O Santa Cruz não paga. Os jogadores não jogam

sonhar_dinheiro2

Acorda, Santa Cruz.

Em 2001, o mais novo poeta do cenário futebolístico nacional, Vampeta, saiu com uma frase mais ou menos igual a do título desta crônica: “O Flamengo finge que me paga, e eu finjo que jogo”.

Em certas proporções, esse é o Santa Cruz de hoje. O clube tem imensas dificuldades de pagar os salários dos jogadores e funcionários.

Frases do tipo “O Santa Cruz vai pagar salários de 15 em 15 dias”, “O CT será construído em seis meses”, “As certidões negativas irão sair em 15 dias”, “Vamos requalificar o Arruda para 75 mil torcedores”, “Iremos contratar jogadores de série A”, “Já estamos praticamente fechados com o patrocinador” … não encontraram tanto respaldo entre os torcedores, mas serviram para criar – até agora – apenas sonhos e expectativas de um novo Santa Cruz.

Agora, torcedor, imagine-se no lugar do jogador que está há praticamente 3 meses com salários atrasados ouvir, nos dias atuais, os gestores do clube falarem: “devemos aumentar a nossa folha de orçamento no futebol em 20%”, “já estamos com um patrocinador praticamente acertado”, “esperamos em junho colocar os salários totalmente em dia”. Eu, na condição de torcedor, fico aborrecido quando vejo muita conversa e pouco resultado. Nem imagino na condição de um funcionário do clube.

Educadamente, o treinador Ricardinho deixou claro na entrevista após a derrota para o ABC que o atraso salarial é um problema sério no Santa Cruz. Eu acredito que seja, afinal, nas mesas de bar, dizíamos que com o mesmo time do Pernambucano nem subiríamos nem cairíamos, mas hoje o que se vê é o Santa Cruz, praticamente com o mesmo time, na Zona de Rebaixamento. Ou seja, se tudo permanecer como está voltaremos à série C. Ainda, o salário atrasado atinge tanto jogadores quanto o próprio treinador que passou a inventar moda e a ressurgir um esquema da década de 50 (4-2-4), reduzindo nosso melhor e mais criativo jogador a um “simples” cabeça-de-área.

Falta muita coisa. Com pouco dinheiro e sem capacidade de atrair recursos financeiros, o time limita-se a ser apenas razoável, isso quando os atletas se sobressaem em campo. O cenário não é nada animar, caso sejam mantidas as condições atuais.

Neste contexto, a minha teoria é simples:

Pode pagar os salários em dia? _Não.

Pode contratar jogador bom? _Não.

Então, que se utilize os jogadores da casa!

E que não se fale mais de um futuro distante sem sequer ter olhos para enxergar o presente.

38 Comentários

  1. Roberto Gomes
    1

    acho que essa historia de atraso nos salários é uma desculpa para justificar tantos erros. Nas contratações equivocadas, substituições mau feitas e esquemas malucos. A incompetencia é geral desde de quem contrata a quem escala.Estão querendo esconder os erros nos salarios. qual o clube que está pagando em dia na serie B ? Isso é conversa, todo ano é isso, salario atrasado para justificar a incompetencia, dos jogadores, técnico, comissão técnica e dirigentes.

    • edilsonsilva
      1.1

      Bom dia.

      Concordo totalmente contigo, o problema do Santinha e: aa cabeça de área deixa a zaga sempre vulnerável,Sitta,Bileu e Bruninho,marcam muito mal, sem pegada apenas cercando, e distribuiem muito mal, errando quase todos os passes, temo de contratar pelo menos um volante de pegada, para proteger a zaga, a armacao deixa com Joao Paulo e Daniel Costa, os resto vem naturalmente.
      obrigado
      edilson

  2. Artur Perrusi
    2

    Por motivos óbvios, com a base, é mais fácil a interlocução a respeito dos atrasos salariais. Mas não sei se a diretoria de futebol e Ricardinho darão chance à meninada. Enfim…

    Por incrível que pareça, ainda acho que Ricardinho e o time são compatíveis para disputar a série B — a escalação correta do time é o primeiro passo; por enquanto, Ricardinho está escalando mal o time.

    O futebol brasileiro está péssimo, nivelado por baixo. Bora ver.

  3. Thiago Carvalho
    3

    Gostaria de saber porque ninguém questiona o trabalho mal feito de Sandro Barbosa e Ataide que permanecem e permanecem e permanecem….

  4. Alguem sabe porque os arbitros não expulsam jogadores do Santa Cruz (?), A resposta é facil, para o jogo não acabar por falta de numeros de jogadores em campo, nosso clube normalmente já entra em campo com menos quatro (Danos Moraes, Sita, Bruninho, Peido Castro e por aí vai). Esta historia de salario atrazado é pura balela, qual clube no Brasil em qualquer serie paga em dia????

    Ps: pra variar as substituições são as piadas de sempre: E. Santos, Bileu etc.

  5. O Santa Cruz tem situação ligeiramente melhor nesse aspecto. De acordo com o presidente Alírio Moraes, há um pré-contrato assinado com uma empresa interessada em patrocinar o clube. O problema é que o acordo só vale a partir do mês de julho – e o Tricolor precisa de dinheiro até lá. No momento, só conta com o apoio da 99 Taxis nas mangas. Isso motivou o mandatário a ir até São Paulo, semana passada, para negociar parcerias temporárias. Não obteve êxito. “Avançamos em algumas situações, mas os patrocinadores estão temerosos de investir”, explicou Alírio.
    http://www.folhape.com.br/blogdeprimeira/?p=127345

    __________________________

    A coisa que, infelizmente, faz certo, sabe a importância de um (bom) olheiro remunerado para o clube.
    É o tipo de custo que não é gasto mas sim investimento para o patrimônio do clube!

    http://www.folhape.com.br/blogdeprimeira/?p=127354

  6. Fred Arruda
    6

    Não vou falar do Botafogo, Bahia ou Vitoria, que passaram recentemente pela série A e possuem mais estrutura financeira que o Santa Cruz. Mas fico a imaginar o que pode fazer Sampaio Correia, Macaé e América-MG terem melhores condições financeiras que nós. O presidente poderia parar de falar bobagens e trabalhar um pouco mais focado no que realmente importa. Jogamos um futebol medíocre contra o medíocre ABC. Mas o ABC da vida nos diz que ninguém trabalha direito sem receber. Não culpemos jogadores e comissão técnica, pois a responsabilidade é da diretoria. Com Jairo Rocha de patrocinador master iremos direto pra série C. Ainda dá tempo de trabalhar e virar esse jogo.

  7. Artur Perrusi
    7

    O clube, do ponto de vista da gestão, continua uma caixa-preta. Confesso que tive boa impressão de Alírio qdo o conheci na festa do TC. Mas palavras e discursos são insuficientes. Depois de tanto blablablá no Arruda, quero mais é ação. Alírio precisa provar que seu discurso não é de advogado, espécime da cadeia evolutiva que tem retórica próxima da dos políticos, tipo ALN. E só apoiarei, de fato, um presidente, a partir do momento que a gestão tornar-se transparente e acontecer, enfim, uma reforma decente de nosso estatuto. Sem isso, o resto é crônica esportiva.

    (acabando, por exemplo, com o casuísmo de nossas eleições… de conselhos deliberativos que são convescotes de “bem-intencionados”)

    E já fizemos um projeto (gente daqui e do Blog do Santinha) de estatuto, bem moderno, participativo e profissional — foi na gestão de FBC, se não me engano. Onde foi parar? Provavelmente, no fundo da piscina ou está com os morcegos cagões do Arruda.

    Na minha opinião, Alírio ainda está cercado de múmias, de incompetentes e de notórios cretinos. Nesse momento, está na fase do bom samaritano que quer ajudar o clube, ficando até espantado com algumas mazelas, cuja obviedade até os ratos da piscina sabem de cor. Se não mudar a correlação de forças dentro do clube e não fazer as reformas necessárias (parece que vai, sim, mas não tenho certeza e nem ponho a minha mão no fogo), seu destino é ser mais um… “benemérito”.

  8. André Tricolor Virtual
    8

    Saudações Corais,

    É evidente que além da falta de dinheiro, existe muita incompetência pelas bandas do Arruda.

    Se analisarmos bem nosso elenco, não é dos piores não! Acho que com alguns ajustes podemos voltar aos eixos. Falta estrear o Daniel Costa e colocaria Renatinho como atacante ao lado de Equino! Lúcio tá razoável, o J Carlos foi mal, porém foi sua primeira partida. É Sacoman e Alemão na zaga, W Cesar e Sitta como volantes e JP e D Costa no meio.

    A falta de dinheiro ainda é reflexo da não participação do Santa nas Copas do Brasil e do NE, que além da grana da renda dos jogos, perdemos prestígio e visibilidade perante grandes patrocínios. Alírio vai tee que correr atras e mostrar que tem dinâmica e força para atrair investidores de volta ao Arruda.

    E se não pagar os salários a Cobra vai pro brejo.

    VIVA SANTINHA !!!

  9. Trabalhou tem que receber,o danado é que os clubes para quem perdemos pagam menos e mais atrasado que nós.Além do que não são cabide de empregos.

  10. Manoel Valença
    10

    Muito complicado. Mas, acho que salários adiantados até o fim do ano com décimo terceiro e tudo não resolveriam a ruindade de certos jogadores. Sei que é um dos motivos esse atraso salarial, mas ele não pode esconder a mediocridade técnica do esquema e dos jogadores.

  11. Dinheiro, dinheiro, dinheiro! Dizem que não trás felicidade. Será? Pode até ser que não, mas que da um bom empurrão dá.
    O Santa Cruz é uma empresa privado, e como tal, precisa de dinheiro. Sem dinheiro não há estádio que preste, não há jogadores que preste, não há salários em dia, não há CT, e muitas outras coisas que só o dinheiro proporciona. Querem fazer o clube uma entidade utópica. Um típico clube luta de classes, Putz! Vai ganhar miserabilidade apenas. Os ratões dos políticos querem esse clube prá isso mesmo. Explorar o clube como uma bandeira política. O povão adora essas maluquices, essas utopias. Mas o mundo mudou. Quem não inovar e não for competente empresariamente falando, vão ficar labendo e vendo os Barcelonas da vida na TV.
    Acorda Santa Cruz, estamos no sécul XXI, e chega de amadorismo.

  12. Alba Maria
    12

    Continuo achando que o problema é e sempre será o financeiro. Ouvi dizer que o preparador de goleiros, até agora não viu a cor do dinheiro do Santinha. Tenho impressão que esse não volta mais. Sejamos práticos quem de nós trabalharia 2 ou 3 meses sem receber? Fui ao jogo na sexta-feira e era visível a falta de vontade e de raça de alguns jogadores. Sinceramente não vejo o Náutico com um time melhor que o nosso. Porém até onde sei, parece que estão conseguindo pagar direitinho.

    • “Que se dane o dinheiro”. Viva com uma bronca desta. E os funcionários do clube, os jogadores, trabalham prá ganhar o que mesmo? Que se dane o dinheiro respondeu Alírio aos jogadores. E os jogadores responderam: “Que se dane as vitórias também”. E nós torcedores, ficamos com as bananas.

    • marcelo almeida
      13.2

      Mac, “que se dane o dinheiro que vende “indiretamente” nosso “Santa Cruz”…destruindo nossa base e onerando nossa folha com jogadores “bichados pra recuperar” e outros de baixa qualidade do sul maravilha, que tem que sempre tá em campo pra vitrine, ignorandondo o mercado nordestino…Não tá faltando dinheiro no Santa Cruz, senão uma diretoria sem identidade com Clube não estavam aí por cinco anos sem largar o osso…Pra esses que se dane o “O Santa Cruz” sem dinheiro, e que a torneira continue vazando..

    • Marcelo, não é o dinheiro o mal em si, são as pessoas que são ruins. Bote dinheiro na mão de uma pessoa boa e você verá o quanto de benefícios ele proporcionará.

  13. Artigo interessante do Tostão, que considero na minha opinião o comentarista de futebol disparado mais lúcido na imprensa do país:

    http://www.otempo.com.br/opini%C3%A3o/tost%C3%A3o/podrid%C3%A3o-escancarada-1.1048069

  14. Paulo Aguiar, e o mais curioso que lembro que Ricardinho foi contratado no início da temporada e uma das justificativas era justamente que ele era um treinador que PRIORIZAVA o trabalho com os jogadores da base.

    Até agora tou esperando ver qual jogador da base(exceto Renatinho que pelos anos que passou já pode considerar veterano, e Nininho que também já tá no time a uns 3 anos) o Ricardinho lançou no time profissional??

    O máximo que fez foi colocar Wellington Cesar que nas pouquíssimas vezes que entrou no time foi muito bem e bastante elogiado pelo próprio Ricardinho mas que depois nada!

    Agora lembrei que pra não dizer que ele não lançou nenhum, teve o Raniel que até tava tendo boa sequencia de jogos, antes de se contundir e ser punido.

    Muito pouco pra um time que como sabemos tá com pires na mão e diante de um elenco bastante fraco tecnicamente!

    Os jogadores da base atual podem até vir a não corresponderem, mas pra saber disso é preciso serem testados nos jogos, entrando aos pouco no segundo tempo e ganhando confiança e a torcida com a devida paciência.

  15. André Tricolor Virtual
    16

    Saudações Corais,

    O Santa tem vivido entre a cruz e a espada! Não lembro sequer, de um período de “vaca gorda”.

    O saco de dinheiro deve estar sem fundo. Deixamos de participar das Copas do Brasil e do NE, e isso bos deixou sem as rendas dos jogos, sem visibilidade e sem patrocínios. Nem na época da Série D ficamos sem patrocínio Master. E ao contrário da Série D, desde o estadual nosso público no Arruda tem sido público de time sem Torcida! Me desculpem!

    Ou Alírio mostra articulação para trazer investimentos, ou ele paga os salários, ou a Cobra vai pro brejo!

    VIVA SANTINHA !!!

    • Concordo plenamente André seu ponto de vista. “Sem investimento a vaca vai pro brejo”!.

    • André, Era evidente que não só o Santa mas qualquer outro time teria uma média de público muito menor do que na época da serie D ou C.

      O tal dos pontos corridos é com certeza o mais justo blá blá blá… Mas o que motiva mesmo a grande maioria dos torcedores a ir a campo, além de ver seu time jogando bem de forma competitiva são os jogos decisivos,que acontece nas disputas de grupo e depois nos mata-mata decisivos!. Sem contar que na séries D e C tínhamos mais jogos no DOMINGO e um número de jogos em casa bem menor o que aumenta considerável a m´dia de público!

      Nesse formato de pontos corridos, só da um bom público nos clássicos ou contra os líderes ou claro nos jogos finais que servem pra subir de divisão ou escapar de um rebaixamento!

    • Pra mim a única vantagem que vejo no pontos corridos, é o fato de manter um maior número possível ainda em atividades durante a temporada, mesmo que seja com públicos bem pequenos.

  16. André Tricolor Virtual
    17

    Isso Luis,

    E no Brasileiro não se definiu a permanência dos TCN.

    O ideal seria mantermos pelo menos de 15 a 20 mil torcedores nesses jogos menos “badalados”. Fui ao jogo contra o Paraná e foi um pouco mais de 9 mil torcedores com uma renda de 90 mil que não paga os salários dos jogadores nem dos funcionários.

    É necessário a mobilização da Torcida, até porque dentro do estádio podemos apoiar e protestar contra os maus resultados. E já tá na hora de se pensar em preço único para lotar de vez o Colosso do Arruda!

  17. Santacruzense em Sampa
    18

    Esse pontos corridos é chato pra dedeu.

    Não consigo ver jogo nem da séria A.

    Nem do espanhol, nem do inglês, muito menos do italiano ou alemão. às vezes ligo a tv e não aguento 5 minutos desses jogos insossos.

    Só vejo o Santa Cruz pq estou afetiva e emocionalmente ligado.

    E os jogos da Champions Ligue porque aí é jogo. Mata-mata, vontade, emoção e qualidade técnica.

    A única vantagem desses pontos corridos é essa que Luis falou (o time joga o ano todo). Mas isso é fácil de resolver. Fariam um campeonato com jogos até novembro, com todos jogando. Separava o mês de dezembro pra o mata-mata. Quem fosse eliminado, jogaria até novembro. Mas é tanta coisa que tenho pra falar sobre isso, cota de tv, protecionismo a alguns clubes, desinteresse pelos campeonatos, falta de inteligência pra entender as dimensões e diferenças do Brasil e não poder compará-lo à Itália ou Espanha, e etc, que só escrevendo um livro.

    Resta uma constatação sobre isso: o último jogo marcante da história do campeonato brasileiro da série A foi o de 2002 em que robinho deu as pedaladas. Podem pensar aí. Só vão encontrar alguma emoção para os torcedores, algum jogo marcante ou coisa que o valha, na libertadores.

    nem o cruzeirense ou o saopaulino, que foram tri e bi campeões, respectivamente, têm lembranças marcantes, jogos históricos pra contar sobre os seus títulos.
    Acabou o gol salvador (como o de Dada Maravilha em 71 ou tupãzinho em 90 ou, por que não?, o de Reinaldo pro santa em 2005).
    Acabaram com a emoção no futebol, tudo em prol dos interesses econômicos de poucos.

    Quanto ao Santa Cruz, torço muito pra ganhar hj, pq amo demais. Racionalmente, não dá pra acreditar.

    Repito: paguem os salários e tudo vai clarear

  18. André Tricolor Virtual
    19

    Santacruzense,

    É a pura verdade seu comentário, a morgação tomou conta dos pontos corridos! E o que falar desses jogos as 11 da manhã? Nossa senhora!

    Confesso que só acompanho os jogos do Santa e alguns da Série C pelo Canal Brasil.

  19. Artur Perrusi
    20

    Faz tempo que não vejo um tecnico acabar com um jogo dessa forma: aos 18 min, o debil mental coloca quatro volantes, e precisando ganhar. Pra que Bruninho? Ficamos com João Paulo e Aquino no ataque.

    Fora Ricardinho!

    • marcelo almeida
      20.1

      E tirou quem melhor tava fazendo a proteção da cabeça de área que era WELLINGTON…resultado GOL ALI NA SUBSTITUIÇÃO QUE FOI FEITA…

    • André Tricolor Virtual
      20.2

      Pois é Artur,

      A questão é saber se essa diretoria que demora séculos para tomar decisões, decidir mudar treinador já na próxima rodada, que certamente, retornaremos com mais uma derrota! PQP!!

    • fez besteira mesmo, era pra deixar welington mesmo e apostar num lance de contrataque, se tivesse que alguem sair era sitta.

      Marlon entrou bem, merece o lugar na lateral e Lucio avancar. Temos q jogar com wellinton e JP mais a frente, senao nao sai jogada de ataque nenhuma.

  20. TRICOLAÇO
    21

    Há um complô da mafia do futebol, na qual incluem-se, club dos treze, rede globo, CBF, para existir apenas um club de futebol em Pernambuco. Eles conseguirão infiltrar essa corja de rubro-negros dento do Santa para destruí-lo. ABRA O OLHO TORCEDOR, ISSO É MARMELADA!

  21. Hélio Mattos
    22

    Time insosso.
    Saco cheio.

  22. Santacruzense em Sampa
    23

    Li agora sobre a briguinha de Sandro com Ricardinho.

    Digo três coisas sobre isso, sem eximir Ricardinho dos erros (principalmente nas substituições que promove):

    1 – Sandro não entende de futebol (basta lembrar dele como treinador ou ouvir suas entrevistas);
    2 – Se colocarem Adriano como treinador, seremos rebaixados, sem sombra de dúvidas. Os outros nomes que sempre voltam a falar: martelloti é demitido de todo canto em que anda e foi um traíra com o Santa Cruz (por mim, seria decretado pelo conselho como “persona non grata” e só entraria no arruda pelo vestiário dos adversários), Canindé é de time pequeno e perdeu, inclusive, o estadual do MA – demitido tb, Zé teodoro, retranqueiro e boa gente, precisou ser demitido do Remo pro time ser campeão estadual, detonando, 2 vezes seguidas, no Paraense e na Copa Verde, esse mesmo paysandu que deu nagente ontem.
    3 – Não adianta querer esconder os erros na formação da equipe e, principalmente, na falta de qualidade dos reforços trazidos – nunca vi trazer tantos laterais ruins num mesmo ano e perder, por incompetência, o único que prestava (já que fizeram o contrato pequeno e abriram espaço pra times da séria A levarem o cara de graça).

    Enfim, nosso problema é Bruno Mineiro, João Carlos, Lúcio, Valdison, etc. Não é o treinador. O outro problema se chama dinheiro no bolso.

  23. Arnildo Ananias de Oliveira
    24

    URGENTÍSSIMO: PELO AMOR DE DEUS INÁCIO FRANÇA, DIMAS & CIA LTDA!

    O SANTA CRUZ ñ pode perder, NOVAMENTE, o bonde da História, apesar de estarmos novamente no lugar errado e na hora errada (praticamente na “lanterna” da série B). LEIAM:

    http://espn.uol.com.br/noticia/515477_enquanto-clubes-articulam-golpe-cbf-convoca-reuniao-surpresa

    O DEL NERO articulando uma Reunião com os Grandes Clube do Brasil e os Clubes querendo se reunir, DEPOIS DA Reunião com a CBF, pra fundarem uma LIGA!

    Ñ PODEMOS JAMAIS FICAR DE FORA DESSA. TEMOS Q NOS ARTICULAR URGENTEMENTE.

    SaudaSanta

  24. Arnildo Ananias de Oliveira
    25

    LEIAM: Jomar Rocha e Sandro Barbosa se desligaram por terem pensamento oposto ao de Alírio Moraes

    http://www.futebolinterior.com.br/futebol/Santa-Cruz-PE/noticias/2015-06/Ricardinho-derruba-diretor-e-coordenador-do-Santa-Cruz

    SaudaSanta

  25. santana moura
    26

    Só sei que ninguém consegue uma boa governança com ratos por perto. Não o da piscina, que na minha opinião foi jogado ali por alguém que não está satisfeito com alguma coisa que está para mudar. Como Perrusi, tive uma boa impressão do presidente quando esteve na confraternização da diretoria do Torcedor Coral, mas o tempo urge, sem vitórias fica um círculo vicioso. Não tem vitórias porque não tem dinheiro e não tem dinheiro porque não tem vitórias. Afinal, sempre dissemos para os dirigentes corais apostarem alto que seguraríamos a onda, mas na prática eu não vejo isto acontecer.

  26. Li a pouco no futebolinterior que Sandro e Jomar se mandaram,
    até onde tem fundamento esta notícia? nos sites de PE não vi
    nada sobre a saída dos dois, alguém sabe alguma coisa sobre
    esta informação?
    Sobre o momento atual do Santa Cruz, ainda tenho esperança que,
    na sétima rodada estejamos com nove pontos, ano passado foram
    sete empates, em acontecendo isto estaremos no lucro.

  27. Santacruzense em Sampa
    28

    Sandro é B. Só fala M.

    O cara abre a boca e expõe problemas internos. Briga com quem não é da laia dele. Fala mal de todo mundo depois reaparece.

    Quem não lembra o que ele falou de ALN?

    Brigou com vica, agora com ricardinho. Quer proteger vagabundo.

    Sai sandro!

    Lavra,

    e cala essa boquinha

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *