naquele ano aprendemos muitas coisas sobre autoestima, vontade, determinação, recuperação, superação e tantas outras lições, a equipe era tão unida quanto esta de agora. Basta ver a alegria deles se abraçando se tratam como iguais, não tem curriculum superior! Este é um bom prenúncio para acreditar!

  2. Gosto do Martelote porque ele é o primeiro treinador depois de “séculos” que enxerga o Santa exatamente como ele é. Reconhece as dificuldades e não fica com discurso de coitadinho, diz sempre que o time entra pra vencer, é sua filosofia de jogo. Ouvi várias entrevistas dele e sempre com seu jeito sereno disse que o Santa vai buscar a classificação no RS. Na Transamérica alguns dias atrás, ele falou que o tipo de competição da Copa do Brasil permite as surpresas e que o Santa vai correr atrás. É disso que eu gosto, não se apequenar, pensar grande, entrar para ganhar.

    • Ramses Moura
      2.1

      Pois é, concordo com o comentário de Antonio. Faz tempo que o Santa não tem um treinador agressivo como Martelote, ganhamos várias partidas fora de casa e sempre para frente.
      Isso está me ajudando a esquecer do tempo de Zé Teodoro, o qual ficávamos sempre como medíocres, apenas nos defendendo.
      Sei que muitos gostam de Zé Teodoro porque ganhou dois títulos, mas eu penso que os jogadores ganharam os títulos mesmo com ele.

  3. Artur Perrusi
    3

    Ótima crônica, querida Santana Moura. E Aline? Gostou do que viu?

    Fiquei espantado com Caça-Rato ou Caça-Leão ou Caça-CP (cachorra de peruca). Na hora, pensei “rapaz, dribla e chuta!”. Pois o cabra foi perfeito: deu um drible para o lado, tirando Magrão da jogada e dando ângulo justamente para o chute. Foi tão bem feito que lhe deu tempo de olhar e chutar com absoluta consciência de esquerda. Em suma, drible de direita e chute de esquerda. Perfeição.

    • santana moura
      3.1

      Aline teve que andar a pé até a estação Joana Bezerram imagine só, pois os Taxis tinham sumido com medo da depredação. Correu riscos de todo lado, ficou com os pés despedaçados e disse que por enquanto basta. kkkkkkk

    • ducaldo
      3.2

      Não esqueça do toque de calcanhar para o gol de D. Marques no primeiro jogo da final.

    • Aline Moura
      3.3

      Perruci, só vi hj. Rss. Mas tá valendo.

  4. Belo texto. Mostra-nos que nunca devemos nos achar inferior, nem tampouco superior a ninguém. Sempre acredito na humildade, no espírito de luta dentro de campo, no jogar com “inteligência”, explorar os pontos fortes do time e conviver (reconhecer) e minimizar os pontos fracos.

    Parabéns ,Santana Moura!

  5. Tribomjardim
    5

    Célio e Caça…..dois humildes de coração que ajudaram o SANTA a levantar dois títulos….Django,Gabriel…..e muitos mais guerreiros simples mas insistentes fizeram na nossa história, que o time dos três pês superassem a impáfia inimiga,e só.

  6. ROSA BEZERRA
    6

    Como sempre acontece, Santana escreve muito bem. Com o coração e com a visão crítica de Psicóloga. Como torcedora FIEL (NO SENTIDO EXTREMO DA PALAVRA)ela conta com o apoio incondicional da família, dela e do tri-tri-tricolor. Mas ela merece a festa do Dia das Mães comemorada na Casa de Festejos. PARABÉNS, SANTANA. Pelo texto e pelo tricampeonato.

  7. Carlos Orlando Maia
    7

    Belo texto, Santana.
    Como sempre, seus textos são de uma leveza ímpar e nos remete a um saudosismo dos tempos passados, de alegria e glórias do time coral, e que parece estar retornando de fato e de direito ao seu devido lugar: a Sala de Troféus do Santa Cruz FC. É muito bom vê o povão vestido com as três cores mais amadas do nosso estado. Ganhar da forma que ganhamos dentro da ilha (minúsculo, mesmo), não é pra qualquer um, só o nosso amado Santinha sabe fazer isso como ninguém.
    Parabéns a todos nós que formamos essa torcida inigualável.
    Sds. corais

  8. Hélio Mattos
    8

    Parabéns Dra Santana, a Sra está se superando a cada texto!
    Muito bonitas e pertinentes suas palavras.
    E vamos que vamos porque hoje tem mais. Eu estou muito confiante na vitória e absolutamente convicto de que vou ver o Santa jogando para honrar toda a sua grandiosa história.

  9. Hélio Mattos
    9

    CAZORLANDO!
    E tu mesmo? Disfarçado com essa barba e esses óculos escuros?
    Some desse jeito não, cacete!

  10. Carlos Orlando Maia
    10

    kkkkkkkk… Sou eu mesmo, Hélio Mattos!!!!
    Saudades de nossas farras, regadas a muita cerveja e bons papos.
    Sds.corais.

  11. TRICOLAÇO
    11

    O SANTA se reencontra com seu passado de Glorias. E nada melhor que o Internacional de Porto Alegre, um time inigmático nessa historia. POR ISSO SANTIHA, VAMOS PRA CIMA DELES, E TRAZER ESSE TÍTULO INÉDITO PRA NOSSA GALERIA. DALE SANTINHA!!!!!!!!!!!

  12. rubemjunior
    12

    Os adoradores de mastro, estão felizes no dia de hoje.
    Como o campeão 2013 está fora do estado, o vice vai assumir, ops, o tri-vice vai assumir.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  13. Arnildo Ananias de Oliveira
    13

    PQP SANTANA MOURA! Q TEXTO!

    Fico até envergonhado de ter exigido um texto do grande PERURSI, enaltecendo esta conquista ÉPICA. Pra q texto melhor q este? Disseste TUDO e MAIS ALGUMA COISA (VTNC).

    Tb fiquei em casa receoso com a ida IRREDUTÍVEL do meu filho Marco André àquela pocilga. Mas, Graças aos Deuses do Olimpo, TUDO BEM. Tb disse aqui, ainda em meados do Campeonato, q fazia uns 200 anos q ñ via o nosso SCFC ganhar tantas partidas fora!

    É óbvio q o jg de hj, por razões óbvias, é uma muralha QUASE q intransponível.

    Mas, como esse time perece ter aquilo roxo, nada me surpreende mais.

    COMO É BOM SER CAMPEÃO EM CIMA DAQUELA DESGRAÇA, NA CASA DELES E, MUITO MAIS TRÊS VEZES SEGUIDA!

    Chupa q é de uva burro-negro.

    SAUDASANTA

    • Leonardo Brandão
      13.1

      Não vejo o Inter como essa muralha intransponível. Eu acredito na nossa classificação hoje. E não falo isso na euforia, tirando o Atlético Mineiro e Corinthians, os times brasileiros estão nivelados por baixo, o reflexo disso é “nossa” seleção Brasileira.

  14. Arnildo Ananias de Oliveira
    14

    SÓ UMA OBSERVAÇÃO:

    (re)vi a sequência de TODOS OS GOLS de nosso predador DM9 e, por incrível q pareça, os jogos mais apertados foram com time ditos pequenos (algumas vitórias de “virada” inclusive) e quem DESEQUILIBROU nesses jogos com PASSES MESTRAIS ao predador foi o pequeno-grande NATAN. Pra mim o jogador de MELHOR NÍVEL TÉCNICO de TODO O ELENCO.

    É isso aí.

    SAUDASANTA

    • ducaldo
      14.1

      Se Natan tivesse a condição física do Anderson Pedra já estaria jogando na Europa.

  15. gicélia campelo de melo
    15

    Dia das mães. Eu já estava com os nervos à flor da pele mas me contive e esperei até o fim do jogo com a nossa vitória maravilhosa. Aí ninguém me segurou mais. Gritei, pulei, telefonei para dar saudações tricolores, disse palavrão. Tirei até foto do meu gatinho Paçoca com Celeste (uma cobra coral de pelúcia que eu ganhei). Enfim, que dia das mães mais tri tri tri tricolete. Tricolor. Tricampeão!Gicélia Campelo de Melo Gigi

    • santana moura
      15.1

      Bem vinda Gicélia, as vozes femininas precisam aprecer mais vezes no nosso Blog.

    • Carlos Orlando Maia
      15.2

      Bom Santana, Gicélia (conhecida nas quebradas da Imbiribeira por Gigi), é minha prima-irmã. Tricolor Santacruzense da melhor espécie.
      Sds. corais.
      Cazorlando.

  16. Ricardo Cavalcanti
    16

    Belíssimo texto Dona Santana!!!

    Esse título gostaria de dedicar ao nosso irmão Coral Dângelo Gordim, que se estivesse conosco em matéria, naquele domingo no chiqueiro do xié, estaria abraçado com nosso amigo Hélio Mattos e gritando todo seu amor pelo time do POVO. Mas, Deus tinha uma nova missão para ele! Tenho certeza que ele estava conosco em espírito gritando: “E EU NÃO PARO, EU NÃO PARO NÃO, SOU SANTA CRUZ, SOU TRICOLOR DE CORAÇÃO”.
    GORDIM, ESSE TÍTULO É SEU IRMÃO!!!

    Saudações Corais.

    • Tribomjardim
      16.1

      BUUUMMMMMMMMMM EU ACREDITO….EITA GOTA…….

    • santana moura
      16.2

      Parabéns com atraso Ricardo, felicidades neste ano esportivo, muitas comemorações ainda virão, se Deus quiser!

    • Ricardo Cavalcanti
      16.3

      Obrigado Dona Santana!

      Vamos ao resgate de nossa história. Todo dia é uma batalha!!!

      Saudações Corais

  17. Ricardo Cavalcanti
    17

    MUITO SHOW ESSE VÍDEO…KKKKKKKKKKKKKKK!!!

  18. Arnildo Ananias de Oliveira
    18

    BEM LEMBRADO, RICARDO CAVALCANTI.

    O grande GONDIM hj estaria simplesmente indócil. Q DEUS O TENHA AO LADO.

    SAUDASANTA

    P S – mui bom e oportuno tb esse vídeo. Toda gozação em cima dessa desgraça É POUCO.

  19. Leonardo Brandão
    19

    Fazia tempo que não entrava no “novo” site do Santa Cruz e o que eu acabei de ver foi uma melhora considerável. Detalhes dos jogos, fotos históricas do Arruda, Ata de Constituição do Clube, enfim se ainda não está dos melhores, melhorou bastante.

    • outro fator que temos que parabenizar a diretoria é sobre a entrada para a torcida entrar pelo portões da arquibancada. Qunado era jogos de muita gente era um aperrieo grande a entrada com filas gigantescas e neses últimos jogos decisivos e com muita gente que fui a entrada foi sem maiores problemas, além da melhora na saída da torcida que não tem mais aqueels vendedores ambulantes alojados bem junto aos portões de saída o que dificultava bastante a saída, parece que a diretoria está começando a aprender a cuidar bem do seu torcedor no arruda, que continue assim!

  20. Leonardo Brandão
    20

    Meu placar hj é 2×1 para o Santa!!!

  21. rubemjunior
    21

    Hoje é aniversário do Ricardo Cavalcanti.

    Recebeu um grande presente no Domingo das mães.

    Parabéns Bocão.

  22. rubemjunior
    22

    Meu placar de hoje 0 x 0

    Nas penalidades, Thiago Cardoso vai defender dois penais.

  23. o fortaleza tá negociando alem do Gamalho com Marcio Nicácio, não sei se vão vingar dentro do time, mas o fortaleza pelo menos no papel tá formando um bom time pra essa série c.

    • Eduardo Ramos
      23.1

      Santana, sempre brilhante! Aliás, TRI-Bilhante!

      Três jogadores que merecem ser avaliados ou contratados: Peri (Salgueiro), Léo Gamalho (ASA) e Roberto Dias (Campinense).

  24. Acabou agorinha a reunião do conselho deliberativo da coisa que foi filmado. Consegui a gravação. Preste atenção que o pau cantou lá dentro e o Santinha foi o objeto de toda discussão. Cenas fortes, mas sinceras.

  25. Gleibson
    25

    Porra Marcelo COLOCA caio

  26. Gleibson
    26

    Porque Danilo Santos pqp

  27. Gleibson
    27

    Até agora nao entendo porque danilo santos

  28. Gleibson
    28

    Não sei oque ele tem com caio ,

  29. mais um tricolor
    29

    coloca andré dias, caio…menos o inutil do danilo santos

  30. Gleibson
    30

    Todo mundo se machuca e essa mizera do danilo santos

  31. Gleibson
    31

    Libera meu comentario ora porra

  32. Não adianta colocar um atacante se ele é Danilo Santos. Colocaria o Caio Tavera, ou um cone.

    Sem Renatinho foi-se a posse de bola.

  33. O Inter ficou com dez. Com a entrada de Danilo Santos, nós também.

  34. Eduardo Ramos
    34

    Urgente: um lateral esquerdo! Esse Tiago Costa é ruim e burro! Todo jogo, ou leva amarelo ou é expulso.

    • Gleibson
      34.1

      Eduardo o problema foi a alteração errada que marcelo fez e depois teve que corrigir e deixou o cara errado em campo

    • Ricardo Cavalcanti
      34.2

      O Eduardo está corretíssimo. O Thiago Costa já é mais que reincidente, o cara é no mínimo irresponsável!!!

      Por mim, rua!!!

  35. Gleibson
    35

    Os dois piores ele coloca em campo não acredito

  36. Raafel Sebá
    36

    acabou

  37. Eduardo Ramos
    37

    Gostei da movimentação de André Dias.

    Gleidson, não tem jeito: Thiago Costa é ruim e prejudica o Sana Cruz com suas expulsões.

    Danilo Santos devia ficar lá pelo Sul. É péssimo.

  38. Aluísio
    38

    Quando a gente tenta, de toda maneira, dele se guardar…O Estagiário, morto e amordaçado, volta a incomodar…

  39. Gleibson
    39

    Não vamos parar de comemorar o tri

  40. Gleibson
    40

    enquanto o pessoal da Globo fica queimando o santa cruz o pessoal da ESPN so elogios ao Santa Cruz falando dos garotos da base que estão fazendo parte do elenco principal e falando que o Santa Cruz enfrentou o internacional sem 3 titular , Natan , DM9 e Everton Sena essa imprensa Pernambucana é uma merda

  41. Arnildo Ananias de Oliveira
    41

    PIOR FOI O CORITIBA, TETRA-CAMPEÃO E “CAIU DE 4” DIANTE DO NACIONAL DE MANAUS.

    DM9 e E. Sena, como previsto, fizeram uma falta ENORME.

    Ñ sei o q certas perronhas ainda fazem no Arruda e o garoto Vagner ñ é promovido.

    SAUDASANTA

  42. Se o SANTA perder DM9 e não colocarem essas perebas pra fora e contrataren atacantes no nível de Dênis Marques, esse ano vai ser outro sofrimento na série C.

    Andre Dias
    Danilo Santos
    Marquinhos
    Tiago Costa
    Philco
    Paulo Cesar

    • Ricardo Cavalcanti
      42.1

      Só não concordo com a saída do André Dias.
      É a primeira partida do cara depois que mais de 1 ano parado.

  43. Não é por causa de um TRI que não vamos criticar.

    Isso serve de alerta pra série C.

    Se liga ai diretoria!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Ricardo Cavalcanti
      43.1

      Isso mesmo!!!

      Ano passado ficamos tão empolgados com o BI, que esquecemos de exigir melhores contratações (inclusive de um treinador), onde tínhamos o retranqueiro do Zé Careta.
      Temos que tirar proveito desse jogo e ajustar nosso time para entrar forte na série C.

      FORA:

      DANILO SANTOS
      PAULO CÉSAR
      PHILCO
      VAGNER
      MARQUINHO
      THIAGO COSTA

  44. O SANTA CRUZ não pode ser apenas um time de títulos estaduais

    Tem que pensar GRANDE. Perdeu a oportunidade de avançar na competição e de faturar mais de 200.000. Depois a diretoria fica dizendo que o time tá liso, falta dinheiro.

    PQP!!!!!!!!!!!

  45. vladimir BiroBiro TOSA Arcoverde/Maceió
    45

    Estou no céu com o nosso tri campeonato!!!Más como um time consegue errar tantos passes numa só partida????????Quase não chutou em gol.Não podia acontecer algo diferente do ocorrido,não citarei o pior em campo hoje pois não conseguirei diferenciar!!!!!!Série C está batendo na porta e precisamos melhorar ou pelo menos não repetir os erros de hoje!!!!

  46. Paulo Aguiar
    46

    Faltou planejamento à Comissão Técnica.

    Era pra ter jogado com o time reserva contra o Sport.

    Agora a meta é Série B.

    • Artur Perrusi
      46.1

      Concordo. Erro total de planejamento. A prioridade era a Copa Brasil. Pra que desgastar o time com nosso freguês? Escalava o dente-de-leite e pronto!

  47. é bom ser tri, MAS ESSE TIME TEM QUE MELHORAR MUITO. Danilo S. Thiago Costa, Marquinho, Renatinho, Renan Oliveira, Fhilco, Paulo Cesar,Caio Taveira, VASSOURADA JÁ precisamos de reforço. com esse time agente não sobe para B

  48. Amigos tricolores:

    Bom, o pernambucano já passou, agora é a hora de meter o sarrafo nessa diretoria que mantém alguns pernas de paus ainda no elenco.
    Não dá mais ficar só ganhando o pernambucano!
    Fica aqui minha pergunta: por que Danilo Santos, se nem no PE jogou bola, entrou contra o Inter?

  49. santana moura
    49

    Puxa Marcelo, logo quando eu falo em constelação acontece uma derrota para o inter, que foi o time de uma estrela solitária.

    Convenhamos o D’alexasndro fez toda diferença. O Messi do Inter.
    Quanto ao Santa, muitos fatores foram desfavoráveis e todos muito importantes.
    A grande sequência de clássicos, sem tempo para repouso muscular e mental complica, não se pode negar;
    A viagem para O RS é horrível, quem viaja de avião sabe o quanto é complicado, chato e cansativo;
    Jogar num frio (17o.)com garoa, para quem está acostumado com 30 graus é uma diferença enorme;
    Desfalcado do polivalente Sena, Natan e Dênis Marques, são perdas poderosas, são atletas indispensáveis em qualquer competição.
    Jogar com um lateral(esquerda)que parece ter de si uma imagem fantasiosa que lhe permite acreditar que é o melhor do mundo, não ajuda em nada; chega a ser inconsequente nas suas atitudes e tem prejudicado o Santa, não apenas ontem.
    O nosso banco precisa ser reforçado, pois não está à altura da equipe principal, pra pensar em subir precisamos de um banco tão bom ou melhor do que os titulares.

  50. Esse Thiago Costa é muito ruim! O gol de D´Alessandro foi culpa dele que não marcou o cara. Se não tivéssemos levado aquele gol a história poderia ter sido outra. E depois o cara é expulso com uma falta boba.

    Precisamos de jogadores de melhor qualidade. Fora Thiago Costa, Danilo Santos (horrível, não faz nada!), Philco, Paulo Cesar e Marquinho.

    • Thiago Costa é ruim, mas dá pro gasto. O gol foi consequência da bola perdida por Sandro Manoel e da cochilada que a defesa deu, desde a falta de cobertura na jogada pela direita.

  51. Arnildo Ananias de Oliveira
    51

    FUI DORMIR MUITO PUTO, Ñ SEI PERDER,

    mesmo sabendo q a folha do Inter é 30 vezes maior q a nossa (9 milhões x 300 mil).

    Q falta fazem o Natan, o DM9 e o E. Sena! E ainda vem a contusão do Renatinho. Cadê o Vagner? Mandem essas perronhas embora e vamos parar de pedir, aqui, ex-coisa.

    O pior AGORA é este hiato sem jogos e sem termos um “colchão” financeiro q nos propicie um mínimo de tranquilidade, afora a enorme interrogação q essa CBF joga no nosso colo, com a dúvida tremenda de início ou ñ da série C.

    Lembrem-se q ano passado estávamos Tb embalados com a conquista do BI Campeonato e aquela pendenga pro início da competição além de nos ter levado a uma extrema desmotivação, oportunizou assédio a nossos craques e deu tempo necessário a todos os nossos concorrentes se ajustarem.

    E nossa Diretoria ñ exigiu nenhuma reparação financeira por perdas e danos. Espero q este ano nosso Dpto Jurídico tenha estagiado com o 13 lá em CG e ñ deixe aquele horripilante filme se repetir.

    Q DEUS NOS AJUDE.

    SAUDASANTA

    RIQUELMES – um dos maiores jogadores q vi jogar nessas últimas 3 décadas.

    COISA DOS INFERNOS – conseguiu, na calada da noite, antecipar seu jg com o ABC pra 3ª f para, sem testemunhas (leia-se sem TV) fazer misérias e se classificar na marra como sempre faz e é praxe, nessas ocasiões. E o ABC ñ diz nada! Tomara q eu esteja errado.

    • “E nossa diretoria não exigiu nenhuma reparação financeira por perdas e danos”.
      Como assim?

  52. Marcos coral
    52

    Fizemos um jogo muito bom. Dada as circunstâncias, fizemos um ótimo jogo. Claro, faltou poder de definição na frente, pois, sem DM9, fica bem mais difícil.

    A verdade é que os caras honraram a caminsa do Santa, ainda mais depois da maratona de jogos que tivemos e o Tricampeonato sensacional na casa dos festejos. Correram e brigaram mais do que eu esperava, devido ao cansaço.

    Santana, não foi garoa, fui chuva forte e muito frio.

    Não vou criticar ninguém, muito menos Marcelo Martelotte. Esse nos restituiu o prazer de ver o Santa jogar. Esse time só merece elogios.

    Claro que precisamos de ajustes e acredito que a Diretoria os fará, para que subamos à série B este ano.

    Vamos lá Santa !

    Marcos Coral = MCoral

    • Concordo contigo.

      Quem já viajou para Porto Alegre sabe como é cansativa a viagem, ainda mais depois de jogar uma decisão no domingo e viajar na segunda.

      O time se comportou bem, apesar de suas limitações diante do Internacional. Faltou poder de finalização, além do mais, não vi uma boa partida de Raul. Não entendo toda essa crítica a Thiago Costa. Sinceramente, não é o lateral dos sonhos, mas não o vejo como um jogador ruim. Até a sua expulsão foi criticada pelo comentarista da ESPN, que considerou o amarelo um exagero. Contudo, também não vi sentido na entrada de Danilo Santos. Já que ele entraria mais tarde com André Dias, o ideal seria colocar Caio Tavera para ganhar velocidade. O Santa, é verdade, poderia ter aproveitado melhor o tempo que jogou com um homem a mais, mas não dá para desprezar a postura do time e do técnico.

      Saudações corais,

      Dimas Lins

    • é isso.

  53. Arnildo Ananias de Oliveira
    53

    TB Ñ VEJO NO THIAGO COSTA

    toda essa propalada desgraça. Muito pelo contrário: acho-o extremamente raçudo e útil ao time.

    É isso aí.

    SAUDASANTA

    • rubemjunior
      53.1

      Poderias pesquisar quantos cartões amarelos esse cidadão Thiago Costa já levou entre bodão e Copa do Brasil ?

      Para mim é um irresponsável.

  54. Roberto Gomes
    54

    È duro vc. escutar de companheiros depois de 72 horas quando o time foi TRI-Campeão em cima da coisa com raça e meritos dentro da casa de festejos que Martelotte não é técnico para o Santa, Tiago Costa e Renam são ruins e que o time é fraco demais, reclamando que perdeu o jogo para o INTERNACIONAL, em Caxias do Sul debaixo de chuva, frio campo molhado e viagem desgastante, é não valorizar a nossa conquista e evolução do time. Eu respeito opinião dos companheiros mais que tal se associar, pagar as mensalidades atrasadas e curtir a carreatas do dia 26/05 ? vamos com calma, niguém esqueceu das nossas deficiencias, não estamos contentes mas agora eu quero é ser feliz !
    Saudações Corais.

  55. Leandro Rodrigues
    55

    Aí quer dizer que a culpa é do treinador por não ter peças de reposição? Vamos dar um tempo. Quer dizer que o cara não pode usar mais nenhum atacante só meio campista? A culpa mesmo é da ruindade de Danilo Santos e Marquinhos isso sim. Um time como o nosso, limitado, sem peças importantes como Natan e DM9 fica muito prejudicado. Vejam a difença do próprio Inter com D’Alessando e sem ele? Sem falar em outros fatores como o cansaço nítido (Raul mal na partida perdeu a bola que originou o primeiro gol do Inter), a perda de Renatinho que vinha muito bem mesmo e a expulsão boa de Thiago Costa. Meus amigos, saímos de uma decisão super desgastante domingo, com vários desfalques e ainda viajamos. Brincadeira querer muito mais do que o time apresentou. É injusto com Martelotte. O time se portou até melhor do que eu esperava. E outra, quem não faz leva é assim que o futebol acontece. A primeira chance real de gol foi nossa. Infelizmente Renatinho sentiu e chutou muito fraco perdendo o gol. Saiu e de quebra acabou com o pouco poder ofensivo do time. Não tenhos dúvidas que faremos esse ano um ótima série C e saíremos desse buraco. Poderemos nos queixar de eliminações como essa quando estivermos numa série A, ou pelo menos B. O time está mais do que de parabéns. Agora ninguém aqui é idiota para não saber que tem peças que destoam do bom futebol e precisam ser liberadas, casos de Danilo Santos, Philco, PC, Marquinho, Everton Heleno. Sejamos coerentes e não passionais. O favorito sempre foi inter, tivemos a chance de matar o jogo, mas por falta de uns dois jogadores medianos na partida não o fizemos. Só isso. Coisa que deve ser corrigida agora. Mas isso não tira mérito algum do futebol de raça e pra frente que o time vem jogando.

    Saudações Corais.

  56. TRICOLAÇO
    56

    Todos estão de parabens, apesar da derrota. Devemos reconhecer nossas limitações e supera-las com sabedoria. O desgaste era visível. PARABÉNS SANTINHA PELO ESFORÇO. RUMO A SERIE “B”. DALE SANTAAAAAAAAAA!

  57. Arnildo Ananias de Oliveira
    57

    TODOS “CAEM DE PAU” AQUI EM CIMA DO THIAGO COSTA

    mas ninguém registra a irresponsabilidade do Raul q culminou com o gol de D´Alessandro. Aliás, tava se achando “o cara” nesse jg e fazendo firulas gratuitas.

    É isso aí.

    SAUDASANTA

    • Assino embaixo,vamaos fazer as mudanças no elenco com brevidade senão podemos pegar só refugo.Dispensa os que não devem ficar e contrata os necessários.Aliás,tininho falou que já havia acertado com esses reforços antes das finais.Não precisa ser caro,só ser criterioso.

  58. Nada anormal a vitória do inter,dois campeões em campo só que um cansado e desfalcado.Vamos “reformar” o elenco,sai alguns para a vinda de outros.Todos sabem quem deve sair e quantos devem chegar.Isso sem traumas,mas sem atraso pois a série C é dureza e os adversários estão contratando.

  59. O time fez, dada as condições adversas, uma apresentação digna diante do tricampeão internacional joganado lá na casa deles com muito frio e chuva e uma viagem desgastante.

    mas não precisava esperar começar o jogo pra saber que o Santa cruz recisa se reforçar tanto no time titular como tambem no seu elenco. Tem jogadores no elenco que já teve va´rias chances e não produziu nada, Danilo santos é um dos principais( Paul oCesar é outro mas ainda o acho um futebol maias objetivo que o Danilo Santos).

    Tiago Costa é fraco( apesar de reconhecer que ele evoluiu consideravelmente nesse campeonato estadual) mas não passa a segurança necessária na lat. esquerda e PRINCIPALMENTE é muito estranho os cartões que ele recebe(na maioria das vezes com razão) ontem mesmo foram 2 lances totalmente desnecessários os cartões que ele merecidamente levou.

    Caça-rato de atacante de referencia não tem condições não é o perfil de jogo dele, ele é atacante de vor com a bola no meio, no estilo meia-atacante. Eu achava ontem que André dias era pra ter entrado já no início do segundo tempo.

    Renatinho faz tempo que tá mal, mas ele merece um tempo pra provar que é só uma má fase natural e que vai voltar a produzir mais.

    Agora a negação dojogo pra mim foi Raul, muito sumido, sem criar muito e insistindo o tempo todo em jogada improdutivas querendo sempre dar um driblezinho a mais no marcador e perdendo quase todas. E Sorriso a sua regularidade abaixo do esperado de sempre.

    Nos demais foram bem, nininho tá mostrando cada vez mais personalidade na lateral, gosto do estilo dele.

    Mas de todo modo, perdemos pra um time que apesar de tá jogando mal é sde série A e deixamos livre de marcação o principal jogador deles( Dalessandro), isso fez a diferença, agora é continuar comemorando o TRI bebemorar mas fazer pressão na dreoria que não se iludir com o título estadual ue esse time precisa de reforços especialmente no banco de reservas. vejo os times, como o fortaleza, se antecipando nas negociações e o Santa só esperando a boiada passar.

  60. Não vou criticar o time, acho que dentro das limitações jogou de igual para igual!! Mais não podemos esquecer das mazelas que temos no elenco e já está na hora de mandar pegar o canal!!

    samsung
    Paulo Cesar
    Danilo Santos
    Marquinhos
    Thiago (dejetos de intestino)

    Sou totalmente contra colocar pra fora o André dias, nenhum jogador pode ser avaliado com 15 minutos, no minimo 3 jogos, e ontem gostei da movimentação dele. calma com o cara por enquanto!!

    Arnildo!! Thiago não está sendo malhado pelo jogo de ontem, e sim pelos os demais.

  61. dois laterais,
    um meia
    um zagueiro
    um atacante

    o pau vai cantar agora meu fi, esse sim é um campeonato importante,já imaginaram em 2014 comemorando o centenário, lançando livro,etc… e jogando a série C??

    ABRE O OLHOOOOO

    • Acho que seriam dois zagueiros.Vágner demora para voltar e não estava jogando bem quando saiu,aliás a zaga melhorou com sua saída.

  62. oxi liberem meu comentário não disse nada de mais!!

  63. santana moura
    63

    Pelo que li dos comentários postados, não percebo que as pessoas estão metendo o pau em ninguém, especificamente, mas não se pode omitir as observações que devem ser feitas para que tenhamos uma equipe forte, uma verdadeira constelação para ultrapassar a série C.

    Tem jogador que está muito ansioso e isto atrapalha, mas são seres humanos, tem outros que parecem estar com o ego inflado, também não ajuda. Melhor é conseguir enxergar os erros agora. Isto não significa que o time deve ser crucificado, em hipótese alguma. O técnico e os jogadores tem créditos extras, mas abramos os olhos já. O Santa jogou de igual para igual com o Inter (aqui e lá); a diferença foi D’Alessandro, não se pode negar, além das circunstâncias. Não podemos cobrar atuação excepcional de jogadores que entram com a partida em andamento e não apresentam o mesmo ritmo dos outors, mas temos que melhorar, sempre.

  64. Gleibson
    64

    Vamos aproveitar esse final de semana e curtir o Tricampeonato.

    Limoeiro ——————17/05, às 19h
    Olinda ———————18/05, às 14h
    Ipsep ———————-18/05, às 17h
    Maranguape II ———–19/05, às 10h
    Abreu E Lima ————19:05, às 9h
    Vitória de Sto Antão —-19/05, às 15h

    Nova musica nas paradas para escutar nas festas

  65. rubemjunior
    65

    Bom dia amigos Corais,

    Não estamos aqui metendo pau no técnico, ele está fazendo milagres.
    Agora não podemos nos calar, com as substituições realizadas pelo mesmo.
    Colocou dois jogadores que estão na lista negra de dispensa, será que eles iriam ter motivação para o último jogo deles? MM errou ao colocar o D.Santos na partida, era para ter colocado o Caio Tavera, continuaria com o esquema, o Caio é canhoto igual ao Renatinho.
    Sobre o Raul, o cara estava jogando ao lado de três volantes, ele olhava para quem passar a bola e não encontrava, vocês queriam o que?

    Sobre o T.Costa, não vou nem falar, se alguém se disponibilizar para pesquisar quantos cartões amarelos e vermelho esse cidadão já levou na campanha do Bodão e CB coloquem no ar.

    Sobre o Marquinhos, não vou gastar minha vela com defunto ruim.

    No mais, o Santa Cruz está no caminho certo.

  66. O maior mérito de Marteloti é o perfil psicológico que ele conseguiu dá ao time. Time tranquilo, joga seu jogo independente de qualquer coisa. Muito competente também taticamente, time mais organizado dos últimos tempos. Estou gostando de ver.

    Ontem, ele errou feio botando Danilo Santos. Perdemos o jogo em duas trocas equivocadas, mas faz parte.

  67. Aviso!!

    A carreata de Bezerros vai ser no sábado as 14:00 horas, por ser feriado em Bezerros!! A cidade comemora idade nova!!

    Não tem bafômetro e o alcool vai tapá com barro kkkkkkkkkkkk

  68. rubemjunior
    68

    Muito emocionante.

  69. rubemjunior
    69

    Recordar é viver, sempre.

  70. vava da tosa maceio
    70

    a tosa convida a todos tricolores que moram ou que estejam de passagem em maceio para a carreata em comemoração ao tricapeonato conquistado pelos nossos guerreiros no proximo domingo concentração apartir das 8:30 horas saindo do alagoinha (ponta verde) as 9:00 horas com destino ao manos bar no feitosa onde faremos uma grande festa com fogos e distribuição de um cd tributo coral com musicas do nosso glorioso santa cruz espero contar com a presença de todos com uniforme a carater do do nosso clube saudações do amigo vava da tosa

  71. Já começou a frescura de jogador ta saindo do time!!

    já estão falando que os rosados estão levando Thiago cardoso e o impresário dele falou que no contrato tem uma cláusula que ele pode sair do santa cruz sem pagar nada, ou mesmo ser dispensado.. agora lascouuuuuuuu

    se isso é verdade já vi que não aprendem mesmo!!

  72. Marcos Coral
    72

    A GloboCoisa não se cansa de comemorar a desclassificação do Santa na CB. Os caras são nojentos. No NETV disseram que o Santa não resistiu ao Inter e só passaram os lances deles. No GloboCoisaEsporte mostraram apenas os ataques do Inter, com exceção do gol perdido por Renatinho. Vendo aquilo, parece até que fomos massacrados. Em nenhum momento, falaram sobre a boa apresentação do Santa.

    Tenos que fazer a maior carreata que o Recife já viu. Aí eles vão ter que aguentar.

    • O problema que tirando memso o lance de Renatinho o Santa se omitiu de chutar de agredir mesmo isso não podemos negar nesse jogo.

      nas tambem não e pode dizer que o Santa foi mal tendo em vista a situação e desgaste.

      O inter se aprveitou do melhor condicionamento físico descansado e com um jogador diferenciado.

  73. Aline Moura
    73

    Ótimo texto, mainha. Só vi hj, infelizmente o Santinha já eliminado dá Copa do Brasil. Mas o domingo passado continua bem vivo em mim e faz o efeito da chuva na terra seca. Uma vez escrevi: eu amo o Santa até quando não amo. Imagine amando. Rss

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *