Santa Cruz, 101 Anos, Eternamente

E tudo começou assim...

E tudo começou assim…

Hoje, um time de futebol inicia a partida com 11 jogadores na linha e uma legião de torcedores nas arquibancadas. Mas, nem sempre foi assim.

Em 1914, ao soar o primeiro sinal de vida, o time dava o seu primeiro passo com: Abelardo; Alexandre, Augusto, J. Bonfim, J.Vieira; Luiz Barbalho, Orlando, Oswaldo; Quintinho e Augusto.

Recheado de garotos, já nasceu com o destino traçado: fazer história.

E foi com essa mentalidade que os meninos quebraram a maior das barreiras ao completar o time titular com o garoto negro Teófilo, responsável por criar um escudo inigualável capaz de proteger a todos das futuras ameças.

Em campo, as vitórias logo vieram…. 7 x 0 e 9 x 0 foram os primeiros placares. Em seguida, vitórias históricas contra o América-PE, o Botafogo-RJ e a Seleção Brasileira.

No meio dos garotos, os meninos Tiano e Tará reinavam absolutos. Até o dia em que Odívio Duarte resolver convidar Zequinha, Aldemar, Edinho, Rudimar, Faustino, Mituca e Jorginho. E, assim, o que era uma simples brincadeira de garotos passava a virar, também, uma paixão de gente grande.

Santa Cruz

E a paixão começou a ficar séria …

Gente como José do Rego Maciel que resolveu tornar o sonho de Aristófanes de Andrade uma realidade. Gente como James Thorp, responsável por promover as maiores festas do novo estádio. Gente como os irmãos Valença e Capiba que trataram de divulgar em versos o enredo deste conto para todo o Brasil.

Novos garotos iam chegando. Detinho, Givanildo, Ramon, Betinho, Luciano, Cuíca e Fernando Santana brincavam e encantavam. Com eles, novas paixões iam nascendo e títulos iam sendo conquistados.

A cada vitória, páginas inéditas eram escritas. Até o dia em que os adultos esqueceram de olhar o passado e deixaram de se responsabilizar pelo  futuro. Foi nesse momento que o maior patrimônio que foi construído ao longo dos anos assumiu a sua verdadeira paixão. A tradicional “poeira”, legião das arquibancadas, ouviu chamado de Anísio Campelo, e resolveu resgatar o amor de suas vidas.

O Santa Cruz foi salvo. Para sempre. Para viver, eternamente, ao lado de todos àqueles que trazem no sangue a mutação genética dessa paixão inexplicável.

Hoje, 3 de fevereiro de 2015, há 101 anos atrás, era produzida a mais bela das histórias.

A história iniciada com Abelardo Costa, Alexandre Carvalho, Augusto Franklin Ramos, José Glycério Bonfim, José Luiz Vieira, Luiz de Gonzaga Barbalho Uchôa, Orlando Elias dos Santos, Oswaldo dos Santos Ramos, Quintino Miranda Paes Barreto, Augusto Dornelas Câmara e Teófilo Batista de Carvalho…. vivenciada e escrita por milhões de torcedores apaixonados.

Parabéns, Santa Cruz Futebol Clube, 101 Anos !!!

 

Santa Cruz, 101 Anos de vida dos seus apaixonados torcedores.

Santa Cruz, 101 Anos de vida dos seus apaixonados torcedores.

 

22 Comentários

  1. Parabéns ao nosso amado SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE!

  2. As palavras acima de Paulo Aguiar confirmam: Nem as burraspretas que nos dirigem nos derrubarão, pelo contrario nos tornarão mais fortes. PARABENS QUERIDO SANTA CRUZ SEMPRE TE AMAREI.

  3. Santacruzense em Sampa
    3

    Parabéns ao Santa Cruz, meu amor eterno!

    E parabéns a todos nós da nação santacruzense!

    De corpo e alma!

  4. Santana Moura
    4

    Ficou lindo, o texto, Paulinho. Amei. Parabéns para todos nós!
    Que venha o futuro de brilho!

  5. Santana Moura
    5

    Parabéns, especialmente, para este coral resistente chamado Paulo Aguiar, que tem segurado as tintas escritas no nosso Blog, o TC. Que Deus continue te inspirando!

    • Paulo Aguiar
      5.1

      Parabéns a todos nós, tricolores santacruzenses!
      Você faz parte da nossa história de vitórias, Santana Moura.
      Viva Dimas e Artur!
      Viva o Santinha.

  6. Parabéns e tome vergonha!

  7. é o mais querido!

  8. Paulo Aguiar
    8

    #Santa101Anos

  9. Paulo Aguiar
    9

    Viva o Time do Povo!

  10. ernani jose barbosa
    10

    Homenagem pelo aniversário dos 101 do glorioso SANTA!!!

    O meu coração santacruzense CAPIBIANO

    Tenho o sentimento do mundo, mas minha alma é encarnada, branca e preta
    De tudo que sei no mundo dos amores somente este encontrei como verdadeiro
    O clube do povo, da poeira, dos sonhos, do êxtase e da consagração de uma nação
    Não vejo nada mais magnânimo, nas hostes terrenas, após a mãe biológica e o pai,
    Que a bandeira coral, encimada por heróis forjados no submundo da utopia eterna e escaldante da tarde ensolarada e da arquibancada fervente de uma torcida pujante e animalesca.

    Na vitrine do delirante amor coral, vislumbra-se uma pitada de loucura, associada a uma entorpecente alienação, capaz de tranformar-se das cinzas à fênix.
    Sim, não existe torcida, não existe facções, não acreditamos em nós mesmos, mas em algo inconcebível, intocável, cósmico, transcendente e fenomenal, que é o MILAGRE de existirmos como algo a ser ainda decifrado no horizonte da ciência, e no pulsar das descobertas filosóficas.
    Como tudo que nasce nessa terra, é efemero, mas graças a DEUS, por tudo que essa INSTITUIÇÃO representa para o homem em sociedade, somos ainda algo indecifrável, matéria que extrapola fronteiras como objeto da ciência, e estão aí as teses e concepções sobre o Por quê de tudo, será que somos um clube, uma agremiação, uma instituição desportiva, uma sociedade de amantes do futebol, ou nada mais somos que uma FALANGE EXTRATERRESTRE QUE HÁ UM SÉCULO ABDUZIU UM GRUPO DE JOVENS E POR OUTROS FATORES QUIÇA CONCEBIDOS TRANSFORMARAM-SE EM MILHÕES AOS QUATRO CANTOS DA TERRA. Para eterna e esfuziantemente, sem qualquer acepção racional, cintilar, explodir e reverberar insanamente numa celestial cadeia, de imortais heróis, no campo, nas arquibancadas, nos grotões e em qualquer parte seguirão, até após a morte física, o torvelinho e turbilhão de um exército implacável e imortal na exaltação dos elementos da natureza, capitaneados pela justeza do amor, fé, paz, confiança e luz indelével aos olhos da humanidade e do pai celestial.

    Avante!!Guerreiros iluminados, pois a VITÓRIA, é tardia, mas infalível e gloriosa, que somente alcança aos destemidos e verdadeiros, valores e riquezas espirituais que jamais serão arrebatadas dos fiéis TRICOLORES, SANTACRUZENSES, CORAIS DA REPÚBLICA INFINITA E “INDEPENTENTE” DO ARRUDA.

    De Lacraia a Mazinho, de Tará a Chico Science, de Zequinha a James Thorpe, de Ramon a Forró, de Getulio(musico) a Pantera(torcedor simbolo), de Nelson Ferreira a Spok, de Cannibal a Anibal, de Tofinha a Capiba, de Ivanildo da Buzina a Marlon, de Maciel Melo a Tiano, de S. Virada a Birigui, de Ze Neves a FBC, de Bacalhau a Rivaldo, dos Irmãos Valença a Véio Mangaba, de Elvis Tricolor a Tiano, do Oiapoque ao Chuí, das profundezas da terra, ao infinito das galáxias, do rico ao pobre, e finalmente do cosmo ao caos.

    OBS: Esta é uma mensagem dedicada e presenteada ao ANIVERSÁRIO DO DIA, o meu querido e imortal SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE de Pernambuco, o verdadeiro e único forjado no berço e no pó dos heróis deste rincão brasileiro.

    • Arnildo Ananias de Oliveira
      10.1

      PÔ ERNANI, APESAR DOS MEUS 66 ANOS NAS COSTAS, CONSEGUISTES ME EMOCIONAR REALMENTE.

      Vida eterna ao Mais Querido e popular Clube do Norte/NE do BR q é carregado nas costar por essa inigualável torcida, com certeza, A MAIS APAIXONADA DO MUNDO.

      SAUDASANTA

    • Arnildo Ananias de Oliveira
      10.2

      QUEM É QUE QUANDO JOGA “A POEIRA” SE LEVANTA?

      É o Santa, É o Santa
      Clube do Povo, “O Timão das Massas”
      Por apelido, o “Papa Taças”

      …………

      SAUDASANTA

  11. Arnildo Ananias de Oliveira
    11

    E HJ, APESAR DE Ñ IR ASSISTIR O JG (PRA Ñ DÁ ASSISTÊNCIA ÀQUELAS DESGRAÇAS DOS INFERNOS) MIL

    votos a Seu CORREIA, pra que ele apronte uma daquelas como fez de certa na Copa BR.

    SAUDASANTA

  12. … e continua a sacanagem da globo com os clubes da série B e da A que não estão na “carteira de clientes deles”:

    http://espn.uol.com.br/noticia/480999_globo-divide-r-300-milhoes-de-pay-per-view-com-clubes-saiba-quanto-cada-um-ganhara
    assim é lasca!

  13. Arnildo Ananias de Oliveira
    13

    E SEU CORREIA APRONTOU NOVAMENTE DIANTE DA COISA MALDITA DOS QUINTO DOS INFERNOS.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    SAUDASANTA

  14. marcelo almeida
    14

    Pois é…Oliveira Canindé…
    O único dentro do clube que queria que o Santa Cruz subisse para série A…
    O unico que enxergava dentro do clube a mesma grandeza que o torcedor do Santa Cruz enxerga…
    Mas só foi contratado para não deixar o Santa Cruz cair pra série C, e mais nada, afinal série A é muito para uma diretoria doutrina profissionalmente a pensar que grande em PE somente o ex-clube deles… E mais ninguém…
    Pois é…Oliveira Canindé…
    já montou seu “timinho de jogadores e esquema limitado”, diante da grandeza das indicações de nosso departamento técnico de futebol, que já bateu o Nautico e o Sport este ano…
    Que Ricardinho prove dentro de campo que é melhor que ele…
    Que Ricardinho se proteja melhor que ele…

    • Queimado pelos cabeçudos,SB e cia pois ia fazer a limpeza.Preferiram ficar na B mas com a mamata em dia.

  15. Arnildo Ananias de Oliveira
    15

    PRA IMPRENSA DE PE, ELES Ñ PERDERAM. RELAXARAM

    Como dizia um conhecido símio, “Só Queria Entender”.

    SAUDASANTA

  16. Roberto Gomes
    16

    O Sampaio Correa jogou com um atleta irregular e vai perder os pontos. A coisa é um time sortudo ganha com ajuda do Juiz e quando perde tem ajuda dos “bastidores” da CBF que diz a ele que o adversário jogou com jogador irregular.

  17. Arnildo Ananias de Oliveira
    17

    CONTINUO ACHANDO UM ACINTE A BARRAÇÃO DO FRED, NO GOL DO SANTA CRUZ.

    O mesmo vinha de ótimas partidas (a exemplo do último jg lá em Goiania, qdo vencemos o burro-negro Atlético/GO de 3 X 2 e no amistoso contra o Campinense, qdo vencemos o tb burro-negro de 3 X 0).

    Sem ter nem pra quer, face aos “pitacos” do birro-negro Bosco, impuseram a escalação do BRUNO q transmitiu uma insegurança tremenda na patida contra o burro-negro-mor, apesar de ñ ter culpa direta nos três gols q tomamos. Então, essa meritocracia é UM ZERO À ESQUERDA.

    JAMAIS TORCEREI CONTRA O SANTA CRUZ. Torço pro Bruno passar a “fechar o gol” pra q me convença da justeza de sua escalação. É O Q PENSO pois essas duas partidas subsequentes podem nos levar ao inferno (ou ao paraíso a depender, EXCLUSIVAMENTE, de duas vitórias consecutivas contra o Serra Talhada e a filial da coisa dos quintos dos infernos, de Caruaru.

    Q OS DEUSES OLHEM POR NÓS. Gostaria de ver chances mais frequentes aos garotos da base (a exemplo PRINCIPALMENTE do RANIEL e do WILLIAMS), mormente num jogo desses, com a enorme “lua” do sertão e agreste pernambucanos.

    SAUDASANTA

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *