Sugestões para o Conselho Deliberativo

reuniao.jpg

Trago novidades para os nossos leitores. Trata-se da incorporação definitiva de Paulo Aguiar do Monte ao Torcedor Coral. Sempre presente como colaborador, o vínculo de Paulo com o blog estava apenas ligado – o que não é pouco – pelos laços de amizades com seus integrantes.

Paulo vive, respira e participa ativamente da vida do Santa Cruz, seja como torcedor, sócio ou conselheiro. Por isso mesmo, tem posições bem definidas em relação à política do clube. E a sua forma de enxergar as coisas pode nos ajudar a entender melhor os tempos difíceis em que vivemos hoje.

Por isso, Paulo é tão valioso. E ele certamente agregará muito ao Torcedor Coral.

Paulo, seja bem-vindo ao nosso time.

Dimas Lins

Paulo Aguiar

Hoje, 11 de abril, estamos no 102º dia do ano. Ao longo deste período, o Conselho Deliberativo do Santa Cruz Futebol Clube se reuniu duas vezes; o que dá uma média de uma reunião a cada cinqüenta e um dias. (51, uma boa idéia!).

Para alguns, a Reunião do Conselho não serve de nada. Para outros, ela é importante para discutir o presente e o futuro do clube. Embora, na prática, não seja nem uma coisa nem outra, há de se considerar que a Reunião do Conselho Deliberativo é útil, no mínimo, para alavancar recursos financeiros para o Santa Cruz. Nela, os conselheiros pagam suas mensalidades, ajudam no custeio de obras no clube, contribuem para pagamentos de bichos e questões emergenciais. Foi assim com a reforma da concentração dos profissionais, com a rifa do automóvel no início do ano (que arrecadou mais de R$ 50 mil livres para o clube) e com o custo de adesão do Santa Cruz à Timemania.

Desde quando o novo presidente assumiu o cargo máximo do clube (Presidência do Conselho Deliberativo), coincidentemente ou não, o Santa Cruz só coleciona fracassos dento de campo. Quis o destino que um desportista, patrono do futebol pernambucano, empresário de sucesso, presidisse o Conselho no momento mais crítico da história do clube. Para alguns, o inferno. Para os corajosos, o momento certo de tomar decisões, implementar um novo método de gestão e mudar o rumo de história de décadas de fracassos.

Ele preferiu não contrariar a história. É mais um, dentre tantos que já passaram, a evitar a mudança. Ignora o Conselho que preside. Ignora os sócios que representa. Trata o clube de forma diferente da sua empresa. Não marca as reuniões, para encontrar soluções viáveis para o clube ou, ao menos, melhorar a arrecadação. Ou, quem sabe, para se encorajar junto aos demais e alterar a rota de colisão que caminha o clube.

Neste último mês, o Presidente do Conselho Deliberativo resolveu marcar uma reunião ordinária do Conselho Deliberativo. Mudança de rumo? – Que nada… Restringiu a entrada e fechou o clube aos sócios. Elaborou de antemão uma pauta, sem chance de mudanças. Nela constavam: 1. Prestação de contas ( aprovada); 2. Homenagem aos jogadores do Tri-super campeonato de 1957; 3. Assuntos correlatos (sem assuntos, sem discussão).

Nada melhor do que relembrar e homenagear os ídolos do passado para esconder a realidade dos fatos.

Então, para esconder ainda mais as fraquezas, resolvi ajudar. Envio, abaixo, uma sugestão de pauta para as próximas convocações.

REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DELIBERATIVO

Dia 27 de Maio de 2008 – Pauta:

– Homenagem a Reginaldo Esteves, Marco Maciel e José do Rego Maciel – in memorian (26 anos da inauguração da ampliação do Estádio do Arruda – abril de 1982. O arruda teve sua capacidade finalizada e tornou-se, na época, o quarto maior estádio particular do mundo. Sem dúvida, depois da torcida, o maior patrimônio do clube).

– Assuntos correlatos. (sem assuntos).

Dia 1 de julho de 2008 – Pauta:

– Homenagem ao ex-jogador Célio (15 anos do Campeonato de 1993. Célio foi o autor do gol histórico na vitória de 2 x 1 sobre o náutico, no dia 28 de julho de 1993);

– Assuntos correlatos. (sem assuntos).

Dia 2 de setembro de 2008 – Pauta:

– Homenagem aos pentacampeões de 1973 (25 anos do pentacampeonato. No dia 15 de agosto de 1973, o Santa Cruz se sagrava pentacampeão pernambucano de futebol. Possivelmente o maior título de sua história);

– Assuntos correlatos. (sem assuntos).

Dia 3 de novembro de 2008 – Pauta:

– Homenagem ao ex-jogador Rau (10 anos do histórico jogo – 6 de outubro de 1998 – contra o Volta Redonda. O zagueiro Rau entrou aos 43 minutos do segundo tempo, e três minutos depois fez o gol da vitória (3 x 2) que evitou, à época, o rebaixamento do Santa Cruz à terceira divisão);

– Assuntos correlatos. (sem assuntos).

Por fim, a última Reunião do Conselho no ano não deverá contar com a presença do atual presidente. Afinal, nas horas adversas, para alguns, torna-se mais fácil evitar o confronto. Mas, segue-se, também, uma sugestão de pauta:

Dia 15 de dezembro de 2008* – Pauta:

– Posse do novo Presidente do Conselho Deliberativo;

– Homenagem à torcida do Santa Cruz (que conseguiu agüentar durante dois anos a falta de atitude e respeito daqueles que ¨comandaram¨ o clube);

* Reunião extraordinária aberta a todos os torcedores.

Por fim, cabe a nós entender (e, não aceitar). Afinal, o medo é um sentimento sincero, um sentimento que reflete a perda do controle racional sobre seus atos. Um sentimento que, quando enfrentado, serve para apontar os que são capazes de tomar uma atitude, os corajosos. Infelizmente, o atual Presidente do Conselho será mais um da lista de ex-presidentes a entender que a condição financeira e o prestígio social são valores úteis no aspecto individual e atributos importantes para o cargo que ocupa; mas, que jamais poderá superar o respeito que se deve ter àqueles que representa, e, muito menos, significa coragem para mudar o rumo de uma história…

17 Comentários

  1. insatisfeito
    1

    Parabéns! Vamos ver se Ferrer vai achar essa pauta uma boa idéia! hehe

  2. insatisfeito
    2

    Qualquer coisa, Chame o Velho, Velho Barreiro, desce macio e reanima. Hehe

  3. Fábio Belmino
    3

    Parabéns pela mais nova “contratação” do blog.

    Imagino que alexandre ” o pequeno” ferrer não achará essas sugestões de pauta uma BOA IDÈIA.

    Acredito que nós torcedores devemos permanecer unidos e desta forma tenho certeza que encontraremos 51 BOAS IDÉIAS para nosso clube.

  4. Perfeito! Não preciso acrescentar mais nada!

  5. o melhor, são os assuntos correlatos.
    é como diz aquele brega: “é isso aí…”

  6. Mais um craque no time do torcedor coral. Um texto irretocável.

  7. Bem-vindo, Paulo! Texto certeiro. Seco de ironia.

    Acho que “assuntos correlatos” será a grande contribuição da gestão do diminutivo à democracia brasileira .

  8. Paulo Aguiar
    8

    Turma, obrigado pela ¨receptividade¨…

    já vi que, na hora da renovação, meu contrato terá um aumento !!! :)))
    Vamos falar do santa e de politica, sem …¨assuntos corretados¨…

    Abraços!!!!

  9. MARCELO BARBOSA
    9

    FANTÁSTICO TEXTO. SEM COMENTÁRIOS. PARÁBENS

  10. André Tricolor Virtual
    10

    *** Parabéns pelo texto “Paulo Aguiar”, e seja BEM-VINDO!

    Fala-se muito em falta de coragem da torcida ou até medo de agir nesse momento tão conturbado! O perfil de nossa torcida é outro, temos o hábito de sermos EDUCADOS, de buscar CONVERSAR, fazer parte dos trabalhos para RECUPERAR NOSSO CLUBE! Porém os ‘bons costumes’ não interessam pra muita gente, o ideal é que um sócio como eu por exemplo fique longe o bastante do clube, afinal não tenho dinheiro pra chegar lá na sede e colocar nas mãos de ‘edinho”, porque é isso que hoje é importante pra eles … É uma covardia o que fazem com a TORCIDA CORAL, o desrespeito, valemos muito mais o que temos no bolso, mais os caras que hoje comandam o SANTA CRUZ não tem a menos SENSIBILIDADE!

    O engraçado é que na empresa que o senhor ‘ferrer’ é dono, deve ter um setor de ‘Gestão de Pessoas’, deve haver uma BASE DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE, e acredito que em sua empresa as coisas lá funcionam diferente, existe além do profissionalismo, AMOR pelo que se faz, e acho que issso hoje falta nessa GESTÃO, não existe o menor carinho nas coisas que se faz, não existe a menor afinidade para com as pessoas que AJUDAM, COMPARECEM ao clube!

    Mais uma vez encontrar nosso clube FECHADO, é o mesmo que ouvir a diretoria dizer: FILHOS DE UMA PUTA, NÃO PRECISAMOS DE VCS AQUI DENTRO … E aí não podemos ir de encontro a física, ao ‘sobrenatural’ e simplesmente atravessar as portas, ou as paredes para poder entrar em nossa casa e muito menos agir com violência, pois sabemos o quanto a integridade física e moral das pessoas têm seu devido valor !!!! Os agressores aqui são outros !!!!

    VIVA SANTINHA !!!!

  11. Anizio Silva
    11

    Se alguém souber o fone da casa de DIMAS, avise que o garçom do Gaiamum Gigante achou o celular dele.

    Ah! é Rosembriquê!!! Ah! é Rosembriquê!!!

  12. Paulo Aguiar
    12

    Edinho disse:

    ¨Bastam 3 vitórias seguidas para a torcida esquecer tudo e ficar do meu lado¨!

    E agora ???

    Dimas, podes fazer um enquete ?? :)))

    Abraços!!!

  13. Anizio,

    Já estou sabendo do celular, amanhã vou lá buscar.

    Paulo, tentarei providenciar.

    Saudações corais,

    Dimas

  14. Fábio Belmino
    14

    edinho faça igual a timothy Mulholland renuncie já.

    Torcida coral tomemos como exemplo os estudantes da UNB que colocou pra fora um corrupto traidor.

    Me veio um pensamento viajado agora a noite, já vi que outras pssoas tambem já viajaram com essa idéia, eu estou cá pensando com meus botões, será que o fato do Santa Cruz perder tanto jogador por irresponsabilidade não tem acerto de edinho com dirigentes e empresários? Olhem onde Cássio foi parar.
    Bem se estou viajando é porque os fatos me dão motivo.

  15. Paulo Aguiar
    15

    Thiago Capixaba está deixando o Santa Cruz.

    Indo para o Cruzeiro.

    Saiu agora na TV.

  16. ZeAugusto
    16

    Mas que texto inteligente e bastante realista, pois será possível que vamos aturar por mais tempo esse corja de incompetentes que estão na direção do tricolor. Sou tricolor a mais de quarenta anos e não havia visto uma direção tão incompetente como a atual. Esta está sendo a maior decepção que o tricolor está passando. Estamos num poço tão profundo que de lá não se vê o início do túnel. Portante faço um apelo aos atuais dirigentes tricolores, saiam, vão embora, se vocês são tricolores de verdade vão embora. Ou será que são alvirrubros ou rubronegros disfarçados, infiltrados, são a quinta coluna, que está querendo acabar com o tricolor?????

  17. Dani_tricolor
    17

    Interessante seria ao final dessa fatídica gestão, barrar totalmente o acesso desse tão simpático e gentil cidadão que hoje comanda o conselho do mais querido!

    Isso claro, com a mesma sutileza que ele nos proporciona.

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *