REInatinho

 

renatinho-apax

 

Desde 2010, ele está no Arruda.

Vindo de Serra Talhada, jogou como amador, ainda sem contrato profissional, a Copa Pernambuco de 2010.

Destacou-se.

A sua baixa estatura sempre foi vista como um empecilho para aqueles que tem dificuldade de enxergar o seu grande futebol.

Na sua primeira partida como profissional, fez o seu primeiro gol. Com o gol da semana passada, já contabilizou mais de vinte gols como profissional.

Renatinho, o polivalente lateral-esquerdo e meia coral, é praticamente uma “cria da base”. É remanescente do time Campeão Pernambucano de 2011, juntamente com Tiago Cardoso. Foi dele o passe para o gol do título daquele ano marcado pelo atacante Landu.

Com 19 anos, e poucos centímetros de altura, assumiu a lateral esquerda e há quase cinco anos, apesar das várias tentativas de deixá-lo no banco de reservas, Renatinho é um fiel escudeiro da nossas lutas em busca do renascimento, tendo lugar entre os onze que vestem o manto coral; seja na lateral, seja na meia.

A trajetória de vida do Santa Cruz mostra que devemos, cada vez mais, valorizar o futebol dos chamados “pratas-da-casa”. Afinal, são eles, quase sempre, que representam a torcida em campo. Na hora do sufoco financeiro, são a eles que recorremos. E, infelizmente, muitas vezes, acabam sendo “alvo” das maiores críticas por parte da torcida ansiosa por vitórias. Em relação a Renatinho, todavia, a tarefa de justificar a sua valorização é mais fácil. Pois, embora ainda criticado por muitos, seu desempenho em campo é um prova inconteste do seu valor.

Na história centenária do Clube, o Santa Cruz teve diversos laterais esquerdos que deixaram sua marca, cada qual com a sua característica; uns mais técnicos, outros mais “aguerridos” e aqueles mais “disciplinados taticamente”. Se Renatinho não possui em abundância todas essas características, o fato é que nenhuma destas lhe falta. Com mais de 170 partidas pelo Santa Cruz, em cinco anos, é um dos jogadores mais vitoriosos da história do Mais Querido.

Só para citar alguns laterais que jogaram pelo lado esquerdo do clube: Tancredo Macedo, na década de 20, Julinho, Zezé Fernandes, Ernani e Marcionilo, na década de 30,  Edinho, nos anos 50, Cabral, na primeira metade da década de 70, Pedrinho, na segunda metade da década de 70, Almeida, nos anos 80…. e tantos outros que jogaram naquela posição.

Destes gigantes, apenas Marcionilo tem mais gols do que Renatinho.

Destes gigantes, nenhum bate o número de títulos que o pequeno Renatinho possui vestindo a camisa coral.

Em cinco anos de Santa Cruz, participou de 6 finais de títulos. Não ganhou todas, “apenas” 5.

Talvez, por isso, ainda precise mostrar que o seu futebol é de “gente grande”. Quem sabe, assim, “cresça” um pouco mais e possa virar um Rei.

 

29 Comentários

  1. Hélio Mattos
    1

    Renatinho é um dos grandes símbolos, se não o maior, de todo o retorno tricolor santa-cruzense das bandas do Arruda a esta série que, se não é o nosso lugar, pelo menos já é algo menos inaceitável.
    Fora ele eu só posso imaginar como possibilidade, e uma das bem grandes, o inconteste Tiago Cardoso.
    O lasca é isto. Já vi muitos e muitos comentários chamando o cara de Tiago Frangoso.
    Deixo cada dia mais de postar comentários, pois não estou aqui para fazer inimizades, muito antes pelo contrário.
    Tem muitas pessoas que não gostam do Renatinho e eu claro que tenho que respeitar todas as opiniões.
    Vou citar um exemplo deste meu respeito, que é com o Eduardo Ramos. Ele não gosta do baixinho e eu respeito demais sua opinião apesar de, neste caso, discordar dela.
    O fato é que ele nunca usou palavras depreciativas com respeito à pessoa dele e, muito menos, à sua altura…
    Bora nessa Eduardo! Já queimei minha língua muitas vezes e todos nós torcemos por isto. Uma boa e velha língua queimada todos os santos jogos.
    O que eu sei é que eu gosto demais deste menino e espero que, algum dia, seja dado o devido respeito a quem participou dos grandes eventos positivos que, como ele, mudaram para sempre os caminhos tão dificilmente tortuosos deste nosso amado clube.
    Saudações imensamente positivas santa-cruzenses!
    Esta semana estou com um astral muito estranhamente positivo.
    Digo muito estranhamente porque não dei como uma pôrra de jogo de futebol pode influenciar tanto o espírito de uma pessoa.

  2. Artur Perrusi
    2

    Fui várias vezes ao médico. Tenho uma língua queimada crônica. E, com certo masoquismo, confesso, tenho prazer em queimá-la. Até hoje, por exemplo, vejo a cicatriz, que ainda mostra alguma sensação de queimor, da gigantesca queimadura de língua que foi Rivaldo. Afinal, chamava-o de cai-cai, aos berros. Certo, não sabia que o coitado tinha uma bacia de vermes na barriga…

    Tive agora pequena queimadura de língua com Renatinho de volante. Achei a ideia absurda. Foi boa queimada de língua, de fato. O cabra jogou muito bem — não sei se de volante, pois minha tese é que Renatinho e João Paulo jogaram como dois meias-armadores modernos, marcando e criando.

    Tenho a tendência de apoiar sempre prata-da-casa, mesmo… Nininho. Nosso lateral irrita-me muito, desço o cacete, mas… Espero um dia que minha língua queime como lava de vulcão.

    • Artur também observo da mesma maneira que você o posicionamento do Renatinho.

      Ele jogou como um legítimo meia-armador que condiz mais com as características físicas e do estilo de seu futebol.

      Não vamos nos iludir ao ver Renatinho como um 2º volante porque pelo menos nessa última partida ele visivelmente não foi.

    • Bosquímano
      2.2

      Eu achei uma boa sacada. Não vi o jogo, mas gosto da ideia. É mesmo conceito (guardadas todas as proporções) do que Guardiola fez com Phillip Lann, no Bayern. Um jogador habilidoso e inteligente pra tentar controlar o jogo, controlando o meio campo.

  3. O apelido de Renatinho de criança era “Cuequinha”!

    Viva o Cuequinha!

  4. Concordo com o Paulo. Infelizmente, a paixão de alguns os levam a agir pela emoção e não pela razão, e faz com que um pequeno erro num jogo, cometido por REInatinho ou por outro prata da casa, o torne o pior jogador do mundo. Daí vem as críticas e a pressão por contratações. É a mesma reação emotiva que leva alguns a atirarem pedra ou pilha de rádio num juiz, e depois vem o prejuízo pro clube que perde o mando de campo. Quantos jogadores já chegaram no santa vindos de fora para “reforçar” o time e não têm condição sequer de amarrar as chuteiras dos nossos “pratas da casa”.

  5. Arnildo Ananias de Oliveira
    5

    O MM Ñ TEM NADA DE BURRO. MUITO PELO CONTRÁRIO,

    vê o mesmo jg q nós. O Nininho q se cuide pois estou achando q ele vai manter o Renatinho onde jogou sábado e o Bruninho será o lateral-direito. Aliás, posição já ocupada pelo mesmo, no Palmeiras.

    SaudaSanta

  6. Estive em Bragança no sábado para ver o jogo, mas, antes passei
    no hotel que o Santa estava, pois um amigo havia ganho um brinde
    num sorteio, tive a oportunidade de conversar rápidamente com o
    Renatinho e uma das coisas que disse a ele foi que: esperava que
    naquele jogo ele repetisse o lançamento que fez no jogo contra o
    Vasco no ano passado e deixasse um companheiro na cara do gol, só
    que a resposta que ele me deu em campo foi bem acima da expectativa
    vibrei demais com aquele golaço!
    Agora entendo o que ele Renatinho falou numa entrevista”tem quem
    marque” e realmente quem o ajudou e muito na marcação foi o Lelê,
    apesar das críticas que fazem a ele, entendi porque o MM mantêm o
    Lelê no time, é um jogador de esquema, faz o que o técnico manda.
    Sentir muito a contusão do alemão, pois conversei com ele também e
    falei que estava na hora dele voltar a marcar um gol, infelizmente
    num lance que ele tinha um boa chance, aconteceu o incidente.
    Saudações corais.

    • Arnildo Ananias de Oliveira
      6.1

      PÔ GRANDE, FIZESTE ME LEMBRAR DE QDO MORAVA EM SJ dos CAMPOS/SP, no início até meados dos anos 70.

      Imagino tua alegria! Assim foi comigo qdo vi o Piu marcar o gol de nossa virada, em pleno Parque Antactica, casa do então “Periquito” Palmeiras.

      IMAGINO SIM A FELICIDADE DE TODOS VOCÊS, PRESENTES EM BRAGANÇA PAULISTA!

      SaudaSanta

      Essa MSG é pra v. JOSÉ EDSON, Coral do ABC/SP, pro ARTUR ARAÚJO (Barueri/SP), pro SANTACRUZENSE de Sampa e todos os demais “exilados” das Repúblicas Independentes do Arruda, ñ só de SP mas de todo esse Brasil afora (a exemplo do ALEXANDRE “maluco” de Vitória da Conquista (e, porque ñ, de todo o Mundo).

    • Arnildo Ananias de Oliveira
      6.2

      DIGO: Pio

    • Grande Arnildo, nesse jogo contra o Palmeiras que
      você mencionou, eu estava lá também, assim como no
      3X1 de 78 com o Santinha com 1 jogador a menos desde
      o primeiro tempo, ah! o Artur Araújo também estava
      em Bragança foi um dos premiados com o kit e já
      combinamos nos encontrar em Osasco no final do mês.
      Te parafraseando, SaudaSanta!

  7. Aline Moura
    7

    Renatinho está para o Santa Cruz como Tirion está para Game of Thrones. Obrigada pela aula de história sobre nosso querido lateral, Paulinho. Ps:a família Moura sentiu sua falta no sábado. Abç

    • Paulo Aguiar
      7.1

      Realmente, gostaria MUITO de ter ido! Já estou contando os dias para a Confraternização da subida a Série A!!!

    • Paulinho, a casa de mainha não tem formalidade. Nem a minha, que vcs ainda não vieram. . Não precisa esperar o acesso, não. Por mim, vejo vcs toda semana. Mais uma vez, obrigada pela aula sobre nosso Tirion tricolor.

    • Paulinho, a casa de mainha não tem formalidade. Nem a minha, que vcs ainda não vieram. Não precisa esperar o acesso, não. Por mim, vejo vcs toda semana. Mais uma vez, obrigada pela aula sobre nosso Tirion tricolor.

    • santana moura
      7.2

      Como não conheço Tirion, considero que Renatinho está para o Santa Cruz assim como Pikachu está para o Paysandu.

    • Paulo Aguiar
      7.3

      Aline, não convide os componentes do TC… eles chegam e se apossam de sua casa… kkkkk. Obrigado pelo convite! 🙂

  8. Com certeza vai ser um grande jogo, por isso espero que a Torcida Mais Apaixonada do Brasil compareça em massa para apoiar o Mais Querido. Vamos ao Arruda Família Tricolor, vamos apoiar o Santa Cruz nessa terça-feira. O Santa precisa do nosso apoio.

  9. André Tricolor Virtual
    9

    E pra quem não sabe, o Renatinho chegou a ser sondado pela coisa e todos sabem onde ele preferiu continuar. Lamento aqueles que horas oor outra oede sua saída não do time titular, sua saída do Clube.

    E quem já teve oportunidade de conversar com ele sabe o quanto o mesmo é carismático.

    Parabéns Renatinho, belo gol que nós deu a primeira vitória fora de casa e alívio momentâneo de longe do Z4.

    VIVA SANTINHA !!!

  10. santana moura
    10

    Estava assistindo o jogo anterior, o que aconteceu no Arruda, quando o Renatinho entrou. Uma jovem atrás de mim gritou que era melhor ir embora do que ver ele jogando. Não demorou muito e ele marcou aquele gol sensacional e eu não me contive. Olhei pra trás e disse pra moça: tá vendo, foi o Renatinho e ela se calou. Quem dera que nós todos pudéssemos nos calar toda vez que pré-julgássemos um atleta, sairíamos sempre ganhando.
    A torcida é incoerente quando exige chance para os pratas da casa e os queimam com a maior facilidade, mas o que fazer com a labilidade de torcedor?

    • Hélio Mattos
      10.1

      Torcida é um caso sério mesmo, Dna Santana.
      E parabéns atrasado para a Sra. Que venha um presente atrasado também, hoje à noite!

  11. Artur Perrusi
    11

    Vitória simplesmente sensacional. Parabéns a Martelotte. Deixou o time organizado. E parabéns ao time: que raça!

  12. O Santa Cruz jogou demais e não merecia perder pra um time de Mazela Pikachu!

  13. Hélio Mattos
    13

    Olha, vou dizer que sou um cara que defendo de forma intransigente o direito e, algumas vezes, até o dever da vaia.
    Mas hoje, ao final do primeiro tempo, vi alguns torcedores próximos engrossarem o coro que começou a principiar mas, ainda bem, cessou em seguida.
    Estávamos indo para o intervalo e o time jogou para cima, bonito, seguro e raçudo.
    É verdade que a expulsão do Sacoman me deixou com um princípio de deprê e uma profunda dúvida sobre a nossa capacidade de virar o jogo. Mas mesmo assim eu não poderia vaiar todo um time por conta do estabanamento de um só homem, em um só momento ao final do primeiro tempo.
    E aí veio o segundo tempo..
    Raça, raça, raça.
    Quem tinha um homem a menos eram eles!
    E não venham me dizer que se não tivessem havido as vaias os caras não teriam jogado o que jogaram, porque energia opressora para mim, só serve na hora em que eu estou realmente fazendo corpo mole.
    Não era o caso do primeiro tempo.
    Vamos ter calma gente, e não ficar repetindo os gestos e maneirismos de outras torcidas, que nos ficam jogando na cara o tempo inteiro.
    O que não nos jogam, de jeito nenhum, são os milhões de reais gerados pelas propagandas de todos os produtos dos quais eu sou cliente.
    E isto sim, além de um baita boicote, é um troço digno de sonora e indignadíssima vaia!

    • Alba Maria
      13.1

      Concordo Hélio Mattos, alguns torcedores do nosso Santinha são intransigentes demais, principalmente nas sociais. Não faço apologia as organizadas, porém temos que reconhecer, elas dificilmente vaiam o time. Realmente alguns torcedores ensaiaram uma vaia quando terminou o segundo tempo, ainda bem que a vaia não vingou, prevaleceu o bom senso. Temos que reconhecer também quando o time tá jogando e foi o que ocorreu ontem. Parabéns ao time ao técnico aos torcedores e a diretoria. A torcida na minha opinião ainda tá devendo, mais chegaremos lá.

  14. Hélio Mattos
    14

    É isso aí, Alba.

  15. O gol tomado ontem é mais um a ser creditado na conta do
    Danny Morais, já passou da hora do MM testar outro zagueiro,
    este além de lento ainda perde o tempo da bola, quanto ao
    restante da equipe, estão de parabéns pela garra e bravura,
    afinal não é fácil jogar no sábado no interior de SP, encarar
    várias horas de viagem e 72 horas depois virar um placar
    adverso com um jogador a menos, parabéns mesmo!

  16. Edilson Silva
    16

    A evolução do Santinha e outras, passa-se pela entrada de Renatinho no meio de campo como segundo volante, vejam que a qualidade de saida de bola foi fundamental, pois não precisa Joao Paulo vim buscar essa bola tão atraz, e com Sitta ou Bileu sempre eram os passes de saida.
    Tecnico é prá isso mesmo tirar o melhor do jogadores e o passe e visao de jogo sao os melhores fundamentos de Renatinho.
    Obrigado.
    PS, Está na hora de Danni Moraes sair, o cara não pula uma gillete. testa Neris.

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *