Celebração coral

Aniversário-TC

Celebrar é um verbo transitivo direto, forte, robusto, cheio de glamour. Hoje, 6 de dezembro de 2013, ele será empregado, aqui neste espaço, com muita propriedade por quatro motivos. O primeiro deles é o que me move a escrever estas linhas. Trata-se do aniversário do Torcedor Coral que completa sete aninhos de existência.

Sete, no entanto, é um número cabalístico, tanto quanto a visita da cobra coral que recebemos, quando da comemoração do tri campeonato pernambucano, na sede física do TC. Sete é também um número finalizador. Com ele encerraram-se as pragas do Egito, que para nós representaram os anos de poço, profundo poço das séries “D” e “C”. Em sete anos vimos o nosso Santas Cruz subir e descer, descer e subir e com isto testemunhamos sua torcida subir e subir, levando de volta, em seu bojo, um Santa Cruz ainda mais forte, mais calejado nas agruras das divisões inferiores do futebol nacional. O TC esteve presente nesta caminhada e chega neste dia celebrando a vida e a renovação, a sua e a do tricolor do Arruda, convidando para uma nova era, para um novo tempo, tempo de ser feliz.

Este Blog alegre, democrático e formado na diversidade da vida não poderia deixar de celebrar tão importante data, principalmente, com toda maluquice que faz parte dos editores, cronistas, colaboradores e simpatizantes. Aberto ao desabafo dos santacruzenses, controverso ou afinado, o Torcedor Coral tem contribuído com o debate para que tenhamos um Santa Cruz glorioso e sempre ávido por novas conquistas. Que façam música lá no céu Capiba, Chico Science e Luiz Gonzaga, pois na terra a luta continua e o clube das três cores, na verdade, é a própria razão de existir do estilo provocador de ser dos que militam nesta cancha de diferenças.

Sete anos se passaram desde o nascimento do TC. Estamos deixando agora a primeira infância, com uma imensa bagagem de experiência e aprendizagem que nos estimula a continuar dedicando parte do nosso precioso tempo a escrever sobre a nossa maior paixão, a coral. Em nome do amor estamos a engrossar as imensas fileiras repletas de amantes que se espalham pelo mundo inteiro, gritando de alma escancarada: como é bom ser Santa Cruz; como é bom ser Torcedor Coral.

As outras três razões da celebração se somam e completam a alegria do aniversariante; 2013 foi um ano inesquecível, tanto quanto aquele no qual atravessamos o dilúvio para encontrar e torcer pelo nosso Santinha nas terras da Paraíba. Foi um período de conquistas indescritíveis. Vencemos o Sport, mais uma vez, dentro de sua própria casa e nos sagramos tricampões pernambucanos de futebol. Conquistamos o acesso à série B, com gol de Caça-Rato e ascendemos ao lugar mais alto do pódio ao levantar a taça de campeão brasileiro da série C, sem tapetão, sem embate judicial, tudo na base da garra, no melhor jeito come grama.

Parabéns para o TC, parabéns, também, pra você que nos acompanha, repercute e instiga. A você que lê as crônicas e resenhas, desabafos e ensinamentos e comenta nossas loucuras, o nosso agradecimento. Esperamos agora ansiosos por dezembro de 2014, para narrar sempre com muita emoção o nosso acesso à série A, pois parece que nos acostumamos a pensar grande e quem pensa grande faz sempre uma caminhada mais brilhante. Felicidades a todos os tricolores das Repúblicas Independentes do Arruda. Felicidades Torcedor Coral. Nós merecemos!

 

30 Comentários

  1. Artur Perrusi
    1

    Não tinha pensado no número sete como cabalístico. Claro, claro, as sete pragas do Egito… Tudo a ver.

    Parabéns TC! Parabéns Santana Moura!

  2. É interessante a gente olhar para trás. Lá, no início, não tinha ideia que duraria tanto tempo. Aliás, o TC nasceu para ter um único texto, depois fecharia as portas. Sinceramente, não sei o que o fez continuar.

    Também é difícil imaginar como resistimos por tanto tempo. Em alguns momentos, achei que a gente fecharia as portas, tamanha a tristeza e o desencanto. Difícil demais também é conciliar o tempo disponível das pessoas que escrevem para manter o site no ar. Sem contar nas pessoas que nos aturam por tanto tempo. que bom que escolheram o nosso site para debater o Santa Cruz.

    Viva longa ao Santinha! Vida longa ao TC!

    Saudações corais,

    Dimas Lins

  3. Tricolor Revoltado
    3

    Parabéns a todos que fazem o TC.
    Parabéns Santana Moura – sou fã dos seus escritos!

    Parabéns Dimas, Perrusi, Paulo Aguiar, Bosquímano, Valença, Santana, Gerrá, Fabiana e Lisieux. Vocês são a nossa orgulhosa bandeira de comunicação, levantada em tempos difíceis e hoje, vitoriosa junto com o nosso querido Santa Cruz!

    Nós sabemos que financeiramente vocês não ganham nada com esse trabalho em favor de nós torcedores, portanto, rogo que o bom DEUS derrame uma grande BENÇÃO sobre suas vidas e a de seus familiares. Deus vos abençoe!

  4. É isso aí.

    Parabéns a todos os editores, leitores, simpatizantes, expectadores e os “postores” (os que postam vez em quando por aqui).

    D. Santana Moura, valeu.

    Vamos ser 7 vz campeões, pq 6 já caiu de moda, tá cafona. hehehe.

    • marcelo almeida
      4.1

      Maiela Jr, parabéns aos (im)postores também (os chamdos fakes) rs rs rs

  5. Marcos coral
    5

    Muito bom Santana !

    Junto-me aos demais para parabenizar o Torcedor Coral e, especialmente, os criadores/autores que o fazem existir.

    Obrigado pela existência desse fantástico espaço Tricolor.

    Vida Longa ao TC !!!

  6. Parabena a todos que fazem esse veículo,

  7. Parabéns e vida longa ao blog e a todos esses apaixonados
    que fazem e seguem o TC.
    Saudações corais.

  8. Eduardo Ramos
    8

    Vim do saudoso Blog do Santinha e me tornei um Cidadão deste mundo imaginário e muito real chamado Torcedor Coral.
    A Dimas, Artur & Companhia Coral Ilimitada, as minhas congratulações pelo sucesso, pelos belos textos, e que o Torcedor Coral viva eternamente!

  9. Parabéns a Dimas e a todos que fazem esse blog e que a partir de agora os próximos textos do blog seja sempre enaltecendo as glórias do nosso tricolor!

  10. E sobre a punição, injusta, que teremos que cumprir pela briga de torcida ocorrida lá em Maceió contra o CRB. Além de multa teremos os 3 jogos da primeira fase com mando de jogo longe do Arruda. No nosso grupo tem Bahia e até mesmo com CSA, ou seja, jogos que traria bons públicos no Arruda que vamos ficar no prejuízo!

    A diretoria precisa se pronunciar sobre o fato a estreia já é 19 de janeiro.

  11. Parabéns a todos do TC.

    Se realmente confirmar a punição, então é a hora de jogar lá na casa das bonecas, prá ver se acalma o espírito de Dudu malvadesa, (vulgo Eduardo Campos).

    • Se for confirmado a punição, tem um limite mínimo de distancia pra cumprir o que inviabiliza o jogo no dudumbo!

  12. Arnildo Ananias de Oliveira
    12

    Parabéns efusivos a todos q fazem este blog e, lembrem-se: “uma grande jornada começa com um pequeno passo”, como diz o provérbio chinês.

    E esse passo foi dado este ano. 2014, ano do nosso Centenário, espero concretizar todos os nossos sonhos futebolísticos, quais sejam: levantar o Campeonato do NE (e, consequentemente, obtermos o acesso à Sul-Americana, o Tetra (de preferência em cima daquela praga do Egito); o máximo possível na Copa BR e, PRINCIPALMENTE, o acesso ao Campeonato Brasileiro (leia-se Série “A”, q é o nosso lugar, donde não deveríamos ter saído NUNCA).

    Quem conheceu bem um Vitória da Bahia que nem eu, nos anos 70, um time “sem alma, sem títulos e com pequena torcida (se comparada ao gigantismo da torcida do Bahia à época) e vê o desempenho deste Clube hoje nos Nacionais sabe muito bem que, COM SERIEDADE E HONESTIDADE, isso É SIM FACTÍVEL. Principalmente se levarmos em conta essa massa torcedora que possuímos.

    Sei que o APATHEID – apesar do grande Mandela – ainda é muito grande. Mas, quando lembro que compramos o DETINHO (ou São Detinho), na “calada da noite” e o troxemos pra Recife praticamente às escondidas, pra evitar a IRA dos torcedores da burro-preta baiana, SINCERAMENTE, vemos como nos apequenamos no CENÁRIO NACIONAL.

    Mas, “miremos o objetivo e NUNCA paremos para dúvidas”.

    É o que penso e são esses os meus votos.

    SAUDASANTA e

    um Feliz 2014 REPLETO DE GLÓRIAS E CONQUISTAS PRA TODOS QUE FAZEM ESSA IMENSA E APAIXONADA NAÇÃO CORAL!

  13. André Tricolor Virtual
    13

    Parabéns ao TC e todos os editores, além dos torcedores que acompanham e vivem esse espaço com tanto fervor e carinho.

    Abraços a dona Santana por mais um excelente texto e deixar aqui meu desejo de conhecê-la pessoalmente, além de rever os amigos Dimas e Artur, que tenho grande admiração e respeito.

    Ótimo fim de ano a todos, vida vitoriosa ao Santa daqui pra frente e vida eterna ao TC.

    VIVA SANTINHA !!!

  14. Ricardo Oliveira
    14

    2013, de fato, foi um ano sensacional, em termos de resultados, que é o que importa, para nosso Santa. Mas, sofremos um bocado no início do campeonato nacional… Felizmente, passou, o ano foi vitorioso e agora é seguir o rastro da vitória, aumentar o quadro social e contribuir para fazer esse clube cada vez mais forte. Parabéns, D. Santana! Parabéns, TC!

  15. Acabei de chegar morro da conceição e na minha caminhada de ida até o morro saindo de cavaleiro foi ver muitas casas com a bandeira do Santa Cruz isso significa que a alto estima da nossa torcida esta em alta, vamos encher Pernambuco com a nossa bandeira.

    • Santana Moura
      15.1

      Geibson, mesmo quando o Santa estava na escura série D nunca deixamos de portar nosso manto sagrado, mostrá-lo às pessoas, se orgulhar de fazer parte deste filão histórico de pessoas pra lá de apaixonadas!

  16. Como é bom ler um texto da Santana. Permita-me dizer, parece que estou em outra época, uma época mais agradável e interessante que a atual, quem sabe mais humana. Parabéns ao pessoal que faz esse blog. A impressão que dá é que as pessoas escrevem aqui mais desarmadas, mais leves, menos agressivas. Aqui é mais difícil ler palavrões e agressões. Queria expressar minha opinião sobre o tal centenário. 100 anos não quer dizer absolutamente nada para mim. 100 é só um ano antes de 101 e depois de 99. Não acho que o Glorioso Santa Cruz tenha obrigação nenhuma em ganhar os títulos por que faz 100 anos. Pelo contrário. Estou é comemorando nossa jornada exitosa. Estou é comemorando e muito o tricampeonato em cima da coisa satânica. Conclamo os tricolores a fazerem o mesmo. Relaxem e gozem a vitória. Vencemos contra tudo e contra todos. Somos os melhores e os maiores. Vamos acabar com essa paranoia angustiante de achar que o “pernambuquinho” não vale nada e que o importante é jogar uma série A. Eu detesto esses times poderosos do sul-sudeste. Quero ver é o Santa Cruz brigar de igual para igual com quem ele brigou. Vencer de maneira honrada em campo um título nacional. Repito, quero mais é que o flamengos, palmeiras e corintias se danem. O “pernambuquinho” só não vai valer para mim quando a coisa satânica ou a barbie vencerem. Vamos acabar com esse “complexo de vira-latas” e valorizar e muito os suadas conquistas. Como diria o Arnildo, é o que penso. Outrossim: quero parabenizar todos que contribuíram direto para nossa GLORIOSA jornada: ALN, Giap, Vica e, por que não, Constantino e até mesmo o Sandro Barbosa.

    • Arnildo Ananias de Oliveira
      16.1

      É ISSO AÍ L’AA,

      e eu quero é ser unodecacampeão. Tb ñ entendo essa de dizer q o pernambuquinho ñ vale NADA. Nessa época de vacas magras, aliás magérrimas, só ñ perdi minhas netinhas gêmeas pra coisa ruim e satânica dos quintos dos infernos, JUSTAMENTE POR causa desse TRI Campeonato.

      SAUDASANTA

    • Considero como falei antes no blogdosantinha que o Pernambuquinho tem sim sua 9mportância, pois se manter vitorioso e campeão estimula gerações mais novas de continuar nossa tradição de ser a maior de Pernambuco.

      Mas defendo que no momento atual, a prioridade do primeiro semestre deveria ser na C. do Nordeste por trocentoa motivos que dispensa ser citado aqui!

    • Santana Moura
      16.3

      Querido L’AA, autoestima é algo que se respira, sente. Eu tenho sentido, jornada após jornada, que a Torcida coral tem tomado mais consciência de seu poder, em todos os aspectos e isto nos leva a pensar sempre mais e amis alto, sendo importante para quem quer alçar vôo até o infinito. Saímos de um poço profundo tal como aquele cavalinho que de pedra sobre pedra conseguiu sair do buraco. Vamos que vamos para 2014 com muita fé e disposição. Ao tetra, à Copa Nordeste, Copa Brasil e Brasileirão. nenhuma destas competições pode ser relegada. Pelo Santa tudo de bom, mesmo que sempre com muita dificuldade!

    • Concordo com suas palavras Luis. De fato, se fosse para escolher: e nós vemos este tipo de escolha com frequência: um clube botando um time menor para uma disputa e o melhor para um título mais interessante…se fosse para escolher eu também daria prioridade para o nordestão. Ganhá-lo é mais interessante que o tetra pernambucano. Já pensou o Santinha na sulamericana?

  17. santana moura
    17

    Em 2014 comemoraremos o centenário do Santa e o ano 8 do Torcedor Coral com ótimos clássicos, que venham Fluminense e Vasco,CBF e arbitragem, pois já estamos acostumados. Para o Santa nada é fácil!

  18. Ricardo Oliveira
    18

    Temos que comemorar mesmo, lavamos a alma em 2013… Com relação ao próximo ano, é o de sempre, lutar, lutar e lutar… Trabalhando com seriedade, o resultado aparece. Mas, deixando a racionalidade de lado (só um instante), se tiver que escolher, considerando coisas excludentes, que não são, preferiria ser tetra na Casa de Festejos a ser campeão do NE da B kkkkkkkkk Isso não traria dividendos para o clube, mas seria um banho de felicidade kkkkkkk Gozação garantida por um bom tempo kkkkkkk

  19. Aline Moura
    19

    Mainha, sete anos realmente é uma idade incrível, não só para uma criança, que está descobrindo a vida, como para um casamento ou um projeto. Uma criança segue firme na formação da personalidade, aos sete, sem entender muita coisa sobre a vida, mas os anos passam diferentes na construção de um casamento ou de um projeto, porque existem dificuldades pelo caminho que só são superadas com o que há de melhor em cada um.
    Para dar certo, é basicamente importante ter alegria, coisa que vejo muito por aqui, apesar de todas as dificuldades que passamos nos últimos anos.
    Além das críticas construtivas, alimentar a alegria e a esperança foi o que meus queridos amigos, incluindo a minha mãe, fizeram aqui nos últimos anos aqui, no blog do Torcedor Coral: um casamento com a torcida, um projeto com o Santa Cruz. Vejo mais afinidades que divergências entre os integrantes do blog e fico feliz com isso porque, para continuar juntos, é necessário afinidade, química e desejo. Sonhos de crescer, sonhos de ter para onde ir e melhorar. Isso eu vi com a criação daquele programa super louco que vocês fazem na internet, um filho do blog do Torcedor Coral.
    Parabéns, meninos, por terem convidado minha mãe para fazer parte dessa família. Agradeço por ter um pedacinho de mim ai, sangue do meu sangue. Conhecer vocês foi uma grata supresa. A vida está cheia de pessoas mais ou menos, sem paixão, e vocês, pessoalmente, carregam uma característica que admiro muito nos meus amigos. A intensidade. Bjs.

    • Santana Moura
      19.1

      Intensa assim como suas sempre pertinentes palavras, Aline. Emocionei! Isto é besteira, vivo me emocionando por aqui!

  20. O que tá passando por minha cabeça agora é o que todo tricolor está pensando: duas vagas a menos no próximo ano. Tudo indica. E não é por causa de eventuais ajudas da arbitragem. Nos dias de hoje, acho isso pouco provável. A questão é uma só. Como ensinou Marx de maneira radical no Século XIX. O dinheiro manda. Ora fluminense e vasco são infinitamente mais ricos que o pobre Santa Cruz. Em nossa sociedade, como disse Mário de Andrade: o dinheiro é o currículo vitae do mundo! Terão mais time, melhores jogadores, melhores treinamentos. Isso quer dizer que já estamos derrotados? Claro que não! Por isso Giap foi tão importante para nosso êxito. Ele ensinou que não é sempre que o mais poderoso vence. Por isso a torcida, entendendo sua importância o homenageou, estimulando nossos jogadores. A vitória nos aguarda!

    • L´AA, para que tenhamos êxito em 2014, será
      preciso um bom planejamento, boas contratações
      e bons contratos com patrocinadores e televisão,
      espero que a diretoria tenha a malícia necessária
      para agir da melhor maneira em pró do Santa Cruz.
      Ficou difícil, claro que ficou, mas, já estamos
      acostumados, nada cai do céu para nós, sem que
      não venha acompanhado de raios e trovões.

  21. Sinceramente, eu estava torcendo pelo rebaixamento do Vasco e Fluminense. E espero que em 2014 caiam Flamengo, Botafogo, Corinthians e a coisa ruim do Sport e se juntem ao Vasco e fluminense para disputarem a série B de 2015. Tenho 99% de certeza que isto vai ocorrer! kkkkkkkk.

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *