Caça-Rato e a consciência negra

Consciencia Negra

O dia 20 de novembro, no Brasil, é dedicado à “Consciência Negra”, movimento surgido na década de 70 para referenciar Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares (que durou 100 anos), morto na trincheira de luta pela liberdade de um povo nobre que, arrastado violentamente de suas nações na África, foi trazido para solo brasileiro a fim de servir aos brancos invasores, tanto nas casas grandes quanto na lavoura.

A resistência histórica e heroica daqueles seres humanos diante dos maus tratos, humilhações e discriminações aqui sofridas não cessou com a falsa libertação “concedida” pela Princesa Isabel pelas lutas de base e por pressão política. Os negros continuaram excluídos, jogados à própria sorte e muitas vezes tendo que se marginalizar para continuar vivos. De alma sensível, força física inquebrantável e musicalidade acurada, o negro constituiu e construiu parcela significativa de toda riqueza desta nação, em todos os sentidos.

Não obstante a rica herança cultural que o povo africano nos legou, na pele de seus descendentes brasileiros, esta massa gigante de pessoas permaneceu sob a égide do preconceito, ora aberto, ora velado e como diz Edson Gomes: jogados nas cozinhas e senhores das favelas. Nesta condição, poucas chances tiveram de mobilidade social. Os que ousassem contrariar esta lógica elitista eram logo dissuadidos de prosseguir sua escalada. Contudo, o sangue guerreiro que corre nas veias dos negros não lhes permitiu debandar da caminhada. O dia da Consciência Negra celebra justamente isto, a busca por direitos e por um lugar ao sol, o empoderamento de uma raça.

Depois deste longo preâmbulo vocês já devem estar se perguntando: o que isto tem a ver com Caça-Rato?  Respondo: tudo. Aliás, é a primeira vez que me dirijo ao Flávio Recife, aqui no blog, pelo seu codinome, porque considero o nome um dos mais fortes elementos da identidade pessoal. É a marca registrada de cada um, enquanto o apelido muitas vezes pejorativo, em alguns casos, tem o propósito de diminuir e humilhar.

Lembro o quanto os torcedores xingavam o menino-rapaz, hoje homem, por suas corridas destrambelhadas, seus dribles impensáveis e os gols perdidos. Perdidos agora só na lembrança, pois Caça-Rato passou a representar a parcela mais vívida e mais aguerrida da imensa torcida coral. Como esquecer o gol do tri campeonato 2013 e o gol do acesso à série B, recentemente. Por tudo isto, ele já escreveu, com letras maiúsculas, seu nome na história do clube das três cores.

Então, nesta semana que simboliza a Consciência Negra, exalto Flávio Recife, legítimo representante da etnia, triplamente qualificado na persistência, temperança e predestinação, para que exorte a sua cor com orgulho. Lanço sobre ele um olhar não como parte da mídia o vê – números de audiência ou modismo – mas com o reconhecimento de que, mesmo com todas as suas limitações técnicas ele é, na simplicidade de seu ser e estar no mundo, uma diferença no elenco do Santa Cruz.

Sobre ele toda falta é permitida por parcela significativa dos árbitros que atuam nas partidas. Para aqueles não importa a gravidade da infração, desde que a torcida não proteste e, muitas vezes não protesta mesmo. Eles que deveriam ser os guardiões do jogo limpo e responsáveis por resguardar a integridade física dos jogadores, parecem imaginar que Flávio não precisa de defesa das regras do futebol. Então, de acordo com este pensamento excludente, tudo pode rolar, de modo que somente quanto ele voa pelos ares a violação é marcada. E o Caça-Rato, perseverando no seu objetivo, termina por contribuir, decisivamente, com os bons resultados de sua equipe, de seus companheiros corais.

Com tanto sucesso assim ele conseguiu sair do lugar de “Zé Ninguém” que muita gente o colocava, para ocupar manchetes, discursos, artigos e vídeos contando suas proezas na vida, dentro e fora de campo. Um resistente, que não por acaso chamou muito mais à atenção quando pintou o cabelo na cor dos dominadores galegos. Parece ter ficado mais visível. É assim que muitos dos excluídos conseguem se destacar – a pele na cor da África e o cabelo loiro por imposição cultural. Isto, no entanto, não os torna um deles e a diferença permanece. Portanto, nesta semana em que se comemora a luta dos negros por respeito e direitos, que o Caça-Rato, exemplo para tantas crianças pobres e excluídas que nele se espelham, volte a ostentar a cor original de seus cabelos, com a altivez de sua etnia correndo no sangue e na alma e que continue brilhando tanto quanto o sol, sem precisar mudar em nada as suas origens. Que não se empolgue demais com a fama; é muito melhor o sucesso.

63 Comentários

  1. Artur Perrusi
    1

    Grande texto, Santana. Bonita e pertinente sua homenagem à consciência negra. Caça-Rato é um caso de reversão de apelido. Tornou seu apelido um aliado e até motivo de orgulho. Tornou-se a cara do Santinha.

  2. O texto esta maravilhoso. Quanto ao Caça Rato ele é uma pessoa excelente. Desejo a ele e aos demais jogadores do Mais Querido muita sorte, garra e disposição para enfrentarmos o Sampaio Correia nesse final de semana. Espero que os jogadores do Santa Cruz joguem uma grande partida e tragam um magnífico resultado para o nosso estado. Vamos com tranquilidade, mas com muita determinação pra cima do time maranhense. Boa sorte Santa Cruz. Boa sorte família coral. Vamos fazer aquele pensamento positivo, vamos apoiar o Mais Querido.

  3. André Tricolor Virtual
    3

    Dona Santana,

    Que texto!

    Sábias palavras e com um teor de justiça e reconhecimento do que antes foi marginalizado pelo seu apelido e pelo seu baixo nível técnico.

    Hoje com sua importância dentro de campo e fora dele, se pode perceber uma pessoa doce, de um excelente caráter que desejamos ainda muito sucesso, além daquilo que não podemos enxergar as vezes, que é o coração e a alma boa!

    Parabéns ao Caça Rato, que tanto representa a alma Coral.

    VIVA SANTINHA !!!

    • Hélio Mattos
      3.1

      Cara escriba Santana, desde os momentos em que ele quis mudar para Flávio Recife que eu não canso de dizer que ele estava jogando fora uma tremenda de uma oportunidade ocasional.
      Um nome que se encaixa é como um portal.
      É como uma oportunidade única, a beleza ou a falta dela, num momento e num ambiente apropriados.
      Agora é só deliciar-se com o óbvio.
      Só espero que tanto ele quanto a diretoria do Santa compreendam isto.
      Saudações Tricolores!

    • Santana Moura
      3.2

      Lindas palabras André!

  4. Hélio Mattos
    4

    Obrigado Zé Teodoro.
    Eu fui um dos que pediu sua cabeça quando daquele horroroso vexame dos 3 a 1 contra a coisa (VTNC!) nas vésperas do carnaval e eu, como toda a torcida, estávamos certos.
    Mas tu fosse lá, ouvisse, nesse caso, um pouco de nós e nunca mais botasse Carlinhos Bala como volante, nem mesmo como nada representativo e voilá!
    Bicampeões!
    Obrigado cara, de um jeito ou de outro tu nos fizestes Bi. Na ilha da fantasia, com todo o circo e sua superprodução armadas.
    Sou um dos que apoiam os que te chamam de Zé Retranca, posto que és retranqueiro mesmo mas…também sou um dos que te vi se contorcendo à beira do gramado, como todo e qualquer bom tricolor.
    Só não gosto quando te chamam de Zé Ruela ou coisa (VTNC!) parecida, pois acho de um desrespeito tremendo.
    Desrespeito com o homem, com o velho craque, com o pai de família.
    Obrigado Zé Teodoro.
    Bicampeões e série C!
    Repito então; sou um dos que apoiam os que te chamam de Zé Retranca, posto que és retranqueiro mesmo mas, defenestro quando vejo pessoas, até hoje em dia, te tratando como Zé Ruela, ou adjetivos/jargões de tão baixa qualidade.
    Respeito é bom e todo mundo gosta não é?
    Eu também.
    Houve momentos de raiva e neles tudo era aceitável.
    Mas hoje, agora, série B, Tricampeões pernambucanos, você tem o meu óbvio respeito.
    Seu tempo no Santa Cruz já passou e seja feliz por onde você caminhe.
    E vá com a certeza de que deixou um Tricolor das bandas do Arruda feliz, agora sem raivas nem mágoas muito menos desrespeito.
    E não é que tua retranca de um jeito ou de outro funcionou?
    Obrigado Cara, vai com Deus!

    • Arnildo Ananias de Oliveira
      4.1

      HÉLIO MATOS,

      muito pertinentes tuas palavras pois uma das coisas (VTNC) mais admiráveis num ser humano é o sentimento de GRATIDÃO. Nesse aspecto também sou e serei sempre ETERNAMENTE grato ao mesmo, apesar dos seus defeitos que não foram poucos (ausência de critérios de MERITOCRACIA, etc).

      Aproveito o ensejo e digo o mesmo do DM9. Aliás, não sei qual foi o mal que este rapaz fez ao nosso SCFC pra ser tão tripudiado por certos torcedores. Tivesse o mesmo com RITMO DE JOGO IDEAL, jogando ao lado do também grande AD99, éramos pra estar impondo goleadas homéricas em cima dessas carniças que temos enfrentados, a exemplo deste último jogo no Arruda.

      É o que penso.

      SAUDASANTA

    • José Carlos
      4.2

      Concordo. Temos q dançar cfe a música e aquele momento pedia isso. Valeu Zé.

  5. Dona Santana

    Seu texto é bom quando se fala apenas do caça rato, ponto.
    Agora, falar de Zumbir como exemplo de libertador de uma raça, é história da carochinha. Zumbi foi um dos negros que em seu quilombo possuia cativos e vivia como todos os senhores de engenho de sua época, vendendo e negociando escravos, fato.

  6. Arnildo Ananias de Oliveira
    6

    SEI Ñ, MAS POR FRESCURA PARECIDA e o SCFC (E SUA TORCIDA) IR NA ONDA DESSA IMPRENSA BURRO-NEGRA,

    barraram o “indisciplinado” AILTON numa decisão contra a coisa dos infernos e jogamos fora O TÍTULO + GANHO DO MUNDO.

    Esse indisciplinado não servia pro SCFC mas serviu pro batavo WERDER BREMEN da Alemanha, tendo se constituído um dos maiores artilheiro DE TODOS OS TEMPOS em terras germânicas, POR SEGUIDAS TEMPORADAS.

    Espero “rasgar a boca” e que baixe o espírito do Romário no Siloé e ele faça uns três gols domingo!

    Acho que vou no domingo de manhã rezar ouvindo os cantos gregorianos lá no Mosteiro de São Bento, em Olinda, já que somos um time de monjes. SANTANA MOURA, não sei pra que servem coaches e psicólogos, no Santa Cruz. Aliás, no Botafogo, os psicólogos também recomendaram a NÃO CONTRATAÇÃO de um tal MANÉ GARRINCHA.

    SAUDASANTA

  7. Tricolor Revoltado
    7

    A foto de Caça-rato está estampada na pg principal do site http://www.globo.com.
    Uma ótima matéria do nosso garoto (marketeiro) propaganda:

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santa-cruz/noticia/2013/11/perfil-flavio-caca-rato-os-dramas-e-trajetoria-por-tras-da-irreverencia.html

    • Tricolor Revoltado
      7.1

      É…
      Parece que meu nome caiu na lista negra.
      Tudo que publico passa uma eternidade para ser liberado.
      Que pena.
      Tchau!!!!!

  8. Pois é não vão usar DM9, os atacantes da base foram também marginalizados.Nossos diretores como sempre esperam pela sorte.

  9. Ja que a nossa imprensa é omissa em relação a assuntos que mexa com a coisa vamos divulgar pelas redes socias, segue abaixo os jogos que neto baiano levou os cartões.

    Primeiro cartão jogando pelo goias
    http://conteudo.cbf.com.br/sumulas/2013/142190se.pdf

    segundo cartão jogando pela coisa
    http://conteudo.cbf.com.br/sumulas/2013/242320se.pdf

    terceiro cartão jogando pela coisa
    http://conteudo.cbf.com.br/sumulas/2013/242335se.pdf

    vamos divulgar.

    • Coronel Peçonha
      9.1

      Gleibson

      Ele recebeu um cartão pela série A e dois pela série B.

      Conta ou não conta?

      Veja o que GACIBA respondeu no dia 22/11/2013 em seu blog:
      http://sportv.globo.com/platb/blog-do-gaciba/2011/10/25/a-regra-dos-cartoes-amarelos-e-vermelhos/

      “73
      João Gabriel:
      22 novembro, 2013 as 6:13

      Gaciba, se um jogador é expulso na Série A por um time, e depois ele é transferido para um time da Série B, ele cumpre a suspensão no novo time pela Série B, ou pode jogar normalmente já que são competições diferentes?

      Cumpre sim João”

      Rapaz, se for confirmado, é bronca para o nosso co-irmão (kkkk!!!). CONTUDO, parece que os times têm TRÊS DIAS para pedir a perda de pontos, senão prescreve esse direito.

      O Santa Cruz é minha pátria.

  10. Acabei de mandar um email para a radio jornal andré luiz falou que não sabia dessa noticia de neto baiano pense numa imprensa nojenta essa nossa, moderação libera meu comentario acima

  11. Tricolor/RN
    11

    Tem um jornalista esportivo de renome no estado do Ceará,que está de posse dessa informação.Aguardemos noticias alencarinas.

  12. Ainda bem que já subimos, vou nem me aperrear com esse jogo. Vica cai na terceira rodada do NE.

    • Eduardo Ramos
      12.1

      Caro Jr., você quer a saída de Vica?! Nosso Santa Cruz estava sem comando, não vencia fora e com risco de rebaixamento. Sem contratar um único jogador, levou o time à melhor campanha de todos da Série C, venceu em jogos fora de casa inclusive nos dois jogos contra o Betim e Luverdense, está disputando o título da Série C, e você quer a “cabeça” de Vica?!

    • muito suspeito esse comentário sobre Vica. Vai pra lá Jr., que comentário mais burro.negro!

  13. Depois de Sandro qualquer um seria alçado a categoria de gênio. O elenco do Santa para o nível da competição era mais que suficiente, subir era obrigação. A ideia de que Vica nos salvou vai nos levar de volta para série C. O resultado final alcançado não pode esconder o futebol de baixa categoria apresentado pelo Santa neste brasileiro. No derradeiro jogo penamos em casa com estádio lotado para ganhar de um time de várzea. O pior foi ver boa parte dos torcedores maravilhados com o futebol de marion e outro perna de pau sonhando com suas contratações.

    • Apesar de respeitar bastante a opinião do Dr. Eduardo Ramos,concordo em parte com o que Jr. falou.

      Espero estar completamente errado mas creio que vica não nos dará muitas não…

    • Não sei como vai ser o nível da série B ano que vem, mas a deste ano foi fraquíssimo.

      É só ver a coisa que manteve a base(fraca) deles do estadual e subiram pra a com 1 rodada de antecedencia e mesmo assim com uma campnha cheia de goleadas sofridas, derrotas acachapantes mesmo dentro de casa!

      Se o nível da b deste ano fosse forte considerando essa campnha completamente irregular da coisa, brigaria pela 6°, 7° colocação!

    • E não falo pelo valor da folha da coisa que realmente foi alto pra série B só perdendo pro do palmeiras. mas sim a campnha realizada e o nível de futebol apresentado!

    • Eduardo Ramos
      13.4

      Em momento algum, foi postado aqui que Vica é gênio. O time é limitado, e é aí que se destaca a atuação de Vica.

      Quanto à série B, não se esqueçam que a pior defesa dos 20 times é a da Coisa.

    • Ô mané, esse time foi montado por SB. Tu tais de sacanagem né?

      Quem mais tá querendo que Vica não continue, não reestruture o elenco e monte um time que realmente jogue são os coisentos!

  14. Roberto Gomes
    14

    O comentário de Jr. deve ser melhor analisado não só com relação ao técnico Vica como a jogadores, muitos devem receber um muito obrigado e depois dispensados. Muitos tiveram papel importantes na serie “C” mas série “B” é outro nível, o pensamento deve ser outro para a direção, comissão técnica e jogadores. Como também eu tenho um pensamento diferente de todos, ficaria um ou dois anos na série “B” fazendo uma boa campanha, estruturando o clube, segurando os bons jogadores jovens com contratos longos e reforçando sempre o time sem se preocupar em subir e sim permanecer, dando mais atençaõ a base, aumentando o numero de sócios e campanhas de marketing com belos públicos nos jogos para chamar atenção da midia e de patrocinadores, para quando subir organizado e estruturado ficar na serie “A” um bom período, ao contrário de times que sobem e caem no outro ano porque não tem sustentabilidade.È não ter pressa para ir para a serie “A” em 2015, inclusive, acho que a prioridade para o nosso centenário deve ser a reformulação do nosso estádio, ou melhor, adaptação para a Arena Coral ao invés da serie “A”. Isso merece um bom debate em outra oportunidade, porque agora o foco é ser campeão !
    Saudações Corais.

    • André Tricolor Virtual
      14.1

      Grande Roberto,

      Compartilho do mesmo pensamento.
      É assunto para um bom debate.

      Assim como a Série B esteve em um nível baixíssimo, a A não ficou longe disso. Times grandes oscilaram baatante e como folhas e elencos consideráveis.

      Pensando no Santa, acredito que Vica tem condições de comandar o Santa em uma Série B, tendo em mãos um elenco mais forte do que competiu nessa Série C.

      Enquanto isso o foco é a final e posteriormente vamos aguardar quem fica e quem sai desse elenco vencedor.

      Abraços.

    • Permita-me discordar, analise os números:

      Patrocínio da groba na Série A para os deserdados do C13: 20 milhões.

      Patrocínio da groba na Série A para os deserdados do C13: 3 milhões.

      Um ano de séria A pode viabilizar muita de infraestrutura, inclusive o CT.

    • corrigindo:

      Patrocínio da groba na Série B para os deserdados do C13: 3 milhões.

    • O problema da série A é que memso faturando mais 20 mi e na B 3 milhões em ocmpensação estaria enfrentando clubes anos-luz mais estruturados e com grandes verbas. podendo ocasionar as pisas regulares que estamos vendo ai na barbie!

    • Concordo, Roberto.
      Devemos aproveitar o momento para estruturar o Clube.
      Investir no CT e nas divisões de base. Organizar o estádio, o departamento de marketing e facilitar a vida dos sócios.
      Aí sim, daqui a dois ou três anos pensar em série a.

  15. Eduardo Ramos
    15

    Vica devia substituri o sanguessuga Raul por Léo.

  16. Tricolor RN
    16

    Siloè , vai ao caralho

  17. Tricolor RN
    17

    Imprensa de Pernambuco vai ao caralho

  18. Tricolor RN
    18

    Governador vai ao caralho

  19. Tricolor RN
    19

    Quem torcer contra o Santa Cruz vai tambem ao CARALHO!

  20. Arnildo Ananias de Oliveira
    20

    ESSE SILOÉ É UM JOGADOR MUITÍSSIMO DO BUNDA.

    Eu colocaria o Jr Maranhão no seu lugar ou o doido do CR7 mesmo. Tb concordo com o Eduardo Ramos: tiraria o “sem alma” do Raul e colocaria o Léo.

    Se “rasgar a boca” com o Siloé ou o RAUL Ñ IREI FICAR PUTO Ñ.

    É isso aí.

    saudasanta

    • Respeito a opinião de Vica mas Neto ou Wagner,ambos da base,poderiam estar ao menos relacionados para este jogo,dado o nosso desfalque de 2 atacantes.

      E com relação a Siloé,as imagens(horríveis)tem falado por si…

  21. Tricolor RN
    21

    ESse vica ja deu o que tinha que dá, escalar e manter essa bosta de siloé , mostra que ele é um treinador limitado

  22. Arnildo Ananias de Oliveira
    22

    E AINDA TEM NEGO Q O CHAMA DE TIAGO FRANGOSO! PQP!

    Pra mim é o São TRIago Cardoso e, se Deus Quiser, dentre em breve, TETRAgo Cardoso. E, antes q esqueça: esse time boliviano é uma grande merda!

    Agora Siloé, Jonattan, sinceramente…

    E, pelo amor de Deus, VIVA TIAGO COSTA!

    SAUDASANTA

  23. Por que diabos contrataram jonathan e Siloé? O Rato joga muito mais, e olhe que não joga quase nada. O jogo de hj foi a tônica do campeonato – chutão do goleiro e posse de bola para o adversário. Com o traíra tínhamos um padrão de jogo, ainda que modesto. Hoje não há uma única jogada que possa sugerir a presença de um treinador, é jogar a bola pro mato, contar com nosso excelente goleiro e esperar uma falha. Tiago é de longe nosso melhor jogador. Quem será o craque do Sampaio que vamos sondar? Cleitinho, Chicão ou Ribinha? Domingo(ingresso na mão) a gente ganha essa porcaria com aquele 2 x 1 sofrido e espero dar adeus a essas presepadas.

    • Esse Jr. tá de brincadeira ou má-fé, vem aqui elogiar SB e insinuar coisas contra Vica.

      Passa fora burra-preta enrustida!

    • Jr, o estagiário foi estuprado hoje no Paraná. Mais uma vez.

    • Companheiro, o traíra é Marteloti. Sandro como treinador não merece ser nem citado. Pra mim, quando conseguimos o acesso, o norte mudou. Domingo estarei lá torcendo, mas sem aquela agonia do jogo contra o Betim. É indiscutível a má qualidade do elenco e a falta de criatividade do nosso treinador para o que virá no próximo ano. É apenas a minha inútil opinião.

  24. O time foi muito mal mesmo hoje. Mas essas oscilações são comuns de acontecer num time limitado como o nosso.

    Lembrando que contra o Luverdense agora jogamos bem fora e em casa!

    Ou seja, não podemos nos desesperar dessa maneira. O time é imitado e precisa ser qualificado é um fato unânime, mas também não é por causa de hoje que tem que ser tudo totalmente alterado.

    • Eduardo Ramos
      24.1

      Siloé, Jonatas, Raul e Renatinho, foram horríveis. Sorriso é mais imprevisível que chuva em novembro.

      Léo mostrou que merece uma oportunidade.

  25. Vica é técnico. E todo técnico tem lá suas teimosias. Deixar Siloé quase o jogo inteiro no jogo foi um crime. Aliás,conseguimos empatar o jogo com nove homens em campo! Seu Raul pelo amor de Deus. Como esse rapaz caiu de produção! Panda muito lento e preguiçoso.

    Não vou só falar do lado ruim. Thiago Cardoso, Everton Sena e Sandro Manoel jogaram muito bem. Mas, pra mim, quem foi impecável hoje foi Renan Fonseca.

    Esse é o time de empate que só lasca quem tem o segundo jogo em casa. Se bem pensarmos o Sampaio jogará pelo empate, até mesmo pelo 0x0 irá pros penaltis.

    • André Tricolor Virtual
      25.1

      Cobrão,

      Realmente Raul tem sido o pior jogador da 2ª Fase.Não jogou bem em nenhum dos 5 jogos até aqui.

      O bom de tudo isso é que o mesmo (ainda que injusto), está suspenso e não jogará na última partida do ano.

      No caso de Luciano Sorriso, tem um certo crédito pois estava a mais de 10 dias sem atuar.Leo teve uma boa atuação hoje.

  26. Hélio Mattos
    26

    Fora Siloé!
    Raul fora acho que é um ganho, desde que Vica não preencha a vaga no meio de campo com o (toc toc toc) Éverton Heleno…
    DM9 precisa tomar tento e não vacilar durante os treinamentos desta semana.

  27. Hélio Mattos
    27

    Nunca pensei que iria dizer isto, mas estou doido pra ver Tiago Costa em campo no domingo.
    Hoje, inclusive, houve uma jogada em que Renatinho, meio de costas, lançou a bola no ponto futuro da lateral esquerda e Panda não fez nem menção de entender que a bola seria para ele.
    A verdade também é que o Tiago (principalmente jogando ao lado de Renatinho) achou finalmente sua função, juntamente com a segurança fundamental para um jogador de futebol.

  28. guilardo pedrosa
    28

    Esse Sandro Barbosa realmente mostra a cara de quem se trata. Treinador feito nas coxas, incompetente e RANCOROSO. A demonstração que deu agora, de elogiar o ” CAMPEÃO DE ANEDOTAS” e criticar o Santa nas entrelinhas, apenas prova o que eu já sabia. É um mau-caráter travestido de torcedor do Santa Cruz. Se tivéssemos diretoria, esse rapaz deveria ser proibido de entrar no Arruda. O seu lugar é junto àquela pocilga do mangue.

    • Sandro recebe do Santa e fala mal do clube,seu contrato ainda existe pelo que consta.DM9 fez muita falta,estamos por um jogo e engolimos corda da impren$a pernambucana.Agora é torcer para que André Dias volte,senão vamos sofrer sem atacante de referência.

  29. Renovar com nosso goleiro já!Não podemos esperar mito por isso.

  30. Amigos:

    Este vica é um cara muito inteligente, porém, contudo, todavia, mais experto que inteligente.

    Briga com Denis Marques e mantém o cara no banco e o persegui. Sabe que o Denis têm o maior salário dos jogadores. Denis fora do Arruda, vai sobrar mais grana para vica revindicar melhor salário para si.
    Caso Siloé: não joga porra nenhuma, mas vica teima em escalá-lo. Tem treta nessa mato. É bom logo a diretoria abrir os olhos.
    Dizem as “boas línguas”, que vica em Campina Grande vivia com uc cheio de cana. Nesse jogo com o Sampaio, sua cara não negava nada. Senti o cheiro da manguaça pela TV. Vê se pode!
    Estamos de olho!

  31. PEDRO ZIMMERLE
    31

    Vamos fazer uma campanha na net para renovar o contrato com nosso melhor jogador, THIAGO CARDOSO!!!!!
    Seria uma contrataçao de peso para o nosso centenário.

  32. Coronel Peçonha
    32

    Senhores,

    Vejam os arts. 47 e 48 do Regulamento Geral das Competições:
    (http://imagens.cbf.com.br/201212/1644694637.pdf)

    Art. 47 – Nos casos em que um atleta seja transferido de um clube para outro, de séries diferentes ou da mesma série, serão levadas pelo atleta as punições aplicadas pelo STJD, pendentes de cumprimento.

    Art. 48 – Nos casos em que um atleta seja transferido de um clube para outro na mesma competição, serão levados pelo atleta os seus cartões amarelos e/ou vermelhos não zerados.

    Parágrafo único – A possibilidade de transferência de um atleta de um clube para outro, na mesma competição, deverá constar necessariamente do Regulamento Específico da Competição.

    OU SEJA, se as informações de GLEIBSON (COMENTÁRIO 9) estiverem corretas, o nosso co-irmão (kkkk) pode perder os pontos por jogar com NETO BAIANO.

    Os interessados – figueirense, icasa e ceará – têm três dias para pedirem a perda dos pontos (até quarta-feira).

    O Santa Cruz é minha pátria.

    • Eduardo Macedo
      32.1

      Acho que o jogador não estava irregular. Ele levou um cartão amarelo na Série A e dois na Série B. Logo, em competições diferentes. Então não se aplica o Art. 48, que fala na mesma competição. Já no caso do Art.47, ele levaria, mesmo em competições diferentes, as punições do STJD pendentes, o que não é o caso, pois o que havia de pendência era um cartão amarelo. Esse é o meu entendimento, gostaria de estar errado.

    • Coronel Peçonha
      32.2

      Infelizmente também acho que não, Eduardo.

      Dei uma busca no Google e não vi nada que mudasse isso. A resposta de Gaciba fala sobre cartão vermelho, que é suspensão imediata, confirmando o que você disse.

      O Santa Cruz é minha pátria.

  33. Esta passando na sportv o vt do jogo do Santa Cruz contra o sampaio

  34. Eu tava vendo alguns sites nacionais comentando sobre o nosso jogo de ontem e não concordei ao ver a maioria falando que o Sampaio foi melhor que nós e só seguramos o empate por causa do paredão tiago cardoso.

    Realmente tiago Cardos ontem foi muito bem quando exigido, mas foi uma no máximo 2 chances que eu lembre e no final da partida naquele momento da pressão po tá precisando vencer jogando em casa.

    O que eu vi foi um jogo feio de ambas as partes com a diferença qe o Sampaio até por tá jogando nos seus domínios domindando a posse de bola. mas sem dar perigo algum, sem objetividade contra nós tanto é que o amior susito pra nós foi apenas na final da partida. Durante o jogo foi um festival de chutes de longe por parte do sampaio com a bola indo pra mais longe ainda, sem contar os vários erros de passe, isso é pressão deles?!

    O Santa cruz como vimos jogou mal(diferente do jogo contra o Luverdense na semi) mas memso assim teve pelo menos 3 bolas perigosíssimas a de L Sorriso de cabeça logo no primeiro minuto de jogo que se fosse um bom cabeceador tinha tudo pra fazer, a de Panda que deu um bom chute passando pbem perto do gol deles e a de caça-rato que se ele fosse um pouco mais frio aproximaria mais do gol e colocaria no cantinho tendo em vista ele tá naquele momento praticamente desmarcado.

    Gostei da atuação de Panda( pra quem tá com ritmo de jogo quase nenhum) era evidente que ele ainda estaria travado ainda mais comparando as últimas(e apenas últimas) atuações de Tiago Costa que vem evoluindo. Mas Panda pelo menos mostrou que chuta bem e merece uma boa sequencia.

    Já Sorriso(que ja vem num ritmo de jogo grande apenas da parada recente) ontem me fez lembrar aquele jogador de quase toda temporada que nos deu muito aperreio! Espero que doingo ele jogue igual as últimas partidas da primeira fase!

  35. Santana,
    Um texto bem fundamentado nos faz sempre refletir além dele. Estou lembrando agora, migamana, de sua citação no Jogo do Acesso acerca do homenageado quando entrou em campo. Lembro de suas palavras como se fosse hoje: “Caça Rato, nosso Talismã”
    Agora, sempre que vejo qualquer referência ao Flávio Caça Rato, surge essa “associação livre e rápida” em meus pensamentos:
    Flávio Caça Rato = Talismã
    Por essa e outras razões, uma dia escrevo sobre essas três cores e todo conjunto no entorno delas que me toca no coração, é puro sentimento tricolor.
    Abraço carinhoso migamana, amo seus textos.
    Ana

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *