O Secretário está de férias

ferias

Todo trabalhador merece férias. Nada mais justo.

Um Secretário de Estado, de uma pasta importante, também tem direito a férias.

Antes de viajar, porém, o Secretário deixou quatro mensagens importantes:

1ª mensagem: “… só estamos devendo três meses aos funcionários…”

(O Secretário parecia orgulhoso com esta notícia. Mas, logo veio a Assessoria de Imprensa tentar dizer que o Secretário não falou o que tinha falado….)

2ª mensagem: “… Não é só Capella quem colocou o Santa na Justiça; o clube deve mais de R$ 60 milhões…”

(O detalhe era que Capella era o seu homem de confiança, dois meses atrás. Mas, Capella colocou o Santa na Justiça. – Que besteira, afinal de contas o ex-diretor de futebol da era do diminutivo (o pior presidente da história) também colocou o Santa na Justiça do Trabalho…)

Antes de viajar, ainda escreveu uma carta aberta, endereçada ao treinador e ao torcedor. Para o primeiro, disse:

3ª mensagem: “ … vai jogar o jogo da sua vida e o nosso Santa o jogo da classificação. Só aceitamos um único resultado: uma vitória convincente contra o Sergipe…”

(Logo em seguida, vêm o vice-presidente e o diretor de futebol falar que o Secretário não disse o que estava escrito. Que era pura ilusão de ótica de quem, como eu, leu a carta escrita pelo Secretário)

Para os torcedores, disse:

4ª mensagem: “… Só não posso aceitar desculpas para não ir ao Arruda no próximo sábado…”

Nós fomos ao Arruda, fomos a Sergipe. Mas, o Secretário não foi a nenhum dos dois. Estava viajando, no Exterior. Está de férias, merecida. Todo profissional merece. Todo Secretário merece.

– Ora, mas o Secretário não é Presidente do Santa Cruz?

Sim, é. Mas, as férias são devidas ao seu trabalho na Secretaria do Estado de Pernambuco. Não, da presidência do Santa Cruz. Não, do trabalho no Santa Cruz. Afinal, lá, nenhum trabalhador com menos de 10  meses de emprego, que não cumpre horário e que não presta contas ao seu superior tem direito a férias.   Ou será que tem?????

38 Comentários

  1. Cláudio Guimarães
    1

    Paulo, fiquei sem dormir. Aliás, eu e milhares de outros tricolores. Ele está de férias. E a gente está se lascando na mão dessa escumalha.
    Não adianta ter uma torcida que dispensa comentários para sofrer toda a sorte de dissabores.
    Meus netos sofrem. O mais novo, infelizmente eu não e o pai dele, que é meu filho, não tivemos como faze-lo tricolor… Imagino que estamos perdendo torcedores, perdendo nossa saúde e nosssa alegria com futebol…
    Toda vez eu digo que não vou mais e etc, mas sempre vou.
    Mas, dessa vez, pela idade e os problemas de saúde, sinto que é chegada a hora de virar um torcedor de pé de rádio.
    Ontem, até minha esposa (que antes de me conhecer era do Sport) chorou…
    Puta merda…
    Vou indo e desculpe-me o desabafo.

  2. Geraldo Tricolor da Iputinga
    2

    Féria todo mundo quer e tem direito, porém o Santa se não ganhar os dois próximos jogos vai ficar é de licença e sem vencimentos. Quem pagará a conta, quem consertará mais esse estrago?
    Quem virá, quem virá, quem terá coragem de vir e virar?

  3. João Tiago
    3

    A gente busca palavras e inspiração pra escrever alguma coisa e não encontra. Só consegue colocar pra fora a tristeza, humilhação, raiva, rancor e lágrimas…

    Amigos, eu não aguento mais!

    Não aguento mais ter meu amor não correspondido.

    Não aguento mais ver o clube que tanto amo e me identifico sendo humilhado, desconstruindo toda a sua história de glórias.

    Não aguento mais! Pra mim o futebol perdeu a graça e eu queria que o Santa Cruz acabasse logo.

    Não aguento mais os Domingos tristes, os sábados à noite sem graça, as cervejas fechadas na geladeira, as camisas corais guardadas, as gozações nas segundas…

    Não aguento mais!

    Não aguento mais ver um bando de patifes e pernas de pau vestindo a camisa tricolor.

    Não aguento mais ver um incompetente à beira do gramado.

    Não aguento mais ver dirigentes brigando e querendo prejudicar quem quer trabalhar sério pelo clube

    Não aguento mais ver 30, 40, 50, 60 mil pessoas saindo tristes do Arruda.

    Lembro-me que, ano passado, queria muito que o Santa Cruz fechasse as portas, como alguém que não aguenta mais ver o sofrimento de um doente que agoniza num leito de hospital e prefere vê-lo partir logo.

    Mas aí veio FBC e renasce a esperança…

    Pra que?? Pra entregar de novo o nosso clube a esses canalhas que figem jogar futebol e a esse treinador incompetente?

    Amigos, eu não aguento mais!

  4. Fernando Silva
    4

    Nós, fanáticos torcedores, estamos sempre esquecendo de fazer uma autocrítica em relação ao nosso papel no trabalho de soerguimento do Santa Cruz. É maravilhoso constatarmos a frequência de público nos nossos jogos superando números das 4 séries do Campeonato Brasileiro. Como é que um clube que coloca 45.000 torcedores em um jogo da Série D somente possui cerca de 3.000 sócios em dia. Com que recursos se conseguiria manter um time e Comissão técnica a altura do Santa Cruz, sem esse respaldo financeiro. Enxerguei vários milagres feitos pelo “secretário” na recuperação do nosso patrimônio. Na realidade o melhor Presidente das últimas décadas. É pena que ele não seja um xeique dos Emirados Árabes que permitisse, com seus petrodólares contratar jogadores como Cristiano Ronaldo para disputar a 4ª Divisão do Campeonato Brasileiro

  5. Dizem que nada como um dia após o outro, que entre eles existe uma noite no meio. Que noite longa essa de ontem, parece que durou todo os 5 meses restante de 2009. Que noite longa essa que vive o Santa Cruz. Minha filha amanheceu ouvindo Paul Mcartney cantando “All things must pass” de George Harrison. Difícil de acreditar para quem teve a noite que tive ontem.

    abraços tricolores, especialmente para aqueles que vivem noites intermináveis

    Nunes

  6. Paulo Aguiar
    6

    É Cláudio, a tristeza impera. E ela é fruto, em grande parte, da incompetência dos nossos diretores. Que dia triste.

    Geraldo, o Secretário falou que ele se responsabilizaria por tudo, pela escolha feita do treinador. Ora, como acredito que ele é um homem de palavra, que ele pague a conta, que ele pague nossos sábados/domingos até o final do ano.

    Caro Fernando, realmente torcida exemplar é a do Sergipe. Ontem, cerca de 70% dos seus torcedores estavam no Arruda. Digo isso porque, no primeiro jogo em casa, o Sergipe colocou 33 (Trinta e Três torcedores em campo) e ontem cerca de 20 vieram acompanhar o seu time. Sobre este número de 3.000 sócios é mentira, são quase 6.000. Mas, claro, tudo é incerto, ninguém informa; assim como ninguém sabe o quanto o santa arrecadou do jogo do Brasil, ninguém entende como a Coral Investimento ganhou mais de R$ 70 mil por mês (50 fixo + comissão)… realmente, para pagarmos isso, teríamos que ter 50 mil sócios em dia.

  7. Pois é o Presidente de Férias, e o Santa Cruz tbm preste a entrar de férias…

    Vai ser o time de Recife melhor de se trabalhar pois com só 5 meses de trabalho num período de 12 meses, se vê que o time tem muito dinheiro e não precisa tá jogando pra movimentar o clube…

    Cara desde o jogo contra o Central eu disse q esse China teria q sair o q ele fez não existe… aí deixam o cara mais duas rodadas, perdendo pra um tal de sergipe… PQP!!!!

  8. FABIO EMERSON
    8

    Estou no Amazonas, e estive em Recife há duas semanas atrás e fui ao jogo entre o Santa é o Central, para minha infelicidade e de muitos tricolores saímos do Arruda de cabeça quente, e muito preocupados com a campanha na série D´merda, para minha tristeza meu filho não torce pelo Santa, não aguentou ser motivo de chacota, e agora!!! Até quando estaremos suportando vergonha atrás de vergonha. Agora vejo pela net esse desastre que ocorreu Santa x Sergipe. Sei que FBC fez o melhor e tem se comportado infinitamente melhor que muito dirigentes no passado recente do Santa fizeram.
    Continuo tricolor, morro tricolor, mas sofro…
    não sei até quando amarei…
    Infelizmente não encontro respostas para a séries de acontecimentos que vem dia após dia ou melhor ano após ano

    2006 1ª divisao A
    2007 2ª divisao B
    2008 3ª divisao C
    2009 4ª divisao D´merda.

  9. Cansei de louvar as boas obras de FBC no que se refere ao patrimônio, parte administrativa, social, etc, etc.

    Temos um bom estádio (pra quê?), site que nos permite pagar mensalidades, a adesão de sócios e outros serviços….

    Mas, não podemos esquecer que o Santa Cruz, dos três mais tradicionais de Pernambuco, é o único que deve seu nascimento ao futebol. Pelo andar da carruagem, salvo algum fato novo, pode estar caminhando para o fim – pelo menos na qualidade de clube grande – pela mesma razão.

    Pelo que vi até agora, será bastante difícil escapar da degola na primeira fase. Não creio que, em duas semanas, aconteçam mudanças tão drásticas e certeiras que façam o time apresentar algo diferente daquilo que vem apresentando.

    O secretário está de férias? Eu também!

    Fui.

  10. Fiquei surpreso ao saber que se FBC estivesse no Arruda, o Santa teria vencido o Sergipe!
    Só uma pergunta: Ele comandaria o time, no banco de reservas ou jogaria no ataque e faria os gols perdidos?

  11. milton pereira
    11

    E eu não aguento mais tantas LAMURIAS! E concordo: nada como um dia atraz do outro. E digo mais : Se vencermos esses dois jogos, (o que é possível)ainda continuar~~ao essas LAMÚRIAS, principalmente se perdermos (o que também é possível)! Ora, ora, me poupem !

  12. Bosquímano
    12

    Olha, o que está acontecento com o Santa Cruz é uma tentativa de genocídio. Querem matar 3 milhões de torcedores!

    O que xina fez ontem não foi burrice. Burrice tem limite, foi sacanagem mesmo. Não vou falar da ausência do presidente e/ou da covardia da diretoria de futebol porque não sei quem manda no futebol do Santa. A propósito, a (re)contratação de márcio bitencurt é uma notícia lastimável e também não é burrice. É sacanagem mesmo!

    Reservo desde já meu lugar na marquise…

  13. reci sa silva santos
    13

    Concordo totalmente com o comentário de número 12. É sacanagem da grande!

  14. Cláudio Guimarães
    14

    Mas Milton, a gente toma duas porradas de um time (Sergipe) formado há cerca de 1 mês, cuja folha salarial não merece nem comentário; um time com jogadores semi-profissionais (alguns possuem outras profissões); Uma dessas porradas em um dos jogos em pleno Mundão; antes, empatamos na marra contra o Central, também no Arruda; enfim, só vencemos uma partida. Você queria o que? Que estivessémos aqui com cara de idiotas, dizendo que está tudo bem e que isso é normal? Tenha santa paciência!

  15. Meu caro SÓCIO (pOST 10). Não; FBC se tivesse no Arrudão Sábado, não faria gols, ne tampouco os perderia, não dirigiria o time de dentro de campo,o qué é uma pena pois se ele fosse o técnico talvez fizesse melhor que China o “Débil”.
    Mas olha meu caro, meu falecido pai nunca foi Bombeiro, Pedreiro, Médico, Salva vidas,nada disso, era um dedicado Professor de escola pública.
    Mas se na enchente de 1975, em meio a nossa Casa inundada, o os móveis destruídos, ele fosse para os Estados Unidos passear, nossa familia certamente afundaria junto com os objetos.
    O que se espera de um líder é que ele esteja à frente das batalhas mais importantes. Sentindo a dor, comemorando as vitórias , resolvendo e decidindo as questões mais dificeis que se apresentam.
    As coisas não são simples assim não caro Sócio.

  16. Muito feliz o texto de Paulo Aguiar, comentei aqui neste espaço em forma de pergunta, como algums que aqui frequentam entendiam as Férias do Presidente, as vésperas do Campeonato Mais importante da vida do Santa Cruz.
    Não longe de mim cobrar as respostas daqueles que perguntei, mas se eles mesmos celebram tanto, que o tal Ouvidor está atento aos Blogs, penso, depois de ler a indignação do autor, porque não fizemos este alerta antes? pois trata-se de um fato absurdamente absurdo. Talvez o ouvidor levasse ao conhecimento do executivo. E as férias fosse remarcada. (Será que estou levando este ouvidor muito a sério).
    sobre os outros absurdos, Sérgio China e uma Diretoria de Futebol sem rosto. Já falamos tudo a respeito.È o fim!
    E Sobre Márcio Bittencourt, o mal menor, que venha e nos classifique, vamos torcer.

  17. Zé Maria
    17

    Recuperar um patrimônio é fácil, basta ter dindim, mas futebol o esporte mais injusto do mundo é difícil, FBC vem pagando em dia, a torcida chega junto, mais o principal a vitória não sai, o time só vai pra cima do adversário quando está perdendo, isso é coisa de técnico retranqueiro, mesmo assim criamos várias chances mas não temos competência nem frieza para marcar, fui ao jogo e tirando nossa raiva e analisando com frieza, vimos que só deu Santa. China e Bitencourt, tem a mesma característica enche o time de volantes, nosso meio não cria, não chuta, não enfia uma bola prá Reinaldo, vivemos de cruzamento, mas não temos jogador pra cabecear, ontem foi um absurdo de escanteios e nenhuma cabeçada, espero que a sorte nos ilumine, pois não acredito que com este meio de campo vamos chegar a algum lugar.

  18. tritritricolor
    18

    Alguem está certo? Alguem está errado? Alguem acertou? Alguem errou? Pouco importa, o importante agora é que temos uma chance, então, unamo-nos pelo ente maior que é SANTACRUZ FUTEBOL CLUBE. O resto sai na urina ou nas fezes

  19. Geraldo Tricolor da Iputinga
    19

    Errar igual ao China impossível. Para o momento a escolha foi acertada porque é o único que conhece o elenco. Eu não sei quem vai ser titular nem quem vai ficar no banco, não sei se vai ser 3-5-2, 4-4-2, 3-6-1, se vai ser carrossel holandês, ou qualquer outro esquema. Só sei que vou tentar juntar tudo que é energia positiva, tudo que é vibração e torcer, torcer e torcer. Dentro de campo, fora de campo, na lua, ou em Caruarú, vamos ganhar Santaaaaaaaaaaaaaa…

  20. Guilherme
    20

    A verdade é uma só, somos os culpados de tudo o que está acontecendo, pois não tomamos uma atitude para evitar que tragédias como está ocorra. Desde a queda para a serie b que deveríamos ter enxotado todos estes ladrões que estão destruindo nosso clube e cada dia ficando mais ricos a custa do clube e de nós.
    Para que não sabe, se quer tricolor nosso presidente é ele é torcedor do Bahia e também Flamengo e Corinthians. Ele quer ser sanado e por isto aceitou ser nosso presidente, ou seja, mais um que quer levar vantagem em cima da instituição Santa Cruz.
    Se já tivéssemos dado um sacode nessa corja que sempre fazem as mesmas coisas e aceitamos, a coisa seria diferente, mas não, aceitos tudo de formar pacifica e acho que tais fatos exigem atitudes drásticas para mostrar que o SANTA CRUZ tem dono e que os dos somos nós. Até as barbies fazem mais pressão que a gente quando a crise chega lá e isto não pode acontecer nunca.

  21. milton pereira
    21

    Claudio(post 14)
    Eu também estou muito triste com tudo isto! Tenho 72 anos, já viví muito o Santa Cruz, inclusive fui atleta infantil nos tempos que o Estádio era cercado de tocos de coqueiros. Mas,que adianta chorar ? O leite já foi derramado! Agora, é lutar, lutar e lutar. Ter esperança, ajudar de algum modo, mas não adianta rezar, pois Deus é por TODOS! Cada um que faça a sua parte e eu já faço a minha.Saudações Santacruzenses.

  22. Respeito sua opinião, caro Jânio (post 15)

    Apenas esclareço que o time não está abandonado. Temos uma diretoria de futebol, que está presente.

    Outra coisa, comenta-se que FBC pode estar em tratamento de saúde. Neste caso, estão apedrejando quem não merece.

    Com o afastamento do entregador de camisas, acredito nas vitórias, nos dois próximos jogos.

    Saudações Corais.

  23. Paulo Aguiar
    23

    Caro sócio,

    O diretor falou, a assessoria de imprensa falou que o Secretário está nos EUA, de férias.
    Já ví vários secretários/prefeitos/governadores se licenciaram devido a viagem para tratar de problemas de saúde. Mas, nunca vi nenhum falar depois de sua volta que este era o verdadeiro motivo… poderá ser a primeira vez.

    O Secretário não faz gol, mas é capaz de cobrar a presença do torcedor no estádio. É tão difícil saber que amor não se cobra ?!? E que nós não podemos aceitar sermos cobrados, afinal, não temos mais nada a provar. O Secretário é que tem a provar…

    Dispensou Bittencourt, segundo ele mesmo por falta de grana, quando pagava mais de R$ 70 mil por mês a Coral Investimentos. E, agora, arrumou dinheiro? Não seria por uma economia de R$ 15 mil (no salário de Bittencourt) que faria o Santa se atolar em dívidas. Mas, não pagar ao ex-diretor de futebol sim… aí vem a dívida.

    Jânio e Milton, a experiência é sábia. A inexperiência faz a gente ser explosivo com o Mais Querido. Vocês estão certos. Só nos resta apoiar, o time, o Clube. Mas, isso nunca faltará, tenham certeza. É o que fica.

  24. Prezado Milton,

    Vamos em frente, apesar da dor, dos desmandos, das humilhações…
    Enquanto houver esperança, estamos vivos.
    Abraços corais do Cláudio

  25. Fábio Belmino
    25

    Será que nos próximos 5 meses temos condições de alugar o estádio para Edir Macedo? pelo menos entra uma graninha e ele consegue exorcisar o Arruda, pois nunca vi um mal para durar tanto tempo.
    Depois de tantos charlatões passarem pelo Mais Querido, deixa ao menos o Edir alugar o espaço ocioso, deixa uma grana pra gente e de resto quem sabe ele desenterra a cabeça de burro.

    Ps. não creio que essa diretoria se compare as outras no que tange a honestidade com o dinheiro do clube, mas em relação a incompetencia com o futebol são idênticos.

  26. carlos gaspar
    26

    Concordo plenamente com tudo que fui dito no texto.

    UM NAVIO NOVO, SEM UM COMANDANTE!!!

  27. antonio ferreira aguiar
    27

    ESSE PRESIDENTE ESTÁ DE FERIAS NOS EUA ? O SANTINHA ESTÁ PRESTES A PARA O RESTO DO ANO, COMO PODE ?

  28. JOÃO MULAMBO
    28

    concordo com o texto.

  29. Amigos santacruzenses, apesar dos pesares irei a Caruaru! Assimilo plenamente o ponto de vista dos que se recusam a acompanhar nosso santinha nessa empreitada.
    Nosso clube tem estádio (um dos melhores – do país do futebol), tem torcida (a mais Leal do Brasil) mas, não tem time! Se o que o santinha tem de melhor é a torcida, me orgulho de fazer parte dela!

  30. reci sa silva santos
    30

    Fabio Belmiro, brincadeira tem hora! O Santinha já vem se lascando faz tempo,nas maos de um bando de coisa ruím, e vc ainda quer trazer mais um?
    Não diga isso nem brincando, pois senão Deus castiga.

  31. DBS TRICOLOR
    31

    “No fim tudo dá certo, se não deu certo é porque ainda não chegou ao fim.”
    de (Fernando Sabino)

    “Coragem é resistência ao medo, domínio do medo, e não ausência do medo.”
    de (Mark Twain)

    “O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos.”
    de (Eleanor Roosevelt)

  32. DBS TRICOLOR
    32

    AMIGOS, É HORA DE UNIÃO!
    SANTA CRUZ É UMA NÃÇÃO,
    GANHAREMOS LÁ,
    E NO DO MUNDÃO DO ARRUDA,
    OBTEREMOS A TÃO SONHADA CLASSIFICAÇÃO.

    TRI TRI TRI TRI-CO-LOR!!!!!!!!!!!

  33. Hugo Miguel Loureiro
    33

    Motivos pelos quais eu vou para Caruaru com minha esposa, meu primo e cinco filhos crianças:

    “O SANTA CRUZ VIVERÁ HOJE E PARA SEMPRE!”
    primeiro presidente coral

    “YES, WE CAN!”
    primeiro presidente negro USA
    que tem jeito de tricolor

    “EU SOU SANTA CRUZ DE CORPO E ALMA. E SEREI SEMPRE, DE CORAÇÃO!
    capiba

    “E EU NÃO PÁRO. NÃO PÁRO,NÃO!
    SOU SANTA CRUZ!
    SOU TRICOLOR DE CORAÇÃO!”
    torcida + apaixonada do Brasil

    1. Hilton
    2. Luciana
    3. Theo
    4. Marina
    5. Júnior
    6. Hugo Miguel Loureiro
    7. Sandra Loureiro
    8. Tássio Loureiro
    9. Hugo Miguel Loureiro II
    10. Luís Loureiro
    11. Catarina Loureiro
    12. Vital Loureiro
    13. José Vítor loureiro

  34. Fred Esaú
    34

    Agora só vou a jogo do Santa Cruz quando ele chegar na final de algum campeonato. Não aguento mais ficar sofrendo por causa de futebol. Ainda mais pq meu sofrimento é duplo.

  35. Francis Costa
    35

    Vamos pedir a renúncia de FBC, já pensou um cabra desse de férias, enquanto o time perde alqueles gols, enquanto os diretores batem cabeça, vamos antecipar as eleições..!!!!
    Parece que já tem muitos candidatos ao cargo e nomes de peso…..!!!
    Já estou emocionado com os novos nomes……acho que o proximo presidente ajusta tudo em no máximo 2 meses.
    E viva o futebol PE, viva os milagres….viva a quantidade de sócios….!!

    Fui.

  36. Fred Esaú
    36

    Quem advinhar a quantidade de volantes que o Dunga acabou de convocar para o amistoso contra a Estônia ganha um doce. Só pode ser uma praga um negócio desses.

  37. “É um desafio muito grande, ao mesmo tempo é tranquilo você
    pegar um clube com estrutura, diferente do que vocês viram
    a gente pegar aqui”, palavras do sr. Marcio Bittencourt em
    crítica ao Santa Cruz, quando assumiu o Nautico. Fiquei puto
    com derrota para o Sergipe e mais prostituto estou com o re-
    torno dos Marcios, sim porque o M.Barros também está de vol-
    ta, estão brincando de gerir o Santa Cruz e nos fazer de pa-
    lhaços. Paulo, parabéns pelo texto, nós, torcedores e sócios
    já perdemos muito tempo nos contentando com migalhas, chega!
    FBC e cia acabou de passar um atestado de incompetencia, com
    a volta do Marcio Bittencourt ao comando da equipe. Antes
    não havia dinheiro para pagar a este cidadão, agora que a
    vaca está no brejo, culpa do sr. FBC, aparece dinheiro para
    traze-lo de volta e ainda com rótulo de salvador da pátria,
    ah! me poupe.
    Saudações corais.

  38. gustavo rabelo
    38

    Prezados(as) Corais,

    Não sou defensor nem tenho procuração para ser defensor de ninguém, mas todos nós (ou quase todos, basta ver nos diversos fóruns de discussão) depositamos nossas esperanças em FBC… O trabalho que foi feito até hoje entre erros e acertos no atacado foi bem POSITIVO, superando os equívocos (naturais).

    Tivemos uma gestão que passou e arrasou profundamente com nosso querido Santinha, isso repercutiu e ainda repercute de maneira negativa! O baque para nosso time foi muito grande! Logo, eu penso que a recuperação não pode ser (infelizmente) tão rápida quanto nossa queda!

    Então,concluo dizendo que nosso DEVER é continuar APOIANDO O NOSSO SANTA CRUZ, com todas nossas forças.
    Desistir nunca! Entregar-se jamais!

    Grande abraço a todos os Santacruzenses.

    Gustavo Rabelo

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *