A história não muda

Arte: Dimas Lins
santa-cruz-95-anos

Nota final da redação:

O blog já está liberado para comentários. Ao que parece, mais de 3 milhões de tricolores tentaram comentar ao mesmo tempo. Deu no que deu.

Para quem já viveu 95 anos, a vida pode parecer estar se despedindo. Mas para quem acabou de renascer, o momento é apenas o começo de um ciclo que nunca irá se encerrar.

Durante todos esses anos, várias são as lembranças que ficaram guardadas na memória. Impossível esquecer as dificuldades, as conquistas e as confraternizações históricas que dividimos juntos. Embora o palco preferido fosse a nossa casa, sempre fomos respeitados e temidos onde quer que estivéssemos, tamanha a nossa força conjunta. Todos que conhecem a nossa história são cúmplices do nosso amor, da nossa dependência emocional e do nosso poder de superação nas adversidades.

Foi assim, desde o início da sua vida, quando você já dava sinais de que seria diferente dos demais, de que a sua trajetória seria marcada pelo desconhecimento do limite. Bastava-lhe, apenas, alguém ao seu lado. E, logo, você conquistou uma legião de aficionados, de todas as classes e de todas as raças, que passou a defender o seu pavilhão, tornando-o O Mais Querido.

Lembro-me de 1915, quando você virou um jogo em que perdia por 5 x 1, em apenas quinze minutos. Lembro-me de 1934, quando ousaste vencer a seleção brasileira. Eu estava lá, jogando ao teu lado. De 1973, ano em que você alcançava, até então, o mais alto degrau; foram os meus pés que te seguraram e fizeram silenciar metade de uma Ilha. De 1983, quando o teu corpo dava sinais de fraqueza; foram as minhas mãos que defenderam um pênalti, em cima da linha. De 1993, quando você já não conseguia mais enxergar a vitória; foram os meus olhos que guiaram teu último chute para o fundo das redes.

Nos últimos anos, porém, a minha presença ao teu lado serviu apenas para te amparar. Você estava perdendo forças e eu parecia não mais te complementar. Ao te apoiar irrestritamente, não consegui evitar que alguns se utilizassem do seu nome, do seu prestígio, para fins, muitas vezes, particulares. Você não imagina o quanto eu me culpei por não ter evitado tua queda. Tive saudades das tardes de domingo, da festa que fazia quando você entrava em campo; das invasões que promovia nas casas dos adversários, das provas de amor gratuitas que te dava.

Nunca aceitei a tua distância por tão longo período. Logo você, que sempre foi O Mais Querido, não poderia se afastar por tanto tempo. Queria mudar logo esta página da nossa vida.

E, finalmente, neste dia 03 de fevereiro de 2009, estamos nos reencontrado e tendo a oportunidade de continuar a nossa história, escrevendo-a com novas conquistas e superações. Podendo demonstrar, mais uma vez, e para todos, que o nosso amor é incondicional. É geneticamente imperceptível às lentes humanas e incompreensível à vida terrena. Afinal, nós não precisamos mais ter medo da vida, pois sabemos nunca iremos nos afastar.

Hoje, eu tenho a certeza de que você precisa de mim tanto quanto eu de você. Hoje, o meu maior orgulho é ver-te renascer e fazer parte da tua caminhada, desde o início. Hoje eu sei que, se um dia eu não consegui te segurar é porque eu preferi estar ao teu lado. Porque, enquanto muitos duvidam da tua volta, esquecem que, contigo, estão as minhas mãos, os meus pés e os meus olhos que te ajudarão a levantar, a manter-te firme e a guiar-te, para que continues sendo o mais popular, O Mais Querido de Pernambuco. Estamos nos reencontrando, porque a história não muda, mas se reescreve a cada dia.

Feliz Aniversário, Santa Cruz Futebol Clube. Você nasceu para viver eternamente.

Vídeo do aniversário do Santa Cruz:

Nota da redação:

Em razão do aniversário de 95 anos do Santa Cruz Futebol Clube, o Torcedor Coral mudou o visual do blog. É a nossa forma de homenagear o nosso amado clube. Esperamos que você gostem.

Parabéns, querido Santa!

56 Comentários

  1. Saudações tricolores, hoje é dia de festa para a metade da população do estado. Parabéns para nós!

  2. Os comentários estão de volta!

    Parabéns a Paulo pelo texto e a todos nós, torcedores corais, pelo aniversário d’O Mais Querido!

    Saudações corais,

    Dimas Lins

  3. Paulo Aguiar
    3

    Viva o Santinha, Viva os tricolores !!!

    6:00 hrs teve fogos, 12:00 hrs também terá; 19:00 hrs terá coquetel… e no resto das nossas vidas teremos o Santinha ao nosso lado !

    Parabéns a todos os santacruzenses!

  4. E que as vitórias nunca mais se afastem de NÓS!

  5. MARCELO LOPES
    5

    Que morram de inveja os nossos adversários, mas tenho que deixar a modéstia de lado e parabenizar a todos nós que fazemos parte da torcida mais apaixonada do Brasil e por coseguinte o clube mais amado e querido.

    Belo texto!

    SANTA CRUZ CIA DE TUDO E DE TODOS!!!

  6. MARCELO LOPES
    6

    RETIFICANDO:

    SANTA CRUZ ACIMA DE TUDO E DE TODOS!!!

    SEMPRE…………

  7. Claudemir Pereira
    7

    Cidadãos Corais,

    Esse texto de Paulo nos leva a uma verdadeira viagem no tempo, não um tempo comum como qualquer outro, mas um tempo de verdadeira paixão e muitas emoções.

    Hoje é dia de vestir o MANTO SAGRADO, colocar a BANDEIRA na janela do carro e na janela de casa, e sair festejando os 95 ANOS DO CLUBE MAIS AMADO DO BRASIL.

    SANTA CRUZ que os deuses do futebol e da emoção te abençoe e te faça GRANDE.

    “És o querido do povo”

    SAUDAÇÕES CORAIS

  8. Parabéns Paulo pelo excelente texto.

    Não poderia estrear nos comentários do TC num dia mais especial.

    Confesso que li o texto com os olhos cheios de lágrima, pois ele deixa evidente a nossa profissão de fé.

    Mesmo às vezes incompreendido por alguns amigos/torcedores pela minha ausência constante nos estádios no ano passado, nunca deixei de me emocionar com o mais querido mesmo quando maltratado por ele no exílio do meu lar.

    Hoje é um dia especial nas Repúblicas Independentes do Arruda. Hoje faz 95 anos que nasceu a razão de sonhar de alguns milhões de aficcionados que ousaram transformar uma torcida em uma nação e um clube numa religião.

    Parabéns ao mais querido. Viva o Santa Cruz! E que esta data sirva para renovarmos à esperança em dias melhores, pois para nós tricolores não existiria o país de chuteiras se não existisse o Santa Cruz.

    Saudações Corais,

    Murilo Lins

  9. Finalmente! Fiquei até uma hora da madrugada tentando enviar comentário.

    Parabéns Santa Cruz Futebol Clube pelos 95 anos de existência.

    Dimas, parabéns pela “roupa nova do TC”. Ficou arretada.

    Paulo, seu texto é antológico. Poucas vezes li algo a respeito do mais querido que me deixasse tão emocionado. Parabéns.

  10. Xeidigaia,

    Belo texto!

    Pela terceira vez quase choro hoje lendo as crônicas sobre o Santinha!

    Saudações a todos,

    Pica-Pau.

  11. Fábio Belmino
    11

    Belissímo texto e o novo visual do blog esta 10.

    Por vários momentos tentei segurar as lágrimas, inclusive lendo este texto, é um dia ímpar onde tudo esta mais belo e colorido estou feliz e sei que o universo hoje concentra uma energia tão positiva nunca antes vista na história da humanidade tudo isso é resultado do amor da torcida mais apaixonada do mundo!

  12. Sérgio Lima
    12

    Saudações tricolores.
    Maravilhoso o texto do Paulo Aguiar no Torcedor Coral. Merecia ser lido hoje a noite durante a seção do Conselho Deliberativo.
    Hoje estamos de parabêns. Comemoramos os 95 anos do Clube que amamos, que faz parte de nossas vidas. Foram muitas alegrias e tristezas ao longo desses anos, mas tudo que passamos só fez fortalecer nosso amor e fidelidade ao Santa Cruz Futebol Clube, e é isso que clube nenhum seja em Pernambuco ou no resto do mundo vai conseguir igualar.
    Somos a torcida mais apaixonada do Brasil, somos tricolores corais santacruzenses das bandas das Repúblicas Independentes do Arruda.
    SOMOS SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE PORRAAAAAAAAAAA!!!!!!
    PARABÊNS!!!!!

  13. Fui dormir feliz, embalado pelos textos de Paulo e Inácio. E uma boa dose de vodca, é claro.

    Acordei com o mesmo estado de espírito e ouvindo o foguetório detonado por Flávio (santacruzense), que mora numa rua vizinha, e vim trabalhar meio no piloto automático.

    Logo mais estarei na sede.

  14. Sei que é apropriado falar da coisa do mangue nesta data, mas, foi em 1934 que metemos 7×0 neles, além de ganhar da seleção. A bola do jogo está lá na sala de troféus.

  15. Sei que não é apropriado….

  16. Santa Cruz, nós sempre seremos suas mãos, seus pés, seu coração e sua alma. Parabéns ao Paulo pelo excelente texto.
    Parabéns ao Mais Querido pelos 95 anos de vida!!!

    AMO O SANTA CRUZ!!!
    AMO O ARRUDÃO!!!

  17. Fabiano Torres
    17

    Texto genial, traduz bem, o pensamento atual do torcedor tricolor. Viva o clube mais popular de Pernambuco!!!
    Que todos nós torcedores, unidos e esclarecidos, nunca mais deixemos ninguém maltratá-lo como fizeram ao longo desses últimos 20 anos.

  18. Gustavo Henrique
    18

    Parabéns meu amado Santa Cruz por mais esse ano de vida. Apesar dos imbecis e dos bandidos que passaram por nossa direção, o Gigante cambaleou, cambaleou mas não caiu. E agora o que vemos é o clube que amamos se reerguendo a cada dia, com o apoio da maior torcida do Norte-Nordeste, e da mais apaixonada do Brasil. Valeu Santa Cruz rumo a novas conquistas.

    Parafraseando o Dr. Bartolomeu Bueno, o Santa Cruz não é uma razão para viver, mas sim a minha própria vida.

    Saudações corais,

    Gustavo Henrique

  19. Salve 03 de Fevereiro, aniversário do glorioso, do imortal
    Santa Cruz, parabéns querido Santa!!!
    Parabéns a toda nação coral, que nunca desistiu e jamais
    desistirá de colocar o clube de volta ao lugar de onde
    nunca deveria ter saido, a série A. Dimas parabéns também
    a você pela nova roupagem do blog, tá uma beleza, apenas um
    detalhe não me agradou, é a frase que abre os comentários,
    te explico porque, salvo engano, é latim e se vê muito em
    cemitérios e nós estamos vivíssimos, principalmente o Santa
    Cruz.Paulo Aguiar, belo texto, parabéns!
    Saudações mais do que nunca, Corais.

  20. José Édson,

    Esta frase está aí por engano. É que fiz este layout baseado no Estradar, meu blog literário, onde escrevo contos e crônicas. Acabei esquecendo. Mas a sua lembrança me ajudará na correção.

    Sauções corais,

    Dimas Lins

  21. Dani_tricolor
    21

    Boa tarde gente, tentei postar na madrugada e não consegui, terminei comentando no blog do santinha e transcrevo agora…

    “Parabéns Dimas e a todos que fazem o TC pela nova roupagem. Cada dia mais tricolor, ficou lindo!

    E Paulo, sem palavras. Apenas lágrimas.

    Seu texto é um presente, obrigada!”

    Sdç corais!!!

  22. Geraldo Tricolor da Iputinga
    22

    Em época de mudanças esse Blog não poderia ficar pra trás.
    Parabéns a todos pelo trabalho.
    Mas, parabéns sobretudo para o clube das multidões,
    o mais querido, o terror do nordeste, o clube das três cores, O CLUBE DA TORCIDA MAIS APAIXONADA DO BRASIL.

  23. Dimas, uma sugestão, disponibiliza no blog o video do Bom
    Dia PE de hoje que homenageia o Santa Cruz.
    Saudações Corais.

  24. Amigo Édson,

    Farei isso tão logo chegar em casa. Estou no trabalho e daqui não é possível acessar vídeos.

    Saudações corais,

    Dimas Lins

  25. Leandro Leite
    25

    Não é necessario dizer mais nada… Lindo, lindo, lindo.
    Parabéns Santa Cruz Futebol Clube.

  26. Edward Oliveira
    27

    Hoje é um dia muito especial, realmente um dia de gloria, nao ganhamos um titulo nem coisa parecida, o Santinha(para os íntimos) faz aniversário, mas somos nós fieis torcedores que ganhamos o “presente”, e o futuro!

    Sim nós temos futuro, agora, somos um grande exemplo de superação, superamos a vergonha, o descrédito, o mal caratismo, a falta de profissionalismo, o desrespeito a quem sustenta essa instituição, os TORCEDORES CORAIS.

    Não há hoje NINGUEM no mundo mas orgulhoso que um tricolor das republicas independentes do Arruda

    Somos orgulhosos de poder abrir a boca e dizer que “SOMOS A TORCIDA MAIS APAIXONADA DO MUNDO” e isso felizmente só quem tem o gostinho de sentir somos nós.

    Parabens Santa Cruz!!!

  27. A HISTORIA NAO MUDA MESMO ,EU AMO MEU SANTINHA INCONDICIONALMENTE VIVOR TI SANTINHA ,SANTA MINHA PAIXAO É MINHA ALEGRIA MINHA TRISTEZA (POUCAS MAIS É),PARABENS SANTINHA PO MAIS UNS ANINHOS DE GLORIA O SANTA É O TIME QUE ME DEU FELICIDADES ESTA DANDO FELICIDADES E CONTINUARA DANDO ALEGRIA A MASSA TRICOLOR ,PARABENS SANTA CRUZ QUE TEM A TORCIDA MAIS APAIXONADA DO BRASIL.

  28. Francis Costa
    29

    Parabéns Santa Cruz FC, aniversário abrilhantado por esse texto lindo, e pela nova roupa do TC.

    Saudações Corais do Arruda.

    Ducaldo espero que não chegue de ressaca na sede.

  29. Eheheheheh!

    Francis, eu não bebi tanto assim. Foi só uma dose para brindar ao mais querido.

    O traje hoje é tricolor fino! e(s***t)e fino é o carai.

  30. Sérgio Botelho
    31

    Amigos do agora mais do que nunca… ÓTIMO BLOG DO TORCEDOR CORAL, RAPAZ, PELO AMOR DE DEUS!!!! QUANTA QUALIDADE!!!!!!

    Falar o que sobre esse maravilhoso texto do Paulo…

    Falar o que sobre a bela matéria que tem o texto de Tiago Medeiros e brilhantimente narrada por Francisco José no Bom Dia PE de hoje…

    AMIGOS, COMO É BOM CHORAR DE EMOÇÃO E ALEGRIA PELO NOSSO MAIS QUERIDO… QUE DEUS NOS AJUDE PARA QUE NUNCA MAIS NEM EU E NENHUM TRICOLOR CORAL CHORE DE TRISTEZA DEVIDO A DIRETORES QUE NÃO HONRAM A NAÇÃO CORAL…

    PARABÉNS SANTINHA!!!! PARABÉNS AO NOSSO BLOG PELO NOVO VISUAL, SOU MUITO FÃ DE VCS.

  31. Fabiano Pinheiro
    32

    “Um clube vitorioso! Os que duvidam disso na verdade o temem.” Francisco José
    Muito bonito o vídeo!

    http://br.youtube.com/watch?v=S_CZYz4PFN0

  32. Fabiano Pinheiro
    33

    Carlos Costa, vulgo Cabeção ou Baby (não é a mamãe) é alvirosa e um dos piores árbitros do quadro da FPF (que já não é lá essas coisas). Também não é nenhum pouco confiável e pode complicar nosso jogo amanhã.
    Muito cuidado deverão tomar os jogadores pra não tomar expulsões e cartões bobos. Quando Carlos Costa fica começa a fazer merda ele vai ficando nervoso e dana-se e mandar cartão pra todo lado.
    É o típico árbitro que, quando a federação quer ver a merda entrar no ventilador ela escala.
    Eles tão morrendo de medo de jogar com o Santa domingo num Arruda lotado. A chance de salvar o timeco deles é3 nesse jogo de amanhã.
    TODO CUIDADO É POUCO

    Parabéns meu Santinha!
    Devo minha vida a você, afinal meu avô que era de Natal foi contratado pelo Santa e aqui fincou raízes e não saiu mais. Por conta disso, minha mãe pode conhecer meu pai e eu pude nascer.

  33. Parabéns para o velho mais novo do pedaço!! Saudações CORAIS.

  34. Fabiano Pinheiro
    35

    Para fazer justiça. A narração é de Francisco José. O texto foi escrito por Tiago Medeiros.

  35. Parabéns à Nação!

    Texto digno de uma gigantesca paixão. Paulo abusou, pois suas palavras causam lágrimas. Por causa dele, somos todos agora manteigas derretidas.

  36. Ivan Patriota
    37

    Paulão,

    Pegasse pesado. Já salvei seu texto para ler para minha pequena Giovana que apesar de muito nova já sabe o que é o Santa Cruz.

    Viva o Santa Cruz! O Santa Cruz vive!!!

    OBS: Vamos lançar a candidatura de Paulão para a primeira vaga de imortal da Academia Coral de Letras.

    Saudações tricolores,
    Ivan Patriota.

  37. insatisfeito
    38

    Saudações santacruzenses,
    hoje é dia de júbilos, há nove décadas e um lustro, começava a dar seus primeiros passos um gigante, um gigante que começa assim como esse texto: alvinegro!
    Mas, ao começar sua carreira de glórias, um fato houve e o nosso glorioso precisava de uma mudança, quando dois flamengos o fizeram tricolor e a cobra coral começa a armar seus botes, tardiamente, mas, foram 24 botes certeiros na história e mais de 30 disputas, além de um campeonato nordestino e uma fita azul, além de brilhantes participações nos Campeonatos Brasileiros dos anos 70. Jogadores de renome passaram por nossas cores antes de se consagrarem, muitos se consagraram com elas, outros, já experientes, renasceram das cinzas através das nossas cores. Capiba, Nélson Ferreira, João e Raul Valença, comandam da outra esfera, junto com o homem-caranguejo Chico Science, os festejos dos santacruzenses, aqui Spok, Forró, Ademir Araújo, Maciel Melo, Nando Cordel, Getúlio Cavalcanti, Canibal, Walmir Chagas e tantos outros que nós podemos esquecer, mas que ficam citados através desses, para não se cometer injustiças, Nesses 95 anos, próximos a um século, retomamos os caminhos de glórias, a trajetória vencedora que, desejo, seja mais vencedora que a de até agora, nas Repúblicas Independentes do Arruda!
    PARABÉNS, SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE!
    VIDA LONGA! RUMO A NOVAS CONQUISTAS E
    QUE ACORDES, GIGANTE ADORMECIDO! QUE NÓS POSSAMOS TE VER NO MEIO OU DO OUTRO LADO DO MUNDO CONQUISTANDO-O DE MANEIRA INÉDITA!
    Abraço a Todos!
    Parabéns a todos nós, Santacruzenses, por essa data festiva e marco inicial da Revolução Tricolor que está apenas começando!

  38. insatisfeito
    39

    Dimas, troféu Marcelo Bebeltrão pra tu!
    Brilhante design da página!

  39. Bosquímano
    40

    “Um clube vitorioso! Os que duvidam disso na verdade o temem.”
    A frase é perfeita.

    Paulinho, meu caro, o texto é brilhante. Bem disse artur, somos todos manteigas derretidas.

    Dimas, agora vou dizer publicamente, o blog ficou lindíssimo! nunca mais ousarei duvidar das suas qualidades artisticas. hehehe…

    Parabéns para nós todos.

  40. sandro coralense
    41

    PARABÉNS AO SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE;

    PARABÉNS AO PAULO PELO BRILHANTE TEXTO;

    PARABENS A VOCÊ DIMAS, QUE PÁGINA BONITA DO CARALHO. VÊ SE DÁ PRA DISPONIBILZAR A ARTE PRA PAPEL DE PAREDE. FICOU MASSA.

    SAUDAÇÕES TRICOLORES

  41. Marcelo Costa
    42

    Parabéns Tricolor!

  42. Paulo,
    Parabéns pelo excelente texto. A quem me conhece sabe que sou, como diz minha irmã, um iluminista positivista. Tenho muitas paixões e as vezes superam a minha razão. Mas raramente eu choro com um texto, mesmo ao auge da emoção. Hoje chorei ao ler teu texto, pqp!Muito bem feito e traduz o que é a relação Santa Cruz-Torcida.por isso digo:O Santa Cruz é mais do que uma razão para viver.É minha vida!

  43. PARABENS!!O DIA DE HOJE DEVERIA TER MAIS DE 24HS PARA DAR TEMPO DE REALIZAR TODAS AS HOMENAGENS DO TAMANHO DO CLUBE!!!PARABENS TRICOLOR!!VIDA LONGA A TODOS QUE FAZEM DO SANTA CRUZ O PATRIMONIO QUE É!!!!!

  44. Torcedor Coral Distante
    45

    Bom Dia, Boa Tarde, Boa Noite, Torcida Tricolor Coral Santacruzense!!!

    Parabéns, Dimas lins, pelo novo layout do blogtorcedor coral!!! Está muito bonito!!
    Parabéns, Paulo Aguiar, pelo texto!!! Emocionante!!!
    Parabéns, Torcedores Tricolores Corais Santacruzenses Próximos e Distantes!!!
    Parabéns, Santa Cruz Futebol Clube!!! 95 anos de glórias!!!
    O Santa Cruz é tão importante para a Humanidade que ela se embeleza para aplaudi-lo!!!!
    Segue uma versão que fiz para o grito de guerra do Mais Querido:

    SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE
    Orgulho, Amor e Paixão da nossa gente

    REFRÃO

    ooooO,ooooO
    oooOoooOoooOOOOO
    ooooOooooO
    oooOoooOoooOOOOO
    E ninguém CALA
    Minha Naçããããããão,
    Sou Santa Cruz, sou Tricolor de Coraçããão
    E ninguém PARA
    Minha Naçãããããããão,
    Sou Santa Cruz, sou Tricolor de Coraçããão (BIS)

    I

    És minha vida, minha razão de viver
    Faça sol ou faça chuva
    Estarei sempre com você
    És minha vida, minha razão de viver
    Seja noite ou seja dia
    Estarei sempre com você

    REFRÃO

    ooooO,ooooO
    oooOoooOoooOOOOO
    ooooOooooO
    oooOoooOoooOOOOO
    E ninguém CALA
    Minha Naçããããããão,
    Sou Santa Cruz, sou Tricolor de Coraçããão
    E ninguém PARA
    Minha Naçãããããããão,
    Sou Santa Cruz, sou Tricolor de Coraçããão (BIS)

    II

    Levo a vida
    Brindando o meu tim-tim
    Porque o Santa Cruz
    É uma paixão que não tem fim
    És o Orgulho, o Amor, A Paixão da nossa gente
    O Santa Cruz nasceu e vai viver eternamente

    Obs.: Cantar sem parar do início ao fim de cada jogo!!!

    Saudações Corais.
    Torcedor Coral Distante, mas sempre presente.

  45. PARABÉNS AO SANTINHA!!
    PARABÉNS A TORCIDA TRICOLOR!!
    PARABÉNS PELO BELO TEXTO LINHO!!
    EMOCIONANTE!!!
    TRI TRICOLOR TRI TRI TRI TRI TRICOLOR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  46. Edinaldo Araujo
    47

    PARABENS AO NOSSO SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE, PARABENS A TODA ESSA IMENSA TORCIDA MAIS APAIXONADA DO BRASIL, SANTA CRUZ UMA RAZÃO PARA VIVER.
    VAMOS QUE VAMOS SANTINHA..

    PARABENS PAULO PELO BELO TEXTO

    SAUDAÇÕES SANTACRUZENSE

  47. Lúcio Wanderley
    48

    Parabéns pelo novo visual do site. PARABÉNS A TODOS OS TORCEDORES CORAIS!

  48. Lúcio Wanderley
    49

    ESTÁDIO DO GOVERNO: A verdadeira história (Atualizado com jornais da época).

    http://www.cacareco.com.br/foruns/loucospelosanta/viewtopic.php?f=2&t=175

  49. Lúcio Wanderley
    50

    Dimas se puder divulgar o material do link… Tem edições antigas do DP provando que o 3 clubes pegaram grana do Bandepe. Pra que os mais novos conheçam um pouco da verdadeira história e não as mentiras espalhadas por maldosos do futebol pernambucano.

  50. Lucio,

    Está liberado o comentário. A demora se deu, porque estive ausente por conta do aniversário do clube.

    Como padrão, o blog manda para a moderação a entrada de links, pois é por aí que tentam entrar malwares. Infelizmente, é uma questão de segurança.

    Saudações corais,

    Dimas Lins

  51. O novo visual do TC e o texto de Paulo fazem com que eu eleve ao quadrado a afirmação anterior – aquela do bolo de rolo. Agora em bom pernambuquês: vocês são arretados, são bons pra carai, na verdade são bons pra carai que só a porra.

    Feliz aniversário, Santinha. Que tenha uma vida longa, repleta de vitórias, e que continue sendo objeto de paixão dessa torcida magnífica por muitos e muitos anos…

  52. André Lins
    53

    Prezados irmãos da Nação Santacruzense, gostaria pedir um pouco de atenção para contar a história de um dos dias mais emocionantes de minha vida.
    Ontem dia 3 de fevereiro, 95 anos de nosso Santa, começou com minha viagem à João Pessoa que em hipótese algum iria impedir que eu fosse comemorar junto a TORCIDA MAIS APAIXONADA DO MUNDO os 95 anos do MAIS QUERIDO, resolvi tudo e voltei ao Recife com uma enxaqueca daquelas, mas nada que uma DIPIRONA resolvesse, troquei minha roupa, vesti o MANTO SAGRADO, peguei meu filho e fomos ao Arruda, chegando encontrei os amigos de sempre, Paulo Bacelar e seu filho João Paulo (para quem está lembrado é aquele garoto que pediu ao pai que escrevesse um texto em homenagem ao Santa na reinauguração do Arruda), o Guga que a mais de três anos não ia ao mundão e o Daniel Moura, cearense, torcedor do Ceará mas desde ontem passou a ser do Santa também, por sinal irá hoje ao jogo, o auditório já estava lotado e nosso presidente do conselho já estava com a palavra. Tudo foi emocionante, a releitura do texto do incrível Samarone, a Orquestra de Frevo da Bomba do Hemetério e os gritos de TRI, TRI, TRICOLOR, mas o mais emocionante para mim e para meu filho Bruno que completará 8 anos dia 14 de fevereiro veio logo após o canto de parabéns, quis Deus que o primeiro pedaço do Bolo fosse dado ao Bruno que surpreso, abriu um sorriso de alegria e emoção, quis ligar logo para a mãe e contar a novidade, novidade que levará por toda sua vida. Gostaria de informar também que em 2014 minha filha, Maria Eduarda, de apenas 6 meses estará na festa do CENTENÁRIO, e com certeza estará na fila para também pegar o primeiro pedaço do bolo. PARABÉNS MEU SANTA, SEM VOCÊ MINHA VIDA SERIA APENAS VIDA E NÃO EMOÇÃO.

  53. Paulo, conseguisse ser a voz da torcida. O texto é um diálogo da imensa e fiel torcida tricolor – a mais apaixonada do Brasil – com o Mais Querido! Belíssimo texto!
    E o TC está com um layout de dar inveja! Salve Diminhas!!
    Como costumo dizer desde 1993: Não há impossível para o Santa Cruz!!

  54. Edinaldo Araujo
    55

    Ontem foi sensacional, fazia tempo que não via nosso Santinha jogar um belo futebol.
    Estamos no caminho certo, parabens para o proficionalismo da nossa equipe técnica.
    Em fim, que a cachorra de peruca seja a próxima vítima, estaremos lá em nossa casa. emergindo fuidos possitivos para nosso Santinha.

    Vamos que Vamos

    Saudações Santacruzenses..

  55. Quanta emoção vocês me proporcionaram em cada depoimento! Só quem é tricolor sabe o que é torcer para o Santa Cruz, esquecemos com facilidade as derrotas e eternizamos as nossas vitórias. Como já vi em algum luga, a torcida do Santa é foda, o resto é moda.

    Santa, muitos anos de vida, as glórias de esperam e nós estaremos ao seu lado em qualquer situação.

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *